Murilo Gleyson Gazzola

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  • Última atualização do currículo em 16/11/2017


Aluno de doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Mestre pela USP no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Voluntário do Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE) do ICMC-USP, ex-petiano, ex-aluno bolsista de iniciação científica, ex-membro do grupo de sistemas interativos inteligentes. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Técnicas de Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos de busca na web, recursos educacionais abertos e recuperação de informação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Murilo Gleyson Gazzola
Nome em citações bibliográficas
GAZZOLA, M. G.;GAZZOLA, MURILO


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciencia da Computacao.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Avaliação automática da qualidade de recursos educacionais abertos usando técnicas de processamento de línguas naturais,
Orientador: Dra. Sandra Maria Aluísio.
Palavras-chave: Aprendizagem de Maquina; Inteligência Artificial; Processamento de Língua Natural.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2014 - 2015
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Proposal of a Web Search Engine for Open Educational Resources,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Cristina Ciferri.
Coorientador: Itana Gimenes.
Palavras-chave: OER; Retrieval information.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Database.
2009 - 2013
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2006
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2003 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do PET - Programa de Educação Tutorial, Carga horária: 20


Duke Energy International, Geração Paranapanema, DEI-GP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Ciclo de Aprendizagem, Enquadramento Funcional: Diretoria de Operações, Carga horária: 20

Atividades

07/2005 - 07/2006
Estágios , Duke Energy International, Geração Paranapanema - Chavantes, .

Estágio realizado
Aplicação com VBA - Para Geração de Gráficos para Produção - Criação e Organização de Manuais Técnicos - Visitas Técnicas nas Usinas Canoas I e II..., entre outras atividades.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Avaliação automática da qualidade de recursos educacionais abertos usando técnicas de processamento de línguas naturais
Descrição: Contexto:A expansão do acesso à banda larga no mundo está abrindo novos caminhos para o ensino, os quais podemos destacar o ensino aberto. A UNESCO em seu relatório anual de 2016 destacou que existem fortes interesses em incentivar a utilização de recursos educacionais abertos (REAs) no campo de aprendizagem. Porém, a falta de qualidade dos REAs é um desafio a ser vencido. Exemplos de problemas encontrados são: (i) não apresentar os objetivos de aprendizagem, (ii) possuir deficiências de coesão e coerência textual, (iii) usar figuras sem legendas, (iv) não vincular licença, (v) possuir links externos sem apontamento (isto é, links quebrados), (vi) apresentar um material sem uma estrutura didática para leitura ou sem uma estrutura interna adequada para ser entendida em sua totalidade, (vii) ter passado por alguma aprovação inadequada sem uma revisão prévia, ou até mesmo não ter passado por nenhuma curadoria antes de ser adicionado no repositório de REAs. Além disso, os metadados associados aos REAs podem ter problemas de qualidade, por exemplo, ter resumos com apenas uma oração, embora o material apresente qualidade; essa discrepância também impacta na qualidade total do recurso. Lacunas: Os trabalhos relacionados à avaliação da qualidade de REAs e de materiais educacionais na Web não realizam uma avaliação detalhada nem exploram métodos de processamento de línguas naturais para avaliar REAs e seus metadados %se deseja fazer neste projeto. Além disso, a literatura aborda métodos superficiais de qualidade para avaliação, por exemplo, indicador de patrocinador e indicador de patrocinador conhecido. Proposta: A qualidade dos REAs são de especial interesse para este projeto. Este projeto propõe a exploração de métodos da área de processamento de línguas naturais para classificação da qualidade de REAs de forma automática, avaliando técnicas tradicionais de extração de features de textos e de metadados, as quais irão alimentar técnicas de aprendizado de máquina para avaliação da qualidade e também as técnicas mais atuais que envolvem Deep Learning. Métodos de Avaliação: Para avaliação da nossa proposta serão usadas métricas de avaliação de modelos e avaliação da eficácia do aprendizado de máquina para medir a efetividade das abordagens desenvolvidas. Para avaliação dos modelos desenvolvidos serão usados estudos de casos. Além disso, para avaliação dos métodos de aprendizado de máquina serão usadas métricas de desempenho comuns da área de extração e recuperação de informação: acurácia, precisão, revocação e f-measure. Resultados: Como resultados esperados para este projeto de doutorado estão a possibilidade da avaliação automática da qualidade de REAs e a seleção dos melhores recursos educacionais para que possam ser usados e reutilizados por profissionais da educação, como também, por outros profissionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Murilo Gleyson Gazzola - Coordenador / Sandra Maria Aluísio - Integrante.
2013 - 2015
Mecanismo Eficiente para a Busca na Web por Recursos Educacionais Abertos
Descrição: Proposta de um Mecanismo Eficiente para a Busca na Web por Recursos Educacionais Abertos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
INCT-SEC
Descrição: Elevar o nível de conhecimento, competência e qualidade no país sobre o desenvolvimento de sistemas embarcados críticos. A relação academia-indústria é fortemente explorada no desenvolvimento de soluções nesses diversos domínios e a difusão científica e a formação de recursos humanos são ações primordiais. Professora Orientadora: Profa. Dra. Itana Maria de Souza Gimenes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
PET - Programa de Educação Tutorial
Descrição: O PET tem como objetivos centrais: 1 ? Oferecer a alunos de graduação uma formação acadêmica de excelente nível, enfatizando o preparo de um profissional crítico e atuante, pela inclusão nas atividades dos bolsistas do tratamento de temas éticos, sócio?políticos, científicos e culturais, relevantes para o país e para o exercício profissional; 2 - Promover a integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional pela implementação de um programa que propicie a interação constante do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como dos bolsistas do PET como o corpo docente e o discente, da graduação e da pós ? graduação, da própria instituição e de outras congêneres; 3 ? Estimular a melhoria do ensino de graduação pelo desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso, pela atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores dessas práticas e experiências junto aos demais alunos do curso, e pela execução de atividades características de programas de pós - graduação. Carga horária semanal: 20h.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
GSII - Grupo de Sistemas Intetativos Inteligentes - Investigação e Prototipação de um Sistema Adaptativo para Recuperação de Informação na Web Baseada em Contexto
Descrição: Implementação e Pesquisa - Recuperação Adaptativa de Informação na Web O alto volume de informação disponível na web tem gerado muita dificuldade em se localizar informação de qualidade. Esta linha de pesquisa procura abordar este problema estudando técnicas que possam auxiliar o usuário a identificar informação de qualidade em meio a avalanche de informação resultante das buscas feitas nos buscadores atuais. Pretende-se estudar como adaptar os resultados de busca aos interesses dos usuários usando toda a informação disponível sobre seus interesses atuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: IEEE Frontiers in Education Conference


