Eduardo Henrique de Matos Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8766429068449210
  • Última atualização do currículo em 21/08/2018


Professor da Universidade Federal de São João del-Rei, no Campus Centro Oeste (CCO), em Divinópolis/MG. Mestrado em Educação pela Universidade Mackenzie - UPM/SP; Doutorando em Media-Arte Digital pelo programa internacional e interinstitucional entre a Universidade Aberta e a Universidade do Algarve em Portugal; Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-Minas e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporânea pela UnB. Graduado em Licenciatura em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Tecnólogo em Processamento de Dados, pela UFMG. Atuou como Professor e Programador em Empresas de Informática e como Professor no ensino infantil, fundamental e médio, em diversas escolas públicas e particulares. Principais temas de interesse e desenvolvimento profissional: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação; Planejamento e coordenação de projetos educacionais; Métodos ativos e práticas pedagógicas; Artefatos, Recursos e Dispositivos Móveis na Educação; Formação de Professores na CIbercultura; CiberEducação; Programação e Robótica para crianças e adolescentes; EaD; Educação e Saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Henrique de Matos Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, E. H. M.;LIMA, E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São João Del-Rei, Curso de Medicina - CCO.
Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400
Chanadour
35501296 - Divinópolis, MG - Brasil
Telefone: (37) 36904450
URL da Homepage: https://ufsj.edu.br/cco/


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Média-Arte Digital.
Universidade Aberta e Universidade do Algarve, UAB E UA, Portugal.
Título: O DESENVOLVIMENTO E A UTILIZAÇÃO DE EBOOKS INTERATIVOS E MULTIMÍDIA EM EAD: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO NEAD-UFSJ,
Orientador: José Manuel Emiliano Bidarra de Almeida.
Coorientador: Filipe Santos Fernandes.
Palavras-chave: e-book interativo e multimida; e-learning; m-learning; Cibercultura; EaD.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.
Grande Área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Mídia Digital.
2006 - 2008
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO MUSICAL NÃO-FORMAL: ESTUDO DE CASO DO PROJETO SOM NA LUZ ? BELO HORIZONTE/MG ? 2006/2007,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Arnaldo Daraya Contier.
2005 - 2006
Especialização em ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemp.. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2006
Especialização em Docencia no Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura em Artes.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1992 - 1993
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Processamento de Dados.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
ebooks Educacionais: desenvolvimento e aplicação. (Carga horária: 30h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2015 - 2015
Informática na Educação. (Carga horária: 30h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2015 - 2015
Games e Gamificação em Educação. (Carga horária: 40h).
Artesanato Educacional, AE, Brasil.
2015 - 2015
Escola de Verão em Informática na Educação. (Carga horária: 40h).
Inst. de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, ICMC-USP, Brasil.
2014 - 2014
Teoria e Prática do Design Instrucional. (Carga horária: 50h).
Livre Docência Tecnologia Educacional, LDTE, Brasil.
2014 - 2014
Tecnologias Educacionais - Conceitos Inovadores. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.
2011 - 2011
Informática na Educação. (Carga horária: 30h).
EDUCLIQUE, EDUCLIQUE, Brasil.
2011 - 2011
Culturas Juvenis na Contemporanidade. (Carga horária: 35h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010 - 2011
Capacitação de Professores para Uso do Moodle. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2010 - 2010
Fazer a Ponte. (Carga horária: 60h).
Aquifolium Educacional, AQUIFOLIUM, Brasil.
2010 - 2010
Criando Um Site Educacional. (Carga horária: 40h).
EDUCLIQUE, EDUCLIQUE, Brasil.
2007 - 2007
O Lúdico e a Criação Musical como Instrumento de F. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2007 - 2007
Desenvolvimento da Percepção Musical na Prática da. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2007 - 2007
Oficina dos Sentidos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
Currículo e suas dimensões socioculturais - Discip. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2003 - 2003
Práticas Musicais na Educação Infantil. (Carga horária: 46h).
Allegreto Centro de Educação Musical, ALLEGRETO, Brasil.
2001 - 2001
Educação Infantil. (Carga horária: 65h).
CEDEF Promoções Educacionais e Associação dos Professores Públicos de MG, CEDEF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ainda vinculado à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), mas atuando na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Divinópolis/MG, desde dezembro de 2012, no curso de Medicina.

Atividades

12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico (NDA) do Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos do Campus Centro-Oeste Dona Lindu da UFSJ.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Ensino, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Esportes da Universidade Federal de São João del-Rei.
02/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
Orientação de TCC
04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, .

06/2017 - 12/2017
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Deficiências, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Infância e Adolescência - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Metodologia Científica I (MC I)
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação do Profissional da Saúde (BPPM VII)
02/2017 - 07/2017
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Deficiências, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Infância e Adolescência - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Metodologia Científica I (MC I)
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação do profissional da Saúde (BPPM VII)
08/2016 - 12/2016
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Deficiências, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Infância e Adolescência - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Metodologia Científica I (MC I)
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação do Profissional da Saúde (BPPM VII)
01/2016 - 07/2016
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Deficiências, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Infância e Adolescência - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Metodologia Científica I (MC I)
04/2014 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Medicina - CCO, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Medicina da UFSJ, Campus Centro-Oeste (CCO).
02/2013 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Ensino, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPE) do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO).
08/2015 - 12/2015
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Optativa - As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso na Aprendizagem e na Pesquisa
08/2015 - 12/2015
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Deficiências, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Infância e Adolescência - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Metodologia Científica I (MC I)
02/2015 - 08/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC
03/2015 - 07/2015
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Optativa - As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso na Aprendizagem e na Pesquisa
01/2015 - 07/2015
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Deficiências, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Infância e Adolescência - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Metodologia Científica I (MC I)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Optativa - As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso na Aprendizagem e na Pesquisa
08/2014 - 12/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Deficiências, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Infância e Adolescência - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Metodologia Científica I - MC I
07/2013 - 10/2014
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenador dos Cursos de Capacitação em EAD pelo PACC-NEAD-UFSJ.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Infância e Adolescência - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Deficiências, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Metodologia Científica I - MC I
03/2014 - 07/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Optativa - As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso na Aprendizagem e na Pesquisa
10/2013 - 02/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Deficiência, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II IBPPM II)
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Metodologia Científica I - MC I
05/2013 - 09/2013
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Optativa - As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso na Aprendizagem e na Pesquisa
05/2013 - 09/2013
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Cultura Afro Brasileira e Indígena - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Deficiência, Necessidades Especiais e Inclusão - Bases Psicossociais da Prática Médica II (BPPM II)
Educação e Saúde - Bases Psicossociais da Prática Médica I (BPPM I)
Metodologia Científica I - MC I
02/2013 - 04/2013
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Optativa - As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso na Aprendizagem e na Pesquisa
12/2012 - 04/2013
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Saúde (Grupo Bases Psicossociais da Prática Médica I)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Química, .

01/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Introdução a Informática
Metodologia do Ensino
Prática de Ensino
02/2012 - 06/2012
Ensino, Licenciatura em Química - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Ensino em Química
10/2011 - 04/2012
Direção e administração, Departamento de Química, .

Cargo ou função
Vice-Chefe de Departamento.
05/2011 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Programa de Formação Pedagógica Continuada para a Docência.
03/2011 - 04/2012
Direção e administração, Pro-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador Institucional do PIBID/UFVJM.
10/2010 - 02/2012
Extensão universitária , Departamento de Química, .

