Ana Paula Maurilia dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3239393344505586
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Doutora, cursando pós doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2017). Mestre em Ciências do Movimento Humano - UDESC (2012). Bacharel (UDESC 2007) e Licenciada em Educação Física - Avantis (2016), com especialização em Educação à Distância: docência e tutoria e professora universitária e conteudista. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Humano, Infância e Adolescência, Aprendizagem e Comportamento Motor, Atividade Física e Saúde, Educação Física Escolar e Educação Física Adaptada. Membro da International Society for Physical Activity and Health (ISPAH). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Maurilia dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, A. P. M.;SANTOS, ANA PAULA;SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Avantis.
Avenida Marginal Leste
Estados
88339125 - Balneário Camboriú, SC - Brasil
Telefone: (47) 33630631
URL da Homepage: www.avantis.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências do Movimento Humano.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: COMPETÊNCIA MOTORA NA INFÂNCIA E PREDIÇÃO DOS NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA E STATUS DE PESO NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO LONGITUDINAL, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Francisco Rosa Neto.
Palavras-chave: Saúde escolar; Aptidão física; Desenvolvimento Motor.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade Física e Saúde.
2010 - 2012
Mestrado em Ciências do Movimento Humano.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Estudo longitudinal do comportamento motor: do lactente ao escolar,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Francisco Rosa Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Motor; Atividade Física.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Desenvolvimento e aprendizagem motora.
2017 - 2018
Especialização em Educação a Distância: docência e tutoria. (Carga Horária: 440h).
Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
Título: Metologias ativas aplicada ao curso de Educação Física.
2015 - 2017
Graduação em Educação Física.
Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Educação Física.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Síndrome de Down e Intervenção Psicomotora.
Orientador: Geciely Munaretto Fogaça de Almeida.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação, IEE, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.


Formação Complementar


2018 - 2018
Os desafios dos novos instrumentos de avaliação e o reflexo na aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
2018 - 2018
Novas metodologias de aprendizagem (formação docente). (Carga horária: 8h).
Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
2015 - 2015
Psico-Reiki-Fitoenergia. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos, ABTH, Brasil.
2015 - 2015
Língua Estrangeira Inglês. (Carga horária: 216h).
Wise up, ., Brasil.
2012 - 2012
Formação continuada de professores. (Carga horária: 8h).
Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
2012 - 2012
Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Oratória. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2010 - 2010
Exame de Proficiência em Língua Inglesa.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Inglês - Leitura e Tradução. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Atualização em Língua Portuguesa.
Colégio Solução, MARCOS KARRO, Brasil.
2008 - 2008
Estatística - Programa SPSS. (Carga horária: 15h).
Laboratório de Desenvolvimento Humano - CEFID/UDESC, LADEHU, Brasil.
2008 - 2008
Projeto Desenvolver. (Carga horária: 160h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2007 - 2007
Trabalho voluntário em intervenção psicomotora. (Carga horária: 40h).
Associação Amigo Down, AAD, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Ginástica na Empresa. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2006 - 2006
Psicomotricidade e Problemas na aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2001 - 2001
Technology Course. (Carga horária: 127h).
CETELBRAS, CETELBRAS, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor/tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas:Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento e aprendizagem motora, Educação Física Adaptada. Já ministrou: Atividade física para grupos especiais e Gestão de Eventos. Membro de NDE (núcleo docente estruturante) dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física.

Atividades

08/2015 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano e Educação Física Adaptada
08/2014 - 07/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento e Aprendizagem Motora e Educação Motora Adaptada
02/2012 - 07/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora; Desenvolvimento Humano; Gestão de Eventos; Gestão e Marketing Esportivo

Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça, FATENP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Monitor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador / Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de iniciação cientifica.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividade de extensão realizada. Projeto de Psicomotricidade e Pipe: Programa de intervenção motora específica

Atividades

07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde e Esportes - CEFID/UDESC, .

07/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências do Movimento Humano, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Motor I (MONITORIA)
03/2010 - 02/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde e Esportes - CEFID/UDESC, .

03/2011 - 07/2011
Ensino, Ciências do Movimento Humano, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano (MONITORIA)
07/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências do Movimento Humano, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano II (MONITORIA)
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Motor (MONITORIA)
08/2007 - 02/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde e Esportes - CEFID/UDESC, .

08/2006 - 07/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde e Esportes - CEFID/UDESC, .

08/2005 - 07/2006
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde e Esportes - CEFID/UDESC, .

Atividade de extensão realizada
Psicomotricidade.

