Alfredo Passos da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1730272937177501
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Prof.Dr.Alfredo Passos, profdrpassos@gmail.com Doutor em Administração, Mestre em Comunicação e Mercado, Pós-Graduado em Marketing, Bacharel em Comunicação Social. Primeiro Profissional da América Latina a receber o SCIP Catalyst Award da Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP, USA, pela contribuição a área de Inteligência Competitiva no Brasil. Professor Universitário (Administração, Marketing, Inteligência Competitiva). SCIP Member. Autor de 8 livros; Articulista de Jornais, Revistas e Portais na Internet, além de Pesquisador de assuntos ligados a Inteligência Competitiva, Marketing (Mercado), Estratégia (Competitividade, Inovação). É autor dos seguintes livros: "TESARAC - O Livro da Inteligência Competitiva", "Inteligência Competitiva Tecnológica, Novas Edições Acadêmicas, 2015 (Alemanha)", "Homem no Fogão e Mulher na Gestão. São Paulo : LCTE Editora, 2010. Ainda, "Inteligência Competitiva para pequenas e médias empresas", publicado em 2007; E a Concorrência...não levou! - Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais , publicado em 2006 e Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresa , publicado em 2005. Em 2018 foi publicado Inteligência Central: Origem e Evolução, pela amazon.com. Estes livros foram publicados pela LCTE Editora e Carreira e Marketing Pessoal: da teoria à prática. São Paulo:Negócio Editora, 1999. Mestre em Comunicação e Mercado, Bacharel em Comunicação Social pela Fundação Casper Líbero. Pós-graduado em Marketing pela ESPM São Paulo. Entre os seus cursos de especialização estão: Curso de Administração de Empresas (FGV - S. Paulo) e o Curso de Extensão em Marketing (FEA/USP). Certificado em Diagnóstico Empresarial pela AOTS - THE ASSOCIATION FOR OVERSEAS TECHNICAL SCHOLARSHIP, Japão. Foi Professor da Graduação (Projeto de Graduação ESPM) e dos Cursos de Férias da ESPM (Marketing Para Quem Não É Do Marketing e Inteligência Competitiva). Conferencista convidado do Ciclo de Palestras Paralelas da ExpoManagement em 2014, 2012, 2011, 2009, 2008, 2007 e 2006 (HSM) para realizar apresentações sobre Inteligência Competitiva. Conferencista, palestrante e mediador convidado para eventos diversos sobre Inteligência Competitiva, em organizações como: ECA-FEA/USP, ESPM, entre outras. Coordenador do Ciclo ESPM de palestras sobre Inteligência Competitiva. Editor Chefe da Revista Inteligência Competitiva. Membro das seguintes associações internacionais: Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP e International Association for Intelligence Education - IAFIE. Membro da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva - ABRAIC. Board Member - Journal of Intelligence Studies in Business Atuou como Professor Orientador do Trabalho de Conclusão/FGV Management e Professor da FACE - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Conselheiro da Rede Prestige Açores. Professor da Faculdade Oswaldo Cruz e CEO Atelier Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alfredo Passos da Silva
Nome em citações bibliográficas
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO

Endereço


Endereço Profissional
Atelier Brasil Serviços e Soluçoes.
Rua Padre Guilherme Pompeu 01
Centro
06501055 - Santana de Parnaíba, SP - Brasil
Telefone: (11) 982089004
URL da Homepage: http://inteligenciacompetitivarev.com.br/ojs/index.php/rev


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Administração.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: SISTEMA DE PROSPECÇÃO DA INOVAÇÃO EM AMBIENTE MULTIFACETADO: O CASO DO PARQUE TECNOLÓGICO NONAGON, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Leonel Cezar Rodrigues.
Bolsista do(a): Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Palavras-chave: Inteligência Competitiva Tecnológica,; Inovação,.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Informação e comunicação.
1998 - 2001
Mestrado em Comunicação e Mercado.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Título: A elaboração da estratégia de comunicação pelas empresas: abordagem da questão pela Inteligência Competitiva,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze.
Palavras-chave: inteligência competitiva.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1991 - 1991
Especialização em Curso Intensivo de Administração. (Carga Horária: 128h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Grupo Saint-Gobain: Um estudo de caso sobre a Empresa e a Marca "Brasilit".
Orientador: Prof. Alain Florent Stempfer.
1984 - 1986
Especialização em Curso de Pós-Graduação em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: A Internacionalização de Empresas Brasileiras.
Orientador: ANTONIO JESUS DE BRITO COSENZA.
1978 - 1981
Graduação em Bacharel em Comunicação Social.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.




