Paula Rodrigues Furtado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8132704794202926
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é sócia-fundadora - Mupi Tecnologia e Serviços de Informação - LTDA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: moocs, educação, educação online, letramento digital e educação e tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Rodrigues Furtado
Nome em citações bibliográficas
FURTADO, Paula Rodrigues

Endereço


Endereço Profissional
Mupi Tecnologia e Serviços de Informação - LTDA.
Avenida Professor Atílio Martini
Cidade Universitária
13083830 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 32891510
URL da Homepage: http://tecsaladeula.com.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: MATERIAL DIGITAL START: O PERCURSO DE SUA CONSTRUÇÃO E A ANÁLISE DO SEU USO EM SALA DE AULA,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Denise Bértoli Braga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - 2003
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Técnico da Universidade de Campinas, COTUCA, Brasil.
2000 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Técnico da Universidade de Campinas, COTUCA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Capacitação a Distância para Avaliação das Redações do ENEM 2017. (Carga horária: 90h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2010 - 2010
Direitos Autorais e Educação a Distância. (Carga horária: 30h).
Aquifolium Educacional, AQUIFOLIUM, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento de cursos online utilizando o TelEduc. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Teoria e Prática do Design Instrucional. (Carga horária: 35h).
Livre Docência Tecnologia Educacional, LIVRE DOCÊNCIA, Brasil.
2009 - 2009
Moodle para professores e iniciantes. (Carga horária: 30h).
Prisma Cursos e Treinamentos online, PRISMA, Brasil.


Atuação Profissional



Mupi Tecnologia e Serviços de Informação - LTDA, MUPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Sócia-fundadora, Enquadramento Funcional: Sócia-fundadora, Carga horária: 40
Outras informações
http://mupi.me


Escola de Extensão da Unicamp, EXTECAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora convidada para ministrar as turmas online do curso Read in Web - Leitura de textos acadêmicos em língua inglesa (inglês instrumental).


Faculdade Sesi SP, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora no curso de Pós-Graduação
Outras informações
Professora do curso de pós-graduação lato sensu "Coordenação pedagógica com ênfase na formação de professores" no módulo "Mídias sociais e tecnologias a serviço dos processos formativos".


Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Instituto de Pesquisas Eldorado - Brasília, ELDORADO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Projeto - Educação e Inovação, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em projetos de inovação e capacitação profissional tecnológica - âmbito nacional.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Technical Writer, Carga horária: 40
Outras informações
Produção de documentação técnica em inglês: guias para usuários, manuais, documentação legal (termos de uso e distribuição) e de procedimentos.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica em eletroeletrônica, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Sistema educacional online para o Ensino Híbrido (PIPE - Fase 2)
Descrição: A demanda da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação não é mais novidade no momento atual. Há pouco tempo não era possível imaginar a dimensão das mudanças sociais consequentes do uso da internet e agora, devido a ela, temos a necessidade do ensino e da aprendizagem de novas habilidades como desafio. Hoje, em uma vertente das mais inovadoras, algumas escolas do mundo inteiro tentam alinhar-se à abordagem do Ensino Híbrido a qual, através de diferentes metodologias de ensino que atuam de maneira conjunta, busca a melhor combinação entre online e offline, entre presencial e à distância, objetivando a personalização do caminho de aprendizagem de cada indivíduo mas sempre o situando socialmente. O presente projeto propõe a pesquisa e o desenvolvimento de um de sistema educacional online que auxilie e também incentive a melhoria contínua no processo de inovação do ensino e da instituição escolar através de ferramentas que facilitem a adequação do processo de personalização do ensino e da circulação e troca de materiais entre professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Paula Rodrigues Furtado - Coordenador / Rafaely Carolina da Cruz - Integrante / Allan Nozomu Fukasawa - Integrante / Daniela Palumbo Jorge - Integrante / Glaucia Schnoeller dos Santos - Integrante / Carmen Pamela Rosales Sedano - Integrante / Natália Pelizari Garcia - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2016 - 2016
Sistema educacional online para o Ensino Híbrido (22660-5/2014)
Descrição: Projeto financiado pelo programa PIPE - FASE 1 / FAPESP . Pesquisa e o desenvolvimento de um protótipo de sistema educacional online que auxilie e também incentive a melhoria continua no processo de inovação do ensino e da instituição escolar. A pesquisa validou ferramentas que facilitam a adequação da abordagem do Ensino Híbrido e o processo de personalização do ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paula Rodrigues Furtado - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Educação a Distância.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
FURTADO, Paula Rodrigues. Multiletramentos, transculturalidade e transdiciplinaridade na educação em língua estrangeira no Ensino Fundamental (Secretaria Municipal de Educação - Leme/SP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FURTADO, Paula Rodrigues. Análise de Ferramentas e Recursos Pedagógicos de plataforma virtuais para produção de MOOCs (ESUD 2017). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FURTADO, Paula Rodrigues. Ensino online e MOOCs: histórico e análise do cenário global contemporâneo de plataformas e modalidades de cursos (IFPA Campus Belém). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FURTADO, Paula Rodrigues. Tecnologias educacionais e letramentos críticos (participação na Disciplina LP215 - Pós-graduação IEL/Unicamp). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FURTADO, Paula Rodrigues. Educação e Inovação: reflexões sobre as demandas de formação no século XXI (IFPA Campus Belém). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FURTADO, Paula Rodrigues; MENDES, A. R. C. V. . A multidisciplinaridade no desenvolvimento de softwares livres educacionais (FISL 17). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FURTADO, Paula Rodrigues; MENDES, A. R. C. V. ; FASSBINDER, A. G. O. . 1º Workshop de Educação Aberta do IFSULDEMINAS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FURTADO, Paula Rodrigues. Educação/Aprendizagem de crianças, adolescentes e professoras(es) para o Século 21 (5º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia - MnT). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA, D. B. ; FURTADO, Paula Rodrigues . Leitura de textos acadêmicos em inglês - Read in Web (curso online). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FURTADO, Paula Rodrigues; MENDES, A. R. C. V. . Portal Tec Sala de Aula. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cursos Online para Formação Continuada de Professores do Ensino Básico).