Morro das Pedras Praia Hotel, ACQUA E.R. LTDA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Trabalho esporádico, Enquadramento Funcional: Recreacionista, Carga horária: 48
Outras informações
Atividades esporádicas realizadas durante o ano, fora da alta temporada de verão

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recreacionista, Carga horária: 48

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recreacionista, Carga horária: 48


DH Esporte, Saúde e Lazer Ltda, DH LAZER LTDA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Ginástica Laboral, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutora de Ginástica Laboral, Carga horária: 10


Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. ( Realização de atividades recreativas e educacionais para as crianças). Local de realização: Ginásio de Esportes e Lazer Consulado do Samba.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação e intervenção motora
2.
Saúde Escolar: Avaliação e Intervenção Multidisciplinar
3.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
4.
Crescimento e Desenvolvimento
5.
Atividade física e Saúde
6.
Comportamento Motor


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
?Relação entre prática de exercícios físicos na infância e adolescência e as repercussões psicomotoras e psicológicas: um estudo longitudinal?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Coordenador / Alexandro Andrade - Integrante.
2013 - 2014
O desenvolvimento integral da criança: proposta de um instrumento de avaliação multidimensional das competências humanas
Descrição: Objetivo: Construir, aplicar e validar um instrumento de avaliação das competências humanas (cognitiva, motora, emocional, criativa e espiritual) em escolares de Santa Catarina..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador.Financiador(es): Programa de Bolsa de Monitoria de Pós Graduação - Bolsa.
2013 - Atual
PROJETO SAÚDE ESCOLAR em movimento: Estudo Epidemiológico sobre Comportamento Sedentário e Inatividade Física em escolares
Descrição: A presente proposta baseia-se em um Projeto Mundial ?ACTIVE HEALTHY KIDS GLOBAL ALLIANCE? que objetiva inspirar os países a envolver todas as crianças e jovens em atividades física. Nesta proposta, voltada para os interesses nacionais/mundiais, não são descartados os problemas de dimensão regional, por esse motivo, o objetivo da pesquisa é contribuir substancialmente para as ações do projeto Saúde Escolar - projeto realizado em Florianópolis desde 2005 e reformulado através da tese da aluna Ana Paula para ?Saúde escolar em movimento?. O projeto realiza um programa de avaliação e intervenção em saúde de escolares de 6 a 10 anos das escolas públicas de Florianópolis/SC (O projeto foi considerado o 6º melhor no país na temática Educação em 2011 pelo Ministério da Educação/ PROEX/2011). Em primeira instância, o projeto visa confeccionar um boletim informativo regional, inspirado no Report Card para atender governantes, secretarias, pesquisadores, escolas, comunidade, pais e escolares de Florianópolis/SC, através de um levantamento epidemiológico referente à inatividade física, comportamento sedentário, transporte ativo, participação em projetos esportivos a fim de divulgar, sobretudo, a importância do movimentar-se durante a infância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador.
2012 - 2013
Aspectos biopsicossociais em escolares com atraso no desenvolvimento motor: um estudo longitudinal
Descrição: Este estudo teve como objetivo investigar o perfil biopsicossocial de escolares com atraso no desenvolvimento motor, acompanhados aos 06 e 24 meses e 8 a 9 anos de idade. Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa sob análise longitudinal. Foram investigados dezessete escolares que tiveram na segunda avaliação seu desenvolvimento motor classificado como ?inferior?. Para análise dos fatores de risco utilizou-se um questionário biopsicossocial em forma de entrevista com os pais das crianças e a escala de desenvolvimento motor ? EDM para avaliação do padrão motor da criança..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador / Manoela de Oliveira Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2012
Estudo longitudinal do comportamento motor: do lactente ao escolar
Descrição: Dissertação de mestrado (2010-2012).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Síndrome de Down e Intervenção Psicomotora
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência de um programa de intervenções psicomotoras específicas, no desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down, observando a diferença pré e pós-intervenção. Para isso, foram coletados dados referentes ao desenvolvimento motor e características biopsicossociais de todas as crianças com síndrome de Down que participavam do Programa de Intervenção Psicomotora Específica da Universidade do Estado de Santa Catarina. As avaliações motoras foram realizadas através da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM que avalia as áreas da motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal/linguagem e lateralidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador / Geciely Munaretto Fogaça de Almeida - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
SAÚDE ESCOLAR em movimento
Descrição: O objetivo geral do projeto é realizar um levantamento epidemiológico de abrangência municipal (Florianópolis) em escolares com idade entre 6 a 10 anos, a fim de identificar a prevalência dos principais comportamentos associados à saúde na infância. Como objetivos específicos será realizado um plano de metas para o projeto Saúde Escolar em Movimento que incluirá as seguintes ações: Metas atuais 2016/2017: Diante da problemática do comportamento sedentário e inatividade física, propor a reconstrução de um projeto de atenção à comunidade baseado nesse novo paradigma; Modelar conceitualmente a proposta do Saúde Escolar para Saúde Escolar em movimento que foque em ações voltadas à prática de atividade física e a redução do comportamento sedentário em escolares do Ensino Fundamental I; Prestar um serviço preventivo de saúde e educação, que possa trazer um retorno social à comunidade; outras. Metas para a continuidade do projeto Saúde Escolar em Movimento: Promover grupos de estudos e trabalhos de pesquisa referente ao comportamento sedentário e inatividade física na infância dentro da universidade aos acadêmicos e aos profissionais da área da saúde e educação. Estabelecer consultorias de pesquisa aos acadêmicos de graduação e pós-graduação sobre estudos neste campo. Atuar através de campanhas de conscientização públicas na esfera Educacional, propondo estratégias de advocacia para fortalecer as parcerias, para informar sobre projetos de pesquisas e programa a nível regional; Contribuir para um melhor desenvolvimento das crianças do Estado de Santa Catarina, inspirando o envolvimento de todas as crianças na prática de atividade física. Proporcionar a vivência de atividades práticas multidisciplinares e a integração entre comunidade e universidade; Disponibilizar os recursos dos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte para a comunidade. ? Fornecer através de dados conhecimentos e direção para gestores públicos sobre como aumentar a prática de atividade física crianças e efetivamente alocar recursos e atenção para a questão..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador.
2011 - 2012
Acompanhamento do Crescimento Físico e Motor em Escolares de Florianópolis/SC

