Marcelo Ramos Lazzaratto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8735421911801916
  • Última atualização do currículo em 19/01/2019


Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas com a tese "Arqueologia do Ator: personagens e heterônimos". Graduado como Bacharel em Interpretação pela Universidade de São Paulo (1991). Pesquisa e desenvolve o sistema improvisacional e pressuposto estético Campo de Visão há 25 anos, tendo publico o livro "Campo de Visão: exercício e linguagem cênica", em 2011. É diretor artístico da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico sediada na cidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor - MS 3.1 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação teatral, direção teatral, interpretação teatral e dramaturgia cênica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Ramos Lazzaratto
Nome em citações bibliográficas
LAZZARATTO, M. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
Rua Pitágoras, 400
Cidade Universitária
13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6159
Telefone: (19) 35212444
URL da Homepage: www.iar.unicamp.br/docentes


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Arqueologia do Ator: personagens e heterônimos, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida.
Palavras-chave: heteronimo; Campo de percepção; Linguagem Cênica; Improvisação teatral; Dramaturgia Cênica; memoria.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
2000 - 2003
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Campo de Visão: Exercício e Linguagem Cênica,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Marcio Aurelio Pires de Almeida.
Palavras-chave: Improvisação teatral; Linguagem Cênica; Campo de percepção; Dramaturgia Cênica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Setores de atividade: Educação Superior.
1987 - 1991
Graduação em Bacharel em Interpretação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Artes da UNICAMP, IA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto de Artes da Universidade de Campinas, IA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento de Artes Cenicas, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS.3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2005 - atual - Membro do Conselho do Depto. de Artes Cênicas da Unicamp 2014 - atual - Chefe de Departamento de Artes Cenicas do Instituo de Artes da Universidade de Campinas

Atividades

08/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.

Atividade realizada
Grupo Intrerdisciplinar de Pesquisa em Poéticas da Cena.; Orgão(s): DAC - DEPARTAMENTO DE ARTES CENICASIA - INSTITUTO DE ARTES, ; Participação(ões): Participante.
01/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro do Conselho de Departamento.
02/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

01/2001 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2000- Improvisação II (currículo antigo)
2001- Interpretação III (curriculo antigo) ? Projeto: Gente?s
2002- Interpretação II (currículo antigo) ? Projeto: A Peça Didática de Baden Baden sobre o Acordo
2003 - 2004 AC 150 - Improvisação: o Jogo 1º Semestre
2003 - 2004 AC 250 - Improvisação: o Jogo 2º Semestre
2003 -2012 - Diretor dos Projetos Integrados de Criação Cênica I, II e III
2005 - 2012 AC 280 - Improvisação: a Palavra 2º Semestre
2005 - 2010 AC 180 - Improvisação: a Palavra 1º Semestre
2009 - 2012- AC 001 - Laborataorio de Interpretação Teatral -
03/2012 - 07/2012
Ensino, ARTES DA CENA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
AC-101-A ? Laboratório de Criação "investigações sobre o trágico"

TEATRO ESCOLA CÉLIA HELENA, CELIA HELENA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE TEATRO, Carga horária: 20

Atividades

02/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
INTERPRETAÇÃO TEATRAL

TEATRO ESCOLA MACUNAÍMA, MACUNAÍMA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE TEATRO, Carga horária: 20

Atividades

03/1993 - 12/1998
Ensino, TEATRO - INTERPRETAÇÃO, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
INTERPRETAÇÃO TEATRAL

CURSO OLSEN DE TEATRO, OLSEN, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE TEATRO, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE TEATRO, Carga horária: 20

Atividades

03/1995 - 12/1995
Ensino, TEATRO - INTERPRETAÇÃO, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
INTERPRETAÇÃO TEATRAL

CURSO DE TEATRO DO TUCA, TUCA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR - ESTAGIO, Carga horária: 20

Atividades

01/1990 - 12/1992
Estágios , CURSO DE TEATRO, .

Estágio realizado
PROFESSOR DE TEATRO.


Linhas de pesquisa


1.
Arqueologia do Ator

Objetivo: ?Arqueologia do Ator, personagens e heterônimos?, tem como premissa e objetivo investigar o ofício do ator. Não no que diz respeitos aos procedimentos técnicos de sua arte, mas, sim, de vasculhar a interioridade desse artista que traz em si a sua expressão artística tornando-a singular. Ao longo da trajetória de ator, diretor e professor de teatro, essa pesquisa arqueologico-poética chegou à seguinte definição: o ator não representa nem interpreta personagens, mas manifesta heterônimos. Para melhor esclarecer essa definição esse trabalho se debruça sobre um sítio arqueológico-poético: o corpo do ator. Ali, investiga/escava duas camadas sedimentares: a camada sedimentar da criatividade e a camada sedimentar da memória. Em um terceiro terreno, que também podemos chamar de território, geografia ou paisagem, interseccionando as reflexões extraídas das duas camadas anteriores, é construída a imagem heteronímica do trabalho do ator através de um jogo entre os conceitos singularidade, alteridade, memória individual e coletiva não fazendo a distinção entre sujeito e objeto, entre ator e personagem. Para isso ela conta com a ajuda de poetas, cineastas, filósofos e cientistas que em suas obras e estudos trouxeram em si a sensação de se perceberem múltiplos. Fernando Pessoa, Walt Whitman, Jorge Luis Borges, William Blake, Fellini, Tarkóvski e Spinoza são os guias dessa jornada..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.
Palavras-chave: Campo de percepção; heteronimo; Linguagem Cênica; memoria; alteridade.
2.
O Campo de Visão

Objetivo: Trata-se de um exercício de Improvisação Teatral coral no qual os participantes só podem movimentar-se quando algum movimento gerado por qualquer ator estiver ou entrar em seu campo de visão. Os atores não podem olhar olho no olho. Devem ampliar sua percepção visual periférica e através dos movimentos, de suas intenções e pulsações, conquistar naturalmente uma sintonia coletiva para dar corpo a impulsos sensoriais estimulados pelos próprios movimentos, por algum som ou música, por algum texto ou situação dramática. Trata-se de uma Improvisação conduzida, cabendo ao condutor a difícil tarefa de interferir apenas nos momentos precisos e necessários para impulsionar e realimentar o jorro criativo dos atores. Tarefa difícil, pois o condutor, sendo um olhar de fora, deve também estar em profunda sintonia com os participantes para que a sua condução não bloqueie o movimento criativo. Improvisação que exige dos atores um apuro em suas faculdades sensoriais, abrindo espaço para as suas intuições e para as cancelas de seus inconscientes para acessarem uma nova dimensão criativa, fora do espaço-tempo convencional. Expansão da consciência do ?self? em busca de uma consciência coletiva sem que se abra mão da individualidade. Por ser uma improvisação coral em que se estabelece de maneira indireta uma relação coro/protagonista (na primeira fase da sistematização) que se movimentam pelo espaço de acordo com suas escolhas e com os estímulos que recebem por parte do condutor, o Campo de Visão desenvolve no ator noção espacial, ativando e articulando um estado de concentração poética em que Razão e Sensibilidade se interseccionam livremente. Assim, através dessa primeira e mais importante regra (o ator só se movimenta quando algum movimento entrar no seu campo de visão) o ator estimula sobremaneira sua visão periférica para depois ampliar sua percepção sensorial em 360°. O Campo de Visão, na verdade é um primeiro passo para que o coletivo atuante no jogo improvisacional, adqu.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.
Palavras-chave: alteridade; Campo de percepção; Direção Teatral; Dramaturgia Cênica; heteronimo; Improvisação teatral.


Projetos de extensão


2014 - 2014
O Cortiço no Fringe- Festival de Teatro de Curitiba 2014
Descrição: Projeto que visa auxilio para apresnetacao do espetaculo O Cortico concebido na graduacao do Departamento de Artes Cenicas da Unicamp no Fringe 2014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (34) .

Integrantes: Marcelo Ramos Lazzaratto - Coordenador / Gracia Maria Navarro - Integrante.
Financiador(es): Faepex - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Sobe?


