Pedro Henrique Dias Inácio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2460536101785963
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


É Bacharel e Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Experiência de 2 anos com Extensão Universitária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no GRUPO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO E SOCIEDADE, com bolsa de Extensão EXP-3, Orientado pela Profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, em vários projetos (financiados por instituições como MDA/MPA/MDS/CNPq) envolvendo coleta de dados, realização de oficinas, elaboração de diagnósticos e produção de materiais diversos envolvendo o binômio "Pesca e Gênero". Foi professor contratado pelo Governo do Estado de Pernambuco no ano de 2011, 2012 e 2013 em escolas nos bairros do IBURA E BARRO; Foi professor contratado pela Prefeitura do Recife durante 3 meses em 2013 no bairro da LINHA DO TIRO. Desenvolve pesquisa autodidata na área de biomedicina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Henrique Dias Inácio
Nome em citações bibliográficas
INÁCIO, P. H. D.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em História.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Estado, Trabalho e Justiça: trabalhadores do Recife no tempo de Pelópidas da Silveira (1955-1959),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Maria do Socorro de Abreu e Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estado; Trabalho; Justiça do Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2004 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: "A Industrialização Brasileira na Primeira Metade do Século XX".
Orientador: Maria do Socorro de Abreu e Lima.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.




Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 30
Outras informações
Professor na Escola PAULO VI, no Bairro da Linha do TIro (Escola sob intervenção do conselho municipal de educação)


Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Temporário/Contratado, Carga horária: 30
Outras informações
Lecionou a disciplina de geografia para alunos do ensino fundamental II e Médio na Escola de Referência do Ensino Médio Jordão Emerenciano, uma das maiores unidades do estado.


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalha sob a orientação da professora doutora Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão em vários projetos de pesquisa e extensão envolvendo o binômio "Gênero e Pesca" Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8086721690207482


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista EXP-3, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalha sob a orientação da professora doutora Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão em diversos projetos envolvendo pesquisa e extensão universitária na área de "Gênero e Pesca". Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8086721690207482


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2006 - 2007
Enfrentando o patronato: ações trabalhistas no setor têxtil do Recife - 1941-1964
Descrição: O projeto visa estudar as ações trabalhistas e verificar se havia diferenças entre o que ere reivindicado por homens e mulheres e de que maneira estas ações estão ligadas às lutas mais gerais da categoria no período...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Pedro Henrique Dias Inácio - Integrante / Drª Maria do Socorro de Abreu e Lima - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7


Projetos de extensão


2011 - 2011
Gênero, Raça e Pesca: Produção e articulação das pescadoras de Pernambuco
Descrição: Garantir a incorporação da transversalidade de gênero na formulação e implementação das políticas públicas do MPA/PR e demais órgãos públicos, através de ações articuladas e dialógicas com entidade parceiras e comunidades beneficiárias, compartilhando e gerando conhecimentos na busca da eficácia das ações na redução das assimetrias de gênero, assegurando uma governabilidade mais democrática e inclusiva para as mulheres trabalhadoras da pesca e da aqüicultura.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Relações de gênero e políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome: diagnóstico e avaliação na pesca artesanal do litoral de Pernambuco.
Descrição: O projeto de pesquisa Relações de gênero e políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome: diagnóstico e avaliação na pesca artesanal do litoral de Pernambuco, tem como antecedentes os estudos e publicações iniciados desde 2004 no Grupo/CNPq Desenvolvimento e Sociedade, na área de gênero, participação política e pesca artesanal no Nordeste brasileiro. A delimitação do tema se fundamenta na argumentação de que - Bolsa Família - constitui um programa-chave social, lançado em outubro de 2003, o qual realiza transferências de renda para as famílias pobres, considerando a freqüência escolar e o acompanhamento da saúde. A pesquisa realizará um estudo de caso com metodologia participativa que inclui coleta de dados bibliográficos, documentais e empíricos. O tema Gênero e Pesca, está relacionado ao conceito de patriarcado que nos dá subsídios que possibilitam compreendê-lo a partir das desigualdades entre sexos que são historicamente construídas e legitimadas em função das desigualdades vivenciadas e organizadas pela sociedade. Neste contexto, A violência simbólica presente na assimetria das relações entre masculino e feminino, construída na direção de constituir homens, com plenos exercícios da cidadania, ou seja, sujeitos sociais. Para isso, a fundamentação teórica inclui gênero, educação e suas repercussões no desenvolvimento local. O aporte teórico sobre gênero está fundamentado entre outros/as autores/as em Leitão, Maneschy Mota-Maltez e Almeida, na história com Diegues, Silva, Barretto. As metas da pesquisa são: elaborar um conjunto de informações que subsidiem a identificação e avaliação de um público alvo de políticas sociais, em especial as de transferência condicionada de renda, como o Bolsa Família, especialmente pescadoras/es artesanais. Incrementar a formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação sobre ests temática; Desenvolver 01 seminários envolvendo Programas de Graduação e Pós-Graduação, sobre temas ligados às gênero, políticas pública.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
COLETA E RECICLAGEM: geração de renda e cidadania na pesca artesanal.
Descrição: Descrição: A presente proposta tem como propósito promover e contribuir no processo de elaboração conjunta com a comunidade ações positivas relacionadas à coleta e reciclagem de resíduos sólidos na perspectiva de fomento da sustentabilidade, da eqüidade e da elevação da qualidade de vida, especialmente nas relações de trabalho e de acesso à cidadania. Buscar-se-á a organização da comunidade no sentido de criar um Comitê de Defesa do Meio Ambiente e da Cidadania, cuja missão será a geração de renda e preservação do meio ambiente fundamentada nos pressupostas da educação ambiental. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Trabalho.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ASSUNÇÃO, Viviane2012ASSUNÇÃO, Viviane ; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade ; INÁCIO, P. H. D. . Comer mais e melhor: Os impactos do programa Bolsa Família na alimentação de famílias de pescadores artesanais de Pernambuco. Amazônica: Revista de Antropologia (Online), v. 4, p. 336-353, 2012.