Atividade de extensão realizada
Incorporando a Informática na Educação Matemática na Rede Estadual em Diamantina.
09/2011 - 01/2012
Ensino, Licenciatura em Química - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Educação a Distância
09/2011 - 01/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Educação a Distância
09/2011 - 01/2012
Ensino, Licenciatura em Física - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Educação a Distância
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Introdução a Informática
Metodologia do Ensino
Metodologia do Ensino II
Prática de Ensino em Química
12/2010 - 09/2011
Direção e administração, Departamento de Química, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
02/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Introdução à Informática
Metodologia do Ensino
Metodologia do Ensino I
Metodologia do Ensino II
Tópicos no Ensino de Química
09/2010 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral - Consulta para Reitor da UFVJM 2011-2015.
03/2010 - 04/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Diagnóstico do PRODOCÊNCIA/UFVJM.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Introdução a Informática
Metodologia do Ensino I
Metodologia do Ensino II
TCC II
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Introdução à informática
Metodologia do Ensino I
Metodologia do Ensino II

Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, FEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12
Outras informações
Fui admitido pelo prazo de 36 (trinta e seis) dias na Função de Professor de Ensino Superior, CBO 2345-10, pelo convênio INCRA/FEVALE, lecionando o total de 60 (sessenta) horas/aula da disciplina Historia da Educação III.


Colégio Diamantinense, REDE PITÁGORAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia e Artes, Carga horária: 6

Atividades

02/2008 - 02/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia e Sociologia

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de curso de especialização, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrei aulas para o curso "Educação e Ação Social: ênfase em desenvolvimento sustentável, no período de julho de 2008, na disciplina "Seminário de Integração, módulo 1, oferta 1.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de curso de especialização, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei aulas para o curso "Educação e Ação Social: ênfase em desenvolvimento sustentável, no período de agosto de 2007 a setembro de 2007, na disciplina de Novos Modelos de Ciências e Valores Humanos, módulo 1, oferta 1.


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor - Fund. e Metod. de Arte e Cultura, Carga horária: 4

Atividades

01/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia de Arte e Cultura

FCE - Universidade da Luz, FCE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria na área de Arte-Educação

Atividades

04/2006 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Projetos de Arte-Educação, .

Cargo ou função
Consultoria.

Pólem Jardim e Escola ? Associação Pedagógica Itacolom, PÓLEM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor de música, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 6

Atividades

09/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de música do 3o e 4o anos ensino fundamental

Escola Estadual João de Deus Gomes, EEJDG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Artística, Carga horária: 6

Atividades

01/2003 - 01/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Educação Artística da 8a série do ensino fundamental

Escola Lúcia Casasanta ? Jardim Olympico S/C Ltda, ELC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 6

Atividades

03/2003 - 04/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Artes das 1as e 2as séries do ensino fundamental

Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Congonhas, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Arte-educador

Atividades

2003 - 2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficinas de Arte-educação

Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte, FMBH, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Arte-educador

Atividades

2003 - 2003
Ensino, Normal superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficinas de Arte-educação

Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade - Itabira, FCCDA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Oficineiro, Enquadramento Funcional: Ministrante de oficina de Arte-educação

Atividades

07/2005 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficinas de Arte-educação

Fundação Cultural de Ensino Superior de Itabira - MG, FUNCESI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

2005 - 2005
Extensão universitária , Departamento de Matemática, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem.

Casa de Cultura de João Monlevade, CASA DE CULTURA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de música, Carga horária: 32

Atividades

02/1999 - 01/2000
Serviços técnicos especializados , Casa de Cultura de João Monlevade, .

Serviço realizado
Lecionei aulas de bateria e percussão.


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores

Objetivo: O grupo de pesquisa EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO VALE DO JEQUITINHONHA tem um caráter interdisciplinar e é composto por docentes e alunos da UFVJM. Começou a ser estruturado no segundo semestre de 2009, com objetivo de realizar pesquisas sobre os contextos e práticas educacionais do Vale do Jequitinhonha. Organiza-se em torno de seis linhas de pesquisa que visam discutir a diversidade de questões relacionadas à educação, tendo como eixo aglutinador a realidade sociocultural da região. Em conjunto com as pesquisas realizadas, vários projetos de extensão estão em desenvolvimento nas escolas públicas de Diamantina..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2.
Educação na Cibercultura

Objetivo: O grupo de pesquisa EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO VALE DO JEQUITINHONHA tem um caráter interdisciplinar e é composto por docentes e alunos da UFVJM. Começou a ser estruturado no segundo semestre de 2009, com objetivo de realizar pesquisas sobre os contextos e práticas educacionais do Vale do Jequitinhonha. Organiza-se em torno de seis linhas de pesquisa que visam discutir a diversidade de questões relacionadas à educação, tendo como eixo aglutinador a realidade sociocultural da região. Em conjunto com as pesquisas realizadas, vários projetos de extensão estão em desenvolvimento nas escolas públicas de Diamantina..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
3.
Educação e Doenças Neurológicas
4.
Neuroanatomia
5.
Tecnologias Digitais na Educação
6.
Recursos Digitais para a Educação


