Vanessa Cabral da Silva Pinheiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3024655395044859
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Mestranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ. Pós graduada em Atendimento Educacional Especializado (UFC, 2010); Possui pós graduação em Psicopedagogia Clinico-Institucional (UNIABEU, 2009); Graduação em Pedagogia com ênfase em Educação Especial (UERJ, 2002); Formada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis (UFRGS, 2010). Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica ? Faetec, onde atua como articuladora do Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão na Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional. Foi tutora no curso de Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como Coordenadora Pedagógica da Educação Especial no Município de Mesquita e como Coordenadora Pedagógica da Educação Especial em uma Unidade Escolar no Município de Nilópolis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Cabral da Silva Pinheiro
Nome em citações bibliográficas
PINHEIRO, V. C. S.;PINHEIRO, VANESSA;PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2011
Especialização em Atendimento Educacional Especializado. (Carga Horária: 448h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: AEE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO.
Orientador: Robson Silva Macedo.
2008 - 2009
Especialização em Psicopedagogia Clinico-Institucional. (Carga Horária: 410h).
ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
Título: Autismo: Relações e correlações Psicopedagógicas.
2010 - 2010
Aperfeiçoamento em TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O atendimento de crianças com autismo com o aporte das Tecnologias Assistivas. Ano de finalização: 2010.
1999 - 2002
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2011
Educação e Alfabetização na perspectiva do ABA. (Carga horária: 8h).
Infinity Soluções, IS, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada para Tutores para o AEE. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessível. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2009 - 2009
FORMAÇÃO CONTINUADA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECI. (Carga horária: 30h).
Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, PMM, Brasil.
2008 - 2008
Formação Contiuada em Educação Especial. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Mesquita, PMM, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento Dialógico. (Carga horária: 50h).
Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, PMM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Pró Letramento Matemática. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Curso Básico de Educação Especial. (Carga horária: 56h).
Instituto Helena Antipoff - Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, IHA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Alfabetização em Contextos de Letramento. (Carga horária: 48h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Especial, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando como articuladora do Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão


Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, P/DUQUE CAXIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamenta, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Classe Especial de Autismo, Carga horária: 20


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal De Nilópolis, PMN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientação Pedagógica, Carga horária: 16
Outras informações
Coordenação Pedagógica da Educação Especial na escola CMEI Aniz Abrahão David


Prefeitura Municipal de Mesquita, PMMESQ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica da Educação Especial, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Laboratório de Informática Adaptada, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial, Carga horária: 20


Centro Ann Sullivan do Brasil - Rio de Janeiro, CASBRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TRAINNING, Carga horária: 40

Atividades

02/2005 - 07/2005
Treinamentos ministrados , casb, .

Treinamentos ministrados
Treinamento no atendimento a crianças portadoras de necessidades educacionais especiais

Escola Municipal Abraham Linconl, EMAL- RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO, Carga horária: 10

Atividades

02/2002 - 11/2002
Estágios .

Estágio realizado
Participação na classe de crianças deficientes auditivas. Participação na sala de recursos.

Centro de Educação Especial Paul Harris, CEEPH, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO, Carga horária: 20

Atividades

02/2002 - 12/2002
Estágios .

Estágio realizado
Participação na classe de crianças deficientes auditivas. Apoio à Orientação Pedagógica.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 10

Atividades

02/2005 - 12/2006
Estágios , EDAI - RJ, .

Estágio realizado
Participação no projeto Softwares para crianças na classe de Progressão (alunos com problemas de aprendizagem). Participação no projeto Softwares para crianças na classe de Portadores de necessidades educativas especiais.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Laboratório de Comunicação e Aprendizagens: criação de redes para utilização de recursos tecnológicos voltados para a inclusão na Fundação de Apoio à Escola Técnica
Descrição: O presente projeto se insere no contexto de ações na busca por uma educação profissional no estado do Rio de janeiro no paradigma da Educação Inclusiva. Sendo a educação um direito de todos, a Fundação de Apoio à Escola Técnica Faetec busca desde o ano de 2003 encontrar formas de tornar esse direito acessível ao público da Educação Especial, ou seja, os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação que possuem necessidade educacional especial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Redes Sociais e Autonomia Profissional: novos rumos para formação continuada a distância de professores de AEE
Descrição: Trata-se de um projeto que objetiva a formação continuada a distância de professores de Educação Especial dos sistemas de ensino público brasileiro, por meio da constituição de redes sociais inclusivas desses profissionais, tendo em vista: a) busca de expertise para a solução de problemas que encontram no cotidiano de seus trabalhos em salas de recursos multifuncionais; b) compartilhamento de idéias e socialização de casos bem sucedidos e de casos ainda não resolvidos; c) estabelecimento de uma dinâmica continuada de estudos e respostas mediadas pela tecnologia. Faz parte dos objetivos deste Projeto, do ponto de vista computacional, estudar e desenvolver mecanismos para a identificação e atribuição de autoridade entre os participantes de uma RSO, estudar seus impactos (técnicos, pragmáticos e sociais), suas características e suas aplicações visando: i) a melhoria da qualidade na recuperação de informação; ii) a construção de uma rede social baseada na credibilidade, confiança, reputação e nas competências de seus membros; iii) a melhoria na confiança e na segurança das interações de seus membros na RSO...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA2016PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA; MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA DE AQUINO CARVALH . ASSESSORIA PARA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 197-200, 2016.

