Aguinaldo Gomes de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0237047709474444
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Doutorando em Linguística pela UFPE e Mestre em Linguística (2010) pela mesma instituição. Tem experiência em ensino nos níveis: fundamental, médio, técnico e superior. Membro do grupo de pesquisa HIPERGED -CNPq/UFC e no grupo LINGUAGEM, SOCIEDADE, SAÚDE E TRABALHO - CNPq/UFPE, atuando na linha de pesquisa 'Linguagem e Filosofia'. Possui produção na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, filosofia e linguagem. Atua principalmente nos estudos da Linguagem e do Trabalho(Análise do discurso em situações de trabalho) na interface do desenvolvimento e uso de software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aguinaldo Gomes de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, A. G.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras/Linguística.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A ESSÊNCIA DA MEMÓRIA METÁLICA: uma abordagem  dialógica e hermenêutica,
Orientador: Maria Cristina Hennes Sampaio.
2008 - 2010
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Software: esboço de um estudo para as Ciências da Linguagem,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Cristina Hennes Sampaio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2017 - 2018
Especialização em Estudo da Linguística. (Carga Horária: 420h).
FCV, BRASIL, Brasil.
Título: A política de bonificação docente no estado de Pernambuco: uma análise das práticas discursivas inscritas em discursos institucionais e não-institucionais.
Orientador: Cynthia Roncaglio.
2003 - 2007
Graduação em Letras Português - Inglês e literaturas.
Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Avaliação textual: análises e propostas. (Carga horária: 40h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2018 - 2018
Enunciação. (Carga horária: 15h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação de textos dissertativos - argumentativos. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEDUC, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 8h).
Fundação Getulio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2008 - 2008
Diversidade e Unidade da Análise do Discurso. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
O conhecimento de natureza na educação básica. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil -UAB, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Tutor EaD, Enquadramento Funcional: Tutor de Língua portuguesa, Carga horária: 4
Outras informações
Tutor de língua portuguesa na modalidade a distância. Ensino nível: graduação. Curso: Licenciatura em matemática Universidade Aberta do Brasil - IFPE/Pernambuco

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor de Língua portuguesa Cursos Técnicos, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de língua portuguesa da Escola Técnica Aberta do Brasil - Ministério da Educação. e-TEC Brasil. Campus IFPE/Pernambuco


Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor da pós-graduação, Carga horária: 30
Outras informações
professor da Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Disciplina ministrada: Teorias Linguísticas

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
professor convidado do curso de especialização em linguística aplicada ao ensino de línguas - disciplina ministrada: Aquisição de Língua(em)

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Disciplina ministrada: Linguística Aplicada: constructos teóricos e metodológicos

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da pós-graduação em Linguística Aplicada ao ensino de Línguas. Disciplina ministrada: Metodologias e Técnicas da Pesquisa Científica em Linguagem. O objetivo do curso é apresentar os principais conceitos, métodos e técnicas envolvidos na atividade de pesquisa científica, bem como auxiliar o pós-graduando a compreender o processo de construção da ciência e da pesquisa, fornecendo-lhes as bases da epistemologia da Ciência, assim como o conhecimento necessário sobre o método científico e o uso de técnicas de pesquisa.


Escola Técnica Estadual de Pernambuco, ETE/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estágio regência sala de aula, Enquadramento Funcional: Estagiário Regente de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


BVR Negocios e consultoria, BVR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Web Designer, Carga horária: 40
Outras informações
Web designer responsável pela manutenção e criação de sites utilizando HTML, Flash, CSS...



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Textual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ergolinguística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Concurso Professor Autor II, Secretaria de Educação de Pernambuco.
2011
Concurso Professor-Autor, Secretaria de Educação de Pernambuco..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, A. G.2018SOUZA, A. G.. As bases filosóficas do conceito de dialogismo. Letra Magna (Online), v. 14, p. 14-30, 2018.

2.
SOUZA, A. G.2017SOUZA, A. G.. DO PRINCÍPIO DIALÓGICO E SUA CORRELAÇÃO COM AS MATERIALIDADES DISCURSIVAS VERBO-VISUAIS EM PLATAFORMAS ONLINE.. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 12, p. 137-148, 2017.

