João Paulo de Souza da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7565354832565161
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, em Direito pela Universidade Católica de Santos, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor da Faculdade São Braz, em Curitiba(PR), nos cursos de licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Teologia e da rede pública municipal de ensino de Curitiba (PR), atuando nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem interesse nos temas: História da Educação, Formação de Docentes, Ensino de Arte, Modernização e Direitos Humanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Paulo de Souza da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Sob o signo da modernidade: educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Dulce Regina Baggio Osinski.
Palavras-chave: História da Educação; História da Formação de Docentes; Intelectuais; Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Percurso entre modernidades: trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-1955),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dulce Regina Baggio Osinski.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Eny Caldeira; Educação no Paraná; Modernidade; Intelectuais; História da Formação de Docentes; História do Ensino de Arte.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2015
Especialização em Educação em Direitos Humanos. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: As representações afro brasileiras em obras de arte e seu emprego no ensino artístico para crianças das séries iniciais do ensino fundamental em Curitiba: material Museu na Escola.
Orientador: Luciana Ferreira.
2012 - 2013
Especialização em História, Arte e Cultura. (Carga Horária: 540h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Entre expectativas e representações a experiência da Escola Experimental Maria Montessori (1952-1953).
Orientador: Dulce Regina Baggio Osinski.
2007 - 2008
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/PR, SENAC/PR, Brasil.
Título: Utilização do ensino a distãncia e tutoria como programa de treinamento contínuo na Universidade Corporativa Caixa.
Orientador: Maria Odette Pauli Bettega.
2005 - 2006
Especialização em Educação em Valores Humanos. (Carga Horária: 400h).
Instituto de Cultura Espírita do Paraná, ICEPA, Brasil.
Título: Educação em Valores Humanos aplicada ao Ensino Infantil e Fundamental.
Orientador: Rejane Taborda dos Santos.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Relações Étnico Raciais. (Carga Horária: 178h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Representações de outras Africanidades: Pela valorização da Estética Afro Brasileira e Relações Identitárias. Ano de finalização: 2013.
2010 - 2011
Aperfeiçoamento em Gestão de Organizações Públicas. (Carga Horária: 510h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Não apresentada. Ano de finalização: 2011.
2018
Graduação em andamento em Teologia.
Faculdade Teológica Sul Americana, FTSA, Brasil.
2016 - 2018
Graduação em Artes.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Uma Violeta Nada Tradicional: Uma Flor Embreante na Formação de Modernidade da Arte Paranaense.
Orientador: Inah Durao Cunha.
2014 - 2017
Graduação em Filosofia.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: A Ilustração Brasileira e a ideia de Universidade: Exemplo de uma filosofia liberal no Brasil.
Orientador: Alessandro Reina.
2008 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Bacharelado em Direito.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Título: Dívida Pública e o Direito ao Desenvolvimento.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.




Formação Complementar


2017 - 2017
Criações Literárias. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em EDUPESQUISA - AMBIENTE VIRTUAL. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 - 2012
Criatividade e Inovação. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
2012 - 2012
Arte e Cidade: Percursos, Territórios, Interações. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
2012 - 2012
Contribuição dos africanos e afro-descendentes. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
2012 - 2012
O pensamento histórico das crianças. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
2012 - 2012
Arte para iniciantes. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
2012 - 2012
Manifestações visuais da Cultura Afro-Brasileira. (Carga horária: 28h).
Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em História do Cinema: Principais Movimentos. (Carga horária: 15h).
Serviço Social do Comércio - Paraná, SESC/PR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Pensar Foucault, Pensar com Foucault. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em História do Brasil: Colônia e Império.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Tutores. (Carga horária: 70h).
Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional de Magistério - Docência I, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das séries iniciais na rede pública municipal de ensino de Curitiba/PR.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 10
Outras informações
Orientador de Trabalhos de Conclusão do curso de especialização ?Educação, Pobreza e Desigualdade Social?.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES-DS do PPGE/UFPR. Linha História e Historiografia da Educação.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio em Prática de Docência, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 2
Outras informações
Prática de docência na disciplina Metodologia do Ensino de História - EM241, no Setor de Educação, sob supervisão da professora doutora Nadia Gaiofatto Gonçalves.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina História da Educação, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria da Disciplina História da Educação e apoio à Professora Dra. Cleuza Valerio Gabardo na formatação da Disciplina Optativa Estudos Independentes III: Contribuições de obras e manifestações artísticas para o estudo e análise da História da Educação.


Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor celetista, Carga horária: 12
Outras informações
Ministra as disciplinas História da Educação, FTM de Arte, Currículo e Legislação Educacional ao curso de Pedagogia.


Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto - PSS, Carga horária: 10
Outras informações
Professor no Instituto de Educação do Paraná das disciplinas Fundamentos Históricos da Educação e Laboratório de Prática Pedagógica.


Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8

Atividades

02/2003 - 10/2003
Estágios , Juizado Especial Cível - Anexo da Universidade Católica de Santos, .

Estágio realizado
Atendimento à comunidade em lides.

Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Bancário, Carga horária: 30
Outras informações
Técnico Bancário na Gerência de Filial de Gestão de Pessoas - GIPES para o Estado do Paraná. Desenvolveu atividades nas áreas de Saúde Ocupacional, Gestão de Plano de Saúde Complementar e Educação Corporativa.


Banco do Brasil - Direção Geral, BB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessoramento, Carga horária: 30

Atividades

11/1998 - 09/2005
Serviços técnicos especializados , Varejo - Outras Unidades, .

Serviço realizado
Gestão de carteira, análise creditícia, elaboração de contratos e minutas, operacionalização de sistemas.

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém, PMEBI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

04/1998 - 11/1998
Serviços técnicos especializados , Biblioteca Pública Poeta Paulo Bonfim, .

Serviço realizado
Catalogação de patrimônio.

Companhia Energética de São Paulo, CESP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40

Atividades

02/1994 - 01/1996
Serviços técnicos especializados , Centro de Distribuição - Itanhaém-SP, .

Serviço realizado
Manutenção de equipamentos.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Alice Ruiz, Prefeitura Municipal de Curitiba.
2015
Prêmio Marilda Confortin, Prefeitura Municipal de Curitiba.
2006
Prêmio Gente de Talento, Caixa Econômica Federal.
2001
Prêmio Nilo Soares Ferreira, Secretaria de Cultura de Itanhaém.
2000
Prêmio Nilo Soares Ferreira, Secretaria de Cultura de Itanhaém.
1998
Prêmio Literatum, Faculdade Católica de Direito de Santos.
1998
Prêmio Nilo Soares Ferreira, Secretaria de Cultura de Itanhaém.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2018SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . As ocupações nas escolas em 2015 e 2016: 'Primaveras Estudantis'. REvista Chão da Escola, v. 1, p. 42-55, 2018.

2.
1DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2018DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO; MEI, DANIELLE SCHEFFELMEIER . O desmantelamento do direito à educação no pós golpe. RETRATOS DA ESCOLA, v. 12, p. 289-306, 2018.

3.
5SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2016SILVA, J. P. S.; CORREA, F. M. . Agadá: na alma, na luta e na arte. REvista Chão da Escola, v. 1, p. 24-39, 2016.

4.
2SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2015 SILVA, J. P. S.. O uso das ferramentas sociológicas de Pierre Bourdieu para a pesquisa da História Intelectual da Educação. Pesquiseduca, v. 7, p. 41-51-51, 2015.

5.
4SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2015SILVA, J. P. S.. Tornar-se professor, desistir do magistério: formação de professores e socialização profissional. Qual caminho seguir?. REvista Chão da Escola, v. 1, p. 105-117, 2015.

6.
6SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2014SILVA, J. P. S.. Entre Expectativas e Representações: a experiência da Escola Experimental Maria Montessori. REvista Chão da Escola, v. 1, p. 14-23, 2014.

