Carmen Silvia Porto Brunialti Justo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8932900364131555
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Graduação em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Passos (2005) .Pós-graduada em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing(1994) . Professora e coordenadora do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda. Na mesma instituição já atuou como professora nos cursos de Ciências Contábeis ( Marketing), Gestão em Marketing ( Planejamento de Campanha). Além das atividades de coordenação ministra as seguintes disciplinas : Publicidade e Propaganda, Publicidade Online, Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda e Administração e Gestão de Empresas de Comunicação. Também é orientadora de TCC e PIC - Projeto de Iniciação Científica, nos temas relacionados a : marketing e comunicação digital e, história da comunicação. Atuou como assessora de marketing e comunicação em empresas de pequeno e médio porte. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade e propaganda, marketing, comunicação de marketing, historia da psicologia, mídias digitais e marketing para o terceiro setor. Contato: carmen@justo.com.br/ pp@mouralacerda.edu.br/ carmensilviajusto@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmen Silvia Porto Brunialti Justo
Nome em citações bibliográficas
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti;JUSTO, C.S. P. B

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Moura Lacerda.
Rua Padre Euclides - de 719/720 ao fim
Campos Elíseos
14085420 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 21011010
Ramal: 1151
URL da Homepage: http://www.portalmouralacerda.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Mestrado em Psicologia.
Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirao Preto, FFCLRP, Brasil.
Título: Psicologia, Marketing e Experiência Elementar: implicações para o desenvolvimento do conceito de consumidor.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Marina Massimi.
Palavras-chave: Historia da Psicologia; Psicologia do Consumidor; Desenvolvimento do Conceito de Consumidor; Experiência elementar e psicologia; História do Marketing.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1994
Especialização em Marketing.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Planejamento Estratégico de Mercado - Empresa Adu´s Indústria e Comércio de Artefatos de Couros Ltda.
Orientador: Rafael T Mônaco.
2002 - 2005
Graduação em Letras.
Fundação de Ensino Superior de Passos, FESP*, Brasil.
Título: O uso da Técnica do Inglês Instrumental nas Aulas de Língua Inglesa do Projeto Letras/FESP de Apoio Escolar - Pré Vestibular.
Orientador: Larissa Pádua P Silveira.
1986 - 1990
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda - Empresa Arbore Agrícola e Comércio Ltda. Produto : Natural Óleo..
Orientador: Profa Flailda Brito G. Siqueira - Coord. Depto. Publicidade.




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação para a Elaboração de Itens do Banco Nacional de Itens - BNI. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Questões Jurídicas do Acesso e Uso da Informação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Marketing Digital. (Carga horária: 32h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
2017 - 2017
Ferramentas do Google. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
2017 - 2017
Trabalhos Acadêmicos : Uma questão Metodológica. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Experiência Elementar em Psicologia :2 Exigências. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirao Preto, FFCLRP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Experiência Elementar em Psicologia : Exigências. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirao Preto, FFCLRP, Brasil.
2011 - 2011
Estratégias de Marketing Digital. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Exigências Constitutivas da Pessoa. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirao Preto, FFCLRP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Introdução a Experiência Elementar. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirao Preto, FFCLRP, Brasil.
2009 - 2009
A Estrutura da Pessoa Humana. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirao Preto, FFCLRP, Brasil.
2008 - 2008
Historia da Psicologia. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirao Preto, FFCLRP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Coordenador/Professor, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Comunicação Social, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professora Universitaria, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 6
Outras informações
Professora no curso de Publicidade e Propaganda , ministrando a disciplina de Administração e Gestão de Empresas de Comunicação , para alunos do 2o. período e, também, professora no curso de Gestão em Marketing, ministrando a disciplina de Planejamento de Campanha, para os alunos do 4o. período. Atualmente também orienta alunos do 7o. e 8o. períodos no Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
08/2018 - Atual
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação de Moda
02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Moura Lacerda, .

03/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Etica e Legislação em Comunicação
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CUML, .

02/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos e Técnicas II
02/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Publicidade e Propaganda
02/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Moura Lacerda, .

Cargo ou função
Membro NDE - Nucleo Docente Estruturante Curso de Publicidade e Propaganda.
01/2012 - Atual
Extensão universitária , CUML, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Universitária "Publicitários Solidários".
08/2008 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda 1