2.
INÁCIO, P. H. D.2009INÁCIO, P. H. D.. Arquivo da Justiça do Trabalho: fonte para estudo de relações de vida e emprego no Recife. Gênero & História (UFPE), v. unico, p. 164-190, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . PESCA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS: uma introdução à história da articulação de mulheres pescadoras de pernambuco. In: Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão; Maria Helena Santana Cruz (Organização). (Org.). GÊNERO E TRABALHO: diversidade de experiências em educação e comunidades tradicionais. 1ed.Ilha de Santa Catarina: Mulheres, 2012, v. Único, p. 171-191.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Diagnóstico e avaliação do Programa Bolsa Família (PBF) na pesca artesanal do litoral de Pernambuco.. In: XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais Pré-ALAS Brasil, 2012, Teresina. Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humanas no norte/Nordeste: desafios e perspectivas, 2012.

2.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Gênero, Pesca e Políticas Públicas o impacto do PBF na vida das mulheres pescadoras do litoral de Pernambuco. In: II Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento-CEURCA, 2012, Crato. Anais do II Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento-CEURCA. Crato: URCA, 2012. v. Único. p. 1-17.

3.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . O que querem as pescadoras artesanais? Diagnóstico e avaliação da atividade da pesca artesanal com base nas políticas públicas governamentais e na experiência de campo.. In: II Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento-CEURCA, 2012, Crato. Anais do II Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento-CEURCA. Crato: URCA, 2012. v. Único. p. 1-22.

4.
INÁCIO, P. H. D.. Enfrentando o Patronato: Ações trabalhistas nas Indústrias Têxteis do Recife, 1941-1955. In: VI Encontro da Associação Nacional dos Professores de História/ANPUH - PE, 2006, Recife. Meio Digital (CD-ROM), Anais do VI Encontro da Associação Nacional dos Professores de História/ ANPUH-PE, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Diagnóstico e avaliação do Programa Bolsa Família (PBF) na pesca artesanal do litoral de Pernambuco.. In: XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais Pré-ALAS Brasil, 2012, Teresina. Resumos do ... Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. Teresina: UFPI, 2012. v. único. p. 249-249.

2.
INÁCIO, P. H. D.. "Enfrantando o Patronato: Ações Trabalhistas no Setor Têxtil do Recife, 1950 - 1955. In: XI Jornada de Iniciação Científica PIBIC/FACEPE/CNPq, 2007, Recife. Anais da XI Jornada de Iniciação Científica PIBIC/FACEPE/CNPq. RECIFE: FACEPE, 2007.

3.
INÁCIO, P. H. D.. A História da Sexualidade de Michel Foucault. In: II Encontro Cultura Modernidade & Memória, 2006, Recife. II Encontro Cultura Modernidade & Memória, 2006. v. 2.