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Teatrais Pitágoras
2018 - Atual
Periódico: Olhares Revista da ESACH
2016 - Atual
Periódico: CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA


Revisor de projeto de fomento


2009 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Improvisação Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Processos criativos.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Premio Sao Paulo de Teatro Infantil e Jovem - melhor espetaculo O Dragao de Fogo, FEMSA.
2018
Premio Sao Paulo de Teatro Infantil e Jovem indicado a melhor Diretor, FEMSA.
2018
Premio Sao Paulo de Teatro Infantil e Jovem melhor ator coadjuvante, FEMSA.
2018
Premio Sao Paulo de Teatro Infantil e Jovem melhor Figurino, FEMSA.
2018
Premio Sao Paulo de Teatro Infantil e Jovem idicado Revelação, FEMSA.
2018
Sesi Circulação - Sala dos Professores, Sesi.
2017
Proac - peças Ineditas - Romeu e Julieta 80, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
2017
Proac Circulação peça Infantil O Dragão de Fogo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
2016
APCA - indicação melhor autor Sala dos Professores, APCA.
2016
Shell indicação melhor autor Sala dos Professores, Shell.
2016
Aplauso Brasil - melhor espetaculo Sala dos Professores, Aplauso Brasil.
2016
Aplauso Brasil indicação melhor elenco Sala dos Professores, Aplauso Brasil.
2016
Aplauso Brasil -indicação melhor autor Sala dos Professores, Aplauso Brasil.
2016
Arte Qualidade Brasil indicação Melhor diretor Sala dos Professores, Arte Qualidade Brasil.
2016
Arte Qualidade Brasil indicação Melhor autor Sala dos Professores, Arte Qualidade Brasil.
2016
Arte Qualidade Brasil indicação Melhor Elenco Drama Sala dos Professores, Arte Qualidade Brasil.
2015
Melhor Diretor, Festib.
2015
Cartas Libanesas vencedor de 7 Premios - Melhor Espetáculo - Melhor Diretor - Melhor Ator - Melhor Iluminação - Melhor Trilha Sonora - Melhor Cenário - Melhor Figurino no FESTIB, FESTIB.
2015
APCA - Melhor Autor - Cartas Libanesas - Indicação, APCA.
2015
Shell - Melhor Autor - Cartas Libanesas Indicação, Shell.
2015
Melhor Iluminação - Cartas Libanesas, FESTIB.
2014
Shell - Melhor Cenografia - Maldito Beneficio - Indicação, Shell.
2014
O Jardim das cerejeiras - Indicado a 5 Premios Aplauso Brasil - Melhor espetaculo de grupo, melhor diretor, melhor cenografoa, melhor figurino, melhor ator coadjuvante, Aplauso Brasil.
2013
Premio Myriam Muniz - Circulação, Funarte.
2010
Melhor Espetáculo no XXIII Festival Internacional de Teatro Universitario de Blumenau, FURB- Universidade de Blumenau.
2007
Melhor Iluminação da peça "A hora de nossa hora" no Fentepira, Secretaria de Cultura de Piracicaba.
2002
Melhor Espetáculo Infantil - "A Ilha Desconhecida" no 6° Festival de Americana, Secretaria da Cultura de Americana.
2001
Melhor Iluminação para o espetáculo "A Ilha Desconhecida" no XXV Festival de Teatro de Pindamonhangaba, Secretaria da Cultura de Pindamonhangaba.
2001
Melhor Iluminação no XXV FESTE, Prefeitura de Pindamonhangaba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LAZZARATTO, M. R.2018LAZZARATTO, M. R.. Em busca do corpo-paisagem. Geograficidade, v. 7, p. 61-68, 2018.

2.
LAZZARATTO, M. R.2017LAZZARATTO, M. R.; MIZUTANI, L. . A Opera de Pequim em O Dragao e Fogo. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 11, p. 7-15, 2017.

3.
LAZZARATTO, M. R.2016LAZZARATTO, M. R.; DOLES JR, C. A. . A deriva e as pistas dentro de um processo de criação cenica pelo mar de ruas e praças. Pitágoras 500 - Revista de estudos Teatrais, v. 10, p. 89-101, 2016.

4.
LAZZARATTO, M. R.2015LAZZARATTO, M. R.; ZENORINI, R. . Ifigenia: os sons como elementos de composição cenica. Rebento: Revista de Artes do Espetaculo, v. 5, p. 291-297, 2015.

5.
LAZZARATTO, M. R.2015LAZZARATTO, M. R.. Da sala Preta ao Jardim. Sala Preta, v. 15, p. 22-34, 2015.

6.
LAZZARATTO, M. R.2014LAZZARATTO, M. R.. Um Espaço para Ricardo III. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 7, p. 105-117, 2014.

7.
LAZZARATTO, M. R.2013LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia: quando o coro improvisa. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 4, p. 155-160, 2013.

8.
LAZZARATTO, M. R.2013LAZZARATTO, M. R.; GONCALVES, M. . Ifigenia e o Campo de Visão: poesia visionaria. Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais, v. 4, p. 39-53, 2013.

9.
LAZZARATTO, M. R.2012LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia e o Campo de Visao: o entrelacar entre Tema e Linguagem. Sobe?, v. 2, p. 04-08, 2012.

10.
LAZZARATTO, M. R.2012LAZZARATTO, M. R.. Improvisação Uma Necessidade. Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais, v. 2, p. 33-41, 2012.

11.
LAZZARATTO, M. R.2011LAZZARATTO, M. R.. Memoria e Imaginação em Jean Luc Lagarce. Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais, v. 1, p. 72-96, 2011.

12.
LAZZARATTO, M. R.2011LAZZARATTO, M. R.. A Cia. Elevador e Shakespeare. Sobe?, v. 1, p. 04-11, 2011.

13.
LAZZARATTO, M. R.2009LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão e o corpo-perceptivo. Olhares (São Paulo), v. 1, p. 28-32, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LAZZARATTO, M. R.; CASTRO, R. S O. ; MARTINS, P. H. ; VIEIRA, M. ; MOTA, W. . Cia. Elevador de Teatro Panorâmico: em Livro. 1. ed. , 2017. v. 1. 162p .

2.
ARTISTIC, A. N. P. S. P. C. ; LAZZARATTO, M. R. . Falas sobre o coletivo: entrevistas sobre teatro de grupo. 1. ed. BUENOS AIRES: EDITORIAL ARGUS - a, 2015. 546p .

3.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visão: exercício e linguagem cênica. 1. ed. São Paulo: Escola Superio de Artes Celia Helena, 2011. v. 1500. 280p .

Capítulos de livros publicados
1.
LAZZARATTO, M. R.; ROCHA, C. . Treinamento Tecnico e Trabalho improvisacional na formação do artista da cena: reflexões sobre a relação entre trabalho corporal e vocal. In: Mariana Baruco Machado Andraus. (Org.). Marcialidade e a Cena. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. 1, p. 83-94.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LAZZARATTO, M. R.. O Nariz de Saramago. Folha de Sao Paulo, Ilustrissima, p. 07, 08 maio 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LAZZARATTO, M. R.. Diasporas no Campo de Visão. In: Simposio Internacional Repensando Mitos Contemporaneos - Babel, 2018, Campinas. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2017. v. 1. p. 31-36.

2.
LAZZARATTO, M. R.. A Alteridade do Olhar. In: Festival Mirada 2016, 2016, Santos. A Alteridade do olhar, 2016. v. 1. p. 234-237.

Outras produções bibliográficas
1.
LAZZARATTO, M. R.. Minha parceria com Leonardo Cortez. Sao Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
LAZZARATTO, M. R.. Um Moliére Brasileiro. Sao Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
LAZZARATTO, M. R.. Shajespeare Do jeito que Voce Gosta. Sao Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
LAZZARATTO, M. R.; CASTRO, R. S O. ; MARTINS, P. H. . Do Jeito que Voce Gosta. Sao Paulo: Balao Editorial, 2012. (Tradução/Livro).

5.
LAZZARATTO, M. R.. A Atuação na Rua. Sao Paulo: Teatro Casa Forte, 2011 (Artigo).

6.
LAZZARATTO, M. R.. Pentesileia, uma mulher do mundo. Campinas, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
LAZZARATTO, M. R.. Projeto Conexões. 2008.

2.
LAZZARATTO, M. R.. Projeto Conexões. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
LAZZARATTO, M. R.. Estudo da peça Ronda dos malandros na encenação de Ruggero Jacobbi para o Teatro Brasileiro de Comédia. 2010.

2.
LAZZARATTO, M. R.. Estudo da peça Roda Viva, de Chico Buarque de Hollanda: análise comparativa das versões dramatúrgicas. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LAZZARATTO, M. R.. Vamos Namorar? Romeu e Julieta 80. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LAZZARATTO, M. R.. Aquela boa historia Romeu e Julieta 80. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LAZZARATTO, M. R.. Metropolis - Romeu e Julieta 80. 2018.

4.
LAZZARATTO, M. R.. Diasporas - Tv Globo SP TV. 2017.

5.
LAZZARATTO, M. R.. Cindy - Programa Metropolis TV CUltura. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
LAZZARATTO, M. R.. Diasporas - Programa Metropolis TV Cultura. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
LAZZARATTO, M. R.. Diasporas - Programa Primeiro Tempo Bandsports. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
LAZZARATTO, M. R.. Bate papo online da Sp Escola de Teatro com Marcelo Lazzaratto. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
LAZZARATTO, M. R.. Sala dos Professores. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
LAZZARATTO, M. R.. Sala dos Professores. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LAZZARATTO, M. R.. Curso Campo de Visão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao modulo 1. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao modulo 2. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LAZZARATTO, M. R.. IV ETU - Encontro de Teatro Universitario - Encontro ação - Extensão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visão - Tragedias. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
LAZZARATTO, M. R.; MARTINS, P. H. . Campo de Visao - Reverberações. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2015. .

11.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2015. .

12.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2015. .

13.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2014. .

15.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visão. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2013. .

17.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2013. .

18.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2012. .

19.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2012. .

20.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2012. .

21.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2012. .