Formação Complementar


2014
Extensão universitária em Curso de Formação em Psicanálise. (Carga horária: 740h).
Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2018 - 2018
U.S. Political Institutions: Congress, Presidency, Courts, and Bureaucracy. (Carga horária: 40h).
Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
2018 - 2018
UM BRASIL SUSTENTÁVEL: VISÕES, DESAFIOS E DIREÇÕES. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2014 - 2014
Curso de elab. provas na persp. do estudante ENADE. (Carga horária: 5h).
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
2014 - 2014
Evento - No Princípio era o ato. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2014 - 2014
Hipóteses sobre os processos pré-verbais atuantes. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2014 - 2014
Seminário Teórico: Estilos da Clínica Psicanalític. (Carga horária: 18h).
Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2014 - 2014
Evento: Freud Explica? Não! Como opera a interpret. (Carga horária: 2h).
Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2013 - 2013
Workshop Lattes e Processos Avaliativos. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
2013 - 2013
Ciclo de Palestras. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
2012 - 2012
Inteligência Competitiva. (Carga horária: 24h).
Strategic and Competitive Intelligence Professionals-SCIP, SCIP, Estados Unidos.
2011 - 2011
Inteligência Competitiva. (Carga horária: 24h).
Strategic and Competitive Intelligence Professionals-SCIP, SCIP, Estados Unidos.
2010 - 2010
Inteligência Competitiva. (Carga horária: 24h).
Strategic and Competitive Intelligence Professionals-SCIP, SCIP, Estados Unidos.
2009 - 2009
Inteligência Competitiva. (Carga horária: 24h).
Strategic and Competitive Intelligence Professionals-SCIP, SCIP, Estados Unidos.
2008 - 2008
Inteligência Competitiva. (Carga horária: 40h).
Strategic and Competitive Intelligence Professionals-SCIP, SCIP, Estados Unidos.
2007 - 2007
SCIP´s 2007 Annual International Conference&Exibt. (Carga horária: 40h).
The Society of Competitive Intelligence Professionals, SCIP, Estados Unidos.
2006 - 2006
Competitive Intelligence, SMP com Leonard Fuld. (Carga horária: 16h).
HSM, HSM, Brasil.
2005 - 2005
Dominando as Técnicas de Ensino com Joseph Lowman. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2004 - 2004
2004 SCIP International Annual Conference. (Carga horária: 24h).
The Society of Competitive Intelligence Professionals, SCIP, Estados Unidos.
2003 - 2003
SCIP´s 2003 Annual International Conference&Exibt. (Carga horária: 40h).
The Society of Competitive Intelligence Professionals, SCIP, Estados Unidos.
2002 - 2002
2002 SCIP International Annual Conference. (Carga horária: 24h).
The Society of Competitive Intelligence Professionals, SCIP, Estados Unidos.
2001 - 2001
Corporate Communication and Branding. (Carga horária: 40h).
EDS University, EDS, Estados Unidos.
2000 - 2000
SCIP's 2000 Annual International Conference & Exhi. (Carga horária: 40h).
The Society of Competitive Intelligence Professionals, SCIP, Estados Unidos.
2000 - 2000
Competitive Intelligence. (Carga horária: 24h).
EDS University, EDS, Estados Unidos.
1998 - 1998
Perception Management and branding identity. (Carga horária: 40h).
Burson-Marsteller University, B-MU, Estados Unidos.
1997 - 1997
The Facilitators Program for Latin America - LAFT. (Carga horária: 120h).
The Association for Overseas Technical Scholarship, AOTS, Japão.
1993 - 1993
Crisis Management. (Carga horária: 40h).
Hill & Knowlton, H&K, França.
1993 - 1993
Crisis Management. (Carga horária: 40h).
Hill & Knowlton, H&K, Inglaterra.


Atuação Profissional



Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo, UNIRADIAL ESTÁCI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor no Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de comunicação e Design Osvaldo Cruz

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inteligência Competitiva

ESPM - São Paulo, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor da Graduação PGE (Orientação Projeto Graduação ESPM) e dos Cursos de Férias ESPM.

Atividades

01/2000 - 11/2014
Extensão universitária , ESPM, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Férias.
01/1996 - 11/2014
Extensão universitária , ESPM, .

Atividade de extensão realizada
Marketing Para Quem não é do Marketing.
01/1992 - 11/2014
Ensino, Administração De Empresas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor de Estratégias Empresariais
01/1992 - 11/2014
Ensino, Administração De Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor
Inteligência Competitiva
01/1992 - 11/2014
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor orientador de Projeto de Graduação ESPM - PGE
01/1992 - 11/2014
Ensino, Administração De Empresas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor de Planejamento Estratégico e Ambiente Negócios
01/1992 - 11/2014
Ensino, Administração De Empresas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor de Planejamento Estratégico e Ambiente Negócios
01/1992 - 11/2014
Ensino, Administração De Empresas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor orientador de MBA Marketing
01/1992 - 11/2014
Ensino, Administração De Empresas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor de Marketing Estratégico

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor


Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador dos cursos de graduação tecnológica em Comércio Exterior, Logística e Marketing do Complexo Educacional FMU.


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1994
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Responsável I, Carga horária: 8
Outras informações
Início das atividades acadêmicas como professor, no curso de comunicação social, habilitação publicidade e propaganda, disciplina planejamento de comunicação, orientação e coordenação do trabalho de conclusão de curso - TCC.


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 25

Atividades

02/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Nove de Julho, .



