Angela Rossane Benedetto Flores

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  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC pela Universidade Federal de Santa Catarina.Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e mestrado em Programa de Pós graduação em Arquitetura - Pós Arq pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Pertence ao grupo de pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas. Foi professora da Faculdade de Tecnologia Senac, e da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, moradia, qualidade de vida, ambiente virtual de aprendizagem, acessibilidade e inclusão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angela Rossane Benedetto Flores
Nome em citações bibliográficas
FLORES, A. R. B.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Tecnologia Senac, Faculdade de Tecnologia Senac.
Rua Silva Jardim 360
Centro
88000-000 - Florianopolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 32293200


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A AFETIVIDADE COM FOCO NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS DEFICIENTES VISUAIS, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Vania Ribas Ulbricht.
Coorientador: Tarcisio Vanzin.
Palavras-chave: afetividade; Interação; deficientes visuais; Tic's.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Programa de Pós graduação em Arquitetura - Pós Arq.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Interferencia da afetividade no projeto de habitação da 3ª idade,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Tarcisio Vanzin.
Palavras-chave: Acessibilidade; Idoso; Arquitetura; qualidade de vida; afetividade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: design universal.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Adequação Ambiental.
1975 - 1985
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Princípios e Tecnicas de Mediação da Aprendizagem. (Carga horária: 36h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
1993 - 1993
Proteção Contra Incendio no Projeto. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, ABNT/RJ, Brasil.
1992 - 1992
Sintaxe Urbana. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1987 - 1987
d` Architecture et d`Urbanisme. (Carga horária: 32h).
Université de Paris - Sorbonne, SORBONNE, França.
1984 - 1984
Extensão universitária em Impermeabilização e Isotermia. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Apreensão do Espaço Através da Maquete. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno doutorado do PósEGC/UFSC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor III grau, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Tradutor Automático Acessibilidade Auditivo /Surdo
Descrição: A acessibilidade contribui efetivamente para a autossuficiência de pessoas com necessidades especiais à medida que permite ao indivíduo desempenhar suas atividades pessoais, profissionais, culturais, reduzindo as barreiras, sem depender de outro indivíduo. A comunicação é o facilitador da acessibilidade e a linguagem é o meio para a comunicação se estabelecer. Dentre as variadas formas de comunicação, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a linguagem utilizada pelos deficientes auditivos brasileiros. Uma língua que possui estrutura gramatical própria e utiliza um canal de comunicação visual-espacial, articulada através das mãos, das expressões faciais e do corpo. A pessoa que interpreta uma língua de sinais para outra língua, ou de outra língua para uma determinada língua de sinais, é chamada de tradutor-intérprete. A tradução é uma das estratégias de ensino para a aquisição de uma língua. Traduzir sempre foi uma atividade humana, apesar das tentativas de se automatizar esse processo, utilizando softwares e computadores para realização automática de tradução. Nesse contexto, esta pesquisa visa desenvolver um modelo de conversão sintática e semântica da língua portuguesa escrita para a LIBRAS gestual-animada e implementar um Tradutor Automatizado (TA), dada a lacuna existente para este produto específico, de acordo com pesquisa amplamente realizada para o presente projeto. Para este fim, será utilizado software livre e a disponibilização do tradutor será feita de forma gratuita e disponibilizado na web..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Vânia Ribas Ulbricht - Coordenador / Tarcisio Vanzin - Integrante / Gonçaves, Marilia Matos - Integrante / Siivia Quevedo - Integrante / Macedo, Claudia Mara Scudelari de - Integrante / Batista, Cláudia Regina - Integrante / Alice Cybes Pereira - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Raul Inácio Busarello - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante.
2011 - 2013
Tradutor de LIBRAS para a Web
