Jordana Calil Lopes de Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8634631099196557
  • Última atualização do currículo em 30/01/2019


Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007), especialização em Gestalt-terapia pelo ITGT (2010) mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, professora orientadora do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia e pesquisadora associada da Universidade de Brasília. Atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, prevenção, habilidades de vida, gestalt-terapia e promoção de saúde. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (Brapep), Membro do GT-ANPEPP "Relações Interpessoais e Competência Social" e pesquisadora do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida ? GEPPSVida. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jordana Calil Lopes de Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, J. C. L.;MENEZES, JORDANA CALIL LOPES DE

Endereço


Endereço Profissional
Flume Consultoria.
Centro Empresarial Varig
Asa Norte
70714900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 35336400
URL da Homepage: www.flume.com.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Adaptação cultural do Strengthening Families Program (10-14) UK para o Brasil, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Sheila Giardini Murta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Promoção de saúde; Prevenção em saúde mental; Prevenção primária; Adolescência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2011 - 2013
Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Desenvolvimento Positivo e Saúde Mental de Crianças: Uma Revisão Sistemática de Estudos Brasileiros,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Sheila Giardini Murta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Prevenção em saúde mental; Desenvolvimento positivo.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Especialização em Especialização em Gestalt-terapia. (Carga Horária: 525h).
Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.
Título: O processo de permanência do cliente na psicoterapia: uma pesquisa fenomenológica.
Orientador: Celana Cardoso Andrade.
2003 - 2007
Graduação em psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Contribuições de uma gestalt-terapeuta a uma pessoa vítima de um evento traumático.
Orientador: Sandra Albernaz Leão Machado Saddi.




Formação Complementar


2016 - 2016
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS. (Carga horária: 17h).
Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.
2013 - 2013
Desenvolvimento de habilidades de solução de probl. (Carga horária: 2h).
Seminário Internacional de Habilidades Sociais, SIHS, Brasil.
2013 - 2013
Habilidades sociais educativas e problemas de comp. (Carga horária: 2h).
Seminário Internacional de Habilidades Sociais, SIHS, Brasil.
2013 - 2013
Programa de habilidades sociais para pré-escolares. (Carga horária: 2h).
Seminário Internacional de Habilidades Sociais, SIHS, Brasil.
2012 - 2012
Mecanismos de Mudança em Programas Preventivos. (Carga horária: 8h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Prevenção e Promoção de Saúde Mental na Comunidade. (Carga horária: 12h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Gestalt-Terapia de Curta Duração. (Carga horária: 7h).
Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia, ITGT, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Psicoterapia Breve - Individual e de Grupo. (Carga horária: 40h).
Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia, ITGT, Brasil.
2009 - 2009
Compreensão diagnóstica na psicoterapia gestáltica. (Carga horária: 14h).
Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em NO CAMINHO DAS ÁGUAS.... (Carga horária: 7h).
Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia, ITGT, Brasil.
2007 - 2007
INTRODUTÓRIO II. (Carga horária: 30h).
Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia, ITGT, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em INTRODUTÓRIO I. (Carga horária: 30h).
Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia, ITGT, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Atendimento a Grupos de Gestantes e Familiares. (Carga horária: 54h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
1998 - 2005
Ingles.
Centro de Linguas Intercontinentais, CLIC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Apoio a Grupo de Gestantes. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2003 - 2003
Postura Profissional.
Essencial Empresa Junior de Psicologia, ESSENCIAL, Brasil.
2003 - 2003
Trabalho em Equipe.
Essencial Empresa Junior de Psicologia, ESSENCIAL, Brasil.
1996 - 2000
Educação Musical - Formação Musical Básica.
Centro Livre de Artes, CLA*, Brasil.
1999 - 1999
Hip Hop Street Dance College.
Ismael Toledo, IT, Brasil.
1997 - 1997
Postura e Boas Maneiras.
Adelita D'costa Etiqueta e Cursos e Eventos, ADCOSTA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Nova Tecnologia em Educação Ltda, GRUPO NT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: temporária, Enquadramento Funcional: Tutora em Educação à distância, Carga horária: 7


Espaço Absolut, EA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 07/2011
Serviços técnicos especializados , Espaço Absolut, .

Serviço realizado
Atendimentos psicoterapêuticos na abordagem gestaltica.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 18

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/ Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Atividades

8/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Personalidade II
Psicologia Social II
3/2008 - 9/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Linhas de pesquisa
Promoção da Saúde
1/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Estudos, Pesquisa e Prática Psicológica - CEPSI, .

