Helenadja Santos Mota

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1750118774382170
  • Última atualização do currículo em 06/10/2018


Helenadja Santos Mota é pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, Doutora em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós - Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo Programa de Pós - Graduação Interinstitucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É membro do grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica (EDEVO-Darwin) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo . Tem experiência na área de ensino, com ênfase em Ciências Biológicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Ensino de Evolução Biológica, Linguagem e Ensino de Ciências.Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense campus Brusque. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helenadja Santos Mota
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA,H.;Rios,H.M.;Santos,H.M.;Pereira,H.M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque.
Rua Hercílio Luz - até 235/236
Centro I
88350300 - Brusque, SC - Brasil
Telefone: (47) 33960080
URL da Homepage: http://brusque.ifc.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Evolução biológica e religião: Atitudes de jovens estudantes brasileiros, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de evolução; Ensino de Biologia; Ciencia e Religião.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Biologia.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Um olhar sobre a dinâmica discursiva em sala de aula de biologia do ensino médio no contexto do ensino da evolução biológica,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Charbel Niño El-Hani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Ensino de Biologia; Ensino de evolução.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1994 - 2000
Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
1989 - 1991
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciência.


Formação Complementar


2006 - 2006
Tópicos de História da Biologia Estudos Avançados. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Biologia Evolutiva.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Capacitação Em Planejamento do Ensino de. (Carga horária: 130h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Auditor de Sistema de Gestão Ambiental. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiaria
Outras informações
Participou da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino junto à disciplina EDM 434 - Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas II, ministrada a alunos de graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações
Estágio de Licenciatura do Programa de Pós - Graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência . Estágio realizado na disciplna Estágio Supervisionado III - Ciências.


Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Vice-Direção, Carga horária: 20

Atividades

4/2005 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Atividade realizada
Pesquisa em ação.
4/2004 - 09/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Biológicas
Biologia
11/2005 - 5/2006
Direção e administração, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Colégio Marcílio Dias.

Cargo ou função
Vice-diretor.

Prefeitura Municipal de Candeias, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor nível IV, Carga horária: 20


Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Tutora virtual, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Tutora virtual do curso de Licenciatura em Ciências Naturais