22.
LAZZARATTO, M. R.; MARTINS, P. H. ; CASTRO, R. S O. . Work-Shop Processos Criativos. 2012. .

23.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2012. .

24.
LAZZARATTO, M. R.. Campo de Visao. 2012. .

25.
LAZZARATTO, M. R.; CASTRO, R. S O. . O Campo de Visao. 2011. .

26.
LAZZARATTO, M. R.; CASTRO, R. S O. . O Campo de Visao. 2011. .

27.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visao. 2010. .

28.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visao. 2010. .

29.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visao. 2010. .

30.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
LAZZARATTO, M. R.. O campo de Visão. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
LAZZARATTO, M. R.. Oficina de Direção Teatral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
LAZZARATTO, M. R.. O campo de Visão. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

34.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

35.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

36.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

37.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

38.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

39.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

40.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

41.
LAZZARATTO, M. R.. O Campo de Visão. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LAZZARATTO, M. R.. Romeu e Julieta 80. 2018. Teatral.

2.
LAZZARATTO, M. R.; CASTRO, R. S O. . Sala dos Professores - circulacao Sesi pelo interior de Sao Paulo- Franca, Maua, Sao Jose dos Campos, Rio Claro, Santos E OSASCO. 2018. Teatral.

3.
LAZZARATTO, M. R.. MAE CORAGEM. 2018. Teatral.

4.
LAZZARATTO, M. R.. MAE CORAGEM no Cis Guanabara - Extensão. 2018. Teatral.

5.
LAZZARATTO, M. R.. Antigona de Sofocles. 2018. Teatral.

6.
LAZZARATTO, M. R.. AsSombrasSao. 2018. Teatral.

7.
LAZZARATTO, M. R.; POSSANI, A. ; CUNHA, E. . Um Conto Infinito uma aprsentacao no Sesi Campinas. 2018. Teatral.

8.
LAZZARATTO, M. R.. Diasporas. 2017. Teatral.

9.
LAZZARATTO, M. R.. Diasporas. 2017. Teatral.

10.
LAZZARATTO, M. R.. Um Conto Infinito. 2017. Teatral.

11.
LAZZARATTO, M. R.. Cartas Libanesas. 2017. Teatral.

12.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo . O Dragão de Fogo. 2017. Teatral.

13.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo . O Dragão de Fogo. 2017. Teatral.

14.
LAZZARATTO, M. R.. Mauser. 2017. Teatral.

15.
LAZZARATTO, M. R.. A Decisao. 2017. Teatral.

16.
LAZZARATTO, M. R.. Hamlet: um estudo. 2017. Teatral.

17.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo . O Dragao de Fogo - temporada Cacilda Becker. 2017. Teatral.

18.
LAZZARATTO, M. R.. Cindy. 2017. Teatral.

19.
LAZZARATTO, M. R.. Cindy. 2017. Teatral.

20.
LAZZARATTO, M. R.. Electra.doc no Cis Guanabara. 2017. Teatral.

21.
LAZZARATTO, M. R.. Electra. doc na UNESP no III ETU. 2017. Teatral.

22.
LAZZARATTO, M. R.. Macbeth. 2016. Teatral.

23.
LAZZARATTO, M. R.. Cartas Libanesas. 2016. Teatral.

24.
LAZZARATTO, M. R.. Cartas Libanesas - Circuito Municipal de Cultura. 2016. Teatral.

25.
LAZZARATTO, M. R.. Sala dos Professores. 2016. Teatral.

26.
LAZZARATTO, M. R.. Um Conto Infinito. 2016. Teatral.

27.
LAZZARATTO, M. R.. Um Conto Infinito. 2016. Teatral.

28.
LAZZARATTO, M. R.. Cartas Libanesas SESC Copacabana. 2016. Teatral.

29.
LAZZARATTO, M. R.. O Jardim das Cerejeiras - circulação SESI. 2016. Teatral.

30.
LAZZARATTO, M. R.. Electra.doc. 2016. Teatral.

31.
LAZZARATTO, M. R.. Cartas Libanesas/ Festival em Marrocos. 2016. Teatral.

32.
LAZZARATTO, M. R.; CASTRO, R. S O. . 5 Olhares sobre Lenine. 2016. Teatral.

33.
LAZZARATTO, M. R.. Sala dos Professores. 2016. Teatral.

34.
LAZZARATTO, M. R.. Pequenos Burgueses. 2015. Teatral.

35.
LAZZARATTO, M. R.. Cartas Libanesas. 2015. Teatral.

36.
LAZZARATTO, M. R.. Cartas Libanesas. 2015. Teatral.

37.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2015. Teatral.

38.
LAZZARATTO, M. R.. O Jardim das cerejeiras. 2015. Teatral.

39.
LAZZARATTO, M. R.; NAVARRO, G. . O Cortiço. 2015. Teatral.

40.
LAZZARATTO, M. R.. Maldito Beneficio. 2015. Teatral.

41.
LAZZARATTO, M. R.. Maldito Beneficio. 2015. Teatral.

42.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2015. Teatral.

43.
LAZZARATTO, M. R.. O Jardim das cerejeiras. 2015. Teatral.

44.
LAZZARATTO, M. R.. Titus Furia. 2015. Teatral.

45.
LAZZARATTO, M. R.. Ricardo III. 2014. Teatral.

46.
LAZZARATTO, M. R.. O Jardim das Cerejeiras. 2014. Teatral.

47.
LAZZARATTO, M. R.. Maldito Beneficio. 2014. Teatral.

48.
LAZZARATTO, M. R.; MARTINS, P. H. ; CASTRO, R. S O. . Amor de Improviso. 2014. Teatral.

49.
LAZZARATTO, M. R.. 52 Hz e Vermelho ceu. 2014. Teatral.

50.
LAZZARATTO, M. R.. Do Jeito que Voce Gosta. 2014. Teatral.

51.
LAZZARATTO, M. R.; NAVARRO, G. M. . O Cortiço. 2014. Teatral.

52.
LAZZARATTO, M. R.. Ensaio sobre a queda. 2013. Teatral.

53.
LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia. 2013. Teatral.

54.
LAZZARATTO, M. R.. Ricardo III. 2013. Teatral.

55.
LAZZARATTO, M. R.; NAVARRO, G. . O Cortiço. 2013. Teatral.

56.
LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia. 2013. Teatral.

57.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2013. Teatral.

58.
LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia. 2013. Teatral.

59.
LAZZARATTO, M. R.. Versao de Cena: Cena do Balcao. 2012. Teatral.

60.
LAZZARATTO, M. R.. Versao de Cena: Ser ou nao Ser. 2012. Teatral.

61.
LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia. 2012. Teatral.

62.
LAZZARATTO, M. R.. Boca de Ouro. 2012. Teatral.

63.
LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia. 2012. Teatral.

64.
LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia. 2012. Teatral.

65.
LAZZARATTO, M. R.. À Sombra das Chuteiras Imortais. 2012. Performática.

66.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo . Chuva Pasmada. 2012. Teatral.

67.
LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia. 2012. Teatral.

68.
LAZZARATTO, M. R.. Loucura. 2012. Teatral.

69.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2012. Teatral.

70.
LAZZARATTO, M. R.. Opera Chica. 2012. Teatral.

71.
LAZZARATTO, M. R.. A Tempestade. 2011. Teatral.

72.
LAZZARATTO, M. R.. A Tempestade. 2011. Teatral.

73.
LAZZARATTO, M. R.. Do Jeito que Voce Gosta. 2011. Teatral.

74.
LAZZARATTO, M. R.. Ifigenia. 2011. Teatral.

75.
LAZZARATTO, M. R.. A hora em que não sabíamos nada uns dos outros. 2010. Teatral.

76.
LAZZARATTO, M. R.. Do Jeito que Voce Gosta. 2010. Teatral.

77.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo . Chuva Pasmada. 2010. Teatral.

78.
LAZZARATTO, M. R.. Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegase. 2010. Teatral.

79.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2010. Teatral.

80.
LAZZARATTO, M. R.. Rua do Medo. 2010. Teatral.

81.
LAZZARATTO, M. R.. Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny. 2010. Teatral.

82.
LAZZARATTO, M. R.. Ascensao e queda da Cidade de Mahagonny. 2010. Teatral.

83.
LAZZARATTO, M. R.. Paramos. 2010. Teatral.

84.
LAZZARATTO, M. R.. Cruzadas. 2010. Teatral.

85.
LAZZARATTO, M. R.. Tragicomédia de um Homem Misógino. 2010. Teatral.

86.
LAZZARATTO, M. R.. A Tragedia de Romeu e Julieta. 2009. Teatral.

87.
LAZZARATTO, M. R.. Tragicomédia de um Homem Misógino. 2009. Teatral.

88.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo . Eldorado. 2009. Teatral.

89.
LAZZARATTO, M. R.. O Carioca. 2009. Teatral.

90.
LAZZARATTO, M. R.. Ascensão e queda da cidade de Mahognny. 2009. Teatral.

91.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo . Eldorado. 2009. Teatral.

