Maria Cristina Polito de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8245874223555312
  • Última atualização do currículo em 30/01/2017


Doutora em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2016). Área de pesquisa em Educação Matemática Inclusiva. Experiencia na Educação de Surdo no Instituto Nacional de Educação de Surdo (INES).Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (1978), especialização em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1992) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e mestrado em Educação pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (2003). Tem experiência em metodologia e didática do ensino da Matemática e assessoria para a escola básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cristina Polito de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, M. C. P.;Polito Castro, M. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Título: Um olhar pra o discurso do aluno Surdo interagindo em tarefas sobre medidas do sistema métrico decimal., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Janete Bolite Frant.
Palavras-chave: ALUNO SURDO; Interação; Discurso; Medidas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Surdos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática Inclusiva.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO.
Instituto Superior de Estudos Pedagogicos, ISEP, Brasil.
Título: Os conflitos nos ideários do ensino da Matemática- Uma retrospectiva das concepções de ensino da Matemática no Brasil e suas influências no ensino atual.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Edna Maria dos Santos.
Palavras-chave: Concepções; conflitos; Ensino da Matemática; Aprendizagem; atualização.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1996
Especialização em Educação Matemática: Teoria e Prática Pedagógica. (Carga Horária: 420h).
Pontifícia Universidade Catáloca do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Título: O Ensino da Trigometria e a Contribuição da História da Matemática.
Orientador: Maria Isabel Ramalho Ortigão.
1989 - 1992
Especialização em Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 465h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Título: Resolução nº 12/83 do Conselho Federal de Educação - não exige monografia.
1974 - 1978
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1971 - 1974
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Anderson, CA-RJ, Brasil.
1962 - 1971
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Estadual Paulo de Frontin, CEPF, Brasil.




Formação Complementar


2011
CURSO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Prática Profissional na Área da Suedez. (Carga horária: 80h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2011 - 2011
PROGRAMA DE PRÁTICA PROFISSIONAL NA ÁREA DE SURDEZ. (Carga horária: 80h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2010 - 2010
LIBRAS. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2010 - 2010
CURSO DE LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2009 - 2009
CURSO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Paradigmas, Modelos e Teorias de Rep. Bases da Apr. (Carga horária: 30h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1997 - 1997
Investigação e Implicações na Sala de Aula. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Projeto Fundão, UFRJ-P.FUNDÃO, Brasil.
1997 - 1997
Geometria: na era da imagem e do movimento. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Projeto Fundão, UFRJ-P.FUNDÃO, Brasil.
1994 - 1994
Visualização e o Cálculo do Sólido Geométrico. (Carga horária: 4h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
1991 - 1991
Jornal: Material Didático em Aulas de Matemática. (Carga horária: 15h).
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFRRJ, GEPEM, Brasil.
1987 - 1987
Números Decimais. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Projeto Fundão, UFRJ-P.FUNDÃO, Brasil.
1987 - 1987
O Ensino da Geometria. (Carga horária: 10h).
Colégio Teresiano - CAP / PUC, CT - CAP/PUC, Brasil.
1987 - 1987
Desenho Infantil e a Construção do Espaço. (Carga horária: 10h).
Colégio Teresiano - CAP / PUC, CT - CAP/PUC, Brasil.
1978 - 1978
Curso de Instrumentação e Professores da Alfabetiz. (Carga horária: 60h).
Departamento de Treinamento da Secretaria Municipal do RJ, SME-DT, Brasil.
1976 - 1976
Curso de Didática Geral Fundamental na Psicologia. (Carga horária: 16h).
Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Jardim Escola Parque, CEA, Brasil.


Atuação Profissional



Jardim Escola Parque, JEP, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1980
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Ensino Fundamental.

Atividades

03/1975 - 01/1980
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: Departamento de Educação Básica, Carga horária: 40


Fundação Educacional Serra dos Orgãos, FESO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Profesora no Curso de Pedagogia nas disciplinas: - Matemática Conteúdo e Método - Pesquisa e Prática em Supervisão Educacional

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Conteúdo e Método
Pesquisa e Prática em Supervisão Educacional

Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, SJT, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professora no Curso de Pedagogia, na disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental.

Atividades

03/1999 - 07/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Matemática no Ensino Fundamental

Centro Educacional Modelar, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Ensino Médio e Fundamental.

Atividades

06/1997 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Anderson de Ensino Fundamental, CAEF, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1977
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental

Atividades

08/1976 - 12/1977
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio de Aplicação Estácio de Sá, CAES, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Ensino Fundamental

Atividades

04/1985 - 02/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Santa Úrsula, CSU, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental

Atividades

03/1991 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio São Marcelo, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Coordenadora de Área, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Área, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenadora de Área - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Atividades

02/1986 - 12/1988
Direção e administração, Coordenadora de Área, .