Estágio realizado
Estágio Curricular Obrigatório realizado em Psicologia Clínica, sob supervisão da Msa. Sandra Albernaz.
8/2006 - 7/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Linhas de pesquisa
Promoção da Saúde
8/2005 - 6/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Monitoria na disciplina Psicopatologia Geral, sob supervisão da Profa Dra Mara Rubia Orsini.

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio técnico e científico, Carga horária: 20

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia Clínica, .

02/2012 - 10/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Personalidade 1
02/2012 - 10/2012
Estágios , Departamento de Psicologia Clínica, .

Estágio realizado
Estágio curricular em Docência, atuando como professora na disciplina Psicologia da Personalidade 1.

Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia, ITGT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora orientadora, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Estagiária

Atividades

4/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia, Núcleo de Extensão e Pesquisa em Psicoterapia na Abordagem Gestáltica.

Cargo ou função
Secretária das atividades de extensão.
04/2009 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia, .

Atividade de extensão realizada
Monitoria no curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestalt-terapia..
05/2008 - 5/2010
Estágios , Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia, .

Estágio realizado
Psicóloga clinica (estágio do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestalt Terapia).

Pastoral da Criança - Comunidade São José, PC/CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga

Atividades

3/2007 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Comunidade São José, Comunidade São José.

Atividade realizada
Trabalho voluntário, na condição de palestrante sobre temas relacionados à família.

Flume Consultoria, FLUME, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: sócia-diretora, Enquadramento Funcional: sócia-diretora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Consultoria para o desenvolvimento de programas de prevenção em saúde mental e promoção de bem-estar. Tem o objetivo de adaptar e desenvolver intervenções sob medida, de acordo com a especificidade de cada caso. Baseia-se na aplicação do conhecimento científico no atendimento de demandas de saúde institucionais e sociais, favorecendo o uso de recursos de forma ética e a disseminação de práticas baseadas em evidências.



Linhas de pesquisa


1.
Promoção da Saúde

Objetivo: Investigar variáveis que contribuem para a promoção da saúde e prevenção de problemas de saúde. Inclui estudos de adesão a recomendações terapêuticas;redução de estresse, ansiedade; depressão e obesidade..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Intervenção Terapêutica.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Palavras-chave: Adesão; Prevenção à doença; Promoção de saúde.
2.
Promoção da Saúde

Objetivo: Investigar variáveis que contribuem para a promoção da saúde e prevenção de problemas de saúde. Inclui estudos de adesão a recomendações terapêuticas;redução de estresse, ansiedade; depressão e obesidade..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Palavras-chave: Adesão; Prevenção à doença; Promoção de saúde.
3.
Ensino de Habilidades de Vida: uma Estratégia de Educação para o Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos na Adolescência

