Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4406424754694144
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Mestre e Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalha como Pesquisador Científico do Instituto Florestal do Estado de São Paulo, realizando pesquisas sobre Florística e Fitossociologia de Florestas, Sucessão Secundária e Conservação da Natureza. Tem realizado estudos para a elaboração de Propostas para criação e ampliação de Unidades de Conservação em áreas de Mata Atlântica. Ministra cursos e palestras sobre o tema Unidades de Conservação desde 2009. Foi editor de área em Ecologia vegetal da Revista do Instituto Florestal entre 2005 e 2009 e atua como revisor de periódicos científicos nessa área. Editor-chefe da Revista do Instituto Florestal no biênio 2010-11 e, de julho de 2013 até junho de 2017. Membro da Comissão Permanente do Regime de Tempo Integral - CPRTI, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, na área de Biologia Vegetal desde setembro de 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla
Nome em citações bibliográficas
ARZOLLA, F. A. R. D. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Florestal do Estado de São Paulo, Divisao de Reservas e Parques Estaduais.
Rua do Horto, 931
Horto Florestal
02377000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 22318555
Ramal: 2105


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2011
Doutorado em Biologia Vegetal.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Florestas secundárias e a regeneração natural de clareiras antrópicas na Serra da Cantareira, SP, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: George John Shepherd.
1995 - 2002
Mestrado em Biologia Vegetal.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Florística e fitossociologia de trecho da Serra da Cantareira, Núcleo Águas Claras, Parque Estadual da Cantareira, Mairporã-SP,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Reinaldo Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1988 - 1992
Graduação em Engenharia Agronômica.
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de Editoração Científica. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Florestal do Estado de São Paulo, IF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Nível VI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Pequisa Cient. e Tecn., Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Espécies tardias versus iniciais e a sucessão secundária na Serra da Cantareira, SP
Descrição: A estrutura da floresta sofre alterações durante o processo sucessional, destacando-se no dossel a substituição de espécies iniciais por secundárias tardias. Essas espécies iniciais podem ser longevas, com ciclos de vida que podem ultrapassar um século de existência, e a substituição destas por espécies tardias pode levar séculos ou mesmo não ocorrer. Este projeto propõe estudar a estrutura de manchas de florestas nas fases madura e intermediária da sucessão mediante o uso de parâmetros fitossociológicos, caracterizando os estratos existentes e os processos de substituição de espécies no dossel, no Núcleo Pedra Grande, do Parque Estadual da Cantareira, São Paulo ? SP, em área total de 0,6 ha. As manchas na fase intermediária serão instaladas a diferentes distâncias da mancha da mata madura, avaliando os rumos do processo sucessional nessa porção do Parque Estadual. Tais informações contribuirão para um maior conhecimento da dinâmica da sucessão secundária na Floresta Ombrófila Densa Montana no Planalto Atlântico paulista e na Serra da Cantareira, contribuindo para ações de conservação, manejo e restauração ecológica na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla - Coordenador / Gláucia Cortez Ramos de Paula - Integrante / Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela - Integrante / Fernando Descio - Integrante / Rafaela Dias Valeck da Silva - Integrante / Luiza Stehling Braga - Integrante / Priscila Weingartner - Integrante.
2015 - 2016
ESPÉCIES TARDIAS, SUCESSÃO SECUNDÁRIA E A ESTRUTURA DA FLORESTA OMBRÓFILA DENSA MONTANA NA SERRA DA CANTAREIRA, SP Área do Conhecimento: Ecologia
Descrição: A estrutura da floresta sofre alterações durante o processo sucessional, destacando-se no dossel a substituição de espécies pioneiras por secundárias tardias. Essa substituição pode levar séculos ou mesmo não ocorrer por razões antrópicas ou naturais. Este projeto propõe estudar a estrutura de manchas de florestas secundárias situadas a diferentes distâncias de uma mancha de mata madura (área fonte) localizada nas proximidades da Pedra Grande (Núcleo Pedra Grande) do Parque Estadual da Cantareira. Mediante a caracterização da estrutura e a inserção das espécies secundárias tardias nos estratos da floresta, serão analisados os rumos do processo sucessional nessas áreas. Tais informações contribuirão para um maior conhecimento do estado do processo sucessional na Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira e no Planalto Atlântico paulista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla - Coordenador / Gláucia Cortez Ramos de Paula - Integrante / Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela - Integrante / Fernando Descio - Integrante / Rafaela Dias Valeck da Silva - Integrante / Luiza Stehling Braga - Integrante / Priscila Weingartner - Integrante.
2014 - 2015
FLORESTAS MADURAS DO NÚCLEO PEDRA GRANDE, P. E. CANTAREIRA, SP: VARIAÇÕES FLORÍSTICAS E ESTRUTURAIS
Descrição: Florestas maduras apresentam uma estrutura caracterizada pela presença de espécies secundárias tardias no dossel da floresta. Em áreas secundárias, com a Serra da Cantareira, a estrutura da floresta está organizada em mosaicos, havendo pequenas manchas de florestas maduras em meio a uma matriz de florestas em estádio intermediário. A partir de uma mesma composição florística regional, o processo sucessional pode resultar em diferentes estruturas quando a floresta atingir sua maturidade. Este projeto propõe o estudo das variações florísticas e estruturais entre essas manchas, contribuindo para um maior conhecimento da fase madura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira, pertencente ao Planalto Atlântico paulista, e ao aprimoramento da legislação ambiental. Palavras-chave: sucessão secundária, espécies arbóreas, convergência, divergência, Serra da Cantareira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla - Coordenador / Gláucia Cortez Ramos de Paula - Integrante / Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela - Integrante / Fernando Descio - Integrante / Larissa Ferreira de Aquino - Integrante / Mayra Kaory Mori - Integrante / Rafaela Dias Valeck da Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2014 - 2015
ESTRUTURA DA FLORESTA OMBRÓFILA DENSA MONTANA EM DIFERENTES ESTÁGIOS SUCESSIONAIS NA SERRA DA CANTAREIRA, SÃO PAULO ? SP
Descrição: A estrutura da floresta sofre alterações durante o processo sucessional, destacando-se no dossel a substituição de espécies pioneiras por secundárias tardias. Essas espécies pioneiras podem ser longevas, com ciclos de vida que podem ultrapassar um século de existência. O processo sucessional pode originar diferentes estruturas quando a floresta atingir a sua maturidade. Este projeto propõe estudar a estrutura de florestas centenárias mediante o uso de parâmetros fitossociológicos, caracterizando os estratos existentes e processos de substituição de espécies no dossel. Ao comparar trechos de floresta adjacentes em diferentes estágios sucessionais, serão discutidos os rumos do processo sucessional, convergentes para a estrutura da floresta madura atual ou divergentes. Tais informações contribuirão para um maior conhecimento da dinâmica da sucessão secundária na Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira e no Planalto Atlântico paulista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla - Coordenador / Gláucia Cortez Ramos de Paula - Integrante / Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela - Integrante / Fernando Descio - Integrante / Larissa Ferreira de Aquino - Integrante / Mayra Kaory Mori - Integrante / Rafaela Dias Valeck da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2013 - 2014
FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UM REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA COM PRESENÇA DE ESPÉCIES VEGETAIS EXÓTICAS E INVASORAS
Descrição: A Mata Atlântica atualmente é representada por,aproximadamente, 7,9% do seu domínio original, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica e INPE e vem sofrendo diversas pressões. A segunda maior causa de diminuição de biodiversidade no planeta deve-se a introdução de espécies exóticas, que se tornam invasoras no ambiente (BROWNE et al. 2000; ZILLER, 2000), ameaçando a biodiversidade nativa, sendo imprescindível promover medidas de controle. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da invasão de espécies exóticas sobre os parâmetros florísticos e fitossociológicos de trecho da Mata Atlântica, verificando a importância fitossociológica de quatro destas espécies exóticas, de hábito arbóreo: café - Coffea arabica L.; pauincenso - Pittosporum undulatum Vent; palmeira-leque - Livistona chinensis (jacq.) R. Brow ex Mart. e palmeira-australiana - Archontophoenix cunninghamiana H. Wendl. & Drude. Os resultados serão comparados com os dados da literatura referentes a esta região, a fim de obter uma comparação e determinar os efeitos da invasão. Palavras chave: contaminação biológica, Sudeste do Brasil, espécies exóticas, Parque Estadual da Cantareira, Unidade de Conservação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla - Coordenador / Gláucia Cortez Ramos de Paula - Integrante / Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela - Integrante / Fernando Descio - Integrante / Larissa Ferreira de Aquino - Integrante / Mayra Kaory Mori - Integrante / Bruna de Vasconcellos Ferratto - Integrante.Número de orientações: 1
2011 - 2014
Estudos florísticos e caracterização da vegetação como subsídio à criação e ampliação de Unidades de Conservação no Vale do Ribeira, SP
Descrição: Inventário das espécies arbóreo-arbustivas e mapeamento da vegetação em áreas propostas para a ampliação dos limites dos Parques Estaduais Carlos Botelho, Intervales e Turístico do Alto Ribeira e para a criação de novas Unidades de Conservação, como o Parque Estadual Nascentes do Paranapanema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Estudos florísticos e caracterização da vegetação como subsídio à proposta de criação da Estação Ecológica de Avaré, SP
Descrição: Inventário das espécies arbóreo-arbustivas e mapeamento da vegetação do Horto Florestal Andrada e Silva em Avaré-SP como subsídio à elaboração da proposta de criação da Estação Ecológica de Avaré..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Plano de manejo dos Parques Estaduais Alberto Löfgren e Cantareira
Descrição: Inventário da flora arbóreo-arbustiva e mapeamento da vegetação dos Parques Estaduais Alberto Löfgren e Cantareira. Sistematização das pesquisas já realizadas sobre os parques e indicação de pesquisas prioritárias. Elaboração de propostas de zoneamento desses parques. Diagnóstico dos problemas incidentes sobre a vegetação desses Parques e indicação de medidas de manejo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Monitoramento e mitigação de impactos à vegetação pela alteração do traçado da LT Guarulhos-Anhanguera no Parque Estadual da Cantareira, SP
Descrição: Inventário da flora arbóreo-arbustiva às margens dos traçados antigo e novo da Linha de Transmissão Guarulhos-Anhanguera. Monitoramento e mitigação dos impactos à vegetação pela implantação do novo traçado, com o desenvolvimento e aplicação de medidas mitigadoras. Estudos florísticos e fitossociológicos da regeneração natural por sementes e brotação das clareiras antrópicas originadas para a instalação das torres de transmissão de energia elétrica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla - Coordenador / Gláucia Cortez Ramos de Paula - Integrante / Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela - Integrante / Camila da Silva Nunes - Integrante / Victor Gregorato - Integrante / George John Shepherd - Integrante / Fernando Descio - Integrante.
2005 - 2007
Projeto Mosaico do Jacupiranga
Descrição: Estudos para redelimitação do antigo Parque Estadual de Jacupiranga, resultando na criação de três parques estaduais: Caverna do Diabo, Lagamar de Cananéia e Rio Turvo, duas reservas extrativistas, cinco reservas de desenvolvimento sustentável e quatro áreas de proteção ambiental,.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Estudos florísticos e caracterização da vegetação do Parque Estadual da Serra do Mar
Descrição: Inventário da flora arbóreo-arbustiva em trilhas existentes nos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar como subsídio à elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2009
Proposta de Resolução CONAMA sobre Estágios Sucessionais de Campos de Altitude
Descrição: Elaboração da proposta do Estado de São Paulo sobre Estágios Sucessionais de Campos de Altitude para o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista do Instituto Florestal
2010 - 2011
Periódico: Revista do Instituto Florestal
2005 - 2009
Periódico: Revista do Instituto Florestal