7.
7SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2013SILVA, J. P. S.. 60 Anos de uma experiência exitosa no ensino de arte para a infância: a criação do Centro Juvenil de Artes Plásticas, na trajetória intelectual de Eny Caldeira. REvista Chão da Escola, v. 11, p. 42-51, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, J. P. S.. Intelectuais, instituições e reformas na educação brasileira no século XX (Volume 2). 1. ed. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2018. v. 1. 275p .

2.
SILVA, J. P. S.. Intelectuais, instituições e reformas na educação brasileira (séc. XX). 1. ed. Rio de Janeiro: Dictio / Mares Editores, 2017. v. 1. 417p .

3.
SILVA, J. P. S.. Abordagens metodológicas e interdisciplinares no ensino de história e geografia. 1. ed. Curitiba: São Braz, 2017. v. 1. 44p .

4.
SILVA, J. P. S.. Ensino de artes. 1. ed. Curitiba: São Braz, 2017. v. 1. 33p .

5.
SILVA, J. P. S.. História e geografia, suas linguagens e as novas tecnologias. 1. ed. Curitiba: São Braz, 2017. v. 1. 43p .

6.
SILVA, J. P. S.. Didática do ensino superior. 1. ed. Curitiba: São Braz, 2016. v. 1. 50p .

7.
SILVA, J. P. S.. Percurso entre modernidades : trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912- 2015). 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. v. 1. 227p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, J. P. S.. Intelectuais, instituições e reformas na educação brasileira no século XX. In: João Paulo de Souza da Silva. (Org.). Intelectuais, instituições e reformas na educação brasileira no século XX (volume 2). 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2018, v. 1, p. 9-18.

2.
SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . Para nunca esquecer: os massacres de 30 de agosto e de 29 de abril. In: Joana Ribeiro dos Santos; Rebeca Brandão Rosa. (Org.). Ativismo Movimentos Sociais e Educação. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. 1, p. 135-160.

3.
SILVA, J. P. S.. Intelectuais, instituições e reformas na educação brasileira: entre a rigidez científica e a dinâmica de conhecimento. In: João Paulo de Souza da Silva. (Org.). Intelectuais, instituições e reformas na educação brasileira (séc. XX). 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. 1, p. 9-21.

4.
SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . As ocupações nas escolas em 2015 e 2016 e o protagonismo da juventude. In: Lucas da Silva Martinez. (Org.). Ensino médio: sujeitos, políticas e práticas em discussão. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio, 2017, v. 1, p. 48-75.

5.
OSINSKI, D. R. B. ; SILVA, J. P. S. . Eny Caldeira e o Ideário Piagetiano na UFPR: a criança e o planejamento urbano (1975-1978). In: Carlos Eduardo Vieira; Nadia Gaiofatto Gonçalves. (Org.). universidade Federal do Paraná (1938-2014): histórias, memórias e desafios contemporâneos. 1ed.Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2016, v. 1, p. 117-134.

6.
SILVA, J. P. S.. Formação de Professores e Socialização Profissional: Primeiras Discussões. In: Ricardo Luiz de Bittencourt; Neila Carla Camerini. (Org.). Formação Inicial e Continuada.. 1ed.Cabo Frio: Dictio Brasil, 2016, v. 2, p. 45-68.

7.
SILVA, J. P. S.; TARACHUK., D. L. . Escola Integral: os tempos, espaços e relações de uma integração fragmentada. In: Luciane Guisso; Taís Evangelho Zavareze. (Org.). Inclusão, Educação Integral e EJA: três temas para o ensino brasileiro. 1ed.Cabo Frio: Mares Editora, 2016, v. 1, p. 251-273.

8.
SILVA, J. P. S.. Eny Caldeira e a Formação do Campo Educacional no Paraná. In: Carlos Eduardo Vieira; Bernadete de Lourdes Streisky Strang; Dulce Regina Baggio Osinski. (Org.). História Intelectual e Educação: Trajetórias, Impressos e Eventos. 1ed.Jundiai: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 51-68.

9.
OSINSKI, D. R. B. ; SILVA, J. P. S. . 1ª Exposição de Pintura do Centro Juvenil de Artes Plásticas: A Presença da Criança nas Comemorações do Centenário do Paraná (1953). In: Carlos Eduardo Vieira; Bernadete de Lourdes Streisky Strang; Dulce Regina Baggio Osinski. (Org.). História Intelectual e Educação: Trajetórias, Impressos e Eventos. 1ed.Jundiai: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 381-404.