Fundação de Ensino Superior de Passos, FESP*, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professora titular das disciplinas de Introdução a Publicidade e Propaganda e, Criação Publicitária , do curso de Publicidade e Propaganda da FACOMP - Faculdade de Comunicação de Passos , pertencente a FESP/UEMG - Fundação de Ensino Superior de Passos - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Orientador, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 20
Outras informações
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma campanha institucional para melhorar a imagem e a credibilidade da SAMP ? Sociedade de Assistência ao Menor de Passos junto à população passense e seus empresários. Também, incrementou e dinamizou a comunicação da entidade para se manter como uma Sociedade que acolhe e prepara menores carentes para o mercado de trabalho. Os alunos bolsistas tiveram a oportunidade de vivenciar na prática a atuação profissional do publiicitário e de aprender a importância do trabalho voluntário no exercício de sua profissão. A SAMP foi fundada em Passos no dia 10 de abril de 1980, com o intuito de encaminhar os menores, dar-lhes assistência na reeducação moral e intelectual e após o treinamento, encaminhá-los para atividades no Comércio e Indústria e, dentro das possibilidades da entidade, prestar-lhes assistência médica, dentária, farmacêutica e psicológica. A SAMP tem como missão contribuir para a evolução dos menores de Passos, proporcionando-lhes oportunidade do primeiro emprego, valores éticos, morais e intelectuais. Atualmente atende 120 menores e conta para sua sobrevivência com o apoio da comunidade, além dos recursos gerados pela arrecadação da área azul do município

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Coordenador de Projeto Agência, Enquadramento Funcional: Professor coordenador, Carga horária: 5
Outras informações
A agência-escola é um dos laboratórios previstos no projeto pedagógico da Faculdade de Comunicação Social de Passos (FACOMP) para a habilitação Publicidade e Propaganda. Tem como principais objetivos: - colocar o aluno em contato com situações e clientes reais de mercado - participar de reuniões de planejamento, brainstorms e criação de peças avulsas ou de campanhas - acompanhamento das diversas etapas da produção, sob orientação de um professor.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Coordenador de Projeto Letras, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto Letras/Fesp, Carga horária: 4
Outras informações
Criação e coordenação do Projeto Letras /Fesp de Apoio Escolar e curso pré-vestibular. Destinado a alunos da rede público , o projeto foi desenvolvido pelo curso de Letras da Faculdade de Filosofia de Passos. Os estagiários do curso de Letras , Matemática e Biologia , ministravam aulas de reforço escolar para alunos do ensino fundamental e médio e , aulas de pré-vestibular para os alunos do 3o. ano do ensino médio das escolas públicas e municipais. A minha atuação além da coordenação foi também como monitora nas aulas de língua inglesa

Atividades

11/2006 - Atual
Direção e administração, Fundação de Ensino Superior de Passos, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento da Prática Profissional da FACOMP.
02/2005 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária
Introdução a Publicidade e Propaganda
03/2007 - 08/2007
Extensão universitária , Fundação de Ensino Superior de Passos, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão - Os Publicitários Solidários e a Campanha Institucional da SAMP.
02/2006 - 08/2007
Ensino, CEFAN - Centro de Formação Profissional Nível Médi, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Marketing e Vendas
Tecnologias da Comunicação
08/2004 - 12/2005
Extensão universitária , Fundação de Ensino Superior de Passos, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Universitária - Letras/FESP de Apoio Escolar.

Centro de Formação de Nível Médio, CEFAN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Assessoria de Marketing e Comu, Enquadramento Funcional: Assessor de Marketing e Comunicação, Carga horária: 2
Outras informações
Prestadora de serviços de assessoria de Marketing e Comunicação, para a unidade da Escola de Passos - MG. Principais atividades : analisar e indicar ações de marketing para a empresa , envolvendo público interno e externo, colaboradores, fornecedores, sugerir melhorias de produto e serviços, promoção e publicidade; detectar necessidades de pesquisa de opinião junto aos públicos da empresa, promover divulgação jornalística da empresa - assessoria de imprensa; intermediar criação de campanhas publicitárias junto a fornecedores ; criar peças de comunicação interna e externa ; fazer contato e orçamentos com gráficas, veículos de mídia etc; analisar e indicar ações para lançamento de novos produtos da empresa

Atividades

8/2003 - Atual
Serviços técnicos especializados , Cefan, Passos.

Serviço realizado
Prestação de serviço de Assessoria de Marketing e Comunicação.
3/2006 - 08/2007
Ensino, Técnico Em Secretariado Executivo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Marketing e Vendas
Tecnologias da Comunicação

International Paper, IPI, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Assistente de Marketing, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente de Marketing atuando no departamento de Marketing e Vendas, na coordenação dos trabalhos junto à equipe de Produção Gráfica, organização de eventos de Vendas, Seminários e Palestras Técnicas aos clientes, criação de programas de Marketing Direto junto ao consumidor final, organização de material para feiras, redação e coordenação do jornal Folha de Chamex, dirigido aos consumidores e clientes da empresa, escolha e desenvolvimento de brindes, contato com agências de publicidade

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Trainee - Área de Marketing e, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de trabalho no Depto. de Propaganda com produção gráfica, fotos, criação e produção de material impresso de apoio a vendas para clientes e consumidores finais

Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Auxiliar de Comunicação, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalho desenvolvido no Setor de Comunicação Interna , na produção, redação, fotos e diagramação do jornal interno da emrpesa. Coordenação junto a Gerência Administrativa de eventos envolvendo funcionários : Festa da Árvore, Festa da Criança, Coquetel Nosso Clube e Programa de Visitas de Familiares à Fábrica

Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio realizado na área de Comunicação Interna - produção , redação, fotos e diagramação do jornal interno da Empresa

Atividades

2/1988 - 12/1995
Direção e administração, Empresa Multinacional, Mogi Guaçu.

