Aparecida de Fátima Brasileiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6891740898180014
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens( PPGCEL) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa através da Literatura, promovido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui graduação em Letras/Português-Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Na área profissional, atuei na Educação Básica 17 (dezessete) anos como professora de educação infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, e também como Formadora de Professores no Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR. Atualmente sou Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - (UNEB).Coordenei o Subprojeto PIBID/CAPES/UNEB "As Múltiplas Linguagens na Formação Docente" (2014-2016) Interesso- me por temáticas referentes às áreas de Letras e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, leitura literária e formação do leitor, letramento, letramento literário, sequências didáticas, gêneros textuais, literatura, livro didático, estágio supervisionado e formação docente. Membro do Grupo de Pesquisa Escrita e Leitura na Contemporaneidade da UFSCAR. Tem experiências com formação continuada de professores de Ensino Fundamental II e Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aparecida de Fátima Brasileiro
Nome em citações bibliográficas
BRASILEIRO, A. F.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Linguística.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: LETRAMENTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA E A ATUAÇÃO DO ALUNO/LEITOR,
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
Palavras-chave: Ensino de literatura; Letramento literário; prática pedagógica de leitura.
2012 - 2014
Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Entre o lançar, apanhar e cruzar de gritos: a compreensão responsiva e o letramento literário no Livro didático do Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ester Maria de Figueiredo Souza.
Palavras-chave: Letramento literário; Livro Didático; Compreensão responsiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em Ensino da Língua Portuguesa através da Literatura. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Poesia: intrusa, intrépida, insólita - interpelando a Área Educacional.
2001 - 2005
Graduação em Letras/Português-Inglês.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1992 - 1994
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Luís Viana Filho, CELVF, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Ensino de língua e discurso: processos de subjetividade. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Novos letramentos: dialogismo e autoria. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
Metodologias de Ensino nos livros didáticos. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2011 - 2011
Ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em História e Métodos da Linguística Contemporânea. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Experiências, Pesquisas e Formulações em curriculo. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2010
A educação em Língua Materna. (Carga horária: 20h).
Universidade Do Estado da Bahia, BAHIA, Brasil.
2010 - 2010
Nós somos os nós e a escola é a rede. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Oficina: Na lista negra do discurso. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2010
Gestão da Aprendizagem Escolar II - Língua Portugu. (Carga horária: 300h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Poesia. (Carga horária: 30h).
Comunidade Vitual Escrevendo o Futuro, CVEF, Brasil.
2007 - 2007
Poesia épica e gênero lírico. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2007 - 2007
Artigo de Opinião. (Carga horária: 30h).
Comunidade Vitual Escrevendo o Futuro, CVEF, Brasil.
2006 - 2006
Como vender mais e melhor. (Carga horária: 15h).
SEBRAE, SEBRAE, Brasil.
2005 - 2005
Educação de Jovens e Adultos: Ensinar com emoção,. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Guanambi, PMG, Brasil.
2004 - 2004
Planejamento Político Pedagógico Institucional. (Carga horária: 8h).
Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira, EAFAJT, Brasil.
2003 - 2004
Programa Parâmetros em Ação - Meio Ambiente na Esc. (Carga horária: 180h).
Prefeitura Municipal de Guanambi, PMG, Brasil.
2003 - 2003
Choque Cultural e Aculturação: Ens. de Língua Est.. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2002 - 2003
Programa Parâmetros em Ação - Língua Portuguesa. (Carga horária: 128h).
Prefeitura Municipal de Guanambi, PMG, Brasil.
2002 - 2002
Regualrização do Fluxo Escolar/ 5ª 8ª Lingua Port.. (Carga horária: 260h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2001 - 2001
Elaboração de Projetos. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2001 - 2001
Programa Parâmetros em Ação - Módulo Alfabetização. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2000 - 2000
Pograma de Formação em Serviço para Professores. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Guanambi, PMG, Brasil.
1999 - 1999
Pograma de Capacitação em Serviço - 5ª -8ª Port.. (Carga horária: 88h).
Prefeitura Municipal de Guanambi, PMG, Brasil.
1999 - 1999
Pograma de Capacitação em Serviço - 5ª a 8ª Cienc. (Carga horária: 60h).
Prefeitura Municipal de Guanambi, PMG, Brasil.
1998 - 1998
Linguagem, Letramento e Educação: AD e Ensino. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
1998 - 1998
Pograma de Capacitação em Serviço - 5ª -8ª Port.. (Carga horária: 22h).
Prefeitura Municipal de Guanambi, PMG, Brasil.
1998 - 1998
Ensino de 1º e 2º graus: desmistificando a Líng.. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
1998 - 1998
Ensino de 1º e 2º graus: desmistificando a Líng.. (Carga horária: 1998h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
1996 - 1996
Basic One. (Carga horária: 50h).
FISK - Curso de Inglês, FISK, Brasil.
1996 - 1996
Basic Two. (Carga horária: 42h).
FISK - Curso de Inglês, FISK, Brasil.
1996 - 1996
Curso Operacional. (Carga horária: 53h).
Micks Informática, MICKS, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Estudos Adicionais. (Carga horária: 1320h).
Colégio Estadual Luís Viana Filho, CELVF, Brasil.
1995 - 1995
Auxiliar de Escritório e Administativo. (Carga horária: 15h).
Planejamento, Representações e Consultoria de Empresas, PARCEM, Brasil.
1995 - 1995
Oficina: Trajetória dos Contos de fadas. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1994 - 1994
Um Salto para o Futuro. (Carga horária: 194h).
Colégio Estadual governador Luiz Viana Filho, CEGLVF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor público, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenadora do PIBID de Letras Projeto: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Estágio Supervisionado e Formação de Professor de Língua Portuguesa

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Leitura, Cultura e Formação docente, .

06/2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica II
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado III
Estágio Supervisionado IV
08/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, .

