Vonínio Brito de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2849515817633396
  • Última atualização do currículo em 27/10/2018


Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (PPGA-UFPA/Belém-PA- 2017); mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia- UFAM (2009)- Concentração em Política e Gestão Ambiental. Pós-graduação em Tradução de Inglês (Universidade Gama Filho (UGF 2013); Gestão Educacional (UFSM 2012); Especialização em "Língua Inglesa e Metodologia de Ensino ? Aprendizagem" (UFT/British Counsil/ 2005); Especialização em "Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e inglesa" (Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER/2004) e Graduado em LETRAS (Português e Inglês e respectivas literaturas) pela Fundação Universidade do Tocantins (2001).Participou do SITP( Swiss International Teacher's Program) promovido pela Lemman Foundation na cidade de Fort Myers-Florida/USA. Atualmente é professor efetivo no IFTO, Campus-Porto Nacional-TO. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vonínio Brito de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, V. B.;CASTRO, V.B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
Avenida Tocantins, A.I. Loteamento Mãe Dedé.
Loteamento Mãe Dedé
77500000 - Porto Nacional, TO - Brasil
Telefone: (63) 33639700


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A chegada das barragens e as transições nos modos de vida de ?vazanteiros-pescadores? do Médio rio Tocantins, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Flávio Bezerra Barros.
Bolsista do(a): Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, IFTO, Brasil.
Palavras-chave: barragens, agricultura de vazante, pesca, ecossist.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado profissional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: As Transformações no Mundo do Trabalho e no Ambiente da Pesca no Povoado Cajueiro, Palmeirante-TO, Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Henrique dos Santos Pereira, Ph.D..
Bolsista do(a): FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS-TO, FECOLINAS, Brasil.
Palavras-chave: Pesca 2. População ribeirinha 3. Etnografia.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Especialização em Tradução. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: A PRÁTICA DA TRADUÇÃO NA APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO.
Orientador: Dra. Beatriz Fernandes Caldas.
2010 - 2011
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Gestão dos Microssistemas no ambiente sócio escolar: percepções de alunos e alunas do ensino técnico da rede pública Federal de Palmas-TO.
Orientador: Dra. Marta Roseli de Azeredo Barichello.
2004 - 2005
Especialização em Língua Inglesa e Metod. de Ensino-Aprendizagem. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: Music as a Facilitating Technique for the Teaching Learning of the English Language at High School.
Orientador: Luiz Antônio Soares Machado.
2003 - 2004
Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Port e Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa e Inglesa.
Orientador: Dra. Kelly Cristina Molinari da Silva.
1998 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em Português e Inglês e suas re.
Fundação Universidade do Tocantins, UNITINS, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Cours d'été de Langue et de Culture françaises. (Carga horária: 60h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
2013 - 2013
General English and IELTs preparation. (Carga horária: 240h).
BLS English, BLS, Inglaterra.
2012 - 2012
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periód. (Carga horária: 20h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2012
Cours d'été de Langue et de Culture françaises. (Carga horária: 60h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
2009 - 2010
e-English for Teachers. (Carga horária: 200h).
British Council, Inglaterra.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração.
Florida Gouf Coast University, FGCU, Estados Unidos.
2004 - 2004
letras. (Carga horária: 48h).
Secretaria da Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Letras. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

02/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação de Prog. e Proj. Exten.Port/IFTO Nº 36/2014, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Programas e Projetos de Extensão-Portaria/IFTO Nº 36/2014.
12/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante Portaria/IFTO Nº 212/2013, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estrurante do Curso de Licenciatura em Computação de Porto Nacional Portaria/IFTO Nº 212/2013.
02/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Membro da Comissão de Certificação do ENEM Portaria nº 17/2012, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Certificação do ENEM Portaria/IFTO nº 17/2012.
02/2011 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Científico do Campus Porto Nacional-TO, .

Cargo ou função
Membro do comitê cientifico-Portaria/IFTO Nº 027/2011.
04/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Científico do Campus Porto Nacional-TO, .

Cargo ou função
Membro do comitê cientifico-Portaria/IFTO Nº 027/2011.
08/2012 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Ensino Superior Tecnologia em Logística, .

08/2012 - 07/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de curso superior de Licenciatura em Computação, .

08/2011 - 08/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Ensino Superior do Campus de Porto Nacional-TO, .

