Júlia Vidigal Zara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3036784378544248
  • Última atualização do currículo em 23/01/2018


Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Mestre em Lingüística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG (2009). Doutora em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG (2013). Professora de inglês no IFSULDEMINAS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Júlia Vidigal Zara
Nome em citações bibliográficas
ZARA, J. V.;ZARA, JÚLIA VIDIGAL

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Pouso Alegre.
Estrada do Aeroporto, 1730
Jardim Aeroporto
37550000 - Pouso Alegre, MG - Brasil
Telefone: (35) 99732577
URL da Homepage: http://www.poa.ifsuldeminas.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: To give you a book or to give a book to you : um estudo sobre a variação sintática na expressão linguística de eventos de transferência de posse na interlíngua português/inglês, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.
Coorientador: Crysttian Arantes Paixão.
2007 - 2009
Mestrado em Linguística Aplicada.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estudo da expressão de eventos de transferência de posse na interlíngua de brasileiros aprendizes de inglês,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ricardo Augusto de Souza.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2001 - 2004
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Professor de inglês: da crença social à importância da formação em Letras.
Orientador: Márcia Fontes.




Formação Complementar


2015 - 2015
General English - Advanced. (Carga horária: 30h).
Oxford House College, OHC, Inglaterra.
2013 - 2013
Introdução ao R. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Planejamento no Ensino Superior. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Metodologias no Ensino Superior. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
LANGUAGE, USAGE AND COGNITION. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Estatística com Aplicações no Software Livre R. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2011 - 2011
Corpora and Second Language Acquisition. (Carga horária: 4h).
Iowa State University, IASTATE, Estados Unidos.
2009 - 2009
Linguistic Institute. (Carga horária: 36h).
Department of Linguistics, University of California, Berkeley, USA, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2007 - 2007
Interface sintaxe semântica lexical. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
CULTURE IN LANGUAGE MIND AND HUMAN DEVELOPMENT. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Psicolinguística Experimental. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2007
Basic Course in English. (Carga horária: 225h).
Instituto cultural Brasil-Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Influências de L1 na Sintaxe e Semântica de L2. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
Curso preparatório para correção de redações. (Carga horária: 12h).
Departamento de Letras da UFV, DLA, Brasil.
2005 - 2005
Inglês Instrumental para cursos de graduação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2005 - 2005
Elaboração de Materiais Didáticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Pronunciation for Communication. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Conversation and Composition. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Learning English V. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Inglês para Crianças: Trabalhando com Música. (Carga horária: 4h).
Departamento de Letras da UFV, DLA, Brasil.
2002 - 2002
Palestra: Stress and Intonation: the Melody of the English Language.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2002 - 2002
Michigan Course. (Carga horária: 130h).
Instituto cultural Brasil-Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em English Conversation. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Curso de Extensão "Travel English", Carga horária: 2

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora da monitoria de inglês, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora formadora do e-tec idiomas/inglês, Carga horária: 20


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista Reuni, Enquadramento Funcional: Professora bolsista da Área de Língua Inglesa


Colégio Técnico, COLTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 20


Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, CENEX, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de inglês


Colégio Loyola (BH), LOYOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora de inglês, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 15


CAAP, CAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora de ingles, Carga horária: 5


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora na Área de Língua Inglesa

Atividades

03/2005 - 03/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I, Língua Inglesa II, Língua Inglesa III, Língua Inglesa IV, Inglês instrumental I, Inlgês I, Inglês II
01/2007 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão permanente de vestibular e Exames, .

Cargo ou função
Membro da comissão de Avaliação de Redação dos Processos Seletivos de 2007 da Universidade Federal de Viçosa.
04/2005 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Banca para a elaboração, aplicação e correção dos exames de suficiência de Língua Inglesa para cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa.
10/2006 - 10/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Banca para seleção de um monitor nível I para atuar nas disciplinas LET 110, LET 111, LET 210 e LET 211 no Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa.
09/2006 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão responsável pela elaboração, aplicação e correção do Exame de Proficiência em Língua inglesa para alunos da Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa.
01/2006 - 03/2006
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Conversation Through Drama.
02/2006 - 02/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Banca para seleção de um monitor nível I para atuar nas disciplinas LET 111 e LET 211 no Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa.
08/2005 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão para a elaboração, aplicação e correção do Exame de Proficiência em Língua inglesa para alunos da Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa.