Linhas de pesquisa


1.
Inteligência Tecnológica e Inovação Aberta

Objetivo: O uso da informação para alocação estratégica de recursos, integração de processos e construção de competências internas, é determinante da capacidade de inovar de uma organização. Este projeto-docente ocupa-se com os processos de Inteligência Tecnológica como mecanismo capacitador dos processos de Inovação Aberta..
Palavras-chave: Inteligência Competitiva Tecnológica,; Inovação Tecnológica; Inovação Aberta.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista Inteligência Competitiva
2011 - Atual
Periódico: Journal of Intelligence Studies in Business


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Inteligência Competitiva


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Turismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2003
Catalyst Award (SCIP), The Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP - USA.
2002
Certificate of Appreciation, The Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP - USA.
2000
Certificate of Appreciation, The Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP - USA.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
PASSOS, A.  Data: 01/12/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PASSOS, ALFREDO2017PASSOS, ALFREDO; Ferreira, Teresa . COMPETITIVE INTELLIGENCE: PERCEPTIONS AND PRACTICES IN COMPANIES IN THE AUTONOMOUS REGION OF AZORES AND PORTUGAL. Competitive Intelligence Magazine, v. 21, p. 31-42, 2017.

2.
PASSOS, ALFREDO2016PASSOS, ALFREDO; FERREIRA, D. M. . INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS NAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, p. 72-86-86, 2016.

3.
MAGNONI, MARIANNA SARNO CARLINI E2014 MAGNONI, MARIANNA SARNO CARLINI E ; PASSOS, ALFREDO . UMA VISÃO SOBRE A TERCEIRA IDADE E AS MARCAS DE ALIMENTOS. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 11, p. 48-72, 2014.

4.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO2011PASSOS, A.. Quem descobriu a nova classe média do Brasil?. Revista da ESPM, v. 18, p. 22-29, 2011.

5.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO2000PASSOS, A.. Como monitorar seu concorrente por meio da inteligência competitiva. Revista da ESPM, v. 7, p. 15-19, 2000.

6.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO1999PASSOS, A.. Marketing pessoal na visão dos empresários. Revista da ESPM, v. 6, p. 72-76, 1999.

7.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO1999PASSOS, A.. Vendas diretas um setor que cresce no mundo e no Brasil. Revista da ESPM, v. 6, p. 26-31, 1999.

8.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO1998PASSOS, A.; NAJJAR, E. R. . O mercado de trabalho e competitividade. Revista da ESPM, v. 5, p. 28-33, 1998.

9.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO1997PASSOS, A.. Lição de literatura para marketeiros. Revista da ESPM, v. 4, p. 13-19, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PASSOS, ALFREDO. Inteligencia Central: Origem e Evolução. 1. ed. são paulo: amazon, 2018. v. 1. 24p .

2.
PASSOS, ALFREDO; FERREIRA, D. M. . TESARAC - O Livro da Inteligência Competitiva. 1. ed. São Paulo: Livrus Negócios Editoriais, 2016. v. 1. 256p .

3.
PASSOS, ALFREDO. Inteligência competitiva tecnológica: o caso do Parque Tecnológico Nonogon, Açores, Portugal. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 141p .

4.
PASSOS, A.. Homem no fogão e mulher na gestão: como antecipar movimentos de mercado e da concorrência em um mundo dirigido pela maior participação das mulheres nas compras de produtos e serviços, através de inteligência competitiva. 1a.. ed. São Paulo: LCTE Editora, 2010. 512p .

5.
PASSOS, A.. Inteligência competitiva para pequenas e médias empresas: como superar a concorrência e desenvolver um plano de marketing para sua empresa. 1a.. ed. São Paulo: LCTE Editora, 2007. 144p .

6.
PASSOS, A.. E a concorrência... não levou! - inteligência competitiva para gerar novos negócios empresariais. 1a.. ed. São Paulo: LCTE Editora, 2006. 112p .

7.
PASSOS, A.. Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresa. 1a.. ed. São Paulo: LCTE Editora, 2005. 167p .

8.
PASSOS, A.; NAJJAR, E. R. . Carreira e marketing pessoal: da teoria à prática. 2a.. ed. São Paulo: Negocio Editora, 1999. 203p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PASSOS, ALFREDO. Hora da indústria de São Paulo agir. Folha de S.Paulo, São Paulo, 25 fev. 2016.

2.
PASSOS, ALFREDO; STOCCO, G. ; FAVERO, B. . Plataforma quer ser alternativa para aluguel de objetos pouco usados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 jun. 2015.

3.
PASSOS, ALFREDO. Inteligência Competitiva. O globo, São Paulo, p. 50 - 50, 12 abr. 2015.

4.
PASSOS, ALFREDO. A importância da inteligência competitiva para as empresas. Revista profissional e negócios - A referência do RH, São Paulo, p. 1 - 1, 12 mar. 2015.

5.
PASSOS, ALFREDO. A excelência da realização no trabalho. O globo, São Paulo, p. 56 - 56, 08 fev. 2015.

6.
PASSOS, ALFREDO. Mentiras da gestão no Brasil. Lndikabem, São paulo, p. 1 - 1, 24 abr. 2013.

7.
PASSOS, A.. Tecido da floresta ganha mercado sustentável. Indika Bem, 26 fev. 2013.

8.
CABRAL, R. J. ; PASSOS, ALFREDO . Acores devem apostar na economia criativa. Açoariano Oriental, Açores, 07 fev. 2013.