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
DETERMINANTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: Como aspectos da formação e atuação docente influenciam a forma que alunos do curso de medicina da UFSJ/CCO avaliam o ensino recebido.
Descrição: O presente estudo busca avaliar em que medida os professores de Medicina do CCO/UFSJ se enquadram nas características que lhes são apontadas na literatura e quais as consequências dessas características na forma como a atuação docente é percebida na universidade. Isso será feito partindo-se inicialmente de uma revisão de literatura abordando a evolução de métodos de ensino e dos modelos de universidade, a formação do docente de Medicina e o currículo esperado pelas diretrizes curriculares nacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Eduardo Henrique de Matos Lima - Coordenador / Larissa Santos Pereira - Integrante / Marcos Barbosa Rodrigues de Moura - Integrante / Paulo Ítalo Faria Lima Vazzi - Integrante / Theóphilo de Paiva Caldas Neto - Integrante / Vinícius Torres Leite - Integrante.
2013 - 2016
DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS QUE NASCERAM PREMATURAS E/OU COM BAIXO PESO
Descrição: Estimar a prevalência de dificuldades na alfabetização em crianças matriculadas no terceiro ano do ensino fundamental nas escolas do município de Divinópolis que nasceram pré-termo e/ou com baixo peso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Eduardo Henrique de Matos Lima - Coordenador.
2010 - Atual
Educação na Cibercultura
Descrição: Investigar processos educacionais mediados pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e seus desdobramentos na ação docente e discente. Objetos estudo: 01. Os recursos do ciberespaço e sua aplicação aos processos educacionais; 02. A formação/atuação docente para/em processos de ensino-aprendizagem mediados pelas TICs; 03. O processo de construção colaborativa de conhecimento mediado pelas TICs; 04. A produção de materiais didáticos para cursos mediados pelas TICs; 05. Os softwares/hardware de aplicação educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Eduardo Henrique de Matos Lima - Coordenador / Márcio Roberto de Lima - Integrante / Elayne de Moura Braga - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Curso Intensivo Popular Preparatório para o Enem - CIPPE
Descrição: Implementar um Curso Intensivo Preparatório para o ENEM (CIPPE) popular e gratuito na cidade de Divinópolis, ampliando as chances de acesso ao ensino superior por parte de egressos de escola pública. Objetivos específicos: Estreitar os laços entre estudantes do projeto e a Universidade; Estimular a formação de uma consciência crítica entre os estudantes; Fomentar a docência entre estudantes do ensino superior; Aproximar a Universidade de outras instituições de ensino superior do município; Criar parcerias no município para viabilizar melhorias e ampliações do projeto; Orientar estudantes do curso sobre como se dá o acesso à Universidade (Inscrições, processos seletivos, isenções, datas e valores).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Eduardo Henrique de Matos Lima - Coordenador / Carla Christina Imenes de Morais - Integrante.
2014 - Atual
Tertúlias: ciência, arte e cultura
Descrição: Com propostas de atividades coletivas, o projeto ?Tertúlias: ciência, arte e cultura? pretende proporcionar aos envolvidos um amplo processo formativo, coordenando conhecimentos de áreas diversas e promovendo a aproximação da universidade com a comunidade. O nome ?Tertúlia? foi escolhido por tratar-se de uma reunião de frequentadores de um local, de forma regular, para discutir sobre temas e assuntos variados. As Tertúlias surgiram na França, eram realizadas nos cafés e tratavam de temas diferentes. No Brasil as tertúlias foram um importante meio de difusão cultural. Entendemos que o termo é pertinente e está diretamente relacionado com as proposições que serão apresentadas para a realização do projeto em questão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Eduardo Henrique de Matos Lima - Coordenador / Carla Christina Imenes de Morais - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Desenvolvimento e aplicação de e-books interativos e multimídia na graduação
Descrição: Assumimos neste projeto a relevância de se pensar a educação em uma nova dinâmica, que considere a necessidade e as possibilidades do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) vinculadas às questões pedagógicas - metodologias, teorias e práticas, processos de mediação e avaliação. A proposta deste projeto é desenvolver artefatos e recursos digitais voltados para os processos de ensino e aprendizagem, visando a utilização das TDIC em abordagens pedagógicas. De forma específica, propomos a produção de ebooks interativos multimídia e a preparação de ambientes de realidade aumentada (RA) e virtual (ARV) para serem utilizados no desenvolvimento de conteúdos didáticos de Química e Biologia já disponíveis no ambiente UFSJ-Virtual. Em relação aos ebooks interativos multimídia, serão utilizados softwares e plataformas abertas e livres no processo de desenvolvimento/produção, como: Gimp, Audacity, entre outros. Como parte da fundamentação teórico-metodológica, as teorias do design instrucional serão consideradas na elaboração e sistematização dos conteúdos. Os ebooks serão formatados em ePub, formato voltado para a distribuição e utilização global. Considerando o desenvolvimento de conteúdos em RA será utilizada a ferramenta FLARToolKit sendo uma biblioteca livre usualmente utilizada para aplicações Web com RA. No desenvolvimento dos ARV serão utilizados o software 3ds MAX na modelagem de objetos virtuais (3D), o Unreal Engine 4 na preparação dos ambientes com os objetos 3D, além do Óculos Rift para imersão..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Eduardo Henrique de Matos Lima - Integrante / Luis Fernando Soares - Coordenador / Stenio Nunes Alves - Integrante / Rafael Cesar Russo Chagas - Integrante.Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Ciência e Popularização de Tecnologias promovendo educação no ambiente virtual do Aedes aegypti e suas doenças
Descrição: O projeto visa popularizar a ciência promovendo a educação através de mostras científicas e distribuição de materiais educativos na tentativa se evitar a proliferação do Aedes aegypti e de doenças transmitidas por ele com os seguintes objetivos: Desenvolver um vídeo 3D educativo para a prevenção das doenças causadas pelos vírus Dengue, Zika e Chikungunya, utilizando os softwares Adobe Premiere e Flash e o 3DS MAX da Autodesk®; Desenvolver um vídeo 3D educativo para a controle do Aedes aegypti, utilizando o software Adobe Premiere e Flash e o 3DS MAX da Autodesk®; Desenvolver um e-book interativo e multimídia educativo para as crianças explicando a prevenção das doenças causadas pelos vírus Dengue, Zika e Chikungunya e o controle do vetor. Desenvolver cartilhas educativas e informativas, a partir dos vídeos para a prevenção das doenças causadas pelos vírus Dengue, Zika e Chikungunya e o controle do vetor..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo Henrique de Matos Lima - Integrante / Luis Fernando Soares - Integrante / Stenio Nunes Alves - Coordenador / Rafael Cesar Russo Chagas - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - Atual
Desenvolvimento e Utilização de Recursos Digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem em Neuroanatomia
Descrição: Propomos com este projeto o desenvolvimento de um ebook multimídia para ser utilizado em abordagens pedagógicas relacionadas a conteúdos específicos dos Cursos de Graduação em Saúde da UFSJ/CCO, visando explorar artefatos e recursos digitais voltados para os processos de ensino e aprendizagem Objetivo: Desenvolver e aplicar um ebook multimídia com conteúdos de neuroanatomia..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Eduardo Henrique de Matos Lima - Coordenador / Maira de Castro Lima - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ARTE-EDUCAÇÃO.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Menção Honrosa na Semana da Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - "Construindo novos caminhos" - Trabalho: Apropriação das Tecnologias Digitais pelos docentes do Bacharelado em Humanidades/UFVJM,, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Alves, S.N.2016Alves, S.N. ; Tilelli, C.Q. ; LIMA, E. H. M. ; SOARES, L.F. . Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem. EAD em Foco, v. 6, p. 122-135, 2016.

2.
LIMA, M. R.2011LIMA, M. R. ; SILVA, E. C. ; LIMA, E. H. M. . Reflexos da Cibercultura: a democratização do acesso à memória histórica documental. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. -, p. 01-14, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
Vivas, Alessandro ; TAMEIRÂO, C. R. ; TREZZA, M. F. K. ; LIMA, E. H. M. . Grupo de Inclusão Digital para Terceira Idade. In: Ana Cristina Viana Campos; Evelise Moraes Berlezi; Antônio Henrique da Mata Correa. (Org.). Promoção da Saúde para um Envelhecimento Saudável. 4ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2016, v. 4, p. 243-.

2.
LIMA, E. H. M.. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA. In: Marise Maria Santana da Rocha; Mirtes Zóé da Silva Moura; Joana Alves Fhiladelfio. (Org.). Educação a distância: diálogos transdisciplinares. 1ed.São João del-Rei: UFSJ, 2015, v. 1, p. 60-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BIDARRA, JOSÉ ; LIMA, E. H. M. . A Produção e a Utilização de ebooks Interativos e Multimídia em Cursos na Modalidade a Distância: o caso do NEAD/UFSJ no Brasil. In: 7º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação / 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2017, Recife. 7º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação / 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2017.

2.
LIMA, M. R. ; LIMA, E. H. M. . Uso do Portal Didático institucional em uma unidade curricular do curso presencial de Pedagogia da UFSJ. In: II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância // XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016, São João del-Rei. ESUD | CIESUD 2016 - Humanismo, Tecnologia e Políticas em EaD, 2016. v. v. 1. p. 451-460.

3.
LIMA, M. R. ; LIMA, E. H. M. . Virtual no presencial: uma experiência na formação de pedagogos. In: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016, São Carlos. SIED:EnPED 2016. São Carlos: Editora da UFSCar, 2016.