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Comissão Permanente do Regime de Tempo Integral
2013 - 2013
Agência de fomento: Sociedade de Ecologia do Brasil
2011 - 2011
Agência de fomento: Sociedade de Ecologia do Brasil
2005 - Atual
Agência de fomento: Comissão Técnico-Científica do Instituto Florestal


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Brazilian Journal of Ecology (Impresso)
2008 - 2008
Periódico: Rodriguesia
2012 - 2012
Periódico: Revista do Instituto Florestal
2003 - 2003
Periódico: Revista do Instituto Florestal
2016 - Atual
Periódico: Hoehnea (São Paulo)
2016 - 2016
Periódico: Hoehnea (São Paulo)
2015 - 2015
Periódico: Hoehnea (São Paulo)
2011 - 2012
Periódico: Hoehnea (São Paulo)
2012 - 2012
Periódico: Revista Brasileira de Botânica (Impresso)
2012 - 2012
Periódico: Revista de Biología Tropical
2012 - 2012
Periódico: HOLOS Environment (Online)
2013 - 2013
Periódico: Revista Biociências (Taubaté)
2013 - 2013
Periódico: Revista do Instituto Florestal
2013 - 2013
Periódico: Hoehnea (São Paulo)
2016 - 2016
Periódico: Rodriguésia (Online)
2014 - 2014
Periódico: Rodriguésia (Online)
2014 - 2014
Periódico: Acta Botanica Brasilica
2015 - 2015
Periódico: Hoehnea (São Paulo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Conservação de Áreas Silvestres.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAITELLO, J. B.2017BAITELLO, J. B. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. . Nova espécie de Lauraceae da Floresta Ombrófila Densa Alto-montana, Serra da Mantiqueira, Pindamonhangaba, SP, Brasil. Rodriguesia, v. 68, p. 481-488, 2017.

2.
LONGUI, E.2016LONGUI, E. ; Oliveira, J.S. ; SANTOS, M. Z. O. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; LIMA, I. L. ; FLORSHEIM, S. M. B. ; DESCIO, F. . Differences between root- and stem wood in seedlings and sprouts of Sessea brasiliensis. Rodriguésia (Online), v. 67, p. 615-626, 2016.

3.
CIELO-FILHO, R.2015CIELO-FILHO, R. ; BAITELLO, J. B. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; KANASHIRO, M. M. ; MATTOS, I. F. A. ; AGUIAR, O. T. ; SOUZA, S. C. M. ; PASTORE, J. A. ; FRANCO, G. A. D. C. ; ZIMBACK, L. . A vegetação da Estação Ecológica de Avaré: subsídios para o plano de manejo. IF Serie Registros, v. 53, p. 5-42, 2015.

4.
LONGUI, E.2014LONGUI, E. ; ASSAD, A. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; BAITELLO, J. B. ; LIMA, I. L. ; FLORSHEIM, S. M. B. . Ecological wood anatomy of Ocotea curucutuensis. IAWA Journal, v. 35, p. 356-362, 2014.

5.
BAITELLO, J. B.2013 BAITELLO, J. B. ; AGUIAR, O. T. ; PASTORE, J. A. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. . Parque Estadual do Juquery: Refúgio de Cerrado no Domínio Atlântico. IF Serie Registros, v. 50, p. 1-46, 2013.

6.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.2011 ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; SHEPHERD, G. J. ; DESCIO, F. ; MOURA, C. . Composição florística e a conservação de florestas secundárias na Serra da Cantareira, São Paulo, Brasil. Revista do Instituto Florestal, v. 23, p. 149-171, 2011.

7.
MOURA, C.2011MOURA, C. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. ; VILELA, F. E. S. P. . Os mosaicos de unidades de conservação do Vale do Ribeira, São Paulo: considerações sobre os processos de criaçãos sobre. Olam: Ciência & Tecnologia (Rio Claro. Online), v. 11, p. 3, 2011.

8.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.2010 ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; SHEPHERD, G. J. . Regeneração natural em clareiras de origem antrópica na Serra da Cantareira, SP. Revista do Instituto Florestal, v. 22, p. 155-169, 2010.

9.
SILVA, U. A. B.2010SILVA, U. A. B. ; CASTRO, N. I. ; SILVA, V. S. ; SAAD, A. R. ; OLIVEIRA, A. M. S. ; ALVES, R. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. . Relações entre a cobertura vegetal e os meios físico e antrópico na microbacia Córrego dos Veados, Tanque Grande, Guarulhos-SP. Revista UNG - Geociências, v. 9, p. 34-58, 2010.

10.
PAULA, G. C. R.2010PAULA, G. C. R. ; ANTUNES, A. Z. ; VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; ESTON, M. R. . Ocorrência e conservação da anta Tapirus terrestris (Linnaeus, 1758) na Reserva Florestal do Morro Grande, SP, Brasil. Revista do Instituto Florestal, v. 22, p. 51-60, 2010.

