Adelmário Vital Matos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4581801976344444
  • Última atualização do currículo em 13/03/2018


Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (1988). Licenciatura em Letras vernáculos com inglês e respectivas literaturas pela Universidade Salvador (2006). Pós-graduação em ensino/aprendizagem de Língua inglesa pela Universidade Salvador(2006). Mestre em Lingüística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2009). Especialista em ensino de alemão como língua estrangeira pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2012), um convênio com a Universidade de Kassel ( Alemanha) e o Goethe Institut ( Salvador). Possui especial interesse pela área de ensino de alemão e inglês como língua estrangeira, Lingüística Aplicada ao ensino/aprendizagem de língua estrangeira ou segunda língua.Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de inglês e alemão como língua estrangeira, tradução cultural e educação intercultural no ensino de língua estrangeira. Atualmente tem se dedicado ao ensino e a aprendizagem de alemão como língua estrangeira mediado pelas ferramentas da Web 2.0 como Facebook, blogs e whatsapp, relacionando tal atividade com as metáforas das coreografias didáticas (Oser & Baereswyl, 2001). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adelmário Vital Matos
Nome em citações bibliográficas
MATOS, Adelmário Vital


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2008
Mestrado em Língüística Aplicada ao ensino de LE.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Os Simpsons nas aulas de Língua Inglesa: veículo de construção de valores culturais e éticos?,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profª Drª Sílvia Maria Guerra Anastácio.
Palavras-chave: Ética; Ensino de Inglês como língua estrangeira; Sócio-interacionismo; Línguas estrangeiras modernas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
2018
Especialização em andamento em Tradução de Inglês. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Linguagem, Tecnologia e Ensino. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2012
Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira. (Carga Horária: 368h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Nunca é tarde para aprender: as unidades fraseológicas no ensino de alemão como língua estrangeira.
Orientador: Profª Drª Jael Glauce da Fonseca.
2005 - 2006
Especialização em Ensino de Língua Inglesa. (Carga Horária: 368h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: Os Simpsons e a ética no ensino de inglês como língua estrangeira.
Orientador: Profª Drª Cláudia Mesquita.
2003 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: O uso do desenho animado Os Simpsons como recurso cultural no ensino de inglês como língua internacional.
Orientador: Profº Drº Domingos Sávio Pimentel Siqueira.
1985 - 1988
Graduação em Administração de Empresas.
Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Novas Tecnologias da Aprendizagem: Novas Plataformas. (Carga horária: 12h).
Instituto Phorte Educação, IPE, Brasil.
2016 - 2016
Novas Tecnologias da Aprendizagem: Aspectos Filosóficos. (Carga horária: 12h).
Instituto Phorte Educação, IPE, Brasil.
2016 - 2016
Novas Tecnologias da Aprendizagem: Políticas Educacionais. (Carga horária: 12h).
Instituto Phorte Educação, IPE, Brasil.
2016 - 2016
Novas Tecnologias da Aprendizagem: Didática Aplicada. (Carga horária: 12h).
Instituto Phorte Educação, IPE, Brasil.
2016 - 2016
Tecnologias Google na Educação. (Carga horária: 50h).
Instituto de Ensino OP, IEOP, Brasil.
2016 - 2016
Apropriação de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco. (Carga horária: 40h).
Centro de Políticas Públicas e Avaliação a Educação, CAED/UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Métodos Pedagógicos com o Computador. (Carga horária: 120h).
INSTITUTO POLITECNICO DE ENSINO A DISTÂNCIA, IPED, Brasil.
2014 - 2014
A visao sistematica da avaliação institucional. (Carga horária: 6h).
Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2014 - 2014
Avaliação institucional. (Carga horária: 6h).
Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2013 - 2013
A cultura medieval e os Libri Proverbium. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
Fraseologia e competência multicultural. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Alemão - Nível B2-3. (Carga horária: 124h).
Goethe Institut - Salvador, GI, Brasil.
2009 - 2009
Alemão para professores. (Carga horária: 60h).
Goethe Institut - Göttingen - Alemanha, GOETHE INSTITUT, Alemanha.
2008 - 2008
Inglês Intensivo. (Carga horária: 150h).
Eurocentres - Cape Town, EUROCENTRES, África do Sul.
2007 - 2008
Inglês Básico. (Carga horária: 272h).
Cultura Inglesa - Salvador, CULTURA INGLESA, Brasil.
2003 - 2005
Curso de Inglês. (Carga horária: 272h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Leitura e Compreensão de Textos. (Carga horária: 10h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
2004 - 2004
A importância da leitura na aquisição de LE.. (Carga horária: 4h).
Editora Moderna, ED. MODERNA, Brasil.
2003 - 2003
PEQUENA MUDANÇAS NA PRÁTICA, GRANDES RESULTADOS NA. (Carga horária: 4h).
EDITORA ÁTICA, ED ÁTICA, Brasil.
2003 - 2003
ORGANIZANDO CONHECIMENTOS E MOTIVANDO O ALUNO A GO. (Carga horária: 4h).
EDITORA ÁTICA, ED ÁTICA, Brasil.
1996 - 1999
Curso de Françês - Nível Básico. (Carga horária: 240h).
Aliança Francesa - Salvador, AF, Brasil.
1997 - 1998
Curso de Alemão Nível Médio. (Carga horária: 150h).
Goethe Institut - Salvador, GI, Brasil.
1996 - 1996
Revisão Gramatical da Língua Alemã. (Carga horária: 32h).
Goethe Institut - Salvador, GI, Brasil.
1996 - 1996
Conversação - Alemão - Nível básico 7 ao Médio. (Carga horária: 32h).
Goethe Institut - Salvador, GI, Brasil.
1993 - 1996
Curso de Alemão - Nível Básico. (Carga horária: 600h).
Goethe Institut - Salvador, GI, Brasil.


