Claudio de Oliveira Braune Gusmão

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  • Última atualização do currículo em 02/01/2019


Mestre em Design para Meios Interativos e Emergentes pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Atuou como Designer Digital dede 1997 e como docente dos cursos dos cursos de Design de Games, Design Digital e Design Gráfico.

Foi coordenador adjunto dos bacharelados em Design de Games e Design de Animação e também atuou como Coordenador dos Bacharelados em Design Digital e Design Gráfico assim como supervisor acadêmico da Pós Graduação em Ilustração, Infografia e Motion Graphics na Universidade Anhembi Morumbi. Co-fundador da GA Interactive Entertainment focada na consultoria e gestão de projetos, negócios e marketing para estúdios desenvolvedores de jogos digitais.

Atuou em 2017 e 2018 como Festival Adviser para o BIG (Brazil's Independent Games Festival) e há 20 anos na área de tecnologias digitais, programador, designer de interfaces, Ux designer.

(Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudio de Oliveira Braune Gusmão
Nome em citações bibliográficas
GUSMÃO, C.;GUSMÃO, C. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Anhembi Morumbi, Campus MORUMBI.
Rua Jaceru, 247
Jardim das Acácias
04703020 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50955704
URL da Homepage: http://www.anhembi.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: DESIGN E TECNOLOGIAS DIGITAIS: FACEBOOK COMO AMBIENTE POTENCIALMENTE COLABORATIVO,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Prof. Dra. Luisa Paraguai Donati.
Bolsista do(a): Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Palavras-chave: design; tecnologia; web 2.0; colaboração; compartilhamento; Hipermídia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: DESIGN DIGITAL.
2002 - 2005
Graduação em Design Digital.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Game à la Française. (Carga horária: 192h).
ISD SUPINFOGAME RUBIKA, ISD RUBIKA, França.
2016 - 2016
Cultura e Propósito da Laureate (EAD). (Carga horária: 8h).
Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.
2015 - 2015
Gestão do Tempo. (Carga horária: 30h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2015 - 2015
Avaliação de Desempenho. (Carga horária: 2015h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2015 - 2015
Estabelecimento de Metas. (Carga horária: 30h).
Harvard Business Publishing - Harvard Management Mentor, HMM, Estados Unidos.
2014 - 2014
O Ensino Superior no Brasil. (Carga horária: 20h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2004 - 2004
Produção Gráfica. (Carga horária: 24h).
Pancrom - Esola de Tecnologia Gráfica, PETG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Bacharelado em Design Gráfico, Carga horária: 35

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Bacharelado em Design Digital, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenar Pós Graduação

Vínculo institucional

2009 - 2018
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto Design de Games, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2018 - 12/2018
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PROJETO FINAL DE GAMES: CONCEPÇÃO
PROJETO FINAL DE GAMES: PRODUÇÃO
06/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso Design Gráfico, Campus Morumbi - SP.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
12/2017 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso Design Digital, Campus Morumbi - SP.