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Rosa Neto em 26/08/2015.
Descrição: Acompanhamento físico e motor (através de avaliações) e intervenção motora em escolares do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental que apresentarem dificuldades na aprendizagem (escrita, leitura, cálculo ou conduta);.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador / Lisiane Schikking Poeta - Integrante / Regina Ferrazoli Camargo Xavier - Integrante / Kassandra N. Amaro - Integrante.
2009 - 2017
Desenvolvier: Avaliação e Intervenção Motora no Desenvolvimento Humano

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Rosa Neto em 26/08/2015.
Descrição: O Programa de Extensão Universitária ?Desenvolver: Avaliação e Intervenção Psicomotora no Desenvolvimento Humano?, visa ampliar retorno (serviços) à comunidade através da aplicação prática de estudos relacionados ao Desenvolvimento Humano. O programa promove a ampliação do trabalho desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Humano ? LADEHU, juntamente com a Coordenadoria de Extensão do CEFID/UDESC, através de projetos de extensão, onde profissionais de várias áreas da Educação, Ciências da Saúde e Ciências Sociais atuam de forma multidisciplinar, atendendo as necessidades da população em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador / Lisiane Schikking Poeta - Integrante / Sheila Brusamarello - Integrante / Regina Ferrazoli Camargo Xavier - Integrante / Kassandra N. Amaro - Integrante.
2008 - 2017
Avaliação e intervenção motora de 3 a 10 anos
Descrição: O Projeto 'Avaliação e Intervenção Motora de 3 a 10 Anos', engloba crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem, alterações na coordenação motora, hiperatividade, desatenção, transtorno de conduta entre outros. Visa encontrar o equilíbrio e compensar déficits motores..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador / Regina Ferrazoli Camargo Xavier - Integrante / Kassandra N. Amaro - Integrante.
2008 - 2011
Projeto Saúde Escolar
Descrição: No Projeto 'Saúde escolar: os escolares são avaliados para que haja uma identificação precoce de possíveis atrasos , possibilitando a intervenção rápida e eficaz. O aumento da procura por intervenção, levou-nos a criação de mais dois projetos: 'Acompanhamento do Crescimento Físico e Motor de Escolares do Ensino Básico de Florianópolis', com crianças do ensino fundamental, e 'Intervenção Precoce em Crianças de Risco' englobando crianças de 0 a 2anos de idade..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador / Sheila Brusamarello - Integrante / Regina Ferrazoli Camargo Xavier - Integrante / Kassandra N. Amaro - Integrante.
2006 - 2007
PIPE - Programa de Intervenção Psicomotra Específica

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Rosa Neto em 26/08/2015.
Descrição: Programa de avaliação e intervenção motora destinado à crianças com síndrome de Down..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador / Geciely Munaretto Fogaça de Almeida - Integrante / Miriam Bastos - Integrante / Cristina Dias Rosa - Integrante.
2005 - 2006
Psicomotricidade
Descrição: O Projeto de Psicomotricidade objetiva promover um programa direcionado à estimulação e reeducação psicomotora em crianças que apresentam problemas na aprendizagem, hiperatividade, déficit de atenção e distúrbios na coordenação motora, encaminhadas por distintas instituições que trabalham com esta clientela..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ana Paula Maurilia dos Santos - Integrante / Francisco Rosa Neto - Coordenador / Geciely Munaretto Fogaça de Almeida - Integrante / Miriam Bastos - Integrante / José Caetano da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Desenvolvimento e aprendizagem motora.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Desenvolvimento Infantil.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade Física e Saúde.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, A. N. F.2016COSTA, A. N. F. ; PIAZZA, L. ; GREGORIO, E. C. ; SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS ; ROSA NETO, F. . Efeitos dos programas de exercícios físicos e fisioterapia em indivíduos com Parkinson: uma revisão sistemática. Fisioterapia Brasil, v. 17, p. 80-84, 2016.

2.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS2016SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS; VILLAVERDE, L. N. ; COSTA, A. N. F. ; ROSA NETO, F. ; SANTOS, M. O. ; GREGORIO, E. C. ; ANDREIS, L. M. . Biopsychosocial factors contributing to delayed motor development in children: a longitudinal study. Journal of Human Growth and Development, v. 26, p. Ahead of print., 2016.

3.
FERREIRA, J. R. P.2015FERREIRA, J. R. P. ; ROSA NETO, F. ; POETA, Lisiane ; SANTOS, A. P. M. ; XAVIER, R. F. C. ; LAZZERI, D. . Avaliação Motora em escolares com dificuldade de aprendizagem. Pediatria Moderna, v. LI, p. 67-72, 2015.