4.
LIMA, E. H. M.. GAMEBOOKS COMO POSSIBILIDADE E PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação - 'Educação, Tecnologia e Formação do Professor', 2014, Recife/PE. Congresso Internacional de Tecnologia na Educação: Educação, Tecnologia e Formação de Professores, 2014.

5.
LIMA, E. H. M.; Vasconcelos, J.O. . Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação: concepção dos professores de Química do ensino básico de Diamantina. In: VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013, Curitiba/PR. VII Simpósio Nacional da ABCiber: Compartilhamento e a Criptografia de Informações. Rio de Janeiro/RJ: ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013.

6.
LIMA, E. H. M.; LIMA, M. R. . Formação de Professores para a Apropriação e Uso da Web 2.0 na Educação. In: VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), 2012, Novo Hamburgo / RS. VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), 2012.

7.
LIMA, M. R. ; LIMA, E. H. M. . Educação na Cibercultura: um estudo da apropriação discente do conceito de Web 2.0, acesso às tecnologias da informação e comunicação e uso do ciberespaço. In: VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), 2012, Novo Hamburgo / RS. VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), 2012.

8.
LIMA, E. H. M.. Weblog como recurso no processo de ensino-aprendizagem no curso de formação de professores: um relato de experiência. In: II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM, 2011, Diamantina - MG. II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM, 2011.

9.
LIMA, E. H. M.. Weblog no processo de ensino-aprendizagem: formação de professores para a cibercultura. In: VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011.

10.
LIMA, M. R. ; SILVA, E. C. ; LIMA, E. H. M. . Reflexos da Cibercultura: democratização do acesso à memória histórica documental. In: IV Simpósio Nacional da ABCiber, 2010, Rio de Janeiro. IV Simpósio ABCiber, 2010.

11.
LIMA, E. H. M.. Educação Musical Não-Formal: possibilidades de desenvolvimento e produção de Arte. In: VI Encontro Regional ABEM ? SUDESTE, 2009, Três Corações. Ensino de música na educação básica: perspectivas institucionais, pedagógicas e legais, 2009.

12.
LIMA, E. H. M.. Música e Educação: a presença e a concepção da música nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino básico e sua potencialidade na educação. In: 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Arte: coletivos em arte ? teatro, música, dança e artes visuais, 2007, Montenegro/RS. Anais do 5° Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. Montenegro/RS: FUNDARTE, 2007. v. 1. p. 339-343.

13.
LIMA, E. H. M.. A Arte-Educação no processo de ensino-aprendizagem através da cultura popular. In: I Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2007, Santa Maria / RS. I Congresso de Educação, Arte e Cultura. Santa Maria / RS: Laboratorio de Artes Visuais - Centro de Educação, 2007. v. 1. p. 1-13.

14.
LIMA, E. H. M.. Educação Musical de Crianças em Ambiente Informal: Estudo de Caso do Projeto Som na Luz\ - Belo Horizonte/MG. In: XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical e o Congresso Regional da International Society for Music Education na América Latina 2007, 2007, Campo Grande. XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical e o Congresso Regional da International Society for Music Education na América Latina 2007. Campo Grande / MS: EDITORA UFMS, 2007.

15.
LIMA, E. H. M.. A Arte-Educação no Processo e Ensino-Aprendizagem Através da Cultura Popular. In: 9o Congresso do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, 2006, Belo Horizonte. 9o Consinpro - Congresso do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, 2006.

16.
LIMA, E. H. M.. Música: elemento de (trans)formação e desenvolvimento humano. In: I Seminário Osesp de educação musical: ensinando música musicalmente / III Encontro ABEM região sudeste: políticas públicas e ações sociais em educação musical., 2003, São Paulo. I Seminário Osesp de educação musical: ensinando música musicalmente / III Encontro ABEM região sudeste: políticas públicas e ações sociais em educação musical.. São Paulo, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, L.F. ; Alves, S.N. ; LIMA, E. H. M. ; GONCALVES, H. A. ; CHAGAS, R. C. R. . Desenvolvimento de um jogo educacional para kinect for windows. In: 2o Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas. 2o Congresso Nacional de Educação, 2018.

2.
LIMA, E. H. M.. A Utilização das TDIC em Cursos na Modalidade EAD: estudo de caso do NEAD/UFSJ. In: 2º Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas. 2º Congresso Nacional de Educação, 2018.

3.
LIMA, E. H. M.. Dificuldades na Alfabetização em Crianças que Nasceram Prematuras e/ou com Baixo Peso. In: 2º Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas. 2º Congresso Nacional de Educação, 2018.

4.
LIMA, E. H. M.; Ferreira, I. S. ; Vilele, A. O. R. . Ensino ativo de programação e eletrônica para crianças e adolescentes. In: ABCiber 10 - X SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER: CONECTIVIDADE, HIBRIDAÇÃO E ECOLOGIA DAS REDES DIGITAIS, 2017, São Paulo. ABCiber 10: CONECTIVIDADE, HIBRIDAÇÃO E ECOLOGIA DAS REDES DIGITAIS. São Paulo: ABCiber, 2017.

5.
LIMA, E.; BIDARRA, JOSÉ . A Produção e a Utilização de ebooks Interativos e Multimídia em EaD. In: III Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 712.

6.
LIMA, E. H. M.. APRECIAÇÃO, PERCEPÇÃO E CRIAÇÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NÃO-FORMAL. In: EIEA - Encontro Internacional de Educação Artística, 2010, Mindelo, Cabo Verde. EIEA - Encontro Internacional de Educação Artística, 2010.

7.
LIMA, E. H. M.. Educação Musical e Desenvolvimento Humano. In: Conferencia Mundial de Educação Artística, 2006, Lisboa. Contributions to the World Conference on Arts Education. Paris: UNESCO, 2006. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIOS, J. V. L. G. ; SILVA, B. M. ; SOARES, L.F. ; CHAGAS, R. C. R. ; Alves, S.N. ; LIMA, E. H. M. . Popularização da Tecnologia e seu uso no publico pediátrico para prevenção da dengue. In: XV Congresso Mineiro de Pediatria, 2018, Belo Horizonte. XV Congresso Mineiro de Pediatria, 2018.

2.
LIMA, E. H. M.; SANTOS, G. D. S. . A mídia audiovisual e a criança com deficiência auditiva - o cenário nacional de inclusão dos pequenos nas produções de TC e Cinema infantil. In: I Simpósio Regional de Otorrinopedriatria da UFSJ, 2015, Divinopolis. I Simpósio Regional de Otorrinopedriatria da UFSJ, 2015.

3.
LIMA, E. H. M.; SOARES, L.F. ; CAMARGO, C.C. . Desenvolvimento e aplicação de ebooks interativos/multimídia e de ambientes de realidade aumentada e virtual em processos de ensino e aprendizagem no contexto acadêmico. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação / 2º Colóquio Internacional de Tecnologias em Educação, 2015, Recife. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Recife: Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte), 2015.

4.
LIMA, E. H. M.; LIMA, M. R. ; Braga, E.M. . Apropriação das Tecnologias Digitais pelos Discentes do Bacharelado em Humanidades da UFVJM. In: I Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão - UFVJM, 2012, DIAMANTINA. I Semana Integração: ensino, pesquisa e extensão, 2012.