9.
PASSOS, A.. O que é Inteligência Competitiva. Indika Bem, 20 dez. 2012.

10.
PASSOS, A.. A mensagem de combate ao efeito estufa é urgente. Indika Bem, 12 fev. 2012.

11.
PASSOS, A.. Inteligência competitiva oportunidade versus oportunistas. Administradores.com, João Pessoa, PB, 24 nov. 2011.

12.
PASSOS, A.. A empresa com cérebro. Brasil Econômico, São Paulo, p. 31 - 31, 10 fev. 2011.

13.
PASSOS, A.. Longe da nova classe média. Revista Marketing, São Paulo, 30 mar. 2010.

14.
PASSOS, ALFREDO; CUNHA, T. G. ; COBRA, L. R. . O perfil do profissional de Inteligência Competitiva: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Gestão do Conhecimento, São Paulo, p. 5 - 14, 01 fev. 2009.

15.
PASSOS, A.. Idéias inovadoras. Baguete - Tecnologia da Informação, Porto Alegre, RS, 03 nov. 2008.

16.
PASSOS, A.. Como tomar uma decisão?. Administradores.com, João Pessoa, PB, 07 abr. 2008.

17.
PASSOS, A.. Números atualizados para seleção de mercados-alvo. Administradores.com, João Pessoa, PB, 27 nov. 2007.

18.
PASSOS, A.. Inteligência competitiva permite análise do ambiente externo. Jornal do Commercio, São Paulo, 30 maio 2007.

19.
PASSOS, A.. Inteligência Competitiva é crucial para empresas. Época Negocios, São Paulo, 19 fev. 2007.

20.
PASSOS, A.. Em busca do tempo perdido com inteligência competitiva. Administradores.com, João Pessoa, PB, 28 ago. 2005.

21.
PASSOS, A.. Sinapse corporativa. Melhor, São Paulo, p. 90 - 91, 10 ago. 2003.

22.
PASSOS, A.. A onda dos programas de fidelização. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. A2, 30 maio 2000.

23.
PASSOS, ALFREDO. Dez por cento que valem muito. Amanhã, São Paulo, p. 1 - 1, 01 jan. 1999.

24.
PASSOS, A.. Lição de literatura para empresa. T&D Desenvolvendo Talentos, São Paulo, p. 7 - 7, 07 fev. 1998.

25.
PASSOS, A.. Procuram-se presidentes. T&D Desenvolvendo Talentos, São Paulo, p. 5 - 5, 01 ago. 1997.

26.
PASSOS, A.. O novo marketing dos anos noventa. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 1 - 1, 01 jul. 1991.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PASSOS, A.. Sistema de prospecção da informação em ambiente multifacetado: o caso do parque tecnológico NONAGON, Açores, Portugal?. In: SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO, 15., 2012, São Paulo. Desafios da gestão: econômico, social e ambiental. São Paulo, 2012. p. 1-13.

2.
PASSOS, A.; Evandro Luiz Lopes ; Eloisa de Moura Lopes . O papel da inteligência competitiva de negócios na indústria farmacêutica: o estudo de caso da Alcon Labs. In: SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO, 12., 2009, São Paulo. Empreendedorismo e inovação. São Paulo, 2009.

3.
PASSOS, A.. Legitimando a inteligência competitiva no Brasil: reflexões e encaminhamentos. In: SEMEAD ? SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO, 11., 2008, São Paulo. Empreendedorismo em organizações, 2008.

4.
VIEIRA, S. F. A. ; PASSOS, A. . Um estudo exploratório sobre inteligência competitiva no Brasil. In: SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO, 11., 2008, São Paulo. Empreendedorismo em organizações. São Paulo, 2008.

5.
PASSOS, A.. Um estudo exploratório sobre a relação entre o aumento da concorrência e orçamento de marketing. In: SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO, 11., 2008, São Paulo. Empreendedorismo em organizações. São Paulo, 2008. p. 1-15.