3.
SOUZA, A. G.2012SOUZA, A. G.. Notas sobre a dissertação Software: esboço de um estudo para as ciências da linguagem. Linguagem em Foco, v. 04, p. 119, 2012.

4.
SOUZA, A. G.2010 SOUZA, A. G.. Como os softwares são fabricados: um olhar ergolinguístico. Eutomia (Recife), v. 1, p. 01-15, 2010.

5.
SOUZA, A. G.2010SOUZA, A. G.; CARVALHO, E. P. M. ; Santos, G.P . Linguagem e tecnologia: o conceito de suporte, semântica e interface em comunicação mediada por computador. Athos - Revista de Estudos Integrados da FAINTVISA, v. 01, p. 159-184, 2010.

6.
SOUZA, A. G.2007SOUZA, A. G.. Gêneros Virtuais - Algumas observações.. Letra Magna (Online), v. 04, p. 1-16, 2007.

7.
SOUZA, A. G.2007SOUZA, A. G.; CARVALHO, E. P. M. . O Signo: no gênero e no suporte virtual. Letra Magna (Online), v. 04, p. 1-18, 2007.

8.
SOUZA, A. G.2006SOUZA, A. G.; CARVALHO, E. P. M. . Uma noção de suporte. Hipertextus revista digital (UFPE), v. 1, p. 1-10, 2006.

9.
SOUZA, A. G.2005SOUZA, A. G.. A Comunicação Mediada por computador ? Implicações. PASSAGEM: Boletim de Letras das FAINTVISA, Vitória de Santo Antão PE, v. vol.1, p. 1-18, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, A. G.. ATOS DISCURSIVOS VEICULADOS POR PROFESSORES EM UM GRUPO NA REDE FACEBOOK. In: cleber Alves de Ataíde; André p edro da s ilva; e manuel c ordeiro da s ilva; s herry m organa de Almeida; t haís l udmila da s ilva Ranieri; Valéria s everina Gomes. (Org.). Pesquisas em l íngua, linguística e literatura no nordeste: uma Jornada de quase 40 anos do Gelne: anais da XXVI Jornada do Grupo de e studos l inguísticos do nordeste. 01ed.Recife: Pipa Comunicação, 2017, v. 01, p. 851-862.

2.
SOUZA, A. G.. O TRATAMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA: PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS. In: Gerência Metropolitana Sul - Governo de Pernambuco. (Org.). I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO). 001ed.recife: Gov. Pernambuco, 2016, v. 01, p. 01-06.

3.
SOUZA, A. G.. A revista eletrônica em sala de aula: um suporte para gêneros discursivos na esfera digital. In: Ataíde, C. A. et al.. (Org.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. 01ed.Recife: PipaComunicação - Prefixo Editorial: 66530, 2015, v. 01, p. 3117-3133.

4.
SOUZA, A. G.. Software, interface de software e gêneros digitais: o caso do e-mail acoplado em uma plataforma WWW.. In: Maria Denilda Moura; Marcelo Amorim Simbaldo; Adeilson Pinheiro Sedrins. (Org.). Novos desafios da Língua: Pesquisas em língua falada e escrita. 01ed.Maceió: Edufal - Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2010, v. 01, p. 343-348.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. G.. A Relação suporte-gênero em ambiente digital: considerações acerca do software como suporte.. In: Simpósio de Línguas e Linguagens da ETE: História e Línguas múltiplas relações, 2017, Jaboatão dos Guararapes. Anais do simpósio de Línguas e Linguagens da ETE, 2017. v. 01. p. 01-10.

2.
SOUZA, A. G.. SOBRE A NOÇÃO DE MEMÓRIA METÁLICA EM ANÁLISE DE DISCURSO E SUA RELAÇÃO COM A TÉCNICA INFORMÁTICA. In: Simpósio de Línguas e Linguagens da ETE, 2017, Jaboatão dos Guararapes. Anais do simposio.etemac.com 2017. Jaboatão dos Guararapes: ETEMAC, 2017. v. 001. p. 01-12.