Departamento de Letras da UFV, DLA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de inglês para alunos da graduação, Carga horária: 20


Centro de extensão em língua inglesa da Universidade Federal de Viçosa, CELIN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de inglês


Instituto cultural Brasil-Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 2
Outras informações
Curso Teenager Intermediate 3, com carga horária total de 45 horas.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora e monitora de inglês

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora voluntária de inglês, Carga horária: 2
Outras informações
Projeto "English for All", ministrando aulas para crianças carentes, totalizando 90 horas de curso.


DCE/UFV, DCE/UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de inglês/ Cursinho Pré-vestibular, Carga horária: 20


Centro Educacional A CIRANDA, CIRANDA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de inglês para crianças de 3 a 6 a


Colégio SEMEAR, SEMEAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura para o Ensino Médio


Contexto Assessoria Educacional, C, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Revisão de resumos em inglês, Carga horária: 6


Novo Saber, NS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisão de textos em português, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Good English learners in Pouso Alegre: an investigation into language learning success in a non-English-speaking community
Descrição: Embora o conhecimento de inglês no mundo atual seja de grade importância para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional dos nossos alunos, pesquisas apontam para o baixo nível de proficiência em língua inglesa do brasileiro em geral (Amorim, 2012). Alguns alunos brasileiros, contudo, destacam-se por serem bons aprendizes de inglês. A presente pesquisa, baseada nos conceitos de motivação (Ellis, 1997), autonomia (Gass & Selinker, 1994) e estratégias de aprendizado (Gardner, 1985), objetiva identificar o perfil de bons aprendizes de inglês no contexto de escolas públicas do ensino Médio de Pouso Alegre. Para tal, serão coletados dados dos alunos participantes da pesquisa através da aplicação de testes, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos serão divulgados nas escolas públicas de Pouso Alegre a fim de contribuir com o processo de aprendizado de inglês no nosso município..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Aquisição de língua estrangeira..
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística de Corpus.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
Medalha de Prata Presidente Bernardes concedida pela Universidade Federal de Viçosa pelos excelentes rendimentos obtidos na vida acadêmica, Universidade Federal de Viçosa.
2005
Certificado de Melhor Desempenho Acadêmico da turma de formando em Letras, do segundo semestre de 2004, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes / Universidade Federal de Viçosa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZARA, JÚLIA VIDIGAL2013 ZARA, JÚLIA VIDIGAL; OLIVEIRA, FERNANDO LUIZ PEREIRA DE ; SOUZA, RICARDO AUGUSTO DE . Selective transfer in the acquisition of English double object constructions by Brazilian learners. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online), v. 57, p. 519-544, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZARA, J. V.. Page 1 1 Divulgação do R para linguistas. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013. v. 2.

2.
ZARA, J. V.; GONCALVES, G. R. . The importance of Being Earnest: Oscar Wilde Revisita Ibsen. In: V Congresso de Letras - Discurso e Identidade Cultural, 2005, Caratinga. Anais do IV Congresso de Letras: Discursos e Identidade Cultural, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZARA, J. V.. Estudo sobre a expressão de eventos de transferência de posse na interlíngua de brasileiros aprendizes de inglês. In: 17° Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. 7 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos - 17 InPLA: Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, 2009., 2009. v. único.

2.
ZARA, J. V.. Aquisição da construção ditransitiva do inglês por aprendizes brasileiros. In: Abralin em cena, 2009, Vitória - ES. Abralin em cena, 2009.

3.
ZARA, J. V.. Da competência lingüística à competência aplicada: a importância do curso de letras para o professor de língua inglesa. In: IX Semana de Letras DELET-ICHS-UFOP - As Letras e seu ensino, 2006, Mariana. Caderno de Resumos da IX Semana de Letras DELET-ICHS-UFOP - As Letras e seu ensino, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
ZARA, J. V.. Palestra: ?Inglês e Espanhol na atualidade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZARA, J. V.. Divulgação do R para Linguistas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ZARA, J. V.. Alternâncias linguísticas na expressão de eventos de transferência de posse no Português do Brasil: um estudo baseado em corpora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ZARA, J. V.. PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO DE APRENDIZES INICIANTES DE INGLÊS ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS AUTÊNTICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ZARA, J. V.. Sobre a expressão linguística de eventos de transferência de posse: padrões de uso de construções no português, no inglês e na interlíngua português-inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ZARA, J. V.. LEITURA DE HIPERTEXTOS POR APRENDIZES INCIANTES DE INGLÊS: TRAÇANDO CAMINHOS RUMO À MOTIVAÇÃO, À AUTONOMIA E AO APRENDIZADO ORGÂNICO DA L2. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ZARA, J. V.; SOUZA, R. ; OLIVEIRA, F. . Selective Transfer in the acquisition of English ditransitives by Brazilian Portuguese L1 learners. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ZARA, J. V.. Sobre a expressão linguística de eventos de transferência de posse na interlíngua português-inglês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ZARA, J. V.. Estudo sobre a expressão de eventos de transferência de posse na interlíngua de brasileiros aprendizes de inglês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ZARA, J. V.. Aquisição da construção ditransitiva do inglês por aprendizes brasileiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ZARA, J. V.. Expressão escrita de eventos de transferência de posse em inglês por aprendizes brasileiros: influência da L1 e sensibilidade a fatores pragmáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ZARA, J. V.. Aquisição de restrições em construções bitransitivas do inglês por aprendizes falantes do PB como L1. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ZARA, J. V.. Da competência linguística à competência aplicada: a importância do curso de Letras para oprofessor de língua inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ZARA, J. V.. The importance of Being Earnest: Oscar Wilde Revisita Ibsen. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ZARA, J. V.. ESCRITA ACADÊMICA: RESUMO/ABSTRACT. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ZARA, J. V.. Elements of Connected Speech. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ZARA, J. V.. Co-direção da peça teatral 'The piano'.. 2006. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ZARA, J. V.. Máquinas não têm coração. 1999 (Poema).