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Técnicas de Recuperação de Informação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Procedência de Dados.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Recursos Educacionais Abertos.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metadados.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GAZZOLA, M. G.;GAZZOLA, MURILO2015GAZZOLA, M. G.; CARVALHO, A. ; RUZANTE, L. ; TOSIN, G. ; CONSALTER, D. M. . User friendly method for NMR pulse sequence programming. Annals of Magnetic Resonance, v. 14, p. ?, 2015.

2.
GAZZOLA, M. G.;GAZZOLA, MURILO2014 GAZZOLA, M. G.; GIMENES, I. M. S. . SeeOER - Web search engine for OER. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 25, p. 1012-1022, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GAZZOLA, M. G.; HARTMANN, N. S. ; SELL, M. M. ; MARTIMIANO, L. F. . Palestras Empreendedoras. Informativo UEM, Maringá, 24 maio 2011.

2.
GAZZOLA, M. G.; HARTMANN, N. S. ; SELL, M. M. ; MARTIMIANO, L. F. . PET Informática colabora com o Pró-Note. Informativo UEM, Maringá, p. 2 - 3, 07 abr. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GAZZOLA, MURILO. Um Método para Avaliação Automática da Qualidade de Recursos Educacionais Abertos usando Deep Learning. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 1477.

2.
FERREIRA, LUCAS ; GAZZOLA, MURILO ; FERRARI, DEBORAH ; ZUPELARI, MARINA ; PAIVA, PAULA ; JR, JOSE RODRIGUES . Métodos de classificação aplicados à detecção automática de Estilos de Aprendizagem em um ambiente real de ensino. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@7ca449b4, 2017. p. 1517.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GAZZOLA, M. G.; SILVA, S. R. P. ; HARTMANN, N. S. . Uma Proposta de Personalização de Busca na Web. In: 21º EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2012, Maringá. Anais do 21º EAIC, 2012.

2.
GAZZOLA, M. G.; MARTIMIANO, L. F. ; SELL, M. M. ; HARTMANN, N. S. . Projeto Aprendiz Auxiliar Administrativo-Econômico e Empreendedor. In: XV SulPET, 2012, Maringá. Anais do XV SulPET, 2012.

3.
GAZZOLA, M. G.; HARTMANN, N. S. ; SELL, M. M. ; MARTIMIANO, L. F. . Lixo eletrônico e sustentabilidade. In: XIV SulPET, 2011, Florianópolis. Anais do XIV SulPET, 2011.

4.
GAZZOLA, M. G.; MARTIMIANO, L. F. ; SELL, M. M. ; HARTMANN, N. S. . GINCAPET - Gincana Eletrônica de Perguntas e Respostas do Grupo PET-Informática da UEM. In: XIII Encontro de Grupos PET da Região Sul - SulPET, 2010, Porto Alegre. Anais do XIII Encontro dos Grupos PET da Região Sul, 2010.