10.
SILVA, J. P. S.. Entre expectativas e representações: a constituição da Escola Experimental Maria Montessori (1952-1953). In: Diogo da Silva Roiz. (Org.). História intelectual, instituições e letrados na historiografia brasileira. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 317-337.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . Mais um jogo: torcidas, futebol e política na Gaviões da Fiel. In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação, 2017, Canoas (RS). Políticas do ressentimento, do medo e da raiva: reverberações na educação. Canoas (RS), 2017.

2.
SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . A resistência a hegemonia e a criação de vínculos entre as comunidades de periferia a partir do funk. In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação, 2017, Canoas (RS). Políticas do ressentimento, do medo e da raiva: reverberações na educação. Canoas (RS), 2017.

3.
SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . O que aprendemos das ocupações das escolas em 2015 e 2016 ?. In: EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação 2017. Curitiba: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2017. p. 12973-12986.

4.
SILVA, J. P. S.. As representações afro-brasileiras em obras de arte e seu emprego no ensino artístico para crianças das séries iniciais do ensino fundamental em Curitiba: material ?Museu na Escola?. In: XII Congresso Nacional de Educação - V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: Champagnat, 2015. p. 19390-19303.

5.
SILVA, J. P. S.. AS CALDEIRAS ESTÃO APAGADAS: Imagens e reminiscências de uma educadora paranaense no Velho Mundo. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Maringá, 2015. p. 1-16.

6.
SILVA, J. P. S.. O Boletim da Secretaria de Educação e Cultura, como instrumento nas lutas de representações de modernidade na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1951-1953). In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Maringá, 2015. p. 1-15.

7.
SILVA, J. P. S.. Relato de experiência: África, Áfricas ? representações de um continente e de uma identidade em construção. In: XII EDUCERE Congresso Nacional de Educação - V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), 2015, Curitiba. ?Formação de professores, complexidade e trabalho docente?. Curitiba: Champagnat, 2015. p. 14861-14869.

8.
SILVA, J. P. S.. ENY CALDEIRA: REPRESENTAÇÕES DE MODERNIDADE EDUCACIONAL NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ (1952-1955). In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014. Percursos e desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba.

9.
SILVA, J. P. S.. Das primeiras pesquisas à formação de uma frente de estudos: a história do ensino de arte no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. In: X Anped Sul, 2014, Florianópolis. Caderno de resumos - online. Florianópolis: UDESC, 2014.

10.
SILVA, J. P. S.. O uso das ferramentas sociológicas de Pierre Bourdieu para a pesquisa da História Intelectual da Educação. In: X Anped Sul, 2014, Florianópolis. Caderno de resumos - online. Florianópolis: UDESC, 2014.

11.
SILVA, J. P. S.. FOLCLORICES DE BRINCAR: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ARTE, REPRESENTAÇÕES E BRINCADEIRAS NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. In: XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD- Cátedra UNESCO e o II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar. Curitiba: jpaulodesouza, 2013.

12.
SILVA, J. P. S.. ?UMA VITÓRIA DA MULHER PARANAENSE?: À FRENTE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. IX Seminário ANPED SUL, 2012.

13.
GABARDO, C. V. ; SILVA, J. P. S. . Contribuições de Obras e Manifestações Artístico-Culturais Para o Estudo e Análise da História da Educação:Construindo Uma Disciplina. In: 4º Seminário Brasileiro / 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação, 2011, Canos/RS. Anais do 4º SBECE [e] 1º SIECE: desafios atuais.. Canoas/RS: ULBRA, 2011. v. 1. p. 143-144.

14.
SILVA, J. P. S.. A constituição da Escola Experimental Maria Montessori (1952), na trajetória intelectual da professora e pesquisadora Eny Caldeira. In: Semana da História UEPG - GT ANPUH SC/PR, 2011, Ponta Grossa. Simpósio do GT História das Religiões e Religiosidades & 40a Semana de História - Religião, Cultura e Identidades.. Ponta Grossa - PR: Aos Quatro Ventos, 2011. p. 783-801.