3.
FURTADO, Paula Rodrigues; MENDES, A. R. C. V. . MOOCs e novas formas de aprendizagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso online no portal TIM TEC).

4.
FURTADO, Paula Rodrigues; MENDES, A. R. C. V. ; BRAGA, D. B. ; CALDAS, R. R. ; ROCHA, C. H. . Pluralidades em Português Brasileiro. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso online na plataforma Coursera).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Workshop Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet (nic.br e cgi.br) ). 2018. (Outra).

2.
Fórum Internacional de Software Livre - 17ª edição (FISL 17).A multidisciplinaridade no desenvolvimento de softwares livres educacionais. 2016. (Outra).

3.
A Redação no Vestibular Unicamp. 2013. (Oficina).

4.
I Simpósio de Inovação Tecnológica na Educação. 2012. (Simpósio).

5.
Colóquio Caminhos da língua portuguesa: África-Brasil. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FURTADO, Paula Rodrigues. II Jornada de Ensino de Língua e Tecnologia.. 2014. (Outro).

2.
FURTADO, Paula Rodrigues. I Jornada de Ensino de Língua e Tecnologia. 2013. (Outro).

3.
FURTADO, Paula Rodrigues; SCHLINDWEIN, A. F. ; BRAGA, D. B. . Tecnologia e sociedade no século XXI: mudanças possí­veis e desejáveis na formas de organização social, expressão e comunicação.. 2013. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FURTADO, Paula Rodrigues; MENDES, A. R. C. V. . A multidisciplinaridade no desenvolvimento de softwares livres educacionais (FISL 17). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FURTADO, Paula Rodrigues. Análise de Ferramentas e Recursos Pedagógicos de plataforma virtuais para produção de MOOCs (ESUD 2017). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FURTADO, Paula Rodrigues. Ensino online e MOOCs: histórico e análise do cenário global contemporâneo de plataformas e modalidades de cursos (IFPA Campus Belém). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FURTADO, Paula Rodrigues. Tecnologias educacionais e letramentos críticos (participação na Disciplina LP215 - Pós-graduação IEL/Unicamp). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FURTADO, Paula Rodrigues. Educação e Inovação: reflexões sobre as demandas de formação no século XXI (IFPA Campus Belém). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FURTADO, Paula Rodrigues. Multiletramentos, transculturalidade e transdiciplinaridade na educação em língua estrangeira no Ensino Fundamental (Secretaria Municipal de Educação - Leme/SP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BRAGA, D. B. ; FURTADO, Paula Rodrigues . Leitura de textos acadêmicos em inglês - Read in Web (curso online). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FURTADO, Paula Rodrigues; MENDES, A. R. C. V. . Portal Tec Sala de Aula. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cursos Online para Formação Continuada de Professores do Ensino Básico).

2.
FURTADO, Paula Rodrigues; MENDES, A. R. C. V. . MOOCs e novas formas de aprendizagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso online no portal TIM TEC).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FURTADO, Paula Rodrigues. Educação/Aprendizagem de crianças, adolescentes e professoras(es) para o Século 21 (5º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia - MnT). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Blog pessoal sobre educação e tecnologia: http://paulafurtado.blog.br



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 5:54:39