Maíra Sueco Maegava Córdula

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  • Última atualização do currículo em 22/09/2014


Possui graduação em Letras: Português-Inglês pela Universidade de Franca UNIFRAN (1999), mestrado em Linguística pela Universidade de Franca UNIFRAN (2008) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , Campus de Araraquara UNESP, FCLAR (2012). Atualmente é Professor Adjunto de Língua inglesa e Práticas de ensino de língua inglesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM Uberaba MG). Também é coordenadora de área do subprojeto de Língua Inglesa do PIBID UFTM 2011 e representante institucional do Programa Inglês Sem Fronteiras na mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística e Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: prosódia, entoação, fonética, fonologia, línguas inglesa e portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maíra Sueco Maegava Córdula
Nome em citações bibliográficas
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS.
Avenida Getúlio Guaritá, 159
Abadia
38025-440 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33185935
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Análise fonético-fonológica dos padrões entoacionais do Português Brasileiro e do Inglês Norte-americano no filme Shrek (2001), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Gladis Massini-Cagliari.
Co-orientador: Luiz Carlos Cagliari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Entoação; Fonética; Fonologia; Língua portuguesa; Língua inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria Flávia de Figueiredo Pereira Bollela.
Palavras-chave: diálogo didático; Prosódia; Lingüística Textual; gênero; concepção de língua.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2000 - 2000
Especialização em Língua Inglesa.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: The flexible teacher within the method.
1998 - 1999
Graduação em Letras Português Inglês.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: The role of pronunciation in TEFL to adult beginners.
Orientador: Maria Flávia de Figueiredo Pereira Bollela.




Formação Complementar


2013 - 2013
Laboratory Phonology. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística.
2012 - 2012
Processo de Organização e Produção de Materiais Di. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2011 - 2011
Seminário em Fonologia Prosódica. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
2011 - 2011
Web2 tools 4 EFL classroom and beyond. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina.
2010 - 2010
Entoação e atos ilocutorios. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2007 - 2007
Análise e teoria do discurso. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
The Creative Process. (Carga horária: 135h).
Concordia University.
2005 - 2005
Correction Phonetique. (Carga horária: 135h).
Concordia University.
2004 - 2004
Selected Topics Linguistics (Language and Mind). (Carga horária: 135h).
Concordia University.
2004 - 2004
Special Topics in Theatre Development. (Carga horária: 135h).
Concordia University.
2001 - 2001
Extensão universitária em Pronúncia da Língua Inglesa. (Carga horária: 40h).
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
1996 - 1996
Prática de Tradução. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Docente do IELACHS membro da Comissão da Área de Ensino e Estágios do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica - COMFOR/UFTM.
08/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Coordenadora Institucional do Programa Inglês Sem Fronteiras - UFTM.
04/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais.
03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Membro Titular do Departamento de Línguas Estrangeiras no Colegiado do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS/UFTM.
11/2012 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa V
Língua Inglesa VI
Os sons do inglês
Planejamento e Orientação de Práticas de Ensino III
Planejamento e Orientação de Práticas de Ensino I
Língua Inglesa VII
10/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Central de Idiomas (CIM), .

Cargo ou função
Membro suplente da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI).
09/2012 - Atual
Direção e administração, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora da Central de Idiomas (CIM).
09/2012 - Atual
Direção e administração, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Representante Institucional do Programa Inglês Sem Fronteiras na UFTM.
09/2012 - Atual
Direção e administração, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Coordenadora Substituta da Central de Idiomas Modernos.
07/2012 - Atual
Direção e administração, Departamento de Línguas Estrangeiras - DLE, .

Cargo ou função
Coordenadora de área do subprojeto de língua inglesa do PIBID UFTM 2011.
05/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Membro titular do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras.
10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Assessoria de Cooperação Internacional - ACI/UFTM.
07/2011 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Atividade de extensão realizada
O ensino de inglês na era das tecnologias - PIBID 2011.
03/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Letras.
01/2013 - 12/2013
Direção e administração, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Coordenadora de área do subprojeto de Língua Inglesa do PIBID/UFTM/2011.
03/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, .

Cargo ou função
Membro suplente do Colegiado do IELACHS.
03/2012 - 10/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa V
Língua Inglesa VI
Planejamento e orientação de prática de ensino de língua inglesa IV
08/2011 - 08/2011
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e orientação de prática de ensino de língua inglesa II
Planejamento e orientação de prática de ensino de língua inglesa IV
Língua Inglesa VI
Língua Inglesa V
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras: Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês III
Inglês IV
Prática e Orientação de Estágio Supervisionado I

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Didático, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista Didático, Enquadramento Funcional: Bolsista Didático, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio de docência em cumprimento ao regulamento do programa de demanda social DS, CAPES.