15.
SILVA, J. P. S.. O Ensino da arte para infância: a criação do Centro Juvenil de Artes Plásticas, na trajetória intelectual de Eny Caldeira. In: X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. v. 1. p. 469-481.

Apresentações de Trabalho
1.
MEI, D.S. ; SILVA, J. P. S. . A queima de cafezais no Paraná e seus reflexos na Escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . A resistência a hegemonia e a criação de vínculos entre as comunidades de periferia a partir do funk. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . Mais um jogo: torcidas, futebol e política na Gaviões da Fiel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, J. P. S.. Educação e Mercado de Trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, J. P. S.. UFPR, Setor de Educação e Curso de Pedagogia: história e memórias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, J. P. S.. O centro de Estudos pedagógicos: por um análise histórica das práticas do movimento discente no Departamento de Pedagogia da Universidade federal do Paraná.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, J. P. S.. Das primeiras pesquisas à formação de uma frente de estudos: a história do ensino de arte no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, J. P. S.. O uso das ferramentas sociológicas de Pierre Bourdieu para a pesquisa da História Intelectual da Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, J. P. S.. ARTE: Atuação do Ensino de Arte na Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, J. P. S.; GEHLEN, V. . A construção social da estereotipia das cores no desenho infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, J. P. S.. ?UMA VITÓRIA DA MULHER PARANAENSE?: O período da direção do Instituto de Educação do Paraná na trajetória intelectual de Eny Caldeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GABARDO, C. V. ; SILVA, J. P. S. . Contribuições de obras e manifestações artístico-culturais para o Estudo e análise da História da Educação: construindo uma disciplina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, J. P. S.. Eny Caldeira: Cultura e Modernidade na Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GABARDO, C. V. ; SILVA, J. P. S. . Arte, cultura e mídia no ensino de História da Educação e de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SILVA, J. P. S.. A constituição da Escola Experimental Maria Montessori (1952), na trajetória intelectual da professora e pesquisadora Eny Caldeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, J. P. S.. O Ensino da arte para infância: a criação do Centro Juvenil de Artes Plásticas, na trajetória intelectual de Eny Caldeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, J. P. S.; SILVA, E. G. C. . A construção da disciplina Estudos Independentes III: Contribuições de obras e manifestações artísticas para o Estudo e análise da História da Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, J. P. S.; SILVA, E. G. C. . A construção da disciplina Estudos Independentes III: Contribuições de obras e manifestações artísticas para o Estudo e análise da História da Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, J. P. S.. Um (possível) diálogo entre Erasmo Pilotto e Paulo Freire a partir de John Dewey.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, J. P. S.. Projetos Didáticos Educacionais e Culturais‏. Curitiba: Akemi - Faculdade São Bráz, 2015 (Material didático).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, J. P. S.. Edital 01/2018 Ed. UFJF. 2018. (Parecerista "ad hoc").

2.
SILVA, J. P. S.. Abordagens Metodológicas e Interdisciplinares no Ensino de História e Geografia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aulas de curso de especialização).

3.
SILVA, J. P. S.. História e Geografia, suas linguagens e novas tecnologias. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo aulas de especialização).

4.
SILVA, J. P. S.. Projetos Didáticos Educacionais e Culturais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

5.
SILVA, J. P. S.. Didática. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aulas - Especialização EaD).

6.
SILVA, J. P. S.. Educação em Valores Humanos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MANTAGUTE, E. I. I.; FALAVINHA, K.; SILVA, J. P. S.. Participação em banca de Andreia de Fatima Slobodzian. Alfabetização e letramento em escolas públicas: o importante papel da instituição educativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná.

2.
SILVA, J. P. S.; MANTAGUTE, E. I. I.; FALAVINHA, K.. Participação em banca de Elaine Kelin. Atuação do Assistente Social no contexto escolar público. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná.