Cargo ou função
Assistente de Marketing.

Sign Mania Comunicação Visual, SIGN, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2002
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sócia Proprietária da Empresa Sign Mania Comunicação Visual - prestadora de serviços de sinalizaão empresarial e comercial. Realizou as atividades de produção , captação de clientes e desenvolvimento de novos negócios. Desenvolvimento do plano estratégico da empresa e análise financeira e rentabilidade.

Atividades

1/1996 - 3/2002
Outras atividades técnico-científicas , Prestadora de Serviços de Comunicação Visual, Prestadora de Serviços de Comunicação Visual.

Atividade realizada
Sócia- Proprietária.


Linhas de pesquisa


1.
Acessibilidade no Ensino Superior
2.
Educação não formal : produção de saberes e aprendizagens


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Historia Memória e Cegueira: Contribuições da Escola para Cegos "Hellen Keller" de Ribeirão Preto ( 1954 - 1990) à Educação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo - Coordenador / Daniela Leal - Integrante / Oswaldo Tadeu Lopes - Integrante / Letícia Marques Diniz - Integrante / William Cassiano Lopes - Integrante / Giane Fregolete - Integrante / Rosilene Batista de Oliveira - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Projeto de Extensão Universitária " Publicitários Solidários"
Descrição: O Projeto ?Publicitários Solidários? tem como objetivo levar para a comunidade da cidade de Ribeirão Preto e região as ações que um publicitário pode desenvolver para incrementar a comunicação e divulgação de entidades carentes e assistenciais, pois essas entidades sozinhas, não teriam condições de criar e gerenciar campanhas, fazer contato com a mídia e conseguir parceiros para suas atividades. Através da disciplina Processos e Técnicas I e II, e Núcleo de Publicidade e Propaganda foi criado o grupo Publicitários Solidários do Moura Lacerda, desde de 2002, ano do reconhecimento do curso. O grupo desenvolve junto à comunidade projetos e campanhas de publicidade e propaganda que beneficiem entidades filantrópicas, Ongs e campanhas de responsabilidade social. O projeto, também tem uma característica didático-pedagógica, na medida em que aproxima dos graduandos a realidade do dia a dia de uma campanha para um cliente real..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo - Coordenador / Raquel Lovatti Caetano - Integrante.
2015 - 2015
Projeto de Extensão Universitária " Publicitários Solidários"
Descrição: O Projeto ?Publicitários Solidários? tem como objetivo levar para a comunidade da cidade de Ribeirão Preto e região as ações que um publicitário pode desenvolver para incrementar a comunicação e divulgação de entidades carentes e assistenciais, pois essas entidades sozinhas, não teriam condições de criar e gerenciar campanhas, fazer contato com a mídia e conseguir parceiros para suas atividades.Através da disciplina Processos e Técnicas I e II, e Núcleo de Publicidade e Propaganda foi criado o grupo Publicitários Solidários do Moura Lacerda, desde de 2002, ano do reconhecimento do curso. O grupo desenvolve junto à comunidade projetos e campanhas de publicidade e propaganda que beneficiem entidades filantrópicas, Ongs e campanhas de responsabilidade social. O projeto, também tem uma característica didático-pedagógica, na medida em que aproxima dos graduandos a realidade do dia a dia de uma campanha para um cliente real..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo - Coordenador / Raquel Lovatti Caetano - Integrante.
2012 - Atual
Publicitários Solidários do Moura Lacerda
Descrição: O Projeto ?Publicitários Solidários? tem como objetivo levar para a comunidade da cidade de Ribeirão Preto e região as ações que um publicitário pode desenvolver para incrementar a comunicação e divulgação de entidades carentes e assistenciais, pois essas entidades sozinhas, não teriam condições de criar e gerenciar campanhas, fazer contato com a mídia e conseguir parceiros para suas atividades.O projeto, também tem uma característica didático-pedagógica, na medida em que aproxima dos graduandos a realidade do dia a dia de uma campanha para um cliente real. É desenvolvido pelos alunos do Curso de Comunicação Social ? habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, através do Núcleo de Publicidade e Propaganda e é destinado aos alunos dos 5º. e 6º. períodos que já tenham cursado uma grade mínima de disciplinas práticas, pré-requisito para a participação desse projeto. Da participação nessa atividade resultam contatos e relacionamentos pessoais e profissionais com a comunidade e entidades. Também, dessa forma, contribui-se para o resgate de valores humanos dos jovens, para o incentivo a cidadania e ao valor de ser solidário, muitas vezes esquecidos pelo dia a dia acadêmico e profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo - Coordenador / Raquel Lovatti Caetano - Integrante.
2007 - 2007
Os Publicitarios Solidários e a Campanha Institucional da SAMP - Sociedade de Assistência ao Menor de Passos
Descrição: Projeto de extensão universitária que teve como objetivo desenvolver uma campanha institucional para um entidade assistencial da cidade de Passos - MG. Através do trabalho , que durou 6 meses , os universitários puderam vivenciar situações reais do trabalho e do universo da prática publicitária.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Primeiros passos
2006 - 2007
Periódico: Jornal Empresarial ACIP Notícias
2004 - 2007
Periódico: Informativo Paroquial Sr. Bom Jesus dos Passos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias Digitais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comportamento do Consumidor.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Planejamento de Campanhas.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Experiência Elementar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
1º lugar na categoria ?Trabalhos em Andamento?, na área de Ciências Sociais Aplicadas, 18ª edição do Conic 2017 (Congresso Nacional de Iniciação Científica).
2016
Prêmio Oscar de Moura Lacerda para Iniciação Científica, Centro Universitário Moura Lacerda.
2008
Criação da Logomarca Jogos Olímpicos APP Ribeirão Preto, APP - Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto.
1990
Concursos Novos Talentos, Puc - Campinas.
1990
Prêmio Portal de Criatividade, Portal - Agência de Propaganda de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3Rozim, R.2018Rozim, R. ; JUSTO, C.S. P. B . O Merchandising no Ponto de Vendas como Ferramenta Estratégica de Marketing. Primeiros passos, v. 21, p. 179-198, 2018.

