Eliane Veríssimo de Santana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4642027631405774
  • Última atualização do currículo em 16/07/2018


Licenciada em História pela Universidade Federal de Alagoas (2009), Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná e Doutora pela mesma Universidade. Dedica-se ao estudo do agostiniano Egídio Romano e sua contribuição na teoria política da Baixa Idade Média. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Veríssimo de Santana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, E. V.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
com período sanduíche em Università degli Studi di Firenze (Orientador: Giancarlo Garfagnini).
Título: Poiché è noto che in lui risiede tutto il potere della Chiesa: A contribuição do tratado De ecclesiastica potestate de Egídio Romano na construção do conceito de plenitudo do poder papal frente a teoria conciliar (1243-1316)., Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Fátima Regina Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Egídio Romano; De ecclesiastica potestate; Conciliarismo; Baixa Idade Média; História Política; história medieval.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A delimitação do Poder Temporal através das Virtudes no Espelho de Príncipe De Regimine Principum de Egídio Romano,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Fátima Regina Fernandes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Espelhos de Príncipe; história medieval.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2009
Graduação em História.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante em Informática com ênfase em Administração e Projeto de Redes.
Faculdade de Tecnologia de Alagoas, FAT, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Estágio Sanduiche.
Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
2014 - 2014
Extensão universitária em Projeto Pandora. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Monitoria em História Moderna. (Carga horária: 472h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Aula de Campo em Canindé do São Francisco. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2004 - 2004
História e Análise do Discurso. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Para Entender o Mundo Atual. (Carga horária: 70h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2003 - 2003
O Brasil Econômico. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A bolsa foi temporariamente suspensa devido ao estágio Sanduíche, sendo restabelecida após o retorno a instituição UFPR

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxílio Tecnico, Carga horária: 40


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora online, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação de Maceió, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Poiché è noto che in lui risiede tutto il potere della Chiesa: A contribuição do tratado De ecclesiastica potestate de Egídio Romano na construção do conceito de plenitudo do poder papal frente a teoria conciliar (1243-1316).
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe dar continuidade a analise referente aos tratados de teoria política escritos pelo frade agostiniano Egídio Romano. Egídio desenvolve seus tratados em meio a disputas políticas entre os poderes temporal e espiritual, representados nesse momento pelo papa Bonifácio VIII e Felipe IV, da França, disputa na qual convive de forma ativa, elaborando teorias que apoiam e defendem não apenas a supremacia de caráter universal sobre a cristandade da instituição eclesiástica frente ao crescente poder do regnum. Para além da defesa elaborada por parte de Egídio frente a esse poder temporal, tencionamos analisar a proposta de combate que o autor promove ao movimento conciliarista, que contesta a autoridade máxima do papa dentro da Igreja, afirmando a superioridade de um concílio de caráter colegiado que teria uma autoridade maior que a pontifícia. Nesse sentido que consideramos o escrito egidiano De ecclesiastica Potestate como uma forma de combate esses princípios colegiados, visando assim a proteção e manutenção da plenitudo potestatis do papa dentro da própria instituição eclesiástica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Ca Insegna quali virtù ei principi debbiano avere: A Contenção régia por meio das virtudes no tratado De Regimine Principum de Egídio Romano
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar o tratado De Regimine Principum, escrito durante os anos de 1277 e 1281 pelo frade agostiniano EgídioRomano, que constitui um dos tratados do gênero Espelhos de Príncipe mais lidos e transmitidos de teoria política da baixa idade média. Este tratado doutrinal propõe a construção teórica da imagem ideal de governante, realizada através das virtudes morais da Prudência, Justiça, Temperança e Fortaleza. A conceituação dessas virtudes é elaborada por Egídio, a partir de parâmetros cristãos, e visam estabelecer uma delimitação da ação do poder temporal frente ao espiritual, aproximando a autoridade do rei ao âmbito da potestas em detrimento a auctoritas e a Plenitudo Potestatis dos Papas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2016
Identidades e Fronteiras perspectivas historiográficas para o estudo das relações políticas e culturais no medievo ibérico

Projeto certificado pela empresa Universidade Federal do Paraná em 23/09/2016.
Descrição: Subprojeto Pandora: desenvolvimento de materiais paradidáticos pelos doutorandos para uso dos professores de ensino médio para divulgação e potencial capacitação e atualização de materiais para docentes e discentes interessados do ensino público e privado. Disponibilização destes materiais no site do NEMED a todos que o acessarem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Eliane Veríssimo de Santana - Integrante / Janira Feliciano Pohlmann - Integrante / Fátima Regina Fernandes - Coordenador / Carlos Eduardo Zlatic - Integrante / Danilo Medeiros Gazzotti - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: História do Pensamento Político.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTANA, E. V.2014 SANTANA, E. V.. ANTES DE EXALTAR, CONTER: A LEITURA DO DE REGIMINE PRINCIPUM DE EGÍDIO ROMANO COMO UM SPECULUM DE DELIMITAÇÃO DO PODER RÉGIO. História e Cultura, v. 2, p. 488-509, 2014.