Descrição: Dentre as variadas formas de comunicação, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a lingua utilizada pelos deficientes auditivos brasileiros. Ela possui estrutura gramatical própria e utiliza um canal de comunicação visual-espacial, articulada através das mãos, das expressões faciais e do corpo. A pessoa que interpreta uma língua de sinais para outra língua, ou de outra língua para uma determinada língua de sinais, é chamada de tradutor-intérprete. Atualmente para que deficientes auditivos/surdos tem dificuldades em utilizar a web, pois não conseguem apreender, grande parte das informações contidas na rede, por uma dificuldade de comunicação. Neste contexto, esta pesquisa visa desenvolver um modelo de conversão sintática e semântica da língua portuguesa escrita para a LIBRAS gestual-animada e implementar um Tradutor Automatizado (TA). De acordo com pesquisa amplamente realizada para o presente projeto existe lacuna para este produto específico. Para este fim, será utilizado software livre e a disponibilização do tradutor será feita de forma gratuita e disponibilizado na web e no ambiente Moodle que é a plataforma, mais utilizada para promover a aprendizagem a distância..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Vânia Ribas Ulbricht - Coordenador / Tarcisio Vanzin - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Siivia Quevedo - Integrante / Macedo, Claudia Mara Scudelari de - Integrante / Batista, Cláudia Regina - Integrante / Alice Cybes Pereira - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Raul Inácio Busarello - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante.
2009 - 2013
Educação Inclusiva: Ambiente Web acessível com Objetos de Aprendizagem para Representação Gráfica
Descrição: O avanço tecnológico popularizou a rede mundial de computadores, movimento otimizado pelo incremento de sua velocidade e diminuição de custo. Este projeto propõe a utilização da web como meio educacional. Para tanto, o objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de Representação Gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica; objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formaç.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Angela Rossane Benedetto Flores - Coordenador / Vânia Ribas Ulbricht - Integrante / Tarcisio Vanzin - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Braga, Marta Cristina Goulart - Integrante / Siivia Quevedo - Integrante / Armando C. Ribas - Integrante.
2009 - 2011
Saúde e Bem Estar do Idoso em sua Moradia
Descrição: O fenômeno do envelhecimento da população vem sendo experimentado pelo Brasil nos tempos recentes, gerando carências de estudos e pesquisas nas diversas áreas que penetram a temática. O povo brasileiro, sempre caracterizado pela juventude, está ficando velho e expondo suas necessidades e potenciais, abrindo um vasto leque de possibilidades nos mercados de consumo de produtos, lazer, saúde e habitação. No foco desta pesquisa estão as habitações, particulares ou coletivas, que necessitam acomodar características especiais para o atendimento dessa população que envelhece. Por outra vertente, aborda os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) que vem se tornando uma ferramenta importante para a Educação a Distância (EaD). No entanto, observa-se que na maioria das vezes, estes ambientes são projetados para contextos genéricos de ensino/aprendizagem. Eles não levam em consideração as especificidades da temática de um curso em particular e, assim, podem causar desconforto para professores e tutores na busca da transmissão de conteúdos, proposição de atividades e avaliações, que exijam a solução de problemas em áreas distintas como a Arquitetura e o Design. Neste sentido, utilizando Metodologia Ergonômica específica para abordagem do Ambiente Construído, pesquisa bibliográfica e estudo multi-casos, propõe-se estabelecer diretrizes para a adequada projetação de espaços de moradia para idosos levando em consideração os laços afetivos dos em relação a moradia e os objetos, que serão disponibilizadas em um ambiente virtual, objetivando contribuir na capacitação de profissionais de projeto atuantes ou interessados em projetos voltados à terceira idade. A temática é específica e meritória, tendo em vista a longevidade atual da população brasileira e a falta de cursos de capacitação para profissionais arquitetos e designers de interiores nessa temática. O contexto em que se dará o curso requer a concepção de um curso disponibilizado em AVA em moldes específicos que possa comporta.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Angela Rossane Benedetto Flores - Coordenador / Vânia Ribas Ulbricht - Integrante / Tarcisio Vanzin - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Siivia Quevedo - Integrante / Alice Cybes Pereira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Equipamento.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Vilma Villarouco2013Vilma Villarouco ; FLORES, A. R. B. . Desenhando na escuridão. Infodesign (SBDI. Online), v. 10, p. 157-175, 2013.

2.
FLORES, A. R. B.2012FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Vilma Villarouco ; Vanzin, Tarcisio . LA COMPRENSIÓN DEL ESPACIO PARA LOS QUE NO PUEDEN VER. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, v. 2, p. 259, 2012.

3.
Braga, Marta Cristina Goulart2012Braga, Marta Cristina Goulart ; Ulbricht, V.R. ; Obregon, Rosane F.A ; FLORES, A. R. B. . Visualização do Conhecimento: Revisão Sistemática da Literatura e Mapas Conceituais. Revista Educaonline, v. 6, p. 94-113, 2012.