2.
5Pantoni, J. E2018Pantoni, J. E ; JUSTO, C.S. P. B . Os Blogs de Beleza e a Influência no Comportamento de Consumo : Uma análise sobre o Blog ' Camila Coelho'. Montagem (CUML. Ribeirão Preto), v. 17, p. 165-175, 2018.

3.
1JUSTO, C.S. P. B2017JUSTO, C.S. P. B; MASSIMI, M. . Contribuições da Psicologia para o desenvolvimento da área do Marketing e do conceito de consumidor : uma perspectiva histórica. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE, v. v. 9, p. 107-120, 2017.

4.
2JUSTO, C.S. P. B2016JUSTO, C.S. P. B; MASSIMI, M. . Psicologia, Marketing e experiência elementar: implicações para o desenvolvimento do conceito de consumidor. Alceu (PUCRJ), v. 17, p. 107-124, 2016.

5.
4BRAGA, D. R.2013BRAGA, D. R. ; JUSTO, C.S. P. B . O Surgimento das Redes Sociais e a Inserção da Publicidade em seus Perfis. Primeiros passos, v. 12, p. 39-48, 2013.

6.
6JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti2012JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Imagens e representações de família durante quatro décadas de campanha de publicidade : mudanças e permanências. Montagem (CUML. Ribeirão Preto), v. 14, p. 14-26, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Propaganda não é um. ACIP Notícias - Informativo bimestral da Associação Comercial e Industrial de Passos, Passos - MG, p. 3 - 3, 01 fev. 2007.

2.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Pequenos Empresários também investem em Propaganda. ACIP Notícias, Passos - Minas Gerais, p. 03 - 03, 01 dez. 2006.

3.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. O poder do consumo infantil. Jornal Folha da Manha, Passos - MG, p. 07 - 07, 18 out. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JUSTO, C.S. P. B; MASSIMI, M. . O conceito de Consumidor: Desafios e Tendências para o Marketing Contemporâneo - Perspectiva Histórica. In: COMUNICON 2016 - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. 6o. Encontro dos GT's de Pós-Graduação - GT 03 ? COMUNICAÇÃO E CONSUMO: Periodizações e perspectivas Históricas. São Paulo: ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2016.

2.
JUSTO, C.S. P. B; MASSIMI, M. . O Conceito de Consumidor: Desafios e Tendências para o Marketing Contemporâneo - Perspetiva Histórica. In: COMUNICON - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. COMUNICON - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2016.

3.
RUFINO, T. A. ; JUSTO, C.S. P. B . A origem do publicitário em Ribeirão Preto: um panorama do profissional no interior paulista. In: CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Cientifica, 2016, Guarulhos. Anais do Conic - SEMESP / Volume 4 , 2016 - Faculdade ENIAC, 2016. v. 4.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Lopes, W. C ; JUSTO, C.S. P. B . Marketing para o Terceiro Setor : A Criação de um Acervo Digital como Estratégia de Reforço de Marca. In: 17o. Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC - SEMESP, 2017, São Paulo. 17o. CONIC, 2017.

2.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . Psychology, Marketing and the Elementary Experience: Implications to the Development of the Concept of Consumer ( A Historical Approach). In: 47th Annual Meeting of Cheiron, 2015, Lawrence. Cheiron - The International Society for the History of the Behavioral and Social Sciences, 2015.

3.
NUKUI, Y. P. ; JUSTO, C.S. P. B . O poder das narrativas: como as estratégias de conteúdo transformam as marcas e criam vínculos com seus consumidores. In: CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2015, Ribeirão Preto - SP. Anais CONIC - Semesp, 2015. v. 3.