2.
SANTANA, E. V.2014SANTANA, E. V.; ZLATIC, C. E. . Homens de cultura na Baixa Idade Média ocidental: aspectos da formação erudita. Vozes, Pretérito & Devir, v. 3, p. 132, 2014.

3.
SANTANA, E. V.2013 SANTANA, E. V.; SCHIAVINATO, R. B. ; POHLMANN, J. F. ; SENKO, E. C. . AUERBACH REVISITADO PELA CRÍTICA HISTORIOGRÁFICA: O CASO DOM QUIXOTE. Revista Litteris, v. I, p. 265-283, 2013.

4.
SANTANA, E. V.2013 SANTANA, E. V.; FERNANDES, F. R. . Buona e leale, esprovata e quieta: Aspectos da imagem feminina na literatura pedagógico-política no século XIII. O tratado De Regimine Principum de Egídio Romano. Mirabilia (Vitória. Online), v. 1, p. 234-249, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, E. V.. Diálogos entre cinema e história: Aspectos da interpretação cinematográfica contemporânea da sociedade medieval no filme Em nome de Deus (Stealing Heaven) (1988). In: História no Cinema, 2013, Curitiba. Anais ?História no Cinema?, 2012. v. 1.

2.
SANTANA, E. V.. Razón direita para bien obrar: A virtude da prudência como elemento norteador da prática política no Espelho de Príncipe de Egídio Romano (1243-1316). In: IX EIEM Encontro Internacional dos Estudos Medievais - O Ofício do medievalista, 2011, Cuiabá. Anais do IX EIEM Encontro Internacional dos Estudos Medievais - O Ofício do medievalista, 2011. v. 1. p. 282-291.

3.
SANTANA, E. V.; DIEHL, R. M. . VINCERE VITIA ET SE IPSUM VIRTUS EST MORUM - AS VIRTUDES COMO INSTRUMENTOS POLÍTICOS NOS ESPELHOS DE PRÍNCIPES DE EGÍDIO ROMANO E ÁLVARO PELAYO. In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2011.

4.
SANTANA, E. V.. A Literatura Especular Medieval: A Educação do Príncipe através das virtudes. In: III EPEAL, 2009, Maceió. Anais do III Epeal, 2009.

5.
SANTANA, E. V.. A Literatura Didático-política Medieval: O gênero literário. In: II Semana de Letras, 2009, Maceió. Anais da II Semana de Letras, 2009.

6.
SANTANA, E. V.. O Espelho de Príncipe de Egídio Romano: As virtudes necessárias a o Bom Governante. In: VI Congresso Acadêmico, 2009, Maceió. Anais do VI Congresso Acadêmico, 2009.

7.
SANTANA, E. V.. As transformações no espaço familiar: um estudo sobre a Família Moderna. In: 3º Encontro Cultura e Memória. História: cultura e sentimento, 2007, Recife. Anais do 3º Encontro Cultura e Memória. História: cultura e sentimento, 2007. v. 1.

8.
SANTANA, E. V.. Uma leitura histórico ontológica da relação entre sexualidade e a lógica sócio-metabólica do capital. In: VI Semana de História, 2006, Maceió. VI Semana de História, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, E. V.. Razón direita para bien obrar: A virtude da prudência como elemento norteador da prática política no Espelho de Príncipe de Egídio Romano (1243-1316). In: IX EIEM Encontro Internacional dos Estudos Medievais - O Ofício do medievalista, 2011, Cuiabá. Anais do IX EIEM Encontro Internacional dos Estudos Medievais - O Ofício do medievalista, 2011.

2.
SANTANA, E. V.. A delimitação do Poder Temporal por meio da Prudência no Espelho de Príncipe de Egídio Romano. In: III Encontro Nacional de Estudos Sobre o Mediterrâneo Antigo & X FÓRUM DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA DA UERJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro Nacional de Estudos Sobre o Mediterrâneo Antigo & X FÓRUM DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA DA UERJ, 2011.