4.
SANTOS, A. P. M.2015SANTOS, A. P. M.; COSTA, A. N. F. ; LLERENA, A. M. P. ; ROSA NETO, F. . Efeitos da intervenção motora em uma criança com síndrome de Williams. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 423-432, 2015.

5.
ROSA NETO, F.2013ROSA NETO, F. ; XAVIER, R. F. C. ; SANTOS, A. P. M. . Caracterização da leitura e escrita. Revista CEFAC (Online), v. 15, p. 1643-1653, 2013.

6.
SANTOS, A. P. M.2013SANTOS, A. P. M.; ROSA NETO, F. ; Pimenta, R.A . Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade, v. 9, p. 50-60, 2013.

7.
ROSA NETO, F.2013ROSA NETO, F. ; Kassandra Nunes amaro ; SANTOS, A. P. M. ; XAVIER, R. F. C. ; ECHEVARRIETA, J. C. ; LAZZERI, D. ; JATOBA, L. . Efeitos da intervenção motora em uma criança com transtorno do espectro do autismo. Temas sobre Desenvolvimento, v. 19, p. 110-114., 2013.

8.
XAVIER, R. F. C.2013XAVIER, R. F. C. ; ROSA NETO, F. ; SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS ; AMARO, K.N. ; FLORENCIO, R. ; POETA, Lisiane . A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. Revista CEFAC (Online), v. 15, p. 864-872, 2013.

9.
ALANO, V. R.2011ALANO, V. R. ; KROITTS, C. J. ; SANTOS, A. P. M. ; Pimenta, R.A ; WEISS, S. L. I. ; ROSA NETO, F. . Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 19, p. 69-75, 2011.

10.
SANTOS, A. P. M.2010SANTOS, A. P. M.; WEISS, S.L.I ; ALMEIDA, Geciely. M . Avaliação e intervenção no desenvolvimento motor de uma criança com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, p. 19-30, 2010.

11.
ROSA NETO, F.2010ROSA NETO, F. ; SANTOS, A. P. M. ; WEISS, S. L. I. ; AMARO, K.N. . Análise da consistência interna dos testes de motricidade fina da EDM - Escala de Desenvolvimento Motor. Revista da Educação Física (UEM. Impresso), v. 21, p. 191-197, 2010.

12.
AMARO, K.N.2010AMARO, K.N. ; JATOBA, L. ; SANTOS, A. P. M. ; ROSA NETO, F. . Desenvolvimento Motor em escolares com dificuldades na aprendizagem. Movimento & Percepção (Online), v. 11, p. 39-47, 2010.

13.
POETA, Lisiane2010POETA, Lisiane ; DUARTE, M. F. S. ; GIULIANO, I. C. B. ; SILVA, J.C ; SANTOS, A. P. M. ; ROSA NETO, F. . Desenvolvimento Motor de crianças obesas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 18, p. 18-25, 2010.

14.
ROSA NETO, F.2010ROSA NETO, F. ; SANTOS, A. P. M. ; XAVIER, R. F. C. ; AMARO, K.N. . A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso), v. 12, p. 422-427, 2010.

15.
AMARO, K.N.2009AMARO, K.N. ; SANTOS, A. P. M. ; BRUSAMARELLO, S. ; XAVIER, R. F. C. ; ROSA NETO, F. . Validação das baterias de testes de Motricidade Global e Equilíbrio da EDM. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 17, p. Em diagramação-1 - 17, 2009.

16.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS2009SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS; GUIDONI, B. C. ; SILVA, P.V . As emoções das crianças nos diferentes ambientes do meio pré-escolar.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 14, p. 00, 2009.

17.
SANTOS, A. P. M.2009SANTOS, A. P. M.; ROSA, C. D. . Perfil biopsicossocial de crianças com síndrome de Down participantes de um programa de intervenção motora.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 14, p. 00, 2009.

18.
ALMEIDA, Geciely. M2007ALMEIDA, Geciely. M ; ROSA NETO, F. ; BASTOS, M. ; XAVIER, R. F. C. ; AMARO, K.N. ; SANTOS, A. P. M. ; ROSA, C. D. ; UEZ, A. ; TESSARI, A. A. ; AMORIM, P. ; PERINAZZO, K. . PIPE - Programa de Intervenção Psicomotora Específica. Revista iberoamericana de psicomotricidad y técnicas corporales, v. 7(2), p. 131-136, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. P. M.; SOARES, E. ; ROCHA, L. F. . Esportes ligados à natureza no educar para a sustentabilidade no âmbito da Educação Física: um estudo de caso. In: SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SIC - 2017, 2017, BALNEÁRIO CAMBORIÚ. ANAIS DA SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SIC - 2017, 2017.

2.
SANTOS, A. P. M.; ALMEIDA, Geciely. M . Avaliação e intervenção psicomotora em crianças com síndrome de Down. In: Down. In: I Congresso Brasileiro de Motricidade Humana, 2007, Florianópolis. CD-ROM do I Congresso Brasileiro de Motricidade Humana, 2007.

