Frederik Moreira dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9601029756116076
  • Última atualização do currículo em 08/02/2014


Possui graduação em Física (2006), mestrado em Filosofia Contemporânea e é doutorando em Ensino, História e Filosofia das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência em ensino de Física no nivel médio e superior, com ênfase em Ensino, História e Filosofia da Física, e na área de Educação Especial para Surdos. Atua principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Mecânica Quântica, mais especificamente relacionada ao Problema da Medição em Mecânica Quântica e ao Teorema de Bell. Atualmente tem se direcionado à elaboração de uma abordagem filosófica com inspiração no pragmatismo de John Dewey para fundamentar uma epistemologia pluralista e multicultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Frederik Moreira dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, F. M.;Moreira dos Santos, F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Física.
Universidade Estadual de Feira de Santana
Novo Horizonte
44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil
Telefone: (75) 31618206
URL da Homepage: http://www.lacic.fis.ufba.br/


Formação acadêmica/titulação


2011
Doutorado em andamento em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O Exercício da Compreensão sem Crença. Contribuições filosóficas para o ensino de ciências,
Orientador: Charbel Niño El-Hani.
Palavras-chave: Educação interdisciplinar; Ensino de Ciências; Ensino de Filosofia no Ensino Médio; John Dewey; Crença e Conhecimento; Ciência e Religião.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino de Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ensino de Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Na fronteira entre a Ciência e a Filosofia: Reflexões Filosóficas de Eugene Wigner,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Olival Freire Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: História das Controvérsias em Física Quântica; Fundamentos da Mecânica Quântica; Problema da Medição na Mecanica Quântica; Filosofia da Física.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: História e Filosofia da Física.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2006
Graduação em Física.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: sem monografia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Tenho me dedicado ao ensino das disciplinas de Física Experimental 2 para Eng. Civil; Fundamentos da Física 1 e Divulgação Científica e Projeto de Ensino de Física, no semestre 2012.1. Física Experimental 2 para Eng. Civil; Fundamentos da Física 1 e Divulgação Científica, nos semestres 2012.2 e 2013.1. Fundamentos da Física 1 e 2, Instrumentação para o Ensino de Física 2 e Divulgação Científica, no semestre 2013.2.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa de pesquisa relacionado ao meu projeto "O Exercício da Compreensão sem Crença. Contribuições filosóficas para o ensino de ciências".

Atividades

11/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Demanda Social (DS), .


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista - ITEC 3, Enquadramento Funcional: Pesquisador graduado, Carga horária: 40
Outras informações
Participei como bolsista de apoio técnico do projeto: TECNOLOGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Devido aos desafios trazidos pela implantação da filosofia de forma disciplinar e obrigatória no ensino médio, o professor João Carlos Salles desenvolveu um projeto de pesquisa voltado à construção da narrativa da causalidade no ensino médio.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Pesquisador bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - MS, Carga horária: 20
Outras informações
Apoio financeiro através de uma bolsa de pesquisa durante o curso de mestrado. Destinada a realização do projeto de pesquisa: DIÁLOGOS NA FRONTEIRA ENTRE A CIÊNCIA E A FILOSOFIA: EUGENE WIGNER E ABNER SHIMONY SOBRE A FÍSICA MODERNA.

Atividades

04/2009 - 07/2010
Serviços técnicos especializados , Diretoria Científica/Edital Educação, .

Serviço realizado
Identificar os vínculos temáticos na História das Ciências Naturais, principalmente da Física, que explicitem momentos de diálogo entre a Epistemologia, a Filosofia das Ciências e as Ciências Naturais, e posteriormente, transpô-los ao contexto do Ens.
08/2007 - 03/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria Científica/Bolsas, .


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor substituto junto ao departamento de Física Geral do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia. Fui responsável pelo ensino das disciplinas: - Física Geral e Experimental para o curso de Farmácia e Biologia (FIS001/FISA92) - Física Geral e Experimental II (FIS122) para os cursos de Engenharia.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professor substituto junto ao departamento de Física Geral do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia. Responsável pela parte teórica na disciplina de Física Geral e Experimental para o curso de Farmácia e a disciplina de laboratório para os cursos de Engenharia.