Linhas de pesquisa
Percepção Ambiental

Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prof. de Pos-graduacao Latu-s, Enquadramento Funcional: Professor de Pos-graduacao Latu-Sensu, Carga horária: 45


Secretaria da Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2011
Vínculo: Concursado, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês - Centro de Línguas, Carga horária: 40


Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas, FIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como professor das disciplinas de Inglês, Literatura Inglesa, Literatura Anglo-americana e Laboratório de Língua Inglesa.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Letras
Outras informações
Coordenação do Curso de Letras da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas-TO. Portaria FIESC Nº 008/2007

Atividades

08/2002 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Laboratório de língua- Fonética
Língua Inglesa

Colégio João XXIII, COLÉGIO JOÃO XXI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Inglesa, Carga horária: 40

Atividades

02/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Fundação de Desenvolvimento Educacional de Guaraí, FUNDEG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Anglo-americana, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Percepção Ambiental

Objetivo: Estudos que envolvem a percepção ambiental de grupos societários diversos..
2.
Povos indígenas e populações tradicionais

Objetivo: Objetos de estudos: modos de vida, etnoecologia, etnoictiologia.
3.
Ensino e aprendizagem de línguas

Objetivo: Foco em pesquisas sobre técnicas e metodologias de ensino e aprendizagem de línguas.


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Os impactos dos Resíduos dos aparelhos celulares no meio ambiente: Percepção de usuários estudantes de Porto Nacional ? TO
Descrição: Dentro do arranjo ?redução de impactos?, tendo em vista a sustentabilidade de um APL, este trabalho tem como objetivo analisar os impactos ambientais proporcionados pelos resíduos de aparelhos de celulares a partir de usuários em Porto Nacional. A pesquisa será predominantemente qualitativa com alguns dados quantitativos. Jovens entre 14 e 17 anos do programa Pro-jovem e ensino médio serão entrevistados quanto ao uso e descartes dos aparelhos celulares no meio ambiente. Diferenças e semelhanças entre os gêneros serão analisadas na pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Vonínio Brito de Castro - Coordenador / Silas José de Lima - Integrante / Rayce Cristina Monteiro Parente - Integrante.
2012 - 2013
Ensino e aprendizagem de vocabulário da língua inglesa de forma dinâmica: desenvolvimento de aplicativo eletrônico para celulares e tablets.
Descrição: A pesquisa se propõe a desenvolver um aplicativo para o sistema operacional Android voltado ao ensino do inglês técnico, proporcionando aos usuários do aplicativo, além da interação e mobilidade, um aprendizado contínuo de termos constantemente vistos por eles em seu dia-a-dia de sala aula, para os profissionais em seu cotidiano de trabalho e até mesmo usuários com a menor familiaridade com o inglês utilizado no mundo da tecnologia da informação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Vonínio Brito de Castro - Coordenador / DÊMIS CARLOS FONSECA GOMES - Integrante.
2011 - 2012
AS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE / TURISMO DE PORTO NACIONAL APÓS 10 ANOS DA FORMAÇÃO DO LAGO D ABARRAGEM DE LAJEADO
Descrição: O projeto iniciou em agosto de 2011 e finalizará em agosto de 2012 Visa analisar as transformações no ambiente e turismo de Porto Nacional após 10 anos do reservatório da hidrelétrica de Lajeado a partir dos comerciantes/promotoes diretos do turismo antes e depois do reservatório..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vonínio Brito de Castro - Coordenador / Sinara Carvalho de Oliveira - Integrante / José Miranda de Sousa - Integrante / Lucivânia Pereira Glória - Integrante.


Outros Projetos


2010 - 2010
Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Computação
Descrição: Colaboração na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Computação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Vonínio Brito de Castro - Coordenador / André da Silva Santos - Integrante / Gislane Ferreira Barbosa - Integrante / Kênya Maria Vieira Lopes - Integrante / Kim Nay dos Reis W. A. Figueiredo - Integrante / Paulo Tizoni Paraná - Integrante / Rosinete Libâneo dos Santos Costa - Integrante / Mary Lucia Gomes Silveira de Senna - Integrante.
2010 - 2010
Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Logística
Descrição: Colaboração na elaboração do Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Logística do IFTO, campus Porto Nacional.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Vonínio Brito de Castro - Coordenador / André da Silva Santos - Integrante / Edilson Leite de Soiusa - Integrante / Elias Vidal Bezerra Júnior - Integrante / Gislane Ferreira Barbosa - Integrante / Kênya Maria Vieira Lopes - Integrante / Kim Nay dos Reis W. A. Figueiredo - Integrante / Paulo Tizoni Paraná - Integrante / Rosinete Libâneo dos Santos Costa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Professor homeanageado da Turma de LETRAS 2007/1 da Faculdade Guaraí, FAG/FUNDEG.
2006
Professor homenageado da turma de Letras 2006/2 da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins-FIESC, FIESC.
2005
Swiss International Teachers' Program 2005, Florida Gulf Coast University.
2005
A música em sala de aula: uma técnica facilitadora para o ensino e aprendizagem da língua inglesa, 1º Congresso Científico da UFT.
2005
Professor homenageado da turma de LETRAS 2005/2 da Faculdade de Ensino Superior de Colinas-TO, FIESC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2CASTRO, V. B.2018CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. ; MARIN, R. E. A. ; RAVENA, N. . Os vazanteiros, a agricultura de vazante e as barragens da destruição no Médio rio Tocantins: perspectivas etnoecológicas.. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, p. 65-102, 2018.