3.
ROSA NETO, F. ; SANTOS, A. P. M. ; GUIDONI, Brunella. C. ; POETA, Lisiane . Projeto de Psicomotricidade: influência das intervenções psicomotoras no desenvolvimento infantil. In: 3ª Encontro Brasilleiro de Extensão Universitaria, 2006, Florianopolis. Anais do 3ª CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA, 2006.

4.
SANTOS, A. P. M.; ROSA NETO, F. . Projeto de Psicomotricidade. In: 2º encontro de extensão UDESC, 2006, Florianópolis. 2º Encontro de Extensão da UDESC, 2006.

5.
SANTOS, A. P. M.; ALMEIDA, Geciely. M ; ROSA NETO, F. ; POETA, Lisiane . Programa de Intervenção Psicomotora Específica - PIPE. In: Congresso Regional de Atencion Temprana y Psicomotricidad, 2006. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, 2006.

6.
ROSA NETO, F. ; ALMEIDA, Geciely. M ; POETA, Lisiane ; SILVA, J.C ; BASTOS, M. ; XAVIER, R.C.V ; SANTOS, A. P. M. ; GUIDONI, Brunella. C. . Programa de Psicomotricidade: Avaliação e Intervenção. In: : IV Congreso Regional de Atención Temprana y Psicomotricidad, 2006, Montevidéo/UY. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad., 2006.

7.
SANTOS, A. P. M.; ALMEIDA, Geciely. M ; ROSA NETO, F. ; BASTOS, M. ; AMARO, K.N. ; XAVIER, R. F. C. . PIPE - Programa de intervenção motora específica. In: 3o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária., 2006, Florianópolis/SC. CD-ROM Anais do 3o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2006.

8.
SANTOS, A. P. M.; GUIDONI, Brunella. C. ; DOMINGUES, Renata. S. . ?Análise comparativa das práticas pedagógicas aplicadas pelos professores da 4º fase do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina. In: Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física, 2005, Salvador / BA. ENEF, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
POETA, Lisiane ; SANTOS, A. P. M. ; ROSA NETO, F. ; MORAES, F. B. . Los escolares con transtorno por Déficit de Atención/ Hiperactividad (TDAH) presentan déficit motor importante en el equilibrio y organizaciión temporal. In: 5th European Congress of Psycomotricity, 2013, Barcelona. 5th European Congress of Psycomotricity, 2013.

2.
ROSA NETO, F. ; POETA, Lisiane ; MORAES, F. B. ; SANTOS, A. P. M. . Los niños con trastornos del aprendizaje presentan un déficit motor. In: 5th European Congress of Psycomotricity, 2013, Barcelona. 5th European Congress of Psycomotricity, 2013.

3.
ROSA NETO, F. ; MORAES, F. B. ; POETA, Lisiane ; SANTOS, A. P. M. . Las personas mayores que frecuentan residencias de larga estancia son más vulnerables a las pertubaciones motoras. In: 5th European Congress of Psycomotricity, 2013, Barcelona. 5th European Congress of Psycomotricity, 2013.

4.
ROSA NETO, F. ; SANTOS, A. P. M. ; ALMEIDA, Geciely. M ; POETA, Lisiane ; BASTOS, M. ; SILVA, J.C ; XAVIER, R.C.V ; AMARO, K.N . Síndrome de Down: Avaliação e Intervenção Psicomotora. In: In: Congresso Brasileiro Multiprofissional de Prevenção em Saúde da Criança, 2006, Curitiba. Anais do Congresso Brasileiro Multiprofissional de Prevenção em Saúde da Criança, 2006, Curitiba. Anais do Congresso Brasileiro Multiprofissional de Prevenção em Saúde da, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS; Pimenta, R.A ; COSTA, A. N. F. ; MOURA, M. ; ROSA NETO, F. ; POETA, Lisiane . Desenvolvimento motor e comportamento sedentário em escolares de 8 a 9 anos. Pediatria Moderna, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. P. M.. Atividade física para Crianças e Adolescentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, A. P. M.. O papel da motricidade no desenvolvimento de escolares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS; SOARES, E. ; ROCHA, L. F. . Esportes ligados à natureza no educar para a sustentabilidade no âmbito da educação física: um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SANTOS, A. P. M.. A importância do movimento na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, A. P. M.; ROSA NETO, F. . Relationship between physical activity practice, sedentary behavior and motor development of Brazilian children at risk. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS. A importância do desenvolvimento motor na infância: método de avaliação motora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
POETA, Lisiane ; MORAES, F. B. ; SANTOS, A. P. M. ; ROSA NETO, F. . Las personas mayores que frecuentan residencias de larga estancia son más vulnerables a las pertubaciones motoras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
POETA, Lisiane ; ROSA NETO, F. ; SANTOS, A. P. M. ; MORAES, F. B. . Los escolares con transtorno por Déficit de Atención/ Hiperactividad (TDAH) presentan déficit motor importante en el equilibrio y organizaciión temporal In: 5th European Congress of Psycomotricity. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
POETA, Lisiane ; ROSA NETO, F. ; SANTOS, A. P. M. ; MORAES, F. B. . Los niños con trastornos del aprendizaje presentan un déficit motor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS. A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS; ALMEIDA, Geciely. M . Avaliação e Intervenção Psicomotora em crianças com Síndrome de Down. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ROSA NETO, F. ; ALMEIDA, Geciely. M ; POETA, Lisiane ; SANTOS, A. P. M. . Projeto de Psicomotricidade: Influência das intervenções psicomotoras no desenvolvimento infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, A. P. M.; GUIDONI, Brunella. C. ; ROSA NETO, F. . Projeto de Psicomotricidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ROSA NETO, F. ; POETA, Lisiane ; SILVA, J.C ; BASTOS, M. ; ALMEIDA, Geciely. M ; FERREIRA, J. R. P. ; XAVIER, R. F. C. ; SANTOS, A. P. M. ; Kassandra Nunes amaro ; UEZ, A. ; GUIDONI, B. C. . Programa de Psicomotricidade: avaliação e intervenção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ALMEIDA, Geciely. M ; ROSA NETO, F. ; BASTOS, M. ; XAVIER, R. F. C. ; Kassandra Nunes amaro ; SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS ; UEZ, A. ; TESSARI, A. A. ; PERINAZZO, K. . PIPE - Programa de intervenção Psicomotora Específica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, A. P. M.. Formação de professores do município de Navegantes. 2013. .