11.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.2009 ARZOLLA, F. A. R. D. P.; BAITELLO, J. B. ; SHEPHERD, G. J. ; PAULA, G. C. R. ; BERTONCELLO, R. . Uma revisão da distribuição de Ocotea curucutuensis na região sudeste do Brasil. Biota Neotropica (Ed. Portuguesa), v. 9, p. 1-5, 2009.

12.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.2007ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; CHAUTEMS, A. P. ; SHEPHERD, G. J. . O primeiro registro de Sinningia gigantifolia no Estado de São Paulo. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 7, p. 373-376, 2007.

13.
PAULA, G. C. R.2005PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; ESTON, M. R. ; VILELA, F. E. S. P. ; RESENDE, M. A. C. S. ; OLIVEIRA, R. C. R. ; CONDEZ, T. H. . Impactos ambientais em Unidades de Conservação: Piscicultura de espécies exóticas na Represa do Jurupará, Ibiúna, SP.. IF Série Registros, São Paulo, v. 28, p. 39-48, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; ARZOLLA, F. A. R. D. P. MOURA, C. VILELA, F. E. S. P. FRANCO, G. A. D. C. MODLER, I. F. MATTOS, I. F. A. PASTORE, J. A. BAITELLO, J. B. CASTRO, N. I. AGUIAR, O. T. CIELO-FILHO, R. COSTA, N. O. LIMA, P. F. E. ALMEIDA, R. S. MORELL, E. MAZZEI, K. TREVELIN, L. C. PORT-CARVALHO, M. SILVEIRA, M. DINIZ, T. R. FAVORITO-RAIMO, S. E. ALVES, C. C. CASTRO, C. R. SILVA, E. P. VULTAO, J. G. , et al.ANTUNES, A. Z. ESTON, M. R. PAVAN, D. PAULA, G. C. R. KOTEZ, L. ; Avaliação do Meio Biótico. In: Arromba, A.L.; Leonel, C.; Santiago, C.M.; Mazzei, K.; Bucci, L.A.; Nalon, M.A.; Barros, M.I.A.. (Org.). Parque Estadual Alberto Löfgren: Plano de manejo. 1ed.São Paulo: Instituto Florestal, 2012, v. , p. 111-143.

2.
Durigan, G. MAMEDE, M. C. H. IVANAUSKAS, N. M. SIQUEIRA, M. F. JOLY, C. A. MOURA, C. BARROS, F. SOUZA, F. M. VILELA, F. E. S. P. ARZOLLA, F. A. R. D. P. FRANCO, G. A. D. C. CORDEIRO, I. KOCH, I. BAITELLO, J. B. LOMBARDI, J. A. LIMA, L. R. LOHMANN, L. G. BERNACCI, L. C. ASSIS, M. A. AIDAR, M. P. M. WANDERLEY, M. G. L. TONIATO, M. T. Z. RIBEIRO, M. GROPPO, M. CAVASSAN, O. , et al.SANO, P. T. RODRIGUES, R. R. FISCH, S. T. V. MARTINS, S. E. ; Fanerógamas. In: Rodrigues, R.R.; Bononi, V.L.R.. (Org.). Diretrizes para conservação e restauração da biodiversidade no Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008, v. , p. 104-109.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; OLIVEIRA, N. M. ; MOURA, C. ; VILELA, F. E. S. P. . Caracterização da vegetação e estratégias para a conservação de um fragmento florestal no Bairro Malota, Jundiaí, São Paulo, Brasil. In: VIII Congreso de Áreas Protegidas de la IX Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo, 2013, Havana - Cuba. Cd de memorias, 2013.

2.
RODRIGUES, E. A. ; VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. ; MATTOS, I. F. A. ; Mota, I.S. ; RESENDE, M. A. C. S. ; VICTOR, R. A. B. M. ; BRITO, V. C. . El ICMS Ecológico como incentivo a la conservación de los servicios de los ceosistemas en el estado De São Paulo. In: V Congreso sobre Manejo de Ecosistemas y Biodiversidad/ IX Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo, 2013, Havana - Cuba. Cd de memorias, 2013.

3.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; ANTUNES, A. Z. ; MOURA, C. ; SILVA, D.A. ; CAMPOS, F. P. ; PAULA, G. C. R. ; AOKI, H. ; MATTOS, I. F. A. ; PASTORE, J. A. ; SILVA, J. ; RESENDE, M. A. C. S. ; KANASHIRO, M. M. ; VICTOR, R. A. B. M. ; OLIVEIRA, R. C. R. . A criação da Estação Ecológica de Avaré, SP: adequação do Horto Florestal Andrada e Silva ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação. In: VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2012, Natal - RN. Anais..., 2012.

4.
Cielo-Filho R. ; MOURA, C. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; PASTORE, J. A. ; BAITELLO, J. B. ; AGUIAR, O. T. ; SOUZA, S. C. M. ; Lima, P.F. . Flora ameaçada do Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, Brasil. In: VIII Congreso sobre Areas Protegidas, 2011, Havana - Cuba. Anais, 2011.

5.
MATTOS, I. F. A. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; MOURA, C. ; KANASHIRO, M. M. . O Parque Estadual da Cantareira: uma floresta na cidade de São Paulo, Brasil. In: VI Seminário Latino-Americano de Geografia Física/ II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física, 2010, Coimbra-Portugal. Anaia, 2010.

6.
VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. ; BRITO, V. C. . Os impactos ambientais permanentes em Unidades de Conservação de Proteção Integral e a compensação ambiental: estudo de casos para o Estado de São Paulo, Brasil. In: VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2009, Curitiba. Anais, 2009.

7.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; RESENDE, M. A. C. S. ; CALACA, T. S. ; PAULA, G. C. R. ; VILELA, F. E. S. P. ; ANTUNES, A. Z. ; MOURA, C. ; SILVA, J. . Estudo de recategorização do Parque da Várzea do Embu-Guaçu, região da represa do Guarapiranga, São Paulo.. In: IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2009, Curitiba. Anais, 2009.

8.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; LEITE, M. O. ; DESCIO, F. ; GREGORATO, V. ; NUNES, C. S. . Monitoramento e mitigação de impactos ambientais da implantação do novo traçado da linha de transmissão Guarulhos-Anhanguera no Parque Estadual da Cantareira, SP. In: Congresso Iberoamericano e do Caribe sobre Restauração Ecológica, 2009, Curitiba-PR. Anais, 2009.

9.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; NUNES, C. S. ; PAULA, G. C. R. ; GREGORATO, V. . A implantação de um sistema de interpretação da natureza em trilhas do Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo - SP. In: IV Simpósio de Áreas Protegidas, 2008, Canela. Anais, 2008.

10.
MOURA, C. ; VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. . Estudos de categorização de remanescentes florestais na região da Represa Billings, São Paulo, Brasil. In: IV Simpósio de Áreas Protegidas, 2008, Canela. Anais, 2008.

11.
RODRIGUES, E. A. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. ; VILHENA, F. . A avaliação de impacto ambiental como instrumento de conservação do patrimônio ambiental.. In: III Simpósio de Áreas Protegidas, 2005, Pelotas. Anais, 2005.

12.
PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. . A ocupação humana irregular na faixa de influência da Rodovia Régis Bittencourt (BR 116) e a degradação das florestas na porção central do Parque Estadual de Jacupiranga. In: IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2004, Curitiba. Anais. Curitiba: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza/Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação, 2004. v. 1. p. 298-306.

13.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. ; BRITO, V. C. . Contribuições para a discussão sobre a desafetação de áreas em Unidades de Conservação da Natureza de Proteção Integral. In: IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2004, Curitiba. Anais. Curitiba: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza/Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação, 2004. v. 1. p. 631-640.

14.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. . Parque Estadual de Jacupiranga: desafios à sua implantação. In: III Congresso nacional de Unidades de Conservação, 2002, Fortaleza. Anais. Fortaleza: Rede Pró-Unidades de Conservação/Fundação O Boticário de Proteção à Natureza/Associação Caatinga. v. 1. p. 234-243.

15.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; COSTA NETO, J. B. ; FAZZIO, E. . O planejamento e a execução da fiscalização integrada em unidades de conservação de proteção integral na área de abrangência do Projeto de Preservação da Mata Atlântica. In: II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2000, Campo Grande. Anais. Curitiba: Rede Pró-Unidades de Conservação/Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, 2000. v. 3. p. 178-189.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERRATTO, B. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; DESCIO, F. ; PAULA, G. C. R. ; AQUINO, L. F. ; MORI, M. K. . Florística e fitossociologia de um remanescente de Mata Atlântica com presença de espécies exóticas e invasoras. In: XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015, São Lourenço-MG. Anais..., 2015.