Atividades

8/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Habilidades básicas integradas do inglês: produção e recepção de textos orais e escritos
O texto, o léxico, a gramática e os sons do inglês
O texto a gramática do inglês: a frase complexa e a expansão do sintagma nominal
04/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O Texto e a Gramática do Inglês: a Frase Complexa e a Expansão do Sintagma Nominal
O Texto e a Gramática do Inglês: o Sintagma Verbal Complexo
O Texto, o Léxico, a Gramática e Os Sons do Inglês
03/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O texto e a gramática do inglês: a frase complexa e a expansão do sintagma nominal
O texto e a gramática do inglês: as categorias sintáticas e a frase inglesa simples
03/2008 - 12/2008
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, .

Estágio realizado
Estágio de docência nas disciplinas: Tópicos de Fonologia e Introdução à Fonética e à Fonologia.

Instituto Anglo Latino Germânico de Idiomas S C Ltda, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

2/2006 - 3/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
8/1999 - 7/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Serviço Social da Industria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 24

Atividades

01/2007 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
Língua estrangeira - Inglês
1/2006 - 7/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola de Educação Infantil e 1 Grau Pequeno Polegar, PEQUENOPOLEGAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

2/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
2/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Sociedade Agostiniana de Beneficencia e Educação, FILOSOFIA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

3/2001 - 2/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Latim

Fundação Richard Hugh Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

5/1996 - 7/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Impactos das ações do PIBID nas escolas de Uberaba - MG

Descrição: O objetivo deste projeto é fazer um diagnóstico e analisar os impactos das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas de Uberaba, na região do Triângulo Mineiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maíra Sueco Maegava Córdula - Integrante / Marinalva Vieira Barbosa - Coordenador.
2011 - Atual
O material didático e a prática docente em língua inglesa

Descrição: O presente projeto busca conhecer a produção de material didático e planos de aula para a disciplina de língua inglesa no contexto da escola pública básica, com especial atenção às concepções de ensino de língua estrangeira e concepções do que é língua dos participantes do processo de ensino de língua inglesa na escola pública básica (como: professores, alunos de graduação em estágio ou em programas de iniciação à docência), ao mesmo tempo, que há o objetivo de instrumentalizar licenciandos e professores da rede básica de ensino para a elaboração de sequências ou planos de aulas e para a criação de material didático, considerando o papel da língua inglesa no mundo contemporâneo (globalizado e informatizado). .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .

Integrantes: Maíra Sueco Maegava Córdula - Coordenador.
Número de orientações: 4
2011 - Atual
Iniciação à docência: tempo e espaço de construção de diálogos entre universidade e escola

Descrição: Este projeto é a face de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFTM PIBID-2011, uma proposta interdisciplinar que, para ser executada, envolve pesquisa, ensino e extensão. Aprovada em abril de 2011 e implantada em julho do mesmo ano, será executado no período de julho de 2011 a junho de 2013 e está composto por pesquisadores das áreas de Química, Física, Matemática, Geografia, História, Ciências Biológicas, Letras Inglês, Letras Português e Letras Espanhol e Ciências Sociais. Trata-se de uma proposta de pesquisa voltada para o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos visando ao ensino e à aprendizagem e, principalmente, à formação inicial e continuada de professores de todas essas áreas e à melhoria do ensino e aprendizagem nas escolas públicas da região de Uberaba. Para tanto, os objetivos traçados e que não estão dissociados das atividades de ensino e extensão são: a) fortalecer a educação básica e valorizar a profissão docente na Região do Triângulo Mineiro e no Estado de Minas Gerais por meio de ações que envolvem o ensino a pesquisa e a extensão; b) desenvolver pesquisas que permitam fortalecer a articulação entre os objetivos do projeto pedagógico da UFTM e objetivos das políticas oficiais de melhoria da escola básica; c) Permitir que o licenciando dos cursos de licenciatura da UFTM aprenda, por meio de ações ligadas à pesquisa, ao ensino e à extensão, a mobilizar os conhecimentos teóricos para a análise de práticas de ensino e suas transformações; d) oferecer subsídios para que o licenciando construa um referencial teórico que o ajude a identificar os saberes e as capacidades necessárias à construção de respostas para as demandas da escola contemporânea; e) tornar os recursos tecnológicos disponíveis reais parceiros do professor da escola básica; f) promover uma aprendizagem por problemas visando a articulação entre saberes teóricos e práticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maíra Sueco Maegava Córdula - Integrante / Marinalva Vieira Barbosa - Coordenador / Amanda Regina Gonçalves - Integrante / Luiz Fernando Rodrigues - Integrante / Vera Lucia Bonfim Tiburcio - Integrante / Jauranice Rodrigues Cavalcanti - Integrante / Nilva Lúcia Lombardi Sales - Integrante / Flávio Henrique Dias Saldanha - Integrante / Alexandre Rossi - Integrante / Fernanda Andrade Dantas - Integrante / Natália Aparecida Morato Fernandes - Integrante / Janaína Aguiar Mendes Galvão - Integrante / Vania Cristina da Silva Rodrigues - Integrante / Marcos Dionízio Moreira - Integrante / Marcus Kazuo Matushima - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2013
O ensino de inglês na era das novas tecnologias