Objetivo: Descrição: Esta pesquisa está fundamentada no modelo teórico bioecológico, na psicologia positiva e em pesquisas empíricas acerca de programas preventivos para promoção de resiliência e habilidades de vida na adolescência. Programas de habilidades de vida têm sido estudados com diversos focos preventivos, como a prevenção ao abuso de drogas, à gravidez precoce e à violência na escola. O uso destes programas para prevenção à violência de gênero e a homofobia, como tipos específicos de violência, não foi ainda descrito na literatura. Este estudo compreende a construção, implementação e avaliação de um programa de prevenção universal à violência de gênero e homofobia, para adolescentes em contexto escolar. O programa a ser construído e avaliado aborda o desenvolvimento de habilidades de vida (autoconhecimento, resolução de problemas, tomada de decisão, pensamento crítico, pensamento criativo, comunicação assertiva, relacionamento interpessoal, empatia, manejo das emoções e enfrentamento ao estresse) no contexto das relações de gênero e dos direitos sexuais e reprodutivos. Será feito com adolescentes entre 12 e 14 anos, em escolas públicas. Um delineamento quase-experimental será utilizado, com grupo controle não equivalente. Serão conduzidas avaliação de processo e resultados do programa, por meio de medidas qualitativas e quantitativas..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA DA SAÚDE / Especialidade: PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA DA SAÚDE.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Educação.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Avaliação da Efetividade, Qualidade da Implementação e Validade Social do Programa Famílias Fortes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sheila Giardini Murta em 26/04/2018.
Descrição: O Programa Famílias Fortes (PFF) visa à prevenção do abuso de álcool e drogas em crianças e adolescentes. Foi adotado em 2013 pelo Ministério da Saúde (MS) e, nos últimos anos, vem sendo difundido para diversas regiões do Brasil, sob a gestão do MS e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Este estudo tem por objetivo avaliar a efetividade do PFF, descrever a qualidade de sua implementação e avaliar sua validade social. Terá a duração de 3 anos e contará com um delineamento quase-experimental, com follow-up de seis e 12 meses. Participarão 2.335 crianças/adolescentes, dos quais 1.813 participarão de sete sessões do PFF (Condição Experimental) e 522 não receberão a intervenção (Condição Controle). Pais/ responsáveis, facilitadores, multiplicadores, formadores federais e supervisores serão convidados a participar de estratégias qualitativas de coleta de dados, incluindo entrevistas e grupos focais. O PFF será conduzido de modo intersetorial em equipamentos de proteção social básica, saúde, educação e outros afins, em sete encontros grupais, de duas horas de duração, sendo a primeira hora dedicada a grupos separados de crianças e pais ou responsáveis e a segunda hora, a encontros conjuntos para a família. Escalas aplicadas antes, imediatamente após, aos seis e aos doze meses após, avaliarão o padrão de consumo de drogas, comportamentos antissociais, gravidez precoce, abandono escolar, desempenho escolar (desfechos primários), práticas parentais, autoeficácia para aprendizagem, perspectiva de tempo futuro, práticas sociais, culturais e esportivas e engajamento escolar (desfechos secundários). Elementos do contexto influentes na implementação e o engajamento dos participantes serão avaliados por observadores externos durante a execução dos encontros. Após o último encontro, serão aplicadas entrevistas por telefone e uma escala junto aos facilitadores para avaliação da validade social do programa, fidelidade na implementação, bem como adaptações realizadas. Aos três meses pós-intervenção, grupos focais com facilitadores, multiplicadores, formadoras federais, supervisores e adolescentes e pais participantes serão realizados para se avaliar a validade social dos objetivos, atividades e efeitos do PFF. Entrevistas em profundidade com famílias da Condição Experimental e Condição Controle serão feitas aos três meses pós-intervenção para se avaliar efeitos da intervenção sobre o fortalecimento de vínculos familiares. Para testar diferenças nos escores entre pré e pós-teste, serão utilizadas comparações de média, como testes t, ANOVAs e MANOVAs, tanto para medidas independentes quanto repetidas. ANCOVAs e MANCOVAs serão utilizadas sempre que se se mostrar relevante testar o efeito de covariantes. Os dados verbais e observacionais de natureza qualitativa serão analisados por meio de análise de conteúdo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jordana Calil Lopes de Menezes - Integrante / Sheila Giardini Murta - Coordenador / Larissa de Almeida Nobre Sandoval - Integrante / Ana Aparecida Miranda - Integrante / Luís Gustavo do Amaral Vinha - Integrante / Fábio Iglesias - Integrante / Viviane Paula Rocha - Integrante / Adriano Sampaio - Integrante / Karina Damous Duailibe - Integrante / Danielle Aranha Farias - Integrante / Maria do Socorro Mendes Gomes - Integrante / Ingrid Gomes Abdala - Integrante / Noêmia de Morais Santos - Integrante / Carlos André Silva do Vale - Integrante / Luana Márcia Costa - Integrante / Isabel Rodrigues - Integrante / Nayara Bezerra - Integrante / Sara Silvestre - Integrante / Raissa Dantas - Integrante / Gabriela Pires Amâncio - Integrante.
2015 - Atual
Educação à Distância: Articulando a promoção de habilidades sociais educativas do professor ao desenvolvimento socioemocional dos alunos na escola.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Zilda Aparecida Pereira Del Prette em 05/02/2016.