3.
SOUZA, A. G.. Autoria e discursividade em um fórum on-line. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2016, Minas Gerais. V Anais do Evidosol/Ciltec-online. MG: UFMG, 2016. v. 05. p. 01-06.

4.
SOUZA, A. G.. EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO ENSINO MÉDIO: QUESTÕES ALTERITÁRIAS E DIALÓGICAS NO EDMODO. In: simpósio internacional de educação a distância - SIED, 2016, São Carlos - SP. Anais do simpósio internacional de educação a distância - SIED. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2016. v. 01. p. 01-12.

5.
SOUZA, A. G.. A questão da frase, da oração, do enunciado concreto e do dialogismo em Bakhtin e o círculo.. In: Simpósio de Línguas e Linguagens da ETE, 2016, Jaboatão dos Guararapes. Anais do Simpósio de Línguas e Linguagens da ETE. Jaboatão: ETE, 2016. v. 01. p. 01-17.

6.
SOUZA, A. G.. Edmodo, uma rede social educacional: análise das questões de responsividade de interface e uso. In: GELNE, 2014, Natal. 25ª Jornada nacional do GELNE. natal: EDUFRN,, 2014. v. 01. p. 01-09.

7.
SOUZA, A. G.. A interface do software e as formas marcadas e não marcadas da presença de outrem. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2012, Minas Gerais. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2012. v. 1. p. 1-12.

8.
SOUZA, A. G.. Software, lugar da inscrição da escrita em ambiente digital. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Ideia, 2009. v. 1. p. 93-102.

9.
SOUZA, A. G.. Software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais: observações preliminares.. In: Encontro internacional de texto e cultura/PROTEXTO UFC, 2009, Fortaleza. Anais do Encontro Internacional de Texto, 2008. v. 1. p. 45-55.

10.
SOUZA, A. G.. O software, a interface e as relações com a escrita. In: I CONLID ? Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008, Mossoró. O software, a interface e as relações com a escrita. Mossoró: Editora Queima-Bucha, 2008. v. 1. p. 01-13.

11.
SOUZA, A. G.. Os gêneros digitais e a questão do software como suporte. In: II Encontro Nacional sobre Hipertexto - UFC, 2007, Fortaleza. Anais do II Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2007.

12.
SOUZA, A. G.; CARVALHO, E. P. M. ; Santos, G.P . INFLUÊNCIAS DO SUPORTE NA ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS E NO DIA-A-DIA ESCOLAR: uma análise comparativa entre alunos da escola pública e da escola privada. In: XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2006, João Pessoa Paraíba. XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: Ideia, 2006. p. 82-89.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. G.. Relações constitutivas em uma fábrica de softwares. In: IV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre ? EvidoSol_4.0 2009 / I Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2009, online. IVevidosol/Resumos, 2009.

2.
SOUZA, A. G.. Software e gênero digital: o caso do e-mail acoplado em uma plataforma WWW. In: XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2008, Maceió. XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos/ I Workshop Internacional Aquisição da Linguagem Luso-Brasileira, 2008.

3.
SOUZA, A. G.. software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais: observações preliminares. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro internacional de texto e cultura - programa e resumo. Fortaleza: Imprensa universitária da Universidade Federal do Ceará, 2008. v. 1. p. 101-102.

4.
SOUZA, A. G.. Suporte digital, outras observações. In: II Encontro Nacional sobre Hipertexto - Universidade Federal do Ceará, 2007, Fortaleza. Caderno de Resumos, 2007.