4.
ULBRICHT, V. R.2011ULBRICHT, V. R. ; FLORES, A. R. B. ; VANZIN, Tarcísio ; AMARAL, Marília Abraão ; Armando Cardoso Ribas . Os Deficientes Visuais e a Educação a Distância. Revista Educaonline, v. 5, p. 1-18, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
FLORES, A. R. B.; ULBRICHT, V. R. . A afetividade na aprendizagem de deficientes visuais. In: Raul Inácio Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht.. (Org.). A afetividade na aprendizagem de deficientes visuais. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, v. 1, p. 362-390.

2.
ZANDOMENEGHI, A. L. ; FLORES, A. R. B. ; Vilma Villarouco . Representação gráfica bidimensional da pessoa com deficiência visual. In: Vania Ribas Ulbricht; Tarcísio Vanzin; Sílvia R. P. de Quevedo. (Org.). Conceitos e Práticas em Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, v. 1, p. 58-84.

3.
BERG, C. H. ; FLORES, A. R. B. . Emoção e usabilidade: avaliação de AVEA-I. In: Vania Ribas Ulbricht; Tarcísio Vanzin; Sílvia R. P. de Quevedo. (Org.). Conceitos e Práticas em Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, v. 1, p. 243-260.

4.
ULBRICHT, V. R. ; PALAZZO, L. A. M. ; VANZIN, Tarcísio ; FLORES, A. R. B. ; LINDNER, L. H. . Redes Sociais Temáticas apoiando AVEA - I. In: Raul Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). Midia e Educação:novos olhares para a aprendizagem sem fronteiras. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2013, v. , p. 118-130.

5.
FLORES, A. R. B.; ZANDOMENEGHI, A. L. ; Vilma Villarouco ; MACEDO, C. M. S. . A Comprenssão Espacial dos Cegos. In: Raul Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). Mídia e Educação: novos olhares para a aprendizagem sem fronteiras.. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2013, v. , p. 131-147.

6.
FLORES, A. R. B.; ZANDOMENEGHI, A. L. ; Vilma Villarouco ; MACEDO, C. M. S. . A compreensão espacial dos cegos. In: Raul Inácio Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). A compreensão espacial dos cegos. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2013, v. 1, p. 131-147.

7.
Obregon, Rosane F.A ; FLORES, A. R. B. . Educação Inclusiva: criando e recriando possibilidades para o compartilhamento de conhecimento em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. In: Vania Ribas Ulbricht; Tarcisio Vanzin; Vilma Villarouco. (Org.). Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2011, v. 1, p. 47-68.

8.
Marília Abrahão Amaral ; FLORES, A. R. B. ; BERG, C. H. ; KAMINSKI, D. . Desenvolvimento de Website Acessível: um estudo de caso com WebGD. In: Vania Ribas Ulbricht; Tarcisio Vanzin; Vilma Villarouco. (Org.). Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2011, v. 1, p. 233-258.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Vilma Villarouco ; Vanzin, Tarcisio . LA COMPRENSIÓN DEL ESPACIO PARA LOS QUE NO PUEDEN VER. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, Granada - Espanha, p. 259 - 273, 27 dez. 2012.

2.
Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio ; Marília Abrahão Amaral ; Vilma Villarouco ; Siivia Quevedo ; MORETTO, L. A. M. ; FLORES, A. R. B. . A tool to facilitate including accessible content in Moodle to the person with visual impairment. Procedia Computer Science, Portugal, p. 138 - 147, 12 dez. 2012.

3.
Ulbricht, V.R. ; Obregon, Rosane F.A ; Marta Cristina Goulart Braga ; FLORES, A. R. B. . Visualização do Conhecimento: Revisão Sistemática da Literatura e Mapas Conceituais. Revista Educaonline, p. 94 - 113, 05 ago. 2012.