Descrição: Este projeto, previsto para 04 anos, é embasado conceitualmente no campo teórico-prático das Habilidades Sociais e tem por objetivo organizar, aplicar e avaliar um curso de Educação à Distância (EAD) que articula a formação do professor em habilidades sociais educativas (HSE) a objetivos de desenvolvimento socioemocional dos alunos, bem como produzir materiais permanentes para sua replicação e aplicação junto a Licenciaturas. O Curso EAD conta o apoio logístico da Secretaria de EAD da UFSCar e será ministrado a 36 professores (bolsistas) de Educação Básica, da pré-escola ao 4º. ano (projetando contemplar cerca de 860 alunos dos quais, 10 de cada classe serão sistematicamente avaliados), de escolas públicas, sendo 20 de 03 cidades do Estado de São Paulo, 04 de Diamantina (MG), 04 de Natal (RN) e 08 de Brasília (DF).O projeto será submetido ao Comitê de Ética e iniciado após sua aprovação. Será adotado um delineamento experimental, com dois grupos: G1, 18 professores bolsistas (e seus alunos) que participarãoem 2015-2016, e G2, 18 professores bolsistas (e seus alunos) que participarãoem 2016-2017 (inicialmente avaliados como controle). Os professores e 10 alunos de cada classe serão avaliados antes e depois do curso, além da avaliação de seguimento, três meses depois do término do curso e avaliações de processo. O Curso EAD será estruturado em ambiente moodle, com base em programa a ser elaborado e encaminhado para aprovação na SEAD/UFSCar. Estão previstas três Unidades Temáticas (UT), cada uma com oito Ciclos de Aprendizagem (CA) de 6 horas cada: CA-1 (embasamento conceitual e Habilidades Sociais Educativas); CA-2 (habilidades sociais relevantes na infância, relação com outros aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem e formas de promovê-las no contexto escolar); CA-3 (atividades, procedimentos e recursos para a série específica de atuação do professor). Os objetivos, conteúdos e procedimentos serão definidos com base nos estudos anteriores da equipe e ajustados, em parceria com os professores, a partir do levantamento de necessidades e recursos destes,de seus alunos e das condições das escolas (avaliações com instrumentos validados, diários de campo, entrevistas, registros de observações e filmagens). Serão utilizados livros didáticos, estórias educativas, cartilhas, jogos, músicas, vinhetas de vídeo, ilustrações, animações, textos didáticos etc. Previamente ao início do curso, será realizado um período de ?letramento digital? dos professores no ambiente moodle (cerca de 30 horas). As análises sobre de processo e de resultados do Curso EAD serão objeto de análises descritivas e inferenciais, divulgadas por meio de um manual, artigos, capítulos de livros e de seus produtos permanentes (videoaulas, materiais impressos e multimídia) bem como proposta de implantação mais ampla na rede de ensino. Os 14 pesquisadores da equipe, com formação na temática do projeto, serão docentes formadores e tutores (virtuais ou presenciais), incumbidos, portanto, de elaborar as aulas, conduzir e monitorar as avaliações e assessorar os professores.Todo o material do Curso e das avaliações será hospedado em uma página web..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jordana Calil Lopes de Menezes - Integrante / Sheila Giardini Murta - Integrante / Almir Del Prette - Integrante / Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Coordenador / Janaína Bianca Barletta - Integrante / talita pereira dias - Integrante.
2011 - 2013
Desenvolvimento positivo na infância
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jordana Calil Lopes de Menezes - Coordenador / Sheila Giardini Murta - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2008 - 2010
O Ensino de Habilidades de vida como estratégia para o exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos na Adolescência
Descrição: Este estudo visa replicar o Programa de Habilidades de Vida de Murta e cols. (2007), em um delineamento quase experimental, em uma amostra de 400 adolescentes recrutados em escolas públicas, dos quais 200 participarão da intervenção e 200 ficarão em lista de espera e receberão a intervenção ao final da pesquisa. A intervenção será feita por meio de oficinas psicoeducativas, quando serão abordadas habilidades sociais, de manejo de estresse e de solução de problemas, como ferramentas para construção de projeto de vida e exercício autônomo e responsável dos direitos sexuais e reprodutivos. Os resultados serão avaliados por meio de medidas de auto-relato, aplicadas antes e após o programa, e um ano após o programa. Também será avaliado o processo do programa, no que diz respeito às variáveis dose recebida, integridade do tratamento e satisfação do consumidor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jordana Calil Lopes de Menezes - Integrante / Sheila Giardini Murta - Coordenador / Isabela de Oliveira Rosa - Integrante / Ohary de Sousa Borges - Integrante / Silvia Guimarães de Paulo - Integrante / Verônica de Oliveira - Integrante / Almir Del Prette - Integrante / Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Integrante / Danilo Cruvinel Ribeiro - Integrante / Marina de Moraes e Prado - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Brasília - Outra.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2009
Ensino de Habilidades de Vida: uma Estratégia de Educação para o Exercício de Direitos Sexuais e Reprodutivos entre Adolescentes
Descrição: Projeto transferido para UnB a partir de 07/2009.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jordana Calil Lopes de Menezes - Integrante / Sheila Giardini Murta - Coordenador / Isabela de Oliveira Rosa - Integrante / Ohary de Sousa Borges - Integrante / Silvia Guimarães de Paulo - Integrante / Verônica de Oliveira - Integrante / Almir Del Prette - Integrante / Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Integrante / Danilo Cruvinel Ribeiro - Integrante.
Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2005 - 2008
Programa de promoção de habilidades de vida para adolescentes goianienses: desenvolvimento, aplicação e avaliação
Descrição: O projeto propõe o planejamento, implementação e avaliação de um programa de habilidades de vida para adolescentes. Tais habilidades são úteis para minimizar a chance do adolescente engajar-se em comportamentos de risco à saúde. Estas habilidades incluem tomada de decisão, solução de problemas, comunicação interpessoal, controle de emoções e manejo de estresse. O programa será avaliado longitudinalmente, através de escalas e indicadores de saúde e desempenho escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Jordana Calil Lopes de Menezes - Integrante / Sheila Giardini Murta - Coordenador / Francimara Azevedo Borges - Integrante / Danilo Cruvinel Ribeiro - Integrante / Eliana Porto da Rocha - Integrante / Marina de Moraes e Prado - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7