3.
SANTANA, E. V.; DIEHL, R. M. . VINCERE VITIA ET SE IPSUM VIRTUS EST MORUM - AS VIRTUDES COMO INSTRUMENTOS POLÍTICOS NOS ESPELHOS DE PRÍNCIPES DE EGÍDIO ROMANO E ÁLVARO PELAYO. In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2011.

4.
SANTANA, E. V.. Literatura Especular: O Carater didático dos Espelhos de Príncipes Medievais. In: III EPEAL, 2009, Maceió. Anais do III Epeal, 2009.

5.
SANTANA, E. V.. As transformações no espaço familiar: um estudo sobre a Família Moderna. In: II Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, 2007, Maceió. Anais do II Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, 2007. v. 1. p. 1-1.

6.
SANTANA, E. V.. A medicalização familiar:a formação estrutural da família moderna.. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007. v. 1. p. 1-1.

7.
SANTANA, E. V.. A influência na decomposição do Estado na formação da estrutura familiar moderna. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007. v. 1. p. 1-1.

8.
SANTANA, E. V.. A Sexualidade analisada a partir da Família Moderna e da construção de saberes. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007. v. 1. p. 1-1.

9.
SANTANA, E. V.. A relação entre a sexualidade e a lógica sócio-metabólica do Capital. In: Universidade Federal de sergipe, 2005, Aracajú. XXV Encontro Nacional dos Estudantes de História, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA, E. V.. Além da auctoritas a potestas: a definição de Plenitudo Potestatis no pensamento De ecclesiastica potestate de Egídio Romano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTANA, E. V.. Diálogos entre cinema e história: Aspectos da interpretação cinematográfica contemporânea da sociedade medieval no filme Em nome de Deus (Stealing Heaven) (1988). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTANA, E. V.. Razón direita para bien obrar: A virtude da prudência como elemento norteador da prática política no Espelho de Príncipe de Egídio Romano (1243-1316). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTANA, E. V.. A delimitação do Poder Temporal por meio da Prudência no Espelho de Príncipe de Egídio Romano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTANA, E. V.; DIEHL, R. M. . VINCERE VITIA ET SE IPSUM VIRTUS EST MORUM - AS VIRTUDES COMO INSTRUMENTOS POLÍTICOS NOS ESPELHOS DE PRÍNCIPES DE EGÍDIO ROMANO E ÁLVARO PELAYO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTANA, E. V.. O Espelho de Príncipe de Egídio Romano: As Virtudes necessarias ao Bom Governante. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTANA, E. V.. A Literatura Especular Medieval: A Educação do Príncipe através das virtudes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTANA, E. V.. Literatura Especular: O caráter didático dos Espelhos de Príncipes Medievais.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTANA, E. V.. A Literatura Didático-Política Medieval: O gênero literário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTANA, E. V.. As transformações no espaço familiar: um estudo sobre a Família Moderna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTANA, E. V.. As transformações no espaço familiar: um estudo sobre a Família Moderna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTANA, E. V.. As transformações no espaço familiar: um estudo sobre a Família Moderna no Ocidente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTANA, E. V.. A Sexualidade analisada a partir da Família Moderna e da construção de saberes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTANA, E. V.. A medicalização familiar:a formação estrutural da família moderna.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTANA, E. V.. A influência na decomposição do Estado na formação da estrutura familiar moderna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTANA, E. V.. Uma leitura histórico-ontológica da relação entre sexualidade e a lógica sócio metabólica do Capital. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTANA, E. V.. A Relação entre a sexualidade e a lógica sócio-metabólica do Capital. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTANA, E. V.. O nascimento das Universidades Medievais: Aspectos sobre a cultura de saber na Baixa Idade Média Ocidental 2014 (Outros).

2.
SANTANA, E. V.; ZLATIC, C. E. . IDENTIDADES E FRONTEIRAS NA IDADE MÉDIA IBÉRICA 2013 (Resenha).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTANA, E. V.. Projeto Pandora. 2014; Tema: Projeto Pandora: produção de materiais paradidáticos digitais (Núcleo de Estudos Mediterrânicos/ NEMED e Colégio Estadual do Paraná/CEP. (Site).

2.
SANTANA, E. V.. Núcleo de Estudos Mediterrânicos. 2012; Tema: Núcleo de Estudos Mediterrânicos. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Diálogos Mediterrânicos III. 2012. (Encontro).

2.
Ética e virtuosidade na antiguidade. 2011. (Oficina).

3.
III Encontro Nacional de Estudos Sobre o Mediterrâneo Antigo/X Fórum de Debates em História Antiga da UERJ.A delimitação do Poder Temporal por meio da Prudência no Espelho de Príncipe de Egídio Romano. 2011. (Encontro).