2.
4CASTRO, V. B.2017CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . A BARRAGEM NÃO SERVE PARA NÓS: O INCONFORMISMO DOS VAZANTEIROS PESCADORES COM AS INDENIZAÇÕES NA REGIÃO DO MÉDIO RIO TOCANTINS. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 1, p. 1-25, 2017.

3.
1CASTRO, V.B.2015CASTRO, V.B.; BARROS, F.B. . -Depois da Barragem Tudo Mudou-: O Drama da Pesca e dos Pescadores Artesanais do Médio Rio Tocantins. Revista Geoamazônia, v. 3, p. 117-140, 2015.

4.
6CASTRO, V. B.2015CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . Incongruências na relação ?homem e natureza? no Médio Rio Tocantins. Cadernos de Agroecologia, v. 10, p. 1-5, 2015.

5.
3CASTRO, V. B.;CASTRO, V.B.2014CASTRO, V. B.; CALDAS, B. F. . A PRÁTICA DA TRADUÇÃO NA APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO. 978-85-65097-00-0, v. 01, p. 264-278, 2014.

6.
5CASTRO, V. B.;CASTRO, V.B.2013CASTRO, V. B.; BARICHELLO, M. R. A. . Gestão dos microssistemas no ambiente sócio escolar: percepção de alunos e alunas do ensino técnico da rede pública federal de Palmas - TO. Revista de Gestão e Avaliação Educacional-REGAE, v. 2, p. 45-64, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTRO, V. B.. As transformações no mundo do trabalho e no ambiente da pesca: os vazanteiros do Povoado Cajueiro, Palmeirante -TO. 01. ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 01. 80p .

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, V. B.; VENZKE, C. P. . Motivating - The teaching of reading/writing in class with environmental issues. In: Simone Sarmento. (Org.). Motivating - The teaching of reading/writing in class with environmental issues. 01ed.Canoas: ULBRA, 2011, v. 01, p. 183-198.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASTRO, V. B.; CALDAS, B. F. . A PRÁTICA DA TRADUÇÃO NA APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO. PROFT em Revista, São Paulo-SP, 03 mar. 2014.

2.
CASTRO, V. B.; BARICHELLO, M. R. A. . Gestão dos microssistemas no ambiente sócio escolar: percepção de alunos e alunas do ensino técnico da rede pública federal de Palmas - TO. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, São Paulo-SP, p. 45 - 64, 02 set. 2013.

3.
CASTRO, V. B.. Learning English. Speak Up Magazine, São Paulo, p. 50 - 51, 01 dez. 2005.

4.
CASTRO, V. B.. Back Fire. Speak Up Magazine, São Paulo, p. 4 - 5, 01 set. 2000.

5.
CASTRO, V. B.. To the group. Speak Up Magazine, São Paulo-SP, p. 4 - 5, 01 abr. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GLÓRIA, L.P ; CASTRO, V. B. . O CENTRO HISTÓRICO NO TURISMO DE PORTO NACIONAL: CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS. In: IX CONNEPI, 2014, São Luiz -MA. IX CONNEPI - CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. Palmas-TO: VII Connepi 2010, 2014.

2.
CASTRO, V. B.; PARENTE, S. G. G. . O LUGAR DO CENTRO HISTÓRICO NO TURISMO DE PORTO NACIONAL ANTES E APÓS A USINA DE LAJEADO. In: IX CONNEPI - CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2014, São Luiz -MA. IX CONNEPI - CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2014.

3.
GOMES, D. C. F. ; CASTRO, V. B. . Ensino e aprendizagem de vocabulário da língua inglesa de forma dinâmica: desenvolvimento de. In: ENCOMPIF - I Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, 2013, Maceió-AL. CSBC 2013 - XXXIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Porto Alegre-RS: SBC, 2013. p. 2098-2101.

4.
CASTRO, V. B.; CARVALHO, A. P. ; LIMA, S. J. ; PARENTE, R. C. M. . IMPACTOS DOS RESÍDUOS DOS APARELHOS CELULARES NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA: PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS ESTUDANTES DE PORTO NACIONAL ? TO. In: VIII CONNEPI - Congresso norte nordeste de pesquisa e inovação, 2013, Salvador-BA. VIII Connepi. Salvador: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2013.

5.
SANTOS, L. Maria. ; CASTRO, V. B. . O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE TEXTO EM SALA DE AULA. In: VIII CONNEPI - Congresso norte nordeste de pesquisa e inovação, 2013, Salvador-BA. VIII Connepi. Salvador: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2013.

6.
CASTRO, V. B.; CARVALHO, A. P. ; LIMA, S. J. ; PARENTE, R. C. M. . A DINÂMICA DOS RESÍDUOS DE CELULARES EM PORTO NACIONAL ? TO. In: VIII CONNEPI - Congresso norte nordeste de pesquisa e inovação, 2013, Salvador-BA. VIII Connepi. Salvador: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2013.