Cargo ou função
Comissão de Matrícula Especial.
07/2009 - 11/2009
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo Teórico do Texto Literário
Estudo da Ficção Contemporânea
03/2009 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, .

Cargo ou função
Comissão de Aproveitamento de Estudos.
11/2008 - 03/2009
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo da Produção Literária no Brasil
Prática Pedagógica IV
07/2008 - 10/2008
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Criação Literária
Estágio Supervisionado da Língua Portuguesa III
Estudo do Texto Dramático
02/2008 - 06/2008
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado da Li´ngua Portuguesa II
Prática Pedagógica III
03/2007 - 06/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, .

Cargo ou função
Comissão de Estágio.
09/2007 - 11/2007
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisinado da Língua Portuguesa II
Estudo da Ficção Brasileira Contemporânea
Tradição e Ruptura em Literaturas da Lingua Portuguesa
03/2007 - 08/2007
Ensino, Letras/Português-Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cânones e Contexto na Literatura Brasileira
Construção e Sentido do Texto Literário
Literatura Brasileira I
10/2006 - 12/2006
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção do Sentido no Texto Literário
Literatura Brasileira V
05/2006 - 08/2006
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica II
Tradição e Ruptura em Literaturas da Língua Portuguesa
10/2005 - 02/2006
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira III
Texto Literário e Formação do Leitor

Escola Agrotécnica Antônio José Teixeira, EAFAJT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de literatura, filosofia e história, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2003 - 03/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Filosofia
Literatura Brasileira e Língua Portuguesa

Prefeitura Municipal de Matina, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa 5ª a 8ª série, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa 5ª a 8ª série

Atividades

03/1998 - 06/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de 5ª a 8ª série
Língua Portuguesa

Prefeitura Municipal de Guanambi, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa de 5¨ª a 8¨ª séries

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Formadora do GESTAR II, Carga horária: 20
Outras informações
Formadora do Gestar II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Língua Portuguesa

Atividades

03/2009 - Atual
Ensino, Gestar II - Programa Gestão da Aprendizagem Escola, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formadora do Gestar II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar
ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA
ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO
GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I
LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II
LINGUAGEM E CULTURA
03/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de 5ª a 8ª série
Educação Artística
Filosofia
Língua Portuguesa
Redação
Religião

Colégio Pequeno Príncipe, CPP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Alfabetização e 1ª série, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Educação Infantil

Atividades

03/1995 - 03/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Educação Infantil e 1ª série

Unidade Escolar Padre Manoel da Nóbrega, UEPMN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura e Filosofia do EM, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Literatura e Filosofia do Ensino Médio (1º e 2º anos)

Atividades

02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do Ensino Médio
Filosofia
Literatura