Descrição: Os objetivos deste subprojeto são: priorizar a formação integral do indivíduo, pensando-se em língua estrangeira como uma das múltiplas camadas aninhadas no ser humano social; mostrar a importância da apropriação da língua estrangeira como meio de inclusão social e disseminação da cultura nacional; propiciar a experimentação com tecnologias de informação e comunicação de modo a incluí-las na formação do professor de língua estrangeira integralmente, e não considerá-las como adendo ao processo; levar ao grupo de monitores e professores supervisores teorias e estudos sobre a questão da apropriação de línguas estrangeiras para ação no mundo contemporâneo, inclusive no que se referir às questões tecnológicas; desmistificar a ideia de dicotomia inglês britânico e inglês americano mostrando as singularidades dos vários países que têm o inglês como língua materna, como segunda língua e como língua estrangeira; preparar material didático em meio físico e em meio digital com diferentes gêneros textuais, para que os aprendizes percebam as diferentes linguagens que caracterizam os gêneros; oferecer oficinas extraclasses para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa;criar espaço físico e espaço digital propício para leitura de textos em língua inglesa que estejam articulados interdisciplinarmente com as diferentes áreas do saber.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .

Integrantes: Maíra Sueco Maegava Córdula - Coordenador / Adriane Frazão Silveira - Integrante / Adriano Inácio de Oliveira - Integrante / Candice Guarato Santos - Integrante / Carolina Pereira Campos - Integrante / Fernanda Fernandes Pereira - Integrante / Gabriela do Nascimento Bentes - Integrante / Gabriela Souza de Almeida - Integrante / Janon Mazeti Moreira - Integrante / Jéferson Ferreira Belo - Integrante / Jonathan Humberto Pereira Carrijo - Integrante / José Antônio Rodrigues Jarussi - Integrante / Márcia Adriana Alvarenga Pereira - Integrante / Melissa Ariadne Torres Araújo Rodrigues - Integrante / Nicollas Ranieri de Moraes Pessoa - Integrante / Pedro Macedo de Oliveira - Integrante / Jacqueline Mio Morlin - Integrante.
Número de orientações: 5


Outros Projetos


2012 - 2012
Programa Iniciação à Docência

Descrição: Projeto "O Ensino de Inglês na Era das Tecnologias".
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Maíra Sueco Maegava Córdula - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - 2014
Periódico: Revista do SELL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1998
Certificate of Proficiency in English, University of Cambridge.
1997
The Oxford Examination in English as a Foreign Language - Higher Level, University of Oxford.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava2013CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Análise comparativa da entoação do português brasileiro e do ingês norte-americano no filme Shrek. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 42, p. 33-44, 2013.

2.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava2011CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . As várias maneiras de se dizer não: um estudo introdutório das negativas no filme animado Shrek (2001). Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 40(1), p. 8-17, 2011.

3.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava2007CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . A presença da língua inglesa em textos didáticos e paradidáticos das séries iniciais do ensino fundamental brasileiro. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. XXXVI, p. 65-71, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Entoação e sentidos [recurso eletrônico]: análise fonético-fonológica dos padrões entoacionais do português brasileiro e do inglês norte-americano no filme Shrek. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2013. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BELO, J. F. ; PEREIRA, M. A. A. ; Machado, F. A. de A . Sequência didática: ensinando estratégias de leitura por meio de fábulas em Língua Inglesa. In: Marinalva Vieira Barbosa; Fernanda Borges de Andrade Dantas. (Org.). Produções didáticas: experiências no PIBID/UFTM. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editora, 2013, v. 1, p. 90-95.

2.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BELO, J. F. ; RODRIGUES, M. A. T. A. ; SILVEIRA, A. F. . Sequência didática: utilizando skimming e scanning para ler essays sobre política. In: Marinalva Vieira Barbosa; Fernanda Borges de Andrade Dantas. (Org.). Produções didáticas: experiências no PIBID/UFTM. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editora, 2013, v. 1, p. 96-98.

3.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; PEREIRA, F. F. ; MOREIRA, J. M. ; RODRIGUES, M. A. T. A. ; PESSOA, N. R. M. ; SILVEIRA, A. F. . Sequência didática: ensino dos gêneros digitais e uso dos phrasal verbs. In: Marinalva Vieira Barbosa; Fernanda Borges de Andrade Dantas. (Org.). Produções didáticas: experiências no PIBID/UFTM. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editora, 2013, v. 1, p. 99-103.

4.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; MOREIRA, J. M. ; CARRIJO, J. H. P. ; SILVEIRA, A. F. . Sequência didática - Eleições presidenciais: as realidades americana e brasileira. In: Marinalva Vieira Barbosa; Fernanda Borges de Andrade Dantas. (Org.). Produções didáticas: experiências no PIBID/UFTM. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editora, 2013, v. 1, p. 104-107.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . The role of pronunciation in TEFL for adult beginners. TCC EM RE-VISTA, Franca, , v. 3, p. 70 - 70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Questões metodológicas para o estudo da interface entoação e semântica. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin, 2011.