Atividades

03/2007 - 07/2007
Ensino, Engenharia (diversos cursos), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental II
03/2007 - 07/2007
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral e Experimental para as Ciências Biológicas

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico de Pesquisa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de iniciação científica realizado no último ano de minha graduação sob a supervisão do professor Olival Freire Jr., entitulado "Uma Apresentação Histórico-Conceitual do Teorema de Bell".


Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEC-BA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor bilíngue responsável pelo atendimento na sala de apoio pedagógico aos alunos surdos que estão matriculados na Escola Estadual Ruy Barbosa e adjacências, além de oferecer um suporte metodológico para os professores quanto a uma proposta inclusiva mais efetiva.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: professor de física e matemática, Carga horária: 30
Outras informações
Educador bilíngüe responsável pelo ensino das matérias da área de exatas às turmas de 5ª ao 2º grau, no Centro Educacional Sons no Silêncio (CESS), elaborando recursos e contextualizando o conteúdo e a forma de sua apresentação à cultura surda e sua língua sinalizada, a LIBRAS.

Atividades

09/2006 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática e Ciências Naturais para alunos surdos
02/2004 - 06/2005
Estágios , Centro Educacional Sons no Silêncio, .

Estágio realizado
Ensino da disciplina Física no Ensíno Médio. Orientação de grupo de estudo sobre cultura surda..
03/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Horace Mann School for the Deaf, HMSD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador visitante, Carga horária: 6
Outras informações
Fiz um levantamento das instituições Educacionais que desenvolvem um trabalho direcionado à comunidade surda, na cidade de Boston, tentando classificar as abordagens pedagógicas e colhendo depoimentos sobre o histórico e resultados destas com os representantes e alguns outros profissionais que atuam nestas instituições. Massachusetts. EUA.


Secretaria Municipal de Educação, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações
Participou da equipe de coordenação e criação do Projeto Mão-na-Massapê , promovendo a educação científico-tecnológica ao ensino fundamental tendo os recursos da LEGO como um dos eixos condutores.

Atividades

06/2004 - 10/2004
Treinamentos ministrados , Organização de Auxílio Fraterno - OAF, .

Treinamentos ministrados
Co-autor dos módulos introdutórios e de trabalho, realizando posteriormente, a capacitação dos professores selecionados da Rede Municipal de Ensino de Salvador para a utilização desta metodologia.

Organização de Auxílio Fraterno, OAF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor/mediador, Carga horária: 20
Outras informações
Suporte educacional em treinamento nos conteúdos de Física e mediação no espaço do Museu de Ciência e Tecnologia.

Atividades

01/2002 - 06/2004
Estágios , Universidade da Criança e do Adolescente, .

Estágio realizado
Trabalhou como um dinamizador das experiências (monitor-mediador) vivenciadas pelos grupos de estudantes e professores que visitam este Museu de Ciência e Tecnologia. Assim como responsável pela capacitação de novos mediadores, neste espaço..

Faculdade Dom Pedro II, FDPII, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Tenho me dedicado ao ensino das disciplinas de "A cultura e Identidade Surda" e "Didática e Ensino de disciplinas específicas para alunos Surdos" para o curso de Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


Instituição Adventista Nordeste Brasileira, IANDBEAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Epistemologia e História da Física Contemporânea

Objetivo: Neste projeto, iniciado durante meu curso de mestrado, tenho buscado reconstruir o pensamento filosófico do físico húngaro-americano Eugene P. Wigner, laureado pelo Nobel em 1963. Suas reflexões epistemológicas e sociais sobre seus temas prediletos atrelados às suas atividades como cientista. Meu interesse principal está assentado sobre a maneira como Wigner compreendia as Leis Naturais e o problema da medição na Mecânica Quântica. Tenho construído parte de seus diálogos intelectuais e identificado suas principais influências filosóficas..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: História da Filosofia Contemporânea.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Epistemologia; História das Controvérsias em Física Quântica; Problema da Medição na Mecanica Quântica; Eugene P. Wigner.
2.
O Exercício da Compreensão sem Crença. Contribuições filosóficas para o ensino de ciências