4.
Ulbricht, V.R. ; FLORES, A. R. B. ; Vanzin, Tarcisio ; Marília Abrahão Amaral ; Armando C. Ribas . Os Deficientes Visuais e a Educação a Distância. Revista Educaonline, Rio de Janeiro, p. 1 - 18.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, L. L. S. T. ; FLORES, A. R. B. ; TODESCO, J. L. ; ULBRICHT, V. R. . Contribuição para a Clarificação do Construto Esquecimento Organizacional. In: : V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2015, Joinville. Anais do 5º. Congresso Internacional de Conhecimento e Invoação (ciKi). Florianópolis: EGC/UFSC, 2015. v. 1. p. 637-653.

2.
LINDNER, L. H. ; FLORES, A. R. B. ; PALAZZO, L. A. M. ; Ulbricht, V.R. . Experimental Thematic Social Social Network of Research Group About Web. In: Word Congress on Commucation and Arts, 2014, 2014, Vila Real. Proceedings of VII Word Congress on Communication and Arts, WCCA.. Santos: WCCA, 2014. v. 7. p. 60-83.

3.
FLORES, A. R. B.; ZANDOMENEGHI, A. L. ; Vilma Villarouco ; Ulbricht, V.R. . Ensino de Geometria para Deficientes Visuais em EAD: necessidades e interesses. In: 13 ERGODESIGN E USIHC, 2013,, 2013, Juiz de Fora. Anais do13 ERGODESIGN E USIHC, 2013. Rio de Janeiro: LEUI, 2013. p. 10-19.

4.
FLORES, A. R. B.; BERG, C. H. ; Ulbricht, V.R. . O Emocard na avaliação da interação do usuário no WebGD. In: 6 Congresso Nacional De Ambientes Hipermídia para Aprendizagem - 6 CONAHPA, 2013,, 2013, Juiz de Fora. Anais de 6 Congresso Nacional De Ambientes Hipermídia para Aprendizagem - 6 CONAHPA, 2013,, 2013. p. 60-75.

5.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. . O CONHECIMENTO DE GEOMETRIA DO DEFICIENTE VISUAL. In: II Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración en el Conosur Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, 2013, Bogotá. ANALES II ECHTEC - Bogota/2013. Bogotá: Universidad Sergio Arboleda, 2013. v. 1. p. 272-282.

6.
Vilma Villarouco ; Ulbricht, V.R. ; FLORES, A. R. B. . Desenvolvimento de um ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) Inclusivo. In: IV Concresso Internacional de Expresión Gráfica en Ingenieria, Arquitectura y Carreras Afines, 2012, La Plata. Gráfica del Diseño Tradição e Inovação. La Plata: Egrafia, 2012. p. 198-202.

7.
Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio ; Marília Abrahão Amaral ; Siivia Quevedo ; Vilma Villarouco ; FLORES, A. R. B. . A tool to facilitate including accessible content in Moodle to the person with visual impairment. In: 4 International Conference on Software Development for Enhancing Acessibillity and Fighting Info-exclusion, 2012, Região do Douro. Anais do 4 International Conference on Software Development for Enhancing Acessibillity and Fighting Info-exclusion. Trás-os Montes:: UTAD,, 2012. v. 1. p. 1-10.

8.
Raul Inácio Busarello ; Ulbricht, V.R. ; FLORES, A. R. B. ; Vanzin, Tarcisio . Los Comics Auxiliando a Los Minusvalidos Auditivos. In: V Congresso Internacional educação Superior, discapacidades e direitos humanos, 2012, Panamá City. Anais do V Congresso Internacional educação Superior, discapacidades e direitos humanos. Panamá City: Universidad Tecnologia do Panamá, 2012.

9.
Ulbricht, V.R. ; FLORES, A. R. B. ; Vanzin, Tarcisio ; Siivia Quevedo ; Marília Abrahão Amaral ; Sergio Murilo Ulbricht . Design Inclusivo para Web. In: 11º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humanas-Tecnologia: produtos, informações, ambiente construido e transportes, 2011, Manaus. Anais do Ergodesign Usihc. Manaus: UFAM, 2011.

10.
Ulbricht, V.R. ; Gertrudes Aparecida Dandolini ; João Artur de Souza ; Elton Vergara Nunes ; FLORES, A. R. B. ; Siivia Quevedo ; Vanzin, Tarcisio ; Marília Abrahão Amaral . Plataforma de Aprendizagem Moodle: uma contribuição para formação dos profissionais de Engenharia para atuar na sociedade do conhecimento. In: Internatonal Symposium on Engineering Education, IGIP 2011, 2011, Santos. 161a Proceedings, Internatonal Symposium on Engineering Education, IGIP 2011. Santos: COPEC - Science and Education Research Council, 2011. p. 830-834.