2.
ZARA, J. V.. O despertar de uma ilusão. 1999 (Poema).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DUTRA, D. P.; RASO, T.; PAIXAO, C. A.; ZARA, JÚLIA VIDIGAL. Participação em banca de Carolina Bohórquez Grondona. Eliminação de pacotes lexicais relacionados ao tópico e de pacotes lexicais em contexto de sobreposição: uma proposta metodológica para os estudos da linguística de corpus. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ZARA, J. V.. Processo seletivo para professor substituto de português/inglês no IFSULDEMINAS. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Divulgação do R para linguistas. 2013. (Congresso).

2.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede.LEITURA DE HIPERTEXTOS POR APRENDIZES INCIANTES DE INGLÊS: TRAÇANDO CAMINHOS RUMO À MOTIVAÇÃO, À AUTONOMIA E AO APRENDIZADO ORGÂNICO DA L2. 2012. (Simpósio).

3.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. Promovendo a motivação de aprendizes iniciantes de inglês através do uso de materiais autênticos. 2012. (Congresso).

4.
V Seminário de Teses e Dissertações - SETED.Sobre a expressão linguística de eventos de transferência de posse: padrões de uso de construções no português, no inglês e na interlíngua português-inglês. 2012. (Seminário).

5.
Second Language Research Forum 2011. Selective Transfer in the Acquisition of English Ditransitivesby Brazilian Portuguese L1 Learners. 2011. (Congresso).

6.
V Escola Brasileira de Linguística Computacional. 2011. (Oficina).

7.
X Encontro de Linguística de Corpus. Sobre a expressão linguística de eventos de transferência de posse na interlíngua português-inglês. 2011. (Congresso).

8.
I Congresso Internacional da ABRAPUI. 2007. (Congresso).

9.
IV Conferência de Linguística e Cognição. 2007. (Outra).

10.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. 2007. (Congresso).

11.
VIII Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras. 2005. (Encontro).

12.
VI EREL - Sudeste, Encontro Regional de Estudantes de Letras. 2002. (Encontro).

13.
I Semana de Estudos Shakesperianos. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZARA, J. V.. 4ª Semana de Ciência e Tecnologia do IFSULDEMINAS. 2015. (Outro).

2.
ZARA, J. V.. IFABERTO. 2015. (Outro).

3.
ZARA, J. V.. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Isabella Mateus de Brito Marques. Good English learners in Pouso Alegre: an investigation into language learning success in a non-English-speaking community. Início: 2015 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Henrique de Oliveira Fadoni. Good English learners in Pouso Alegre: an investigation into language learning success in a non-English-speaking community. Início: 2015 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Anna Caroline de Faria Oliveira. Good English learners in Pouso Alegre: an investigation into language learning success in a non-English-speaking community. Início: 2015 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Daniel de Souza Oliveira. Good English learners in Pouso Alegre: an investigation into language learning success in a non-English-speaking community. Início: 2015 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Jonathan Ramos Oliveira. Good English learners in Pouso Alegre: an investigation into language learning success in a non-English-speaking community. Início: 2015 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Marcos Antônio de Sousa. Programa de Monitoria de língua inglesa. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Júlia Vidigal Zara.

2.
Breno Caio de Freitas. Programa de Monitoria de língua inglesa. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Júlia Vidigal Zara.

3.
Gabriel Henrique Nascimento de Oliveira.. Programa de Monitoria de língua inglesa. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Júlia Vidigal Zara.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 22:34:16