Mônica Aparecida de Oliveira Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5810536811450122
  • Última atualização do currículo em 30/09/2017


Possui graduação em LETRAS pela FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE BOA ESPERANÇA (1990), curso de pós-graduação "lato sensu" em LÍNGUA PORTUGUESA pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (1994) e curso de pós-graduação "stricto sensu" em LINGÜÍSTICA pela UNIVERSIDADE DE FRANCA (2008). Atualmente ministra aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio na E. E. Professora Corina de Oliveira. Também é docente dos cursos de Pedagogia da Universidade de Uberaba - UNIUBE e Coordenadora do Subprojeto Pedagogia EaD/PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade de Uberaba. Tem experiência na área de Pedagogia e Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil e Metodologia da Língua Portuguesa, atuando principalmente no Ensino de Leitura e Produção de Textos, Gramática Textual, Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica Aparecida de Oliveira Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, M. A. O.

Endereço


Endereço Profissional
E. E. Professora Corina de Oliveira.
Av. da saudade, 289
Mercês
38061-000 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (034) 33129449


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: AS PAIXÕES EM DOIS IRMÃOS: um espelho de múltiplas faces,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Edna Maria Fernandes dos santos Nascimento.
Palavras-chave: Intersubjetividade; contágio; Sentido; paixão; interação;.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1994
Especialização em LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1988 - 1990
Graduação em LETRAS.
fACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE BOA ESPERANÇA, FAFIBE, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Formação de Preceptores. (Carga horária: 80h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2002 - 2002
TV NA ESCOLA E OS DESAFIOS DE HOJE. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h).
SIstema Integrado de Ensino de Minas Gerais, SIEMG, Brasil.
2000 - 2000
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. (Carga horária: 40h).
ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA APARECIDA, EENSA, Brasil.
1998 - 1999
PROJETO PILOTO DE INOVAÇÃO CURRICULAR E CAPACITAÇÃ. (Carga horária: 120h).
SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEE, Brasil.
1998 - 1998
Construindo a Inteligência Emocional nas Escolas. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEE, Brasil.
1990 - 1990
Literatura Infanto-Juvenil. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Professor José Augusto Vieira", FAFIMA, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora do PIBID, Carga horária: 8


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR, Carga horária: 4

Atividades

08/2003 - 12/2006
Ensino, NORMAL SUPERIOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
LINGUA PORTUGUESA
LITERATURA INFANTO JUVENIL

Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: gravação de vídeo aulas

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técinco Administrativo, Carga horária: 10


E. E. Professora Corina de Oliveira, EEPCO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB1C - professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB1B - Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
01/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Língua Portuguesa e Literatura
01/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Estadual Doutor José Mendonça, EEDJM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB3A e PEB4, Carga horária: 40

Atividades

01/2007 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
01/2007 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA APARECIDA, EENSA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB2F e PEB3D, Carga horária: 40

Atividades

05/1990 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
LINGUA PORTUGUESA
05/1990 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
LINGUA PORTUGUESA


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
As Políticas Públicas de Incentivo a Leitura: Uma (Re) Leitura do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e suas implicações no IDEB no Município de Uberaba MG.
Descrição: Esta proposta de investigação tem como foco de análise compreender os impactos do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e seus impactos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB, no âmbito do município de Uberaba, Minas Gerias. As finalidades da proposta estão contemplas pela Linha 1, do Edital 13/2012 Pesquisa Educação Básica (acordo FAPEMIG/CAPES), tendo em vista o cumprimento dos objetivos estabelecidos na referida Linha no sentido de superar os problemas/dificuldades relativos à qualidade das escolas públicas mineiras. O PROLER é realizado anualmente, em conformidade com o calendário escolar oficial da rede Municipal de Ensino de Uberaba. Este programa propicia aos educadores participantes momentos de estudo, reflexão e aprendizagem, com vista ao aprimoramento da leitura, bem como se constitui em espaço para pensar novas práticas educativas, centradas na leitura e na escrita. Mas, por outro lado, não há proposições de ações que visem aquilatar os efeitos concretos do PROLER enquanto programa para a melhoria da aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, o presente projeto buscará fazer um diagnóstico das atividades que, possivelmente, possam ser realizadas pelas escolas, procurando identificar as especificidades de cada escola, mediada pelo diálogo dos orientadores, alunos bolsistas e professores da educação básica, pois serão consideradas as atividades realizados pelos docentes (nos espaços educativos) no âmbito do PROLER. Para tanto, foi pensado a realização de um fórum em que será apresentado o e-book produzido pela equipe, o qual trará os resultados do diagnóstico e indicações para se melhorar o Programa Nacional de Incentivo à Leitura em Uberaba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Mônica Aparecida de Oliveira Cruz - Coordenador / Cinayana Silva Correia - Integrante / Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho - Integrante.