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Pós- doutoral, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Pós - doutoral ministrando a disciplina Saber Ciências, Técnicas e Cultura nas Sociedades Contemporâneas - pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO INTERCULTURAL DE CIÊNCIAS COMO CONTRIBUTO PARA O EMPODERAMENTO CIENTÍFICO E TOMADA DE DECISÕES: ESTUDO DE CASO.
Descrição: Descrição: A presente pesquisa, que tem natureza qualitativa e o interacionismo simbólico como abordagem central, objetiva descrever e fomentar a formação docente e ensino intercultural de ciências naturais e biologia como forma de contribuir para o empoderamento científico e a tomada de decisões por parte dos estudantes pertencentes às comunidades tradicionais, especificamente agricultores. Neste estudo, estudantes agricultores de uma escola pública localizada na cidade de Coração de Maria (BA). Os procedimentos metodológicos têm amparo na pesquisa ação e consistirá de dois momentos: 1. Diagnóstico, com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores de ciências naturais e biologia bem como com estudantes agricultores dos níveis Fundamental e Médio a fim de conhecer as suas realidades, expectativas e interesses no que tange ao diálogo intercultural e empoderamento científico; elaborar e avaliar programas de cursos de formação de professores de ciências e biologia para o diálogo intercultural, empoderamento científico e tomada de decisões pelos estudantes e 2. Aplicação de um curso de formação continuada envolvendo aspectos teóricos (da etnobiologia, da história e da filosofia da ciência) e práticos (da etnobiologia e do ensino de ciências) com investigação de saberes tradicionais, elaboração e aplicações em salas de aula de recursos e sequencias didáticas e montagem de um laboratório de etnobiologia agrícola na escola. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de ciências naturais e biologia do colégio sob estudo antes e após as suas participações nos referidos cursos a fim de avaliar o impacto nas suas formações e aprendizagens dos estudantes agricultores. Os registros serão gravados e anotados em diários de campo e as análises serão sobre os conteúdos, com geração de categorias temáticas e em diálogos com a literatura da área de ensino de ciências e da etnobiologia...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Etnobotânica de plantas medicinais, educação ambiental e promoção da saúde em cidades do Médio Vale do Itajaí
Descrição: O projeto tem como finalidade a implementação de um levantamento etnobotânico sobre a utilização de plantas medicinais nas comunidades tradicionais das cidades de Brusque, Guabiruba, Nova Trento e São João Batista no Médio Vale do Itajaí/SC, com o intuito de construir um banco de dados sobre a botânica das plantas medicinais, sua distribuição geográfica, usos tradicionais, caracterização dos fitofármacos, interesse ambiental, socioeconômico e cultural de plantas da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica
Descrição: Núcleo de apoio a pesquisa ligado `a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, visando a realização de pesquisas sobre ensino, divulgação e epistemologia da evolução biológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Helenadja Santos Mota - Integrante / SANO, Paulo Takeo - Integrante / Acacio Apagan - Integrante / Gouw, Ana Maria Santos - Integrante / BIZZO, N - Coordenador / Graciela da Silva Oliveira - Integrante / Maria Isabel Landim - Integrante / Mario Cardoso de Pina - Integrante.
2011 - 2012
Estudo da relevância do ensino da ciência e tecnologia para os jovens brasileiros e suas implicações no ensino e na divulgação da Ciência
Descrição: Essa proposta de pesquisa propõe a aplicação, em escala nacional, do projeto internacional ROSE - The Relevance os Science Education, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Oslo. Esse projeto, que já foi aplicado no Brasil na forma de um pré-teste a 600 estudantes, poderá trazer subsídios para a discussão da importância da divulgação e do ensino da ciência. Desta forma, o objetivo desta proposta é aplicar o questionário ROSE em escala nacional, analisar os resultados relacionados ao interesse dos jovens pelo desenvolvimento científico e tecnológico e pelas aulas de ciências, e discutir a relação entre o interesse dos jovens pela ciência e seu ensino e divulgação, bem como discutir a relação entre o interesse dos jovens pela ciência e suas escolhas educacionais (carreira) e profissionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Helenadja Santos Mota - Integrante / Gouw, Ana Maria Santos - Integrante / BIZZO, N - Coordenador / Maria Antonieta Barreto do Prado - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2007 - 2009
Educação científica no contexto multicultural do Estado da Bahia: desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino para alfabetização científica com respeito a diversidade cultural
Descrição: Elaboração, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino que promovam a alfabetização científica, numa perspectiva multicultural, de estudantes que pertencem a subgrupos sociais e culturais com sistemas de conhecimento distintos da ciência ocidental moderna..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Helenadja Santos Mota - Integrante / Geilsa Costa Baptista - Integrante / Charbel Nino El Hani - Coordenador / Claudia Sepúlveda - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Santos,H.M.2018Santos,H.M.; Nelio Bizzo ; ARAUJO, Y. L. F. M. . A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 25, p. 488-500, 2018.

2.
Santos,H.M.2017Santos,H.M.; SANTOS, M. L. . REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS AFRO-BRASILEIRAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, v. 24, p. 77-93, 2017.

3.
Gouw,A.2016Gouw,A. ; Santos,H.M. ; Nelio Bizzo . O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, p. 627-648, 2016.

4.
Gouw,A.2016Gouw,A. ; Santos,H.M. ; BIZZO, N. V. . Brazilian Youth and Science: Possible Relationship of Interest. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, p. 649-669, 2016.

5.
PEREIRA,H.2015PEREIRA,H.; BAPTISTA, Geilsa Costa . Práctica supervisada en el profesorado de Ciencias Biológicas. Novedades Educativas, v. 293, p. 86-91, 2015.

6.
PEREIRA,H.2014PEREIRA,H.; OLIVEIRA, G. S. ; BIZZO, N. V. . UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO BRASIL. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2860-2868, 2014.

7.
SILVA, A. P. Z.2014SILVA, A. P. Z. ; PEREIRA,H. ; BIZZO, N. V. . HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DA GENÉTICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DOS VII E VIII ENCONTROS NACIONAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 517-529, 2014.

8.
Nelio Bizzo2013Nelio Bizzo ; Gouw,A. ; PEREIRA,H. . Evolução e Religião: o que pensam jovens estudantes brasileiros. Ciência Hoje, v. 50, p. 26-31, 2013.