Membro de comitê de assessoramento


2011 - Atual
Agência de fomento: Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida
2008 - Atual
Agência de fomento: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2011
1° LUGAR NO EDITAL Nº 02/2011 - SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA, INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
2008
4° LUGAR NO CONCURSO PUBLICO EDITAL N° 041/2008 - PSICOLOGO - ÁREA: ORGANIZACIONAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
2002
1° LUGAR NO CONCURSO VESTIBULAR 01/2003 NO PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENEZES, JORDANA CALIL LOPES DE2018MENEZES, JORDANA CALIL LOPES DE; MURTA, SHEILA GIARDINI . Adaptação Cultural de Intervenções Preventivas em Saúde Mental Baseadas em Evidências. Psico-USF, v. 23, p. 681-691, 2018.

2.
MURTA, S. G.2012MURTA, S. G. ; ROSA, I. O. ; MENEZES, J. C. L. ; RIEIRO, M. R. S. ; BORGES, O. S. ; PAULO, S. G. ; OLIVEIRA, V. ; RIBEIRO, D. C. ; DEL PRETTE, A. ; DEL PRETTE, Z. A. P. . Direitos sexuais e reprodutivos na escola: avaliação qualitativa de um estudo piloto. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO), v. 28, p. 335-344, 2012.

3.
MURTA, S. G.2012MURTA, S. G. ; RIBEIRO, D. C. ; ROSA, I. O. ; MENEZES, J. C. L. ; RIEIRO, M. R. S. ; BORGES, O. S. ; PAULO, S. G. ; OLIVEIRA, V. ; MIRANDA, V. H. O. ; DEL PRETTE, A. ; DEL PRETTE, Z. A. P. . Programa de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes: um relato de experiência. PSICO-USF (IMPRESSO), v. 17, p. 21-32, 2012.

4.
MURTA, S. G.2011 MURTA, S. G. ; ROSA, I. O. ; MENEZES, J. C. L. ; RIEIRO, M. R. S. ; BORGES, O. S. ; OLIVEIRA, V. ; PAULO, S. G. ; MIRANDA, V. H. O. . Sobre a violência homofóbica na educação brasileira. PSICOLOGIA E SOCIEDADE (IMPRESSO), v. 23, p. 438-441, 2011.

5.
MURTA, S. G.2009MURTA, S. G. ; BORGES, F. A. ; RIBEIRO, D. C. ; ROCHA, E. P. ; MENEZES, J. C. L. ; PRADO, M. M. . Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia (Natal), v. 14, p. 181-189, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MENEZES, J. C. L.; MURTA, S. G. . Intervenções para o desenvolvimento positivo com crianças brasileiras: uma revisão integrativa. In: Zilda A P Del Prette; Adriana B Soares; Camila S Pereira-Guizzo; Marcia F Wagner; Vanessa B R Leme. (Org.). Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre a pesquisa prática. 'ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015, v. 1, p. 273-294.

2.
MENEZES, J. C. L.; MURTA, S. G. . Saúde mental na infância e adolescência: prevenção, promoção e políticas públicas. In: Telmo M Ronzani; Laisa M Sartes; Juliana Perucchi. (Org.). Psicologia e saúde pública: contribuições e desafios. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2015, v. 1, p. 47-68.

3.
MENEZES, J. C. L.; MIRANDA, A. A. . Desenvolvimento Positivo: origem conceito e prática. In: Sheila G Murta; Cristineide Leandro-França; Larissa Polejack. (Org.). Prevenção e promoção em saúde Mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015, v. 1, p. 419-433.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MURTA, S. G. ; DEL PRETTE, A. ; DEL PRETTE, Z. A. P. ; MENEZES, J. C. L. ; ROSA, I. O. . Program of reproductive and sexual rights promotion for adolescents at school. In: Internacional Congrgess for Group Psychotherapy and Group Process, 2012, Cartagena. Anais do XVIII International Congress of the International Association for Group Psychotherapy and Group Processes, 2012. v. 1. p. 71-71.