Objetivo: Neste projeto, iniciado durante meu curso de doutorado, trago contribuições para o debate intercultural no campo do ensino de ciências fornecendo uma base filosófica frutífera inspirada no pensamento empírico naturalista de John Dewey. Tomo as questões em torno do debate entre ciência e religião na sala de aula (principalmente no campo da biologia) como caso para análise. Proponho sugestões ao currículo de filosofia no ensino médio como um dos principais resultados..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Teorias da Instrução.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Epistemologia da crença; Crença e Conhecimento; Ciência e Religião; Educação interdisciplinar; Diálogo Intercultural.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: História e Filosofia da Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
1ª colocação no Concurso de Redação sobre Ciência e a Religião para estudantes de pós-graduação e do último ano de graduação na América Latina, Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford.
2011
Selected as an international participant in the conference "Belief in Dialogue", among some 20 students around the world, American University of Sharjah, British Council, and the Internation Society for Science an Religion.
1997
Menção Honrosa - Segunda colocação na SBPC-Jovem, Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Moreira dos Santos, F.2013 Moreira dos Santos, F. ; EL-HANI, C. N. . Criacionismos, naturalismos e a prática da ciência. Filosofia e História da Biologia, v. 8, p. 223, 2013.

2.
SANTOS, F. M.2011 SANTOS, F. M. ; Pessoa Jr., O. . Delineando o Problema da Medição na Mecânica Quântica: o debate de E. P. Wigner e H. Margenau versus H. Putnam. Scientiae Studia (USP), v. 9, p. 625-644, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
Moreira dos Santos, F. . Reflexões Sobre o Ensino de Física à Alunos Surdos no Contexto da Educação Inclusiva: Propostas e Direcionamentos. In: ALVARO SANTOS ALVES; JOSÉ CARLOS O. DE JESUS; GUSTAVO RODRIGUES ROCHA (ORGS). (Org.). ENSINO DE FÍSICA - REFLEXÕES, ABORDAGENS & PRÁTICAS. 1ed.São Paulo/Feira de Santana: Livraria da Física, 2012, v. , p. 120-145.

2.
SANTOS, F. M. . Algumas singularidades do pensamento de Eugene P. Wigner. In: Olival Freire Jr.; Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg. (Org.). Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais. 1ed.Campina Grande: EdUEPB, 2010, v. , p. 251-264.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. M. . Eugene Wigner e a Filosofia: os Caminhos da sua Formação. In: 11º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008, Niterói. 11º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia: Textos Completos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Freitas, Fábio H. de A. ; Moreira dos Santos, F. . ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS: PRESSUPOSTOS E NOTAS SOBRE UM CURSO DE FORMAÇÃO. In: XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos.

2.
Moreira dos Santos, F. ; Freitas, Fábio H. de A. . ENSINO DE FÍSICA E DIVERSIDADE CULTURAL: POR UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E EPISTÊMICA PARA ALUNOS SURDOS. In: XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. M. . A Forgotten Debate: E. P. Wigner and H. Margenau versus H. Putnam on Quantum Mechanics Measurement Problem. In: Continuity and Discontinuity in the Physical Sciences since the Enlightenment: A conference for graduate students and early-career scholars, 2011, College Park, MD. Continuity and Discontinuity in the Physical Sciences since the Enlightenment. College Park, MD, 2011. v. 1.

2.
SANTOS, F. M. . Delineando o Problema da Medição na Mecânica Quântica: o debate de E. P. Wigner e H. Margenau versus H. Putnam. In: IV Seminário de História e Filosofia da Ciência, 2010, Ilhéus. IV Seminário de História e Filosofia da Ciência. Ilhéus: UESC, 2010.

3.
SANTOS, F. M. . Realismo e Instrumentalismo na Solução do Problema da Medição na Mecânica Quântica: a abordagem wigneriana. In: XIV Encontro Nacional da ANPOF, 2010, Águas de LIndóia. XIV Encontro Nacional da ANPOF: Livro de Atas. Rio de Janeiro: Imos Gráfica e Editora, 2010. p. 213-213.

4.
SANTOS, F. M. . EUGENE WIGNER AND PHILOSOPHY: THE STEPS OF HIS PHILOSOPHICAL FORMATION. In: XXIII International Congress of History of Science and Technology: Ideas and Instruments in Social Context, 2009, Budapeste. Book of Abstracts. Budapeste, 2009. p. 645-645.

5.
SANTOS, F. M. . Na fronteira entre a Ciência e a Filosofia: Eugene Wigner e a Física Moderna. In: XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2008, Canela, RS. Livro de Atas: XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2008. p. 268-268.

6.
SANTOS, F. M. . Pressupostos metafísicos e epistêmicos na obra científica de Eugene P. Wigner. In: Workshop: Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais, 2008, Campina Grande. Workshop: Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais : Caderno de Resumos e Programa. Feira de Santana: EdUEFS, 2008. p. 42-43.