7.
GOMES, D. C. F. ; CASTRO, V. B. . Inglês para Informática em Aplicativo para Dispositivos Móvei. In: IV Jornada de Iniciação Científica e Extensão-JICE, 2013, Paraíso. IV JICE 2013. Palmas-TO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantíns - IFTO, 2013.

8.
PARENTE, R. C. M. ; CASTRO, V. B. ; CARVALHO, A. P. ; LIMA, S. J. . IMPACTOS DOS RESÍDUOS DOS APARELHOS CELULARES NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA: PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS ESTUDANTES DE PORTO NACIONAL ? TO. In: IV Jornada de Iniciação Científica e Extensão-JICE, 2013, Paraíso. IV JICE 2013. Palmas-TO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantíns - IFTO, 2013.

9.
OLIVEIRA,S.C ; GLÓRIA, L.P ; SOUSA, J. M. ; CASTRO, V. B. . As transformações no ambiente / turismo de Porto Nacional após 10 anos da formação do lago da barragem de lajeado. In: VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas-TO. VII CONNEPI©2012. Palmas-TO: Instituto Federal do Tocantins, 2012.

10.
SOUSA, J. M. ; GLÓRIA, L.P ; OLIVEIRA,S.C ; CASTRO, V. B. . Praia artificial ?Porto Real?: um exemplo de medida de mitigação de impactos que não deve se repetir. In: VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas-TO. Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas-TO: Copyright © 2011 -PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, 2012.

11.
CASTRO, V. B.; VENZKE, C. P. . Motivating - The teaching of reading/writing in Class with Environmental Issues. In: What About Teacher's Development?, 2011, Porto Alegre - RS. Proceedings of the 17th Annual Convention : what about teachers? development /. Porto Alegre: EDITORA ULBRA, 2011. v. 1. p. 183-198.

12.
CASTRO, V. B.; VENZKE, C. P. . Motivating - The teaching of reading/writing in class with environmental issues. In: What about teacher's development?, 2011, Porto Alegre. PROCEEDINGS OF THE 17th ANNUAL CONVENTION - WHAT ABOUT TEACHERS´ DEVELOPMENT?. Porto Alegre: Editora Ulbra, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, V. B.; Henrique dos Santos Pereira . AS GERAÇÕES DE MULHERES PESCADORAS E AS TRANSFORMAÇÕES DA PESCA NO MÉDIO RIO TOCANTINS. In: I Encontro de estudos sobre Mulheres da Floresta: gênero, trabalho e meio ambiente, 2009, Manaus-AM. Caderno de resumo [expandidos] do I Encontro de estudos sobre Mulheres da Floresta: gênero, trabalho e meio ambiente. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2009. v. 1. p. 163-168.

2.
CASTRO, V. B.; George Henrique Rebelo . OS PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DOS MITOS DE PESCA NO POVOADO CAJUEIRO, MUNICÍPIO DE PALMEIRANTE. In: III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte e do II Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia, 2008, Manaus-AM. II Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia/ III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte, 2008.

3.
CASTRO, V. B.; Eveline Marie Therese Manbourg . A CULTURA COMO FATOR DETERMINANTE NACONCEPÇAO DE SAÚDE/DOENÇA. In: II Jornada Científica da FAG. Guaraí: FAG/ COPPEX,2008, 2008, Guaraí-TO. Anais da II Jornada Científica da FAG. Guaraí: FAG/ COPPEX,2008, 2008. p. 21-25.

4.
Cleide Pinheiro da Gama ; CASTRO, V. B. . Inglês instrumental: técnicas facilitadoras para compreensão e interpretação de textos em inglês. In: II Jornada Científica da FAG. Guaraí: FAG/ COPPEX, 2008, Guaraí-TO. II Jornada Científica da FAG. Guaraí: FAG/ COPPEX, 2008. p. 12-15.

5.
CASTRO, V. B.; Luiz Antônio Soares Machado . A MÚSICA EM SALA DE AULA - UMA TECNICA FACILITADORA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. In: I Jornada Científica da Faculdade Guaraí-FAG, 2007, Guarai-TO. I Jornada Científica da Faculdade Guaraí-FAG, 2007.