Apresentações de Trabalho
1.
PASSOS, A.. Aula Magna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PASSOS, ALFREDO. RH na Era da Inteligência Artificial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PASSOS, ALFREDO. Carreira e Inteligência Competitiva: o único caminho para o sucesso empresarial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PASSOS, ALFREDO. Redução de impactos e riscos decorrentes das mudanças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PASSOS, ALFREDO. Inovação - Inteligência Competitiva Tecnológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PASSOS, ALFREDO. Tesarac: Inteligência Competitiva em Tempos de Crise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PASSOS, ALFREDO. Inteligência Competitiva: Percepções e Práticas nas empresas da região autônoma dos Açores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PASSOS, ALFREDO. Workshop: Como Implementar a Inteligência Competitiva na sua Instituição?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PASSOS, A.. 'Organizações e inteligência competitiva: a ampliação de oportunidades no cenário global'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PASSOS, A.. Sistema de prospecção da informação em ambiente multifacetado: o caso do Parque Tecnológico Nonagon, Açores, Portugal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PASSOS, A.. Inteligência Competitiva: Como ficar à frente da concorrência e dos mercados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PASSOS, A.. Casas Bahia: acesso ao consumo e a comunicação com a classe c. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
PASSOS, A.; Evandro Luiz Lopes ; Eloisa de Moura Lopes ; Benedita Hirene de França Heringer . O papel da inteligência competitiva de negócios na indústria farmacêutica:o estudo de caso da Alcon Labs. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
PASSOS, A.. Inteligência competitiva em tempos de incerteza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PASSOS, A.. Um estudo exploratório sobre inteligência competitiva no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
PASSOS, A.. Um estudo exploratório sobre a relação entre o aumento da concorrência e orçamento de marketing. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
VIEIRA, S. F. A. ; PASSOS, A. . Legitimando a inteligência competitiva no Brasil: reflexões e encaminhamentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
GARRINI, S. P. F. ; PASSOS, A. . Cirque du soleil: inovação, inteligência competitiva e o espetáculo da comunicação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
PASSOS, A.. Quando a Comunicação com o mercado faz a diferença: atacarejo, atacadização e a TV Carrefour. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
PASSOS, A.. Como obter melhores resultados para sua empresa através da Inteligência Competitiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PASSOS, A.. Estratégia como conteúdo principal. São Paulo, 2011 (Editorial).

2.
PASSOS, A.. É preciso vender! não o cliente comprar. São Paulo, 2007 (Textos informativos).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PASSOS, ALFREDO. Profissionais usam táticas empresariais para se antecipar ao mercado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PASSOS, ALFREDO. Inteligência competitiva auxilia empresas em tempos de crises. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PASSOS, ALFREDO. SAIBA O QUE É 'UBERIZAR' UM SERVIÇO. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PASSOS, A.. Inteligência Competitiva, o único caminho para o sucesso. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PASSOS, A.. O lado obscuro da competitividade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
PASSOS, A.. O poder da inteligência competitiva. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
PASSOS, A.. A excelência da realização no trabalho. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
PASSOS, ALFREDO; FONSECA, E. . Precisamos de melhores gestores no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
PASSOS, ALFREDO; FONSECA, E. . Precisamos de melhores gestores no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
PASSOS, A.. 'Açores devem apostar na economia criativa'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
PASSOS, A.. VII ENCAD - Reportagem com palestrantes. 2013.

12.
PASSOS, A.. Como fazer Inteligência Competitiva acontecer!. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
PASSOS, A.. Alfredo Passos integra a Rede Prestige Azores. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
PASSOS, ALFREDO; BARBEIRO, H. . Participação das mulheres no mercado de trabalho. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
PASSOS, A.. Inteligência competitiva. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
PASSOS, A.. Participação das mulheres no mundo corporativo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
PASSOS, A.. Inteligência competitiva e marketing estratégico. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
PASSOS, ALFREDO. Inteligência Competitiva e Marketing Estratégico. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
PASSOS, A.. Por que inteligência competitiva?. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PASSOS, A.. Revista Inteligência Competitiva. 2011; Tema: Inteligência Competitiva. (Site).

2.
PASSOS, ALFREDO. Inteligência Competitiva. 2009; Tema: Inteligência Competitiva. (Rede social).

3.
PASSOS, A.. Inteligência Competitiva por Alfredo Passos. 2007; Tema: Inteligência Competitiva - Competitividade Empresarial. (Blog).

4.
PASSOS, ALFREDO. Observatório sobre competitividade empresarial. 2007; Tema: Inteligência Competitiva. (Blog).

5.
PASSOS, A.. http://inteligenciacompetitiva.pro.br/. 2006; Tema: Inteligência Competitiva. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PASSOS, ALFREDO. Inteligencia Competitiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
PASSOS, ALFREDO. Como implementar a Inteligência Competitiva na sua Instituição?. 2015. .

3.
PASSOS, A.. Workshop Inteligência Competitiva. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PASSOS, A.. Inteligência competitiva avançada: como decisões baseadas em modelos analíticos transformam os negócios no Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PASSOS, A.. Inteligência Competitiva orientada para resultados. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PASSOS, A.. Inteligência Competitiva. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

7.
PASSOS, A.. Inteligência competitiva avançada: como decisões baseadas em modelos analíticos transformam os negócios no Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PASSOS, A.. Fundamentos do marketing para quem não é do marketing. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PASSOS, A.; KUBO, S. M. R. G. . Revista Inteligência Competitiva. 2011. (Editoração/Periódico).

10.
PASSOS, A.. GAFISA S/A: as alternativas para crescer. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estudo de Caso).

11.
PASSOS, A.. O Estado da Arte de Inteligência Competitiva no Brasil. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, R. S.; PASSOS, A.; MARANGONI, M. M.. Participação em banca de Renata C Guilardi; Ana B. G. Z.; Willian D. G. Tucci.A. W. FABER CASTELL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
MARANGONI, M. M.; PASSOS, A.; SILVA, D. L.. Participação em banca de Alan R. Kadri.; Ivan Tarabay;Matheus M. R.; Daniel A. Cruz.Quebra galho: oferta de serviços online. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
GALLUCCI, L.; SILVA, D. L.; PASSOS, A.. Participação em banca de Helena D. C.; Livia M. L.; Maria L F.; Marina G.; Barbara B.CELIKIDS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
PASSOS, A.; MARANGONI, M. M.. Participação em banca de Bruno Neves,Rafael Guper,Francine Nogueira,Victoria Campos.Central Distribuidora de Papel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ESPM - São Paulo.

