Maria Angela Dias dos Santos-Minatel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2689152095650686
  • Última atualização do currículo em 10/07/2015


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Cursou disciplinas na Utah State University pelo programa de intercâmbio Changing Perspectives. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prática de sala de aula, pesquisa, ensino de Matemática para o Ensino Fundamental I. Concluiu mestrado pelo programa de Pós-graduação em Educação para Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Angela Dias dos Santos-Minatel
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. A. D.;MINATEL, M. A. D. S.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Retratos de uma sala de aula - Projetos e Resolução de Problemas na Matemática dos Anos Iniciais,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ivete Maria Baraldi.
Palavras-chave: projetos; resolução de problemas; matemática; anos iniciais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I.
2010 - 2010
Aperfeiçoamento em Complementação Curricular em Gestão Escolar. (Carga Horária: 400h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A gestão escolar diante de questões inovadoras. Ano de finalização: 2010.
Orientador: José Roberto Boettger Giardinetto.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Instructional Technology.
Utah State University. Ano de finalização: 2005.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2004 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Teaching for Understanding 2. (Carga horária: 40h).
Harvard Graduate School of Education.
2009 - 2009
Teaching to Standarts with New Technologies 1. (Carga horária: 40h).
Harvard Graduate School of Education.
2009 - 2009
Exploring Bridges. (Carga horária: 30h).
Math Learning Center.
2001 - 2002
Magistério.
Escola Estadual Fernando Valezi.


Atuação Profissional



CULTURA INGLESA, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE INGLÊS, Carga horária: 5


Colégio Pontagrossense - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, SEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE COORDENAÇÃO BILÍNGUE, Carga horária: 25


Four C Bilingual Academy, FOUR C, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental I, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


MS Consultoria, MSTECH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: participante de projeto de extensão


CDI - Informática e Idiomas, CDI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Retratos de uma sala de aula - Projetos, Resolução de problemas na Matemática nos anos iniciais
Descrição: Essa pesquisa investiga o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 por meio de projetos e do estímulo a resolução de problemas, no sentido de retratar um ensino integrado com outras disciplinas e áreas do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Dificuldades matemáticas nas séries inicias do Ensino Fundamental: atividades mediadas pelo uso da informática
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2005 - 2007
Projeto STEPE - Suporte Técnico Pedagógico aos laboratórios de informática da rede pública de ensino de Bauru
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - Projetos e resolução de problemas. 1. ed. São Paula: Unesp-Cultura Acadêmica, 2014. v. 1. 125p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . ENSAIO PRIMEIRO RETRATOS DE UM EMARANHADO POSSÍVEL: PROJETOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS. In: XI ENEM, 2013, CURITIBA. XI ENEM, 2013.

2.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Buscando a Integração: resolução de problemas, projetos e as inteligências múltiplas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2012, São José do Rio Preto. XI Encontro Paulista de Educação Matemática: Os (des)caminhos das políticas públicas do estado de São Paulo para o ensino da matemática escolar - projetos, currículo e avaliação, 2012.

3.
SANTOS, M. A. D.; MORGADO, E. M. ; FRANCO, B. ; CRUZ, D. I. ; MAESTRO, D. ; LIMA, R. C. . Projeto Desafio Digital - Despertando vocações para as carreiras em tecnologia da informação nas escolas públicas de ensino médio. In: I Simpósio Internacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 2007, Campinas. I Simpósio Interbacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Matemática nos anos iniciais: relatos e reflexões. In: XVI Ebrapem, 2012, Canoas-RS. XVI Ebrapem: As tintas da pesquisa em Educação Matemática nos papéis sociais, 2012.

2.
SANTOS, M. A. D.; MARQUES, E. M. R. . Matemática e tecnologia: um olhar histórico-crítico das inter-relações visando a aprendizagem. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2006, Bauru. XVIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Projetos e Resolução de Problemas na Matemática dos Anos Iniciais. In: VII CIBEM - CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, MONTEVIDEO. VII CIBEM, 2013.

2.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Alguns retratos de um emaranhado possível - projetos e resolução de problemas na matemática dos anos iniciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2013, BAURU. CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2013.