Atuação Profissional



Eagle English Idiomas, EAGLE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Idiomas em Alemão, Carga horária: 4


Positive Idiomas Ltda, PIDIOMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Tradutor de textos de Alemão para Português, Carga horária: 4
Outras informações
Tradução de textos da língua alemã para o português.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 30
Outras informações
No primeiro semestre de 2015 ministrou aulas para o curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas na disciplina Conversação I e também orientou trabalhos de conclusão de Cursos (TCC) no mesmo curso. No segundo semestre ministra aula de Linguística I e II para o curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas e também a disciplina de Filosofia da Linguagem no curso de Licenciatura em Letras e respectivas Literaturas.


Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor de Alemão, Enquadramento Funcional: Professor terceirizado de alemão
Outras informações
Ministrou aulas de alemão no primeiro e no segundo semestre de 2014 ( período de maio a dezembro) para os níveis básicos e intermediário.


Faculdade de Ciências Educacionais, FACE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia da Pesquisa


Instituto de Educação Superior, IES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Metodologia da Pesquisa e Orientaçã
Outras informações
Disciplinas ministradas: Metodologia da pesquisa científica nos cursos de graduação em Letras ( Português) e suas literaturas e em Licenciatura em Educação Física- 1º semestre 2012 Metodologia da Pesquisa científica no curso de Licenciatura em Pedagogia - 1º semestre 2013. Orientação de TCC no curso de graduação em Letras (Português) e suas Literaturas - 1º semestre 2012. Orientação de TCC no curso de Licenciatura em Pedagogia - 1º semestre 2013.


Wizard, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Alemão,Inglês e Francês


Secretaria Municipal de Educação de Petrolina-PE, SMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Inglesa no Ensino Fundame, Carga horária: 30


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4


Colégio Estadual Raphael Serravale, CERSV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor Língua Portuguesa, Carga horária: 4


Colégio Estadual Thales de Azevedo, THALES DE AZEVED, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor língua inglesa, Carga horária: 4