5.
PASSOS, A.. Participação em banca de Luisa Manopelli Moura.Movimentos Sociais na Era da Internet. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ESPM - São Paulo.

6.
PASSOS, A.; COELHO, W.; Andre Ursulino. Participação em banca de Mario Savi,Marcel Bueno,Carolina Samea.Bilhar Zona Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ESPM - São Paulo.

7.
PASSOS, A.; Ismael Rocha Junior; Bedran, Felipe. Participação em banca de Julia Pi,Bruna Soares,Ana Lúcia Kartalian,Nayara Candido.Hostel Oyzter. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ESPM - São Paulo.

8.
PASSOS, A.; MARANGONI, M. M.; Bedran, Felipe. Participação em banca de Marcelo Meirelles,Thais Iervolino,Beatriz Verdier,Jayme Neto.Beeparty. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ESPM - São Paulo.

9.
PASSOS, A.; COELHO, W.; BERIMBAU, M.. Participação em banca de Fernando Toledo, Mauricio Piva, Reynaldo Netto, ThiagoBarros.Lexus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ESPM - São Paulo.

10.
PASSOS, A.; Gisele Jordão Costa; S.JUNIOR, L. F.. Participação em banca de Dimitri Madeira,Marianna Terenzio,Renato Campeas.Restaurante Margutta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ESPM - São Paulo.

11.
PASSOS, A.. Participação em banca de Igor Soares Amorin.A Institucionalização Acadêmica da Inteligência Competitiva no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Informação e da Documentação) - USP Ribeirão Preto.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11ª Conferência Anual de Inteligência Competitiva.11ª Conferência Anual de Inteligência Competitiva. 2010. (Outra).

2.
Congresso de Inteligência Competitiva, Gestão e Proteção do Conhecimento. CIGEPRO 2010. 2010. (Congresso).

3.
10a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva.Único profissional conferencista a proferir palestra nas 9 conferências anteriores.. 2009. (Seminário).

4.
HSM Management 2009.Circuito de Palestras Paralelas ExpoManagement 2009. 2009. (Seminário).

5.
9a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva.Análise do Monitoramento de Mercado nos Países Emergentes e Perspectivas para Desenvolvimento de IC nas Organizações. 2008. (Seminário).

6.
ExpoManagement2008.Inteligência Competitiva. 2008. (Outra).

7.
8a Conferência Anual de Inteligência Competitiva.Inteligência Competitiva e os Melhores Momentos da Conferência da SCIP. 2007. (Seminário).

8.
ExpoManagement2007.Inteligência Competitiva. 2007. (Outra).

9.
7a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva.Temas emergentes em Inteligência Competitva. 2006. (Seminário).

10.
ExpoManagement 2006.Inteligência Competitiva. 2006. (Outra).

11.
6a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva.Definição das Necessidades de Inteligência na Organização - As atividades e os Processos Fundamentais. 2005. (Seminário).

12.
4a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva.As Principais Diferenças entre Marketing Research e Coleta de Dados para IC. 2003. (Seminário).

13.
5a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva.Ética x Ilegalidade em Inteligência Competitiva. 2003. (Seminário).

14.
3a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva.Antecipando Mudanças e Minimizando Riscos Utilizando o Sistema de Inteligência Competitiva. 2002. (Seminário).

15.
2a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva.Estruturando Processos de Inteligência Competitiva - para dar suporte e tomada de decisão e antecipar-se as ações da concorrência. 2001. (Seminário).

16.
1a. Conferência Inteligência Competitiva.Desenvolvendo a Inteligência Competitiva - Monitorando a Concorrência através do Sistema de Inteligência Competitiva. 1999. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Teresa Dolores Mota Ferreira. Inteligência competitiva:uma abordagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais) - Universidade dos Açores, . Coorientador: Alfredo Passos da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marianna Sarno Carlini e Magnoni. COMO AS MARCA DE ALIMENTO SE COMUNICAM COM O IDOSO BRASILEIRO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

2.
GUILHERME RECIO MASI. A COMUNICAÇÃO NO NOVO PARADIGMA DO BIG DATA: a influência da enxurrada de dados no setor e seus desdobramentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

3.
Gabriel Michel Mizan; Pedro Coelho de Melo Aranha; Tamara Fa. Produtos e acessórios para chuva - rainwear. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

4.
Pedro Hermano Rick Viana Ramachiotti. A criação de marcas através do facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

5.
Jean Michel Rollo Nasrallah. Crm e uma visão sobre a franquia de alimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

6.
Fernanda F. C. G; Gabriela G.; Marcella R. C.; Adriana J. A.. Revista gloss: editora abril. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