2.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; DESCIO, F. ; VILELA, F. E. S. P. ; MOURA, C. ; KOTEZ, L. . Interpretação da Trilha da Cachoeira, Núcleo Engordador, Parque Estadual da Cantareira, SP. In: XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015, São Lourenço - MG. Anais..., 2015.

3.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; SHEPHERD, G. J. . Estrutura de clareiras de origem antrópica na Serra da Cantareira, SP, Brasil. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço. Anais, 2011.

4.
MATTOS, I. F. A. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; MOURA, C. ; MATSUSHIMA, M. . Formações vegetais do Parque Estadual da Cantareira, Estado de São Paulo, Brasil.. In: III Congresso Latinoamericano de Ecologia, 2009, São Lourenço-MG. Anais, 2009.

5.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; MOURA, C. ; VILELA, F. E. S. P. ; PASTORE, J. A. ; BAITELLO, J. B. ; AGUIAR, O. T. ; Cielo-Filho R. ; SOUZA, S. C. M. . Flora arbóreo-arbustiva do Parque Estadual da Cantareira, Estado de São Paulo, Brasil.. In: III Congresso Latinoamericano de Ecologia, 2009, São Lourenço-MG. Anais, 2009.

6.
GREGORATO, V. ; NUNES, C. S. ; PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. . Monitoramento da anurofauna de serrapilheira após o desmatamento para a instalação do novo traçado da Linha de Transmissão Guarulhos-Anhanguera no Parque Estadual da Cantareira, São Paulo-SP. In: 3 Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2009, São Paulo. Anais (no prelo), 2009.

7.
NUNES, C. S. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. ; GREGORATO, V. . Interpretação da natureza em trilhas do Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo - SP. In: 2o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2008, São Paulo. Anais...IF Série Registros, 2008. v. 36. p. 57-62.

8.
GREGORATO, V. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; NUNES, C. S. . Composição florística do estrato arbóreo-arbustivo de áreas em processo de regeneração natural na Serra da Cantareira, São Paulo - SP. In: 2o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2008, São Paulo. Anais...IF Série Registros, 2008. v. 36. p. 91-95.

9.
PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; NUNES, C. S. ; GREGORATO, V. . Monitoramento da anurofauna de serrapilheira na área de influência da Linha de Transmissão Guarulhos-Anhanguera. In: 1o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2007, São Paulo. Anais...IF Série Registros, 2007. v. 31. p. 213-217.

10.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; SHEPHERD, G. J. ; GREGORATO, V. ; NUNES, C. S. . Composição florística do estrato arbóreo de trecho de Floresta Ombrófila Densa Montana Secundária, Parque Estadual da Cantareira, São Paulo-SP. In: 1o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2007, São Paulo. Anais... IF Série Registros, 2007. v. 31. p. 163-166.

11.
SCHIAVETTI, A. ; PAULA, G. C. R. ; BARROSO, M. ; GASPARINI, R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. . Capacitação de guarda-parques para o manejo de áreas silvestres do Vale do Ribeira. In: III Simpósio Nacional de Ciência da Engenharia Ambiental, 1998, São Carlos. Anais, 1998. v. Único. p. 94-96.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, J. M. J. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PACHECO, Y. S. ; SILVA, R. D. V. ; PASTORE, L. . Espécies exóticas invasoras e a regeneração florestal no Parque Estadual da Cantareira, SP. In: 12o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2018, São Paulo. Anais..., 2018.

2.
PACHECO, Y. S. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; FERREIRA, J. M. J. ; SILVA, R. D. V. ; PAULA, G. C. R. . Sucessão secundária, substituições florísticas e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira-SP. In: 12o Seminário de Iniciação Científica do Insttituto Florestal, 2018, São Paulo. Anais..., 2018.

3.
SILVA, R. D. V. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; BAITELLO, J. B. ; AGUIAR, O. T. ; VILELA, F. E. S. P. . Composição florística das formações vegetais da Estação Experimental de Itararé, SP. In: 11o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2017, São Paulo. Anais, 2017.

4.
BRAGA, L. S. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; SILVA, R. D. V. ; PAULA, G. C. R. ; WEINGARTNER, P. . Espécies tardias versus iniciais e a sucessão secundária na Serra da Cantareira, SP. In: 11o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2017, São Paulo. Anais..., 2017.

5.
BRAGA, L. S. ; SILVA, R. D. V. ; BAITELLO, J. B. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; AGUIAR, O. T. ; VILELA, F. E. S. P. . Espécies tardias versus iniciais e a sucessão secundária na Serra da Cantareira, SP. In: 68o Congresso Nacional de Botânica, 2017, Rio de Janeiro - RJ. Anais..., 2017.

6.
SILVA, R. D. V. ; BRAGA, L. S. ; FERRATTO, B. V. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. ; VILELA, F. E. S. P. ; WEINGARTNER, P. ; DESCIO, F. . Composição florística das formações vegetais da Estação Experimental de Itararé, SP. In: 68o Congresso Nacional de Botânica, 2017, Rio de Janeiro - RJ. Anais..., 2017.

7.
BRAGA, L. S. ; SILVA, R. D. V. ; FERRATTO, B. V. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. ; VILELA, F. E. S. P. ; WEINGARTNER, P. ; DESCIO, F. . Espécies tardias versus iniciais e a sucessão secundária na Serra da Cantareira, SP. In: VII Simpósio de Restauração Ecológica, 2017, São Paulo. Anais..., 2017.

8.
BRAGA, L. S. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; SILVA, R. D. V. ; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Espécies tardias, sucessão secundária e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira, SP. In: 10o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2016, São Paulo. Anais, 2016. v. Unico.

9.
MORI, M. K. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; AQUINO, L. F. ; SILVA, R. D. V. . Florestas maduras do Núcleo Pedra Grande, P.E. Cantareira, SP: variações florísticas e estruturais. In: 9o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2015, São Paulo. Anais..., 2015.

10.
AQUINO, L. F. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; DESCIO, F. ; MORI, M. K. . Estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana em diferentes estágios sucessionais na Serra da Cantareira, São Paulo-SP. In: 9o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2015, São Paulo. Anais..., 2015.

11.
FERRATTO, B. V. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; DESCIO, F. ; PAULA, G. C. R. . Florística e fitossociologia de um remanescente de Mata Atlântica com presença de espécies exóticas e invasoras. In: 9o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2015, São Paulo. Anais.... São Paulo, 2015.

12.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; MOURA, C. ; VILELA, F. E. S. P. ; IVANAUSKAS, N. M. ; MATTOS, I. F. A. ; KANASHIRO, M. M. ; FRANCO, G. A. C. D. ; PASTORE, J. A. ; BAITELLO, J. B. ; AGUIAR, O. T. . Composição florística das Florestas Ombrófila Densa Montana e Alto-montana no Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, Capão Bonito - SP. In: 66o Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos - SP. Anais..., 2015.

13.
MORI, M. K. ; AQUINO, L. F. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; DESCIO, F. ; SILVA, R. D. V. . Composição florística e estrutura da Floresta Madura no Núcleo Pedra Grande, P.E. Cantareira, SP. In: 66o Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos - SP. Anais..., 2015.

14.
AQUINO, L. F. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; DESCIO, F. . Sucessão secundária e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira, São Paulo-SP. In: 66o Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos - SP. Anais..., 2015.

15.
FERRATTO, B. V. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; DESCIO, F. ; PAULA, G. C. R. ; AQUINO, L. F. ; MORI, M. K. . Florística e fitossociologia de um remanescente de Mata Atlântica com presença de espécies exóticas e invasoras. In: 66o Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos - SP. Anais..., 2015.

16.
AQUINO, L. F. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; DESCIO, F. . Sucessão secundária e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira, São Paulo - SP. In: 8o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2014, São Paulo. Anais..., 2014.

17.
ASSAD, A. ; LONGUI, E. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; BAITELLO, J. B. ; LIMA, I. L. ; FLORSHEIM, S. M. B. . Anatomia comparada dos vasos no lenho de Ocotea curucutuensis Baitello proveniente do Pico do Itapeva e do Núcleo Curucutu, Parque Estadual da Serra do Mar, SP. In: 7o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2013, São Paulo. Anais..., 2013.