2.
MENEZES, J. C. L.; MURTA, S. G. ; ROSA, I. O. ; BORGES, O. S. ; MIRANDA, V. H. O. . Avaliação de necessidades para um programa de promoção de direitos sexuais e reprodutivos. In: Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador, BA. Práticas e Saberes Psicológicos e suas Interconexões, 2011.

3.
MENEZES, J. C. L.; MURTA, S. G. ; PAULO, S. G. ; OLIVEIRA, V. ; ROSA, I. O. . Visitas Domiciliares Psicoeducativas e Promoção de Resiliência na Família com Filhos Adolescentes. In: Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador, BA. Práticas e Saberes Psicológicos e suas Interconexões, 2011.

4.
MENEZES, J. C. L.; BORGES, O. S. ; RIEIRO, M. R. S. . Desenvolvimento de Fatores de Proteção à Saúde Sexual e Reprodutiva em Adolescentes. In: Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Práticas e Saberes Psicológicos e suas Interconexões, 2011.

5.
MURTA, S. G. ; RIBEIRO, D. C. ; ROCHA, E. P. ; BORGES, F. A. ; MENEZES, J. C. L. ; PRADO, M. M. . EFEITOS DE UM PROGRAMA DE HABILIDADES DE VIDA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE FATORES DE PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES. In: Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2009, Rio de Janeiro. ANAIS DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS, 2009. p. 119-120.

6.
MURTA, S. G. ; RIBEIRO, D. C. ; ROCHA, E. P. ; BORGES, F. A. ; MENEZES, J. C. L. ; PRADO, M. M. . AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA MULTIMODAL DE HABILIDADES SOCIAIS NA PREVENÇÃO EM SAÚDE NA ADOLESCENCIA PROGRAMA MULTIMODAL DE HABILIDADES SOCIAIS. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA, 2007, Maceió, AL. V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Salvador, BA: UFBa, 2007.

7.
MURTA, S. G. ; BORGES, F. A. ; MENEZES, J. C. L. ; PRADO, M. M. . PROMOVENDO HABILIDADES SOCIAIS E RESILIENCIA EM ADOLESCENTES: UM EXPERIENCIA NA COMUNIDADE. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA, 2007, Maceió, AL. V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Salvador, BA: UFBa, 2007.

8.
MURTA, S. G. ; RIBEIRO, D. C. ; ROCHA, E. P. ; BORGES, F. A. ; MENEZES, J. C. L. ; PRADO, M. M. . PREVENÇÃO PRIMARIA EM SAUDE NA ADOLESCENCIA: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE HABILIDADES DE VIDA. In: Congresso Latinoamericano de Psicología de la Salud e EXPAH - Encontro Nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar, 2007, São Paulo. ALAPSA 2007 - IV Congresso Latinoamericano de Psicología de la Salud e XI EXPAH - Encontro Nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar. São Paulo, 2007.

9.
MURTA, S. G. ; MENEZES, J. C. L. . PROGRAMA DE HABILIDADES DE VIDA PARA ADOLESCENTES: OBSERVAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DO FACILITADOR DO GRUPO. In: FÓRUM DE PESQUISA DA UCG, 2007, Goiânia. Anais do VIII Fórum de Pesquisa da UCG. Goiânia: UCG, 2007.