7.
SANTOS, F. M. ; OLIVEIRA, I. B. . Análise do Comprometimento Ambiental dos Aquíferos de São Sebastião e Marizal. In: XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa, 1999, Salvador. Anais do XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador-BA: EdUFBA, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F. M. . As Condições de Possibilidade Para o Debate Entre Crenças Religiosas e Científicas: uma perspectiva piagetiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, F. M. . Um Olhar Empirista Sobre o Milagre da Adequação da Linguagem Matemática à Formulação das Leis Físicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, F. M. . A Forgotten Debate: E. P. Wigner and H. Margenau versus H. Putnam on Quantum Mechanics Measurement Problem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTOS, F. M. . La alteridad como un fondo de controversias: la ciencia y la ideología en el pensamiento de Eugene P. Wigner. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, F. M. . Realismo e Instrumentalismo na Solução do Problema da Medição na Mecânica Quântica: a abordagem wigneriana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, F. M. . The Quantum Mechanics Measurement Problem: the Wigner s approach. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, F. M. . Delineando o problema da medição na mecânica quântica: o debate de E. P. Wigner e H. Margenau versus H. Putnam. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SANTOS, F. M. . Relacionando a Fé e Criticismo em um Contexto Naturalista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SANTOS, F. M. . EUGENE WIGNER AND PHILOSOPHY: THE STEPS OF HIS PHILOSOPHICAL FORMATION. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, F. M. . Eugene Wigner e a Filosofia: os Caminhos da sua Formação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SANTOS, F. M. ; Freire Jr., Olival . Os Limites da Ciência do Pós-Guerra na Perspectiva de Eugene P. Wigner. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SANTOS, F. M. . Pressupostos metafísicos e epistêmicos na obra científica de Eugene P. Wigner. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, F. M. . O Conceito de Vida e a Segunda Lei da Termodinâmica: do conflito ao diálogo interdisciplinar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, F. M. ; Freire Jr., Olival . Na Fronteira entre a Física e a Filosofia: Eugene Wigner e a Física Moderna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, F. M. ; Freire Jr., Olival . Uma Apresentação Histórico-Conceitual do Teorema de Bell. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SANTOS, F. M. ; OLIVEIRA, I. B. . Análise do Comprometimento Ambiental dos Aquíferos de São Sebastião e Marizal. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, F. M. . A Alteridade como Pano de Fundo para Controvérsias: ciência e ideologia no pensamento de Eugene P. Wigner 2011 (VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião - Programação e Livro de Resumos).

2.
SANTOS, F. M. . Fundamentações e perspectivas para a Teoria Quântica. Campina Grande: EDUEPB/ Livraria da Física, 2010. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, F. M. . TECNOLOGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, F. M. ; FERRAZ, S. ; AMARANTE, E. ; SEDRAZ, L. ; VIRGENS, J. H. A. . A Física e o Cotidiano: Conteúdos Digitais para Dinamizar suas Aulas. 2011. .

2.
Freire Jr., Olival ; SANTOS, F. M. . História e Filosofia da Ciência no Ensino Médio. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, F. M. . Diálogos na fronteira entre a ciência e a filosofia: Eugene Wigner e Abner Shimony sobre a física moderna. 2008. (Relatório de pesquisa).

4.
SANTOS, F. M. ; Freitas, Fábio H. de A. . Site do Projeto: Da monocracia de Copenhague ao estabelecimento do dissenso - a controvérsia sobre a física quântica (1950-1970).. 2007. (Construção e manutenção do site de divulgação do Projeto do grupo de pesquisa).

5.
SANTOS, F. M. ; Freire Jr., Olival . Uma Apresentação Histórico-conceitual do Teorema de Bell. 2006. (Relatório de pesquisa).