18.
PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; OLIVEIRA, N. M. ; VILELA, F. E. S. P. . Atividades de extensão universitária como estratégia de integração entre o Parque Estadual do Rio Turvo e o município de Barra do Turvo, Vale do Ribeira, SP, Brasil. In: VIII Congreso de Áreas Protegidas de la IX Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo, 2013, Havana - Cuba. Cd de memorias, 2013.

19.
SILVA, M. M. T. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; DESCIO, F. ; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; KOTEZ, L. . Interpretação da Trilha da Cachoeira, Núcleo Engordador, Parque Estadual da Cantareira, São Paulo - SP. In: 7o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal,, 2013, São Paulo. Anais..., 2013.

20.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; SHEPHERD, G. J. ; MOURA, C. . Estrutura de clareiras de origem antrópica na Serra da Cantareira, SP, Brasil. In: V Simpósio de Restauração Ecológica, 2013, São Paulo. Anais..., 2013.

21.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; DESCIO, F. . Monitoramento e mitigação de impactos ambientais da implantação do novo traçado da Linha de Transmissão Guarulhos-Anhanguera no Parque Estadual da Cantareira, SP. In: V Simpósio de Restauração Ecológica, 2013, São Paulo. Anais..., 2013.

22.
MOURA, C. ; LIBORIO, L. C. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; COFFANI-NUNES, J. V. ; BATISTA, E. W. W. . Monitoramento da regeneração da floresta ombrófila densa sub-montana após o corte e o abandono pela bananicultura na região da Juréia, Vale do Ribeira-SP. In: V Simpósio sobre Restauração Ecológica, 2013, São Paulo. Anais..., 2013.

23.
SANTOS, M. Z. O. ; LONGUI, E. ; SANTOS, C. M. ; ROMEIRO, D. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; DESCIO, F. ; LIMA, I. L. ; FLORSHEIM, S. M. B. . Variação axial do comprimento dos elementos de vaso e características das fibras do lenho de Sessea brasiliensis Toledo. In: 6o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, 2012, São Paulo. Anais..., 2012.

24.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; SHEPHERD, G. J. . Estrutura de clareiras de origem antrópica na Serra da Cantareira, SP, Brasil. In: 18 Congresso da Sociedade de Botânica de São Paulo, 2010, São Paulo. Anais, 2010.

25.
PAULA, G. C. R. ; GREGORATO, V. ; NUNES, C. S. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. . Monitoramento da anurofauna de serrapilheira após o desmatamento para a instalação do novo traçado da Linha de Transmissão Guarulhos-Anhanguera no Parque Estadual da Cantareira, São Paulo-SP. In: IV Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2009, Pirenópolis. Anais, 2009.

26.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PASTORE, J. A. ; VILELA, F. E. S. P. ; MOURA, C. ; AGUIAR, O. T. . Flora arbustivo-arbórea do Núcleo Cabuçu, Parque Estadual da Cantareira, Guarulhos, SP. In: 17 Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2008, Guarulhos. Anais, 2008.

27.
GREGORATO, V. ; NUNES, C. S. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Composição florística de áreas em regeneração natural na Serra da Cantareira, São Paulo-SP. In: 17 Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2008, Guarulhos. Anais, 2008.

28.
PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; NUNES, C. S. ; GREGORATO, V. . Monitoramento da anurofauna de serrapilheira na área de influência da Linha de Transmissão Guarulhos-Anhanguera, no interior do Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, SP. In: III Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2007, Belém. Anais, 2007.

29.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; LEITE, M. O. ; GREGORATO, V. ; NUNES, C. S. ; RESENDE, M. A. C. S. ; SCHIAVETTI, A. . Monitoramento e mitigação de impactos ambientais de empreendimentos de infra-estrutura pública no interior do Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, Brasil. In: 2 Congreso de Parques Nacionales y Otras Areas Protegidas, 2007, San Carlos de Barilloche. Anais, 2007.

30.
VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. ; BRITO, V. C. . Os impactos ambientais permanentes em Unidades de Conservação de proteção integral e a compensação ambiental: estudo de casos para o estado de São Paulo, Brasil. In: 2 Congreso Latinoamericano de Parques Nacionales y Otras Areas Protegidas, 2007, San Carlos de Bariloche. Anais, 2007.

31.
LINO, C. F. ; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; BRITO, V. C. ; VILELA, F. E. S. P. . Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga - uma experiência para resolução de conflitos em áreas protegidas do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo. In: 2 Congreso Latinoamericano de Parques Nacionales y Otras Areas Protegidas, 2007, San Carlos de Bariloche. Anais, 2007.

32.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; SHEPHERD, G. J. ; GREGORATO, V. ; NUNES, C. S. . Composição florística do estrato arbóreo de trecho de floresta ombrófila densa montana secundária, Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, SP. In: 58 Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. Anais, 2007.

33.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; CHAUTEMS, A. P. ; SHEPHERD, G. J. . O primeiro registro de Sinningia gigantifolia Chautems (Gesneriaceae) no Estado de São Paulo ? SP. In: 58 Congresso Brasileiro de Botânica, 2007, São Paulo. Anais, 2007.

34.
RESENDE, M. A. C. S. ; BRITO, V. C. ; PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. ; MOURA, C. ; RODRIGUES, E. A. . Os mosaicos de Unidades de Conservação: estudos de casos no Vale do Ribeira, São Paulo-SP. In: III Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira, 2007, Registro. Anais, 2007.

35.
Toniato, M.T.Z. ; AGUIAR, O. T. ; ARAUJO, C. O. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; Baitello, J.B. ; Cielo-Filho R. ; Franco, G.A.D.C. ; Ivanauskas, N.M. ; Polisel, R.T. ; Souza, F.M. . Caracterização da flora e do estado de conservação da vegetação do Parque Estadual da Serra do Mar. In: LVII Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Anais, 2006.

36.
PAULA, G. C. R. ; CONDEZ, T. H. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; MARTINS, M. . Diversidade de anuros de serapilheira no Núcleo Pedra Grande, Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, SP. In: II Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2005, Belo Horizonte. Anais, 2005.

37.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; OLIVEIRA, N. M. ; PAULA, G. C. R. ; FRANCO, G. A. D. C. . Levantamento florístico do estrato arbóreo de remanescente florestal no Bairro Malota, município de Jundiaí, SP. In: XV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2004, Ubatuba. Anais, 2004.

38.
PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; LENTINI, M. A. W. ; FIGUEIROA, F. M. Z. . Implantação de trilha interpretativa no Parque Estadual de Jacupiranga, Núcleo Caverna do Diabo, município de Eldorado-SP. In: XV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2004, Ubatuba. Anais, 2004.

39.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. . Atividades de extensão universitária como estratégia de integração entre o Parque Estadual Jacupiranga e o município de Barra do Turvo, SP. In: 15 Encontro de Biólogos do Conselho Regional de Biologia CRBio-1 (SP,MT,MS), 2004, São Pedro. Anais, 2004.

40.
PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. . Implantação do centro de visitantes no Parque Estadual de Jacupiranga, Núcleo Caverna do Diabo, Eldorado, SP. In: 15 Encontro de Biólogos, 2004, São Pedro. Anais, 2004.

41.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. . O licenciamento no entorno de Unidades de Conservação, processos ecológicos e a aplicação da Resolução CONAMA 13/90: extração de seixo rolado no Rio Itariru - um estudo de caso. In: II Congresso Brasileiro de Legislação Ambiental, Bioética e Biodireito, 2003, Ribeirão Preto. Anais, 2003.

42.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; MONTEIRO, R. . Florística e fitossociologia de trecho da Serra da Cantareira, Núcleo Águas Claras, Parque Estadual da Cantareira, Mairiporã - SP. In: XIV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2002, Rio Claro. Anais, 2002.

43.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; MONTEIRO, R. ; JIMENEZ-RUEDA, J. R. . Relações entre relevo, solos e vegetação em uma vertente da Serra da Cantareira, Núcleo Águas Claras, Parque Estadual da Cantareira, Mairiporã-SP. In: XIV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2002, Rio Claro. Anais, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Código Florestal: o antigo, o velho e o novo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Recuperação de Florestas Nativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação: processos de criação, redefinição de limites e recategorização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação e o SNUC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação e a conservação da água. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação da Natureza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. As relações ecológicas. São Paulo: Instituto Florestal, 2004 (Apostila para a formação de monitores ?Caminhos do Mar?).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Laudo técnico-científico sobre danos ambientais em área no interior do Parque Estadual do Juquery, no município de Franco da Rocha, SP. 2009.