2.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; SILVA, R. S. ; BOLLELA, M. F. F. P. . Saber inglês traz felicidade? Uma análise semiótica de um manual didático de inglês como língua estrangeira no Brasil. In: 6o. Congresso Nacional de Pesquisadores do UNICEP, 2007, São Carlos. 6o. Conape - Congresso nacional de pesquisadores, 2007. p. 523-527.

3.
SILVA, R. S. ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . A prosódia como marcador discursivo nas narrativas do texto oral religioso espírita. In: 6o. Congresso Nacional de Pesquisadores do UNICEP, 2007, São Carlos. 6o. Conape - Congresso Nacional de Pesquisadores, 2007. p. 414-418.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . A entoação: diferentes enfoques de análise. In: 62º Seminário do GEL, 2014, Campinas. Anais do 62º Seminário do GEL, 2014.

2.
ZEULLI, Elizandra ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Crenças na iniciação à docência em línguas estrangeiras. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Caderno de Programação e Resumos. Natal: EDUFRN, 2013. p. 1915-1915.

3.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; ZEULLI, Elizandra . Práticas de iniciação à docência na formação de professores de línguas estrangeiras. In: I Encontro sobre ensino-aprendizagem do centro de línguas da FFLCH/USP, 2012, São Paulo. Programação e Caderno de Resumos, 2012. p. 79-79.

4.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . O uso de novas tecnologias na formação inicial de docentes de língua inglesa. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Programação e Caderno de Resumos, 2012. p. 217-217.

5.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Análise comparativa da entoação do português brasileiro e do inglês norte-americano no filme Shrek. In: 60o. Seminário do GEL, 2012, São Paulo. Programação do 60o. Seminário do GEL, 2012. p. 1-1.

6.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Questões metodológicas para o estudo da interface entoação e semântica. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin, 2011.

7.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Prosodia e sentido da palavra "não" - um estudo de caso. In: 58o. Seminário do GEL, 2010, São Carlos. 58o. Seminário do GEL, 2010. p. 1-1.

8.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . English prosody in textbooks for Brazilian learners. In: XXIV Spring Conference - A aprendizagem de inglês como língua estrangeira em diferentes idades, 2010, Araraquara. XXIV Spring Conference - A aprendizagem de inglês como língua estrangeira em diferentes idades, 2010. p. 18-18.

9.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; MASSINI-CAGLIARI, G. ; CAGLIARI, L. C. . Sentidos da entoação: um estudo comparativo. In: II Seminário de Estudo Lingüísticos da UNESP - SELIN, 2010, Araraquara. Anais do SELIN Seminário de Estudos Lingüísticos da UNESP, 2010. p. 56-56.

10.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Sentidos da Entoação: alguns desafios e possibilidades. In: 57o. Seminário do GEL, 2009, Ribeirão Preto. 57o. Seminário do GEL, 2009.

11.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . A prosódia em filmes animados. In: I Seminário de Estudos Lingüísticos da UNESP, 2009, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos do I SELIN Unesp, 2009.

12.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . A prosódia dos diálogos didáticos em manuais de ensino de inglês como língua estrangeira. In: 56o. Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto. 56o. Seminário do GEL, 2008.

13.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Análise fonético-fonológica dos padrões entoacionais do português brasileiro e do inglês norte-americano em filmes animados. In: VIII Seminário do programa de pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa: "Sujeito e Linguagem", 2008, Araraquara. Caderno de resumos, 2008.

14.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Entoação e semântica: uma proposta de estudo. In: X congresso Nacional de Fonética e Fonologia / IV Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2008, Niterói, RJ. Caderno de resumos do X Congresso Nacional de Fonética e Fonologia / IV Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2008. p. 31-31.

15.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . O processo de adaptação dos diálogos em livros didáticos de língua estrangeira. In: 16o. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007. 16o. InPLa - Linguagem em atividades, 2007.

16.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . O diálogo didático em diferentes suportes materiais: uma caracterização do gênero. In: 55o. Seminário do GEL, 2007, Franca/SP. 55o. Seminário do GEL, 2007.

17.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . A concepção de língua estrangeira presente nos diálogos didáticos. In: V SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas/RS. V SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007.

18.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; SILVA, R. S. ; BOLLELA, M. F. F. P. . Saber inglês traz felicidade? Uma análise semiótica de um manual didático de inglês como língua estrangeira. In: 6o. Congresso Nacional de Pesquisadores do UNICEP, 2007, São Carlos. 6o. CONAPE - Congresso Nacional de Pesquisadores, 2007. p. 4-4.

19.
SILVA, R. S. ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . A prosódia como marcador discursivo nas narrativas do texto oral religioso espírita. In: 6o. Congresso Nacional de Pesquisadores do UNICEP, 2007, São Carlos. 6o. CONAPE - Congresso Nacional de Pesquisadores, 2007. p. 4-4.

20.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . Características prosódicas de diálogos adaptados para manuais de ensino de língua estrangeira. In: 2o. Encontro de Pesquisadores da Pós-graduação, 2006, Franca. 2o. Encontro de Pesquisadores da Pós-graduação - 2006, 2006.