2.
SANTOS, A. P. M.. Formação Continuada de professores do município de navegantes (Como trabalhar a Psicomotricidade na pré-escola). 2012. .

3.
SANTOS, A. P. M.; ROSA NETO, F. . Avaliação e Intervenção Psicomotora em crianças com síndrome de Down. 2007. (Relatório de pesquisa).

4.
ROSA NETO, F. ; SANTOS, A. P. M. . Avaliação e Intervenção Psicomotora em crianças com sindrome de Down. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, A. P. M.; BERTE, P.; SOUZA, E. L.. Participação em banca de João Vitor Colsani.Prevalência da Obesidade Infantil no Brasil: Uma revisão de literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

2.
SANTOS, A. P. M.; BERTE, P.; SOUZA, E. L.. Participação em banca de Rafael Martins.Tratamento não medicamentoso da Hipertensão Arterial. 2017.

3.
SEARA, E. C.; FERNANDES JUNIOR, O. M.; SANTOS, A. P. M.. Participação em banca de Gonzalo Federico TRivério.As contribuições da capoeira como conteúdo da Educação Física Infantil: uma análise bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

4.
GODA, C.; SEARA, E. C.; SANTOS, A. P. M.. Participação em banca de Alex Sandro dos Santos.Vivenciar brincadeiras populares utilizando materiais reciclados nas aulas de Educação Física no Ensino Infantil Pré-Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

5.
FLORES, Z. G. M.; SANTOS, A. P. M.; FERNANDES JUNIOR, O. M.. Participação em banca de Marcelo Henrique Machado.Adolescentes, sedentarismo e obesidade: Contribuições da escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

6.
SANTOS, A. P. M.; SEARA, E. C.; GODA, C.. Participação em banca de Gabriela Arruda Furtado.O profisisonal de Educação Física e a inclusão de aluno estrangeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

7.
SEARA, E. C.; GODA, C.; SANTOS, A. P. M.. Participação em banca de Joice Cardoso.A Educação Física e a Psicomotricidade na alfabetização escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

8.
FLORES, Z. G. M.; FERNANDES JUNIOR, O. M.; SANTOS, A. P. M.. Participação em banca de Michel Willing.Os benefícios da atividade física esportiva na escola: o caso do judô. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

9.
FLORES, Z. G. M.; SANTOS, A. P. M.; FERNANDES JUNIOR, O. M.. Participação em banca de João Luiz Aben-Athar de Alencar Junior.Navegando pela cidadania: educanco com o esporte para o futuro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

10.
FERNANDES JUNIOR, O. M.; SANTOS, A. P. M.; FLORES, Z. G. M.. Participação em banca de José Fabricio dos Passos.A prática da Educação Física e a compreensão do seu profissional a luz dos documentos oficiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

11.
SILVA, M. L.; FERNANDES JUNIOR, O. M.; SANTOS, A. P. M.; WEISS, A.. Participação em banca de Maikon Luan da Silva.A relevância da Psicomotricidade na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

12.
FERNANDES JUNIOR, O. M.; SEGATO, L.; SANTOS, A. P. M.. Participação em banca de a.Aplicabilidade do pentáculo do bem-estar como ferramenta de avaliação da qualidade de vida dos adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

13.
SANTOS, A. P. M.; PEDRINI, L.. Participação em banca de Marta Meneses Santos Barbosa dos Santos.Dança da Escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

14.
ARANHA, E. E.; SANTOS, A. P. M.. Participação em banca de Luzia Rodrigues Alixandre.A contribuição das aulas de educação física no processo de prevenção à obesidade infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

15.
SANTOS, A. P. M.; WEISS, A.. Participação em banca de Paulo Loenan Marcelino.As contribuições do profissional de Educação Física na prevenção da obesidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

16.
SANTOS, A. P. M.; FLORES, Z. G. M.. Participação em banca de Luis Fernando Moreira Pinto.O resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais no espaço da educação física escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

17.
SANTOS, A. P. M.; PEDRINI, L.. Participação em banca de Cassio Diego Wihelms da Rocha.A desmotivação nas aulas de Educação Física: indicadores e preocupações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

18.
SANTOS, A. P. M.; SEARA, E. C.. Participação em banca de Amanda Galdini Bolda.A Educação Física no processo de alfabetização. 2015.