2.
VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. . Laudo técnico sobre danos à vegetação de restinga na Praia do Camburi, Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba-SP. 2007.

3.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Laudo técnico sobre danos ambientais praticados por Paulo Henrique Seixas Toledo no interior do Parque Estadual do Juquery, Franco da Rocha - SP. 2007.

4.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Laudo técnico sobre danos ambientais praticados por Francisco Varela dos Santos no interior do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba-SP. 2007.

5.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; LEITE, M. O. ; PAULA, G. C. R. . Laudo técnico-científico sobre danos ambientais praticados por Rafael Simões no entorno do Parque Estadual da Cantareira, São Paulo-SP. 2007.

6.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; VILELA, F. E. S. P. . Laudo técnico-científico sobre danos ambientais praticados por Sérgio Cavalcante Dias no interior do Parque Estadual da Cantareira, Mairiporã-SP. 2007.

7.
MOURA, C. ; VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. . Relatório de vistoria sobre projeto de recuperação apresentado por Marcelino Villar Gutierrez, Miracatu-SP (Proc. SMA 41805/2001). 2007.

8.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Laudo técnico-científico sobre danos ambientais praticados pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) no interior do Parque Estadual da Cantareira, São Paulo-SP. 2006.

9.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; VILELA, F. E. S. P. . Laudo técnico sobre danos ambientais praticados por Sérgio Cavalcante Dias no interior do Parque Estadual da Cantareira, Mairiporã - SP. 2006.

10.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; BRITO, V. C. ; RESENDE, M. A. C. S. ; PAULA, G. C. R. ; Souza, G.S. . Solicitação de subsídios para embasar a manifestação da Fazenda do Estado frente aos laudos periciais da Ação de Reintegração de Posse, promovida pela Fazenda Pública do Estado de São Paulo, contra Daniel Cruz de Jesus ? Autos no 31/99 da Vara Única da Comarca de Apiaí.. 2006.

11.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Laudo técnico para constatação de reparação de dano ambiental, em área situada no interior do parque Estadual do Jurupará, Ibiúna-SP. 2005.

12.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. . Vistoria de verificação do cumprimento do termo de ajustamento de conduta firmado entre Flávio Botelle e a Promotoria de Justiça de Ibiúna, concluída em 30/12/2004 (Processo SMA no 41.727/97). 2004.

13.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; FAZZIO, E. . Projeto para a elaboração do Plano Operacional de Controle do PCMA-RS, que envolve estudos para a integração das atividades de fiscalização e licenciamento dos órgãos ambientais do Sistema Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul na região da Serra e Litoral Norte do Estado. 2004.

14.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Avaliação de doação de área para o Parque Estadual da Serra do Mar, concluída em 16/10/2004 (Processo CPRN no 000.604/04). 2004.

15.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; OLIVEIRA, N. M. ; PAULA, G. C. R. . Laudo de caracterização do estágio sucessional, levantamento da vegetação de remanescente florestal e irregularidades constatadas na Chácara de Recreio Fazenda Malota, Jundiaí ? SP, concluído em 12/10/2003. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; IVANAUSKAS, N. M. ; KAMEYAMA, C. ; MOURA, C. ; KANASHIRO, M. M. . Vegetação e flora da área proposta para criação de unidade de conservação entre Barreiro Rico em Anhembi e Tanquã em Piracicaba. 2018.

2.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; ZORZI, V. G. ; AGUIAR, O. T. ; KAMEYAMA, C. ; KANASHIRO, M. M. ; MATTOS, I. F. A. . Vegetação do Parque Estadual de Itapetinga. 2017.

3.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; ZORZI, V. G. ; AGUIAR, O. T. ; KAMEYAMA, C. ; KANASHIRO, M. M. ; MATTOS, I. F. A. . Vegetação do Monumento Natural da Pedra Grande. 2017.

4.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; ARAGAKI, S. ; AGUIAR, O. T. ; CATHARINO, E. L. M. ; BAITELLO, J. B. ; KANASHIRO, M. M. ; MATTOS, I. F. A. ; SILVA, R. D. V. ; BRAGA, L. S. . Vegetação da Floresta Estadual de Guarulhos. 2017.

5.
SILVA, R. D. V. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; BAITELLO, J. B. ; AGUIAR, O. T. ; VILELA, F. E. S. P. . Estudo florístico da Serra de Itapeti, SP. 2016.

6.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; IVANAUSKAS, N. M. ; MOURA, C. ; VILELA, F. E. S. P. ; MATTOS, I. F. A. ; KANASHIRO, M. M. ; AGUIAR, O. T. ; BAITELLO, J. B. ; FRANCO, G. A. D. C. ; FERRATTO, B. ; AQUINO, L. F. . Estudo da vegetação da Fazenda Nova Trieste, Eldorado-SP, para a criação ou ampliação de Unidades de Conservação. 2014.

7.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; IVANAUSKAS, N. M. ; MOURA, C. ; VILELA, F. E. S. P. ; MATTOS, I. F. A. ; KANASHIRO, M. M. ; AGUIAR, O. T. ; BAITELLO, J. B. ; FRANCO, G. A. D. C. ; FERRATTO, B. ; AQUINO, L. F. . Estudo da vegetação da Gleba Sen Fim, Iporanga-SP, para a criação ou ampliação de Unidades de Conservação. 2014.

8.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; IVANAUSKAS, N. M. ; MOURA, C. ; VILELA, F. E. S. P. ; MATTOS, I. F. A. ; KANASHIRO, M. M. ; AGUIAR, O. T. ; BAITELLO, J. B. ; FRANCO, G. A. D. C. ; FERRATTO, B. ; AQUINO, L. F. . Estudo da vegetação da Gleba Lageado-Jeremias, Iporanga-SP, para a criação ou ampliação de Unidades de Conservação. 2013.

9.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; IVANAUSKAS, N. M. ; VILELA, F. E. S. P. ; MOURA, C. ; MATTOS, I. F. A. ; KANASHIRO, M. M. ; AGUIAR, O. T. ; BAITELLO, J. B. ; FRANCO, G. A. D. C. . Estudo da vegetação da Gleba São José do Guapiara, Guapiara-SP, para a criação ou ampliação de Unidades de Conservação. 2013.

10.
VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. ; CARVALHO, J.L. . PARECER TÉCNICO-CIENTÍFICO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DE SOMBREAMENTO POR EDIFÍCIO NA VEGETAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL ALBERTO LÖFGREN, SÃO PAULO-SP.. 2012.

11.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; IVANAUSKAS, N. M. ; VILELA, F. E. S. P. ; MOURA, C. ; MATTOS, I. F. A. ; KANASHIRO, M. M. ; AGUIAR, O. T. ; BAITELLO, J. B. ; FRANCO, G. A. D. C. . Estudo da vegetação para a criação do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, Capão Bonito-SP. 2012.

12.
PINHEIRO, A.A. ; VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; ARAGAKI, S. . Avaliação de duas áreas indicadas pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Campinas para receber os recursos da compensação ambiental referente à ampliação do aeroporto de Viracopos. 2011.

13.
Varios ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. . Parecer do Instituto Florestal sobre os impactos da construção e operação do trecho norte do Rodoanel Mario Covas no Parque Estadual Alberto Löfgren ? PEAL e sua zona de amortecimento. Análise do RIMA ? Relatório de Impacto Ambiental.. 2011.

14.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; ANTUNES, A. Z. ; PONTINHA, A. ; SILVA, D.A. ; CAMPOS, F. P. ; Durigan, G. ; PAULA, G. C. R. ; MATTOS, I. F. A. ; PASTORE, J. A. ; SILVA, J. ; RESENDE, M. A. C. S. ; MATSUSHIMA, M. ; OLIVEIRA, R. C. R. . Proposta de criação da Estação Ecológica de Avaré. 2010.

15.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Relatório de monitoramento da vegetação durante a obra de repotenciação da Linha de Transmissão Guarulhos-Anhanguera no Parque Estadual da Cantareira, São Paulo - SP. 2007.

16.
VILELA, F. E. S. P. ; ANTUNES, A. Z. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; PAULA, G. C. R. . Relatório de vistoria da Reserva Florestal do Morro Grande. 2007.