Linhas de pesquisa


1.
Leitura, livro didático e formação docente

Objetivo: Verificar de que forma o livro didático é usado na sala de aula pelo docente e que contribuições a mediação docente interfere na prática de leitura literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Ensino de leitura; Livro Didático; mediação docente; Leitura literária e formação do leitor.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Letramento literário na sala de aula: as práticas pedagógicas de leitura e a atuação do aluno/leitor
Descrição: A proposta dessa discussão visa observar, descrever e interpretar as discursividades presentes durante o desenvolvimento das práticas metodológicas de leitura literária na sala de aula do Ensino Médio, a fim de compreender as práticas pedagógicas de leitura e a responsividade do aluno/leitor das obras literárias propostas pela escola. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa qualitativa, tomando como base o método etnográfico. A coleta de dados será realizada na disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas estaduais do município de Guanambi-BA. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a entrevista semiestruturada, observação das aulas, diário de campo, questionários abertos e/ou fechados. A reflexão acerca do letramento literário possibilitará a reflexão docente no que tange a formação do leitor capaz de ampliar o leque de conhecimentos e a construção de uma comunidade de leitores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aparecida de Fátima Brasileiro - Coordenador.
2015 - 2015
Leitura literária na sala de aula: a atuação do aluno/leitor diante às práticas metodológicas de leitura
Descrição: A proposta dessa discussão visa observar, descrever e interpretar as discursividades presentes durante o desenvolvimento das práticas metodológicas de leitura literária na sala de aula do Ensino Médio, a fim de compreender a responsividade do aluno/leitor das obras canônicas propostas pela escola. A metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa, tomando como base o método etnográfico. A coleta de dados será realizada na disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (LPLB) em turmas de duas escolas estaduais do município de Guanambi-BA. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a entrevista semiestruturada, observação das aulas, questionários abertos e/ou fechados. A formação do leitor literário permite ampliar o leque de conhecimentos e oportunizar um contato com diversas culturas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Aparecida de Fátima Brasileiro - Coordenador / Rayanne Kelly Pereira de Oliveira - Integrante / EDSON SANTANA PESSOA - Integrante.
2014 - 2015
Letramento literário: proposições do livro didático e atuações docentes nas práticas pedagógicas de ensino de literatura
Descrição: A presente pesquisa busca verificar como se dá a relação com as proposições dos projetos do capítulo Intervalo do livro didático e a atuação docente no ensino de literatura. E traz como objetivo analisar o letramento literário nos projetos explicitados na coleção de livro didático ?Português; linguagens?, aprovada no PNLEM 2012, de autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, e o uso desses projetos no espaço educacional. Partirá das constatações, através da metodologia qualitativa, fazendo uso de instrumentos de observação de aulas e planejamentos, entrevistas, questionários com os professores, visando investigar e propor um ensino de literatura, em uma perspectiva dialógica. Com essa intervenção no âmbito educacional, a relação entre docente e livro didático é discursiva, oportunizando um ensino de literatura que valoriza a formação do leitor literário e o experienciar do leitor nas suas diversas conjunturas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Aparecida de Fátima Brasileiro - Coordenador / Rayanne Kelly Pereira de Oliveira - Integrante / Silvanete Trindade da Silva - Integrante.
2012 - 2013
O letramento literário no livro didático do Ensino Médio: configurações determinadas para um leitor, não leitor de literatura
Descrição: Esta pesquisa debruça-se em um estudo do LD do EM, configurando-se em uma investigação em estágio inicial. A pesquisa centra-se nas atividades de abordagem do leitor literário na perspectiva do letramento literário. Com isso, basear-se-á em Bakhtin (1997), Soares (2009), Cosson (2006) Rojo e Batista (2003). A metodologia dar-se-á através de uma verificação do letramento literário no livro didático ?Português: linguagens? de W. R. Cereja e T. C. Magalhães, 2º ano, edição 2010. A dialogia entre o autor da obra literária e os efeitos causados nos diferentes leitores, ao perfazerem o caminho da leitura no livro didático, não se configura uma perspectiva de compreensão responsiva do leitor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aparecida de Fátima Brasileiro - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - Atual
PIBID: As múltiplas linguagens na formação docente
Descrição: Num contexto cada vez mais dinâmico e complexo, os cursos de formação de educadores precisam reestruturar seus currículos, suas propostas metodológicas e os recursos que são oferecidos para a formação de docentes. No município de Caetité, está situado o DCH, Campus VI da UNEB. O Colegiado de Letras do DCH VI, representado por quatro docentes, propõe este projeto, que busca intervir na Educação Básica, no que tange ao ensino de Língua Portuguesa e à formação leitora, especificamente no Ensino Fundamental, anos finais (doravante EF II), propondo soluções e estratégias inovadoras. Nossa inquietação acerca dos estudos e ações referentes ao ensino de Língua Portuguesa e à formação leitora, como costura de saberes e práticas escolares, nasceram dos números que cercam a Leitura e a Educação na Bahia. Segundo o IDEB(www.todospelaeducacao.org.br/educacao-no-brasil/numeros-do-brasil/dados-por-estado/bahia), para os anos iniciais e para os anos finais do Ensino Fundamental, respectivamente: Caetité: 4 e 3,7. De acordo com o SAEB, quanto ao desempenho escolar no EF, em Língua Portuguesa: Caetité: 192,5 e 252,7. O Sistema de Avaliação da Educação Básica SAEB apresenta, em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, na área de Língua Portuguesa, os seguintes parâmetros para os níveis de desempenho: nível 0, pontuação abaixo de 125; nível 1: pontuação entre 125 e 150; nível 2: pontuação entre 150 e 175; nível 3: pontuação entre 175 e 200; nível 4: pontuação entre 200 e 225; nível 5: pontuação entre 225 e 250; nível 6: pontuação entre 250 e 275; nível 7: pontuação entre 275 e 300; nível 8: pontuação entre 300 e 325; nível 9: pontuação entre 325 e 350 , correspondendo cada um desses níveis ao domínio de determinadas habilidades por parte do estudante. Comparando os índices acima apontados, podemos observar que o desempenho dos estudantes caetiteenses varia entre o nível 4 e o nível 6, ao terminarem o EF: nossos estudantes, então, não apresentam as competências mínimas para utilizarem de forma produtiva as múltiplas linguagens com que convivem. Este projeto, então, se justifica pela necessidade de a Universidade responder a sua função social e contribuir com a melhoria dos indicadores de desempenho das quatro escolas de EF II parceiras, a saber, Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira, Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, Escolas Reunidas do Seminário São José. Através de reflexões teórico-práticas, oficinas, vivências, salas de leitura, elaboração de material didático, criação de estratégias docentes para o trabalho com as novas tecnologias e as múltiplas linguagens, pretendemos consolidar a formação dos bolsistas ID e, também, dos estudantes das escolas parceiras. Pretendemos, ainda, viabilizar um aperfeiçoamento da formação dos professores supervisores, os quais, muitas vezes, por demandas profissionais excessivas, não conseguem participar de situações formativas atualizadoras.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (61) .

Integrantes: Aparecida de Fátima Brasileiro - Coordenador / Ginaldo Cardoso de Araujo - Integrante / Patrícia Kátia da Costa Pina - Integrante / Ricardo Tupiniquim Ramos - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Outros Projetos


2014 - 2016
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .

Integrantes: Aparecida de Fátima Brasileiro - Coordenador.
Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Revista Comciência


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e formação do leitor/Especialidade: Leitura literária e formação do leitor.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Praticas Pedagógicas Educacionais em Língua Portuguesa e Literaturas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Livro didático de Língua Portuguesa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Literatura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Aprovação em concurso público professor nível III- Língua Portuguesa, Secretária de Educação do Estado da Bahia.
2005
Aprovação em Seleção Pública para Magistério Superior - Literatura Brasileira, Universidade do Estado da bahia.
2003
Aprovação em seleção pública docente - Língua Portuguesa, Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira.
2001
Aprovação em concurso público docente em nível básico -Coordenador Pedagógico, Prefeitura Municipal de Caetité.
2000
Aprovação em seleção pública, IBGE.
2000
Aprovação em concurso público docente em nível básico - Língua Portuguesa, Secretária da Educação do Estado da Bahia.
2000
Aprovação em seleção pública docente em nível básico - Língua Portugusa, Secretária da Educação do Estado da Bahia.
1998
Aprovação em concurso público docente em nível básico - Língua Portuguesa, Prefeitura Municipal de Guanambi.
1998
Aprovação em concurso público docente em nível básico - Língua Portuguesa, Prefeitura Municipal de Matina.
1997
Aprovação em concurso público, Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRASILEIRO, A. F.2013BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . O letramento literário no livro didático do Ensino Médio: uniformização da leitura, negação de leitores. Eutomia (Recife), v. 1, p. 359-369, 2013.