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATOS, Adelmário Vital2016 MATOS, Adelmário Vital. As unidades fraseológicas no ensino de alemão como Língua Estrangeira. PROJEKT (CURITIBA), v. 54, p. 15-20, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATOS, Adelmário Vital. Desenho animado nas aulas de Língua Inglesa: mediação de práticas sociais, éticas e saberes interculturais. 1. ed. Rio de Janeiro- RJ: Gramma Editora, 2016. v. 1. 152p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, Adelmário Vital. Nunca é Tarde para aprender: as unidades fraseológicas no ensino de alemão como língua estrangeira. In: III Congresso Internacional de fraseologia e paremiologia, 2013, Fortaleza. III Congresso Internacional de fraseologia e paremiologia, 2013, Fortaleza. III Congresso Internacional de fraseologia e paremiologia, 2013, Fortaleza. III Congresso Internacional de fraseologia e paremiologia. Fortaleza-CE: Impressão GW Gráfica Rápida, 2013. v. I. p. 62-62, 2013. v. v.1. p. 62-62.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, A. V. ; MATOS, Adelmário Vital . Nunca é tarde para aprender: as unidades fraseológicas no ensino de alemão como língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MATOS, Adelmário Vital. Tradução Cultural e questões éticas em Os Simpsons nas salas de aula de Inglês com Língua Estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MATOS, Adelmário Vital. Ensino de Alemão como Língua Estrangeira - Juazeiro/Ba e Petrolina/PE. 2014; Tema: Ensino de alemão como língua estrangeira ou adicional. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Sandrine Scherer Soares Gomes. A Importância das ferramentas do Marketing na Administração de uma Emissora de Televisão. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração e Marketing) - Centro Universitário Internacional.

2.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Dilza Alves de Brito. Os instrumentos de Avaliação utilizados por Docentes na Disciplina de Matemática do Fundamental II. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física) - Centro Universitário Internacional.

3.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Maria Goretti Casé Silva. Percepção dos Profissionais de Nível Superior da atenção primária no Município de Juazeiro/BA acerca das ações de saúde do Trabalhador no SUS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Saúde Pública com ênfase familiar) - Centro Universitário Internacional.

4.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Silvania Barbosa Lima. Comparação entre as cinco abordagens do processo de Ensino e Aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia) - Centro Universitário Internacional.

5.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Celene Soares Kestering. Qualidade de vida do Trabalhador : uma revisão bibliográfica sob a ótica da Enfermagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Centro Universitário Internacional.

6.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Gleice de Oliveira Cordeiro. O processo de Territorrialização como estratégia de planejamento em sáude. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Saúde Pública com ênfase familiar) - Centro Universitário Internacional.

7.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Andrea Brandão Torres. A importância de se conhecer e reduzir os custos para melhor aplicação dos recursos dentro da administração pública brasileira. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Pública e Gerencia) - Centro Universitário Internacional.

8.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Josenilde Barbosa de Souza Nunes. O uso de mídias e tecnologias nas aulas de gramática da língua portuguesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Centro Universitário Internacional.

9.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Mauro Cristiano Bim Moreina. As avaliações de matemática no ensino médio do colégio estadual Agostinho Muniz. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física) - Centro Universitário Internacional.

10.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Yândria Pereira Mattos. As causas da deficiência no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Física) - Centro Universitário Internacional.

11.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de João Marcos Guedes Amorim. Cartas de controle uma estratégia para gestão da qualidade: um estudo de caso na gol linhas aéreas base Petrolina-PE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração e Marketing) - Centro Universitário Internacional.

12.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Tânia Frugiuele Soares Agostinho. As interferência das redes sociais no cotidiano na ONG Caatinga. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização MBA em Jornalismo Digital) - Centro Universitário Internacional.

13.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Alexandre Ferraz Soares Mariano. Riscos a saúde no trabalho do agente comunitário. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Saúde Pública com ênfase familiar) - Centro Universitário Internacional.

14.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Jacqueline Fernandes da Silva Bandeira. Estudo de Caso real de um Aluno com deficiência visual na sala de Ensino Regular. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Internacional.

15.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Maria Rute do Nascimento. Processo Avaliativo no Ensino EaD. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Superior) - Centro Universitário Internacional.

16.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Regina Lucia Neves de Freitas Aranha. O papel da família no desenvolvimento da criança com deficiência física-motora (DFM)e suas contribuições para inclusão social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Internacional.

17.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Terezinha Mary Rodrigues de Souza. Ergonomia e qualidade de vida no trabalho: estudo de caso dos bibliotecários e auxiliares administrativos da biblioteca professor Rômulo Galvão, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Recursos Humanos) - Centro Universitário Internacional.

18.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Juliana dos Reis Tupiná. O Enfermeiro e a gestão dos serviços na atenção básica da saúde. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Saúde Pública com ênfase familiar) - Centro Universitário Internacional.