92.
LAZZARATTO, M. R.. Ascensão e queda da cidade de Mahagonny. 2009. Teatral.

93.
LAZZARATTO, M. R.. Katia e Paulo: uma alegoria paulistana. 2009. Teatral.

94.
LAZZARATTO, M. R.. O rei dos Urubus. 2008. Teatral.

95.
LAZZARATTO, M. R.. Os Afro-Sambas. 2008. Teatral.

96.
LAZZARATTO, M. R.. Ascensão e queda da Cidade de Mahagonny. 2008. Teatral.

97.
LAZZARATTO, M. R.. A Pena da Galhofa - adaptação dos contos O Espelho e A Cartomante de Machado de Assis. 2008. Teatral.

98.
LAZZARATTO, M. R.. O homem a Besta e a Virtude. 2008. Teatral.

99.
LAZZARATTO, M. R.. Caldé e os peixes que aprenderam a nadar no ar. 2008. Teatral.

100.
LAZZARATTO, M. R.. O Homem a Besta e a Virtude. 2008. Teatral.

101.
LAZZARATTO, M. R.. Tragicomédia de um homem misógino. 2008. Teatral.

102.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo . Eldorado. 2008. Teatral.

103.
LAZZARATTO, M. R.. Miranda e a Cidade. 2008. Teatral.

104.
LAZZARATTO, M. R.. Miranda e a Cidade. 2008. Teatral.

105.
LAZZARATTO, M. R.. O Homem a Besta e a Virtude. 2007. Teatral.

106.
LAZZARATTO, M. R.. Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse. 2007. Teatral.

107.
LAZZARATTO, M. R.. Erendira. 2007. Teatral.

108.
LAZZARATTO, M. R.. Esperando Godot. 2007. Teatral.

109.
LAZZARATTO, M. R.. Mostra da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico. 2007. Teatral.

110.
LAZZARATTO, M. R.. Ponto Zero. 2007. Teatral.

111.
LAZZARATTO, M. R.. O Homem que foi procurar água. 2007. Teatral.

112.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2006. Teatral.

113.
LAZZARATTO, M. R.. Perdoa-me por me Traíres. 2006. Teatral.

114.
LAZZARATTO, M. R.. Peça de Elevador. 2006. Teatral.

115.
LAZZARATTO, M. R.. Leocádia: a sombra de quatro patas. 2006. Teatral.

116.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2006. Teatral.

117.
LAZZARATTO, M. R.. Pai. 2006. Teatral.

118.
LAZZARATTO, M. R.. 11:32 Homem Caminhando Está. 2006. Teatral.

119.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2006. Teatral.

120.
LAZZARATTO, M. R.. Esperando Godot. 2006. Teatral.

121.
LAZZARATTO, M. R.. Esperando Godot. 2006. Teatral.

122.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2006. Teatral.

123.
LAZZARATTO, M. R.. Esperando Godot. 2006. Teatral.

124.
LAZZARATTO, M. R.. Esperando Godot. 2006. Teatral.

125.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . A Bilha Quebrada. 2006. Teatral.

126.
LAZZARATTO, M. R.. Esperando Godot. 2006. Teatral.

127.
LAZZARATTO, M. R.. Esperando Godot. 2005. Teatral.

128.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2005. Teatral.

129.
LAZZARATTO, M. R.. As Feiticeiras de Salém. 2005. Teatral.

130.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2005. Teatral.

131.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2005. Teatral.

132.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2005. Teatral.

133.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2005. Teatral.

134.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2005. Teatral.

135.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2005. Teatral.

136.
LAZZARATTO, M. R.. Esperando Godot. 2005. Teatral.

137.
LAZZARATTO, M. R.. Esperando Godot. 2005. Teatral.

138.
LAZZARATTO, M. R.. 11-32 Homem Caminhando Está. 2005. Teatral.

139.
LAZZARATTO, M. R.. A morta. 2005. Teatral.

140.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2005. Teatral.

141.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2005. Teatral.

142.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de improviso. 2005. Teatral.

143.
LAZZARATTO, M. R.. Intersecções. 2005. Teatral.

144.
LAZZARATTO, M. R.. Intersecções. 2005. Teatral.

145.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2005. Teatral.

146.
LAZZARATTO, M. R.. Seis Personagens a Procura de Um Autor. 2005. Teatral.

147.
LAZZARATTO, M. R.. Terror e Miséria do III Reich. 2004. Teatral.

148.
LAZZARATTO, M. R.. A Entrevista. 2004. Teatral.

149.
LAZZARATTO, M. R.. Seis Personagens a procura de um autor. 2004. Teatral.

150.
LAZZARATTO, M. R.. Biotério. 2004. Teatral.

151.
LAZZARATTO, M. R.. O Gigante da Floresta. 2004. Teatral.

152.
LAZZARATTO, M. R.. Amor de Improviso. 2004. Teatral.

153.
LAZZARATTO, M. R.. A Morta. 2004. Teatral.

154.
LAZZARATTO, M. R.. O Circulo de Giz Caucasiano. 2004. Teatral.

155.
LAZZARATTO, M. R.. As Feiticeiras de Salem. 2004. Teatral.

156.
LAZZARATTO, M. R.. Terror e Miseria do III Reich. 2004. Teatral.

157.
LAZZARATTO, M. R.. O Circulo de Giz Caucasiano. 2004. Teatral.

158.
LAZZARATTO, M. R.. ?Josefina, a Cantora e o Povo dos Ratos?. 2004. Teatral.

159.
LAZZARATTO, M. R.. ?A peça didatica de Baden Baden sobre o acordo? ? de Bertolt Brecht. 2003. Teatral.

160.
LAZZARATTO, M. R.. A hora em que não sabíamos nada uns dos outros. 2002. Teatral.

161.
LAZZARATTO, M. R.. Loucura. 2002. Teatral.

162.
LAZZARATTO, M. R.. A Ilha Desconhecida. 2002. Teatral.

163.
LAZZARATTO, M. R.. ?A peça didatica de Baden Baden sobre o acordo? ? de Bertolt Brecht. 2002. Teatral.

164.
LAZZARATTO, M. R.. A Ilha Desconhecida. 2001. Teatral.

165.
LAZZARATTO, M. R.. Loucura. 2001. Teatral.

166.
LAZZARATTO, M. R.. Gente'S. 2001. Teatral.

167.
LAZZARATTO, M. R.. Enamorados. 2001. Teatral.

168.
LAZZARATTO, M. R.. Uma Peça por Outra. 2000. Teatral.

169.
LAZZARATTO, M. R.. Maratona Mundial de Dança. 2000. Teatral.

170.
LAZZARATTO, M. R.. Hipólito, uma Tragédia. 1999. Teatral.

171.
LAZZARATTO, M. R.. A Arte da Comédia. 1999. Teatral.

172.
LAZZARATTO, M. R.. Maligno Baal o Associal. 1998. Teatral.

173.
LAZZARATTO, M. R.. Maligno Baal o Associal. 1998. Teatral.

174.
LAZZARATTO, M. R.. Senhorita Else. 1997. Teatral.

175.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . Senhorita Else. 1997. Teatral.

176.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . A Bilha Quebrada. 1995. Teatral.

177.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . A Bilha Quebrada. 1995. Teatral.

178.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . Cruzada das Crianças. 1995. Teatral.

179.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . A Bilha Quebrada. 1994. Teatral.

180.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . A Bilha Quebrada. 1993. Teatral.

181.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . Peça Coração. 1993. Teatral.

182.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . Ricardo II. 1992. Teatral.

183.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de . Mauser. 1991. Teatral.

184.
LAZZARATTO, M. R.. Macbeth. 1988. Teatral.

185.
LAZZARATTO, M. R.. Lusiadas or Not Lusiadas. 1987. Teatral.

Música
1.
LAZZARATTO, M. R.. Leitura Dramatica dos Textos do Dramaturgias Urgentes. 2012. Composição (estréia).

2.
LAZZARATTO, M. R.. Maldito Beneficio. 2012. Composição (estréia).

Outras produções artísticas/culturais
1.
LAZZARATTO, M. R.. Espadas de Papel - Corte Seco. 2010 (Atuação em Longa Metragem).

2.
LAZZARATTO, M. R.. 9mm. 2010 (Atuação em Mini Serie).

3.
LAZZARATTO, M. R.. Sob o Signo da Cidade. 2006 (Atuação em Longa Metragem).

Demais trabalhos
1.
LAZZARATTO, M. R.. Espadas de Papel - Corte Seco. 2010 (Preparador de Elenco) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LAZZARATTO, M. R.; NESPOLI, E. M.; SANTOS, M. T. L.. Participação em banca de Miguel Fernando Soares. Ensemble dos atores - ensemble dos espectadores: relações, contagios, e inversões no Teatro Oficina. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cenicas) - Escola de Comunicação e Artes.