10.
MURTA, S. G. ; MENEZES, J. C. L. ; BORGES, F. A. ; RIBEIRO, D. C. . Programa de promoção de saúde para adolescentes: análise de práticas de habilidades aprendidas. In: Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador, Ba. XXXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Salvador, Ba, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
MENEZES, J. C. L.; MURTA, S. G. . Adaptação Cultural de Intervenções Preventivas em Saúde Mental Baseadas em Evidências. PSICO-USF (IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, J. C. L.. Program of reproductive and sexual rights promotion for adolescents at school. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENEZES, J. C. L.. Desenvolvimento de fatores de proteção à saúde sexual e reprodutiva em adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MENEZES, J. C. L.; MURTA, S. G. ; ROSA, I. O. ; BORGES, O. S. . Avaliação de necessidades para um programa de promoção de direitos sexuais e reprodutivos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MENEZES, J. C. L.. Visitas Domiciliares Psicoeducativas e Promoção de Resiliência na Família com Filhos Adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENEZES, J. C. L.. O processo de permanência do cliente na psicoterapia: uma pesquisa fenomenológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MENEZES, J. C. L.; CHAVES, R. T. . Contato, corpo e psicoterapia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MENEZES, J. C. L.; SADDI, Sandra Albernaz Leão Machado . Contribuições de uma Gestalt Terapeuta a uma Pessoa Vítima de um Evento Traumático. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MURTA, S. G. ; RIBEIRO, D. C. ; ROCHA, E. P. ; BORGES, F. A. ; MENEZES, J. C. L. ; PRADO, M. M. . EFEITOS DE UM PROGRAMA DE HABILIDADES DE VIDA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE FATORES DE PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MENEZES, J. C. L.; ASSUNCAO, D. H. . A relação dialógica na psicoterapia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MURTA, S. G. ; RIBEIRO, D. C. ; ROCHA, E. P. ; BORGES, F. A. ; MENEZES, J. C. L. ; PRADO, M. M. . AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA MULTIMODAL DE HABILIDADES SOCIAIS NA PREVENÇÃO EM SAÚDE NA ADOLESCENCIA PROGRAMA MULTIMODAL DE HABILIDADES SOCIAIS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MENEZES, J. C. L.; MURTA, S. G. . PROGRAMA DE HABILIDADES DE VIDA PARA ADOLESCENTES: OBSERVAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DO FACILITADOR DO GRUPO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MURTA, S. G. ; BORGES, F. A. ; MENEZES, J. C. L. ; PRADO, M. M. . PROMOVENDO HABILIDADES SOCIAIS E RESILIENCIA EM ADOLESCENTES: UM EXPERIENCIA NA COMUNIDADE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MURTA, S. G. ; MENEZES, J. C. L. . PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA ADOLESCENTES: ANÁLISE DE PRÁTICAS DE HABILIDADES SOCIAIS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MURTA, S. G. ; MENEZES, J. C. L. ; BORGES, F. A. ; RIBEIRO, D. C. . Programa de promoção de saúde para adolescentes: análise de práticas de habilidades aprendidas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MURTA, SHEILA GIARDINI ; MENEZES, JORDANA CALIL LOPES DE ; PRADO, M. S. ; Rocha, V. P. ; SANDOVAL, L. A. N. ; ALO, C. M. . PROGRAMA FAMÍLIAS FORTES: DA TEORIA À PRÁTICA PREVENTIVA AO ABUSO DE DROGAS 2019 (Texto para Portal Aberta).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, V. E. S. M. ; CHAVES, R. T. ; MENEZES, J. C. L. . Grupo de casais: compartilhando a intimidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COSTA, V. E. S. M. ; MENEZES, J. C. L. ; CHAVES, R. T. . Corpo e psicoterapia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MENEZES, J. C. L.. Contato, corpo e psicoterapia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MENEZES, J. C. L.; ROCHA, E. P. ; RIBEIRO, D. C. . O ser que eu quero ser. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MENEZES, J. C. L.; BORGES, F. A. ; RIBEIRO, D. C. ; PRADO, M. M. ; ROCHA, E. P. . Programa de habilidades de vida para adolescentes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MURTA, S. G. ; RIBEIRO, D. C. ; ROCHA, E. P. ; BORGES, F. A. ; MENEZES, J. C. L. ; PRADO, M. M. . Assumindo os riscos de crescer. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Saturnino, E. P. S.; COSTA, V. E. S. M.; CARMO, M.; MENEZES, J. C. L.. Participação em banca de Eula Paula de Sousa Saturnino.Os desafios mútuos de con-fiar no entre relacional: Uma perspectiva da Gestalt-terapia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional de Habilidades Sociais. 2013. (Seminário).

2.
Internacional Congress for Group Psychotherapy and Group Process. Knitting our Practice: Gaza Psychodrama Group Without Borders. 2012. (Congresso).

3.
Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Desenvolvimento de fatores de proteção à saúde sexual e reprodutiva em adolescentes. 2011. (Congresso).

4.
XVII Encontro Goiano de Abordagem Gestáltica e VI Encontro de Fenomenologia do Centro Oeste: Abordagem Gestáltica como expressão da relação pessoa-mundo. 2011. (Encontro).

5.
ENCONTRO GOIANO DA ABORDAGEM GESTÁLTICA E ENCONTRO DE FENOMENOLOGIA DO CENTRO-OESTE. 2010. (Encontro).

6.
ENCONTRO GOIANO DA ABORDAGEM GESTALTICA E ENCONTRO DE FENOMENOLOGIA DO CENTRO-OESTE.Contato, corpo e psicoterapia. 2009. (Encontro).

7.
JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA O DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA.Contribuições de uma Gestalt Terapeuta a uma Pessoa Vítima de um Evento Traumático. 2009. (Encontro).

