Sabrina Beatriz Hosokawa Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1474385642399407
  • Última atualização do currículo em 16/08/2014


Possui graduação em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (1999) e mestrado em Ciências da Computação, com ênfase em Informática na Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor assistente I da Universidade Federal Rural da Amazônia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sabrina Beatriz Hosokawa Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, S. B. H.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural da Amazônia, PROEN - Pro-reitoria de Ensino, Núcleo de Educação a Distância.
Faculdade de Ciências Agrárias do Pará - Fcap
Terra Firme
66077901 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32425767
URL da Homepage: www.ufra.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2002
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Elaboração de guia de referencia ergonômico para a montagem de ambientes virtuais de aprendizagem cooperativa na Web,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Walter de Abreu Cybis.
Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa; Educação a Distância; Ergonomia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Informática na Educação.
1997 - 1999
Graduação em Processamento de Dados.
Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
Título: Educação a Distância via Internet: Recursos Necessários para o seu Desenvolvimento..




Formação Complementar


2011 - 2011
Formação de doulas. (Carga horária: 32h).
Grupo de Apoio Maternidade Ativa.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente I, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Curso: Licenciatura em Computação Disciplinas: Tópicos Especiais no Ensino de Computação (68h); Fundamentos da Educação Distância (68h); Computadores e Sociedade (34h); Didática do ensino em computação (68h); Fundamentos de Informática na Educação (68h); Objetos de Aprendizagem (68h)

Atividades

07/2013 - Atual
Direção e administração, PROEN - Pro-reitoria de Ensino, Núcleo de Educação a Distância.

Cargo ou função
Diretora do NEAD.
06/2013 - Atual
Extensão universitária , PROEN - Pro-reitoria de Ensino, Núcleo de Educação a Distância.

Atividade de extensão realizada
Coordenação Institucional do Prodocência - Programa de Apoio a Docência.
09/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , PARFOR, .

Atividade realizada
Coordenação plataforma Moodle.
09/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PROEN - Pro-reitoria de Ensino, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração de Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Biologia - Modalidade EAD.
09/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PROEN - Pro-reitoria de Ensino, .

Cargo ou função
Comissão de credenciamento de EAD - Ufra..
03/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computador e Sociedade
Didática do ensino em computação
Fundamentos da Educação a Distância
Fundamentos de Informática na Educação
Objetos de Aprendizagem
Tópicos Especiais em Educação
03/2012 - Atual
Extensão universitária , Instituto Ciberespacial, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Programa Direitos Hummanos e Aprendizagem em Rede financiado pelo Proext..
12/2012 - 07/2013
Direção e administração, PROEN - Pro-reitoria de Ensino, Núcleo de Educação a Distância.

Cargo ou função
Coordenadora de Tecnologias Educacionais.

Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Levantamento de necessidades. Elaboração de proposta/estratégia pedagógica de cursos a distância. Acompanhamento da produção de cursos e controle de qualidade. Elaboração e gestão da execução do curso. Avaliação dos resultados de cursos e proposição de novas estratégias.


Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Tutora - bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora da disciplina Atelier de Artes Visuais II - curso Artes Visuais (Instituto de Artes Visuais) Tutora da disciplinas Tecnologias Contemporaneas na Escola I, II e III. Tutora da disciplina Laboratório de Arte e Tecnologia. Tutora da disciplina Laboratório de Poéticas Contemporaneas.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Tutora - bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora da disciplina Tecnologias Contemporaneas na Escola I - curso de Teatro (instituto de Artes Visuais)


Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 7
Outras informações
Professor do curso de Pedagogia. Disciplinas: Tecnologias da Informação e Comunicação (60h) Tecnologias aplicadas a Educação (90h).


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Técnica em Informática - nível superior, Carga horária: 30
Outras informações
Administração de cursos na plataforma Moodle; Levantamento de requisitos e implementação de funcionalidades da plataforma Moodle; Interação com equipe técnica de gerenciamento do Servidor Moodle; Suporte técnico a equipe do Núcleo de Educação a Distância; Capacitação de professores na plataforma.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Janeiro, 2001 / Julho, 2003 - Professora da disciplina Novas Tecnologias de Comunicação e Informação no curso de Especialização em Informática Educativa, com carga horária total de 45 horas. Janeiro, 2005 Professora da Disciplina Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação para o curso de Especialização em Informática Educativa (Núcleo Altamira), com carga horária total de 45 horas.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJ, SENAC-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Intrucional
Outras informações
Elaboração do desenho instrucional do curso de formação de agentes e supervisores censitários.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Intrucional
Outras informações
Trabalhei no desenho instrucional de cursos do Programa de excelência Oi; curso de formação de tutores IBGE; curso para recenseadores do IBGE; Jogo de prevenção de lavagem de dinheiro (caixa econômica); MBA de Gestão de TI (Senac); Curso de Educação Especial (Senac); e Programa de formação TEXACO/CHEVRON


QuickMind, QM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor em designer instrucional
Outras informações
Programa de certificação TIM.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Intrucional, Carga horária: 40
Outras informações
Levantamento de necessidades. Análise, diagnóstico e desenvolvimento de cursos a distância no âmbito corporativo para empresas como Companhia Vale do Rio Doce, SulAmérica, Telemar e Bradesco.