2.
KOPELMAN, I. E.; OKAMOTO, Eduardo; MEDEIROS, E.; LAZZARATTO, M. R.; YAGYU, A. K.. Participação em banca de Bruna Luiza Elisa Munhoz. "O teatro fragmentado de Michel Vinver - Um estudo de caso: "Dissidente"".. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

3.
LAZZARATTO, M. R.; AGUILAR, G. M. M.. Participação em banca de Clara Rocha da Silva. O improviso como espaço de investigação e percepção do trabalho vocal tecnico-expressivo do ator. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

4.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo; ABREU, A. M. N.. Participação em banca de Carlos Doles Junior. O ator e seu trabalho de criação no espaço vivo da rua ou o espaço como potencia criadora para o ator. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

5.
LAZZARATTO, M. R.; HERNANDEZ, M. M. S.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de. Participação em banca de Daniel Silva Leuback Lopes. O Preparador Corporal e o Transito da Concepção para o Corpo em Cena. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

6.
LAZZARATTO, M. R.; HERNANDEZ, M. M. S.; KOPELMAN, I. E.. Participação em banca de Flora Gussonato. Movimento-Livre: procedimentos para a permanencia. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

7.
Almeida, Verônica Fabrini Machado de; SCHROEDER, J. L.; LAZZARATTO, M. R.; MARTTINS, J. B. D. F.. Participação em banca de Maria Cordelia de Souza Lima Galasso. O canto a partir da atu(ação): um caminho possível de trabalho de canto para o ator em formação por meio dos princípios das ações físicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

8.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; GUIMARAES JUNIOR, P. M.. Participação em banca de Eduardo Bordinhon de Moraes. Marlon Brando: o jovem rebelde e o Pdrinho - figuras deu ator-autor. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

9.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo; MUNIZ, M. L.. Participação em banca de Michele Costa Gonçalves. Campo de Visao: inventario de procedimentos. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

10.
RAMOS, L. F.; LAZZARATTO, M. R.; RAMIREZ, J. M. L. O.. Participação em banca de Tiago Luz de Oliveira. Diario de uma historia de amor: estrategias narrativas no teatro de Jean-Luc Lagarce. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cenicas) - Escola de Comunicação e Artes.

11.
LAZZARATTO, M. R.; Antonio Carlos de Araujo Silva; LEITE, M. D. T.. Participação em banca de Rodrigo Batista de Oliveira. Encenacao de Leitmotiv: o procedimento dramatico-musical para a constituicao de uma cena teatral e nao-dramatica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cenicas) - Escola de Comunicação e Artes.

12.
LAZZARATTO, M. R.; SANTANA, M. A.; MILLER, J. C.. Participação em banca de Eduardo Carlos Brasil Pereira. Praticas Teatrais em um curso livre de teatro: uma experiencia artistico pedagogica em que o teatro que se faz é o teatro que se ensina. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

13.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; SILVA, E. O.. Participação em banca de Esteban Javier Alvarez Campos. O trabalho do ator com as emoções: uma referencia concreta. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

14.
Cassiano Sydow Quilici; Feracini, R; LAZZARATTO, M. R.; PLA, D. R.. Participação em banca de Janaina Carrer. Verticalidade e Awarenes: qualidades de consciencia no trabalho do ator/performer. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

15.
LAZZARATTO, M. R.; SCHROEDER, J. L.; SILVA, E. O.. Participação em banca de Bruno de assis Garcia. Sobre Adaptações de Historias em Quadrinhos para Teatro. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

16.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; ANDRE, C. M.. Participação em banca de Rodrigo Spina de Oliveira Castro. A Voz e o Campo de Visao. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

17.
Almeida, Verônica Fabrini Machado de; OKAMOTO, Eduardo; HERNANDEZ, M. M. S.; LAZZARATTO, M. R.; ANDRE, C. M.. Participação em banca de Carolina Martins Delduque. Rastros da Tradição Stanislavskiana: procedimentos para o trabalho de criação do ator. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

18.
CATALAO, L. O. N.; LAZZARATTO, M. R.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Luis Roberto Arthur de Faria. Caderno de Dramaturgia: uma proposta de trabalho a partir de Noite de Reis de William Shakespeare. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

19.
LAZZARATTO, M. R.; SILVA, A. S.; COUTINHO, E. T.; BOLOGNESI, M. F.; SIMIONI, C. R.. Participação em banca de Renata Ferreira Kamla. Um olhar por meio de - mascaras uma possibilidade pedagogica. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cenicas) - Escola de Comunicação e Artes.

20.
LAZZARATTO, M. R.; RAMOS, L. F.; ROMANO, L. R. V.; VIANA, F. R. P.; PUPO, M. L. S. B.. Participação em banca de Manoel João Ochoa. Campos de Luz: contaminações luminosas no teatro paulistano 2011-2012. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cenicas) - Escola de Comunicação e Artes.

21.
LAZZARATTO, M. R.; Betti, Maria Silvia; Durão, Fabio Akcelrud. Participação em banca de Gislaine C. Oliveira. Desemaranhar: estudo de O metodo Brecht de Frederic Jameson. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

22.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Marcio Aurelio Pires de; Mate, Alexandre Luiz. Participação em banca de Carlos Eduardo Canhameiro. "Do Projeto à Cena: CHALAÇA a peça". 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

Teses de doutorado
1.
LAZZARATTO, M. R.; VITIELLO, J. Z.; AMADO, R. M. O.. Participação em banca de Vanja Poty Sandes Gomes Menezes. Desacelarando ou uma ode ao sol: praticas de meditacao e yoga no treinamento do artista da cena. 2018. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

2.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; KOPELMAN, I. E.; MARTINS, P. H.; MACHADO, V. T.. Participação em banca de Francisco Egydio de Carvalho. A moldura como formadora da personagem: shakespeare, Machado de Assis e Fernando Pessoa, poetas do disfarce e da mascara. 2018. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

3.
LAZZARATTO, M. R.; ROMANO, L. R. V.; Cassiano Sydow Quilici; OKAMOTO, Eduardo; GOLDBAUN, M. R.. Participação em banca de Juliana Reis Monteiro dos Santos. Sob a perspectiva do instante:o teatro como lugar de construção de um espaço tempo singular. 2017. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

4.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; OKAMOTO, Eduardo; VOLPE, M. F. E.; BASTOS, M. H. F. A.. Participação em banca de Rodrigo Spina de Oliveira Castro. Entre o ouvido e a voz. 2017. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

5.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, I. E.; HIRSON, R. S.; DAGOSTINI, N.; MAROCCO, I. A.. Participação em banca de Adriane Maciel Gomes. Giorgio Strehler: apropriação e ressignificação de Elementos da tradição Teatral na Formação do Encenador. 2017. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

6.
LAZZARATTO, M. R.; SPERBER, S. F.; MILTON, J.; RIBEIRO, A. C. R.; AZEVEDO, S. A. L. C.. Participação em banca de Regis Augustus Bars Closel. Sir Thomas More: estudo e tradução. 2016. Tese (Doutorado em Teoria e Historia Literaria) - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP.

7.
LAZZARATTO, M. R.; VITIELLO, J. Z.; ANDRAUS, M. B. M.; VELARDI, M.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; WOLFF, S. S.. Participação em banca de Mathilda Yakhni. Uma Jornada Somatica e os processos que viraram ilhas. 2016. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

8.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; MARTINS, G. S. L.; GONCALVES, J. C.. Participação em banca de Robson Rosseto. INTERFACES ENTRE CENA TEATRAL E PEDAGOGIA: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor. 2016. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

9.
LAZZARATTO, M. R.; SANTANA, M. A.; OKAMOTO, Eduardo; CANDEIAS, M. L.; BERTON, P. R.. Participação em banca de Rafael Luiz Marques Ary. Dramaturgia Colaborativa: Procedimentos de Criação e Formação. 2015. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes - Unicamp.

10.
LAZZARATTO, M. R.; BONFITP, M.; Cassiano Sydow Quilici; LOPES, E. S.; Silvia Fernandes da Silva Telesi. Participação em banca de Marcia Prado Abujamra. A alma, o olho, a voz: as autoperformances de Spalding Gray. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes.

11.
LAZZARATTO, M. R.; SILVA, E. O.; FERRCAINI, R.; HIRSON, R. S.; GODINHO, A. M. I.. Participação em banca de Melissa dos Santos Lopes. Territorio Cenico de Encontros Intimos. 2014. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

12.
Almeida, Verônica Fabrini Machado de; LAZZARATTO, M. R.; HIRSON, R. S.; Feracini, R; MILLER, J. C.; MATOS, L. H. A.. Participação em banca de Ana Clara Cabral Amaral Brasil. Dança e Imaginação. 2014. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

13.
SCHROEDER, J. L.; LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; Feracini, R; RAMOS, T. M. L.; SILVA, N. L. T.; COLLA, A. C.. Participação em banca de Ana Caldas Lewinsohn. Metaforas de Trabalho em praticas de Criação. 2014. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

14.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; KOPELMAN, I. E.; OTANI, D.; SILVA, D. A. E.. Participação em banca de Claudia Carla Echenique Saavedra. Shakespeare alem do espaço-tempo: uma conversa com os direitos humanos nas tragedias Tito Andronico, Ricardo III e Macbeth. 2014. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

15.
LAZZARATTO, M. R.; Antonio Luiz Dias Januzelli; Silvia Fernandes da Silva Telesi; Cassiano Sydow Quilici; SANTOS, M. T. L.. Participação em banca de Rene Marcelo Piazentin Amado. Dialogos com Ibsen: uma investigação sobre as possibilidades de tradução cênica do ultimo ciclo de Henrik Ibsen. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes.