3.
MINATEL, M. A. D. S.; SANDER, G. P. ; MENEGHETTI, R. G. . ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME. In: XI ENEM, 2013, CURITIBA. XI ENEM, 2013.

4.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Matemática nos anos iniciais: relatos e reflexões. In: Ghoem 10 anos, 2012, Rio Claro-SP. Ghoem 10 anos: produções e perspectivas, 2012.

5.
SANTOS, M. A. D.; MORGADO, E. M. ; AMIEL, T. . Uma experiência multicultural: O projeto Little Penpals. In: I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e práticas educativas para a infância, 2007, Bauru. I Congresso Brasileiro de Educação, 2007.

6.
SANTOS, M. A. D.; MARQUES, E. M. R. ; BARROS, D. M. V. . Dificuldades matemáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Atividades mediadas pelo uso crítico da informática. In: I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e práticas educativas para a infância, 2007, Bauru. I Congresso Brasileiro de Educação, 2007.

7.
SANTOS, M. A. D.. Uma experiência multicultural: O projeto Little Penpals. In: Fórum da Diversidade e Igualdade: cultura, educação e mídia, 2007. Fórum da diversidade e igualdade, 2007.

8.
SANTOS, M. A. D.; MORGADO, M. J. L. . Projeto STEPE: Limites e sucessos da utilização de tecnologias na educação. In: VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotsky: aproximações, 2007, Marília. VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotsky: aproximações, 2007.

9.
SANTOS, M. A. D.; MARQUES, E. M. R. . Matemática e tecnologia: um olhar histórico-crítico das inter-relações visando a aprendizagem. In: 14º SIICUSP - Simpósio Internaconal de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2006, São Paulo. 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MINATEL, M. A. D. S.; SANDER, G. P. ; MENEGHETTI, R. G. . ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . ENSAIO PRIMEIRO RETRATOS DE UM EMARANHADO POSSÍVEL: PROJETOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Alguns retratos de um emaranhado possível - projetos e resolução de problemas na matemática dos anos iniciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Projetos e Resolução de Problemas na Matemática dos Anos Iniciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Buscando a Integração: resolução de problemas, projetos e as inteligências múltiplas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MINATEL, M. A. D. S.; BARALDI, I. M. . Matemática nos anos iniciais: relatos e reflexões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, M. A. D.; MARQUES, E. M. R. . Matemática e tecnologia: um olhar histórico-crítico das inter-relações visando a aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, M. A. D.; MARQUES, E. M. R. . Matemática e tecnologia: um olhar histórico-crítico das inter-relações visando a aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SANTOS, M. A. D.; CASTRO, V. C. ; CUESTA, R. V. ; FERREIRA, L. B. ; MARTIN, D. F. ; MORETTO, R. ; SILVA, E. ; SILVA, R. D . Arte e Matemática: Instrumentos para a construção da cidadania. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, M. A. D.. O ensino da Matemática e os projetos interdisciplinares na era das novas tecnologias sob a perspectiva histórico-crítica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, M. A. D.; CASTRO, V. C. ; CUESTA, R. V. ; FERREIRA, L. B. ; MARTIN, D. F. ; MORETTO, R. ; SILVA, E. ; PINHEIRO, D. A. . Educação Transformadora: Valorização da Cultura Negra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, M. A. D.; BENTO, A. M. ; CASTRO, V. C. ; CATITA, A. M. ; BARADEL, C. B. ; PINHEIRO, D. A. ; SANCHES, M. ; SILVA, S. A. . Perspectiva histórica e análise reflexiva da sistematização da educação grega em relação a educação contemporânea.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MORGADO, M. J. L. ; SANTOS, M. A. D. . Intel Teach Program - Essentials Online Course, 2007. (Tradução/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. A. D.; MORGADO, E. M. ; BERRETIN-FELIX, G. . A viagem de Zobo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
SANTOS, M. A. D.; MAESTRO, D. . Apostila para uso do BlueLab e Meu Espaço. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
SANTOS, M. A. D.; MAESTRO, D. ; MARTINS, L. ; MOLA, R. ; FRANCO, B. ; CRUZ, D. I. ; Luiz Guelfi . Tutorial Multimídia BlueLab. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutorial).