2.
BRASILEIRO, A. F.2013BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . ENTRE O LANÇAR, APANHAR E CRUZAR DE GRITOS: A COMPREENSÃO RESPONSIVA E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. Folio (Online): revista de letras, v. 05, p. 1-26, 2013.

3.
BRASILEIRO, A. F.2012BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . O LIVRO DIDÁTICO COM GÊNERO DISCURSIVO: UM ?INTERVALO? PARA ANÁLISE DO PROJETO LITERÁRIO. Folio (Online): revista de letras, v. 4, p. 251-268, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BRASILEIRO, A. F.; ARAUJO, G. C. ; PINA, P. K. C. ; RAMOS, R. T. . As múltiplas linguagens na formação docente. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Camila de Souza Figueiredo; Márcea Andrade Sales. (Org.). Da iniciação à docência: ressignificando a prática docente. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2016, v. 376, p. 167-178.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRASILEIRO, A. F.. Latim: dos primórdios aos dias atuais. Revista Mundo Jovem, PUCRS, p. 17 - 17, 18 ago. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRASILEIRO, A. F.. ENTRE O PROFESSOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LEITURA LITERÁRIA: a voz do leitor no ensino de literatura. In: Encontro de Leitura e Literatura da UNEB, 2015, Salvador. Anais do 5º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB: Leitura e Literatura: do centro às margens, entre vozes, livros e redes. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2015. v. 5. p. 161-175.

2.
BRASILEIRO, A. F.. Letramento literário no livro didático: A circulação da leitura no Projeto Intervalo. In: Encontro de Leitura e Literatura da UNEB (ELLUNEB), 2014, Salvador. Anais do Encontro de Leitura e Literatura da UNEB (ELLUNEB), 2014. v. 4. p. 53-69.

3.
BRASILEIRO, A. F.. A formação de professores e os manuais didáticos: o letramento literário como base de análise. In: XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ, 2014, Rio de Janeiro. Língua Portuguesa: a unidade, a variação e suas representações. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. p. 1245-1258.

4.
BRASILEIRO, A. F.. O letramento literário nos projetos do livro didático do Ensino Médio. In: Jornada Nacional do GELNE, 2014, Natal. Jornada Nacional do GELNE. Natal: EDUFRN, 2014. p. 1-12.

5.
BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . O letramento literário e a compreensão responsiva: diálogos presentes no projeto ?intervalo? do livro didático do ensino médio. In: I Seminário de Educação - II Encontro da rede de gestão interdepartamental A e B, 2013, Guanambi. Anais do I Seminário de Educação e II Encontro da Rede de Gestão Interdepartamental, 2013. p. 01-11.

6.
BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . O letramento literário no livro didático do ensino médio: configurações determinadas para um leitor, não leitor de literatura. In: Jornada Nacional do grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Natal: EDUFRN, 2012.

7.
BRASILEIRO, A. F.. Gêneros textuais e ensino: uma proposta de atividades baseada em sequências didáticas. In: Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011, Natal. Anais do V Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011. p. 01-08.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRASILEIRO, A. F.. O livro didático como gênero discursivo: a compreensão responsiva e o letramento no projeto literário. In: III Seminário de Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formatiivos, 2013, Caetité. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 2013. p. 28-32.

2.
BRASILEIRO, A. F.; PINHEIRO, J. R. ; SILVA, H. E. . Anúncios publicitários e propagandas: possibilidades de leitura. In: III Seminário de Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formatiivos, 2013, Caetité. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 2013. p. 33-39.

3.
BRASILEIRO, A. F.; SILVA, C. N. P. ; LIMA, S. S. . Literatura de cordel: um fazer popular na sala de aula. In: III Seminário de Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formatiivos, 2013, Caetité. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 2013. p. 165-170.

4.
BRASILEIRO, A. F.; MORAIS, C. S. ; LESBAO, E. B. R. . Leitura e produção textual: ?A leitura do mundo precede a leitura escrita?. In: III Seminário de Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formatiivos, 2013, Caetité. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 2013. p. 171-176.

5.
BRASILEIRO, A. F.; SILVA, E. B. . Uma leitura comparada d?A cartomante, de Machado de Assis. In: III Seminário de Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formatiivos, 2013, Caetité. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 2013. p. 177-184.

6.
BRASILEIRO, A. F.; PEREIRA, I. P. G. ; DIAS, M. C. B. . Literatura no vestibular: práticas culturais de leitura na escola. In: III Seminário de Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formatiivos, 2013, Caetité. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 2013. p. 203-209.

7.
BRASILEIRO, A. F.; SANTOS, J. R. . Diário de leitura: uma possibilidade de reflexão. In: III Seminário de Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formatiivos, 2013, Caetité. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 2013. p. 224-228.

8.
BRASILEIRO, A. F.; BORGES, M. F. . Quem conta um conto aumenta um ponto e quem conta mais de um conto sempre ganhará mais que um ponto.. In: III Seminário de Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formatiivos, 2013, Caetité. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 2013. p. 229-234.

9.
BRASILEIRO, A. F.; SANTOS, E. S. . Literatura e Cinema: Possibilidades de leitura através de filmes. In: III Seminário de Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formatiivos, 2013, Caetité. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 2013. p. 263-269.

10.
BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . Projeto ?intervalo? do livro didático do ensino médio: letramento literário e a compreensão responsiva. In: III Seminário de Estudos em Linguagem e Educação - SELED, 2013, Vitória da Conquista. Anais do Seminário de Estudos em Linguagem e Educação, 2013. p. 319-321.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRASILEIRO, A. F.. A ATUAÇÃO DO LEITOR NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO. In: Letras (en)cena: diálogos e sujeitos contemporâneos, 2018, Caetité. CADERNO DE RESUMOS - V Semana de Letras: Língua Portuguesa e III Semana de Letras: Língua Inglesa. Caetite, 2018.