16.
LAZZARATTO, M. R.; SANTOS, M. T. L.; Mate, Alexandre Luiz; SILVA, A. S.; LOPES, E. S.. Participação em banca de Adriano Marcelo Cypriano. Poeticas da Consciencia: aspectos do pós moderno no oficio do performer. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes.

17.
LOPES, S. P.; LAZZARATTO, M. R.; TOURINHO, L.; RIBAS, M. M.; OKAMOTO, Eduardo. Participação em banca de Liana Ferraz Diniz. Imagens para a voz: colheita teorica, colheita pratica e os diarios da atriz. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

18.
MONTEIRO, N. C. V.; FARIA, J. R. G.; LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, I. E.; Mate, Alexandre Luiz. Participação em banca de Manoel Levy Candeias. Comedia do Desajuste: as dramaturgias der Martins Pena e Arthur Azevedo como expressao de especificidades sociais brasileiras. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

19.
Almeida, Verônica Fabrini Machado de; LOPES, S. P.; HERNANDEZ, M. M. S.; TOURINHO, L.; MARTINS, E. V. D.; LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo; VOLPE, M. F. E.. Participação em banca de Daves Otani. Geratriz Improvisacional Espetacular: processo criativo em teatro. 2012. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

20.
LAZZARATTO, M. R.; Feracini, R; TOURINHO, L.; LOBO, E.; SILVA, D. T. R. L.. Participação em banca de Marina Fernando Elias Volpe. Cartografia de um Improvisador em Criação. 2011. Tese (Doutorado em Pos Artes) - Instituto de Artes - Unicamp.

21.
LAZZARATTO, M. R.; Silvia Fernandes da Silva Telesi; Antonio Carlos de Araujo Silva; Antonio Luiz Dias Januzelli; Cassiano Sydow Quilici. Participação em banca de Juliana Jardim Barboza. "Vestígios do Dizer de uma Escuta: repouso e deriva na palavra". 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes.

22.
LAZZARATTO, M. R.; Quilici, Cassiano Sydow; Ramos, Luiz Fernando; Duarte, Adriane da Silva; Almeida, Verônica Fabrini Machado de. Participação em banca de Isa Etel Kopelman. "As Vespas de Aristófanes e as questões da Dramaturgia". 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
LAZZARATTO, M. R.; CATALAO, L. O. N.; Cassiano Sydow Quilici. Participação em banca de Carlos Eduardo Canhameiro. Dramaturgia da/na pós-produção. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

2.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; MIRANDA, M. B.. Participação em banca de Luciana Aires Mesquita. "Initiatio: Mitologia e Alquimia~inspirações para as Artes da Cena". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

3.
LAZZARATTO, M. R.; Cassiano Sydow Quilici; FERRCAINI, R.. Participação em banca de Francisco Egydio de Carvalho. A moldura como formadora da personagem - Shakespeare, Machado de Assis e Fernando Pessoa poetas do disfarce e da mascara. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

4.
LAZZARATTO, M. R.; CATALAO, L. O. N.; ALEXANDRE SOBRINHO, G.. Participação em banca de Luis Roberto Arthur de Faria. A inter-relação teatro -TV: um estudo a partir da obra de Luis Alberto de Abreu e de Luiz Fernando Carvalho. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

5.
LAZZARATTO, M. R.; Cassiano Sydow Quilici; MARTINS, J. B. D. F.. Participação em banca de Rodrigo Spina de Oliveira Castro. O Encontro Vocal. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

6.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, I. E.; HIRSON, R. S.. Participação em banca de Adriane Maciel Gomes. Giorgio Strehler - apropriação e ressignificação de elementos da tradição teatral na formaçnao do encenador. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

7.
Almeida, Verônica Fabrini Machado de; KOPELMAN, I. E.; LAZZARATTO, M. R.; COLLA, A. C.; BARRENECHEA, M. A.. Participação em banca de Luciane de Campos Olendzki. Afirmação de vida na poetica do palhaço: o tragico e o grotesco em exercicios e composições clownescas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

8.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo; Almeida, Verônica Fabrini Machado de. Participação em banca de Robson Rosseto. Trajetos do Espectador Contemporaneo no percurso Formativo-poetico do professor de Teatro: proposicoes cenicas, experiencias e percepcoes. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

9.
LAZZARATTO, M. R.; CATALAO, L. O. N.; OKAMOTO, Eduardo. Participação em banca de Carolina Martins Delduque. Tchekhov e a cena brasileira - do texto à encenação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

10.
RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S.; OLIVEIRA, I. M. G.; LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Nara de Moares Calipo. A recepcao do produto artistico pela fonte coabitada: uma experiencia com as mulheres quebradeiras de coco babacu e seu tereco. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

11.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de. Participação em banca de Claudia Carla Echenique Saavedra. O uso da violencia em tres tragedias de Shakespeare a serviço dos Direitos Humanos. 2012 - Instituto de Artes da UNICAMP.

12.
LOPES, S. P.; LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo. Participação em banca de Liana Ferraz Diniz. Do impulso à expressao: estudos e procedimentos para a voz em cena. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

Qualificações de Mestrado
1.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; ANDRAUS, M. B. M.. Participação em banca de Luciana Mizutani. Dramaturgia de luta cenica: um dialogo entre o monomito de Vogler e o sistema de gong fu Shen She Chuen (Punho da serpente Sagrada). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

2.
LAZZARATTO, M. R.; Feracini, R; HIRSON, R. S.. Participação em banca de Andressa Moretti. Um estudo sobre a presença a partir do olhar de artistas da cena. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

3.
LAZZARATTO, M. R.; GERALDI, S. M.; CASTRO, C. N. A.. Participação em banca de Valquiria Moura Vieira. Do procedimento à cena - Estrategias de criação dramaturgica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

4.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo. Participação em banca de Carlos Alberto Doles Junior. Do trabalho de criação do ator no espaço vivo da rua ou o espaço como potencia criadora para o ator. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

5.
LAZZARATTO, M. R.; AGUILAR, G. M. M.; MARTTINS, J. B. D. F.. Participação em banca de Clara Rocha da Siva. O improviso como espaço de investigação e percepção do trabalho vocal tecnico e expressivo do ator. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

6.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo; KOPELMAN, I. E.. Participação em banca de Bruna Luiza Elias Munhoz. O Teatro Fragmentado de Michel Vinaver: um estudo de Caso: Dissidente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

7.
LAZZARATTO, M. R.; LAMBERT, M. M.; GERALDI, S. M.. Participação em banca de Elias de Oliveira Pintanel. Do corpo couraça a fluencia expressiva:contribuições da bio energetica na prepração de atores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

8.
Almeida, Marcio Aurelio Pires de; NAVARRO, G. M.; SANTANA, M. A.; LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Lidieth Yoeleni Alpizar Barquero. A funcao do ator e do diretor no processo colaborativo: experiencias de criacao nas artes cenicas na Costa Rica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

9.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, I. E.; HERNANDEZ, M. M. S.. Participação em banca de Flora Gussonato. Movimento Livre - Procedimentos Praticos para Permanencia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

10.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; KOPELMAN, I. E.. Participação em banca de Vivian Cristina Cardozo Razera. Os incompreendidos: uma investigação cine-teatral. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

11.
Almeida, Verônica Fabrini Machado de; SILVA, E. O.; LAZZARATTO, M. R.; NAVARRO, G.. Participação em banca de Jose Guilherme Pereira Bergamasco. Preparacao Corporal para atores e circenses: suas relacoes no plano da atuacao. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

12.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; GUIMARAES JUNIOR, P. M.. Participação em banca de Eduardo Bordinhon de Moraes. Eu vou estar marlombrando. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

13.
NAVARRO, G.; SANTANA, M. A.; LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de. Participação em banca de Fernanda Januzzelli Duarte. Circo-Teatro atraves dos tempos: cena e atuação no Pavilhao Arethuzza e no Circo de Tratro Tubinho. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

14.
LAZZARATTO, M. R.; OKAMOTO, Eduardo; VITIELLO, J. Z.. Participação em banca de Michelle Costa Gonçalves. Campo de Visao: inventario de procedimentos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

15.
Almeida, Verônica Fabrini Machado de; LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, I. E.. Participação em banca de Paula Mathenhauer Guerreiro. Entre a pena de Shakespeare e o teatro contemporaneo -as tensoes do novo lugar da dramaturgia classica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

16.
LAZZARATTO, M. R.; Cassiano Sydow Quilici; Leonardelli, P. Participação em banca de Janaina Carrer. Silencio e exaustao: qualidades de consciencia no trabalho do ator-performer. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

17.
LAZZARATTO, M. R.; SANTANA, M. A.; MILLER, J. C.. Participação em banca de Eduardo Carlos Brasil Pereira. Estado e jogo na sala de aula de atuação - teatralidades em um curso livre de teatro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