11.
Ulbricht, V.R. ; FLORES, A. R. B. ; Siivia Quevedo ; Vanzin, Tarcisio ; Marília Matos Gonçalves ; Marília Abrahão Amaral ; Gertrudes Aparecida Dandolini ; João Artur de Souza . Pensando o Design Acessivel. In: Internatonal Symposium on Engineering Education, IGIP 2011, 2011, Santos. 161a Proceedings, Internatonal Symposium on Engineering Education, IGIP 2011. Santos: COPEC - Science and Education Research Council, 2011. p. 806-809.

12.
Ulbricht, V.R. ; Batista, Cláudia Regina ; FLORES, A. R. B. ; Siivia Quevedo ; Macedo, Claudia Mara Scudelari de ; Elton Vergara Nunes ; Vanzin, Tarcisio ; Marília Matos Gonçalves ; Marília Abrahão Amaral ; Gertrudes Aparecida Dandolini ; João Artur de Souza . Uso do Mapa Conceitual no Desenvolvimento de objetos de Aprendizagem. In: Internatonal Symposium on Engineering Education, IGIP 2011, 2011, Santos. 161a Proceedings, Internatonal Symposium on Engineering Education, IGIP 2011. Santos: COPEC - Science and Education Research Conuncil, 2011. p. 579-582.

13.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Marília Abrahão Amaral ; Siivia Quevedo ; Vanzin, Tarcisio . Repensando o conceito de inclusão de deficientes visuais na EAD. In: Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2011, 2011, Rio de Janeiro. Atas Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet. Rio de Janeiro: IADIS e Unirio, 2011. v. 01. p. 59-66.

14.
Ulbricht, V.R. ; Vilma Villarouco ; Macedo, Claudia Mara Scudelari de ; Siivia Quevedo ; FLORES, A. R. B. . Ambientes Virtuais no Ensino de Geometria para Pessoa com Deficiencia Visual.. In: III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA e I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2011, Salvador. Anais do III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA e I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Salvador, 2011.

15.
Obregon, Rosane F.A ; Vanzin, Tarcisio ; Ulbricht, V.R. ; FLORES, A. R. B. . Aprendizagem de Representação Gráfica: Perspectiva Colaborativa e Compartilhada. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO; IX INTERNACIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN. Graphica, 2011, Rio de Janeiro. Anais do GRAPHICA 2011. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

16.
Ulbricht, V.R. ; Siivia Quevedo ; FLORES, A. R. B. ; Macedo, Claudia Mara Scudelari de ; Vanzin, Tarcisio ; Vilma Villarouco . Os Deficientes Visuais e a Aprendizagem da Representação Espacial. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO; IX INTERNACIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN. Graphica 2011, 2011, Rio de Janeiro. Anais do GRAPHICA 2011. Rio de janeiro: UFRJ, 2011.

17.
Ulbricht, V.R. ; Sergio Murilo Ulbricht ; FLORES, A. R. B. ; Siivia Quevedo ; Obregon, Rosane F.A ; Vanzin, Tarcisio . Textos Acadêmicos e Mapa Conceitual. In: 5° Congresso Internacional de Design da Informação, 2011, Florianópolis. Anais 5° Congresso Internacional de Design da Informação. Florianópolis: SBDI- UFSC, 2011.

18.
FLORES, A. R. B.; Vanzin, Tarcisio ; Ulbricht, V.R. ; Armando C. Ribas . Habitação da Terceira Idade: Considerando os Aspectos Afetivos dos Idosos. In: 10º Ergodesign - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informação, Ambiente Construído, Transporte, 2010, Rio de Janeiro. 10º Ergodesign/usihc. Rio de Janeiro: PucRJ, 2010.

19.
Ulbricht, V.R. ; Macedo, Claudia Mara Scudelari de ; Batista, Cláudia Regina ; Siivia Quevedo ; FLORES, A. R. B. ; Marília Matos Gonçalves ; Vanzin, Tarcisio ; Gertrudes Aparecida Dandolini ; João Artur de Souza . Educação a Distância Inclusiva. In: III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente; V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediadas pelas Tecnologias Assistivas; VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral., 2010, Belém. Anais do III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente; V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediadas pelas Tecnologias Assistivas; VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebra. Belém: UEPA, 2010.