Cargo ou função
Membro Núcleo Docente Estruturante (NDE).
08/2014 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso DESIGN DE GAMES, Campus MORUMBI.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
01/2018 - 07/2018
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO: PRODUÇAO EM DESIGN DE GAMES
PROJETO FINAL DE GAMES: CONCEPÇÃO
DESIGN DE GAMES: AMBIENTES 3D
DESIGN DE GAMES: JOGOS 2D
DESIGN DE GAMES: TRANSMÍDIA
08/2014 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso TECNOLOGIA EM PRODUÇÂO MULTIMIDIA: DESIGN DE ANIMAÇÃO, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
08/2017 - 12/2017
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - Pesquisa
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - Projeto
Orientação Projeto Interdisciplinar - Transmídia
01/2017 - 06/2017
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Projetual
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - Pesquisa
Gestão do Design de Games
08/2016 - 12/2016
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão do Design de Games
Metodologia Projetual
01/2016 - 07/2016
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão do Design
01/2016 - 07/2016
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design de Games
Laboratório de Produção
Marketing de Games
07/2015 - 12/2015
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso - Pesquisa e Projeto
07/2015 - 12/2015
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design de Games
01/2015 - 06/2015
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design de Games
Marketing de Games
01/2015 - 06/2015
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design Gráfico
01/2015 - 06/2015
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design Digital
Trabalho de Conclusão de Curso - Produção
08/2014 - 12/2014
Ensino, Direção de Arte em Meios e Mídias Contemporâneas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte I
Direção de Arte Integrada: Concepção e Implantação
08/2014 - 12/2014
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design de Games
08/2014 - 12/2014
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design Digital
Metodologia Aplicada à Projetos Digitais
08/2014 - 12/2014
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design Gráfico
01/2014 - 06/2014
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Produção
Fundamentos do Design
01/2014 - 06/2014
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Estratégico
Gestão em Design Digital
Metodologia Aplicada à Projetos Digitais
Projeto Interdisciplinar: Design e TVDi
01/2014 - 06/2014
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design Gráfico
04/2014 - 05/2014
Ensino, Direção de Arte em Meios e Mídias Contemporâneas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Apresentação de Projetos III
07/2013 - 12/2013
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Design Digital
Design Estratégico
Metodologia Aplicada à Projetos Digitais
Projeto Interdisciplinar: Design e TVDi
Projeto Interdisciplinar: Design e Ubiquidade
08/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Campus MORUMBI, .

02/2011 - 06/2011
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação de Portifólio Digital
Design de Hipermídia
Design para Mobilidade
Imagem Gráfica e Digital
02/2011 - 06/2011
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e Coordenação de Projeto Intercursos
08/2010 - 12/2010
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Hipermídia
Design de Informação
Design de Interface
Design para Mobilidade
08/2010 - 12/2010
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e Coordenação de Projeto Intercursos
01/2010 - 07/2010
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imagem Gráfica e Digital
Design de Informação
Animação para Web
Design de Interface
01/2010 - 07/2010
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imagem Gráfica e Digital
Fundamentos do Design
01/2010 - 07/2010
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação para Web
08/2009 - 12/2009
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Informação
Animação para Web
Design de Web
Design de Hipermídia
01/2009 - 07/2009
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Web
Design de Hipermídia

G.A. Interactive Entertainment LTDA, G.A., Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: co-Fundador


Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Design Digital e Novas Mídias, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Interfaces
Ergonomia

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

07/2006 - 12/2006
Ensino, Comunicação Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação Projeto Interdisciplinar
Infra-estrutura WEB

COBANSA S/A - Corretora de Câmbio, COBANSA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Funcionário Setor Privado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Suporte à Inforática, Carga horária: 44


RFC Planejamento e Telemarketing S/C Ltda., RFC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Funcionário Setor Privado, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 44



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Projetos e Produtos de Design para Mobilidade
2.
Estudos de Design e Mobilidade


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
NPPE - Núcleo de Pesquisa de Publicações Eletrônicas para Dispositivos Móveis
Descrição: Produção de estudos que visam a investigar novas linguagens e conteúdos textuais que possam ser transpostos para dispositivos móveis. Esses estudos devem buscar ainda, articular a teoria e a prática de projetos de design vislumbrando demandas da sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: DESIGN DE GAMES.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: GESTÃO DO DESIGN.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: DESIGN DE INTERAÇÃO.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: USER EXPERIENCE.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: DESIGN GRÁFICO.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Finalista do concurso "Prêmio Peixe Grande" de Webdesign, Revista Webdesign (Arteccom).
2006
Vencedor do Festival Design e Novas Mídias, Universidade Anhembi Morumbi e Agência Click.
2006
Vencedor da exposição com o cartaz ?Cartola, um ícone da resistência?, Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2006 (P&D Design).
2005
Melhor Projeto Experimental 2005 - Categorias: Melhor concepção de peça gráfica e Melhor projeto de navegação (Design Digital), Universidade Anhembi Morumbi.
2003
Melhor Projeto Experimental - 4º Período, Universidade Anhembi Morumbi.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GUSMÃO, C.. Painel Semântico como Técnica Metodológica no Ensino da Prática Projetual em Design. In: Luisa Paraguai; Jofre Silva. (Org.). DAMT 8: Design, Arte, Moda e Tecnologia. 1ed.São Paulo: Edições Rosari Ltda., 2012, v. 1, p. 1-10.