Cargo ou função
Coordenadora de Área Ensino Funddamental.
02/1986 - 12/1988
Direção e administração, Coordenadora de Área, .

Cargo ou função
Coordenadora de Área Educação Infantil.

Colégio Senador Correia Ensino Fundamental, CSC-EF, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1994
Vínculo: Coordenadora e Assessora, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Assessora, Carga horária: 16
Outras informações
Coordenadora da Área de Matemática e Assessora em Educação Matemática

Atividades

05/1984 - 01/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Assessora em Educação Matemática
Coordenadora na Área de Matemática

Colégio Tiradentes da Policia Militar do Estado de Minas Gerais, CTPM-MG, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Ensino Fundamental e Médio

Atividades

08/1981 - 10/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Dinâmica de Ensino Moderno, EDEM*, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Ensino Fundamental

Atividades

05/1994 - 02/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Jean Christophe, EJC, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1982
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Matemática, Carga horária: 16
Outras informações
Coordenadora da Área de Matemática

Atividades

05/1980 - 10/1982
Direção e administração, Coordenadção de Matemática, .

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Matemática.

Escola Municipal Marechal Thrompowisk, EMMT, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1977
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovada em Concurso Público para Magistério

Atividades

03/1977 - 12/1977
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Faculdades Integradas Estácio de Sá, FIES, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1980
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do Pré-Vestibular

Atividades

03/1979 - 01/1980
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática no Pré-Vestibular

Grupo Faria Brito, GFB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Implementação e Coordenação do Ensino Médio, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio.

Atividades

02/2002 - 01/2006
Direção e administração, Coordenação da Instituição, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática Inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, M. C. P.1998CASTRO, M. C. P.. Matemática e Arte. Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática, v. 1, p. 3-4, 1998.

2.
CASTRO, M. C. P.1993CASTRO, M. C. P.. Qual é a Geometria do Universo?. Revista de Educação Matemática, v. 1, p. 10-11, 1993.

Capítulos de livros publicados
1.
IMENES, L. M. ; CASTRO, M. C. P. . Elaboração de Novas Questões para Avaliação e Aprofundamento. In: Imenes; Lellis. (Org.). Matemática: Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Séries. 1ed.São Paulo: Editora Scipione, 1998, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Polito Castro, M. C.; Janete Bolite Frant . A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DA ESCOLA INCLUSIVA?. In: XXVI REUNIÃO LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, 2012, BELO HORIZONTE. RELME26. OURO PRETO: EDITORA UFOP, 2012. p. 728-730.

2.
Polito Castro, M. C.; Janete Bolite Frant . O ALUNO SURDO, UM CIDADÃO BILÍNGUE: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. In: XVI EBRAPEM, 2012, CANOAS. ANAIS XVI EBRAPEM, 2012.

3.
Polito Castro, M. C.. A ETNOMATEMÁTICA E AS METÁFORAS DE APRENDIZAGEM. In: XIII CIAEM, 2011, RECIFE. ANAIS XIII CIAEM, 2011.

4.
CASTRO, M. C. P.. O ENSINO DA METEMÁTICA E O ALUNO SURDO- UM CIDADÃO BILÍNGUE. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, SALVADOR. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CULTURA E DIVERSIDADE, 2010.

5.
CASTRO, M. C. P.. Comunicação cientifica: Mosaicos e o Renascimento do Desenho Geométrico na Era da Informática. In: I EEMAT - I Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1997, Rio de Janeiro. I EEMAT-RJ. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 1997. p. 84-84.

6.
CASTRO, M. C. P.. Parte, Reparte e Distribui: a construção de conceitos e algoritmos. In: IV Semana da Matemática da USU e GEPEM, 1993, Rio de Janeiro. IV Semana da Matemática da USU e GEPEM. Rio de Janeiro: GEPEM e USU, 1993.

7.
CASTRO, M. C. P.. A Linguagem e a Construção do Conhecimento na Matemática. In: IV ENEM - IV Encontro Nacional de Educação Matemática, 1992, Blumenau. IV ENEM. São Paulo: SBEM, 1992.

8.
CASTRO, M. C. P.. Multiplicação e Divisão. In: 19º Encontro do Projeto Fundão, 1991, Rio de Janeiro. 19º Encontro do Projeto Fundão. Rio de Janeiro: UFRJ, 1991.

9.
CASTRO, M. C. P.. Multiplicação e Divisão. In: 19º Encontro do Projeto Fundão - UFRJ, 1991, Rio de Janeiro. 19º Encontro do Projeto Fundão. Rio de Janeiro: UFRJ, 1991.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, M. C. P.. Etnomatemática e o Ensino da Matemática. In: III Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais, 2006, Rio de Janeiro. III Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Rio de Janeiro: UNIFESO, 2006.