20.
FLORES, A. R. B.; Siivia Quevedo ; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio . Jornalismo Cidadão: Modismo?. In: Conferência IADIS Ibero-Americana wwwinternet 2009, 2009, Alcalá de Henares. Actas daConferência IADIS Ibero-Americana wwwinternet 2009. Alcala de Henares - Madrid: José Maria Gutierrez, Flavia Maria Santoro e Pedro Isaias, 2009.

21.
FLORES, A. R. B.; Siivia Quevedo ; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio . Jornalismo Cidadão: Modismo?. In: Conferência IADIS Ibero-Americana wwwinternet 2009, 2009, Alcalá de Henares. Actas daConferência IADIS Ibero-Americana wwwinternet 2009. Lisboa: Editores Associados: Luis Rodrigues e Patricia Barbosa, 2009. v. 1. p. 415-418.

22.
FLORES, A. R. B.; Andressa S.V.Pacheco ; Maurício Rissi ; Marina Keiko Nakayama ; Fernando José Spanhol . AMBIENTES COMPUTACIONAIS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. In: International Conference ICBL, 2009, Florianópolis. International Conference ICBL. Florianópolis: Alice Theresinha Cybis Pereira, Michael E.Auer, Andreas Pester, 2009.

23.
FLORES, A. R. B.; Siivia Quevedo ; CARNEIRO, R. M. S. ; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio . Eficiência Energética para habitação de 3ª idade. In: 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, 2009, São Paulo. Anais 2009. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.

24.
CARNEIRO, R. M. S. ; FLORES, A. R. B. ; Siivia Quevedo ; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio . Sustentabilidade: a especificação consciente dos materiais em arquitetura. In: 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, 2009, São Paulo. Anais 2009. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.

25.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio . VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO: LAÇOS AFETIVOS DOS IDOSOS COM OS ESPAÇOS DE MORADIA. In: II Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e III Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2009, Recife. Anais. Recife: Editora Universitaria da UFPE, 2009.

26.
Siivia Quevedo ; FLORES, A. R. B. ; CARNEIRO, R. M. S. ; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio . O novo consumidor na sociedade do conhecimento. In: 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustenável - II SBDS, 2009, São Paulo. Anais 2009. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.

27.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Barbosa, Carlos Alberto . Parâmetros para espaços habitacionais para usuários de terceira idade. In: Abergo 2008, 2008, Porto Seguro. Anais do Congresso Abergo 2008. Re: Universidade Federal de Pernanbuco, 2008.

28.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Zanchett, P.S. . Terceira Idade e Moradia. In: Abergo 2008, 2008, Porto Seguro. Anais do Congresso Abergo 2008. Recife: Universidade Federal de Pernanbuco, 2008.

29.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio ; Obregon, Rosane F.A . EDUCAÇÃO E TIC - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. In: IADIS Iinternational Association for Developepment of de Information Society, 2008, Lisboa. Actas da Conferência IADIS Ibero- Americana. Lisboa: IADIS, 2008.

30.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio ; Obregon, Rosane F.A . EDUCAÇÃO E TIC - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. In: Conferência Ibero Americana - IADIS WWW / Internet 2008, 2008, Lisboa. SANTORO, Flávia Maria; ISAIAS, Pedro; GUTIÉRREZ, José Maria. Actas de Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2008. Lisboa: IADIS, 2008. v. 01. p. 561-564.

31.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Zanchett, P.S. . Acessibilidade para usuários idosos com suporte de um sistema de hipermidia adaptativa. In: IV Seminário e III Oficinas, 2007, São Paulo. Anais ATIID 2007, 2007.

32.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. . A Moradia do Idoso. In: I Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construido e II Seminário brasileiro de Acessibilidade Integral, 2007, Recife. I Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construido e II Seminário brasileiro de Acessibilidade Integral - Anais. Recife: Editora Universitária, 2007. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Ulbricht, V.R. ; Bossa, Yorah ; Marília Matos Gonçalves ; Marta Cristina Goulart Braga ; Batista, Cláudia Regina ; FLORES, A. R. B. . A Criatividade como Ferramenta Pedagógica no Ensino Superior. In: I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação Visão e prática em diferentes contextos, 2011, Manaus. Anais do I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação Visão e prática em diferentes contextos. Manaus: Criabrasilis, 2011.