2.
MOURA, M. ; GUSMÃO, C. . O Design no trânsito entre a criação e a tecnologia. In: Jofre Silva. (Org.). Design, Arte e Tecnologia 4. 4ªed.São Paulo: Rosari, 2008, v. , p. 1-25.

Apresentações de Trabalho
1.
GUSMÃO, C.. Incubadoras e Aceleradoras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GUSMÃO, C.. Projeto Pedagógico do Curso de Design Digital. 2018.

2.
GUSMÃO, C.. Projeto Pedagógico do Curso de Design Gráfico. 2018.

3.
GUSMÃO, C.. Parecer artigo científico 157789 - SBGAMES. 2016.

4.
GUSMÃO, C.. Parecer artigo científico 157618 - SBGAMES. 2016.

5.
GUSMÃO, C.. Parecer artigo científico 159661 - SBGAMES. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUSMÃO, C.; BORDEAU, E. ; PEDERSEN, K. ; KORDIJK, L. . Encontro com os finalistas ao Prêmio de Melhor Jogo do BIG Festival 2017. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GUSMÃO, C.. Ebooks, Tablets e a Inovação no Ensino. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GUSMÃO, C.. https://www.facebook.com/readandplayit. 2012; Tema: Design de Interação, Tecnologia, Inovação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO, C. ; GUSMÃO, C. ; SANTOS, R. O. . Yearbook 2015 - Câmara Americana de Comércio. 2015. (Editoração/Catálogo).

2.
RUFFATO, L. ; COSTA, T. ; QUEIROZ, M. ; GUSMÃO, C. . Paráguas Verdes: Itinerários em Santiago de Compostela. 2014. (Editoração/Livro).

3.
FRANÇA, G. ; OLIVEIRA, A. F. ; PIZZIO, A. ; GUSMÃO, C. . Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas.. 2010. (Editoração/Livro).

4.
CANDIDO, M. ; GUSMÃO, C. ; VENTURA, L. L. . Design, Arte e Tecnologia 4 (Jofre Silva org.). 2009. (Website e DVD-ROM).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
GUSMÃO, C.; CARDINAL, M. . Rashomon - Dentro do Bosque. 2005 (Arte Digital).

2.
ANDRADE, R. G. ; BARONE, P. R. ; CARDINAL, M. ; COSTA, R. R. ; GUSMÃO, C. ; MOITA, F. F. ; SANTOS, L. G. . Cartola. 2005 (Arte Digital).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 GUSMÃO, C.; DOMINGUES, G. S. . Dispositivo Sonar para Portadores de Deficiência Visual. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150296738, título: "Dispositivo Sonar para Portadores de Deficiência Visual" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 26/11/2015



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
HORVATH, E.; GUSMÃO, C.; ALÃO, Rui.. Participação em banca de Eduardo Horvath. LEAN USER INTERVIEW: Os benefícios das entrevistas concisas na aplicação do Lean Ux. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN DIGITAL E NOVAS MÍDIAS) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
SANTOS, D. T.; GUSMÃO, C.; ALÃO, Rui.. Participação em banca de Daniela Teixeira dos Santos. USO DO DESIGN THINKING NO JORNALISMO: Como os conceitos da metodologia são usados na apuração e produção de matérias jornalísticas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN DIGITAL E NOVAS MÍDIAS) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
GONCALVES, M. C.; ALÃO, Rui.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Matheus da Costa Gonçalves. AUTORIA E PERCEPÇÃO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA: Um estudo sobre a fotografia de produto nas redes sociais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN DIGITAL E NOVAS MÍDIAS) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

4.
MEISTER, I.; SARTORI, E.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Leandro H. M. Maldonado. TRAJETO EM MOVIMENTO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREÇÃO DE ARTE EM COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

5.
MEISTER, I.; SARTORI, E.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Felipe André C. F. Duarte. INTERFACE DE SOFTWARE EM CAMPANHAS DE INCENTIVO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREÇÃO DE ARTE EM COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