7.
Beatriz Pinho Clemente. Nunca fui santa "Marilyn Monroe". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ESPM - São Paulo. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

8.
Mariana Martins,Marina Cabianca,Olivia Chiesi,Marcela Haddad. Revista Glamour. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - ESPM - São Paulo. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

9.
Bruno A. S.; Bruno A.; Marcel B.; Fernando R.; Maria Luiza D. Futuri comunicação: colaki. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

10.
Luciana Selke. A música no cinema: mutualismo, impacto e experiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

11.
Juliano Edward Araújo Zeitlin. Uma visão sobre a influência de brian epstein na carreira dos beatles. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

12.
Camila Rinaldi do Amaral. A relevância de consumer insights para o desenvolvimento de mercado: estudo de caso Unilever Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

13.
Alan Gomes; Guilherme Lima; Heitor Gattás. Barxaréu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

14.
Denis Agnelli Bento; Gabriel X. Negri; Renata G. Stramasso. C... Que Sabe!. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

15.
Gabriel M. Pinheiro; Marcelo Kuperchmit; Matheus Stelzer; R. Jornal O Diário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

16.
André Duarte Oliveira Bastos, Carolina Duchene Candalaft,. Roda Viva Bar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

17.
Fernando Augusto Bammesberger, Marcelo P. Del Nero,. OR: Odebrecht. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

18.
Sofia Ethel Fekete. Fidelização do cliente no mercado de luxo: a internet como ferramenta estratégica de relacionamento : uma experiência na indústria do champagne. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

19.
Charles Tae Ho Shin. Distribuidora especializada em materiais utilizados no sistema Drywall de construção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

20.
Anna Valeria de Medeiros Pinto, Elizabeth Christine Beutler. Rede Elemidia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

21.
Affonso C.P.Junior, Karine Dantas, Leonardo Sales de Lima. Frolic. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

22.
Sofia Ethel Fekete. Fidelização do cliente no mercado de luxo: a internet como ferramenta estratégica de relacionamento uma experiência na indústria do champagne. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

23.
Celina Sanzovo, Dennis Christofer de Paula Silva,. Color Mix. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

24.
Caroline Yong Ju Cho, Daniella Zaccai, Glaucio J. G. A.Filho. Snickers. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

25.
Alexandre Thompson Flores, Daniel de Sousa Amadeu,. Cerveja Devassa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

26.
Maruro Mendes Guerreiro; Michel Gonoretske. Banco Santander: plano de marketing - shopping virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

27.
Aline Annunciato Ikeda, Amanda Spina, Bruna F. Rodriguez,. Nickelodeon Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

28.
Ana Gabriela Takanashi Fachin, Isabella Sarkis Fernandes,. Juliana Jabour. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

29.
Aryane Alves Serconek, Gabriele Assae Kamada,. Veja São Paulo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

30.
Haroldo Wolinsk Miklos de Carvalho, Julia Berzotti Cambraia. Colégio Bandeirantes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

31.
Felipe Votava Lourenço, João da Silva, Jorge Nemoto Junior,. Editora Haple Ltda - Grupo Primeiramão. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

32.
Caio F. Carvalho, Enio K. Kuruma, Juliana Alves,. Gradiente Mediz. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

33.
Adriana de Almeida Schwartz. Habilitação Promove. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

34.
Ariane Komatsu. Metlife Brasil. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

35.
Maria Eunice Valente de Almeida,. Rhodia S.A: uma visão sobre a empregabilidade. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

36.
Christiane Fwu Kwok. Uma visão da indústria de conferências no contexto de treinamento & desenvolvimento no Brasil : case IBC do Brasil. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

37.
Fernando Navas Lopes; Marcos Gomes da Silva. O Estado de São Paulo S.A.: análise do processo produtivo. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

38.
Felipe Gonçalves de Menezes. Golden Química do Brasil Ltda: planejamento estratégico. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

39.
Fábio Nagahama. Futebol brasileiro: paixão de milhões. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

40.
Adriana Hirata Taguchi; Andreia Baptista Antunes. Elmar posto de abastecimento: servicenter auto posto Gran Pará. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.

41.
Luiz Carlos Venturi; Mário Eduardo Figueira Pegorer. Elaboração do plano de marketing para a marmoraria Nossa Senhora Aparecida. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Alfredo Passos da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO2011PASSOS, A.. Quem descobriu a nova classe média do Brasil?. Revista da ESPM, v. 18, p. 22-29, 2011.

2.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO1999PASSOS, A.. Marketing pessoal na visão dos empresários. Revista da ESPM, v. 6, p. 72-76, 1999.

3.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO1999PASSOS, A.. Vendas diretas um setor que cresce no mundo e no Brasil. Revista da ESPM, v. 6, p. 26-31, 1999.

4.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO1997PASSOS, A.. Lição de literatura para marketeiros. Revista da ESPM, v. 4, p. 13-19, 1997.

5.
MAGNONI, MARIANNA SARNO CARLINI E2014 MAGNONI, MARIANNA SARNO CARLINI E ; PASSOS, ALFREDO . UMA VISÃO SOBRE A TERCEIRA IDADE E AS MARCAS DE ALIMENTOS. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 11, p. 48-72, 2014.