2.
BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . O letramento literário sob a ótica do livro didático de língua portuguesa no ensino médio: um ?intervalo? para análise do material pedagógico. In: 4 èmes Rencontres internationales de l?Interactionnisme socio-discursif, 2013, Genebra. Activités, textes et langues : leur dynamique interactive et ses effets. Genebra: Equipe Langage Action Formation, 2013. v. 1. p. 2-196.

3.
BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . Diálogos discursivos no Projeto ?Intervalo? do Livro Didático do Ensino Médio: Letramento Literário e a compreensão responsiva. In: IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (IV SILID) e o III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (III SIMAR), 2013, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos. Rio de Janeiro, 2013. p. 1-104.

4.
BRASILEIRO, A. F.. Letramento literário no Livro Didático: a circulação da leitura no Projeto Intervalo. In: IV Encontro de Leitura e Literatura da UNEB- ELLUNEB, 2013, Salvador. IV Encontro de Leitura e Literatura da UNEB: leituras e linguagens, textos em movimentos, 2013. p. 25-26.

5.
BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . Diálogos discursivos no Projeto ?Intervalo? do Livro Didático do Ensino Médio: Letramento Literário e a compreensão responsiva. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2013, São Paulo. Anais do 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL). São Paulo: IDP, 2013. p. 123-124.

6.
BRASILEIRO, A. F.. Cadeia de leitores: um processo de formação coletiva de leitores/mediadores. In: Seminário Internacional de Políticas e Práticas de Leitura e V Encontro Internacional da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, 2011, Goiânia. Seminário Internacional de Políticas e Práticas de Leitura e V Encontro Internacional da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, 2011.

7.
BRASILEIRO, A. F.. O Temor e a Piedade como Constituição do Trágico na Tragédia. In: V SETHIL, 2009, Vitória de Conquista. V SETHIL - Atualidade e inatualidade do romantismo, 2009.

8.
BRASILEIRO, A. F.. Paralelos Similares ente a História e o Ensino de Literatura. In: 3º SETHIL, 2007, Vitória de Conquista. 3º SETHIL - Convergências Litrárias, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
BRASILEIRO, A. F.. A atuação do leitor na sala de aula do Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRASILEIRO, A. F.. A leitura literária no Ensino Médio: as práticas de ensino e a contribuição na formação leitora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRASILEIRO, A. F.. As licenciaturas de Letras no estágio supervisionado: Palavra ... ponte entre mim e os outros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BRASILEIRO, A. F.. Letramento literário: atitude responsiva no LDP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BRASILEIRO, A. F.. O ensino de literatura: entre os saberes da formação e a prática profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BRASILEIRO, A. F.. Formação coletiva de leitores/mediadores: uma experiência em círculo de leituras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . Letramentos e formação de professores de línguas. Brasília: UnB, 2013 (Livro de Resumos do IV Congresso Latino-Americano de Professores de Línguas (CLAFPL)).

2.
BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . O LETRAMENTO LITERÁRIO SOB A ÓTICA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UM ?INTERVALO? PARA ANÁLISE DO MATERIAL PEDAGÓGICO. Genebra: Langage Action Formation, 2013 (LIVRET DES ABSTRACTS: Rencontres internationales de l?Interactionnisme socio-discursif).

3.
BRASILEIRO, A. F.; SOUZA, E. M. F. . O LETRAMENTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: CONFIGURAÇÕES DETERMINADAS PARA UM LEITOR, NÃO LEITOR DE LITERATURA. Natal: EDUFRN, 2012 (CADERNO DE RESUMOS: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BRASILEIRO, A. F.. Membro Suplente do Conselho de Departamento de Ciências Humanas. 2015.

2.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão de Seleção da Universidade para todos. 2015.

3.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão de Estágio. 2015.

4.
BRASILEIRO, A. F.. Coordenador Setorial de Estágio do Colegiado de Letras. 2015.

5.
BRASILEIRO, A. F.. Parecer Científico: Diários de leitura na sala de aula: narrativas de formação. 2015.

6.
BRASILEIRO, A. F.. Parecer Científico: Estratégias de ensino da escrita: práticas de letramento organizadas em sequências didáticas. 2014.

7.
BRASILEIRO, A. F.. Coordenadora do PIBID de Letras Projeto: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2014.

8.
BRASILEIRO, A. F.. Coordenação da área de Educação do Colegiado de Letras. 2014.

9.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão de Aproveitamento de Estudos. 2013.

10.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão de Matrícula Especial. 2012.

11.
BRASILEIRO, A. F.. Parecer Científico: Um olhar sobre o Preconceito Linguistico e a Formação de Educadores. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRASILEIRO, A. F.; SANTANA, C. C. ; CRUZ, E. P. . As licenciaturas de Matemática, Letras Vernáculas e Biologia no Estágio Supervisionado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BRASILEIRO, A. F.. Gest Ação: leitura e leitores. 2009; Tema: Formação docente e leitura. (Blog).

2.
BRASILEIRO, A. F.. (...) 'ENTREOLHARES' (...). 2008; Tema: Vida em poesia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRASILEIRO, A. F.. Minicurso: Ensino de literatura, leitura do texto literário e implicações contextuais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRASILEIRO, A. F.. Interpretação do Hiperconto: Desfocados. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação docente).

3.
BRASILEIRO, A. F.; CRUZ, E. P. ; MARQUES, Z. M. ; MATOS, F. O. ; CALMON, N. S. . Anais do III Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado Estágio Supervisionado e PIBID: construindo pontes nos processos formativos. 2013. (Editoração/Anais).

4.
BRASILEIRO, A. F.. Discurso, leitura e ensino: abordagem interdisciplinar. 2013. (Coordenador de Simpósio).

5.
BRASILEIRO, A. F.; CRUZ, E. P. ; MATOS, F. O. ; BASTOS, L. C. S. L. ; CALMON, N. S. ; MARQUES, Z. M. . Anais do III Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado e II Encontro Local do PIBID: Estágio Supervisionado e PIBID - construindo pontos nos processos formativos.. 2013. (Editoração de Anais).