9.
Gouw,A.2013Gouw,A. ; PEREIRA,H. ; BIZZO, N. V. . O currículo de Ciências e o interesse dos estudantes brasileiros: uma aproximação necessária. Cadernos Cenpec, v. 3, p. 7-34, 2013.

10.
PEREIRA,H.2013 PEREIRA,H.; BIZZO, N. V. . O ensino de evolução biológica no ensino médio Brasileiro e a influência das crenças religiosas. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2409-2414, 2013.

11.
Gouw,A.2013Gouw,A. ; PEREIRA,H. ; BIZZO, N. V. . Opinions of brazilian young students about their science classes and evolution: results of a nationwide study. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3222-3227, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
Santos,H.M.; Gouw,A. ; BIZZO, N. V. . Qual a opinião dos jovens brasileiros sobre a Teoria da Evolução Biológica?. In: Alexandra Souza de Carvalho; Marcelo Souza Oliveira. (Org.). Educação científica e popularização das ciências: práticas multirreferenciais. 1ed.Salvador: Edufba, 2016, v. , p. 133-151.

2.
OLIVEIRA, G. S. ; BIZZO, N. V. ; PELLEGRINI, G. ; Santos,H.M. . Evolução biológica para jovens brasileiros e italianos: um estudo de suas opiniões e conhecimento. In: Cuvi Nicolás, Sevilla Elisa, Ruiz Rosaura y Puig Miguel Ángel. (Org.). Evolucionismo en América y Europa. 1ed.Quito: Doce Calles, 2016, v. 1, p. 449-461.

3.
Gouw,A. ; Nelio Bizzo ; PEREIRA,H. . Posturas de Jovens Brasileiros em Relação à Evolução Biológica. In: Nelio Bizzo; Giuseppe Pellegrini. (Org.). Os jovens e a Ciência. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 113-120.

4.
OLIVEIRA, G. S. ; Nelio Bizzo ; PEREIRA,H. . Ensino-Aprendizagem da Evolução Biológica nas Pesquisas Acadêmicas Brasileiras. In: Nelio Bizzo; Giuseppe Pellegrini. (Org.). Os jovens e a Ciência. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 83-112.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. L. ; Santos,H.M. ; BAPTISTA, Geilsa Costa . PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE ESTUDANTES MARISQUEIROS EM ILHA DE MARÉ.. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018, Criciúma. Anais eletrônicos do III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018. v. 1. p. 29-39.

2.
Santos,H.M.; CARVALHO, E. A. ; MELO, N. A. . A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM PANORAMA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENPECS (2013 A 2017). In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018, Criciúma. Anais eletrônicos do III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018. v. 1. p. 3-13.

3.
Santos,H.M.; OLIVEIRA, G. S. ; BIZZO, N. V. . Evolução Humana: o que os jovens brasileiros conhecem e aceitam?. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianopólis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017. v. 1. p. 1-12.

4.
Santos,H.M.; BIZZO, N. V. . Biologia Evolutiva: Atitudes de Estudantes Brasileiros no Contexto do Ensino Médio. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.

5.
Gouw,A. ; PEREIRA,H. ; Nelio Bizzo . Opinions of Brazilian young students about Science & Technology, environmental issues and evolution: results of a nation-wide study. In: 12ª Internacional Public Communication of Science and Technology Conference, 2012, Florence. PCST 2012 Book of Papers, 2012, 2012. v. 1. p. 422-427.

6.
PEREIRA,H.; HANI, C.N. . A DINÂMICA DISCURSIVA NO CONTEXTO DO ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2012, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2012.

7.
PEREIRA,H.; Gouw,A. ; Nelio Bizzo . O interesse dos jovens brasileiros pelas ciências: algumas considerações sobre a aplicação do projeto internacional ROSE no Brasil.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2012, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2011.

8.
Gouw,A. ; PEREIRA,H. ; Contreiras, JCN . Análise dos materiais educativos de algumas exposições darwinistas no Ano Darwin. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2012, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2011.