5.
GAZZOLA, M. G.; HARTMANN, N. S. ; SELL, M. M. ; MARTIMIANO, L. F. . GincaPET - Gincana Eletrônica de Perguntas e Respostas. In: I Salão Nacional de Divulgação Científica, 2009, São Paulo. Anais do I Salão Nacional de Divulgação Científica, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GAZZOLA, M. G.; MARTIMIANO, L. F. ; HARTMANN, N. S. . GINCAPET - Gincana eletrônica de perguntas e respostas do grupo PET-Informática da UEM.. In: I Salão Nacional de Pós-graduação, 2010, São Paulo. Anais do I Salão Nacional de Pós-graduação, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
GAZZOLA, M. G.; CIFERRI, C. ; GIMENES, I. M. S. . SeeOER: Uma Arquitetura para Mecanismo de Busca na Web por Recursos Educacionais Abertos. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
GAZZOLA, M. G.. Capacitação em Informática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
GAZZOLA, M. G.. Sistema de Gerenciamento de Eventos e Congressos. 2012.

2.
GAZZOLA, M. G.; NONOSE, R. . Resolvedor Automatizado do Game Same. 2012.

3.
GAZZOLA, M. G.. Sistema de Controle de Presença. 2011.

4.
GAZZOLA, M. G.; LIMA, E. . Compilador GCL. 2011.

5.
GAZZOLA, M. G.; LIMA, E. . Montador Binário. 2011.

6.
GAZZOLA, M. G.. Sistema de Geração de Códigos de Barras para Crachás. 2010.

7.
GAZZOLA, M. G.. Sistema de Controle Financeiro. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
GAZZOLA, M. G.. Publicidade e Propaganda. 2006.

2.
GAZZOLA, M. G.. Projeto de Automação Comercial - (Análise,UML, Diagramas Complementares e o Software). 2006.

3.
GAZZOLA, M. G.. Sistemas de Segurança - Hackers. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
GAZZOLA, M. G.. Desenvolvimento do Site II CIM 2012 - Congresso Internacional de Museologia. 2012. (Editoração/Outra).

2.
GAZZOLA, M. G.. Ministrante sobre novas tecnologias para web - HTML5 - Capacitação Interna 2011 DIN/UEM/PET. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GAZZOLA, M. G.. Desenvolvimento do Site FITEM 2011 - Fórum de Informática e Tecnologia de Maringá. 2011. (Editoração/Outra).

4.
GAZZOLA, M. G.. Desenvolvimento do Site JOLIM 2011 - Jornada Linux de Maringá. 2011. (Editoração/Outra).

5.
GAZZOLA, M. G.. Desenvolvimento do Site CIPEM 2011 - Ciclo de Palestras Empreendedoras. 2011. (Editoração/Outra).

6.
GAZZOLA, M. G.. Ministrante do Curso de PHP - Capacitação Web 2011 DIN/UEM/PET. 2011. (Extensão).

7.
GAZZOLA, M. G.. Ministrante do Curso de Capacitação em Informática - Sistemas Operacionais, Software Livre e Privado. 2011. (Extensão).

8.
GAZZOLA, M. G.. Desenvolvimento do Site CIPEM 2010 - Ciclo de Palestras Empreendedoras. 2010. (Editoração/Outra).

9.
GAZZOLA, M. G.. Desenvolvimento do Site JOLIM 2010 - Jornada Linux de Maringá. 2010. (Editoração/Outra).

10.
GAZZOLA, M. G.. Ministrante do Curso de Capacitação em Informática. 2010. (Extensão).

11.
GAZZOLA, M. G.. Ministrante do Curso de PHP - Capacitação Web 2010 DIN/UEM/PET. 2010. (Extensão).

12.
GAZZOLA, M. G.; HARTMANN, N. S. ; SELL, M. M. . Introdução à Linguagem de Programação Java - UEM/DIN/PET. 2010. (Extensão).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAZZOLA, M. G.; SELL, M. M. ; HARTMANN, N. S. ; MARTIMIANO, L. F. . IV Ciclo de Atividades - UNIPET. 2011. (Outro).

2.
GAZZOLA, M. G.; MARTIMIANO, L. F. ; HARTMANN, N. S. ; SELL, M. M. . VII Jornada Linux de Maringá. 2011. (Outro).

3.
GAZZOLA, M. G.; MARTIMIANO, L. F. ; SELL, M. M. ; HARTMANN, N. S. . IV Ciclo de Palestras Empreendedoras. 2011. (Outro).

4.
GAZZOLA, M. G.; HARTMANN, N. S. ; MARTIMIANO, L. F. ; SELL, M. M. . IX Fórum de Informática e Tecnologia de Maringá e XII Mostra de Trabalhos em Informática.. 2010. (Outro).

5.
GAZZOLA, M. G.; HARTMANN, N. S. ; SELL, M. M. ; MARTIMIANO, L. F. . III Ciclo de Atividades - UNIPET. 2010. (Outro).

6.
GAZZOLA, M. G.; MARTIMIANO, L. F. ; HARTMANN, N. S. ; SELL, M. M. . III Ciclo de Palestras Empreendedoras e IV Jornada Linux de Maringá. 2010. (Outro).

7.
GAZZOLA, M. G.; HARTMANN, N. S. ; MARTIMIANO, L. F. ; SELL, M. M. . II Ciclo de Palestras Empreendedoras de Maringá. 2009. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa



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