6.
BRASILEIRO, A. F.. Discurso e docência: a esfera escolar e gêneros em objetos de pesquisa. 2013. (Coordenador de mesa redonda).

7.
BRASILEIRO, A. F.. Oficina: Leitura e leitores: 'O sagrado dever de ser professor de leitura'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
BRASILEIRO, A. F.. Formação Continuada Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II Língua Portuguesa. 2010. .

9.
BRASILEIRO, A. F.. Literatura, leitura e ensino. 2007. (Coordenador de mesa redonda).

10.
BRASILEIRO, A. F.. Encontro de letras e artes: suas interfaces. 2007. (Coordenador de Sessão).

11.
BRASILEIRO, A. F.. Produção textual: uma perspectiva dialógica. 2005. .

12.
BRASILEIRO, A. F.. O despertar da produção Textual. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRASILEIRO, A. F.; PINA, P. K. C.; MAGALHAES, R.. Participação em banca de JANEIDE DA CRUZ EVANGELISTA GONÇALVES.O FOLHETIM ALENCARIANO NO BRASIL E SEUS DESDOBRAMENTOS TELEVISIVOS: SENHORA E IRMÃOS CORAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
BRASILEIRO, A. F.; RAMOS, R. T.; PINA, P. K. C.. Participação em banca de Eliene de Brito Rocha Lesbão.As Gabrielas de Jorge Amado: diferentes linguagens formando o leitor de hoje. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
BRASILEIRO, A. F.; SILVA, Z. P.. Participação em banca de Elba Santana Santos e Jordana Ribeiro Pinheiro.O modernismo no LD. Desafios para o ensino de literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
BRASILEIRO, A. F.; PINA, P. K. C.; MAGALHAES, R.. Participação em banca de Ana Paula de Araújo Silva.O poético formando o gosto pela leitura: Ricardo da Cunha Lima. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
BRASILEIRO, A. F.; PINA, P. K. C.. Participação em banca de Eliene da Silva Teixeira.PIBID: as estratégias de mediação da leitura promovendo a formação de leitores e contribuindo para a formação de professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
BRASILEIRO, A. F.; PINA, P. K. C.; SILVA, L. A. M.. Participação em banca de Thayse da Cruz Pereira Belém.Machado de Assis em múltiplas linguagens hoje: ensino de literatura e formação leitora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Rosana Lima Carvalho Fernandes.O cordel como estratégia de formação leitora na EJA: vozes esquecidas em processo de inclusão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Sueli de Souza Teixeira - Luiza Sousa Moreira Alves.O preconceito racial no LD. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Helaine Elyca da Silva - Marleide Marques da Silva.A apropriação e ressignificação da obra auto da barca do inferno por Ariano Suassuna na obra Auto da compadecida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Rosana Lima Carvalho.o cordel como estratégia de formação leitora na EJA: vozes esquecidas em processo de inclusão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Juliana Alves Farias, Selma Fernandes Miranda.O desinteresse dos alunos do Ensino Fundamental pelo ensino de língua portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Ilce Conceição do Santos e Ricelle Ferreira Brandão.A concordância verbal em comunidades rurais da Chapada Diamantina. 2011.

13.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Anselmo Silva de Jesus Souza.?Aversão? e ?Amor? às aulas de língua portuguesa: uma reflexão a respeito da relação ensino aprendizagem desta disciplina em uma escola pública na cidade de caetité-BA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Ângela Maria dos Santos Silva e Sueli Santos do Prado.O eu-lírico: as leituras na sala de aula Caetiteense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
BRASILEIRO, A. F.; MAGALHAES, R.; BRITO, R.. Participação em banca de Bruna karine Pereira de Souza e Lucas da Silva Barbosa.Os percalços da publicação no Brasil: Terezinha Teixeira Santos: exemplo de persistência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
BRASILEIRO, A. F.; BRITO, R.; MAGALHAES, R.. Participação em banca de Verônica do Carmo Silva Pereira.Espelhos em retalho compondo o todo: Fernando Pessoa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras vernáculas) - Universidade Do Estado da Bahia.

17.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Adriano Márcio Pereira Vieira.Natura e publicidade: a interpretação na dimensão discursiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Edineuza Cruz Teixeira e Vanessa de Souza e Silva.A representação do prazer erótico na poesia feminina de Gilka Machado como meio de libertação poética e social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
BRASILEIRO, A. F.; MAGALHAES, R.; MIRANDA, E.. Participação em banca de Poliana Pereira Dantas.Helena Parente e a mulher no espelho: Lutas femininas, submissão, identidade e as convergências do eu interior. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

20.
BRASILEIRO, A. F.; MAGALHAES, R.; MIRANDA, E.. Participação em banca de Elisa Gracielle Cardoso Pereira e Elivania Borges dos Santos.Da Angústia à Liberdade em Clarice Lispector. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

21.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Paula Ivony Laranjeira de Souza.A construção de memória em Aleilton Fonseca: ficção x realidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

22.
BRASILEIRO, A. F.. Participação em banca de Graciela Silva Machado.Da submissão à luta: a condição da mulher na obra Atire em Sofia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BRASILEIRO, A. F.. XIX Jornada de Iniciação Científica. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

2.
BRASILEIRO, A. F.. III Seminário Interdisciplinar em Ensino, Extensão e Pesquisa - III SIEP. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

3.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão de Avaliação do Programa Universidade para Todos. 2015.