6.
CASTRO, V. B.; Luiz Antônio Soares Machado . A música em sala de aula: Uma Técnica facilitadora para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. In: 1º Congresso Científico da UFT- A UFT no Contexto da Amazônia, 2005, Palmas-To. 1º Seminário de iniciação científica da UFT. Palmas-TO: UFT, 2005. v. I. p. 302-302.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . ?A barragem não serve para nós?: o inconformismo dos vazanteiros pescadores com as indenizações na região do médio rio Tocantins. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . A barragem não serve para nós?: o inconformismo dos vazanteiros pescadores com as indenizações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . El lugar ocupado por el 'territorio' en la relación entre los 'Vazanteiros pescadores' del Medio Río Tocantins y la naturalez. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . 'Depois da Barragem Tudo Mudou': o drama da pesca e dos pescadores artesanais do Médio Rio Tocantins. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . AS TRANSIÇÕES DA PESCA ARTESANAL NO MÉDIO RIO TOCANTINS APÓS A BARRAGEM LAJEADO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . As Transições da Pesca Artesanal no Médio Rio Tocantins após a Barragem Lajeado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . 'Depois da Barragem Tudo Mudou': o drama da pesca e dos pescadores artesanais do Médio Rio Tocantins. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CASTRO, V. B.; RABELO, G. H. . Os Processos de Transmissão dos Mitos de Pesca no Povoado Cajueiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CASTRO, V. B.. A Prática da Tradução na Aprendizagem de Vocabulário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CASTRO, V. B.; SANTOS, L. Maria. . O Ensino da Língua Portuguesa por meio de texto em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GOMES, D. C. F. ; CASTRO, V. B. . Inglês para Informática em Aplicativo para Dispositivos Móvei. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
PARENTE, R. C. M. ; CASTRO, V. B. ; CARVALHO, A. P. . A Dinâmica dos Resíduos de Celulares em Porto Nacional ? TO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CASTRO, V. B.; PARENTE, R. C. M. ; CARVALHO, A. P. . Impactos dos Resíduos dos Aparellhos Celulares no Meio Ambiente na Saúde Humana: percepção de usuários estudantes de Porto Nacional ? TO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CASTRO, V. B.. Connecting the Environmental Issue with the English Learning Throughout Creative Writing. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CASTRO, V. B.; VENZKE, C. P. . Motivating: the teaching of reading/writing in class with environmental issues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CASTRO, V. B.; VENZKE, C. P. . Connecting the Environmental Issue with English Learning Throughout Creating Writing. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CASTRO, V. B.. Learning English and Learning to save the envrionment. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CASTRO, V. B.; George Henrique Rebelo . Os processos de transmissão dos mitos de pesca no Povoado Cajueiro, Município de Palmeirantes-TO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CASTRO, V. B.. I Scholar's Magazine: Learning English with Social and Environmental Care. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
CASTRO, V. B.. Scholar's Magazine: Learning English with Social and Environmental Care. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
CASTRO, V. B.. Pronunciation. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
CASTRO, V. B.. Algumas Considerações do Modelo Agrícola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CASTRO, V. B.. A Inclusão do ensino e aprendizagem da língua inglesa na primeira fase do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CASTRO, V. B.. Os Contos Infantis como Fator motivador na aprendizagem de vocabulário da Lingua Inglesa no nono ano do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CASTRO, V. B.. Algumas Considerações do Modelo Agrícola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
CASTRO, V. B.. Os Contos Infantis como fator motivador na Aprendizagem de Vocabulário da Língua Inglesa no nono ano do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CASTRO, V. B.; Luiz Antônio Soares Machado . A música em sala de aula: uma técnica facilitadora para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
CASTRO, V. B.. A musica em sala de aula: uma tecnica facilitadora para o ensino e aprendizagem da lingua inglesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2014.

2.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2014.

3.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2014.

4.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2014.

5.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2014.

6.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2013.

7.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2013.

8.
CASTRO, V. B.. Parecer de Análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2013.

9.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2013.

10.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2012.

11.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2012.

12.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2012.

13.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2012.

14.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2012.

15.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2011.

16.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2011.

17.
CASTRO, V. B.. Parecer de análise e avaliação de projetos submetidos ao Comitê Científico. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, V. B.. Comunicação, Leitura e Produção de Texto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CASTRO, V. B.. Comunicação, Leitura e Produção de Texto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CASTRO, V. B.. Inglês Instrumental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CASTRO, V. B.. Curso: Técnico em Informática para Internet - Comp. Inglês Instrumental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CASTRO, V. B.. Artigos relacionados ao VIII Congresso Norte e Nordeste. 2013. (Avaliador Ad Hoc).

6.
CASTRO, V. B.. Curso de língua e Cultura Francesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CASTRO, V. B.. Artigos relacionados ao VII Congresso Norte e Nordeste. 2012. (Avaliador Ad Hoc).

8.
CASTRO, V. B.. Artigos relacionados ao IV Jornada de Iniciação Científica e de Extensão. 2011. (Avaliador Ad Hoc).

9.
CASTRO, V. B.. LEARNING ENGLISH WITH THE SOCIAL AND ENVIRONMENTAL CARE. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Língua Estrangeira).

10.
CASTRO, V. B.. Learning English. 2005. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

11.
CASTRO, V. B.. Back Fire. 2000. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

12.
CASTRO, V. B.. To the group. 2000. (Cartas, mapas ou similares/Carta).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CASTRO, V. B.. Algumas Considerações do Modelo Agrícola. 2007 (Comunicação).

2.
CASTRO, V. B.. Os Contos Infantis como Fator motivador na aprendizagem de vocabulário da Lingua Inglesa no nono ano do Ensino Fundamental. 2007 (Artigo resumido).