2.
CASTRO, M. C. P.. Recursos Pedagógicos e o Ensino de Frações. In: I Seminário em Ciências e Matemática da rede Municipal do Rio de Janeiro, 2000, Rio de Janeiro. I Seminário em Ciências e Matemática da Rede Municipal do RJ. Rio de Janeiro: SME Rio de Janeiro, 2000.

3.
CASTRO, M. C. P.; VILLELA, L. M. A. ; TINOCO, L. A. A. ; SANTOS-WAGNER, V. M. P. . Grupo de Trabalho: Aurgumentação e Provas em Matemática. In: II SPEM-RJ - II Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1998, Nova Friburgo. II SPEM-RJ. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 1998.

4.
CASTRO, M. C. P.. Pôster: O Conceito de Número na Pré-Escola. In: I EEMAT - I Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1997, Rio de Janeiro. I EEMAT-RJ. Rio de Janeiro: SBEM-RJ, 1997. p. 117-118.

Artigos aceitos para publicação
1.
Polito Castro, M. C.; BOLITE FRANT, J. . A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DA ESCOLA INCLUSIVA?. ANAIS EBRAPEM, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, M. C. P.; Janete Bolite Frant . A educação matemática de surdos na contramão da proposta da escola inclusiva?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CASTRO, M. C. P.. O ALUNO SURDO, UM CIDADÃO BILÍNGUE: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CASTRO, M. C. P.. Os Planos Curriculares Nacionais e o Projeto Pedagógico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CASTRO, M. C. P.. Educação Matemática - Um enfoque transdisciplinar, uma nova ciência. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CASTRO, M. C. P.. Frações e Números Decimais - Oficina II. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CASTRO, M. C. P.. A Linguagem e a Construção do Conhecimento - Oficina 5. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, M. C. P.. Reconstrução da Matemática. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1989 (Apostilas).

2.
CASTRO, M. C. P.. Multiplos e Divisores - volume I. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1989 (Apostilas).

3.
CASTRO, M. C. P.. Relações - volume II. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1988 (Apostilas).

4.
CARNEIRO, F. ; PEREIRA, J. C. ; CASTRO, M. C. P. . Pré-Vestibular - Semes - 5 volumes. Rio de Janeiro: UNESA, 1979 (Apostilas).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, M. C. P.. Prática Pedagógica / Oficinas Pedagógicas - Matemática- Área da Surdez. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CASTRO, M. C. P.. Etnomatemática e o Ensino da Matemática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CASTRO, M. C. P.. Desenvolvimento do Pensamento Lógico-Matemático. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CASTRO, M. C. P.. Educação Matemática no Ensino Médio. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CASTRO, M. C. P.. Curso de Reciclagem para Professores. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CASTRO, M. C. P.. Educação Matemática no Ensino Médio. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CASTRO, M. C. P.. Oficina de Educação Matemática I. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CASTRO, M. C. P.. Reciclagem para Professores da 5ª Série. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CASTRO, M. C. P.. Oficina e Manipulação de Materiais Concretos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CASTRO, M. C. P.. Eficiência e Manipulação de Materiais Concretos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CASTRO, M. C. P.. Mosaico e Renascimento do Desenho Geométrico na Era da Informática. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CASTRO, M. C. P.. Matemática para Educação Infantil e Ensino Fundamental. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
CASTRO, M. C. P.. Curso de Reciclagem em Educação Matemática. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CASTRO, M. C. P.. Construção do Sistema de Numeração. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
CASTRO, M. C. P.. Capacitação de Professores. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CASTRO, M. C. P.. Alternativas Motivadoras nas Aulas de Matemática. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
CASTRO, M. C. P.. Psicopedagogia Institucional - Desenvolvimento da Matemática. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
CASTRO, M. C. P.. Educação Matemática para o Pré-Escolar. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIA DA MATEMÁTICA -Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. 2014. (Oficina).

2.
XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional INES. 2014. (Congresso).

3.
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SURDEZ DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2013. (Outra).

4.
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SURDEZ DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2013. (Outra).

5.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL E XVIII SEMINÁRIO DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2013. (Congresso).

6.
A Educação de Surdos em Debate - XI Congresso Internacional XVII Seminário Nacional do INES. 2012. (Congresso).

7.
RELME26.A educação matemática de surdos na contramão da proposta da escola inclusiva?. 2012. (Outra).

8.
XVI EBRAPEM.O ALUNO SURDO, UM CIDADÃO BILÍNGUE: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. 2012. (Encontro).

9.
II Colóquio de Educação Matemática Inclusiva- UNIBAN. 2011. (Outra).

10.
III Seminário Internacional de Educação Matemática- UNIBAN. 2011. (Seminário).

11.
X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do Instituto Nacional da Educação de Surdos. 2011. (Congresso).