4.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . O Desenvolvimento da Psicologia Científica e da Psicologia do Consumidor nos Estados Unidos: Reflexos para o Conceito de Consumidor no Marketing Contemporâneo. In: XXXII Encontro Anual Helena Antipoff e XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2014, Belo Horizonte. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
LOPES, W. C. ; JUSTO, C.S. P. B . Marketing para o terceiro setor: a criação de um acervo digital como estratégia de reforço de marca. Primeiros passos, 2019.

2.
RUFINO, T. A. ; JUSTO, C.S. P. B . A Origem do Publicitário em Ribeirão Preto: Um Panorama Histórico do Profissional no Interior Paulista. Primeiros passos, 2018.

3.
NUKUI, Y. P. ; JUSTO, C.S. P. B . O poder das narrativas : como as estratégias de conteúdo transformam as marcas e criam vínculos com seus consumidores. Primeiros passos, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
JUSTO, C.S. P. B; Lopes, W. C . Marketing e Gestão do Conhecimento no terceiro setor: o acervo digital da escola 'Helen Keller'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Lopes, W. C ; JUSTO, C.S. P. B . Marketing para o Terceiro Setor : A Criação de um acervo digital como estratégia de reforço de marca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
JUSTO, C.S. P. B. A Origem do Publicitário em Ribeirão Preto : um panorama histórico do profissional no Interior Paulista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
JUSTO, C.S. P. B; MASSIMI, M. . As teorias psicológicas e o comportamento do consumidor na obra de Philip Kotler: uma perspectiva histórica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
JUSTO, C.S. P. B. Os Publicitários Solidários e a Experiência Educativa numa Ação de Responsabilidade Social : case Lar dos Cegos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
JUSTO, C.S. P. B; MASSIMI, M. . O conceito de consumidor: desafios e tendências para o Marketing Contemporâneo - perspectiva histórica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . Psychology, Marketing and the Elementary Experience: Implications to the Development of the Concept of Consumer ( A Historical Approach). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NUKUI, Y. P. ; JUSTO, C.S. P. B . O PODER DAS NARRATIVAS: COMO AS ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO TRANSFORMAM AS MARCAS E CRIAM VÍNCULO COM SEUS CONSUMIDORES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . Psicologia, Marketing e o Conceito de Consumidor: considerações metodológicas para o desenvolvimento de uma pesquisa.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . Psicologia, Marketing e Experiência Elementar: implicações para o desenvolvimento do conceito de consumidor... 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . The Concept of Consumer: A Historical Perspective Rising from the Interface of Marketing and Psychology.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. O Conceito de Consumidor: Desafios e Tendências Contemporâneas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . Psicologia, Marketing e a Evolução do Conceito de Consumidor numa perspectiva histórica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . Experiência Elementar: Implicações para o conceito de consumidor no Marketing contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . AS CONTRIBUIÇÕES DOS PIONEIROS DA PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ÁREAS DE MARKETING E PUBLICIDADE NOS ESTADOS UNIDOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . Marketing Infantil e Experiências de Consumo : Experiência elementar e encontro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . O Behaviorismo de J.B.Watson e as suas implicações para a publicidade numa perspectiva histórica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . Experiência Elementar, Dinâmica da Pessoa e o Encontro dos Publicitários Solidários com os Catadores do Projeto Mãos Dadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, M. . Experiencia Elementar, Nucleo da Pessoa e as suas implicações para as implicações psicológicas do marketing. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. 17a Semana da Comunicação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; CAETANO, R. L. . Os Publicitários Solidários e a Experiência Educativa numa ação voluntária : a Coleta de Alimentos em Ribeirão Preto. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
JUSTO, C.S. P. B; CAETANO, R. L. . Amigos da Coleta em Ribeirão Preto. 2013. (Blog).

2.
JUSTO, C.S. P. B. Blog da PP - Blog do Curso de Publicidade Moura Lacerda. 2012. (Blog).

3.
JUSTO, C.S. P. B. Blog da PP. 2012. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
ESPER, P. C. ; SILVA, L. A. ; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti . Os Publicitários Solidários e a Campanha Institucional da SAMP - Sociedade de Assistência ao Menor de Passos. 2007. (Relatório de pesquisa).