5.
Santos, G.P ; SOUZA, A. G. ; CARVALHO, E. P. M. . A produção escrita em Ambientes Virtuais Versus a Produção Escrita na Escola: Língua e Internet. In: I Encontro Nacional Sobre Hipertexto:Desafios Lingüísticos, Literários e Pedagógicos, 2005, Recife. Hipertexto 2005 UFPE. Recife: NEHTE, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. G.. A Relação suporte-gênero em ambiente digital: considerações acerca do software como suporte.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SOUZA, A. G.. Autoria e discursividade em um fórum on-line. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, A. G.. O tratamento da oralidade em sala de aula: princípios teóricos e metodológicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, A. G.. Linguagem, Educação, Tecnologia e Inclusão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, A. G.. A interface do software e as formas marcadas e não marcadas da presença de outrem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, A. G.. A noção de software como objeto sígnico e os pontos de alteridade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOUZA, A. G.. Signos na interface de software: questões pragmáticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, A. G.. Relações constitutivas em uma fábrica de softwares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUZA, A. G.. Software, lugar de inscrição da escrita em ambiente digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, A. G.. Os gêneros digitais e a relação com os software. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA, A. G.. SOFTWARE E GÊNERO DIGITAL: o caso do e-mail acoplado em uma plataforma WWW. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, A. G.. Software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, A. G.. O software, a interface e os gêneros digitais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, A. G.. Suporte digital, outras observações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, A. G.. A noção de suporte em CMC repensando a relação com o gênero na tecnologia digital. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, A. G.. A produção escrita em Ambientes Virtuais Versus a Produção Escrita na Escola: Língua e Internet. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, A. G.. O uso de tecnologias digitais como aporte para as aulas de língua portuguesa. natal: ideia - editora, 2013 (Resumo expandido).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SOUZA, A. G.. Página web dos Anais do Colóquio sobre Hipertexto. 2009.

2.
SOUZA, A. G.. Desenvolvimento do web site souza.pro.br. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, A. G.. Eutomia - Revista Online de Literatura e Linguística Departamento de Letras da UFPE .. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, A. G.. Textos feitos por estudantes de escola técnica viram e-book. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, A. G.. Elementos da Denotação e Conotação: uma abordagem transdisciplinar. 2017. .

2.
SOUZA, A. G.. Variação linguística e ensino de línguas. 2017. .

3.
SOUZA, A. G.. Minicurso: Novas tecnologias e o ensino de língua materna.. 2011. .

4.
SOUZA, A. G.; Guimarães, C. P . Zona Mórfica. 2008. (Design de capa de livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, A. G.; AMORIM, G. S.; Santos, G.P. Participação em banca de Patrícia de Barros Sobral.Os e-gêneros nos livros didáticos de Língua portuguesa do nível Fundamental II - um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Inglês e literaturas) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

2.
SOUZA, A. G.; AMORIM, G. S.; Santos, G.P. Participação em banca de Lidiane Monteiro de Melo.O uso de regionalismo em textos musicais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Inglês e literaturas) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

3.
SOUZA, A. G.; AMORIM, G. S.; Santos, G.P. Participação em banca de Marcone Felipe Bezerra de Lima.Sistematização e funcionalidade no discurso: uma proposta pedagógica para o uso de gêneros textuais aplicada ao ensino de línguas no contexto de sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Inglês e literaturas) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

4.
SOUZA, A. G.; AMORIM, G. S.; Santos, G.P. Participação em banca de Natália de França Barbosa.A linguagem virtual na produção de textos escritos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Inglês e literaturas) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio de Ciências Humanas.A linguagem e a filosofia: considerações para uma analítica. 2017. (Simpósio).

2.
Simpósio de Línguas e Linguagens da ETE: história e línguas, múltiplas relações.Gênero e suporte na esfera digital: algumas considerações. 2017. (Simpósio).

3.
GELNE. 2016. (Congresso).

4.
GELNE. Atos discursivos veiculados por professores em um grupo na rede Facebook. 2016. (Congresso).

5.
Seminário de Educação da Gerência Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em escolas públicas.O tratamento da oralidade em sala de aula: princípios teóricos e metodológicos. 2016. (Seminário).

6.
Simpósio de Línguas e Linguagens da Escola Técnica Estadual de Pernambuco.A frase e a oração em Bakhtin. 2016. (Simpósio).

7.
Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Educação híbrida no ensino médio: questões alteritárias e dialógicas no Edmodo. 2016. (Congresso).

8.
8° Concurso de redação do Senado Federal.Participação política no parlamento, nas ruas e nas redes sociais. 2015. (Outra).