6.
KUWAHARA, V. H. N.; BUONANO, D. G.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de VITOR HUGO NADU KUWAHARA. MAQUETE DIGITAL NA ÁREA DE EVENTOS: AUXÍLIO NA APROVAÇÃO DE PROJETOS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREÇÃO DE ARTE EM COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

7.
PERENSIN, A.; SARTORI, E.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Amanda Perensin. A IMPORTÂNCIA DO DESIGN VISUAL: USABILIDADE E DESIGN EMOCIONAL APLICADOS EM UMA INTERFACE DIGITAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREÇÃO DE ARTE EM COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUSMÃO, C.. Participação em banca de Alvaro Luiz Merici Souza et al.Patuanu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
GUSMÃO, C.. Participação em banca de Augusto Flavio Leal.Criamundi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
GUSMÃO, C.. Participação em banca de Beatriz Rodrigues Candido.Zaila. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
GUSMÃO, C.. Participação em banca de Celso Teixeira Vilela.Idle Ventures. 2017.

5.
GUSMÃO, C.; BARBOSA, C. A.; FARIA, J. N.; MISSÉ, A. C.; FRANK, A.; GALLI, G.; REIS, M.; PACHECO, M.; RONCHESEL, R.. Participação em banca de Ana Carolina Missé et al..O VIRTUAL E O REAL EM UM NOVO AMBIENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
GUSMÃO, C.; LUCENA, R.; FOLADOR, R.; NONAKA, S.; BARBOSA, C. A.; FARIA, J. N.; PERTINHEZ, A.; ANCONA, C.; PONZIO, D.; AMARAL, G.; FUSPINI, G.; VENTURA, R.. Participação em banca de PERTINHEZ, A. et al..SYMBEE: PLATAFORMA INTERATIVA PARA NARRATIVAS COLABORATIVAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
GUSMÃO, C.; BARBOSA, C. A.; FARIA, J. N.; TEIXEIRA, A.; CARDOSO, V.; ALBERTON, L.; RODRIGUES, P.; CHIBA, A.; JACOPUT, M.. Participação em banca de André Coelho et al..CIBERARTIVISMO: PLATAFORMA COLABORATIVA PARA ATIVISMO NA ARTE CONTEMPORÂNEA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi.

8.
AZEVEDO, C. G. P.; REAL, W. F. C.; SCHUNCK, D. H. B.; VAL, P. M. C.; BIANCHINI, R. C.; CARDOSO, Marcos V.; DOMINGUES, D. G.; GUSMÃO, C.; MAZZA, M. D.; NALETTO, R. A.; PEREZ, Y. R.; PIOTO, R. H. S.. Participação em banca de CICERO GAMA PINHEIRO DE AZEVEDO et al..Cyclo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

9.
ARAUJO, B. L. B.; PAIVA, L. I.; PINHEIRO, D. S.; VILLALVA, F. D.; ARAUJO, L. H. M.; BARRETO, D. M.; BIANCHINI, R. C.; CARDOSO, Marcos V.; DOMINGUES, D. G.; FERREIRA, D. R.; GUSMÃO, C.; MAZZA, M. D.. Participação em banca de BRUNO LUIS BRANCO DE ARAUJO et al..Gami-E. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

10.
ALVES, R. C.; PAIVA FILHO, M. A. M.; REIS, M. V.; SILVA, J. P. M.; BIANCHINI, R. C.; CARDOSO, Marcos V.; DOMINGUES, D. G.; GUSMÃO, C.; JESUS, G. F.; KUNII, M. T. I.; MARTELETO, R.; MAZZA, M. D.. Participação em banca de GUILHERME FIGUEIREDO DE JESUS et al..Arma-Fantasmas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

11.
BIANCHINI, R. C.; CARDOSO, Marcos V.; DOMINGUES, D. G.; FERREIRA, M. P. L.; GUSMÃO, C.; MAZZA, M. D.; PEREIRA, B. P.; TEIXEIRA, B. B.; ZINATO, C. H. L. M.. Participação em banca de BRUNO BASTOS TEIXEIRA et al..Arc kid. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