4.
INÁCIO, P. H. D.. Enfrentando o Patronato: Ações trabalhistas nas Indústrias Têxteis do Recife, 1941-1955". In: VI Encontro Estadual de História / ANPUH-PE, 2006, Recife. Caderno de Resumos, 2006. p. 55-55.

Apresentações de Trabalho
1.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Pesca e distribuição de renda: efeitos do Programa Bolsa Família numa comunidade do litoral norte de Pernambuco.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
INÁCIO, P. H. D.. Reestruuração Produiva e Classe trabalhadora do Recife, do populiso à redemocratização (1962 - 1986). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
INÁCIO, P. H. D.. Agridoce Espírito do Tempo: Sociedades pós-açucareiras?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
INÁCIO, P. H. D.. Trabalhadores Urbanos e Justiça do Trabalho no tempo de Pelópidas da Silveira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
INÁCIO, P. H. D.. Não-ditos: Uma impressão antiarquivística do acervo judiciário trabalhista brasileiro". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
INÁCIO, P. H. D.. Imagens da Justiça do Trabalho no Recife: o caso dos trabalhadores têxteis do Recife nos anos 1950.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
INÁCIO, P. H. D.. "Trabalhadores Urbanos e Justiça do Trabalho: Teoria e Metodologia para o estudo da classe operária têxtil do Recife nos anos 1950". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
INÁCIO, P. H. D.. Trabalho, Estado e Justiça:: a CLT e o trabalhismo brasileiro.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
INÁCIO, P. H. D.. Considerações sobre uma História do Trabalho: o caso dos trabalhadores têxteis do Recife nos anos 1950.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
INÁCIO, P. H. D.. "Enfrentando o Patronato: Ações trabalhistas no setor Têxtil do Recife, 1950-1955". 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
INÁCIO, P. H. D.. A História da Sexualidade de Michel Foucault. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
INÁCIO, P. H. D.. "Enfrentando o Patronato: Ações trabalhistas nas Indústrias Têxteis do Recife, 1941-195". 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Relações de gênero e políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome: diagnóstico e avaliação na pesca artesanal do litoral de Pernambuco.. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
INÁCIO, P. H. D.. Gênero e Trabalho: DIversidades de experiências em educação e comunidades tradicionais.. 2012. (Editoração/Livro).

2.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Mulheres do Tejucu: plano de ações para o protagonismo feminino no desenvolvimento sustentável da pesca artesanal numa comunidade tradicional de Pernambuco. 2012. (Projeto de Pesquisa).

3.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Seminário Itinerante De Organização Produtiva e Econômica Para Equidade de Gênero No Litoral Norte de Peranmbuco. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Seminário Itinerante De Organização Produtiva e Econômica Para Equidade de Gênero na Região metropolitana do Recife. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
INÁCIO, P. H. D.. A-Psicanálise - 16 artigos. 2009. (Coluna digital "A-psicanálise").

6.
INÁCIO, P. H. D.. A estrutura do absurdo. 2008. (Trabalho de Conclusão de Disciplina).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, S. V. ; INÁCIO, P. H. D. . "Que história é essa?". 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Segunda Oficina Tècnica de acompanhamento dos estudos e pesquisas contratados no â ambito do Esdital MCT/MDS-SAGI/CNPq nº 36/2010.Relações de gênero e políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome: diagnóstico e avaliação na pesca artesanal do litoral de Pernambuco.. 2010. (Oficina).

2.
.Seminário do Arquivo Público Estadual. 2005. (Seminário).

3.
I Semana Acadêmica e Cultural de História.I Semana Acadêmica e Cultural de História da UFPE. 2005. (Simpósio).

4.
XVI Encontro Regional dos Estudantes de História.XVI Encontro Regional dos Estudantes de História. 2005. (Encontro).

5.
XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de História.XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2005. (Encontro).

6.
.XXV Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2004. (Encontro).

7.
XV Encontro Regional dos Estudantes de História.XV Encontro Regional dos Estudantes de História. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Seminário Itinerante De Organização Produtiva e Econômica Para Equidade de Gênero No Litoral Norte de Peranmbuco. 2011. (Outro).

2.
INÁCIO, P. H. D.; LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade . Seminário Itinerante De Organização Produtiva e Econômica Para Equidade de Gênero na Região metropolitana do Recife. 2011. (Outro).

3.
INÁCIO, P. H. D.. I Semana Acadêmica e Cultural de História. 2005. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 13:24:05