4.
BRASILEIRO, A. F.; SILVA, Z. P.. Seleção Pública para Professor Substituto. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

5.
BRASILEIRO, A. F.. Banca no processo de avaliação na categoria de professor visitante - Colegiado de Letras. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

6.
BRASILEIRO, A. F.. Processo Seletivo Professor Substituto. 2004. Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Letras (EN) cena: diálogos e sujeitos contemporâneos.A atuação do leitor na sala de aula do Ensino Médio. 2018. (Outra).

2.
XVIII Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão do DEDC XII - O cenário atual da Universidade Pública: luta e resistência de.A leitura literária no Ensino Médio: as práticas de ensino e a contribuição na formação leitora. 2018. (Outra).

3.
X Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística V Seminário de Produção em Linguística.As práticas de letramento e os eventos de letramentos na constituição da formação do leitor literário. 2016. (Seminário).

4.
XV Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.O letramento na constituição da formação do leitor literário. 2016. (Seminário).

5.
5º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB - ELLUNEB.A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LEITURA LITERÁRIA: a voz do leitor no ensino de literatura. 2015. (Encontro).

6.
XIX Jornada de Iniciação Científica da UNEB.Livro didático: inter-relação entre o educador e o ensino de literatura. 2015. (Outra).

7.
Grupo de Estudos Linguísticos e Literário do Nordeste. O letramento literário nos projetos do livro didático do ensino médio. 2014. (Congresso).

8.
4 Rencontre Internationales de I' Interactionnisme socio-discursif.O LETRAMENTO LITERÁRIO SOB A ÓTICA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UM ?INTERVALO? PARA ANÁLISE DO MATERIAL PEDAGÓGICO. 2013. (Encontro).

9.
4º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB- ELLUNEB.Letramento literário no Livro Didático: a circulação da leitura no Projeto Intervalo. 2013. (Encontro).

10.
III Seminário de Estudos em Linguagem e Educação - III SELED.Projeto ?intervalo? do livro didático do ensino médio: letramento literário e a compreensão responsiva. 2013. (Seminário).

11.
III Seminário de Estudos em Linguagem e Educação - III SELED. 2013. (Seminário).

12.
III Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado.Uma leitura comparada d?A cartomante, de Machado de Assis. 2013. (Seminário).

13.
III Seminário Interdisciplinar em Cultura, Educação e Linguagens.O livro didático e o letramento literário: pela necessidade de uma compreensão responsiva. 2013. (Seminário).

14.
I Seminário de Educação e III Encontro da Rede de Gestão Interdepartamental A e B.O letramento literário e a compreensão responsiva: diálogos presente no Projeto "Intervalo" do Livro Didático do Ensino Médio. 2013. (Seminário).

15.
IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Letramentos e formação de professores de línguas. 2013. (Congresso).

16.
IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2013. (Congresso).

17.
IV Encontro de Leitura e Literatura da UNEB- ELLUNEB. 2013. (Encontro).

18.
IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira - IIII Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticosira.Diálogos discursivos no Projeto ?Intervalo? do Livro Didático do Ensino Médio: Letramento Literário e a compreensão responsiva. 2013. (Simpósio).

19.
Seminário Interdisciplinar: A narrativa de vida como estratégia de argumentaçãode. 2013. (Seminário).

20.
Seminário Interdisciplinar em Cultura, Educação e Linguagens.O livro didático e o letramento literário: pela necessidade de uma compreensão responsiva. 2013. (Seminário).

21.
Seminário Interdisciplinar em Cultura, Educação e Linguagens. 2013. (Seminário).

22.
Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2013. (Oficina).

23.
VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Letramento literário no livro didático do Ensino Médio: o gênero literário como objeto de formação do leitor. 2013. (Simpósio).

24.
1º Seminário de pesquisa sobre livros didáticos de língua portuguesa.O letramento literário no livro didático do ensino médio: uniformização da leitura, negação de leitores. 2012. (Seminário).

25.
Conferência: Memórias de um leitor numa terra sem livros. 2012. (Outra).

26.
I Encontro do Centro de Leitura Nicodema Alves e I Encontro do Grupo de Pesquisa Leitura, Cultura e Formação Docente.O Ensino de Literatura: entre os saberes da formação e a prática profissional. 2012. (Encontro).

27.
Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. O letramento literário no livro didático do ensino médio: configurações determinadas para um leitor, não leitor de literatura. 2012. (Congresso).

28.
Seminário de Estudos do Discurso.O LIVRO DIDÁTICO E O LETRAMENTO LITERÁRIO: pela necessidade de uma compreensão responsiva. 2012. (Seminário).

29.
XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ.A formação do professor e os manuais didáticos: o letramento literário como base de análise. 2012. (Outra).

30.
XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. 2012. (Outra).

31.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2012. (Outra).

32.
Conferência: Professor leitor, escola leitora. 2011. (Outra).

33.
III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana.Oficina: Leitura e leitores: O sagrado dever de ser professor de leitura. 2011. (Oficina).

34.
III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana.Formação de Professores e Gêneros Textuais: Embates Centrais Referentes à Teoria e à Prática. 2011. (Encontro).

35.
Seminário Internacional de Políticas e Práticas de Leitura e V Encontro Internacional da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.Cadeia de leitores: um processo de formação coletiva de leitores/mediadores. 2011. (Seminário).

36.
Seminário Internacional Políticas e práticas de Leitura e V Seminário Internacional de Políticas e Práticas de Leitura e V Encontro Internacional da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. 2011. (Seminário).

37.
V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Gêneros textuais e ensino: uma proposta de atividades baseada em sequências didáticas. 2011. (Congresso).

38.
V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. 2011. (Oficina).

39.
3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2010. (Simpósio).

40.
I Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-brasilidades (CILLAA). 2010. (Oficina).

41.
Palestra: A perspectiva discursiva: práticas de leitura escrita. 2009. (Outra).

42.
V SETHIL.O Temor e a Piedade como Constituição do Trágico na Tragédia. 2009. (Seminário).

43.
ABRALIC. 2008. (Congresso).

44.
Encontro de Letras e Artes: suas interfaces.A crítica religiosa de Eça de Queiroz em o Crime do Padre Amaro. 2007. (Encontro).