9.
7° Seminário Nacional "escola? Presente.". 2014. (Seminário).

10.
GELNE. Edmodo, uma rede social educacional: análise das questões de responsividade de interface e uso. 2014. (Congresso).

11.
VI Fórum de Educação Integral. 2014. (Outra).

12.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. O uso de tecnologias digitais como aporte para as aulas de língua portuguesa. 2013. (Congresso).

13.
IV Fórum de Educação Integral de Pernambuco. 2012. (Congresso).

14.
I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância. 2011. (Encontro).

15.
III fórum de Educação Integral de Pernambuco. 2011. (Simpósio).

16.
Jornada Virtual ABED de Educação a Distância - JOVAED/ABED. 2011. (Outra).

17.
Palestra Estudos Bakhtinianos. 2010. (Outra).

18.
Encontro acadêmico gêneros na Linguística e na literatura, com os pesquisadores Amy Devitt; Carolyne Miller; Charles Bazerman; Saulo Neiva; Antony Cardoso. 2009. (Encontro).

19.
Diversidade e Unidade da Análise do Discurso - Com o professor D. Maingueneau/ UFPE/PPGL. 2008. (Outra).

20.
II Encontro Virtual de Documentação em Software Livre. 2008. (Encontro).

21.
Retextualizando Gêneros Escritos no Ensino de Línguas -PPG Letras/UFPE. 2008. (Oficina).

22.
Seminário Letramento Digital -UFPE. 2007. (Seminário).

23.
XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. INFLUÊNCIAS DO SUPORTE NA ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS E NO DIA-A-DIA ESCOLAR: uma análise comparativa entre alunos da escola pública e da escola privada. 2006. (Congresso).

24.
4º encontro de Experiências Educacionais. 2005. (Oficina).

25.
Terceiro Encontro de Estudos Linguísticos e Literário das Faintvisa.Português nas Salas de Bate-Papo: Alguem afim de tc?. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, A. G.. Simpósio de Línguas e Linguagens da ETE: história e línguas múltiplas relações. 2017. (Congresso).

2.
SOUZA, A. G.; LEMOS, J. A. . Simpósio de Ciências Humanas. 2017. (Congresso).

3.
SOUZA, A. G.; Filho, E.B.S. ; CARVALHOS, E. S. . Simpósio de Línguas e Linguagens da Escola Técnica Estadual de Pernambuco. 2016. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, A. G.2017SOUZA, A. G.. DO PRINCÍPIO DIALÓGICO E SUA CORRELAÇÃO COM AS MATERIALIDADES DISCURSIVAS VERBO-VISUAIS EM PLATAFORMAS ONLINE.. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 12, p. 137-148, 2017.

2.
SOUZA, A. G.2018SOUZA, A. G.. As bases filosóficas do conceito de dialogismo. Letra Magna (Online), v. 14, p. 14-30, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. G.. Linguagem, Educação, Tecnologia e Inclusão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, A. G.. Elementos da Denotação e Conotação: uma abordagem transdisciplinar. 2017. .

2.
SOUZA, A. G.. Variação linguística e ensino de línguas. 2017. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, A. G.. Textos feitos por estudantes de escola técnica viram e-book. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, A. G.; Filho, E.B.S. ; CARVALHOS, E. S. . Simpósio de Línguas e Linguagens da Escola Técnica Estadual de Pernambuco. 2016. (Congresso).

2.
SOUZA, A. G.. Simpósio de Línguas e Linguagens da ETE: história e línguas múltiplas relações. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro do grupo de pesquisa HIPERGED. O grupo, registrado no CNPq e liderado pelo professor Dr. Júlio César Rosa de Araújo - UFC, tem como propósito contribuir na construção do conhecimento relativo aos impactos das novas tecnologias na linguagem e nas práticas de letramentos digitais.

Membro do grupo de pesquisa LINGUAGEM, SOCIEDADE, SAÚDE E TRABALHO, atuando na linha de pesquisa Linguagem e Filosofia. O grupo registrado no CNPq é liderado pela professora Doutora Maria Cristina Hennes Sampaio



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 17:26:35