6.
PASSOS, ALFREDO2017PASSOS, ALFREDO; Ferreira, Teresa . COMPETITIVE INTELLIGENCE: PERCEPTIONS AND PRACTICES IN COMPANIES IN THE AUTONOMOUS REGION OF AZORES AND PORTUGAL. Competitive Intelligence Magazine, v. 21, p. 31-42, 2017.

7.
PASSOS, A.;PASSOS, ALFREDO2000PASSOS, A.. Como monitorar seu concorrente por meio da inteligência competitiva. Revista da ESPM, v. 7, p. 15-19, 2000.


Livros e capítulos
1.
PASSOS, ALFREDO. Inteligencia Central: Origem e Evolução. 1. ed. são paulo: amazon, 2018. v. 1. 24p .

2.
PASSOS, ALFREDO; FERREIRA, D. M. . TESARAC - O Livro da Inteligência Competitiva. 1. ed. São Paulo: Livrus Negócios Editoriais, 2016. v. 1. 256p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PASSOS, ALFREDO. A importância da inteligência competitiva para as empresas. Revista profissional e negócios - A referência do RH, São Paulo, p. 1 - 1, 12 mar. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
PASSOS, A.. 'Organizações e inteligência competitiva: a ampliação de oportunidades no cenário global'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PASSOS, ALFREDO. Tesarac: Inteligência Competitiva em Tempos de Crise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PASSOS, ALFREDO. Workshop: Como Implementar a Inteligência Competitiva na sua Instituição?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PASSOS, ALFREDO. RH na Era da Inteligência Artificial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PASSOS, A.. Workshop Inteligência Competitiva. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PASSOS, ALFREDO. Inteligencia Competitiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
PASSOS, A.. Inteligência competitiva avançada: como decisões baseadas em modelos analíticos transformam os negócios no Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PASSOS, A.. Fundamentos do marketing para quem não é do marketing. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PASSOS, A.. VII ENCAD - Reportagem com palestrantes. 2013.

2.
PASSOS, ALFREDO. Inteligência Competitiva e Marketing Estratégico. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PASSOS, ALFREDO; BARBEIRO, H. . Participação das mulheres no mercado de trabalho. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PASSOS, ALFREDO; FONSECA, E. . Precisamos de melhores gestores no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PASSOS, ALFREDO. Profissionais usam táticas empresariais para se antecipar ao mercado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
PASSOS, ALFREDO. Inteligência competitiva auxilia empresas em tempos de crises. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
PASSOS, ALFREDO. SAIBA O QUE É 'UBERIZAR' UM SERVIÇO. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PASSOS, ALFREDO. Inteligência Competitiva. 2009; Tema: Inteligência Competitiva. (Rede social).

2.
PASSOS, A.. Revista Inteligência Competitiva. 2011; Tema: Inteligência Competitiva. (Site).

3.
PASSOS, ALFREDO. Observatório sobre competitividade empresarial. 2007; Tema: Inteligência Competitiva. (Blog).



Outras informações relevantes


Alfredo Passos, é o primeiro profissional da América Latina a ser destacado pela Society of Competitive Intelligence Professionals, USA, com o Prêmio SCIP Catalyst Award, pela contribuição a área de Inteligência Competitiva no Brasil (2003). 

É autor de 5 livros: "Homem no Fogão e..."Inteligência Competitiva para pequenas e médias empresas: como superar a concorrência e desenvolver um plano de marketing para sua empresa", publicado em 2007;
?E a Concorrência...não levou! - Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais?, publicado em 2006 e 
?Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresa?, publicado em 2005. Estes três livros foram publicados pela LCTE Editora e Carreira e Marketing Pessoal: da teoria à prática. São Paulo:Negócio Editora, 1999. 

Seus artigos e entrevistas têm sido publicados por veículos líderes tais como:
Communication World (USA), Revista ESPM, Revista Amanhã e Gazeta Mercantil. Membro e voluntário da SCIP. 

Doutor em Administração, Mestre em Comunicação e Mercado (Fundação Casper Líbero). Pós-graduado em Marketing pela ESPM ? São Paulo. 

Entre os seus cursos de especialização estão: Curso de Administração de Empresas (EAESP / FGV - S. Paulo) e o Curso de Extensão em Marketing (FEA/USP). 

Certificado em Diagnóstico Empresarial pela AOTS - THE ASSOCIATION FOR OVERSEAS TECHNICAL SCHOLARSHIP do Japão. 

Professor da Graduação (Inteligência Competitiva e PGE) e Pós-graduação da ESPM (Ambiente de Negócios Globalizado), em seus cursos de MBA Executivo, 1ª. Gerência e de Especialização. 

Professor convidado de renomadas instituições de ensino superior. Ex-executivo de empresas como Rede Globo de Televisão, Brasilit - Empresa do Grupo Saint-Gobain e EDS América Latina. 

Como Especialista em Inteligência Competitiva, coordena e desenvolve projetos de aconselhamento e treinamento para empresas públicas, privadas e organizações não governamentais dos mais variados setores econômicos no Brasil e



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 21:14:36