21.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . O texto adaptado no livro didático de inglês como língua estrangeira: o diálogo. In: XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - Linguagem e cultura: intersecções, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - Linguagem e cultura: Intersecções, 2006.

22.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . A presença da língua inglesa em textos didáticos e paradidáticos para crianças das séries iniciais do ensino fundamental brasileiro. In: 54o. Seminário do GEL, 2006. 54o. Seminário do GEL -2006- Caderno de resumos, 2006.

23.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . The flexible teacher within the method. In: 4th Southern Cone Tesol Convention, 2001, Curitiba. 4th Southern Cone Tesol Convention, 2001.

24.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . The role of pronunciation in TEFL to adult beginners. In: 1a. Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso, 1999, Franca. 1a. Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso da Universidade de Franca, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
ZEULLI, Elizandra ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Crenças na iniciação à docência em línguas estrangeiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Intonation Patterns: Meaning and Use. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Palestra: GTEDI (Grupo de texto e discurso: repersentação, sentido e comunicação). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Estudo comparativo da entoação: metodologia de análise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . O uso de novas tecnologias na formação inicial de docentes em língua inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; ZEULLI, Elizandra . Práticas de iniciação à docência na formação de professores de línguas estrangeiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Análise comparativa da entoação do português brasileiro e do inglês norte-americano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, V. V. S. ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . A proposta do subprojeto PIBID/UFTM 2011 Língua Inglesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Prosódia e sentido da palavra "não" - um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . English prosody in texbooks for Brazilian learners. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; MASSINI-CAGLIARI, G. ; CAGLIARI, L. C. . Sentidos da entoação: um estudo comparativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Sentidos da Entoação: alguns desafios e possibilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . A prosódia em filmes animados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . A prosódia dos diálogos didáticos em manuais de ensino de inglês como língua estrangeira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Análise fonético-fonológica dos padrões entoacionais do português brasileiro e do inglês norte-americano em filmes animados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Entoação e semântica: uma proposta de estudo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . O processo de adaptação dos diálogos em livros didáticos de língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . O diálogo didático em diferentes suportes materiais: uma caracterização do gênero. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . A concepção de língua estrangeira presente nos diálogos didáticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; SILVA, R. S. ; BOLLELA, M. F. F. P. . Saber inglês traz felicidade? Uma análise semiótica de um manual didático de inglês como língua estrangeira no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, R. S. ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . A prosódia como marcador discursivo nas narrativas do texto oral religioso espírita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . O texto adaptado no livro didático de inglês como língua estrangeira: o diálogo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . A presença da língua inglesa em textos didáticos e paradidáticos para crianças das séries iniciais do ensino fundamental brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BOLLELA, M. F. F. P. . Características prosódicas de diálogos adaptados para manuais de ensino de língua estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
PERONI, Lívia Santiago ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; CARMELINO, Ana Cristina ; BOLLELA, M. F. F. P. . Charge: caracterização segundo a teoria interacionista sociodiscursiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . The flexible teacher within the method. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . The role of pronunciation in TEFL to adult beginners. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Australian English? It's a piece of cake.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Parecer de Assessoria em Relatório de Iniciação Científica. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Parecer para Revista do GEL. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, V. V. S. ; RODRIGUES, I. ; BUJOCAS, A. ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Tecnologia e Educação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . English Phonetics and Phonology. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Variação Linguística. 2012. (Oficina).

3.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . English Phonetics and Phonology. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; BELLOCCHIO, C. M. . Tópicos em pronúncia de Língua Inglesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Brush up your English pronunciation. 2011. (Oficina).

6.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . English Phonetics and Phonology. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . English Phonetics and Phonology. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . English Phonetics and Phonology. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . Prática em legendagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . English Phonetics and Phonology. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; SOUZA, V. V. S. . Sotaques na tela do cinema: inglês britânico e inglês americano. 2011 (Evento de extensão cultural).

Demais trabalhos
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; Silva, A. F. da ; Barbosa, M. S. P. R. A. ; SOUZA, M. O. P. . Aspectos da Fonética Acústica. 2013 (Sessão de comunicação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Orlando Aparecido Cabrera. Imagens Publicitárias de Moda Veiculadas na Revista Herper's Bazaar Brasileira. 2013 - Universidade de Franca.