9.
PEREIRA,H.; PEREIRA, H. ; EL-HANI, C. N . Interpretação do fenômeno da Adaptação Biológica por Alunos do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino de Salvador-Ba:Implicações para o Ensino de Evolução.. In: X Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2006, São Paulo. Caderno de programa e resumos do X Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia: História e Percurso da Biologia no Currículo, 2006. v. 1. p. 80-80.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA,H.; Gouw,A. ; BIZZO, N. V. . Qual a opinião dos jovens brasileiros sobre a evolução biológica e religião?. In: Encontro de história e filosofia da biologia 2014, 2014, Ribeirão Preto. Encontro de história e filosofia da biologia 2014: caderno de resumos, 2014. p. 111-115.

2.
PEREIRA,H.; OLIVEIRA, G. S. ; BIZZO, N. V. . Um olhar sobre a produção bibliográfica do ensino e aprendizagem da evolução biológica no Brasil. In: V ENEBIO e II EREBIO Regional I, 2014, São Paulo. Revista da Sbenbio, 2014. v. 7. p. 2860-2868.

3.
SILVA, A. P. Z. ; PEREIRA,H. . HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DA GENÉTICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DOS VII E VIII ENCONTROS NACIONAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: V ENEBIO e II EREBIO Regional I, 2014, São Paulo. Revista da Sbenbio, 2014. v. 7. p. 517-529.

4.
SEPÚLVEDA, Cláudia ; PEREIRA,H. ; HANI, C.N. . Obstáculos Epistemológicos e Ontológicos para a Compreensão do Pensamento Evolutivo Darwinista: Implicações para o Ensino de Evolução. In: II Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2006, João Pessoa. Anais do II Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste. João Pessoa-PB, 2006. v. V 1. p. 35-38.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA,H.; Gouw,A. ; Nelio Bizzo . Biological evolution and religious beliefs: attitudes of young brazilian students. In: 13th International Public Communication of Science and Technology Conference, 2014, 2014, Salvador. 13th International Public Communication of Science and Technology Conference. Salvador: PSCT, 2014., 2014. v. 1.

2.
PEREIRA,H.; Gouw,A. ; Nelio Bizzo . O que pensam os jovens brasileiros sobre a teoria da evolução biológica? What do young Brazilians think about the theory of biological evolution?. In: 2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION - 15 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014. p. 69-69.

3.
Gouw,A. ; PEREIRA,H. ; BIZZO, N. V. . As opiniões, interesses e atitudes dos jovens brasileiros frente à ciência: uma avaliação em âmbito nacional. In: 2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION - 15 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2014, Foz do Iguaçu. JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2014. v. 15. p. 110-110.

4.
PEREIRA,H.; BAPTISTA, Geilsa Costa . Uma reflexão acerca do Estágio Supervisionado na Formação dos Professores de Ciências Biológicas. In: VII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. v. 01. p. 485-485.

5.
PEREIRA,H.; Nélio Bizzo ; ELHANI, Charbel Niño . A geologia dos Andes ou a biologia de Galápagos ?. In: V Encontro de Filosofia e História da Biologia, 2007, São Paulo. V Encontro de Filosofia e História da Biologia - Resumos. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007. v. 1. p. 25-25.

6.
PEREIRA,H.; DOURADO, P . Concepções Prévias de Alunos da 7ª série sobre Espécie Biológica:Alternativas ao Ensino e Aprendizagens dos Conceitos Científicos.. In: X Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2006, São Paulo. Caderno de programa e resumos do X Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia: História e Percurso da Biologia no Currículo., 2006. v. 1. p. 80-80.