5.
LIMA, E. H. M.. As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Interdisciplinaridade na Prática do Professor do Ensino Básico em Diamantina-MG. In: II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM, 2011, Diamantina - MG. II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM, 2011.

6.
LIMA, E. H. M.; Vasconcelos, J.O. . A Concepção dos Professores de Química do Ensino Médio de Diamantina Sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação. In: II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID, 2011, Goias. II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID, 2011.

7.
LIMA, E. H. M.; NEVES, D. R. ; DINIZ, C. F. . O recurso Áudio-visual como possibilidade no processo de ensino-aprendizagem de Química. In: XXIV ERSBQ - Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Viçosa. XXIV ERSBQ, 2010.

8.
LIMA, E. H. M.. A Arte-Educação no Processo de Ensino-Aprendizagem Através da Cultura Popular. In: I Congresso da Associação dos Professores de Arte de Uberaba e Micro Região - CONAPAR / 4o Encontro de Arte Educação em Uberaba ? ENARTE, 2006, Uberaba. I Congresso da Associação dos Professores de Arte de Uberaba e Micro Região - CONAPAR / 4º Encontro de Arte Educação em Uberaba - ENARTE. Uberaba: CESUBE/APAR, 2006. p. 01-72.

9.
LIMA, E. H. M.. A Arte para o desenvolvimento humano. In: 3o ENARTE ? Encontro de Arte-educação em Uberaba, 2005, Uberaba. 3o ENARTE ? Encontro de Arte-educação em Uberaba, 2005.

10.
LIMA, E. H. M.. Tecnologias contemporâneas nas escolas de Itabira em Minas Gerais e João Pessoa na Paraíba: possibilidades da informática na educação. In: III Mostra de Produção Científica da UNIPAC, 2005, Bom Despacho. III Mostra de Produção Científica da UNIPAC, 2005.

11.
LIMA, E. H. M.. Arte Educação como ferramenta para produção do conhecimento. In: III Semana de Estudos em Letras e Pedagogia, 2003, Congonhas - MG. III Semana de Estudos em Letras e Pedagogia, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, E. H. M.. A Utilização das TDIC em Cursos na Modalidade EaD: estudo de caso do NEAD/UFSJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, E. H. M.. Dificuldades na Alfabetização em Crianças que Nasceram Prematuras e/ou Baixo Peso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, E. H. M.; Ferreira, I. S. ; Vilele, A. O. R. . ENSINO ATIVO DE PROGRAMAÇÃO E ELETRÔNICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BIDARRA, JOSÉ ; LIMA, E. H. M. . A Produção e a Utilização de ebooks Interativos e Multimídia em Cursos na Modalidade a Distância: o caso do NEAD/UFSJ no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
LIMA, M. R. ; LIMA, E. H. M. . Virtual no presencial: uma experiência na formação de pedagogos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LIMA, E. H. M.; SANTOS, G. D. S. . A mídia audiovisual e a criança com deficiência auditiva - o cenário nacional de inclusão dos pequenos nas produções de TC e Cinema infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LIMA, E. H. M.. GAMEBOOKS COMO POSSIBILIDADE E PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LIMA, E. H. M.; Vasconcelos, J.O. . Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação: concepção dos professores de Química do ensino básico de Diamantina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, E. H. M.. Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Prática Docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, E. H. M.; LIMA, M. R. ; Braga, E.M. . Apropriação das Tecnologias Digitais pelos Discentes do Bacharelado em Humanidades da UFVJM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, E. H. M.. Possibilidades de uso das TIC no processo ensino e aprendizagem da Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LIMA, E. H. M.; LIMA, M. R. . Formação de Professores para a Apropriação e Uso da Web 2.0 na Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, M. R. ; LIMA, E. H. M. . Educação na Cibercultura: um estudo da apropriação discente do conceito de Web 2.0, acesso às tecnologias da informação e comunicação e uso do ciberespaço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIMA, E. H. M.. Weblog como recurso no processo de ensino-aprendizagem no curso de formação de professores: um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMA, E. H. M.. As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Interdisciplinaridade na Prática do Professor do Ensino Básico em Diamantina-MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
LIMA, E. H. M.. Weblog no processo de ensino-aprendizagem: formação de professores para a cibercultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LIMA, M. R. ; SILVA, E. C. ; LIMA, E. H. M. . Reflexos da Cibercultura: democratização do acesso à memória histórica documental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LIMA, E. H. M.; NEVES, D. R. ; DINIZ, C. F. . O recurso Áudio-visual como possibilidade no processo de ensino-aprendizagem de Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
LIMA, E. H. M.. Música e Educação: a presença e a concepção da música nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino básico e sua potencialidade na educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LIMA, E. H. M.. A Arte-Educação no processo de ensino-aprendizagem através da cultura popular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMA, E. H. M.. Educação Musical de Crianças em Ambiente Informal: Estudo de Caso do Projeto Som na Luz\ - Belo Horizonte/MG. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LIMA, E. H. M.. A Arte-Educação no processo de Ensino-Aprendizagem Através da Cultura Popular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LIMA, E. H. M.. A Arte-Educação no processo de Ensino-Aprendizagem Através da Cultura Popular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LIMA, E. H. M.. Educação Musical e Desenvolvimento Humano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
LIMA, E. H. M.. A Arte para o desenvolvimento humano. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LIMA, E. H. M.. Arte Educação como ferramenta para produção do conhecimento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LIMA, E. H. M.. Música: elemento de (trans)formação e desenvolvimento humano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
LIMA, E. H. M.; FERNANDES, F. S. . ebook interativo e multimídia sobre História da Matemática. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
LIMA, E. H. M.. O desenho das características da simulação no contexto da oncologia. 2017.

2.
LIMA, E. H. M.. A IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO EMPREENDEDOR DE INCENTIVO À LEITURA E SEUS EFEITOS NA DINÂMICA EDUCACIONAL EM ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI (MG). 2016.

3.
LIMA, E. H. M.. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA PRIMEIRA OFERTA DO CURSO FORMAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DE PROFESSORES, GESTORES E TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CAED/UFXX. 2016.

4.
LIMA, E. H. M.. WORKTEC 2015: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO, MARKETING E TI. 2016.

5.
LIMA, E. H. M.. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO À DISTÂNCIA NO TOCANTINS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UAB/UFT. 2016.

6.
LIMA, E. H. M.. A oferta de cursos técnicos na modalidade Proeja na rede federal: região sul do Brasil. 2014.

7.
LIMA, E. H. M.. Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias. 2014.

8.
LIMA, E. H. M.. Arte Educação Ambiental: permacultura e teatro do oprimido na trilha da sustentabilidade. 2014.

9.
LIMA, E. H. M.. Onde a cultura é matéria-prima da Educação popular e do desenvolvimento comunitário: possibilidades e desafios. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, E. H. M.. Educar em Processo. 2010; Tema: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a Educação. (Site).

2.
LIMA, E. H. M.. Twitter. 2010; Tema: Educação, Tecnologias Digitais, Política, Filosofia e outros. (Rede social).

3.
LIMA, E. H. M.. Facebook. 2010; Tema: Educação, Tecnologias Digitais, Política, Filosofia e outros. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, E. H. M.; Ferreira, I. S. . Programação e Robótica: animação, games e aplicativos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FormativoeOrietação).