2.
Siivia Quevedo ; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio ; Marília Matos Gonçalves ; FLORES, A. R. B. . A criatividade e as Narrativas Hipermidiáticas. In: I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação Visão e prática em diferentes contextos., 2011, Manaus. Anais do I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação Visão e prática em diferentes contextos. Manaus: Criabrasilis, 2011.

3.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio . INTERFERÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROJETO DE HABITAÇÃO DA TERCEIRA IDADE. In: 11º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humana-Tecnologia: produtos, informações, ambiente construído e transportes, 2011, Manaus. Anais do Ergodesign Usihc. Manaus: UFAM, 2011.

4.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Vilma Villarouco ; Leite, Ana Katharina . A relação do idoso com o ambiente construido. In: 11º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humana-Tecnologia: produtos, informações, ambiente construído e transporte, 2011, Manaus. Anais do Ergodesign Usihc. Manaus: UFAM, 2011.

5.
Gertrudes Aparecida Dandolini ; João Artur de Souza ; Elton Vergara Nunes ; Ulbricht, V.R. ; FLORES, A. R. B. . Mapas Conceptuales, Enseñanza de Lógica y Educação a Distancia. In: 4 Fourth Internatinal Conference on Concept Mapping CMC2010, 2010, Viña del Mar. Concept Maps: Making Learning Meanningful. Proceedings of the Fourth International Conference on Concept Mapping. Santiago: Lom Ediciones S A, 2010. v. II. p. 173-176.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Ulbricht, V.R. ; Macedo, Claudia Mara Scudelari de ; Batista, Cláudia Regina ; Siivia Quevedo ; FLORES, A. R. B. ; Marília Matos Gonçalves ; Vanzin, Tarcisio ; Gertrudes Aparecida Dandolini ; João Artur de Souza . Educação a Distância Inclusiva. In: III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente; V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediadas pelas Tecnologias Assistivas; VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral, 2010, Belém. Anais do III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente; V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediadas pelas Tecnologias Assistivas; VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral. Belém: UEPA, 2010. p. 22-22.

2.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio . Validação de um questionário: Laços Afetivos dos idosos com os espaços de moradia. In: II Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Constrído e III Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2009, Recife. Anais de Resumo do II ENEAC. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009. p. 36-36.

3.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Barbosa, Carlos Alberto . Parâmetros para espaços habitacionais para usuários de terceira idade. In: Abergo 2008, 2008, Porto Seguro. Anais de Resumo. Recife: Universidade Federal de Pernanbuco, 2008. v. 01. p. 42-42.

4.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Zanchett, P.S. . Terceira Idade e Moradia. In: Abergo 2008, 2008, Porto Seguro. Anais de Resumo. Recife: Universidade Federal de Pernanbuco, 2008. v. 1.

5.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. . A Moradia do Idoso. In: ENEAC, 2007, Recife. Programa Oficial Anais de Resumos. Recife: Editora Universitária UFPE, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
Raul Inácio Busarello ; Ulbricht, V.R. ; FLORES, A. R. B. ; Vanzin, Tarcisio . Los Comics auxiliando los minusvalidos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FLORES, A. R. B.; Vanzin, Tarcisio ; Ulbricht, V.R. ; Armando C. Ribas . Habitação da Terceita Idade: Considerando os Aspectos Afetivos dos Idosos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FLORES, A. R. B.; Siivia Quevedo ; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio . Jornalismo Cidadão: Modismo?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Zanchett, P.S. . Terceira Idade e Moradia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Barbosa, Carlos Alberto . Parâmetros para espaços habitacionais para usuários de terceira idade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. ; Vanzin, Tarcisio ; Obregon, Rosane F.A . EDUCAÇÃO E TIC - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FLORES, A. R. B.; Benvegnú, E.M . Espaço de inclusão: banheiros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FLORES, A. R. B.; Ulbricht, V.R. . A Moradia do Idoso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
Zanchett, P.S. ; FLORES, A. R. B. ; Ulbricht, V.R. . ATIID 2007 ? IV SEMINÁRIO ?Acessibilidade, TI e Inclusão Digital?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Ulbricht, V.R. ; Vilma Villarouco ; Vanzin, Tarcisio ; Gonçaves, Marilia Matos ; FLORES, A. R. B. . A moradia do Idoso ? Critérios de Habitabilidade e usabilidade disponibilizados em um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). 2009.