18.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; SILVA, E. O.. Participação em banca de Esteban Javier Alvarez Campos. Trabalho com as emoçoes na preparação fisica do ator. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

19.
Almeida, Verônica Fabrini Machado de; LAZZARATTO, M. R.; VOLPE, M. F. E.; BONFITP, M.. Participação em banca de Lineker Henrique de Oliveira. Pricipios e Procedimentos de Experimentação Corporal/Vocal do Artista da Cena. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

20.
LAZZARATTO, M. R.; SCHROEDER, J. L.; SANTOS, I. F.; NAVARRO, G.; Leonardelli, P. Participação em banca de Oswaldice de Jesus Conceição. Memoria Polifonica: uma potencia da oralidade do canto de D. Nadir a cena teatral. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

21.
LOPES, S. P.; Cassiano Sydow Quilici; FERREIRA, F. C. B.; LAZZARATTO, M. R.; NAVARRO, G. M.. Participação em banca de Miriam Regines Fontana. Mariana, a peregrina das aguas - o engendro de uma contadora de historias. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

22.
SCHROEDER, J. L.; LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, I. E.. Participação em banca de Bruno de Assis Garcia. Sobre Adaptações de Historias em Quadrinhos para Teatro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

23.
LAZZARATTO, M. R.; Ramos, Luiz Fernando. Participação em banca de Manoel Joao Uchoa. A Luz Cenica nos espaços nao convencionais de Sao Paulo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Cenicas) - Escola de Comunicação e Artes.

24.
LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Renata Ferreira Kamla. Um olhar, um novo olhar, atraves de. A mascara, uma possibilidade pedagogica. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Cenicas) - Escola de Comunicação e Artes.

25.
LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Lidia Olinto do Valle Silva. A Precisao Psicofisica: um estudo comparativo entre jerzy grotowski e Peter Brook sob a otica do binomio reprodutibilidade-espontaneidade. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

26.
LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Rodrigo Spina de Oliveira Castro. A Voz e o Campo de Visao. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

27.
LAZZARATTO, M. R.; CATALAO, L. O. N.. Participação em banca de Luiz Roberto Arthur de Faria. Caderno de Dramaturgia: uma proposta de trabalho a partir de Noite de Reis, de William Shakespeare. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

28.
LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Brisa de Oliveira Vieira. O Saber que tem a Força das Fontes. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

29.
LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Ana Caldas Lewinsohn. Teatro de Rua e Cavalo Marinho: uma experiencia. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.

30.
LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Marina Elias Volpe. Zona de Improviso: uma proposta para o desenvolvimento tecnico poetico do ator-dancarino e para a criacao cenica. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Almeida, Verônica Fabrini Machado de; NAVARRO, G. M.; KOPELMAN, I. E.; CATALAO, L. O. N.; LAZZARATTO, M. R.; SANTANA, M. A.; OKAMOTO, Eduardo. Membro da Banca Examinadora do Vestibulara de Artes Cenicas da Unicamp 2014. 2014. Instituto de Artes da UNICAMP.

Concurso público
1.
LAZZARATTO, M. R.; SANTANA, M. A.; MALLET, R.; MONTENEGRO, M.. Canto para o ator I e II, Musica e ritmo I e II. 2014. Instituto de Artes da Universidade de Campinas.

2.
LAZZARATTO, M. R.; Mate, Alexandre Luiz. Teatro e Ensino de Teatro. 2013. Universidade do Estado do Amazonas.

3.
LAZZARATTO, M. R.; TOURINHO, L.. Cenario, Figurino e Dança. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
LAZZARATTO, M. R.; TOURINHO, L.. Iluminação Cenica e Dança. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
LAZZARATTO, M. R.. Seleção Pos Graduação Artes da Cena Unicamp. 2018. Instituto de Artes da UNICAMP.

2.
LAZZARATTO, M. R.. Vestibular 2018 - Membro de Comissoa Julgadora do prova de habilidades especificas Artes Cenicas. 2018. Instituto de Artes da UNICAMP.

3.
LAZZARATTO, M. R.. Vestibular 2017 - Membro de Comissoa Julgadora do prova de habilidades especificas Artes Cenicas. 2017. Instituto de Artes da UNICAMP.

4.
LAZZARATTO, M. R.. Seleção Pos Graduação Artes da Cena Unicamp. 2017. Instituto de Artes da UNICAMP.

5.
LAZZARATTO, M. R.. Seleção Pos Graduação Artes da Cena Unicamp. 2016. Instituto de Artes da UNICAMP.

6.
LAZZARATTO, M. R.; KOPELMAN, I. E.; BONFITP, M.; OKAMOTO, Eduardo; MALLET, R.; CASTRO, R. S O.; ONOFRE, M.; MARTINS, W.. Membro da Banca Examinadora de Artes Cenicas Vestibular 2015. 2015. Departamento de Artes Cenicas da Unicamp.

7.
LAZZARATTO, M. R.; CATALAO, L. O. N.; KOPELMAN, I. E.; NAVARRO, G. M.; OKAMOTO, Eduardo; BONFITP, M.. Membro da Banca examinadora do exame de aptidao do Vestibular 2013 dpto de artes cenicas da Unicamp. 2013. Instituto de Artes - Unicamp.

8.
LAZZARATTO, M. R.; Almeida, Verônica Fabrini Machado de. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2010.. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

9.
LAZZARATTO, M. R.. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2009. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

10.
LAZZARATTO, M. R.. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2008. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

11.
LAZZARATTO, M. R.. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2007. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

12.
LAZZARATTO, M. R.. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2006. 2006. Universidade Estadual de Campinas.

13.
LAZZARATTO, M. R.. Integrou o júri do ?20º Festival de Teatro Universitário de Blumenau?. 2006. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

14.
LAZZARATTO, M. R.. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2005. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

15.
LAZZARATTO, M. R.. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2004. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

16.
LAZZARATTO, M. R.. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2003. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

17.
LAZZARATTO, M. R.. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2002. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

18.
LAZZARATTO, M. R.. Membro da banca examinadora do exame de aptidão em artes cênicas, vestibular 2001. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

19.
LAZZARATTO, M. R.. Jurado de Fstival de Teatro - Mapa Teatral de Sao Paulo. 2001. Secretaria da Cultura do Estado de Sao Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Festival Internacional de Arte e Cultura Jose Luiz Kinceler.Campo de Visao: exercicio e linguagem cenica. 2018. (Outra).

2.
IV ETU.Encontro-ação ; Campo de Visão. 2018. (Encontro).

3.
Tragedias.Velhos Textos, Novas ideias: a permanencia das tragedias. 2018. (Seminário).

4.
Simposio Internacional Repensando Mitos Contemporaneos - Babel.Diasporas como espetaculo convidado para a abertura do Simposio. 2017. (Simpósio).

5.
1º Colóquio Trupé de Teatro e Pesquisa.A imrovisação em processos colaborativos. 2016. (Outra).

6.
400 anos sem Shakespeare.400 anos sem Shakespeare. 2016. (Encontro).

7.
8º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council.Dramaturgia e Relações de Poder. 2016. (Seminário).

8.
Festival Mirada 2016.Teatro: lugar plural. 2016. (Seminário).

9.
Festival Mirada 2016.Mapas de Criação e Intercambio. 2016. (Oficina).

10.
II Encontro de Teatro Universitario de Sao Paulo.A formação teatral na Universidade. 2016. (Encontro).

11.
Projeto Diasporas - Diasporas Contemporaneas.Identidade e Alteridade. 2016. (Seminário).

12.
Projeto Diasporas - Diasporas Contemporaneas.Globaliozação e Fronteiras. 2016. (Seminário).

13.
Roda de Coversa: o ator, o espaço cênico e a criação.O ator, o espaço cênico e a criação. 2016. (Encontro).

14.
Sala de Dramaturgia Brasileira.A drmturgia Brasileira e o Teatro de Grupo. 2016. (Encontro).

15.
Sala de Dramaturgia Brasileira 2.A dramaturgia contemporanea e o teatro de grupo. 2016. (Encontro).

16.
VII Seminario Nacional sobre Geografia e Fenomenologia (SEGHUM).Experiencia dos sentidos: corpo e lugar - Em busca do Corpo Paisagem. 2016. (Seminário).

17.
III SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-­‐GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA: ENCONTROS E DIÁLOGOS.A pesquisa da Cia. Elevador de Teatro Panoramico. 2015. (Seminário).

18.
V Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.Criação em Coletivo. 2015. (Simpósio).

19.
Qual o Lugar do Teatro.Campo de Visão: exercicio e linguagem cenica. 2014. (Outra).

20.
Qual o Lugar do Teatro.Campo de Visão: exercicio e linguagem cenica. 2014. (Outra).

21.
Remember-me 450 anos de Shakespeare. Shakespeare em cena- aqui e agora. 2014. (Congresso).

22.
VI Semana de Estudos Teatrais: a força do teatro de grupo no Brasil.Demonstração de Processo da Cia. Elevador de Teatro Panoramico. 2014. (Simpósio).