Instituto Universidade Virtual Brasileira, IUVB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Intrucional
Outras informações
Elaboração do design instrucional de disciplinas de graduação do Instituto.l


Comitê para Democratização da Informática - PA, CDI-PA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. Pedagógico e de Projetos Visuais, Carga horária: 40
Outras informações
Acompanhamento pedagógico de educadores ligados ao CDI. Capacitação técnica e metodológica. Seminários pedagógicos. Elaboração de projetos pedagógicos para a formação continuada de educadores. Projeto e/ou desenvolvimento de materiais de divulgação. Design, atualização e redação dos materiais disponíveis no site e boletim informativo do CDI-PA. Promoção de parcerias que envolvam a divulgação do Projeto CDI-PA com meios de comunicação diversos.


Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Designer Intrucional, Carga horária: 44
Outras informações
Cursos de Capacitação de Professores. Orientação técnico-pedagógica de professores para a elaboração de materiais de educação a distância. Formatação e Diagramação de Materiais de EAD (impressos e digitais). Orientação de professores para aulas via videoconferência. Sistematização de um Modelo aberto de educação a distância baseado em Guia de Estudos. Elaboração de um Guia de Professor para a EAD. Co-autora e tutora de curso a distância de formação de professores em EAD do NEAD/UNAMA. Estudo de LMS s.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora da Disciplina Informática aplicada à Educação Infantil do curso de Especialização de Formação Continuada de Professores ênfase em Educação Infantil.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora da Disciplina Informática aplicada ao Ensino de Ciências do curso de Especialização de Formação Continuada de Professores ênfase em Educação em Ciências

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora no Programa de Formação de Professores da SEDUC (PROSEI), de Informática aplicada a Educação, com carga horária total de 32 horas.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Tutora do curso de Atualização a Distância Tv na Escola os desafios de hoje , parceria UFPA/MEC.


Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professora da disciplina Informática Educativa para alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (CESUPA)

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora da disciplina Tecnologias de Suporte a Cooperação/Colaboração no curso de Especialização em Informática Educativa do CESUPA.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora
Outras informações
Educadora de Informática para os adolescentes da FUNCAP. Projeto de integração social CESUPA/FUNCAP que têm como objetivo capacitar adolescentes em situação de risco em informática, subsidiado por discussões sobre cidadania, futuro e responsabilidade social

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: pesquisador NIED, Carga horária: 30
Outras informações
Cursos de Capacitação de Professores. Desenvolvimento do Projeto do Núcleo de Informática Educativa e de Educação a Distância. Pesquisa em Informática Educativa e Tecnologias Educacionais, envolvendo EAD, projetos de sala de aula e interfaces de interação usuário-máquina. Estudo de Portais educacionais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da disciplina Internet na Educação - Curso de Capacitação de Professores em Informática Educativa Convênio CESUPA e Escola Modelo (Castanhal)


Espaço Ishtar Belém - GAAP, ISHTAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 4


Imagemaker, IMAGEMAKER, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Intrucional
Outras informações
Desenho do curso on-line Infração Zero e uma demonstração de solução para o curso de Investigação Policial de Crimes de Homicídio


Programando o Futuro, PROGRAMANDO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora em EAD
Outras informações
Consultoria em EAD e desenho educacional do Polo Centro-oeste, representado pela Programando o Futuro, da Rede de Formação Telecentros.br



Projetos de extensão


2014 - Atual
Formação Docente: articulando tecnologias; saberes e práticas
Descrição: Projeto aprovado no Prodocência, edital da capes 2014 que visa a apropriação tecnológica por parte de professores da educação básica vinculados ao Parfor e Pibid, para o seu uso como ferramentas educacionais, bem como imersão na cultura digital através da constituição e manutenção de rede de formação continuada e auto-gerenciada para o compartilhamento de experiências e reflexões no uso de tecnologias ou metodologias inovadoras de acordo com a realidade da região amazônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias - Coordenador / Larissa Sato - Integrante / Silvana Rossy de Brito - Integrante / Cintia Maria Cardoso - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Direitos Humanos e aprendizagem em rede: construção e ativação de redes para Formação em Direitos Humanos
Descrição: Programa de extensão que contempla ações para a formação em direitos humanos envolvendo atividades de capacitação, articuladas com as áreas de ensino e pesquisa através da inclusão digital. Deve promover a formação de uma cultura baseada na universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos, como tema transversal e transdisciplinar motivador para o desenvolvimento de projetos, buscando estabelecer metodologias adequadas nos cursos de graduação que ampliem a formação para participação ativa dos indivíduos nos espaços de inclusão digital, nos espaços virtuais e nos cursos à distância visando o fortalecimento da democracia. Tem o objetivo de romper com propostas de formação em rede, ainda ofertadas em nível de educação não formal - em atividades de extensão - que não estejam definitivamente comprometidas com a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos na relação com os movimentos e entidades sociais, além de grupos em situação de exclusão ou discriminação. O programa coloca os graduandos da área de Computação que já trabalham a formação para inclusão digital na extensão universitária, na condição de agentes sociais mobilizadores pelos direitos humanos e pela ética, permitindo ampliar a contribuição da comunidade acadêmica na avaliação do processo de implementação do PNEDH..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias - Coordenador / Larissa Sato - Integrante / Silvana Rossy de Brito - Integrante / Edvar da Luz Oliveira - Integrante / Decíola Fernandes de Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Informática na Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, S. B. H.; MARTINS, D. L. ; FLAUZINO, R. O. S. . Gestão em rede e design instrucional: um relato de experiência do Programa Telecentros.Br. In: 17º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2011, Manaus. Anais do 17º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2011.