12.
XIII CIAEM -Conferência Interamericana de Educação Matemática. A etnomatemática e as metáforas de aprendizagem. 2011. (Congresso).

13.
3ª Jornada de Educação Matemática 2ªJornada Integrada FEBF/FFP/MARACANÃ.Os pentaminós e o Ensino da Matemática. 2010. (Seminário).

14.
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SURDEZ- INES. 2010. (Encontro).

15.
I SEMINÁRIO DE PESQUISA E PRÁTICA. UFRRJ - Instituto Multidisciplinar. Os desafio da pesquisa no ensino da Matemática.Etnomatemática e o Ensino da Matemática. 2010. (Seminário).

16.
IX CONGRESSO INTERNACIONAL E XV SEMINÁRIO NACIONAL DO INES - O LUGAR DO CONHECIMENTO: IDENTIDADE, SUJEITO E SUBJETIVIDADE.. 2010. (Congresso).

17.
MEC-INES/DESU II SEMANA PEDAGÓGICA "Surdos na escola: os múltiplos espaços de formação".. 2010. (Seminário).

18.
X Encontro Nacional de Educação Matemática - SBEM. O ENSINO DA MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO - UM CIDADÃO BILINGUE. 2010. (Congresso).

19.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez-INES"Construindo uma ponte entre surdos e ouvintes". 2009. (Simpósio).

20.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez-INES "Letramento:desafio do século". 2009. (Simpósio).

21.
II Seminário Internacional de Educação Matemática - UNIBAN Brasil. 2009. (Congresso).

22.
IX Seminário do Grêmio Estudantil do INES. 2009. (Seminário).

23.
VIII Congresso Internacional e Seminário Nacional Múltiplos Atores e Saberes na Educação de Surdos. 2009. (Congresso).

24.
VIII Congresso Internacional e XIV Seminário Nacional - Múltiplos Atores e saberes na Educação de Surdos. 2009. (Congresso).

25.
VI SPEM-RJ Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Seminário).

26.
III Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais.Etnomatemática e o Ensino da Matemática. 2006. (Oficina).

27.
III Seminário de Educação do Rio de Janeiro. 2005. (Seminário).

28.
I Fórum de Currículos de Matema´tica para Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro. 2004. (Seminário).

29.
VIII ENEM - VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2004. (Encontro).

30.
III EEMAT-RJ - III Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro. 2003. (Encontro).

31.
Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2002. (Simpósio).

32.
VII ENEM - VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

33.
I Seminário em Ciências e Matemática da rede Municipal do Rio de Janeiro.Recursos Pedagógicos e o Ensino de Frações. 2000. (Oficina).

34.
II EEMAT-RJ - II Encontro de Educação Matmática do Rio de Janeiro. 1999. (Encontro).

35.
II SPEM-RJ - II Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro.Grupo de Trabalho: Argumentação e Provas em Matemática. 1998. (Seminário).

36.
VI ENEM - VI Encontro Nacional de Educação Matemática. 1998. (Encontro).

37.
I EEMAT - I Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro.Comunicação científica: Mosaicos e o Renascimento do Desenho Geométrico na Era da Informática. 1997. (Encontro).

38.
Seminário: "O Desafio de Educar" - EDEM - Escola Dinâmica do Ensino Moderno. 1994. (Seminário).

39.
V Semana da Matemática da USU e GEPEM. 1994. (Seminário).

40.
Fórum de Debates em Educação: O Ser eo Sentido do Conhecimento - Faculdade São Judas Tadeu.Educação Matemática - Um enfoque transdiscilinar, uma nova ciência. 1993. (Outra).

41.
IV Semana da Matemática da USU e GEPEM.Parte, Reparte e Distribui: A construção do conceito e algoritmo. 1993. (Oficina).

42.
Seminário FREINET: Uma Pedagogia de Bom Senso - Centro Educacional de Niterói. 1993. (Seminário).

43.
IV ENEM - IV Encontro Nacional de Educação Matemática.Comunicação científica: A Linguagem e a Construção do Conhecimento na Matemática. 1992. (Encontro).

44.
19º Encontro do Projeto Fundão - UFRJ.Multiplicação e Divisão. 1991. (Oficina).

45.
II Semana da Matemática da USU e GEPEM. 1991. (Seminário).

46.
III ENEM - III Encontro Nacional de Educação Matemática. 1990. (Encontro).

47.
I Semana da Matemática da USU e GEPEM. 1990. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isilda da Conceição Magalhães Qunitela. A prática docente e o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Maria Cristina Polito de Castro.

2.
Michelle Moraes Correa de Mello. Lúdico: a brincadeira como proposta pedagógica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Maria Cristina Polito de Castro.



Outras informações relevantes


Experiência em assessorias na área de Educação Matemática em escolas públicas e privadas de ensino básico e na formação de professores.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:39:41