8.
Seminário Internacional de Habilidades Sociais.EFEITOS DE UM PROGRAMA DE HABILIDADES DE VIDA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE FATORES DE PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES. 2009. (Seminário).

9.
CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA MULTIMODAL DE HABILIDADES SOCIAIS NA PREVENÇÃO EM SAÚDE NA ADOLESCENCIA PROGRAMA MULTIMODAL DE HABILIDADES SOCIAIS. 2007. (Congresso).

10.
ENCONTRO GOIANO DA ABORDAGEM GESTALTICA E ENCONTRO DE FENOMENOLOGIA DO CENTRO-OESTE.A relação dialógica na psicoterapia. 2007. (Encontro).

11.
FÓRUM DE PESQUISA DA UCG.PROGRAMA DE HABILIDADES DE VIDA PARA ADOLESCENTES: OBSERVAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DO FACILITADOR DO GRUPO. 2007. (Seminário).

12.
JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA O DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA. 2007. (Encontro).

13.
MESA-REDONDA SOBRE ESQUIZOFRENIA. 2007. (Outra).

14.
ENCONTRO GOIANO DA ABORDAGEM GESTALTICA E ENCONTRO DE FENOMENOLOGIA DO CENTRO-OESTE. 2006. (Encontro).

15.
JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CEPSI.PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA ADOLESCENTES: ANÁLISE DE PRÁTICAS DE HABILIDADES SOCIAIS. 2006. (Seminário).

16.
Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia.Programa de promoção de saúde para adolescentes: análise de práticas de habilidades aprendidas. 2006. (Encontro).

17.
Elaboração e Uso de Brinquedos na Psicoterapia Comportamental Infantil. 2005. (Oficina).

18.
Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental da Região Centro Oeste. 2005. (Encontro).

19.
Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. 2005. (Encontro).

20.
Jornada de Produção Científica do CEPSI. 2005. (Encontro).

21.
Jornada Goiana de Psicodrama. 2005. (Outra).

22.
Atuação no Contexto da Psicologia Escolar. 2004. (Oficina).

23.
Jornada de Produção Científica do CEPSI. 2004. (Outra).

24.
Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental da Região Centro Oeste. 2003. (Encontro).

25.
Jornada de Psicologia do CAPsi. 2003. (Outra).

26.
OS SENTIMENTOS E OS SONHOS EM TERAPIA COMPORTAMENTAL. 2003. (Oficina).

27.
Semana do Psicólogo. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MURTA, S. G. ; BARLETTA, J. B. ; SANDOVAL, L. A. N. ; MENEZES, J. C. L. ; DEL PRETTE, Z. A. P. . Seminário Internacional de Habilidades Sociais. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daphne Kelly Carrijo Nunes. O processo de separação conjugal:contribuições da gestalt-terapia. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. (Orientador).

2.
Daphne Kelly Carrijo Nunes. A vivência do processo de separação conjugal. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. (Orientador).

3.
Danilo Vaz. O paciente oncológico e e gestalt-terapia. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. (Orientador).

4.
Gioconda Gomes da Silva. A saúde mental de pós-graduandos sob o olhar gestáltico. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. (Orientador).

5.
Adailles Rossanna Almeida Alves. A vivência de transtornos alimentares a luz da abordagem gestáltica. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. (Orientador).

6.
Thaysa Fernandes Rosa de Almeida. O encerramento do processo terapêutico a luz da Gestalt-terapia. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Aidar. A Vivência do Psicoterapeuta Iniciante na Abordagem Gestáltica. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. Orientador: Jordana Calil Lopes de Menezes.

2.
Amanda Araújo Malta de Sá. A RECONFIGURAÇÃO DO CAMPO DE UMA PESSOA QUE VIVE COM HIV. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. Orientador: Jordana Calil Lopes de Menezes.

3.
Caroline Rodrigues Chaveiro. A VIVÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE PARA O GESTALT-TERAPEUTA QUE ATUA NA CLÍNICA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. Orientador: Jordana Calil Lopes de Menezes.

4.
Ranielly Lopes de Souza Gomes. A criança com TDAH sob a ótica da Gestalt-terapia. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestalt-terapia) - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. Orientador: Jordana Calil Lopes de Menezes.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MENEZES, J. C. L.; MURTA, S. G. . Intervenções para o desenvolvimento positivo com crianças brasileiras: uma revisão integrativa. In: Zilda A P Del Prette; Adriana B Soares; Camila S Pereira-Guizzo; Marcia F Wagner; Vanessa B R Leme. (Org.). Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre a pesquisa prática. 'ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015, v. 1, p. 273-294.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 10:57:45