19.
SANTOS, A. P. M.; PRETTO, A. C.. Participação em banca de André Luiz de Souza Berlanda.Jogos cooperativos na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

20.
SANTOS, A. P. M.; CAMARGO, D. B.. Participação em banca de Ana Paula Maurilia dos Santos.As contribuições do futsal no desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

21.
SANTOS, A. P. M.; CAMARGO, D. B.. Participação em banca de Alex Lopes dos Santos.A Educação Física no Ensino Médio e o desinteresse nos alunos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

22.
PEDRINI, L.; SANTOS, A. P. M.. Participação em banca de Alanson Ballock.Conteúdo da Educação Física Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

23.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS; SEGATTO, L.. Participação em banca de Carlos Eduardo Marquetti.Acessibilidade na Educação Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

24.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS; SILVEIRA, R. A.. Participação em banca de Rosana da Silva.A contribuição do Lúdico na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

25.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS; SILVEIRA, R. A.. Participação em banca de Edilson de Oliveira.Benefícios das atividades recreativas na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

26.
GARCIA, A. C.; SANTOS, A. P. M.; POETA, Lisiane; SABBAG, S.. Participação em banca de Aline Chaves Garcia.A influência dos estímulos de familiares e do ambiente no desenvolvimento motor das crianças de 4 a 10 anos com síndrome de Down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

27.
MATIAS, M.; SANTOS, A. P. M.; POETA, Lisiane; SABBAG, S.. Participação em banca de Marina Matias.Jogoes e brincadeiras na Educação Infantil: uma parceria indispensável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

28.
BORBA, A.; SANTOS, A. P. M.; SILVEIRA, R. A.; FRAINER, D. E. S.. Participação em banca de Adriana Borba.Esporte e adolescência uma prática possível. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

29.
FRANCISCO, E.; SANTOS, A. P. M.; SILVEIRA, R. A.; FRAINER, D. E. S.. Participação em banca de Éder Francisco.O papel da Educação Física no combate a obesidade infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

30.
SANTOS, A. P. M.; XAVIER, R. F. C.; ROSA NETO, F.; AMARO, K.N.. Participação em banca de Roberta Rabello Reis.Desenvolvimento Motor e Desempenho na Leitura e Escrita em escolares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

31.
LLERENA, A. M. P.; SANTOS, A. P. M.; AMARO, K.N.; ROSA NETO, F.. Participação em banca de Américo Manuel Portilla Llerena.Avaliação e intervenção motora na síndrome de Willians: contribuição de um jogo pedagógico para motricidade fina?,. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6ª semana de iniciação científica da Avanttis.A Educação Física escolar e o esporte no processo de inclusão de alunos com deficiência.. 2018. (Outra).

2.
6ª semana de iniciação cientíifica da Faculdade Avantis.O esporte como fator de inclusão social. 2018. (Outra).

3.
Jornada de Formação Pedagógica - Faculdade Avantis. 2017. (Outra).

4.
6º ISPAH: The international Congress Physical Activity and Public Health. Relationship between physical activity practice, sedentary behavior and motor development of Brazilian children at risk. 2016. (Congresso).

5.
Dimensões do Cuidar - uma visão integral. 2016. (Outra).

6.
I Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana.Intervenção no desenvolvimento motor na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial. 2016. (Outra).

7.
I Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana.Comportamento motor - aspectos neurofisiológicos e biomecânicos. 2016. (Outra).

8.
Jornada de formação pedagógica - Faculdade Avantis. 2016. (Outra).

9.
I Semana de iniciação científica.O atletismo adaptado e a inclusão de alunos com deficiência na Educação Física Escolar. 2015. (Outra).

10.
Jornada de formação dos docentes - Faculdade Avantis. 2015. (Outra).

11.
28º JOPEF Brasil.Avaliação Física Funcional. 2014. (Seminário).

12.
Avaliação das competências não cognitivas para educação. 2014. (Outra).

13.
5th European Congress of Psychomotricity:. LOS NIÑOS CON TRASTORNO POR DÉFICIT DE ATENCIÓN / HIPERACTIVIDAD (TDAH) PRESENTAN DÉFICIT MOTOR IMPORTANTE EN EL EQUILIBRIO Y ORGANIZACIÓN TEMPORAL. 2013. (Congresso).

14.
Ética, Indivíduo e Sociedade. 2013. (Outra).

15.
Formação continuada de professores. 2012. (Outra).

16.
Neurociências na região sul. 2012. (Outra).

17.
Reading in the brain - UFSC. 2012. (Outra).

18.
IV Fórum Permanente de Pós-Graduação em Educação Física do CBCE.Orientações para o ingresso em programas de pós-graduação em Educação Física. 2011.. 2011. (Simpósio).