2.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. O uso da Técnica do Inglês Instrumental nas Aulas de Língua Inglesa do Projeto Letras/FESP de Apoio Escolar. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, C. A.; MELLO, Fernando; JUSTO, C.S. P. B. Participação em banca de Douglas Wellington Silva.Walter Benjamim e a Ideologia do Progresso Capitalista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
LEMES, C. P.; CAETANO, R. L.; JUSTO, C.S. P. B. Participação em banca de Jéssica Fernanda Marcelino.Marca Multissensorial: sinergia dos cinco sentidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

3.
CAETANO, R. L.; FERNANDES, C. A.; JUSTO, C.S. P. B. Participação em banca de Wagner Aparício Rasteiro.O papel da publicidade na construção da marca Colorado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

4.
NOGUEIRA, S.; CAETANO, R. L.; JUSTO, C.S. P. B. Participação em banca de Renan Ramos Urizzi.É só piada? O humor como instrumento social e político na comunicação brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

5.
FIRMIANO, F. D.; FERNANDES, C. A.; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Talena Abgail Rufino.Mídia Brasileira - Os embates para a democratização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

6.
FIRMIANO, F. D.; FERNANDES, C. A.; JUSTO, C.S. P. B. Participação em banca de Luiz Henrique Tessari Pellicioli.A educação libertária: a experiência do movimento zapatista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

7.
CAETANO, R. L.; MELLO, Fernando; JUSTO, C.S. P. B. Participação em banca de Marcela Aparecida Evangelista.Não amamos tudo isso : análise das razões pela não fidelização da Geração Y pela Marca Mc.Donalds. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

8.
MAEDA, L. C. A.; FERNANDES, C. A.; JUSTO, C.S. P. B. Participação em banca de Lucas Lataguia.A sustentabilidade nos grandes eventos musicais. Uma comparação entre o retorno midiático, financeiro e comportamental". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

9.
MAEDA, L. C. A.; ANDRADE, E.; JUSTO, C.S. P. B. Participação em banca de Jackeline Pereira Reis.Comunicação através dos blogs de Moda. Estudo do caso - Blog da Thássia Naves. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

10.
FERNANDES, C. A.; GARRIDO, S.; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Gabriela Soares Rodrigues Agostinho.Cerveja Colorado e o Marketing 3.0 - a alma do negócio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

11.
GARRIDO, S.; FERNANDES, C. A.; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Emellen Mendes Garcia Moreira da Silva.A estratégia de Relacionamento utilizada pela Coca-Cola para a ação do refrigerante Coca-cola Zero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

12.
SANTOS, V. A. N. M. A.; MADEIRA, R.; FERNANDES, C. A.; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Vitor Augusto das Neves Martins de Almeida Santos.Marketing Esportivo na NBA: um modelo para o futebol brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

13.
FERNANDES, J. M.; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; FERNANDES, C. A.. Participação em banca de Fernanda Thiezerini Santos.A telenovela brasileira e o impacto no cotidiano das pessoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

14.
LEITE, C. R. S.; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; FERNANDES, C. A.. Participação em banca de Kamilla Cristina de Oliveira Silva.O lugar do desejo na Publicidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

15.
CAETANO, R. L.; FERNANDES, C. A.; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Jéssica Barbosa.O SAC através das Mídias Sociais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

16.
CAETANO, R. L.; LEMES, C. P.; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Bruna Elias Tavares.Responsabilidade Social como Estratégia de Marketing : Estudo do Caso Coca-Cola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

17.
NOGUEIRA, S.; Prof.Ms Caio A. Fernandes; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Camila Pimentel Giacomelli.Chaves, um seriado de sucesso no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

18.
CAETANO, R. L.; FERNANDES, C. A.; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Lais Coelho Rodrigues.Marketing Cultural : A observação da teoria em uma realidade local - Centro Cultural Palace. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

19.
Prof. Fernando Melo; Prof.Ms Caio A. Fernandes; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Bruna Murtha Oliveira.O Cinema e o Merchandising. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

20.
CICILLINI, Vanessa de Carvalho; KISS, Patricia; MELLO, Fernando; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Vanessa de Carvalho Cicillini.A Logomarca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universtário Moura Lacerda.

21.
Denes; CAMARGO, Carmen A.C. M; Vanessa; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Denes Geraldo de Carvalho.O Atendimento de Caixa de Supermercado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação de Ensino Superior de Passos.

22.
MACHADO, Rilda J. Ponssancini; CAMARGO, Carmen A.C. M; CASSOLI, Vanessa Braz; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Rilda J. Ponssancini Machado.O Atendimento de Caixa de Supermercado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação de Ensino Superior de Passos.

23.
LOPES, Daniel Silveira; CANOAS, Prof. Dr. José Walter; CASSOLI, Vanessa Braz; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Daniel Silveira Lopes.Segmentação e Posicionamento em Marketing : Estudo de Caso de um Bar Temático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação de Ensino Superior de Passos.

24.
NASCIMENTO, Rogiane Yakma; CASSOLI, Vanessa Braz; CANOAS, Prof. Dr. José Walter; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Rogiane Yakma Nascimento.Segmentação e Posicionamento em Marketing: Estudo de caso de um bar temático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação de Ensino Superior de Passos.

25.
SABBADO, Fernanda; FAJARDO, Maria do Carmo; MEDEIROS, Ana Beatriz; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Participação em banca de Fernanda Sabbado.O resgate da Feminilidade - O Fantasma da Ópera. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Fundação de Ensino Superior de Passos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Redação Jornalística IV. 2007. Fundação de Ensino Superior de Passos.

2.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Jornalismo Impresso. 2007. Fundação de Ensino Superior de Passos.