Demais trabalhos
1.
CASTRO, V. B.. Inglês Instrumental. 2007 (Mini Curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASTRO, V. B.; BALDUINO, A. R.; NUNES, S. G. C.. Participação em banca de Teomar Manduca Aires Leal. Educação à distância sob a ótica de discentes no IFTO, Campus Porto Nacional-TO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins.

2.
PAULA, M. A. N. R.; CASTRO, V. B.; BALDUINO, A. R.. Participação em banca de Klédston Leandro Pereira Moura. AVALIAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFTO/PORTO NACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, V. B.; PAULA, M. A. N. R.; COSTA, Rosinete Libâneo dos Santos. Participação em banca de Dêmis Carlos Fonseca Gomes.Ensino Aprendizagem de Vocabulário Técnico em Inglês por meio de Aplicativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

2.
CASTRO, V. B.; VIEIRA, A. D.; MALUF, Leandro. Participação em banca de Lucivânia Pereira Glória.O CENTRO HISTÓRICO NO TURISMO DE PORTO NACIONAL: CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Logística) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

3.
CASTRO, V. B.. Participação em banca de Nadia Almeida Nogueira.A Qualidade do Ensino na Formacao do Aluno Leitor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas.

4.
CASTRO, V. B.. Participação em banca de Rodrigo da Silva.A persuasão na Linguagem Jornalistica Escrita em Conceicao do Araguaia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTRO, V. B.. Concurso Edital 24/2013 IFTO. 2013. Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins.

2.
CASTRO, V. B.; CARVALHO, A. P.. Avaliador em banca examinadora de prova didática de Gleicielly Lima do Prado.. 2013. Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins.

3.
CASTRO, V. B.; CARVALHO, A. P.; SILVA, I. L.. Avaliador em banca examinadora de prova didática de João Paulo Barreira de Souza Segundo.. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

4.
CASTRO, V. B.; CARVALHO, A. P.; SILVA, I. L.. Avaliador em banca examinadora de prova didática de Thaysi Castro Coelho.. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

5.
CASTRO, V. B.; CARVALHO, A. P.; SILVA, I. L.. Avaliador em banca examinadora de prova didática de Marina Coelho Cruz Secco.. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Outras participações
1.
CASTRO, V. B.. Espanglish. 2014. Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins.

2.
CASTRO, V. B.; PAULA, M. A. N. R.. Projeto ?Anjo da Guarda?: Uma Experiência de Inclusão Sociodigital. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

3.
CASTRO, V. B.; PAULA, M. A. N. R.. Educação Profissional e Tecnológica em Gestão do Agronegócio no estado do Tocantins: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ? Campus Palmas.. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

4.
CASTRO, V. B.; PAULA, M. A. N. R.. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO SETOR DE FRUTICULTURA NO CAMPUS ARAGUATINS. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

5.
CASTRO, V. B.; PAULA, M. A. N. R.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: DIFICULDADES LINGUÍSTICAS. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

6.
CASTRO, V. B.; PAULA, M. A. N. R.. A sugestão de uma política permanente de acompanhamento da evasão no ensino presencial do IFTO ? Campus Palmas, seus números e o chamamento para o retorno aos estudos: um gargalo em sua atividade produtiva principal. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Internacional Ciências Sociais e Barragens.?A barragem não serve para nós?: o inconformismo dos vazanteiros pescadores com as indenizações no médio rio Tocantins. 2016. (Encontro).

2.
IX Congresso Norte Norteste de Pesquisa e Inovação -Connepi. O CENTRO HISTÓRICO NO TURISMO DE PORTO NACIONAL: CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS. 2014. (Congresso).

3.
IX Connepi. O LUGAR DO CENTRO HISTÓRICO NO TURISMO DE PORTO NACIONAL ANTES E APÓS A USINA DE LAJEADO. 2014. (Congresso).

4.
Seminário Internacional Antropologia em Foco: diversidade, direitos humanos e desafios do fazer antropológico.AS TRANSIÇÕES DA PESCA ARTESANAL NO MÉDIO RIO TOCANTINS APÓS A BARRAGEM LAJEADO. 2014. (Seminário).

5.
X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.?Depois da barragem tudo mudou?: o drama da pesca e dos pescadores artesanais do Médio Rio Tocantins. 2014. (Simpósio).

6.
III Simpósio Profissão Tradutor (Symposium Job: Translator).A Prática da Tradução na Aprendizagem de Vocabulário. 2013. (Simpósio).

7.
IV Jornada de Iniciação Cientìfica e Extensão -JICE.IMPACTOS DOS RESÍDUOS DOS APARELHOS CELULARES NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA: PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS ESTUDANTES DE PORTO NACIONAL ? TO. 2013. (Outra).

8.
IV Jornada de Iniciação Cientìfica e Extensão -JICE.Inglês para Informática em Aplicativo para Dispositivos Móvei. 2013. (Outra).

9.
PROFT 2013- I Ciclo de Atualização em Tradução- Interpretação: Exercícios Introdutórios para a Formação de Intérpretes. 2013. (Oficina).