23.
A arte na rua e o uso do espaço público em ?A hora em que não sabíamos nada uns dos outros?.A arte na rua e o uso do espaço público em ?A hora em que não sabíamos nada uns dos outros?. 2013. (Outra).

24.
Ser ou não ser Shakespeare?.Ser ou não ser Shakespeare?. 2013. (Outra).

25.
Experimento Shakespeare.Encenar Shakespeare. 2012. (Encontro).

26.
Festival Nacional De Teatro de Presidente Prudente.Dialogo sobre o Processo Criativo do espetaculo Ifigenia. 2012. (Outra).

27.
Mostra Mia Couto - SESC Santo Amaro.Transito da Literatura para a cena teatral. 2012. (Encontro).

28.
Reflexoes sobre o Tragico.Reflexoes Sobre o Tragico. 2012. (Encontro).

29.
Encontros sobre o Tragico.O Tragico e a Dramaturgia. 2011. (Encontro).

30.
Encontros sobre o Tragico.O Tragico e o Imaginario. 2011. (Encontro).

31.
Encontros sobre o Tragico.O Tragico e a Direção. 2011. (Encontro).

32.
Teatro Em Conexão ? Workshops e Debates com artistas renomados da área da Cultura Digital..Teatro e seus espaços: tradicionais, não convencionais e virtuais. 2011. (Encontro).

33.
Voz e o Teatro.Voz e o Teatro. 2011. (Seminário).

34.
Voz e Teatro.Voz e Teatro. 2011. (Outra).

35.
XIX Congresso Interno de Iniciação Cientifica da Unicamp. Do teatro ao Cinema: divergencias e convergencias na utilização da poetica de Brecht na realização de Dogville. 2011. (Congresso).

36.
Encontros com Shakespeare.Shakespeare e o Imaginário. 2010. (Seminário).

37.
Encontros com Shakesperae.Shakespeare e a Encenação. 2010. (Seminário).

38.
Pato Selvagem.Dramaturgo Bom é Dramaturgo Morto. 2010. (Encontro).

39.
?A Cena Sã: os transtornos e seus contornos poéticos?.?A Cena Sã: os transtornos e seus contornos poéticos?. 2009. (Outra).

40.
Minha Vida na Arte.Minha Vida na Arte. 2009. (Encontro).

41.
Nu Concreto.A Narrativa das Imagens. 2009. (Encontro).

42.
XXII Fetesp - Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo.O tatro e seus aspectos formativos. 2009. (Outra).

43.
I Festival Iberoamericano de Teatro em São Paulo. Os Coletivos e as Escolas Teatrais como novas alternativas para o Teatro Latino Americano. 2008. (Congresso).

44.
Projeto Perdigoto.O Ator e a Improvisação. 2008. (Encontro).

45.
?Olhares Urbanos? realizada pela Cia. Teatro X..?Olhares Urbanos?. 2007. (Encontro).

46.
?Teatro de Grupo de Teatro?..?Teatro de Grupo de Teatro?.. 2007. (Seminário).

47.
Mostra Experimentus.?A Pesquisa artística e acadêmica: Provocadores da vida teatral??. 2007. (Encontro).

48.
?Beckett. Sempre. Ainda.? Promovido pelo Espaço Contaponto.O Teatro de Beckett. 2006. (Encontro).

49.
II Colóquio de Estudos Germânicos ? Mito e Magia Unesp ? Araraquara na Faculdade de Ciências e Letras..O Teatro de Peter Handke- "A hora em que não sab[iamos nada uns dos outros". 2006. (Encontro).

50.
?A Arte Cênica como uma fronteira móvel: limites entre teatro dança e performance? do projeto cultural ?Novas Identidades ? a vida em transformação? da CPFL em Campinas..?A Arte Cênica como uma fronteira móvel: limites entre teatro dança e performance?.. 2005. (Encontro).

51.
Cenografia em Debate no SESC - Anchieta.?O Encenador cenógrafo e o Cenógrafo encenador?.. 2003. (Encontro).

52.
Palavra em movimento -Promovido pelo Instituto Goethe - SP.Intérprete Material e Tradução a partir da Gestualidade.. 2003. (Encontro).

53.
Processos Craitivos - Unesp.O processo criativo da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. 2003. (Encontro).

54.
Reflexos de Cenas.Cenografia. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAZZARATTO, M. R.; PANGONIS, G. . IV ETU - Encontro de Teatro Universitario - Extensão. 2018. (Outro).

2.
LAZZARATTO, M. R.; CASTRO, R. S O. . Sala de Dramaturgia Brasileira. 2016. (Outro).

3.
LAZZARATTO, M. R.; MARTINS, P. H. ; CASTRO, R. S O. . Sala de Dramaturgia Brasileira 2. 2016. (Outro).

4.
LAZZARATTO, M. R.; MARTINS, P. H. ; CASTRO, R. S O. . Projeto Diasporas - Diasporas Contemporaneas - Cliclo de Seminarios. 2016. (Outro).

5.
LAZZARATTO, M. R.. Festival Mirada 2016 - Curadoria das Atividades Formativas - Extensao. 2016. (Festival).

6.
LAZZARATTO, M. R.; CASTRO, R. S O. . II Mostra Universitaria de Teatro do Espaço Elevdor. 2012. (Outro).

7.
LAZZARATTO, M. R.. Encontros sobre o Tragico. 2011. (Outro).

8.
LAZZARATTO, M. R.. I Mostra Universitaria de Teatro do Espaço Elevdor. 2011. (Outro).

9.
LAZZARATTO, M. R.. Encontros com Shakespeare. 2010. (Outro).

10.
LAZZARATTO, M. R.. Abertura do Processo. 2010. (Outro).

11.
LAZZARATTO, M. R.. As Narrativas de Imagens: Nu Concreto. 2008. (Outro).

12.
LAZZARATTO, M. R.. Curador do 14° Fentepp: Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente. 2007. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Graziele Cristina Garbuio. TINHA UMA AÇÃO POÉTICA NO MEIO DO CAMINHO ? Investigação teórico-prática dos diálogos entre gestus social e poesias drummondianas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Elias de Oliveira Pintanel. Atenção e energia corporal: da preparação atoral ao acontecimento cênico. Início: 2018. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP. (Orientador).

2.
Carlos Canhameiro. Dramaturgia da/na Pos-Produção. Início: 2015. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Andressa Herbst Sanday. A Tragicidad em Macbeth. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Cenicas) - Instituto de Artes da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Clara Rocha da Silva. O improviso como espaço de investigação e percepção do trabalho vocal tecnico-expressivo do ator. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP, . Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

2.
Carlos Doles Junior. O ator e seu trabalho de criação no espaço vivo da rua ou o espaço como potencia criadora para o ator. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP, . Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

3.
Flora Gussonato. Movimento-Livre: procedimentos para a permanencia. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP, . Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

4.
Eduardo Bordinhon de Moraes. Marlon Brando: o jovem rebelde e o padrinho - figuras de um ator-autor. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas, . Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

5.
Michelle Costa Gonçalves. Campo de Visao: inventario de procedimentos. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP, . Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

6.
Rodrigo Spina de Oliveira Castro. A Voz e o Campo de Visao. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP, . Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

7.
Pedro Haddad Martins. O Metateatro como instrumento para a formaçnao teatral de alunos-atores entre 08 e 12 anos. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

Tese de doutorado
1.
Francisco Egydio de Carvalho. A moldura como formadora da personagem: shakespeare, Machado de Assis e Fernando Pessoa, poetas do disfarce e da mascara. 2018. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP, . Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

2.
Rodrigo Spina de Oliveira Castro. Entre o ouvido e a voz. 2017. Tese (Doutorado em Artes da cena) - Instituto de Artes da UNICAMP, . Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

3.
Robson Rosseto. INTERFACES ENTRE CENA TEATRAL E PEDAGOGIA: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor. 2016. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes - Unicamp, . Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

Iniciação científica
1.
Juliana Saravali Garcia. Do individuo ao Coletivo: uma investigação sobre o jogo teatral. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cenicas) - Instituto de Artes da UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

2.
Paula Sauerbronn de Andrade. Dos Arquetipos a Criacao Cenica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cenicas) - Instituto de Artes da UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

3.
Maira Gewehr Wirth. Tecido e método; Conceitos do sistema stanislavskiano aplicados ao tecido acrobático. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cenicas) - Instituto de Artes da UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

4.
Maira Gewehr. Os Palhaços de Godot. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cenicas) - Instituto de Artes da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

5.
Felipe Aidar da Silva. 'Do teatro ao cinema: divergências e convergências na utilização da poética de Brecht na realização de Dogville'. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em artes cenicas) - Instituto de Artes da Universidade de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

6.
Raymundo Castillo Moscarella. A integração psicofísica do organismo do ator na técnica Michael Chekhov. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cenicas) - Instituto de Artes da UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.

7.
Raymundo Castillo Moscarella. A importância e o desenvolvimento da concentração do ator no sistema stanislavskiano.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
LAZZARATTO, M. R.; MARTINS, P. H. . Campo de Visao - Reverberações. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LAZZARATTO, M. R.. IV ETU - Encontro de Teatro Universitario - Encontro ação - Extensão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:29:46