17.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; ANTUNES, A. Z. ; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; SILVA, J. ; RESENDE, M. A. C. S. ; CALACA, T. S. ; BRITO, V. C. . Parecer técnico sobre a criação do Parque Estadual da Várzea do Embu-Guaçu. 2007.

18.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. ; Herculiani, S. ; BRITO, V. C. . Parecer técnico referente à análise do projeto de lei n. 304 de 2006, que propõe a exclusão de áreas do Parque Estadual do Jurupará. 2006.

19.
Marino, L. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. . Parecer técnico sobre licenciamento para ampliação de lavra de caulim pela White Claytech Mineração Ltda., no município de Embu Guaçu e São Lourenço da Serra. 2006.

20.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; RESENDE, M. A. C. S. ; PAULA, G. C. R. . Parecer técnico para pesquisa mineral de água mineral e argila, concluída em 27/8/2004 (Processo SMA no 89.650/04). 2004.

21.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. ; SILVA, J. . Análise do PRAD da Pedreira Mongaguá, concluída em 4/8/2004 (Protocolado no 140/89). 2004.

22.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; COSTA NETO, J. B. . Informação técnica sobre o fundamento legal para prosseguir com o indeferimento em áreas de Parque, concluída em 6/7/2004 (Ofício DNPM no 3.098/04-2oDS/DNPM/SP). 2004.

23.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Análise de empreendimento de mineração e beneficiamento mineral, usinas de asfalto, concreto e brita graduada, no entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba, SP, concluída em 30/4/2004 (Processo SMA no 40.002/04 e Processo SMA no 89.733/03). 2004.

24.
PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; ESTON, M. R. ; VILELA, F. E. S. P. ; RESENDE, M. A. C. S. ; OLIVEIRA, R. C. R. . Parecer técnico referente à implantação de empreendimento para implantação de acesso e atividades de piscicultura no entorno do Parque Estadual do Jurupará. 2004.

25.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Análise de empreendimento para implantação de acesso e atividades de piscicultura no entorno do Parque Estadual do Jurupará, concluído em 10/2/2004 (Processo SMA no 69.081/2003). 2003.

26.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. . Análise de abertura de estrada de acesso/construção no entorno do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, concluído em 19/12 (Processo SMA no 76.089/03). 2003.

27.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. . Análise da instalação de torre de transmissão na linha de transmissão Cabreúva ? Mairiporã no P.E. Juquery, concluída em 5/12/2003 (Ofício CT/PM no 314/2003). 2003.

28.
MOURA, C. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; VILELA, F. E. S. P. . Análise do projeto ?Ampliação e Criação de Unidades de Conservação na Bacia Hidrográfica da Billings?, concluída em 21/10/2003 (Processo SMA no 42.456/03). 2003.

29.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; RESENDE, M. A. C. S. ; PAULA, G. C. R. ; BRITO, V. C. ; VILELA, F. E. S. P. ; OLIVEIRA, R. C. R. . Análise do Projeto de Lei no 984 de 2003, publicado no D.O de 27/09/03, referente a alteração de limites do Parque Estadual de Jacupiranga, concluída em 9/12/2003 (MEMO AP no 235/2003). 2003.

30.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. . Análise da viabilidade técnica e legal para captação de água no interir do Parque Estadual da Serra do Mar, concluído em 21/9/2003. (Processo SMA nº 42.191/2001). 2003.

31.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; RESENDE, M. A. C. S. . Solicita parecer do Instituto Florestal, sobre condições ambientais de gleba no município de Miracatu, concluído em 17/7/2003 (Processo SMA no 42.831/96). 2003.

32.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Análise de empreendimento da SABESP para a implantação de nova barragem e vertedor no Poço Preto em área de entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, concluído em 30/5/2003 (Processo SMA no 72.299/98). 2003.

33.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; VILELA, F. E. S. P. ; Alonso,M. . Análise de empreendimento para extração de cascalho (seixo rolado) no leito do Rio Itarirú, município de Itanhaém, pela Prefeitura Municipal de Itanhaém, em área contígua ao Parque Estadual da Serra do Mar ? PESM, concluída em 17/4/2003 (Processo SMA no 84.248/2001). 2003.

34.
VILELA, F. E. S. P. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. ; Mota, I.S. . Análise da viabilidade das obras de manutenção das estradas da Limeira e Intermediária no interior dos Núcleos São Sebastião e Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar, concluída em 20/3/2003 (Processo SMA no 84.248/2001). 2003.

35.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Assessoria técnica ao Ministério Público sobre aspecto fundiário do Parque Estadual de Jacupiranga, concluído em 4/2/2003 (Ofício no 566/2001 ? P.P. de Inquérito Civil no 047/97). 2003.

36.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; VILELA, F. E. S. P. ; PAULA, G. C. R. . Análise de empreendimento para implantação de uma Usina Hidrelétrica denominada Camburu, concluída em 26/11/2002 (MEMO/CPRN/DAIA no 760/02 e Processo SMA no 13.707/2001). 2002.

37.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; RESENDE, M. A. C. S. ; PAULA, G. C. R. . Análise do empreendimento Bela Tours, Hotéis e Empreendimentos Turísticos S/A, no município de Ilhabela, em área limítrofe e de entorno imediato do Parque Estadual Ilhabela-PEIB, concluída em 14/11/2002 (MEMO/CPRN/DAIA no 0238/02 e Processo SMA no13.530/02). 2002.

38.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; RESENDE, M. A. C. S. ; PAULA, G. C. R. ; OLIVEIRA, R. C. R. . Análise do relatório técnico final do empreendimento ?Caminhos do Mar ? Pólo Ecoturístico?, concluída em 1/9/2002 (Processo SMA no 1.217/01). 2002.

39.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. ; OLIVEIRA, R. C. R. . Análise do Relatório Ambiental Preliminar ? RAP, referente ao Condomínio Residencial na praia do Pacuíba, em área limítrofe ao Parque Estadual Ilhabela ? PEIB, concluída em 20/8/2002 (MEMO/CPRN/DAIA no 096/02 e Processo SMA no13.856/99). 2002.

40.
RESENDE, M. A. C. S. ; OLIVEIRA, R. C. R. ; PAULA, G. C. R. ; ARZOLLA, F. A. R. D. P. . Informação técnica sobre a administração, conservação e guarda dos bens ambientais e histórico-culturais que compõem a região abrangida pela SP-148 ?Caminhos do Mar?, como subsídio à defesa da Fazenda do Estado, na Ação Civil Pública no 221/02, concluída em 02/08/2002 (Ofício AEP/DG no 55/2002). 2002.

41.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. . Análise de estudos e projetos de engenharia do Sistema de Abastecimento de Água no Município de Campos do Jordão (Sede) e Distrito de Descansópolis, concluída em 25/6/2002 (Expediente no 1900-COB13/02). 2002.

42.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. ; RESENDE, M. A. C. S. ; OLIVEIRA, R. C. R. . Parecer técnico sobre Plano de Controle Ambiental apresentado pelo Clube Paulistano de Tiro, em área interna ao P.E. Alberto Löfgren, concluído em 15/2/2002 (Ofício nº 1.964/01-3-PJMAC - Pt. 057/98). 2002.

43.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; RESENDE, M. A. C. S. ; PAULA, G. C. R. . Análise de intervenção em área do Núcleo Picinguaba, no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, concluído em 14/2/2002 (Processo SMA no 89.134/00). 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. . Unidades de Conservação da Natureza. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. . Unidades de Conservação da Natureza. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação da Natureza. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Tópicos de Unidades de Conservação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação da Natureza. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação da Natureza. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOMES, E. P. C.; BIANCHINI, R. S.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Participação em banca de Janaína Pinheiro Costa. Regeneração natural no sub-bosque de eucaliptal no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

2.
MEIRELLES, S. T.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.; SANTOS, R. F.. Participação em banca de Vinícius Gaburro de Zorzi. Endemismo e conservação de refúgios xéricos pleistocênicos da Serra do Itapetinga. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de São Paulo.

3.
MANTOVANI, W.; FURLAN, S. A.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.; SANTOS, R. F.. Participação em banca de Claudio de Moura. Caracterização da dinâmica de regeneração natural em duas fisionomias de Floresta Ombrófila Densa degradadas na região da Juréia, Litoral Sul - Vale do Ribeira, SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade de São Paulo.

