Bruna Melo dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8847273183159103
  • Última atualização do currículo em 17/11/2016


Historiadora da Força Aérea Brasileira. Mestra em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Linha de Pesquisa: Política e Cultura. Arquivista formada pela Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente se dedica ao estudo do periódico Correio Braziliense e a relação de seu redator, Hipólito da Costa, com a maçonaria tendo em vista o "achamento" do processo inquisitorial do mesmo, que estava desaparecido desde 1805 e foi localizado em 2009 na seção miscelânea do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Melo dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, B. M.


Formação acadêmica/titulação


2013 interrompida
Doutorado interrompido em 2016 em Memória Social.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A descoberta de um documento para uma nova identidade - Hipólito José da Costa,
Orientador: Sérgio Luiz Pereira da Silva.
Ano de interrupção: 2016
Palavras-chave: Arquivo; miscelanea; memória; silêncio; inquisição; Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: história.
2010
Mestrado em andamento em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Correio Braziliense: Um olhar sobre a sociabilidade maçônica.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Lucia Maria Bastos Pereira das Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2010
Graduação em andamento em Arquivologia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2003 - 2008
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Participação da Maçonaria no Movimento Liberal do Porto (1817-1820).
Orientador: Lucia Maria Bastos Pereira das Neves.




Atuação Profissional



Força Aérea Brasileira, FAB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Historiadora da Força Aérea Brasileira, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Oficial Historiadora do quadro temporário da Força Aérea Brasileira (FAB). Atuando junto ao Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica com o objetivo de divulgar a história e preservar a memória da FAB.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Linha de pesquisa Memória e Espaço
Outras informações
Pesquisadora da linha memória e espaço, com ênfase nas instituição arquivística da Torre do Tombo e na memória de Hipólito José da Costa.


CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTORA DE HISTÓRIA, Carga horária: 5
Outras informações
Tutora das disciplinas de História da América I e História Moderna II.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
(Re) Construindo a memória maçônica de Hipólito José da Costa, a partir do ?achamento? do processo inquisitorial no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Descrição: A proposta da presente pesquisa é jogar luz sobre uma faceta da memória de Hipólito José da Costa ? redator do Correio Braziliense(1808-1822), o primeiro jornal brasileiro ? que ainda permanece em parte silenciada. Refiro-me a faceta maçônica, mais precisamente, a memória maçônica construída, imortalizada e, porque não dizer, forjada pelo próprio Hipólito ao escrever a obra Narrativa da Perseguição (1811), em que relata com ares heroicos sua postura frente ao Tribunal do Santo Ofício, na ocasião em que esteve preso, durante quase três anos (1802-1805), sob a acusação de ter cometido o crime de pertencimento a maçonaria. Segundo Michael Pollak, ?o trabalho de enquadramento da memória se alimenta do material fornecido pela história? (POLLAK, 1989:3-15), logo, se o processo inquisitorial resultante da condenação de Hipólito, não ficasse por séculos silenciado, isto é, de 1805 até 1809, quando foi localizado na seção miscelânea do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, possivelmente, outra história seria narrada e consequentemente outra memória seria enquadrada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruna Melo dos Santos - Coordenador / Sergio Luiz Pereira da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Política.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História cultural.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: memória social.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Prêmio de Iniciação à Ciência "Professora Emérita Nalva Pereira Caldas" 16ª SEMIC, Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SANTO, BRUNA MELO DOS  Data: 03/12/2012

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, B. M.. Hipólito José da Costa, a sociabilidade maçônica e a (re) construção da memória.. In: SILVA, Michel Goulart da. (Org.). Maçonaria no Brasil: história, política e sociabilidade.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. , p. 120-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, B. M.. Hipólito José da Costa e o Correio Braziliense: a idealização de um tipo de sociabilidade maçônica. REHMLAC - Revista de Estudios Históricos de La Masoneria., Costa Rica, p. 22 - 40, 01 maio 2013.

2.
SANTOS, B. M.. Lojas maçônicas floresceram no Brasil durante o Império. Agência de Notícias Ciêntíficas (AGENC-UERJ), Rio de Janeiro, 16 jun. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, B. M.; SILVA, Sergio Luiz Pereira . A interferência da prática arquivística na construção da memória: uma análise a partir do ?achamento? do processo inquisitorial de Hipólito José da Costa. In: VIII Seminário Internacional em Memória e Patrimônio, 2014, PELOTAS. LUGARES DE MEMÓRIA, 2014. v. I. p. 286-292.

2.
SANTOS, B. M.; SILVA, Sergio Luiz Pereira . A (re)construção da memória de Hipólito José da Costa. In: II CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2013, BELO HORIZONTE. GLOBALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE, 2013.

3.
SANTOS, B. M.; SILVA, Sergio Luiz Pereira . A PRÁTICA ARQUIVÍSTICA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A PESQUISA HISTÓRICA: O CASO DO ?ACHAMENTO? DO PROCESSO INQUISITORIAL DE HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA. In: VIII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA & SOCIEDADE, 2013, RIO DE JANEIRO. VIII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA & SOCIEDADE, 2013. v. I. p. 517-528.