2.
FLORES, A. R. B.. CERVEJARIA KAISER DO BRASIL. 2003.

3.
FLORES, A. R. B.. · Diretoria BRDE. 2000.

4.
FLORES, A. R. B.. Shopping Casa Audio. 1997.

5.
FLORES, A. R. B.. ·Projeto CENTRO COMERCIAL CANASVIEIRAS. 1995.

6.
FLORES, A. R. B.. Levantamento cadastral dos imóveis tombados pelo IPHAN - Laguna-SC. 1995.

7.
FLORES, A. R. B.. Condomínio Residencial Colinas de São Francisco. 1989.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Abergo 2008. Terceira Idade e Moradia. 2008. (Congresso).

2.
Abergo 2008. Parâmetros para espaços habitacionais para usuários de terceira idade. 2008. (Congresso).

3.
Conahpa. 2008. (Congresso).

4.
IV Seminário Educação Inclusiva:.Acessibilidade Arquitetônica: fraldario. 2008. (Seminário).

5.
Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído.A moradia do Idoso. 2007. (Encontro).

6.
IV Seminário e III Oficinas "Acessibilidade, TIC e Inclusão Digital.Acessibilidade para usuários idosos com suporte de um sistema de hipermídia adaptativa. 2007. (Seminário).

7.
Projeto Politico Pedagógico.Projeto Politico Pedagógico. 2000. (Outra).

8.
II Seminário o Planejamento e a Imagem daas Cidades Turísticas.Revitalização dos centros Urbanos. 1998. (Seminário).

9.
5º Encuentro Internacional sobre preservacion del patrimonio historico y urbano del oriente Boliviano territorio de Mojos e Chiquitos.5º Encuentro Internacional sobre Presevacion del Patrimonio Histórico y Urbano del Oriente Boliviano. 1997. (Encontro).

10.
O planejamento e a Imagem das Cidades Turísticas.O Planejamento e a Imagem das Cidades Turísticas. 1997. (Seminário).

11.
Curso de Impermeabilização.Curso de Impermeabilização. 1996. (Oficina).

12.
XX Congresso Panamericano de Arquitetos. Congresso Panamericano de Arquitetos. 1996. (Congresso).

13.
Assentamentos Humanos Para o Seculo XXI.Habitat Florianópolis. 1995. (Outra).

14.
Habitat- Curitiba.O lugar em que vivemos. 1995. (Outra).

15.
La Insersion del Futuro en Las Ciudades Latinomericanas.XII Encuentro Regional de Arquitectos del Cono Sur. 1995. (Encontro).

16.
1º Congresso Internacional de Arquitetura, Rochas Ornamentais e Tecnologia. 1º Congresso Internacional de Arquitetura, Rochas Ornamentais e Tecnologias. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ULBRICHT, V. R. ; FADEL, L. ; FLORES, A. R. B. . 16° Ergodesign ? Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica: Produto, Informações Ambientes Construídos e Transporte, o 16° USIHC ? Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador e o CINAHPA | 2017 ? Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem,. 2017. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FLORES, A. R. B.; ULBRICHT, V. R. . A afetividade na aprendizagem de deficientes visuais. In: Raul Inácio Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht.. (Org.). A afetividade na aprendizagem de deficientes visuais. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, v. 1, p. 362-390.

2.
FLORES, A. R. B.; ZANDOMENEGHI, A. L. ; Vilma Villarouco ; MACEDO, C. M. S. . A compreensão espacial dos cegos. In: Raul Inácio Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). A compreensão espacial dos cegos. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2013, v. 1, p. 131-147.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ULBRICHT, V. R. ; FADEL, L. ; FLORES, A. R. B. . 16° Ergodesign ? Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica: Produto, Informações Ambientes Construídos e Transporte, o 16° USIHC ? Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador e o CINAHPA | 2017 ? Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem,. 2017. (Congresso).




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