4.
SANTOS, M. A. D.. Colaboração e interatividade no laboratório de informática. 2006. (Workshop).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Brasileiro de Educação. Alguns retratos de um emaranhado possível - projetos e resolução de problemas na matemática dos anos iniciais. 2013. (Congresso).

2.
VII CIBEM. Projetos e Resolução de Problemas na Matemática dos Anos Iniciais. 2013. (Congresso).

3.
XI ENEM.ENSAIO PRIMEIRO RETRATOS DE UM EMARANHADO POSSÍVEL: PROJETOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS. 2013. (Encontro).

4.
XI ENEM.ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME. 2013. (Encontro).

5.
GHOEM 10 anos: Produções e Perspectivas.Matemática nos anos iniciais: relatos e reflexões. 2012. (Outra).

6.
XI EPEM.Buscando a Integração: resolução de problemas, projetos e as inteligências múltiplas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Encontro).

7.
XVI EBRAPEM.Matemática nos anos iniciais: relatos e reflexões. 2012. (Encontro).

8.
XXVI Semana de Licenciatura em Matemática. 2012. (Outra).

9.
A invenção dos distúrbios de aprendizagem. 2007. (Oficina).

10.
Fórum da Diversidade e Igualdade: cultura, educação e mídia.Uma experiência multicultural: O projeto Little Penpals. 2007. (Outra).

11.
I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e práticas educativas para a infância. Uma experiênca multicultural: O projeto Little Penpals. 2007. (Congresso).

12.
I Simpósio Internacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação.Projeto Desafio Digital - Despertando vocações para as carreiras em tecnologia da informação nas escolas públicas de ensino médio. 2007. (Simpósio).

13.
Processo de escolarização e medicalização de crianças que não aprendem: Implicações para o trrabalho do psicólogo e de educadores. 2007. (Outra).

14.
VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotsky: aproximações.Projeto STEPE: Limites e sucessor da utilização de tecnologias na educação. 2007. (Outra).

15.
14º SIICUSP - Simpósio Internaconal de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Matemática e tecnologia: um olhar histórico-crítico das inter-relações visando a aprendizagem. 2006. (Simpósio).

16.
1º Encontro TV do social ao digital. 2006. (Encontro).

17.
Educação e Conhecimento contra o Capital. 2006. (Encontro).

18.
Essentials Online Course - Facilitation Training. 2006. (Oficina).

19.
Fórum Intel de Educação. 2006. (Outra).

20.
Intel Teach Program Essentials Online Course Facilitation Training. 2006. (Oficina).

21.
IX Semana de Estudos Pedagógicos. 2006. (Outra).

22.
XVIII Congresso de Iniciação Científica. Matemática e tecnologia: um olhar histórico-crítico das inter-relações visando a aprendizagem. 2006. (Congresso).

23.
Advancing the effectiveness and sustainability of open education conference.Advancing the effectiveness and sustainability of open educaction conference. 2005. (Outra).

24.
Encontro de Avaliação de textos do Caderno de Matemática. 2005. (Encontro).

25.
I Fórum de Educação Especial de Bauru. 2005. (Outra).

26.
VII Semana de Estudos Pedagógicos. 2005. (Outra).

27.
VI Semana de Estudos Pedagógicos. 2005. (Outra).

28.
V Semana de Estudos Pedagógicos. 2004. (Outra).

29.
Enfoque sobre o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down entre 0 a 6 anos.Enfoque sobre o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down entre 0 a 6 anos nos aspectos fisioterápico, fonoaudiológico e psicológico. 2003. (Encontro).

30.
II Jornada do professor do Instituto Superior de Educação Orígenas Lessa.II Jornada do professor do Instituto Superior de Educação. 2003. (Outra).

31.
Semana nacional de prevenção da deficiência.Semana nacional de prevenção de deficiência. 2003. (Outra).

32.
Palestra sobre inclusão e fonoaudiologia.Palestra sobre inclusão e fonoaudiologia. 2001. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 12:45:45