10.
PROFT 2013- Tradução Jornalística: Opções tradutórias e público-alvo de traduções: uma reflexão prática com enforque na Terminologia e Fraseologia em preparação para a Copa. 2013. (Oficina).

11.
9th Southern Cone TESOL Convention. 2011. (Congresso).

12.
9th Southern Cone TESOL Convention. Connecting the Environmental Issue with English Learning Throughout Creative Writing. 2011. (Congresso).

13.
9th Southern Cone TESOL Convention- Pre-Convention Institute. 2011. (Oficina).

14.
VI CONNEPI. MUDANÇAS SOCIOAMBIENTAIS PROPORCIONADAS PELA UHE DE LAJEADO EM PORTO NACIONAL. 2011. (Congresso).

15.
What About Teacher's Development?. Motivating - The teaching of reading/writing in class with environmental issues. 2011. (Congresso).

16.
What about Teachers's Development?. 2011. (Congresso).

17.
12th Braz-tesol National Convention. Learning English and Learning to Save the Envrionment. 2010. (Congresso).

18.
Seminário Internacional Crise Civiliazacional: Distintos Olhares- transição de paradigma de desenvolvimento nos países do sul. 2009. (Seminário).

19.
11 Braz-Tesol National Convention.I Scholar's Magazine: Learning English with Social and Enviromental Care. 2008. (Outra).

20.
III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte e do II Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia.Os Processos de Transmissão dos Mitos de Pesca no Povoado Cajueiro, Município de Palmeirantes-TO. 2008. (Seminário).

21.
Metodologias de Coleta de Análise de Dados Para Estudos Etnoecológicos. 2008. (Oficina).

22.
Mini curso: Etnoconhecimento-Teoria e Métodos no III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte e do II Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia. 2008. (Seminário).

23.
Mini-curso: Metodologias de Coleta de Análise de Dados para Estudos Etnoecológicos no III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte e do II Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia. 2008. (Oficina).

24.
Mini-curso: Políticas Públicas e Ambiente Urbano no III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte e do II Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia. 2008. (Oficina).

25.
Políticas Públicas e Ambiente Urbano. 2008. (Oficina).

26.
8th English Teaching Seminar.Pronunciation. 2007. (Seminário).

27.
I Jornada Científica da Faculdade Guaraí-FAG.A MÚSICA EM SALA DE AULA - UMA TECNICA FACILITADORA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. 2007. (Outra).

28.
IV Congrsso de Educação e I Jornada Científica. Algumas Considerações do Modelo Agrícola. 2007. (Congresso).

29.
10th BRAZ-TESOL National Convention. Songs in Class: a facilitating technique for the teaching learning of English at Ensino Médio. 2006. (Congresso).

30.
4th English Teaching Seminar-Shake Your Teaching- 12 hours. 2006. (Seminário).

31.
5th English Teaching Seminar-Shake Your Teaching- 12 hours. 2006. (Seminário).

32.
1st Seminar of English Language-Teaching Methodologies- 20 hours. 2005. (Seminário).

33.
3rd Seminar of English Language-Creative teaching- 20 hours. 2005. (Seminário).

34.
Forum Estadual da Escola Comunitaria de Gestao Compartilhada. 2005. (Congresso).

35.
 II Congresso de Educação da FIESC-(Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas ) Ensino Superior no Estado do Tocantins: Desafios e Tendências. 2004. (Congresso).

36.
 I Congresso de Educação da FIESC-(Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas )Ensino Superior no Estado do Tocantins: Desafios e Tendências. 2003. (Congresso).

37.
IV Semana Academica de letras. 2000. (Seminário).

38.
III Jornada Academica do Curso de Letras. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, V. B.. IV Congresso de Educação e I Jornada Científica- "História, Educação e Sociedade". 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dêmis Carlos Fonseca Gomes. ENSINO-APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO TÉCNICO EM INGLÊS POR MEIO DE APLICATIVO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Soraia da Glória Gomes Parente. O LUGAR DO CENTRO HISTÓRICO NO TURISMO DE PORTO NACIONAL ANTES E APÓS A USINA DE LAJEADO. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Logística) - Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dêmis Carlos Fonseca Gomes. ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO DE INGLÊS PARA COMPUTAÇÃO POR MEIO DO APLICATIVO ?LEC?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

2.
LUCIVÂNIA PEREIRA GLÓRIA. O CENTRO HISTÓRICO NO TURISMO DE PORTO NACIONAL: CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Logística) - Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

3.
Katiuscy Marcelino Borges. AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE VIDEOGAME PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO DA LÍNGUA INGLESA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

4.
Nayara Cunha Vaz Maione. As Contribuições da Música no Ensino e Aprendizagem da Língua Ingles. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

5.
Maraína Calcidoni Defavari. O Ensino Aprendizagem do vocabulário da língua inglesa através do Lúdico no 9º ano do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

6.
Weudilla Gomes de Souza. Os Contos Infantis como fator motivador na Aprendizagem de Vocabulário da Língua Inglesa no Nono Ano do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