19.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Kyrla Wanderley Nunes Ladeira. As dificuldades encontradas para a adesão das mães do aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses da vida da criança na USF Dra Sinhá, no município de Petrolina/PE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Saúde Pública com ênfase familiar) - Centro Universitário Internacional.

20.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Rozimeire Rodrigues Morgado. O uso da calculadora em sala de aula por professores e alunos: aliado ou adversário. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Física) - Centro Universitário Internacional.

21.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Talita Barbosa da Silva. Novos caminhos para a Educação Superior através da relação Educador e Educando. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Superior) - Centro Universitário Internacional.

22.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de João Bosco Miranda Coelho. Propaganda e redes sociais: possibilidades e estratégias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração e Marketing) - Centro Universitário Internacional.

23.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Josemar Soares Rosa. Impactos da Mecanização do corte da cana na concepção do cortador de cana no semi-árido nordestino. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Recursos Humanos) - Centro Universitário Internacional.

24.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R. C. G.. Participação em banca de Juciana Tenório Cavalcante. Jornalismo Digital e sua usabilidade através de blogs e redes sociais: um estudo sobre o Vale do São Francisco. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização MBA em Jornalismo Digital) - Centro Universitário Internacional.

25.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R.. Participação em banca de Ana Karina Brandão Torres. Participação Popular na Gestão Municipal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Pública e Gerencia) - Centro Universitário Internacional.

26.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R.. Participação em banca de Andrea Brandão Torres. Estudo de Ferramentas que visam melhorias no gerenciamento do setor público brasileiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Pública e Gerencia) - Centro Universitário Internacional.

27.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R.. Participação em banca de Josefa Francisca da Costa. Motivação: pressuposto básico para o processo ensino-aprendizagem nas aulas de ciências do Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química) - Centro Universitário Internacional.

28.
MATOS, Adelmário Vital; AMORIM, R.. Participação em banca de Clauber Carvalho Noaves. Sustentabilidade e gestão de pessoas na Caixa Econômica Federal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Centro Universitário Internacional.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia e II Congresso Brasileiro de Fraseologia. " Nunca é tarde para aprender: as unidades fraseológicas no ensino de alemão como língua estrangeira".. 2013. (Congresso).

2.
Congresso Internacional Linguagem e Interação II. 2010. (Congresso).

3.
Entwicklung der Fertigkeit Sprechen in Anfängerunterricht - mit besonderes Berücksichtung des Ausprachtrainings. 2010. (Seminário).

4.
First ISCAR Summer School.A qualitative study of the motivation for learning German in the city of Salvador. 2010. (Encontro).

5.
Aktives Lernen - Seminário para professores de Alemão. 2009. (Seminário).

6.
A voz do corpo em cena. 2009. (Oficina).

7.
O inglês global no contexto escolar. 2009. (Seminário).

8.
First CMS TEFL Seminar. 2007. (Seminário).

9.
Seminário Sobre Pedagogia Crítica aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras. 2007. (Seminário).

10.
22nd Braz-Tesol Bahia Conference - September 23rd, 2006. 2006. (Outra).

11.
IX Seminário de Lingüística Aplicada e VI Seminário de Tradução.Tradução Cultural em Feitiço de Lisa de Os Simpsons nas salas de aula de Inglês com Língua Estrangeira. 2006. (Seminário).

12.
21 st Braz-Tesol Bahia Conference - April 30th. 2005. (Outra).

13.
Cambridge Day - Real English for Real Students. 2005. (Seminário).

14.
Primary and Secondary Forum. 2005. (Encontro).

15.
VIII Seminário de Lingüística Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2005. (Seminário).

16.
XVIII Seminário nacional de Inglês Instrumental e VI Seminário de Línguas Instrumentais. 2005. (Seminário).

17.
Conexão direta com alunos adolescentes. 2004. (Seminário).

18.
III Semana Universitária Universidade Salvador - UNIFACS. 2004. (Encontro).

19.
Seminário de Tradução. 2004. (Seminário).

20.
II Semana Universitária - Universidade Salvador - UNIFACS. 2003. (Encontro).

21.
I Seminário Moderna para Professores de Língua Estrangeira. 2003. (Seminário).

22.
VIII Seminário para professores de Inglês de ensino Fundamental e Médio. 2003. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Valquíria de Oliveira Rocha. A História do Ensino de Matemática e a formação docente.2011.Artigo(Pós-Graduação em Educação Matemática.Instituto de Educação Superior-IES.Orientador: Adelmário Vital Matos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