4.
I Seminário Franco-Brasileiro Identidades e Fronteiras na Península Ibérica Medieval. 2011. (Seminário).

5.
IX EIEM.Razón direita para bien obrar: A virtude da prudência como elemento norteador da prática política no Espelho de Príncipe de Egídio Romano (1243-1316). 2011. (Encontro).

6.
Semana Acadêmica de História.Pesquisa brasileiras sobre História de outros lugares. 2011. (Outra).

7.
V Congresso Internacional de História. "VINCERE VITIA ET SE IPSUM VIRTUS EST MORUM - AS VIRTUDES COMO INSTRUMENTOS POLÍTICOS NOS ESPELHOS DE PRÍNCIPES DE EGÍDIO ROMANO E ÁLVARO PELAYO. 2011. (Congresso).

8.
A delimitação da soberania do Poder Temporal e Espiritual: alguns elementos da teoria política tardo-medieval. 2010. (Oficina).

9.
A Fábula x A História na Idade Média. 2010. (Oficina).

10.
Aspectos da historiografia grega clássica. 2010. (Oficina).

11.
Diálogos Mediterrânicos. 2010. (Outra).

12.
Maravilhas de tempos passados: identidade, tradição e memória nas fontes tardo-antigas (séc V-VIII). 2010. (Oficina).

13.
Mini-Curso Textos apocalípticos na Antiguidade Tardia. 2010. (Outra).

14.
Semana de Estudos do Medievo Oriental. 2010. (Outra).

15.
III Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas.Literatura Especular: O Carater didático dos Espelhos de Príncipes Medievais. 2009. (Encontro).

16.
III Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas.A Literatura Especular Medieval: A Educação do Príncipe através das virtudes. 2009. (Encontro).

17.
II Semana de Letras.A Literatura Didático-Política Medieval: O gênero literário "Espelho de Príncipes". 2009. (Outra).

18.
VI Congresso Acadêmico. O Espelho de Príncipe de Egídio Romano: As Virtudes necessarias ao Bom Governante. 2009. (Congresso).

19.
Práticas de História Oral: Teoria e Metodologia. 2008. (Seminário).

20.
Seminário de Pesquisa em Formação de Professores. 2008. (Seminário).

21.
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A Sexualidade analisada a partir da Família Moderna e da construção de saberes. 2007. (Encontro).

22.
3º Encontro Cultura e Memória. História: cultura e sentimento.As transformações no espaço familiar: um estudo sobre a família moderna. 2007. (Encontro).

23.
Curso de Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas em Educação. 2007. (Seminário).

24.
Foucault e Educação. 2007. (Seminário).

25.
II Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas.As transformações no espaço familiar: um estudo sobre a família moderna. 2007. (Encontro).

26.
III Bienal Nacional do Livro de Alagoas. 2007. (Oficina).

27.
IV Congresso Acadêmico da UFAL. As transformações no espaço familiar: um estudo sobre a Família Moderna no Ocidente. 2007. (Congresso).

28.
Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas em Educação. 2007. (Outra).

29.
Análise Institucional e a Teoria dos Momentos: de Henry Lefebvre a Georges Lapassade. 2006. (Seminário).

30.
A Rede de Defesa e Responsabilidade no Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CAV-CRIME). 2006. (Seminário).

31.
A Reorganização Sindical e os Professores. 2006. (Seminário).

32.
VI Semana de História.Uma leitura histórico-ontológica da relação entre sexualidade e a lógica sócio-metabólica do capital. 2006. (Outra).

33.
Historiografia marxista britânica e a Nova História francesa. 2005. (Encontro).

34.
I Encontro Estadual de História: História, guerra e paz. 2005. (Encontro).

35.
XVII Encontro Regional dos Estudantes de História N/NE. 2005. (Encontro).

36.
XXV Encontro Nacional de Estudantes de História.A relação entre a sexualidade e a lógica sócio-metabólica do Capital. 2005. (Encontro).

37.
Projeto Sexta Feira Sustentável: O Mito da Seca no Nordeste. 2004. (Outra).

38.
Sexta Feira Sustentável: O Mito da Seca. 2004. (Outra).

39.
V Semana de História. 2004. (Congresso).

40.
II Semana do Fera da UFAL. 2003. (Outra).

41.
II Semana Filosófica: A filosofia e a Interdisciplinaridade. 2003. (Outra).

42.
Movimento Estudantil: Ontem e Hoje. 2003. (Outra).

43.
Pré-Conferência Nacional do Meio Ambiente do Estado de Alagoas. 2003. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 19:21:18