4.
CATHARINO, E. L. M.; BARROS, F.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Participação em banca de Luciano Ramos Zandoná. Orchidaceae no Parque Estadual da Cantareira: florística e conservação. 2014. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

5.
GOMES, E. P. C.; MARTINI, A. M. Z.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Participação em banca de Hebert Kondrat. Dinâmica da Comunidade Vegetal de Remanescente de Mata Atlântica na Região Metropolitana de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

6.
CATHARINO, E. L. M.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.; IVANAUSKAS, N. M.. Participação em banca de Eduardo Hortal Pereira Barreto. Florestas climácicas da região metropolitana de São Paulo-SP: caracterização florística, estrutural e relações fitogeográficas. 2013. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Teses de doutorado
1.
CORDEIRO, I.; PIVELLO, V. R.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.; CATHARINO, E. L. M.; GOMES, E. P. C.. Participação em banca de Helisvania Gomes Martins. Caracterização florística e estrutural de cerradões em diferentes cotas altitudinais no Estado do Maranhão, Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Qualificações de Doutorado
1.
CORDEIRO, I.; ALMEIDA-SCABBIA, R. J.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Participação em banca de Ricardo Pedro Guazzelli Rosario. Parâmetros e descritores biológicos para o estabelecimento de classes estágios sucessionais iniciais para a Floresta Ombrófila Densa Montana, como contribuição à conservação da Mata Atlântica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

2.
GOMES, E. P. C.; PACIENCIA, M. L. B.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Participação em banca de Marcos Enoque Leite Lima. Dinâmica da Mata Atlântica de Paranapiacaba ? Santo André, São Paulo ? Brasil.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Qualificações de Mestrado
1.
BIANCHINI, R. S.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.; ROCHA, Y. T.. Participação em banca de Janaína Pinheiro Costa. Regeneração natural no sub-bosque de eucaliptal no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

2.
CATHARINO, E. L. M.; MARTINI, A. M. Z.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Participação em banca de Hebert Kondrat. Dinâmica da comunidade vegetal de remanescente de Mata Atlântica na região metropolitana de São Paulo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAYWORM, M. A. S.; DOMINGOS, M. D.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Participação em banca de Luiza Stehling Braga.Espécies tardias versus iniciais e a sucessão secundária na Serra da Cantareira, SP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Santo Amaro.

2.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; FERREIRA, M. L.; MESSIAS, F. M.. Participação em banca de Rafaela Dias Valeck da Silva.Sucessão e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira, SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nove de Julho.

3.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; CORETE, A. C.; MOURA, C.. Participação em banca de Bruna de Vasconcelos Ferratto.Florística e fitossociologia de um remanescente de Mata Atlântica com presença de espécies exóticas e invasoras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; MENGHINI, R. P.. Participação em banca de Victor Gregorato.Composição florística de áreas em processo de regeneração natural na Serra da Cantareira, São Paulo, SP.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista.

5.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; SILVEIRA, F. P. A.; FRANCOS, M. S.. Participação em banca de Camila da Silva Nunes.Interpretação da Natureza em trilhas do Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal.Florestas maduras do Núcleo Pedra Grande, P.E. Cantareira, SP: variações florísticas e estruturais. 2015. (Seminário).

2.
9o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal.Florística e fitossociologia de um remanescente de Mata Atlântica com presença de espécies exóticas e invasoras. 2015. (Seminário).

3.
9o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal.Estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana em diferentes estágios sucessionais na Serra da Cantareira, São Paulo-SP. 2015. (Seminário).

4.
8o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal.Sucessão secundária e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira, São Paulo - SP. 2014. (Seminário).

5.
7o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal.Anatomia comparada dos vasos no lenho de Ocotea curucutuensis Baitello proveniente do Pico do Itapeva e do Núcleo Curucutu, Parque Estadual da Serra do Mar, SP. 2013. (Seminário).

6.
7o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal,.Interpretação da Trilha da Cachoeira, Núcleo Engordador, Parque Estadual da Cantareira, São Paulo-SP. 2013. (Seminário).

7.
V Simpósio de Restauração Ecológica.Estrutura de clareiras de origem antrópica na Serra da Cantareira, SP, Brasil. 2013. (Simpósio).

8.
V Simpósio de Restauração Ecológica.Monitoramento e mitigação de impactos ambientais da implantação do novo traçado da Linha de Transmissão Guarulhos-Anhanguera no Parque Estadual da Cantareira, SP. 2013. (Simpósio).

9.
V Simpósio de Restauração Ecológica.Monitoramento da regeneração da floresta ombrófila densa sub-montana após o corte e o abandono pela bananicultura na região da Juréia, Vale do Ribeira-SP. 2013. (Simpósio).

10.
6o Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal.Variação axial do comprimento dos elementos de vaso e características das fibras do lenho de Sessea brasiliensis Toledo. 2012. (Seminário).

11.
VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. A criação da Estação Ecológica de Avaré: adequação do Horto Florestal Andrada e Silva ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação. 2012. (Congresso).

12.
X Congresso de Ecologia do Brasil. Estrutura de clareiras de origem antrópica na Serra da Cantareira, SP, Brasil. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rafaela Dias Valeck da Silva. Florestas secundárias do Parque Estadual da Cantareira: variações florísticas e estruturais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Yuri dos Santos Pacheco. Sucessão secundária e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira-SP. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).

2.
Jéssica Maria de Jesus Ferreira. Espécies exóticas invasoras e a regeneração florestal na Serra da Cantareira, SP. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiza Stehling Braga. Espécies tardias versus iniciais e a sucessão secundária na Serra da Cantareira, SP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

2.
Rafaela Dias Valeck da Silva. Sucessão secundária e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira, SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

3.
Larissa Ferreira de Aquino. Estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana em diferentes estágios sucessionais na Serra da Cantareira, São Paulo-SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

4.
Bruna de Vasconcelos Ferratto. Florística e fitossociologia de um remanescente de Mata Atlântica com presença de espécies exóticas e invasoras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

5.
Victor Gregorato. Composição florística de áreas em processo de regeneração natural na Serra da Cantareira, São Paulo, SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biològicas) - Universidade Paulista. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

6.
Camila da Silva Nunes. Interpretação da Natureza em trilhas do Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo ? SP.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

Iniciação científica
1.
Luiza Stehling Braga. Espécies tardias versus iniciais e a sucessão secundária na Serra da Cantareira, SP. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

2.
Luiza Stehling Braga. Espécies tardias, sucessão secundária e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira, SP. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Santo Amaro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

3.
Larissa Ferreira de Aquino. Estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana em diferentes estágios sucessionais na Serra da Cantareira, São Paulo-SP. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

4.
Mayra Kaory Mori. Florestas maduras do Núcleo Pedra Grande, P.E. Cantareira, SP: variações florísticas e estruturais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

5.
Larissa Ferreira de Aquino. Sucessão secundária e a estrutura da Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra da Cantareira, São Paulo - SP. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

6.
Victor Gregorato. Composição florística de áreas em processo de regeneração natural na Serra da Cantareira, São Paulo, SP. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biològicas) - Universidade Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

Orientações de outra natureza
1.
Márcio Marcos Tavares da Silva. Conservação da Natureza e Trilhas Interpretativas. 2013. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

2.
Marcelo Gobbita. Florística, Fittossociologia, Conservação da natureza. 2006. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

3.
Bruno Esslinger Costa. Florística, Fitossociologia, Conservação da Natureza. 2006. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

4.
Ezimar de Andrade. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1998. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

5.
Thomas Cristopher Blum. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1998. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

6.
Wiviane de Castro. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1998. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

7.
Elizabeth Silva. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1998. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

8.
Alexandre Kliemann. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1998. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

9.
Ana Paula dos Santos. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1998. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

10.
Fabiano Ziebarth. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1998. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

11.
Nilson Máximo. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1998. Orientação de outra natureza - Centro Universitário Senac. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

12.
Maria Rita Rodda. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1997. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

13.
Marco Aurélio Watanabe Lentini. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1997. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.

14.
Lilian Letícia Mitiko Hangae. Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Silvestres. 1996. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação da Natureza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação e o SNUC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação e a conservação da água. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação: processos de criação, redefinição de limites e recategorização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação da Natureza. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. . Unidades de Conservação da Natureza. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.. Unidades de Conservação da Natureza. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ARZOLLA, F. A. R. D. P.; PAULA, G. C. R. . Unidades de Conservação da Natureza. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 6:33:57