Outros Projetos


2012 - Atual
Rádio Escola
Descrição: O projeto Rádio Escola tem como objetivo articular comunicação, informação e diversão a serviço da educação, incorporando as TIC às práticas pedagógicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Metodologia e Prática de Língua Portuguesa e Literatura.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Melhor relato de experiência na Olimpíada de Língua portuguesa, Ministério da Educação e Fundação Itaú Social.
2008
Finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa, MEC.
2006
Diploma de Honra ao Mérito pelo artigo científico: Memória Discursiva e Produção de Sentido em Charges, UNIFRAN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZ, M. A. O.2013CRUZ, M. A. O.. Rádio escola: ressignificando as práticas pedagógicas. Revista Saberes Acadêmicos, v. 8, p. 64-70, 2013.

2.
Baviera, E. (Evaldo Baviera)2006 Baviera, E. (Evaldo Baviera) ; CRUZ, M. A. O. ; Louzada, M.S.O. . Memória Discursiva e Produção de Sentidos em Charges. 4º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores. 2º Encontro de Pesquisadores da Pós-graduação., v. 1, p. 398-406, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRUZ, M. A. O.; CRUZ, M. A. O. . Felizbrim: um amiguinho cheio de luz. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011. 43p .

Capítulos de livros publicados
1.
CRUZ, M. A. O.. As múltiplas dimensões do trabalho com Literatura na Educação Infantil. Procedimentos metodológicos da Educação Infantil. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012, v. 2, p. 29-86.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, M. A. O.; Nascimento, E. M. F. S. . Figurativizações do Ciúme. In: 16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Linguagem em Atividades, 2007.

2.
CRUZ, M. A. O.; Nascimento, E. M. F. S. . Análise semiótica da paixão de papel: o ciúme. In: 4º Encontro de Iniciação Científica e de professores Pesquisadores/ 2º Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação, 2006, Franca. 4º Encontro de Iniciação Científica e de professores Pesquisadores/ 2º Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação, 2006.

3.
Baviera, E. (Evaldo Baviera) ; CRUZ, M. A. O. ; Louzada, M.S.O. . Memória Discursiva e Produção de Sentidos em Charges. In: 4º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores/ 2º Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação, 2006, Franca. 4º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores/ 2º Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação, 2006. v. 1. p. 398-406.

4.
Baviera, E. (Evaldo Baviera) ; CRUZ, M. A. O. ; Louzada, M.S.O. . Memória Discursiva e Produção de Sentidos em Charges. In: 1º Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006, São Carlos. 1º Colóquio Internacional de Análise do Discurso. São Carlos: UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
Baviera, E. (Evaldo Baviera) ; CRUZ, M. A. O. ; Louzada, M.S.O. . Memória Discursiva e Produção de Sentidos em Charges. 4º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores da Pós-Graduação. Franca: Editora da UNIFRAN,2006., 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, M. A. O.; LESSA, H. M. M. . Leitura, Literatura e Produção Texrual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CRUZ, M. A. O.; LESSA, H. M. M. . Intercomunicação: incorporação das TIC's às práticas pedagógicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CRUZ, M. A. O.; Nascimento, E. M. F. S. . Figurativizações do ciúme. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CRUZ, M. A. O.; Nascimento, E. M. F. S. . Análise Semiótica da Paixão de Papel: O Ciúme. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Baviera, E. (Evaldo Baviera) ; CRUZ, M. A. O. ; Louzada, M.S.O. . Memória Discursiva e Produção de Sentidos em Charges. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Baviera, E. (Evaldo Baviera) ; CRUZ, M. A. O. ; Louzada, M.S.O. . Memória Discursiva e Produção de Sentidos em Charges. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CRUZ, M. A. O.; CRUZ, M. A. O. . Rádio escola: ressignificando as práticas pedagógicas. Uberaba: Távola, 2013 (artigo).