12.
BIANCHINI, R. C.; WATANABE, L. R.; BONTURI, M. M. S.; CARDOSO, Marcos V.; DOMINGUES, D. G.; GUSMÃO, C.; KASPAR, F. P.; MAZZA, M. D.; NUNES, B. R.; RIOS, H. V. C.. Participação em banca de NUNES, BRUNO ROZENTI et al.Triel Wars. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

13.
BIANCHINI, R. C.; PINTO, F. H. G. F.; CARDOSO, Marcos V.; DIAS, S. D.; DOMINGUES, D. G.; DORO, D. A.; FIGUEIREDO, A. C. N.; GUSMÃO, C.; MAZZA, M. D.; OGOSHI, T. O. S.. Participação em banca de ANTONIO CARLOS DE NORONHA FIGUEIREDO et al..Preto e Branco. 2010.

14.
ALCIDE, E. B.; MEYER, G.; MOROHASHI, H.; SONEGO, A. F.; BIANCHINI, R. C.; CARDOSO, Marcos V.; DOMINGUES, D. G.; ESPANHOL, F. B.; GUSMÃO, C.; HIRAMA, D. H.; LUCENA, H. C.; MAZZA, M. D.. Participação em banca de ANDRE FERNANDO SONEGO et al..Mascot Fighters. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

15.
OLIMPIO, L.; OLIVEIRA, P.; SCHOENWETTER, J.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Vários.GIV - Grupo de Incentivo a Vida (ONG). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU.

16.
MEDEIROS, D.; OLIVEIRA, F.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Vários.Tropicalismo - Bienal do Design Gráfico 2010. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU.

17.
SUSSUMO, N.; SANSONE, R.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Vários.Re-design da marca Weleda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU.

18.
CASTRO, C. P.; ALMEIDA, C.; ALMEIDA, P.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Vários.Produção do Livro "Cotidiano da Cidade Cinza". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU.

19.
FREITAS, A. L.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Anne Lima Freitas.Sinestezine. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

20.
ALMEIDA, R.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Ricardo Almeida.Fanzine Transtorno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

21.
ALMEIDA, V. P.; ESTEVES, R. S.; GUSMÃO, C.; KANAMARU, R.; PORTELLA, P. C.. Participação em banca de Paula Ciolfi Portella et al.Revista Vez. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

22.
CARDOSO, K. R.; PEREIRA, P.; FERREIRA, F. D.; PEREIRA, J. A. S.; JACINTO, D.; GUSMÃO, C.. Participação em banca de Daniela Jacinto et al.Andy Warhol. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GDC America 2018. 2018. (Congresso).

2.
ID360. 2018. (Encontro).

3.
Brazil's Independent Games Festival (BIG Festival). Selection Manager (Gerente da Curadoria). 2017. (Exposição).

4.
GDC America 2017. 2017. (Congresso).

5.
GAMESCON. 2016. (Feira).

6.
GDC Europe 2016. 2016. (Congresso).

7.
1º Congresso Online de Criação de jogos Digitais do Brasil - CONGAMES. 2015. (Congresso).

8.
1º Encontro Interdisciplinar da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi.InDesign: Documentação de Projetos. 2010. (Oficina).

9.
9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D Design 2010). Comitê Organizador. 2010. (Congresso).

10.
Narrativa Transmídia: do cinema para as novas mídias pelo Prof. Dr. Vicente Gosciola. 2010. (Seminário).

11.
Palestra "Narrativa Transmídia: do cinema para as novas mídias". 2010. (Encontro).

12.
V Encontro Científico da Universidade Anhembi Morumbi.O AUTOR CONTEMPORÂNEO NO DESIGN DE HIPERMÍDIA. 2009. (Encontro).

13.
IV Encontro Científico da Universidade Anhembi Morumbi. 2008. (Seminário).

14.
O Design Vivo - Palestra com a Profª Drª Andréa Saltzman. 2008. (Outra).

15.
Recepção aos Calouros e Veteranos do Campus Morumbi - Univ. Anhembi Morumbi.Desafios do Designer Gráfico. 2008. (Encontro).

16.
Seminário Semestral do Mestrado em Design - Prof. Dr. Rafael Cardoso. 2008. (Seminário).

17.
Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2006 (P&D Design). Cartola um ícone de resistência. 2006. (Congresso).