7.
Lourdes Maria dos Santos. A inclusão do ensino - aprendizagem da Lingua Inglesa na primeira fase do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação de Desenvolvimento Educacional de Guaraí. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

8.
ADRIANA VIEIRA SILVA. O USO DA ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE COLINAS DO TOCANTINS-TO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

9.
Cleide Pinheiro da Gama. Ingles Instrumental: Tecnicas Facilitadoras para a Compreensao e Interpretacao de Textos na primeira serie do Ensino Medio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

10.
Maria Sueneide da Silva Colares. Oralidade: Tecnica motivadora do ensino e aprendizagem de Lingua. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

11.
Maria Ivoneide Rodrigues. Atividades Ludicas: Tecnica Falcilitadora no desenvolvimento e Habilidade de Leitura em Linguag Inglesa na Quinta Serie do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

12.
JOILENE SANTOS ASSUNÇÃO. ESTRANGEIRISMO (ANGLICISMO): FATOR MOTIVADOR PARA AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO EM INGLÊS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

13.
Fabiane Canali da Silva. Atividades Lúdicas: Uma Nova Perspectiva na Motivação de Estudantes para o Desenvolvimento da Escrita em Inglês. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação de Desenvolvimento Educacional de Guaraí. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

14.
Claurinock Geraldo Julio. ORALIDADE: TÉCNICA MOTIVADORA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

Iniciação científica
1.
Rayce Cristina Monteiro Parente. Impactos dos Resíduos dos aparelhos celulares no meio ambiente e na saúde humana: Percepção de usuários estudantes de Porto Nacional ? TO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

2.
Dêmis Carlos Fonseca Gomes. Ensino e aprendizagem de vocabulário da língua inglesa de forma dinâmica: desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

3.
Sinara Carvalho de Oliveira. AS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE / TURISMO DE PORTO NACIONAL APÓS 10 ANOS DA FORMAÇÃO DO LAGO D ABARRAGEM DE LAJEADO. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Logística) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. Orientador: Vonínio Brito de Castro.

4.
Lucivânia Pereira Glória. As transformações no ambiente / turismo de Porto Nacional após 10 anos da formação do lago da barragem de lajeado. 2012. Iniciação Científica - Iintituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. Orientador: Vonínio Brito de Castro.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
6CASTRO, V. B.2015CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . Incongruências na relação ?homem e natureza? no Médio Rio Tocantins. Cadernos de Agroecologia, v. 10, p. 1-5, 2015.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASTRO, V. B.; BARICHELLO, M. R. A. . Gestão dos microssistemas no ambiente sócio escolar: percepção de alunos e alunas do ensino técnico da rede pública federal de Palmas - TO. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, São Paulo-SP, p. 45 - 64, 02 set. 2013.

2.
CASTRO, V. B.; CALDAS, B. F. . A PRÁTICA DA TRADUÇÃO NA APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO. PROFT em Revista, São Paulo-SP, 03 mar. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, V. B.; Luiz Antônio Soares Machado . A música em sala de aula: uma técnica facilitadora para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASTRO, V. B.. Algumas Considerações do Modelo Agrícola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CASTRO, V. B.. Os Contos Infantis como fator motivador na Aprendizagem de Vocabulário da Língua Inglesa no nono ano do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASTRO, V. B.. Scholar's Magazine: Learning English with Social and Environmental Care. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CASTRO, V. B.; VENZKE, C. P. . Motivating: the teaching of reading/writing in class with environmental issues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CASTRO, V. B.; VENZKE, C. P. . Connecting the Environmental Issue with English Learning Throughout Creating Writing. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CASTRO, V. B.; SANTOS, L. Maria. . O Ensino da Língua Portuguesa por meio de texto em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GOMES, D. C. F. ; CASTRO, V. B. . Inglês para Informática em Aplicativo para Dispositivos Móvei. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PARENTE, R. C. M. ; CASTRO, V. B. ; CARVALHO, A. P. . A Dinâmica dos Resíduos de Celulares em Porto Nacional ? TO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CASTRO, V. B.; PARENTE, R. C. M. ; CARVALHO, A. P. . Impactos dos Resíduos dos Aparellhos Celulares no Meio Ambiente na Saúde Humana: percepção de usuários estudantes de Porto Nacional ? TO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . As Transições da Pesca Artesanal no Médio Rio Tocantins após a Barragem Lajeado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . 'Depois da Barragem Tudo Mudou': o drama da pesca e dos pescadores artesanais do Médio Rio Tocantins. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CASTRO, V. B.; RABELO, G. H. . Os Processos de Transmissão dos Mitos de Pesca no Povoado Cajueiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CASTRO, V. B.; BARROS, F. B. . A barragem não serve para nós?: o inconformismo dos vazanteiros pescadores com as indenizações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CASTRO, V. B.. Curso: Técnico em Informática para Internet - Comp. Inglês Instrumental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 8:15:52