2.
CRUZ, M. A. O.; Nascimento, E. M. F. S. . Figurativizações do Ciúme 2007 (resumo).

3.
CRUZ, M. A. O.; Nascimento, E. M. F. S. . Análise Semiótica da Paixão de Papel: O Ciúme. Franca/SP: Editora da UNIFRAN, 2006 (resumo).

4.
Baviera, E. (Evaldo Baviera) ; CRUZ, M. A. O. ; Louzada, M.S.O. . Memória Discursiva e Produção de Sentidos em Charges. São Carlos: Editora da UFSCAR, 2006 (resumo).

5.
Baviera, E. (Evaldo Baviera) ; CRUZ, M. A. O. ; Louzada, M.S.O. . Memória Discursiva e Produção de Sentidos em Charges. Franca/SP: Editora da UNIFRAN, 2006 (resumo).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, M. A. O.; OLIVEIRA, L. H. B. ; CRUZ, M. A. O. . VISÃO DE HOMEM: O SER HUMANO ENQUANTO SUJEITO E OBJETO DO CONHECIMENTO. 2013. (Gravação de vídeoaulas).

2.
CRUZ, M. A. O.. As múltiplas dimensões do trabalho com literatura. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CRUZ, M. A. O.. PROJETO REVOLUÇÃO ROMÂNTICA. 2003. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Interinstitucional do PIBID.Pôster. 2012. (Encontro).

2.
II Encontro Interinstitucional do PIBID.Escrita e Oralidade - Trabalhando o Projeto Rádio - Escola. 2012. (Encontro).

3.
I Seminário de Avaliação do PIBID - UFTM.Leitura, Literatura e Produção textual. 2012. (Seminário).

4.
I Seminário de Avaliação do PIBID - UFTM.Intercomunicação: incorporação das TIC's às práticas pedagógicas. 2012. (Seminário).

5.
Escrita em foco: uma reflexão em várias vozes.Contos: painéis da vida urbana. 2011. (Seminário).

6.
I Encontro Interinstitucional do Pibid.A construção do espaço no conto com tempos verbais. 2011. (Encontro).

7.
I Encontro Interinstitucional do Pibid.Trabalhando contos em sala de aula no ensino fundamental. 2011. (Encontro).

8.
I Encontro Interinstitucional do Pibid.A falta de argumentação na produção textual de alunos do terceiro ano do ensino mádio. 2011. (Encontro).

9.
I Encontro Interinstitucional do Pibid.O trabalho com sequências didáticas em sala de aula. 2011. (Encontro).

10.
I Encontro Interinstitucional do Pibid.A importância do processo de referenciação na produção de textos de alunos do ensino fundamental. 2011. (Encontro).

11.
I Encontro Interinstitucional do Pibid.A abordagem do gênero textual conto. 2011. (Encontro).

12.
I Encontro Interinstitucional do Pibid. 2011. (Encontro).

13.
Simpósio de Tecnologia da Informação e Comunicação - Espaço e Rede Social.TICs: Pretexto para incentivar e ampliar os conhecimentos de leitura e escrita em sala de aula. 2011. (Simpósio).

14.
Olimpíada de Lingua Portuguesa. Semifinalista da OLP - gênero artigo de opinião. 2008. (Olimpíada).

15.
Olimpíada de Língua Portuguesa. Relato de Prática. 2008. (Olimpíada).

16.
16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Figurativizações do Ciúme. 2007. (Simpósio).

17.
1º Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Memória Discursiva e Produção de Sentidos em Charges. 2006. (Seminário).

18.
4º Encontro de Iniciação Científica e de professores Pesquisadores/ 2º Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação.Análise semiótica da paixão de papel: o ciúme. 2006. (Encontro).

19.
4º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores/ 2º Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação.Memória Discursiva e Produções de Sentido em Charges. 2006. (Encontro).

20.
Gel- Grupo de Estudos Lingüísticos. 2006. (Congresso).

21.
Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percursos de Análise do Discurso no Brasil. 2006. (Seminário).

22.
II Simpósio de Ofinas Pedagógicas. 2000. (Simpósio).



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CRUZ, M. A. O.. As múltiplas dimensões do trabalho com Literatura na Educação Infantil. Procedimentos metodológicos da Educação Infantil. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012, v. 2, p. 29-86.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:42:36