19.
I Congresso Brasileiro de Motricidade Humana. Avaliação e Intervenção Psicomotora em crianças com síndrome de Down. 2007. (Congresso).

20.
1º Simpósio Brasileiro de Psicologia do Esporte e do Exercício. 2006. (Simpósio).

21.
3ª Encontro Brasilleiro de Extensão Universitaria. Projeto de Psicomotricidade: Influência das intervenções psicomotoras no desenvolvimento infantil. 2006. (Congresso).

22.
5º Fórum Internacional de Esportes. 2006. (Outra).

23.
Congreso Regional de Atencion Temprana y Psicomotricidad. PIPE: Programa de intervenção psicomotora especifica. 2006. (Congresso).

24.
Congresso Regional de Atencion Temprana y Psicomotricidad. "Programa de psicomotricidade: avaliação e intervenção". 2006. (Congresso).

25.
II Encontro de extensão da UDESC.Projeto de Psicomotricidade. 2006. (Encontro).

26.
II Simpósio Catarinense de Desenvolvimento Infantil. 2006. (Simpósio).

27.
4º Fórm Internacional de Esportes. 2005. (Outra).

28.
4º Fórum Internacional de Esportes. 2005. (Outra).

29.
I Encontro de Extensão da UDESC.Projeto de Psicomotricidade. 2005. (Encontro).

30.
Simpósio Catarinense de Desenvolvimento Infantil.Avaliação do Desenvolvimento Psicomotor de 0 a 12 anos. 2005. (Simpósio).

31.
3ª Fórum Internacional de Esportes. 2004. (Outra).

32.
3º Fórum Internacional de Esportes. 2004. (Outra).

33.
I Encontro Brasileiro de Profissionais do Esporte e Saúde. 2004. (Encontro).

34.
I Fórum Catarinense de Ciências do Esporte e Saúde. 2004. (Outra).

35.
III Fórum Brasil Esporte. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS. PALHOÇA ATIVA - Exercícios físicos, esportes, recreação e lazer.. 2017. (Outro).

2.
ROSA NETO, F. ; SANTOS, ANA PAULA MARÍLIA DOS ; GUIDARINI, F. ; ANDREIS, L. M. . I Símposio Brasileiro de Motricidade Humana. 2016. (Outro).

3.
SANTOS, A. P. M.. Curso de Formação continuada de professores do MunicÍpio de Navegantes. 2012. (Outro).

4.
Rui Jornada Krebs ; BARROSO, M.L.C ; SANTOS, A. P. M. . 2º Encontro Latino-americano para Estudos da Criança. 2008. (Outro).

5.
SANTOS, A. P. M.. Palestra: Psicomotricidade e Síndrome de Down. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nathalia Silva Cabral. Comportamento sedentário, inatividade física e obesidade na adolescência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

2.
Alexandre Schiestl. A Educação Física Escolar no Ensino Médio: Relato dos estudantes de uma escola pública de Balneário Camboriú. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

3.
Michele dos Santos Ribeiro. Inatividade física e comportamento sedentário na infância e suas implicações para a saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

4.
Camila Cordeiro Prado. O transtorno do Desenvolvimento da Coordenação - TDC como conceito para as dificuldades motoras na infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

5.
Drielly Gomes. A importância da organização espacial na infância: análise em escolares de 8 a 9 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

6.
Francieli da Silva Garcia da Cruz. Análise da prevalência de lateralidade cruzada em escolares de 8 a 9 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

7.
Daniela Venera. A importância das atividades rítmicas na Educação Física Escolar: Análise da organização temporal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

8.
Queiti Mulerchat. O esquema corporal na formação da criança: uma análise em escolares de 8 a 9 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

9.
Adan Alves Ribeiro. O esporte como fator de inclusão social: a importância dos projetos sociais esportivos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

10.
Douglas Alexandre Muller. Obesidade infantil: contribuições de uma Educação Física de qualidade.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

11.
Ruan Caetano Vasoler. Principais transtornos da aprendizagem na infância e as contribuições das aulas de Educação Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

12.
Juliano Cesar da Costa. A Educação Física Escolar e o esporte no processo de inclusão de alunos com deficiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

13.
Caike Jacob Rovigo. O atletismo adaptado e a inclusão de alunos com deficiência na Educação Física Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

14.
Lorena Natal Villaverde. Aspectos biopsicossociais em crianças com atrasos no desenvolvimento motor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.

15.
Marli Tomaz de Santiago. O desenvolvimento motor na educação infantil: a importância dos jogos e brincadeirias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Ana Paula Maurilia dos Santos.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. P. M.; ROSA NETO, F. . Relationship between physical activity practice, sedentary behavior and motor development of Brazilian children at risk. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


01/03/2010 a 29/02/2012 (Mestrado), 01/08/2013 a 21/07/2014 (Doutorado): Bolsista do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação (PROMOP), do Curso de Ciências do Movimento Humano, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com carga horária de 12 horas/semanais.

Membro do grupo de pesquisa intitulado "Grupo de estudos em Desenvolvimento Humano"



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 12:38:37