Apresentações de Trabalho
1.
BAPTISTA, Geilsa Costa ; Santos,H.M. . COMO ENSINAR BIOLOGIA PARA E NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Santos,H.M.; OLIVEIRA, G. S. ; BIZZO, N. V. . Evolução Humana: o que os jovens brasileiros conhecem e aceitam?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Santos,H.M.; SANTOS, M. L. ; CAMARGO, C. L. ; ARAUJO, Y. L. . Educação em Saúde: Influência da mídia na cultura alimentar de adolescentes escolares quilombolas em uma escola de Salvador,Bahia,Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, E. C. ; Santos,H.M. ; ARAUJO, Y. L. . A Influência da mídia na cultura alimentar de adolescentes:uma análise de estudos publicados em periódicos no período de 2012 a 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, M. L. ; Santos,H.M. ; CAMARGO, C. L. . SOBREPESO E OBESIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECENDO HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SALVADOR-BAHIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Nelio Bizzo ; PELLEGRINI, G. ; CUVI, N. ; OLIVEIRA, G. S. ; Gouw,A. ; Rios,H.M. ; SORIA, A. . STUDENTS? VIEWS ON EVOLUTION: BRAZIL, ITALY AND EQUADOR (GALÁPAGOS). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Nelio Bizzo ; PELLEGRINI, G. ; OLIVEIRA, G. S. ; Santos,H.M. . Evolução Biológica para os jovens brasileiros e italianos: Um estudo de suas opiniões e conhecimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA,H.; Gouw,A. ; Nelio Bizzo . 'BIOLOGICAL EVOLUTION AND RELIGIOUS BELIEFS: ATTITUDES OF YOUNG BRAZILIAN STUDENTS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA,H.; Nelio Bizzo . O ensino de evolução biológica no ensino médio brasileiro e a influência das crenças religiosas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Gouw,A. ; PEREIRA,H. ; Nelio Bizzo . Opinions of brazilian young students about their science classes and evolution: results of nationwide study in Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Gouw,A. ; PEREIRA,H. ; Nelio Bizzo . Opinions of Brazilian Young Students about Science & Technology, Environmental Issues and Evolution: results of a nation-wide study. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA,H.; EL-HANI, C. N . A Dinâmica Discursiva no Contexto do Ensino da Evolução Biológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Gouw,A. ; PEREIRA,H. . ANÁLISE DOS MATERIAIS EDUCATIVOS DE ALGUMAS EXPOSIÇÕES DARWINISTAS NO ANO DARWIN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA,H.; Gouw,A. ; Bizzo . O INTERESSE DOS JOVENS BRASILEIROS PELAS CIÊNCIAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL ROSE NO BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEREIRA,H.; BAPTISTA, Geilsa Costa . Uma Reflexão acerca do Estágio Supervisionado na Formação dos Professores de Ciências Biológicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEREIRA,H.; Bizzo ; EL-HANI, C. N . A geologia dos Andes ou a biologia de Galápagos?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEREIRA,H.; EL-HANI, C. N . Dinâmica Discursiva em Sala de Aula Multicultural de Biologia do Ensino Medio no Contexto de Origem e Evolução da Vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
PEREIRA,H.; SEPÚLVEDA, Claúdia ; HANI, C.N. . Interpretação do fenômeno da adaptação biológica por alunos do ensino médio da rede pública de ensino de Salvador- Ba: Implicações para o ensino de evolução. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA,H.; PEREIRA,H. ROCHA, Pedro Luís Bernardo da ROQUE, Nádia VANZELA, André Luís SOUZA, Ângela Maria Freire Lima MARQUES, Antonio Carlos VIANA, Blandina Felipe EL-HANI, C. N KAWASAKI, Clarice Sumi LUIZON, Claudia FARIA, Deborah MEYER, Diogo OMENA, Elianne OLIVEIRA, Elisabeth Spinelli de ASSIS, José Geraldo de Aquino FREGONEZE, Josmara PAGANUCCI, Luciano NAPOLI, Marcelo CARDOSO, Márcio Zikán SILVEIRA, Nusa de Almeida HORTA, Paulo Antunes SANO, Paulo Takeo ZUCOLOTO, Rodrigo DA, Sueli Almuiña Holmer ROSA, Vivian Leyser da , et al.CARVALHO, Luis Marcelo de TIDON, Rosana BARRETO, Monica Ismerim PEREIRA, H. ; Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM/2007). Brasília-DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2006 (Guia de orientação para escolha de livros didáticos por professores da rede pública de ensino). 2006 (Catálogo).