4.
SANTOS, B. M.. Hipólito da Costa e a Maçonaria: Uma análise da sociabilidade maçônica na primeira metade do século XIX. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA E CULTURA & POLÍTICA E SOCIEDADE, 2011, RIO DE JANEIRO. ANAIS DA IV SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA, 2011.

5.
SANTOS, B. M.. O Correio Braziliense: Um olhar sobre a sociabilidade maçônica (ISBN: 978-85-288-0264-1). In: 4º seminário nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado, 2010, Mariana - Minas Gerais. Caderno de resumos & Anais do 4º seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado.. Ouro Preto: EDUFOP, 2010. v. 4º.

6.
SANTOS, B. M.. O Correio Braziliense: Um olhar sobre a sociabilidade maçônica. In: XIV Encontro Regional da ANPUH-RIO Memória e Patrimônio., 2010, Rio de Janeiro. XIV Encontro Regional da ANPUH-RIO Memória e Patrimônio, 2010.

7.
SANTOS, B. M.. Hipólito da Costa: uma figura ambígua ou mal interpretada?. In: III Seminário Dimensões da Política na História: Culturas políticas, redes sociais e relações de poder, 2010, Juiz de Fora. III Seminário Dimensões da Política na História: Culturas políticas, redes sociais e relações de poder. Juiz de Fora, 2010.

8.
SANTOS, B. M.. O Segredo: a condição de existência da maçonaria. In: Semana de História da UERJ, 2007, Rio de Janeiro. VI Semana de História da UERJ. Rio de Janeiro: Caderno de resumos dos NEA, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, B. M.. Hipólito José da Costa: os dois lados de uma mesma moeda (ISSN: 2179-1228). In: V Semana de História Política. II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2010, Rio de Janeiro. V Semana de História Política. II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. Rio de Janeiro, 2010.

2.
SANTOS, B. M.. O Florescimento das Lojas Maçônicas na Capital do Império Luso- Brasileiro. In: 1º Seminário de Pós-Graduação da CEO/PRONEX, 2007, Rio de Janeiro. 1º Seminário de Pós-Graduação da CEO/PRONEX UNIRIO. Rio de Janeiro: Caderno de resumos UNIRIO, 2007.

3.
SANTOS, B. M.. O SEGREDO: A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DA MAÇONARIA. In: 16ª Semana de Iniciação Científica, 2007, Rio de Janeiro. Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Caderno de resumos UERJ, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, B. M.. Hipólito José da Costa: entre história, memória e escrita de si. Revista de Estudios Historicos de la Masonería Latinoamericana y Caribeña, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, B. M.. Hipólito da Costa: uma figura ambígua ou mal interpretada?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS, B. M.. Hipólito José da Costa: os dois lados de uma mesma moeda (ISSN: 2179-1228). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SANTOS, B. M.. Correio Braziliense: um olhar sobre a sociabilidade maçônica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SANTOS, B. M.. O Florescimento das Lojas Maçônicas na Capital do Império Luso- Brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SANTOS, B. M.. O SEGREDO: A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DA MAÇONARIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SANTOS, B. M.. O Segredo: condição de existência da maçonaria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, B. M.. Projeto Rede da Memória Virtual Brasileira - GUERRA DO PARAGUAI. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2006 (Alimentação de Banco de Dados do Site da Biblioteca Nacional).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, B. M.. Linces, Olhando além do horizonte. A história dos Controladores de Operações Aéreo Militar. 2016.

2.
SANTOS, B. M.. Achiles Hypolito Garcia (Charles Astor): pioneiro do paraquedismo e da ginástica acrobática no Brasil. 2015.

3.
SANTOS, B. M.; GONCALVES, D. E. . Tenente-Brigadeiro do Ar Moreira Lima. O ministro conciliador.. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, B. M.. O correio braziliense: um olhar sobre a sociabilidade maçônica. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, B. M.; GONCALVES, D. E.. Olimpíada de História Militar e Aeronáutica. 2014. Força Aérea Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º Semana de Iniciação à Ciência.V Semana de História da UERJ. 2007. (Seminário).

2.
VI Semana de História.O segredo: condição de existência da maçonaria. 2007. (Seminário).

3.
3º colóqui do PPRLB, Relações Luso-Brasileiras: Entre Iluminados e Românticos. 2006. (Simpósio).

4.
Censo Documental do Municipio de Trajano de Moraes.Censo Documental do Municipio de Trajano de Moraes. 2006. (Oficina).

5.
Curso de extensão Carnaval no real: Do entrudo à Escola de Samba.. 2006. (Oficina).

6.
Curso de extensão Rio no Real: Ler a cidade com os olhos da cultura.. 2006. (Oficina).

7.
Segurança Patrimonial. 2006. (Simpósio).

8.
Seminário internacional Nação e Cidadania no Oitocentos.. 2006. (Seminário).

9.
América Latina e o Processo de Modernização. 2005. (Congresso).

10.
História Antiga em vídeo. 2005. (Seminário).

11.
V Semana de História da UERJ Política, Educação e Cultura. 2005. (Seminário).

12.
Fórum de debates em História Antiga. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, B. M.. Minicurso: Entre Memória, História e Escrita de Si - Os usos do gênero biográfico. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, B. M.. Hipólito José da Costa: entre história, memória e escrita de si. Revista de Estudios Historicos de la Masonería Latinoamericana y Caribeña, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 5:37:21