3.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Redação Jornalística III. 2007. Fundação de Ensino Superior de Passos.

4.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti. Introdução ao Marketing. 2006. Fundação de Ensino Superior de Passos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o. Colóquio em Educação, Diversidade e Direitos Humanos NIEPED - NUACE - NDH. 2018. (Outra).

2.
VI Encontro Regional de Gestão do Conhecimento.Marketing e Gestão do Conhecimento no terceiro setor: o acervo digital da escola "Helen Keller". 2018. (Encontro).

3.
47a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2017. (Congresso).

4.
XIV Simpósio Científico da Pós-Graduação.Os Publicitários Solidários e a Experiência Educativa numa Ação de Responsabilidade Social : case Lar dos Cegos. 2017. (Simpósio).

5.
COMUNICON - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. O conceito de Consumidor: Desafios e Tendências para o Marketing Contemporâneo - Perspectiva Histórica. 2016. (Congresso).

6.
Diálogos - Encontro Científico Moura Lacerda.Os Publicitários Solidários e a Experiência Educativa numa ação de responsabilidade social : Case Lar dos Cegos. 2016. (Simpósio).

7.
47 Annual Meeting of Cheiron.Psychology, Marketing and the Elementary Experience: Implications to the Development of the Concept of Consumer ( A Historical Approach). 2015. (Encontro).

8.
CONIC - 14o. Congresso de Iniciação Científica. O poder das narrativas: como as estratégias de conteúdo transformam as marcas e criam vínculos com seus consumidores. 2015. (Congresso).

9.
Moura Lacerda Atualiza. 2015. (Outra).

10.
44a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Psicologia, Marketing e Experiência Elementar: implicações para o desenvolvimento do conceito de consumidor.. 2014. (Congresso).

11.
44a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Psicologia, Marketing e o Conceito de Consumidor: considerações metodológicas para o desenvolvimento de uma pesquisa. 2014. (Congresso).

12.
46o. Annual Meeting of Cheiron 2014.The Concept of Consumer: A Historical Perspective Rising from the Interface of Marketing and Psychology. 2014. (Encontro).

13.
XXXII Encontro Anual Helena Antipoff e XII Encontro de P. H da Psicoloiga.O Desenvolvimento da Psicologia Científica e da Psicologia do Consumidor nos Estados Unidos: Reflexos para o Conceito de Consumidor no Marketing Contemporâneo. 2014. (Encontro).

14.
43a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Psicologia, Marketing e a Evolução do Conceito de Consumidor numa perspectiva histórica. 2013. (Congresso).

15.
43a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Experiencia Elementar: implicações para o conceito de consumidor no marketing contempor. 2013. (Congresso).

16.
XI Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.AS CONTRIBUIÇÕES DOS PIONEIROS DA PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ÁREAS DE MARKETING E PUBLICIDADE NOS ESTADOS UNIDOS.. 2013. (Encontro).

17.
42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2012. (Congresso).

18.
42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O Behaviorismo de J.B. Watson e as suas implicações para a publicidade numa perspectiva histórica. 2012. (Congresso).

19.
42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Marketing Infantil e experiências de Consumo : Experiência Elementar e Encontro.. 2012. (Congresso).

20.
16o. Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO.Experiência Elementar, Dinâmica da Pessoa e o Encontro dos Publicitários Solidários com os Catadores do Projeto Mãos Dadas. 2011. (Encontro).

21.
16o. Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. 2011. (Encontro).

22.
Estratégias de Marketing Digital. 2011. (Outra).

23.
I Colóquio : Psicologia, processos culturais e subjetivação.IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM DA ?EXPERIÊNCIA ELEMENTAR? PARA O MARKETING E A PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR. 2011. (Outra).

24.
Curso de Extensão Universitária na Modalidade de Difusão : Introdução a Experiência Elementar : Implicações para a Psicologia. 2010. (Outra).

25.
Curso de Extensão Universitária na Modalidade Difusão: Experiência Elementar em Psicologia : Exigências Constitutivas da Pessoa. 2010. (Outra).

26.
Social Media Brasil. 2010. (Congresso).

27.
XL Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Experiência elementar, núcleo da pessoa e as suas implicações para as implicações psicológicas do marketing. 2010. (Congresso).

28.
4o. Seminário Nacional - O Professor e a Leitura do Jornal. 2008. (Seminário).

29.
56o. Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos. 2008. (Seminário).

30.
Encontro Gestão de Agências de Propaganda. 2008. (Encontro).

31.
Palestra Marketing e Consumidor Verde. 2008. (Encontro).

32.
Planejamento de Propaganda. 2007. (Outra).

33.
5o. Encontro de Marketing e Estratégia da Fundace - O mundo das marcas. 2006. (Encontro).

34.
Como gerenciar marcas para conquistar mercados e valorizar o patrimônio empresarial. 2006. (Outra).

35.
Oficina - Do Briefing a Capa.Do Briefing à capa - Oficina ministrada durante a Semana Universitária da Facomp. 2006. (Oficina).