45.
III Seminário de Teoria e História Literária.Paralelos similares entre a História e o Ensino de Literatura. 2007. (Seminário).

46.
III Seminário de Teoria e História Literária. 2007. (Seminário).

47.
Leitura: Autonomia e apropriação de conhecimento. 2007. (Outra).

48.
Palestra :Dialogando com o Ensino Vivencial e a Língua Portuguesa. 2007. (Encontro).

49.
I Seminário Interdisciplinar de Pesquisa. 2001. (Seminário).

50.
VIII Semana da Educação. 2001. (Outra).

51.
50ª Reunião Anual da SBPC. 1998. (Congresso).

52.
IX Congresso da UNEB. 1997. (Congresso).

53.
Semana de educação. 1997. (Outra).

54.
A Pedagogia como Ciência da Práxis: um paradigma Espistemológico. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão Organizadora - IV Semana de Letras: (Inter) ação: as linguagens na teoria e na prática docente. 2014. (Outro).

2.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão Científica - IV Semana de Letras: (Inter) ação: as linguagens na teoria e na prática docente. 2014. (Outro).

3.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão de Publicação - IV Semana de Letras: (Inter) ação: as linguagens na teoria e na prática docente. 2014. (Outro).

4.
BRASILEIRO, A. F.. Comitê Científico: I Seminário de Educação e II Encontro da Rede de Gestão Interdepartamental. 2013. (Outro).

5.
BRASILEIRO, A. F.. Comitê Editorial - III Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado. 2013. (Outro).

6.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão Científica - III Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado. 2013. (Outro).

7.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão Organizadora - III Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado. 2013. (Outro).

8.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão de Infraestrutura - I Encontro do Centro de Leitura Nicodema Alves. 2012. (Outro).

9.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão organizadora: I Colóquio Interdisciplinar de Estágio: conectando saberes - formação docente e estágio supervisionado. 2012. (Outro).

10.
BRASILEIRO, A. F.. Comissão Organizadora: III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana: Linguagens, leitura e literatura. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rayanne Kelly Pereira de Oliveira. ESCREVENDO O FUTURO?: A ATUAÇÃO DOCENTE NOS RELATOS DE PRÁTICA DE POESIA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rayanne Kelly Pereira de Oliveira. Letramento literário: proposições do livro didático e atuações docentes nas práticas pedagógicas de ensino de literatura. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica. (Orientador).

2.
Silvanete Trindade da Silva. Letramento literário: proposições do livro didático e atuações docentes nas práticas pedagógicas de ensino de literatura. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Gilsene da Cruz Evangelista. SUBPROJETO AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Cínara de Jesus Santos. SUBPROJETO PIBID: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Graciela dos Santos Benevides. SUBPROJETO PIBID: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Fabíola Manoela Barbosa. SUBPROJETO AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Cristiane Moreira Neves Dias. SUBPROJETO PIBID: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Janeide da Cruz Evangelista. SUBPROJETO PIBID: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Drielly Joanna Silva Xavier. SUBPROJETO AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Elzenir Almeida Miranda. SUBPROJETO AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Simone Pereira Silva. SUBPROJETO PIBID: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.
Aline Souza dos Santos. Projeto : AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

11.
Glesia de Souza Paixão. SUBPROJETO PIBID: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Cidalva da Silva Souza. SUBPROJETO PIBID: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE2. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

13.
Luciana Rodrigues Santos. SUBPROJETO PIBID: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

14.
Edvânia Oliveira Silva. SUBPROJETO AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

15.
Cristiana Verônica Caires Souza. SUBPROJETO PIBID: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado da Bahia. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anselmo Silva de Jesus Souza. "Aversão" e "Amor" as aulas de Língua Portuguesa: uma reflexão a respeito da relação ensino e aprendizagem desta disciplina em uma escola pública na cidade de Caetité -BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aparecida de Fátima Brasileiro.

2.
Juliana Alves Farias, Selma Fernandes Miranda. O desinteresse dos alunos do Ensino Fundamental pelo ensino de língua portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Aparecida de Fátima Brasileiro.

3.
Elisa Gracielle Cardoso Pereira e Elivania Borges dos Santos. Da Angústia à Liberdade em Clarice Lispector. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras vernáculas) - Universidade Do Estado da Bahia. Orientador: Aparecida de Fátima Brasileiro.

Iniciação científica
1.
Rayanne Kelly Pereira de Oliveira. Livro didático: inter-relação entre o educador e o ensino de literatura. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica. Orientador: Aparecida de Fátima Brasileiro.

2.
Rayanne Kelly Pereira de Oliveira. A leitura da poesia na sala de aula do Ensino Médio: a atuação docente na formação do leitor literário. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Aparecida de Fátima Brasileiro.

3.
Edson Santana Pessoa. A contribuição da leitura dos Best-selers para a formação do leitor literário. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica. Orientador: Aparecida de Fátima Brasileiro.

Orientações de outra natureza
1.
Alunos da rede municipal de ensino. 89 anos do lugar onde vivo". 2008. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental - 8ª série) - Prefeitura Municipal de Guanambi. Orientador: Aparecida de Fátima Brasileiro.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BRASILEIRO, A. F.; ARAUJO, G. C. ; PINA, P. K. C. ; RAMOS, R. T. . As múltiplas linguagens na formação docente. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Camila de Souza Figueiredo; Márcea Andrade Sales. (Org.). Da iniciação à docência: ressignificando a prática docente. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2016, v. 376, p. 167-178.



Outras informações relevantes


Além das atividades e produções aqui enumeradas, vale registrar que a referida professora é membro Membro associado do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste) e é professora associada à Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio..



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 3:35:02