2.
LIMA, E. H. M.; OLIVEIRA, F. H. . Vídeo-Atlas do Laboratório de Técnicas Cirúrgicas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

3.
LIMA, M. R. ; LIMA, E. H. M. . Princípios da cibercultura: desafios à reconfiguração pedagógica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, E. H. M.. Conceitos inovadores para o uso das TDIC na Educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LIMA, E. H. M.; NORBIN, O. ; ROCHA, G. M. . Metodologia do Ensino Superior: capacitação de tutores e preceptores da residência multiprofissional em saúde. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LIMA, E. H. M.; FERNANDES, F. S. . ebook História da Matemática. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FormativoeOrietação).

7.
LIMA, E. H. M.; Ferreira, I. S. . Introdução aos conceitos e elementos da programação e da robótica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FormativoeOrietação).

8.
LIMA, E. H. M.. Educação e Tecnologias: as TICs no processo de ensino-aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
LIMA, E. H. M.. Blog como Instrumentos de Aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
LIMA, E. H. M.. Educação e Tecnologias: as TICs no processo de ensino-aprendizagem. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FormativoeOrietação).

11.
LIMA, E. H. M.. Blogs: Instrumentos de Aprendizagem. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FormativoeOrietação).

12.
LIMA, E. H. M.; LIMA, M. R. . Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: reflexão sobre a prática nos cursos de Graduação e Presencial e a Distãncia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
LIMA, E. H. M.; LIMA, M. R. . Web 2.0 e a Educação: inclusão na Cibercultura - noções básicas para educadores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
OLIVEIRA, P. M. ; DINIZ, C. F. ; LIMA, E. H. M. . MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formativo e Orietação).

15.
LIMA, E. H. M.. Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
LIMA, E. H. M.; LIMA, M. R. . O Uso das TICs na UFVJM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
LIMA, E. H. M.. Festival de Música. 2000 (Festival de Música).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Boucherville, G.C.de; Rodolfo, B.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de Valdete Maria Luiz de Almeida.A importância da integração do gestor e do supervisor no processo pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
Boucherville, G.C.de; Rodolfo, B.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de Rayderlaine Regina dos Reis Mesquista.Dificuldades de aprendizagem na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
Boucherville, G.C.de; Rodolfo, B.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de Patrícia Rezende Ramos.Brincar na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

4.
Boucherville, G.C.de; Rodolfo, B.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de Patrícia Souza Maia Araújo.O Processo de Aquisição da Escrita das Crianças na Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

5.
VIEIRA, F. C. F.; ALVES, V. A.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de CARINA POLIANA LIMA E KELLY FERNANDA SOARES.CURRÍCULO DE ARTES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GABRIEL MANDACARÚ: Diamantina, MG - 2006 a 2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

6.
Vasconcelos, J.O.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de Jussara de Oliveira Vasconcelos.A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DE DIAMANTINA SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA EDUCAÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

7.
Barros, A.T.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de Alyson Torres de Barros.OBJETOS COMPUTACIONAIS NAS AÇÕES EDUCACIONAIS ESCOLARES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

8.
LIMA, E. H. M.; DINIZ, C. F.; Costa, M. P. S. L.. Participação em banca de Mayara Rodrigues Lessa.O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

9.
LIMA, E. H. M.; DINIZ, C. F.; Costa, M. P. S. L.. Participação em banca de Ana Beatriz Ferreira Vitoreti.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: Ação/intervenção no processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

10.
LIMA, E. H. M.; DINIZ, C. F.; MENDONCA FILHO, C. V.. Participação em banca de Celina de Souza Oliveira Bento e Francisca Gabriela L Rosado.?O MEU MEIO AMBIENTE?: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

11.
AMARAL, R. A. P.; OLIVEIRA, W.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de Deyse Amorim Silva e Luciene Izabel Gomes.A Eudamonia Aristotélica: A Felicidade como Fim Ético. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

12.
MARQUES, L. O. C.; Sant´Anna, P.A.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de Marciano Barroso Dumont.O Perfil de professores de lingua inglesa da escola no município de Serro/MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

13.
LIMA, E. H. M.; OLIVEIRA, P. M.. Participação em banca de Agnaldo Lopes.Abordagem Tradicional e Investigativa no Conteúdo de Cinética para o Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

14.
LIMA, E. H. M.; OLIVEIRA, P. M.; SOARES, A. S.. Participação em banca de Cecília de Souza Oliveira Bento.Perfil dos Professores de Química que Atuam no Ensino Médio em Diamantiona/MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

15.
NEVES, D. R.; LIMA, E. H. M.. Participação em banca de Denise Ribeiro Neves.O RECURSO ÁUDIO-VISUAL COMO POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Braga, E.M.; LIMA, E. H. M.; Costa, M. P. S. L.. Processo Seletivo para Professor Temporário para a Área de Educação - Arte e Educação. 2011.

Outras participações
1.
LIMA, E. H. M.. Avaliador "Ad hoc" dos trabalhos submetidos à I Semana de Integração: ensino, pesquisa e extensão - UFVJM. 2012. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
LIMA, E. H. M.. Avaliador "Ad hoc" dos trabalhos submetidos à XIII Jornada de iniciação Científica e Tecnológica e III Mostra de Pós-Graduação. 2011. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Congresso Nacional de Educação. A Utilização das TDIC em Cursos na Modalidade EaD: estudo de caso do NEAD/UFSJ. 2018. (Congresso).

2.
2º Congresso Nacional de Educação. Dificuldades na Alfabetização em Crianças que Nasceram Prematuras e/ou Baixo Peso. 2018. (Congresso).

3.
7º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação / 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.A Produção e a Utilização de ebooks Interativos e Multimídia em Cursos na Modalidade a Distância: o caso do NEAD/UFSJ no Brasil. 2017. (Simpósio).

4.
ABCiber 10 - X SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER CONECTIVIDADE, HIBRIDAÇÃO E ECOLOGIA DAS REDES DIGITAIS. ENSINO ATIVO DE PROGRAMAÇÃO E ELETRÔNICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2017. (Congresso).

5.
II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância // XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância.. Uso do portal didático institucional em uma unidade curricular do curso presencial de Pedagogia da UFSJ. 2016. (Congresso).

6.
III Encontro de Pesquisadores Mineiros. 2016. (Encontro).

7.
SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Virtual no presencial: uma experiência na formação de pedagogos. 2016. (Simpósio).

8.
III Workshop Sobre Tecnologias Móveis na Educação - IV CBIE 2015 / X LACLO 2015. A Produção e a Utilização de ebooks Interativos e Multimídia em EaD. 2015. (Congresso).

9.
I Simpósio Regional de Otorrinopediatria da UFSJ.A mídia audiovisual e a criança com deficiência auditiva - o cenário nacional de inclusão dos pequenos nas produções de TC e Cinema infantil. 2015. (Simpósio).

10.
Primeira Escola de Verão em Informática na Educação.A Produção e a Utilização de ebooks Interativos e Multimídia em Cursos na Modalidade a Distância: o caso do NEAD/UFSJ no Brasil. 2015. (Outra).

11.
2º Retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital da Universidade Aberta de Portugal e da Universidade do Algarve.A Produção e a Utilização de ebooks Interativos e Multimídia em Cursos na Modalidade a Distância: O Caso do NEAD/UFSJ no Brasil. 2014. (Outra).

12.
3º Seminário de Educação a Distância da UFSJ.Desafios da Educação no Contexto da Cibercultura. 2014. (Seminário).