18.
I Encontro Científico da Universidade Anhembi Morumbi.Cartola como referência de resistência à indústria cultural. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUSMÃO, C.; DEUS, M. F. ; BALIJA, R. B. . Design Day 2018-2. 2018. (Outro).

2.
GUSMÃO, C.; NESTERIUK, S. . BIG FESTIVAL. 2017. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
DALECIO JR., Renato et al. Malaysia Airlines: A Cidade como Vitrine. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

2.
LIMA, Andressa.. Direção de Arte para Ação de Endomarketing do Reposicionamento da Malaysia Airlines. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

3.
LIMA, Átila. Direção de Arte do Sistema de Bordo Inteligente: Malaysian Host Assistant. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

4.
BRUNO, Bárbara. Direção de Arte para Projeto de App Mobile. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

5.
RODRIGUES, Bruno. Malaysia Airlines: Plataforma Colaborativa Mh Moments. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

6.
BARROS, Juliene. Malaysia Airlines e a importância do redesign da marca. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

7.
RICCÓ, Elaine. Tecnologias digitais e a educação personalizada. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN DIGITAL E NOVAS MÍDIAS) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOÃO MANOEL OLIVEIRA. HÁBITO NOS JOGOS: A APLICAÇÃO DE VALORES NO JOGO SENDO DEFINIDA PELO HÁBITO DO JOGADOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

2.
VINICIUS GODINHO ROCHA VAZ. A HUD (head-up display) como mecânica em jogos digitais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

3.
RODRIGO FERREIRA BATIDA. A DISSONÂNCIA DA LUDONARRATIVA E O BALANCEAMENTO ENTRE DESIGN DE PERSONAGEM E MECÂNICA DE JOGO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

4.
GABRIEL BENTO. O BALANCEAMENTO DE UM JOGO PROGRESSIVAMENTE REVERSO, UTILIZANDO DO LEVEL DESIGN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

5.
NASCIMENTO, DENIS. REPRESENTAÇÃO DA CULTURA NEGRA BRASILEIRA NOS JOGOS DIGITAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

6.
RIBEIRO, ALEF. MORTE E GAME OVER: COMO O CONTEXTO SOCIOCULTURAL AFETA AS ESCOLHAS DO GAME DESIGN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

7.
ANTELMI, André et al.. Doativo: Plataforma de mediação para ONG´s. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

8.
BASTOS, Caio et al.. COMUNIDATA: Sobre a coleta, integração e relação de dados para nortear estratégias para sociedade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

9.
TEIXEIRA, André et al.. Rizoma: Plataforma de aceleração de projetos ciberartivistas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

10.
DANTAS, Eduardo et al.. Redes Sociais Efêmeras: Possibilidade de Trocas Duradouras em Tempos Líquidos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

11.
ALLINE OLIVEIRA GOMES et al.. EMARANHADO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

12.
ANDRE GRAÇA DA SILVA SANTOS et al. FOSTER BOOKS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

13.
AUGUSTO HENRIQUE FORNITANI DE AGUIAR PINTO et al. FLAME. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

14.
CAIO DELIBERALI CIUCCIO et al. PLOC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.

15.
AMANDA ROIA FERREIRA et al. JOB - Justo ou Barato. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Digital) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Claudio de Oliveira Braune Gusmão.



Inovação



Patente
1.
 GUSMÃO, C.; DOMINGUES, G. S. . Dispositivo Sonar para Portadores de Deficiência Visual. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150296738, título: "Dispositivo Sonar para Portadores de Deficiência Visual" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 26/11/2015



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GUSMÃO, C.. Incubadoras e Aceleradoras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUSMÃO, C.; BORDEAU, E. ; PEDERSEN, K. ; KORDIJK, L. . Encontro com os finalistas ao Prêmio de Melhor Jogo do BIG Festival 2017. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GUSMÃO, C.. Ebooks, Tablets e a Inovação no Ensino. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUSMÃO, C.; NESTERIUK, S. . BIG FESTIVAL. 2017. (Festival).


Redes sociais, websites e blogs
1.
GUSMÃO, C.. https://www.facebook.com/readandplayit. 2012; Tema: Design de Interação, Tecnologia, Inovação. (Rede social).




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