Teses de doutorado
1.
CAGLIARI, L. C.; COSTA, D. S.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; ROCHA, N. A.. Participação em banca de Maria Silvia Pereira Rodrigues Alves Barbosa. A nasalidade vocálica em português e em espanhol. 2014 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Cinara Aparecida Lara Capucho. Teaching Pronunciation. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Franca.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Adriano Inácio Oliveira.O discurso midiático acerca do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa por aprendizes adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Silvania CRistina de Oliveira Andrade.Características Fonéticas do Inglês falado por Brasileiros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de José Antônio Rodrigues Jarussi.A Presença de Fonemas do Padrão Inglês Norte-Americano em Canções de Intérpretes Inglesas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
SOUZA, V. V. S.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Daniela Valim de Oliveira.De redes sociais a comunidades de práticas: um estudo sobre a percepção e efetivação de affordances no ambiente on-line. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
DIAS-DA-SILVA, B. C.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Janaina Olsen Rodrigues.Um estudo exploratório de aspectos do processamento cognitivo do léxico mental: a conexão entre as estruturas conceitual e linguística. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

6.
MASSINI-CAGLIARI, G.; COSTA, D. S.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Tauanne Tainá Amaral.Direcionamento da cliticização prosódica nas Cantigas de Santa Maria. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
MASSINI-CAGLIARI, G.; MIGLIORINI, L. M. Q.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Thais Holanda de Abreu.Processos morfofonológicos desencadeados a partir da adjunção de sufixos de diminutivo e aumentativo em Português Arcaico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
CAGLIARI, L. C.; SOUZA, M. O. P.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Alexandre Wesley Trindade.O aspecto verbal em Jerönimo Soares Barbosa (1822). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
CAGLIARI, L. C.; SOUZA, M. O. P.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Participação em banca de Karen Merante Bis.Estatística para linguistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca examinadora do processo seletivo - Professor Substituto do Magistério Superior - Língua Inglesa, POPE Língua Inglesa e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; SALGADO, R. N.; Silva, L. C. da. Banca Examinadora - Professor Substituto do Magistério Superior. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Concurso público
1.
ARANHA, S.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; SALGADO, R. N.. Concurso público para carreira técnico-administrativa de tradutor e intérprete. 2012. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
SOUZA, V. V. S.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Processo seletivo para o cargo de professor de 3o. grau - substituto: Língua Inglesa e Práticas de Ensino de Língua Inglesa. 2011. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Outras participações
1.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca de Seleção de Professores Supervisores do PIBID - Língua Inglesa. 2014. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca de Seleção de Professores Supervisores do PIBID - Língua Inglesa. 2014. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca de Seleção de Alunos Bolsistas do PIBID - Língua Inglesa - PIBID. 2014. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; SALGADO, R. N.. Seleção de alunos para cadastro reserva do subprojeto de Língua Inglesa - PIBID UFTM 2011. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; BELLOCCHIO, C. M.; SANTOS, T. M. R.. Processo seletivo para o cargo de professor de inglês da Central de Idiomas Modernos. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

6.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca de Seleção de alunos para cadastro reserva do Subprojeto de Língua Inglesa - PIBID/UFTM/ 2011. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

7.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca de Seleção de alunos para cadastro reserva do Subprojeto de Língua Inglesa - PIBID/UFTM/ 2011. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

8.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca de Seleção de alunos para cadastro reserva do Subprojeto de Língua Inglesa - PIBID/UFTM/ 2011. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

9.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca de Seleção de alunos para cadastro reserva do Subprojeto de Língua Inglesa - PIBID/UFTM/ 2011. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

10.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca examinadora do processo seletivo - Professor de Inglês - Central de Idiomas Modernos. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

11.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Língua Inglesa. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.

12.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; SALGADO, R. N.. Seleção de alunos para cadastro reserva do subprojeto de Inglês - PIBID UFTM 2011. 2012. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

13.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; BELLOCCHIO, C. M.; SANTOS, T. M. R.. Processo Seletivo para o cargo de professor de inglês da Central de Idiomas Modernos. 2012. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

14.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; SALGADO, R. N.. Seleção de alunos para cadastro reserva do subprojeto Inglês PIBID UFTM 2011. 2012. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

15.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; BELLOCCHIO, C. M.. Seleção de professores para cadastro reserva do subprojeto de Língua Inglesa. 2012. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

16.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca de Seleção de alunos para cadastro reserva do Subprojeto de Língua Inglesa - PIBID/UFTM/ 2011. 2012. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

17.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca de Seleção de alunos para cadastro reserva do Subprojeto de Língua Inglesa - PIBID/UFTM/ 2011. 2012. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

18.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Banca examinadora do processo seletivo - Professor de Inglês - Central de Idiomas Modernos. 2012. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

19.
SOUZA, V. V. S.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Processo seletivo para o cargo de professor de inglês. 2011. Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba.

20.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; SOUZA, V. V. S.. Seleção de alunos bolsistas PIBID/UFTM de Língua Inglesa. 2011. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

21.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava; SOUZA, V. V. S.. Seleção de supervisores bolsistas PIBID/UFTM de Língua Inglesa. 2011. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

22.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Sessão de debates no V Congresso de Iniciação Científica da UNI-FACEF. 2011. Centro Universitário de Franca.

23.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Sessão de debates dp XII Encontro de Pesquisadores da Uni-Facef. 2011. Centro Universitário de Franca.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
62º Seminário do GEL.A entoação: diferentes enfoques de análise. 2014. (Seminário).