2.
Maria Irlene Carvalho de Oliveira. O Jogo no Ensino de Matemática: uma ferramenta pedagógica facilitadora da aprendizagem.2011.Artigo(Pós-Graduação em Educação Matemática.Instituto de Educação Superior-IES.Orientador: Adelmário Vital Matos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

3.
Josélia Maria da Silva Morais. A História da Matemática e sua aprendizagem:Origens e Relevância social.2011.Artigo(Pós-Graduação em Educação Matemática.Instituto de Educação Superior-IES.Orientador: Adelmário Vital Matos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

4.
Eliana Tereza de Souza Barboza. A Relevância do Ensino de Matemática na formação crítica social.2011.Artigo(Pós-Graduação em Educação Matemática.Instituto de Educação Superior-IES.Orientador: Adelmário Vital Matos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

5.
Ana Maria da Silva Oliveira. Educação Matemática: Um desafio para os professores das séries iniciais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

6.
Rogério Ribeiro Lopes. O Uso de materiais alternativos como recursos didáticos na Aprendizagem da Geometria Espacial. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carla Ribeiro dos Santos. A importância do lúdico na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

2.
Edinaldo Fernandes dos Santos. O papel do Pedagogo na Escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

3.
Jane Kelly Alves de Ataíde. O Lúdico na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

4.
Jeane Alves Leitão. A pedagogia hospitalar no contexto de ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

5.
Laudijane Oliveira Batista. A relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

6.
Márcia Martins da Silva. Aprendizagem significativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

7.
Thalyta Karoline da Silva Oliveira. A leitura e sua importância nas séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

8.
Wylma Sobral da Silva Lima. O papel da EaD na formação acadêmica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

9.
Gerson Loiola de Santana. As variações linguísticas como forma de expressão identitária de um grupo social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

10.
Joelma Cardoso Vieira. O lúdico nas aulas de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de ensino/aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

11.
Elielba Ribeiro Dantas. O papel da escola na formação social dos sujeitos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

12.
Valdilene Rodrigues dos Santos. Leitura e produção textual no Ensino Fundamental: algumas reflexões sobre o processo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

13.
Magna Ribeiro dos Santos. A relação entre a língua falada e a língua escrita sob o prisma da sociolinguística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

14.
Lucilene Loiola da Silva Dias. A importância da leitura na formação social e intelectual dos Alunos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

15.
Lindiane Cardoso de Almeida. Origem e contexto da literatura de cordel no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

16.
Cristiana da Silva Lima de Santana. As dificuldades de Produção Textual nas séries iniciais: algumas reflexões. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

17.
Kerolaine Gomes de Oliveira. A Literatura como ferramenta dinamizadora do Ensino da Leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

18.
Gézica Solraque Ferreira de Araújo. Inclusão social das pessoas com deficiência: o papel da família e da escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

19.
Maria Anunciada Varjão Marques. Educação Inclusiva: direito dos alunos com deficiência e sua inserção no Ensino Regular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

20.
Maria de Fátima de Souza Gomes. Os problema ortográficos apresentados pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio: quais as possíveis causas?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

21.
Sandra Gomes dos Santos. A Importância da leitura para formação de leitores críticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

22.
Edilene Cristina Gonçalves da Silva. As variações lingüísticas e os reflexos na identidade dos falantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

23.
Maria Ferreira de Sousa. As variedades linguísticas no contexto da Comunicação Humana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

24.
Manoel Barbosa de Souza. A importância do uso da literatura de cordel em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.

25.
Romário Ferreira dos Santos. A importância da Leitura na formação crítica do Educando. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Ciências Educacionais. Orientador: Adelmário Vital Matos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MATOS, Adelmário Vital. Desenho animado nas aulas de Língua Inglesa: mediação de práticas sociais, éticas e saberes interculturais. 1. ed. Rio de Janeiro- RJ: Gramma Editora, 2016. v. 1. 152p .


Redes sociais, websites e blogs
1.
MATOS, Adelmário Vital. Ensino de Alemão como Língua Estrangeira - Juazeiro/Ba e Petrolina/PE. 2014; Tema: Ensino de alemão como língua estrangeira ou adicional. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:20:25