3.
SILVA, J. P. S.; MANTAGUTE, E. I. I.; FALAVINHA, K.. Participação em banca de Suellem Slembarski de Assis. Bolsa família e sua contribuição no desempenho escolar de alunos do Ensino Fundamental no Município de Guarapuava.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná.

4.
SILVA, J. P. S.; MANTAGUTE, E. I. I.; FALAVINHA, K.. Participação em banca de Andressa Machado Teixeira. Considerações sobre a pobreza pelas vozes das crianças da escola pública. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná.

5.
SILVA, J. P. S.. Participação em banca de Jonas Bettero Pereira Machado. Significados da relação pobreza e escola pelas vozes dos professores. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná.

6.
SILVA, J. P. S.; MANTAGUTE, E. I. I.; FALAVINHA, K.. Participação em banca de Marcelo Vieira da Cruz. Desafios do Programa Mais Educação: uma análise no município de Campo Mourão. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná.

7.
SILVA, J. P. S.; MANTAGUTE, E. I. I.; FALAVINHA, K.. Participação em banca de Ricardo Palaro. Escola pública e pobreza: a inserção do estudante pelo Programa Bolsa Família. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS, M. P. B.; SILVA, J. P. S.; MARTINS, L. F.. Participação em banca de Mayka Francine Gomes.A Arte na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade São Braz.

2.
SILVA, J. P. S.; BORDINI, S. C.; MARTINS, L. F.. Participação em banca de Bruna Rafaela Pedroso.A construção da identidade de gênero e sexualidade na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade São Braz.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Científica da Faculdade São Braz. 2016. (Encontro).

2.
INTERARTE II FÓRUM DO ENSINO DE ARTES DO PARANÁ.ARTE: Atuação do Ensino de Arte na Educação Básica. 2014. (Seminário).

3.
XXVI Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão (SEPE) e IX Semana de Pedagogia.O centro de Estudos pedagógicos: por um análise histórica das práticas do movimento discente no Departamento de Pedagogia da Universidade federal do Paraná.. 2014. (Encontro).

4.
SEPE 2013 - XXV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e VIII Semana da Pedagogia.A construção social da estereotipia das cores no desenho infantil.. 2013. (Seminário).

5.
XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD- Cátedra UNESCO e o II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. FOLCLORICES DE BRINCAR: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ARTE, REPRESENTAÇÕES E BRINCADEIRAS NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. 2013. (Congresso).

6.
Formação em Arte Contemporânea - 29ª Bienal de São Paulo - Obras Escolhidas. 2011. (Encontro).

7.
III Seminário sobre a formação e profissionalização do professor.Arte, cultura e mídia no ensino de História da Educação e de História. 2011. (Seminário).

8.
II Seminário : A Materialidade da Escola Primária pelo Estudo da Cultura Material Escolar. 2011. (Seminário).

9.
IV Simpósio da Licenciatura em Artes Visuais. 2011. (Simpósio).

10.
Semana da História UEPG - GT ANPUH SC/PR.A constituição da Escola Experimental Maria Montessori (1952), na trajetória intelectual da professora e pesquisadora Eny Caldeira. 2011. (Seminário).

11.
Seminário Intermunicipal de Educação de Pinhais. 2011. (Seminário).

12.
Seminário Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação. 2011. (Seminário).

13.
XXII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE. 2011. (Outra).

14.
9º Encontro das atividades fomativas da 2ª Semana integrada de ensino, pesquisa e extensão. 2010. (Encontro).

15.
Federalismo e Políticas Educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil.. 2010. (Seminário).

16.
Encontros do GEPETE : Conversas sobre Escola, Educação e Tecnologias - UFPR. 2009. (Encontro).

17.
IV Ciclo de Conferências Filosofia e Vida Religiosa: Pensar Deus no Mundo Contemporâneo - PUCPR. 2009. (Seminário).

18.
Semana Acadêmica de História - PUCPR. 2009. (Encontro).

19.
XXII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão / V Semana da Pedagogia - UFPR. 2009. (Encontro).

20.
II Jornada de Psicanálise e Educação: Uma Interlocução Necessária com vista a uma educação inclusiva - STFE/SE/UFPR. 2008. (Seminário).