2.
VIII Congresso da ABRALIN. Crenças na iniciação à docência em línguas estrangeiras. 2013. (Congresso).

3.
Programa Mais Educação. 2013. (Outra).

4.
Curso de Extensão Universitária "Novas tecnologias para o ensino de Inglês". 2013. (Outra).

5.
1º Ciclo de Palestras Nucli-UFTM-IsF. 2013. (Outra).

6.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. O uso de novas tecnologias na formação inicial de docentes de língua inglesa. 2012. (Congresso).

7.
60o. Seminário do GEL.Análise Comparativa da entoação do português brasileiro e do inglês norte-americano. 2012. (Seminário).

8.
I Seminário de Avaliação do PIBID-UFTM.Tecnologia e Educação. 2012. (Seminário).

9.
I Encontro sobre ensino-aprendizagem do centro de línguas da FFLCH/USP.Práticas de iniciação à docência na formação de professores de línguas estrangeiras. 2012. (Encontro).

10.
XXIV Spring Conference - A aprendizagem de inglês como língua estrangeira em diferentes idades. English prosody in textbooks for Brazilian learners. 2010. (Congresso).

11.
58o. Seminário do Gel.Prosodia e sentido da palavra "não" - um estudo de caso. 2010. (Seminário).

12.
II Seminário de Estudo Lingüísticos da UNESP - SELIN.Sentidos da entoação: um estudo comparativo. 2010. (Seminário).

13.
57o. Seminário do GEL.Sentidos da Entoação: alguns desafios e possibilidades. 2009. (Seminário).

14.
I Seminário de Estudos Lingüísticos da UNESP.A prosódia em filmes animados. 2009. (Seminário).

15.
II Simpósio de Linguística e Semiótica: em torno da prosódia. 2009. (Simpósio).

16.
Congresso de Lingüística em Homenagem à Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves. 2008. (Congresso).

17.
X Congresso Nacional de Fonética e Fonologia / IV Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. Entoação e semântica: uma proposta de estudo. 2008. (Congresso).

18.
56o. Seminário do GEL.A prosódia dos diálogos didáticos em manuais de ensino de inglês como língua estrangeira. 2008. (Seminário).

19.
VIII Seminário do programa de pós-graduação em Língüística e Língua Portuguesa:.Análise fonético-fonológica dos padrões entoacionais do português brasileiro e do inglês norte-americano em filmes animados. 2008. (Seminário).

20.
Orientação para uso de bases de dados: introdução. 2008. (Oficina).

21.
Base de dados - SCOPUS e Science Direct. 2008. (Oficina).

22.
II Encontro CAPES/DGU: Linguagem, educação e virtualidade. 2008. (Encontro).

23.
Utilização do programa TOOL-BOX em pesquisa lexicográfica. 2008. (Outra).

24.
A contribuição do estudo dos sons para a aprendizagem da língua. 2008. (Outra).

25.
Cinco séculos de ortografia portuguesa: antigos e actuais debates. 2008. (Outra).

26.
16o. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. O processo de adaptação de diálogos em livros didáticos de língua estrangeira. 2007. (Congresso).

27.
6o. Congresso Nacional de Pesquisadores do UNICEP. A prosódia como marcador discursivo nas narrativas do texto oral religionso espírita. 2007. (Congresso).

28.
6o. Congresso Nacional de Pesquisadores do UNICEP. Saber inglês traz felicidade? Uma análise semiótica de um manual didático de inglês como língua estrangeira no Brasil. 2007. (Congresso).

29.
55o. Seminário do GEL.O diálogo didático em diferentes suportes materiais: uma caracterização do gênero. 2007. (Seminário).

30.
V SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.A concepção de língua estrangeira presente nos diálogos didáticos. 2007. (Seminário).

31.
5o. Congresso Nacional de Pesquisadores do UNICEP. Charge: caracterização segundo a teoria interacionista sociodiscursiva. 2006. (Congresso).

32.
54o. Seminário do GEL.A presença da língua inglesa em textos didáticos e paradidáticos para crianças das séries iniciais do ensino fundamental brasileiro. 2006. (Seminário).

33.
XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - Linguagem e cultura: intersecções.O texto adaptado no livro didádico de inglês como língua estrangeira: o diálogo. 2006. (Simpósio).

34.
2o. Encontro de Pesquisadores da Pós-graduação.Características prosódicas de diálogos adaptados para manuais de ensino de língua estrangeira. 2006. (Encontro).

35.
II Jornada em Análise do Discurso. 2005. (Outra).

36.
9th Braz-Tesol National Convention - Expanding Horizons in ELT. 2004. (Congresso).

37.
2a. Semana da Educação: Direito à Educação e à Cidadania. 2003. (Outra).

38.
4th Southern Cone Tesol Convention. The flexible teacher within the method. 2001. (Congresso).

39.
III Conferrence for Sociocultural Research. 2000. (Congresso).

40.
10th Braz-Tesol Regional Chapter Conference - Springing Motivation. 2000. (Congresso).

41.
1a. Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso.The role of pronunciation in TEFL to adult beginners. 1999. (Outra).