6.
Freitas, Fábio H. de A. ; SANTOS, F. M. . Projeto Mão-na-Massapê/Lego. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulos impressos para apoio didático aos professores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Teixeira, Elder S.; CRUZ, J. L.; SANTOS, F. M.; DUBOC, M. J. O.. Participação em banca de Vivas, Deise B. Pereira.Ensino de Física para Surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física (Lic.)) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
SANTOS, V. L. C.; SANTOS, F. M.. Participação em banca de Dias, Clenilda F., et al..Formalismo Lagrangeano para Mecânica Clássica: simplificando as equações de Euler-Lagrange para movimentos unidimensionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, V. L. C.; SANTOS, F. M.. Participação em banca de Carvalho, Adriana S., et al..A História da Física Como Suporte Pedagógico no Ensino de Física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, V. L. C.; SANTOS, F. M.. Participação em banca de da Silva, Eline L. M. Sobreira, et al..Energia Nuclear na Feira de Ciências: uma proposta para inserção da Física Moderna no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, V. L. C.; SANTOS, F. M.. Participação em banca de Masceno, Dilma da Silva.Conceitos de Astronomia no Ensino Médio: uma abordagem interdisciplinar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
Souza, Marcos V. L.; Rocha, G. R.; Teixeira, Elder S.; SANTOS, F. M.. Participação em banca de Marcos Vinicius Lima Souza.Uma História Cultural do Eletromagnetismo no Século XIX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física (Lic.)) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
Oliveira, L R.; Freitas, Fábio H. de A.; Rocha, G. R.; Dorn, R. C.; SANTOS, F. M.. Participação em banca de Leanderson Rodrigues Oliveira.Identificação de Relações entre o Conhecimento Religioso e o Conhecimento Científico e Algumas Evidências no Ensino Formal.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física (Lic.)) - Universidade Estadual de Feira de Santana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Congresso Interamericano de Filosofia. A Relação entre Crença e Conhecimento a partir do Naturalismo Empírico Deweyano. 2013. (Congresso).

2.
XVI Semana de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana.Uma Crítica à Neutralidade da Ciência e da Técnica: uma visão deweyana. 2013. (Seminário).

3.
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA/UEFS.O Exercício da Compreensão sem Crença: contribuições deweyanas para o ensino de ciências. 2013. (Seminário).

4.
VII Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião. As Condições de Possibilidade Para o Debate Entre Crenças Religiosas e Científicas: uma perspectiva piagetiana. 2012. (Congresso).

5.
VI Seminário Interno de Pesquisa e Extensão.Uma Proposta de Transposição Didática do Teorema de Bell. 2012. (Seminário).

6.
VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião: Ciência, Ideologia e Religiões. A Alteridade como Pano de Fundo para Controvérsias: ciência e ideologia no pensamento de Eugene P. Wigner. 2011. (Congresso).

7.
Belief in Dialogue: Science, Culture and Modernity. 2011. (Simpósio).

8.
Continuity and Discontinuity in the Physical Sciences Since the Enlightenment.A Forgotten Debate: E. P. Wigner and H. Margenau versus H. Putnam on Quantum Mechanics Measurement Problem. 2011. (Simpósio).

9.
IIº Encontro de São Lázaro.Um Olhar Empirista o Milagre da Adequação da Linguagem Matemática à Formulação das Leis Físicas. 2011. (Encontro).

10.
II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DAS CIÊNCAS.Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências. 2011. (Encontro).

11.
XIV Encontro Nacional da ANPOF.Realismo e Instrumentalismo na Solução do Problema da Medição na Mecânica Quântica: a abordagem wigneriana. 2010. (Encontro).

12.
HQ_3 Conference on the History of Quantum Physics.The Quantum Mechanics Measurement Problem: the Wigner s approach. 2010. (Outra).

13.
XXIII International Congress of History of Science and Technology: Ideas and Instruments in Social Context. EUGENE WIGNER AND PHILOSOPHY: THE STEPS OF HIS PHILOSOPHICAL FORMATION. 2009. (Congresso).

14.
VII Reunião Latino-Americana sobre Ensino de Física.História e Filosofia da Ciência no Ensino Médio. 2009. (Oficina).

15.
IIº Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA.Na fronteira entre a Ciência e a Filosofia: Eugene Wigner e a Física Moderna. 2008. (Seminário).

16.
III Seminário de História e Filosofia da Ciência. 2008. (Seminário).

17.
X São Paulo Research Conference: Origens da Vida.O Conceito De Vida e a Segunda Lei Da Termodinâmica: Do conflito ao diálogo interdisciplinar. 2008. (Simpósio).

18.
Workshop: Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais.Pressupostos metafísicos e epistêmicos na obra científica de Eugene P. Wigner. 2008. (Encontro).

19.
XIII Encontro Nacional de Filosofia.Na Fronteira entre a Ciência e a Filosofia: Eugene Wigner e a Física Moderna. 2008. (Encontro).