13.
3º Seminário de Educação a Distância da UFSJ.Estratégias Pedagógicas para Ensino-Aprendizagem na EAD: diálogos entre Portugal e Brasil. 2014. (Seminário).

14.
XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. GAMEBOOKS COMO POSSIBILIDADE E PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA. 2014. (Congresso).

15.
I Encontro Presencial do Curso de Formação de Professores Orientadores de TCC.Práticas e desafios da Orientação de TCC. 2013. (Encontro).

16.
II Encontro Presencial do Curso de Formação de Docentes - Produção de Material Didático.Criação, apreciação e algumas considerações sobre o curso de capacitação de docentes. 2013. (Encontro).

17.
Seminário Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Potencialidade e Possibilidades Pedagógicas.Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Prática Docente. 2013. (Seminário).

18.
Seminário EAD: cenários, atores, e desafios na elaboração do TCC. 2013. (Seminário).

19.
Seminário Tecnologias de Informação e Comunicação (TIIC): novas perspectivas para o cotidiano acadêmico. 2013. (Seminário).

20.
VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação: concepção dos professores de Química do ensino básico de Diamantina. 2013. (Simpósio).

21.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012) - 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - 18º Workshop de Informática na Escola (WIE). Grupo de Estudo/Pesquisa "Cibereducação" - UFVJM. 2012. (Congresso).

22.
I Semana da Integração : ensino, pesquisa e extensão - UFVJM.PIBID - Iniciação à docência. 2012. (Outra).

23.
I Simpósio Internacional em Ensino de História e História da Educação e III Encontro Institucional do PIBID da UFVJM: ?História e Formação de Professores? ? ISIEHE_IIIPIBID_UFVJM.Como ex-Coordenador do Programa PIBID/UFVJM entre os anos de 2011 e 2012. 2012. (Simpósio).

24.
IV Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro.Possibilidades de uso das TDIC no processo ensino e aprendizagem da Matemática. 2012. (Encontro).

25.
Programa de Formação Pedagógica Continuada para a Docência ? FORPED/UFVJM.TDICs na Prática Docente. 2012. (Encontro).

26.
VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER).Formação de Professores para a Apropriação e Uso da Web 2.0 na Educação. 2012. (Simpósio).

27.
II Encontro de Coordenadores Institucionais do PIBID.Grupo de Estudo sobre a Formação de Professores. 2011. (Encontro).

28.
III Semana de Humanidades da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM.Arte e Educação. 2011. (Outra).

29.
II Seminário de Formação Pedagógica da UFVJM. 2011. (Seminário).

30.
II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM.Conferência de Abertura - Formação Docente: desafios e perspectivas. 2011. (Seminário).

31.
II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM.Membro da Comissão Científica. 2011. (Seminário).

32.
II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM.Weblog como recurso no processo de ensino-aprendizagem no curso de formação de professores: um relato de experiência. 2011. (Seminário).

33.
VI Encontro Internacional EducaRed 2011: Actitud 2.0, aprender es compartir. 2011. (Encontro).

34.
VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Weblog no processo de ensino-aprendizagem: formação de professores para a cibercultura. 2011. (Seminário).

35.
XIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e III Mostra de Pós-Graduação da UFVJM.Avaliador. 2011. (Outra).

36.
1º Ciclo de Palestra do Dia do Químico. 2010. (Outra).

37.
I Seminário de Formação Pedagógica Docente. 2010. (Seminário).

38.
IV Simpósio Nacional ABCiber.Reflexos da Cibercultura: democratização do acesso à memória histórica documental. 2010. (Simpósio).

39.
IV Simpósio Virtual de EaD. 2010. (Simpósio).

40.
Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. 2010. (Seminário).

41.
XXIV ERSBQ - Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.O recurso Áudio-visual como possibilidade no processo de ensino-aprendizagem de Química. 2010. (Encontro).

42.
Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação; XIX Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil - Confaeb. 2009. (Congresso).

43.
Semana de Estudos em Ciências da Educação do Curso de Pedagogia.Arte-Educação no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2009. (Encontro).

44.
5º Encontro Nacional de Pesquisa em Arte: coletivos em arte ? teatro, música, dança e artes visuais.Música e Educação: a presença e a concepção da música nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino básico e sua potencialidade na educação. 2007. (Encontro).

45.
I Congresso de Educação, Arte e Cultura. A Arte-Educação no processo de ensino-aprendizagem através da cultura popular. 2007. (Congresso).

46.
Palestra ?Fruição Estética: Fantasia e Desejo?. 2007. (Outra).

47.
Palestra ?O Garoto Selvagem em Três Tempos ? Uma história cultural da inteligência?. 2007. (Outra).

48.
Palestra ?Sistema da Arte: inovar no campo da expressão?. 2007. (Outra).

49.
XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical e o Congresso Regional da International Society for Music Education na América Latina 2007. Educação Musical de Crianças em Ambiente Informal: Estudo de Caso do Projeto Som na Luz\ - Belo Horizonte/MG. 2007. (Congresso).

50.
4º Encontro de Arte-Educação em Uberaba e 1º Congresso da Associação dos Professores de Arte de Uberaba e Micro Região: A Imagem da Arte.A ARTE-EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CULTURA POPULAR. 2006. (Encontro).

51.
9o Congresso do Sindicato dos Professores de Minas Gerais - CONSINPRO. A ARTE-EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CULTURA POPULAR. 2006. (Congresso).

52.
Conferencia Mundial de Arte Educação. EDUCAÇÃO MUSICAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2006. (Congresso).

53.
Congresso: InSEA 2006: ?Interdisciplinary Dialogues in Arts Education?. 2006. (Congresso).

54.
Encontro Temático Regionalizado de Belo Horizonte.ARTE-EDUCAÇÃO NO RESGATE DA CULTURA POPULAR. 2006. (Encontro).

55.
Palestra ?Mario de Andrade e o Modernismo Musical Brasileiro?. 2006. (Outra).

56.
3º Encontro de Arte-Educação em Uberaba: A Arte no Cotidiano Escolar.A ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2005. (Encontro).

57.
XV CONFAEB ? Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil. 2004. (Congresso).

58.
6º Encontro da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha. 2003. (Encontro).

59.
I Seminário Osesp de Educação Musical:Ensinando Música Musicalmente / III Encontro ABEM Região Sudeste: Políticas Públicas e Ações Sociais em Educação Musical.Música: Elemento de (trans)formação e desenvolvimento humano. 2003. (Seminário).

60.
1º Encontro de Arte-Educação: Um Novo Olhar. 2002. (Encontro).

61.
I Seminário Integrado de Música. 2002. (Seminário).

62.
XX Seminário de Educação Artística. 2002. (Seminário).

63.
XIX Seminário de Educação Artística. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, E. H. M.; Cardoso, P. H. A. ; GUIMARÃES, A. C. ; ROCHA, J. P. ; GONÇALVES, W. P. ; SILVA, A. G. M. ; D'ALESSANDRO, E. V. ; REZENDE, F. F. . InterCamp UFSJ. 2017. (Outro).

2.
LIMA, E. H. M.; VALADARES, H.M.S. ; TIBÚRCIO, J. D. ; PEREIRA, C. ; FERREIRA, B. A. . II Ciclo de Estudos para Docência no Ensino Superior. 2013. (Outro).

3.
NIQUINI, Cláudia M. ; DINIZ, C. F. ; LIMA, E. H. M. ; SOARES, A. S. . II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM. 2011. (Outro).