21.
XXI Semana de Ensino Pesquisa e Extensão / IV Semana da Pedagogia. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. P. S.. II Semana Científica da Faculdade São Braz. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Doraci Senger Luy. A escola adentra a comunidade: superando a desigualdade social, promovendo a inclusão. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: João Paulo de Souza da Silva.

2.
Juliane Aparecida Antunes dos Santos. Programa Mais Educação ampliando horizontes no enfrentamento à desigualdade social.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: João Paulo de Souza da Silva.

3.
Karla Elaine Zaluski. O Programa Bolsa Família e sua importância no tocante ao desempenho escolar do aluno.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: João Paulo de Souza da Silva.

4.
Roseli Terezinha Ducat. Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e seu cotidiano escolar e familiar.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: João Paulo de Souza da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cintia Carla Pedroso. A Música na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade São Braz. Orientador: João Paulo de Souza da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
7SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2013SILVA, J. P. S.. 60 Anos de uma experiência exitosa no ensino de arte para a infância: a criação do Centro Juvenil de Artes Plásticas, na trajetória intelectual de Eny Caldeira. REvista Chão da Escola, v. 11, p. 42-51, 2013.

2.
2SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2015 SILVA, J. P. S.. O uso das ferramentas sociológicas de Pierre Bourdieu para a pesquisa da História Intelectual da Educação. Pesquiseduca, v. 7, p. 41-51-51, 2015.

3.
4SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2015SILVA, J. P. S.. Tornar-se professor, desistir do magistério: formação de professores e socialização profissional. Qual caminho seguir?. REvista Chão da Escola, v. 1, p. 105-117, 2015.

4.
5SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2016SILVA, J. P. S.; CORREA, F. M. . Agadá: na alma, na luta e na arte. REvista Chão da Escola, v. 1, p. 24-39, 2016.

5.
6SILVA, J. P. S.;DE SOUZA DA SILVA, JOÃO PAULO2014SILVA, J. P. S.. Entre Expectativas e Representações: a experiência da Escola Experimental Maria Montessori. REvista Chão da Escola, v. 1, p. 14-23, 2014.


Livros e capítulos
1.
SILVA, J. P. S.. Percurso entre modernidades : trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912- 2015). 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. v. 1. 227p .

1.
SILVA, J. P. S.. Intelectuais, instituições e reformas na educação brasileira: entre a rigidez científica e a dinâmica de conhecimento. In: João Paulo de Souza da Silva. (Org.). Intelectuais, instituições e reformas na educação brasileira (séc. XX). 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. 1, p. 9-21.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. P. S.. O centro de Estudos pedagógicos: por um análise histórica das práticas do movimento discente no Departamento de Pedagogia da Universidade federal do Paraná.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, J. P. S.. Educação e Mercado de Trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, J. P. S.. UFPR, Setor de Educação e Curso de Pedagogia: história e memórias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . A resistência a hegemonia e a criação de vínculos entre as comunidades de periferia a partir do funk. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, J. P. S.; MEI, D.S. . Mais um jogo: torcidas, futebol e política na Gaviões da Fiel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MEI, D.S. ; SILVA, J. P. S. . A queima de cafezais no Paraná e seus reflexos na Escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SILVA, J. P. S.. Didática. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aulas - Especialização EaD).

2.
SILVA, J. P. S.. Abordagens Metodológicas e Interdisciplinares no Ensino de História e Geografia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aulas de curso de especialização).

3.
SILVA, J. P. S.. História e Geografia, suas linguagens e novas tecnologias. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo aulas de especialização).



Outras informações relevantes


Segundo colocado no teste seletivo para professor substituto na Universidade Federal do Paraná, na área de conhecimento: Fundamentos da Educação. Matéria específica: Sociologia da Educação - DTFE - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação - Outubro de 2013.

Parecerista no XV Prêmio Arte na Escola, patrocinado pelo Banco Bradesco e Fundação Iochpe, com o objetivo de identificar, reconhecer, e divulgar projetos exemplares no ensino de Artes em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 14:09:14