20.
Jornada de Estudos: Teoria quântica tensão entre formalismo matemático e interpretação física.Eugene Wigner: epistemologia e interpretação da mecânica quântica. 2008. (Outra).

21.
I Encontro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA. 2007. (Encontro).

22.
XXV Seminário Estudantil de Pesquisa.Uma Apresentação Histórico-Conceitual do Teorema de Bell. 2006. (Seminário).

23.
1º Salão de Iniciação Científica da Faculdade Adventista de Educação do Nordeste.Falando através de sinais. 2006. (Oficina).

24.
XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Uma Apresentação Histórico-conceitual do Teorema de Bell. 2006. (Encontro).

25.
ENSINO DE FÍSICA E DIVERSIDADE CULTURAL: POR UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E EPISTÊMICA PARA ALUNOS SURDOS.XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2005. (Simpósio).

26.
XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS: PRESSUPOSTOS E NOTAS SOBRE UM CURSO DE FORMAÇÃO. 2005. (Simpósio).

27.
I Encontro de Intérpretes de LIBRAS da Bahia. 2002. (Encontro).

28.
53ª Reunião Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2001. (Congresso).

29.
VIII Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2001. (Seminário).

30.
1 Simpósio Brasileiro de Filosofia da Natureza. 2001. (Simpósio).

31.
IV Semana de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2001. (Outra).

32.
XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa.Análise do Comprometimento Ambiental dos Aquíferos de São Sebastião e Marizal. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cruz, Eduardo ; LIMA, L. C. ; Moraes, A. O. de ; Pinsent, A. ; Silva, I. ; Moreira-Almeida, A. ; Florio, L. ; Albisúa, E. A. ; Zunino, Pablo A. ; SANTOS, F. M. . VII Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião: Perspectivas Latino-Americanas Diálogo Global. 2012. (Congresso).

2.
Freitas, Fábio H. de A. ; SILVA, F. A. ; Hartz, Thiago ; SANTOS, F. M. ; Rocha, G. R. ; Araújo, Nilton de Almeida ; Ávila, Gabriel da Costa ; Silva, Paloma Porto . II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DAS CIÊNCAS. 2011. (Congresso).

3.
SANTOS, F. M. ; Silva, Andrea dos S. ; Silva, Daniela dos S. ; Costa, Elenice O. . V Congresso Nacional de Surdos e Intérpretes Adventistas. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, F. M.. O Dilema do Ensino da Física Clássica na EJA do Colégio Estadual de Andorinha: problemas e possíveis soluções. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Frederik Moreira dos Santos.

2.
SANTOS, F. M.. A Importancia do Laboratório de Física no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Frederik Moreira dos Santos.

3.
SANTOS, F. M.. A Importância do Laboratório Didático para o Ensino de Física Enquanto Ferramenta Pedagógica para o Ensino-Aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Frederik Moreira dos Santos.

4.
SANTOS, F. M.. O Ensino de Física na Comunidade Quilombola de Tujuaçu-Ba. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Frederik Moreira dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, F. M. ; FERRAZ, S. ; AMARANTE, E. ; SEDRAZ, L. ; VIRGENS, J. H. A. . A Física e o Cotidiano: Conteúdos Digitais para Dinamizar suas Aulas. 2011. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cruz, Eduardo ; LIMA, L. C. ; Moraes, A. O. de ; Pinsent, A. ; Silva, I. ; Moreira-Almeida, A. ; Florio, L. ; Albisúa, E. A. ; Zunino, Pablo A. ; SANTOS, F. M. . VII Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião: Perspectivas Latino-Americanas Diálogo Global. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovações em concurso público: 1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Recenseador - Censo demográfico 2000. 2. Universidade Federal da Bahia, Dep. de Física Geral, Prof. Substituto, 2007. (1º semestre) 3. Secretaria Estadual de Educaçao, Professor de Física do Ensino Médio Nível 3 - Portaria nº 01 de 9 de maio de 2006 (Resultado Final e Homologação) publ. no Diário Oficial do Estado da Bahia em 10/5/2006. 4. Aprovado como segundo colocado no concurso para docente efetivo, nível de assistente, para a vaga de Ensino de Física na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Portaria nº 873 de 28 de maio de 2012 (Resultado Final e Homologação) publ. no Diário Oficial do Estado da Bahia em 30/5/2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/04/2014 às 4:00:09