Demais tipos de produção técnica
1.
BAPTISTA, Geilsa Costa ; Santos,H.M. ; SILVA, D. G. E. . Com um Conto podemos Dialogar com a Ciência?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, A. C. T. E.; Santos,H.M.; SOUZA, D. N.. Participação em banca de JENNYFER ALVES ROCHA. A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DO ESTUDO DE RADIOATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2018. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Qualificações de Mestrado
1.
Pagan, A; ARAUJO, Y. L.; Santos,H.M.. Participação em banca de Érica Costa Alves. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO NUTRICIONAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E DIVULGAÇÃO DO USO DE FOGÃO SOLAR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
Santos,H.M.; ARAUJO, Y. L.; WARTHA, E. J.. Participação em banca de Maracy Alves Silva. ANÁLISE DA TEMÁTICA SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) 2017. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
SILVA, A. C. T. E.; Santos,H.M.; Silva, E.L.. Participação em banca de Jennyfer Alves Rocha. A compreensão da natureza da ciência a partir do estudo de radioatividade: Contribuições de uma sequência de ensino-aprendizagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Santos,H.M.; Gouw,A.; MARTORANO, S. A. A.. Participação em banca de Deborah Fukunaga,.As contribuições de uma atividade de sexualidade em um projeto de extensão universitária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
Santos,H.M.; MARTORANO, S. A. A.; Gouw,A.. Participação em banca de Ana Inocêncio.Atividades práticas sobre fotossíntese em um projeto de extensão universitária.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - VIII ENPEC.A Dinâmica Discursiva no Contexto do Ensino da Evolução Biológica. 2011. (Encontro).

2.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - VIII ENPEC.O INTERESSE DOS JOVENS BRASILEIROS PELAS CIÊNCIAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO INTERNACIONAL ROSE NO BRASIL. 2011. (Encontro).

3.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - VIII ENPEC.ANÁLISE DOS MATERIAIS EDUCATIVOS DE ALGUMAS EXPOSIÇÕES DARWINISTAS NO ANO DARWIN. 2011. (Encontro).

4.
VII - ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em educação em Ciências.Uma reflexão acerca do estágio Supervisionado na Formação dos Professores de ciências Biológicas. 2009. (Encontro).

5.
II Seminário Interno de Pesquisa.Dinâmica Discursva em Sala de Aula Multicultural de Biologia do Ensino Médio no Contexto de Origem e Evolução da Vida. 2007. (Seminário).

6.
V Encontro de Filosofia e História da Biologia.A geologia dos Andes ou a biologia de Galápagos ?. 2007. (Encontro).

7.
: X Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. 2006. (Oficina).

8.
1º EREBIO 1º Encontro regional de ensino de biologia (MT/MS/SP) Histórias e Percursos da Biologia no Currículo.1º EREBIO 1º Encontro regional de ensino de biologia (MT/MS/SP). 2006. (Encontro).

9.
IV Encontro de Filosofia e História da Biologia. 2006. (Encontro).

10.
V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

11.
V São Paulo Research Conference:Teoria da Evolução;Princípios e impactos. 2006. (Outra).

12.
X EPEB-Encontro perspectivas e ensino de Biologia(MT/MS/SP).X EPEB Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia -1º EREBIO - 1º Encontro Regional de Ensino de Biologia (MT/MS/SP). 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fábio Rocha dos Santos. Os jovens frente aos desafios ambientais: Uma abordagem local. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Semi-Presencial de Licenciatura em Ciências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Orientador: Helenadja Santos Mota.

2.
Eliane Cardoso. Diálogo entre Religião e Evolução Biológica no 7º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Semi-Presencial de Licenciatura em Ciências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Orientador: Helenadja Santos Mota.

3.
Humberto Augusto Henriques de Barros. Ensino de Ciências: A relevância do estudo da água sob a perspectiva dos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Semi-Presencial de Licenciatura em Ciências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Orientador: Helenadja Santos Mota.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Nelio Bizzo2013Nelio Bizzo ; Gouw,A. ; PEREIRA,H. . Evolução e Religião: o que pensam jovens estudantes brasileiros. Ciência Hoje, v. 50, p. 26-31, 2013.


Livros e capítulos
1.
Santos,H.M.; Gouw,A. ; BIZZO, N. V. . Qual a opinião dos jovens brasileiros sobre a Teoria da Evolução Biológica?. In: Alexandra Souza de Carvalho; Marcelo Souza Oliveira. (Org.). Educação científica e popularização das ciências: práticas multirreferenciais. 1ed.Salvador: Edufba, 2016, v. , p. 133-151.


Apresentações de Trabalho
1.
Gouw,A. ; PEREIRA,H. ; Nelio Bizzo . Opinions of Brazilian Young Students about Science & Technology, Environmental Issues and Evolution: results of a nation-wide study. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA,H.; Gouw,A. ; Nelio Bizzo . 'BIOLOGICAL EVOLUTION AND RELIGIOUS BELIEFS: ATTITUDES OF YOUNG BRAZILIAN STUDENTS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 24:26:36