42.
I EAGiLE - Encontro de alunos de graduação de inglês como língua estrangeira.Australian English? It´s a /peis/ of /kaic/.. 1997. (Encontro).

43.
XII JELI - Jornada de ensino de língua inglesa.XII JELI - Jornada de ensino de língua inglesa. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, J. B. ; MORAIS, C. F. ; TABAK, F. ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2013. (Congresso).

2.
BARBOSA, M. V. ; DANTAS, F. B. A. ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . I Seminário de avaliação do PIBID-UFTM. 2012. (Congresso).

3.
CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava . III SELL - Simpósio Internacional de Estudo Linguísticos e Literários da UFTM. 2011. (Congresso).

4.
SANTOS, A. C. ; DIAS-DA-SILVA, B. C. ; ROZENFELD, C. C. F. ; MAURO, C. F. C. ; PAIVA, C. L. B. ; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava ; OLIVEIRA, M. A. ; EVANGELISTA, M. C. R. G. ; ROCHA, N. A. ; PAIVA, P. T. P. ; SANTOS, R. M. . XXIV Spring Conference - A aprendizagem de inglês como língua estrangeira em diferentes idades. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Silvania Crisitna de Oliveira Andrade. Características fonéticas do inglês falado por brasileiros em um manual de pronúncia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

2.
Ferrucio Mello Bento de Senne. Influência dos videogames e seu aproveitamento no aprendizado da língua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

3.
José Antônio Rodrigues Jarussi. A Presença de Fonemas do Padrão Inglês Norte-Americano em Canções de Intérpretes Inglesas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

4.
Melissa Ariadne T. A. Rodrigues. O impacto do uso das novas tecnologias na formação de professores dos licenciados participantes do Subprojeto PIBID Língua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

Orientações de outra natureza
1.
Fernanda Galera. Monitoria na disciplina Língua Inglesa 5. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

2.
Nicollas Ranieri de Moraes Pessoa. A abordagem multimidiática e de cultura de massa para o ensino de língua inglesa. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

3.
Fernanda F Pereira; Janon M Moreira; Melissa A T A Rodrigues. A importância da aprendizagem de inglês no ambiente escolar: um relato de experiência dos alunos licenciandos do PIBID. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

4.
Adriano Inácio Oliveira, Pedro Macedo Oliveira. Dificuldades na implantação de tecnologias na sala de aula de uma escola pública. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

5.
Gabriela S de Almeida, Fernanda R. M. Bergamini. O uso de novas tecnologias na sala de aula: uma reflexão. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

6.
Márcia Adriana Alvarenga Pereira. O uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa: um relato de experiência. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

7.
Candice Guarato Santos. Relatos de atividades nos diários de bordo do PIBID Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

8.
Jéferson Ferreira Belo. Relato de experiência: a produção de uma sequência didática para o ensino de estratégias de elitura em língua inglesa e sua aplicação em sala de aula. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

9.
Adriane Frazão Silveira, Fabiana Machado. A importância dos bolsistas no processo de ensino aprendizagem: atendimento aos alunos em sala de aula. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

10.
Jonathan H P Carrijo, José Antônio R Jarussi. Música e língua inglesa: uma experiência didática. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português/Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

11.
Fernanda Apolinário Galera. Monitoria de Língua Inglesa VI. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

12.
Larissa de Sousa Silveira. Monitoria em Língua Inglesa. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.

13.
Daniela Valim de Oliveira. Monitoria em Língua Inglesa. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Maíra Sueco Maegava Córdula.



Outras informações relevantes


1. O curso de graduação Letras: Português-Inglês foi iniciado no ano de 1996 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), a transferência para o curso correspondente na Universidade de Franca (Unifran) foi realizada no segundo período letivo de 1998.
2. Aprovação em segundo lugar no processo seletivo simplificado para a área de Lingüística do Centro Universitário de Franca (15 de fevereiro de 2008).
3. Aprovação em primeiro lugar no concurso público para contratação de professor substituto nas disciplinas "As categorias sintáticas e a frase inglesa simples", "A frase complexa e a expansão do sintagma verbal complexo", "O texto e a gramática do inglês: o sintagma verbal complexo", "O texto e a gramática do inglês: os operadores discursivos do inglês" na Unesp - Campus Araraquara. (28 de fevereiro de 2009).
4. Aprovação em primeiro lugar no processo seletivo simplificado de professor substituto para a área de Língua Inglesa e suas Literaturas (10 de março de 2009).
5. Aprovação em terceiro lugar no concurso público de provas e títulos na carreira de Magistério Superior: Língua inglesa e Práticas de Ensino em língua inglesa (11 de agosto de 2009)
6. Aprovação em número 120 no concurso de prova e títulos para provimento de cargo de professor educação básica II, Inglês. (Governo do estado de São Paulo - 28 de abril de 2004).
7. Aprovação em número 1200 no concurso de prova e títulos para provimento de cardo de professor educação básica II, Português (Governo do estado de São Paulo - 28 de abril de 2004).



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