2.
DIAS, S. B. H.; BECHARA, F. ; DA SILVA, B. R. G. ; PORTILHO, D. ; MARTINS, F. ; NANCINOVICK, H. ; LOPES, K. ; LOPES, M. . RAPID E-LEARNING: ATENDENDO AS EXPECTATIVAS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. In: 12º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2005, Florianopolis. Anais do 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, S. B. H.; MARTINS, D. L. ; FLAUZINO, R. O. S. . Gestão em rede e design instrucional: um relato de experiência do Programa Telecentros.Br. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DIAS, S. B. H.. RAPID E-LEARNING: ATENDENDO AS EXPECTATIVAS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
DIAS, S. B. H.; SATO, L. ; CYBIS, W. . Ambientes Virtuais de Aprendizagem Cooperativa 2003 (Texto on-line).


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS, S. B. H.. Oficina de conteudistas para EAD. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DIAS, S. B. H.. Formação de tutores para EAD. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DIAS, S. B. H.. Formação de conteudistas para EAD. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DIAS, S. B. H.. Ferramentas de Suporte à Cooperação/Colaboração na Educação a Distância. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para EAD).

5.
DIAS, S. B. H.. Tecnologias da Informática na Educação a Distância. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para EAD).

6.
DIAS, S. B. H.. Tecnologia e Gestão. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para EAD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SATO, L.; DIAS, S. B. H.; SOUZA, D. F.. Participação em banca de Rosiane Silva Corpes.O Uso de Software Educativos para o Ensino de Valores nas Series Iniciais do Ensino Fundamental.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
BRITO, S. R.; DIAS, S. B. H.; COSTA, K. C. F.. Participação em banca de Keren Cristina da Costa Ferreira.Aprendizagem de Programação: Proposta de Acompanhamento de Estudantes Baseada na Análise de Redes Sociais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
SATO, L.; DIAS, S. B. H.; COSTA, K. C. F.. Participação em banca de Liliane lucia Reis Martinez.Análise da usabilidade da interface do Facebook como ferramenta de socialização para terceira idade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MACIEL, M. N. M.; CAMPOS, P. S. S.; DIAS, S. B. H.. Coordenação do Processo de votação para composição de colegiado do Instituto. 2012. Universidade Federal Rural da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de Educação a Distância.Mesa redonda Educação a Distância: Novos paradigmas. 2002. (Seminário).

2.
VII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação.Mesa redonda Educação a Distância: perspectivas para o ensino Superior na Amazônia . 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, T. ; BARRETO, E. ; DIAS, S. B. H. . I Workshop de Humanização do Parto e Nascimetno. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Francisco de Assis de Oliveira Furtado. Educação a Distância: uma alternativa viável democratização do acesso à educação. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias.

2.
André Sanssano. A informátic no ensino da matemática. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias.

3.
Armando Araújo; Cristina das Graças. Internet e Educação: um casamento possível?. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Centro Universitário do Estado do Pará. Orientador: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRÉ FELIPE ASSUNÇÃO. CIBERCULTURA EM EAD: Análise dos recursos e métodos utilizados em ambiente de educação à distância na cidade de Belém. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias.

2.
Paulo Henrique Amorim Costa. Potencialidades e Desafios da Educação a Distância nas Universidades Federais do Estado do Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias.

3.
Maria Adriele Freire Ribeiro. Modelo Pedagógico de Educação a Distância para a empresa PRODEPA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias.

4.
Pamela Oliveira Leite. Dificuldades e Condições para o Desenvolvimento de uma Cultura EaD na Ufra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias.

5.
Kazunori de Souza Yokoyama. Impactos causados pelo Telecentros.Br na comunidade Caraparu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias.

6.
Isa Cristina. Chatterbot: o estado da arte. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário do Estado do Pará. Orientador: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, T. ; BARRETO, E. ; DIAS, S. B. H. . I Workshop de Humanização do Parto e Nascimetno. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 5:42:13