36.
1o. Colóquio de Letras. 2005. (Outra).

37.
Portuguese Interference in English Pronunciation. 2005. (Outra).

38.
Workshop Empretec. 2000. (Outra).

39.
Gestão e Integração da Comunicação de Marketing. 1995. (Seminário).

40.
O Ponto de Venda no Marketing Mix. 1994. (Seminário).

41.
No - Advertising. 1993. (Seminário).

42.
A Segmentação da Mídia. 1992. (Seminário).

43.
Curso Intensivo de Marketing. 1992. (Outra).

44.
Curso de Produção Gráfica. 1991. (Outra).

45.
Seminário de Criação e Produção Publicitária. 1991. (Seminário).

46.
Seminário de Planejamento de Comunicação. 1991. (Seminário).

47.
7o. Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial. 1989. (Congresso).

48.
Congresso Intercom. 1987. (Congresso).

49.
FEST - UP - Festival Universitário de Propaganda. 1987. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Leal, Daniela ; LOPES, O. T. ; MASSARO, A. C. ; JUSTO, C.S. P. B . 1o. Colóquio em Educação, Diversidade e Direitos Humanos NIEPED - NUACE - NDH. 2018. (Outro).

2.
MASSIMI, M. ; JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti ; CARDOSO, Carolina de Resende Damas Cardoso ; SILVA, Ana Cecilia Oliveira ; PAULON, Clarice Pimentel ; SERRAT, Dionéia Motta Monte ; ROSA, Leandro Amorim ; PANAZZOLO, Lidiane Ferreira . I Colóquio : Psicologia , processos culturais e subjetivação. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vinícius Pimenta Teixeira. Streaming, LIve Streaming e Conteúdos on Demand - um estudo sobre o Twitch e as possibilidades de publicidade em plataformas de vídeo online. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).

2.
William Cassiano Lopes. Publicidade e Suicídio: análise das estratégias , efeitos e resultados da campanha " Não seja um por quê?" da série 13 Reason Why. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Isabella Calil Garcia. O Neuromarketing e as pesquisas sobre comportamento do consumidor: contribuições para as estratégias de Marketing. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

2.
Beatriz Santos da Cruz Whitehead. E-Commerce: o caso do Mercadolivre.com. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mayara Liberali. Redes Sociais e Adolescentes: Interações Sociais através da tecnologia digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

2.
Ricardo Augusto Cefali Mendes. Podcast como ferramenta de distribuição de conteúdo livre. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

3.
Jaine Victor Pianura. Crianças conectadas: um estudo sobre as novas tecnologias e os impactos no comportamento do consumidor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

4.
Wesley Rodrigues Arcos. O Marketing e as novas tecnologias: implicações para o desenvolvimento de campanhas publicitárias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

5.
Luciano de Melo Carvalho. Novas formas de comportamento e relacionamento nas redes sociais: análise da Fan Page "Te Vi no Moura Lacerda". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

6.
Jéssica Emanuelle Pantoni. A influência dos blogs de beleza no comportamento de consumo: análise do blog Camila Coelho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

7.
Renata Rozim Augusto. O Merchandisign: Estudo de Caso sobre a evolução do merchandisign no ponto de venda das lojas O Boticario. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

8.
Samuel Elãna Pereira. Celebridades nas redes sociais : um estudo sobre o surgimento dos "famosos" no Twitter. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

9.
Daniel Reginato Braga. A Publicidade em Redes Sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

10.
Karla Etcheberre Martins. O Comércio Eletrônico na Cidade de Ribeirão Preto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

11.
Poliana Caetano Esper. A importância do profissional de comunicação nas decisões estratégicas de uma empresa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação de Ensino Superior de Passos. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

Iniciação científica
1.
William Cassiano Lopes. Marketing para o terceiro setor: a criação de um acervo digital como estratégia de reforço de marca. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

2.
Talena Abgail Rufino. A origem do publicitário em Ribeirão Preto: um panorama histórico do profissional no interior paulista. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.

3.
Yury Pereira Nukui. O Poder das Narrativas : como as estratégias de conteúdo transformam as marcas e criam vínculos com seus consumidores. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Carmen Silvia Porto Brunialti Justo.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
JUSTO, C.S. P. B. Os Publicitários Solidários e a Experiência Educativa numa Ação de Responsabilidade Social : case Lar dos Cegos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
JUSTO, C.S. P. B; Lopes, W. C . Marketing e Gestão do Conhecimento no terceiro setor: o acervo digital da escola 'Helen Keller'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
JUSTO, C.S. P. B. Blog da PP - Blog do Curso de Publicidade Moura Lacerda. 2012. (Blog).

2.
JUSTO, C.S. P. B; CAETANO, R. L. . Amigos da Coleta em Ribeirão Preto. 2013. (Blog).



Outras informações relevantes


Parecerista do curso de Publicidade e Propaganda da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2014.

Co-Lider - NIEPED - Nucleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 24:13:38