4.
VIEIRA, F. C. F. ; LIMA, E. H. M. . II Seminário de Formação Pedagógica da UFVJM. 2011. (Outro).

5.
LIMA, E. H. M.; VIEIRA, F. C. F. . Seminário do PIBID-UFVJM. 2011. (Outro).

6.
SOARES, A. S. ; OLIVEIRA, P. M. ; DINIZ, C. F. ; NIQUINI, Cláudia M. ; LIMA, E. H. M. . Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. 2010. (Outro).

7.
Adriana Pessoa ; LIMA, E. H. M. . XVI CONFAEB ? Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Theóphilo de Paiva Caldas Neto. DETERMINANTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: Como aspectos da formação e atuação docente influenciam a forma que alunos do curso de medicina da UFSJ/CCO avaliam o ensino recebido.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).

2.
Paulo Ítalo Faria Lima Vazzi. DETERMINANTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: Como aspectos da formação e atuação docente influenciam a forma que alunos do curso de medicina da UFSJ/CCO avaliam o ensino recebido.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).

3.
Larissa Santos Pereira. DETERMINANTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: Como aspectos da formação e atuação docente influenciam a forma que alunos do curso de medicina da UFSJ/CCO avaliam o ensino recebido.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).

4.
Marcos Barbosa Rodrigues de Moura. DETERMINANTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: Como aspectos da formação e atuação docente influenciam a forma que alunos do curso de medicina da UFSJ/CCO avaliam o ensino recebido.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).

5.
Vinícius Torres Leite. DETERMINANTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: Como aspectos da formação e atuação docente influenciam a forma que alunos do curso de medicina da UFSJ/CCO avaliam o ensino recebido.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALESSANDRA LEMOS DA SILVA MENDONÇA. A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

2.
Ana Paula Moreira e Silva. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

3.
ANGELA MARIA MEDEIROS DE OLIVEIRA ALBINO. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL ? SÉRIES INICIAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

4.
Betânia Maria de Carvalho. A influência da música na socialização das crianças na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

5.
Cleonice Pereira Louzada. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

6.
Darlene Alves da Silva. A UTILIZAÇÃO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE POMPÉU, MINAS GERAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

7.
Denise Márcia Ferreira Rocha. AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

8.
Eliana Maria Teodorio. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE SUA INSERÇÃO EM UM CEIM NO MUNICÍPIO DE POMPÉU/MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

9.
GEÍZA CRISTINA DE SOUZA CAMPOS. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO UM FATOR DE SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

10.
LEÍSE APARECIDA GONÇALVES DE SOUZA. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DE CRIANÇAS ENTRE 0 E 3 ANOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

11.
Lúcia do Rosário Pereira Gomes. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVÉS DE JOGOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

12.
Luciana Ribeiro de Oliveira. O LÚDICO E A MÚSICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

13.
Luzimaia Maria Martins. AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

14.
Cláudia Helaine Lopes. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 3 ANOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

15.
ÁLDREA CARLA REGGIANI ASSIS. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: considerações sobre a importância e as possibilidades das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

16.
Andréa Oliveira Bazilio. A CONCEPÇÂO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÂO INFANTIL DE UMA ESCOLA PUBLICA DE TIMÓTEO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

17.
Dylma Maria de Jesus Melo. BRINCADEIRAS, CONTOS E ENCANTOS: A importância do ?faz de conta? na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

18.
ELISABETE CÁSSIA DE SOUZA. A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COMO DESAFIO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

19.
ERILENE FERREIRA NEVES DA SILVA. UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

20.
FABÍOLA BENEVENUTO DE OLIVEIRA GOMES. MÚSICA, JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO: O RACISMO DISFARÇADO E AS POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES E DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS ATRAVÉS DA MÚSICA NA ESCOLA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

21.
PATRICIA BENITEZ DE LIMA. PAPEL DO PEDAGOGO NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

22.
REGINA ALVES DE ASSIS MACEDO. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TIMÓTEO/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

23.
ROSÂNGELA DOS SANTOS SOUSA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SÍNDROME DE DOWN, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

24.
Jussara de Oliveira Vasconcelos. A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DE DIAMANTINA SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA EDUCAÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

25.
Alyson Torres de Barros. OBJETOS COMPUTACIONAIS NAS AÇÕES EDUCACIONAIS ESCOLARES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

26.
Celina de Souza Oliveira Bento e Francisca Gabriela L Rosado. ?O MEU MEIO AMBIENTE?: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

27.
MAYARA RODRIGUES LESSA. O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

28.
ANA BEATRIZ FERREIRA VITORETI. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: Ação/intervenção no processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

29.
Denise Ribeiro Neves. O recurso Áudio-visual como possibilidade no processo de ensino-aprendizagem de Química. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

Iniciação científica
1.
ANA CAROLINE DA SILVA SANTOS. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NASCIDAS A TERMO E CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E/OU COM BAIXO PESO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

2.
CAIO AUGUSTO SANTANA LOPES. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NASCIDAS A TERMO E CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E/OU COM BAIXO PESO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

3.
ISABELLA CRISTINA RIBEIRO ANDRADE. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NASCIDAS A TERMO E CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E/OU COM BAIXO PESO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

4.
NATIELY LARA BORGES SANTOS. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NASCIDAS A TERMO E CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E/OU COM BAIXO PESO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.

5.
PEDRO PARREIRAS COELHO. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NASCIDAS A TERMO E CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E/OU COM BAIXO PESO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Eduardo Henrique de Matos Lima.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIMA, M. R.2011LIMA, M. R. ; SILVA, E. C. ; LIMA, E. H. M. . Reflexos da Cibercultura: a democratização do acesso à memória histórica documental. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. -, p. 01-14, 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, E. H. M.. Possibilidades de uso das TIC no processo ensino e aprendizagem da Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, E. H. M.; LIMA, M. R. . Formação de Professores para a Apropriação e Uso da Web 2.0 na Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, M. R. ; LIMA, E. H. M. . Educação na Cibercultura: um estudo da apropriação discente do conceito de Web 2.0, acesso às tecnologias da informação e comunicação e uso do ciberespaço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, E. H. M.. Educar em Processo. 2010; Tema: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a Educação. (Site).

2.
LIMA, E. H. M.. Twitter. 2010; Tema: Educação, Tecnologias Digitais, Política, Filosofia e outros. (Rede social).

3.
LIMA, E. H. M.. Facebook. 2010; Tema: Educação, Tecnologias Digitais, Política, Filosofia e outros. (Rede social).



Outras informações relevantes


Orientador voluntário do Programa Jovens Talentos para a Ciência da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Autor e Coordenador do Blog "Educa em Processo" (http://educaremprocesso.blogspot.com/), um espaço de diálogo, reflexão e compartilhamento sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação.

Professor homenageado no I Simpósio Internacional em Ensino de História e História da Educação e III Encontro Institucional do PIBID da UFVJM: ?História e Formação de Professores? ? ISIEHE_IIIPIBID_UFVJM - realizado nos dias 06 e 07 de dezembro de 2012, no Campus I, da UFVJM, Diamantina, MG.

Professor homenageado na Formatura da turma de Licenciatura em Química da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em 2012.

Padrinho de formatura da turma da terceira série do ensino médio do colégio Diamanatinense/Pitágoras em 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 18:15:42