2.
PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA2016PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA; MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA DE AQUINO CARVALH . A BIDOCÊNCIA COMO UMA PROPOSTA INCLUSIVA. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 37-40, 2016.

3.
MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA DE AQUINO CARVALH2016MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA DE AQUINO CARVALH ; PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA . LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÕES E APRENDIZAGENS. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 684-687, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
PACHECO, M.C. ; VIEIRA, S. V. S. ; PINHEIRO, V. C. S. . Um Olhar sobre o Atendimento Pedagógico Domiciliar: Políticas e Práticas Educacionais. In: márcia denise pletsch; Flávia Faissal de sOuza. (Org.). ObservatóriO de educaçãO especial e inclusãO escOlar: balançO das pesquisas e das práticas na baixada Fluminense. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini, 2015, v. , p. 137-147.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MASCARO, C. A. A. ; PINHEIRO, V. C. S. . Políticas e práticas de inclusão escolar para alunos com autismo: um diálogo necessário. Revista Psicologia, 03 abr. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REDIG, A. ; PINHEIRO, V. C. S. ; MASCARO, C. A. A. ; NASCIMENTO, V. L. . PROFISSIONALIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO VII CBEE. In: 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São CArlos. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018. v. 3.

2.
PINHEIRO, V. C. S.; REDIG, A. . PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. In: 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, SÃO CARLOS. ANAIS 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018. v. 3.

3.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. ; PINTO, A. D. G. M. . DEMANDAS DE FORMAÇÃO PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: O AGENTE DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, SÃO CARLOS. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial. v. 3.

4.
REDIG, A. ; MASCARO, C. A. A. ; PINHEIRO, V. C. S. ; NASCIMENTO, V. L. . PERSPECTIVAS PARA A VIDA ADULTA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO COTIDIANO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. In: V CEDUCE, 2018, RIO DE JANEIRO. Anais V CEDUCE, 2018. v. 2.

5.
UHR, F. R. B. ; MASCARO, C. A. A. ; PINHEIRO, V. C. S. . Ações para inclusão escolar: discutindo o Ensino colaborativo por meio da prática da Bidocência. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015, RIO DE JANEIRO. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015.

6.
PINHEIRO, VANESSA; ROCHA, LIVIA ; AQUINO DE CARVALHO MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA . NÚCLEO DE ESTUDOS E ASSESSORIA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE ENSINO INCLUSIVA. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, 2014.

7.
ROCHA, LIVIA ; AQUINO DE CARVALHO MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA ; PINHEIRO, VANESSA . LABORATÓRIO DE APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA PARA VIABILIZAR A INCLUSÃO ESCOLAR. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, 2014.

8.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. ; SILVA, D. V. F. ; ROCHA, L. V. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA PARA UMA REDE DE ENSINO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. In: VII ENCONTRO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2013, LONDRINA. VII ENCONTRO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2013.

9.
MASCARO, C. A. A. ; ROCHA, L. V. ; PINHEIRO, V. C. S. ; CANEJO, E. ; BARBOSA, J. R. A. . LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÕES E APRENDIZAGENS: CRIAÇÃO DE REDES PARA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLOGICOS VOLTADOS PARA A INCLUSÃO NA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉNICA. In: VII ENCONTRO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2013, LONDRINA. VII ENCONTRO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2014.

10.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. . Inclusão Escolar de Alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental sob o viés da bidocencia. In: XVIII Semana da Educação: Educação e Contemporaneidade, 2013, Rio de Janeiro. XVIII Semana da Educação: Educação e Contemporaneidade, 2013.

11.
CARVALHO, A. C. ; MASCARO, C. A. A. ; PINHEIRO, V. C. S. . Atendimento Educacional Especializado: Implantação de Salas de Recursos em uma Fundação de Apoio à Escola Técnca. In: : VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011. v. 1. p. 3882-3890.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PACHECO, M.C. ; VIEIRA, S. V. S. ; PINHEIRO, V. C. S. . Um olhar sobre o Atendimento Pedagógico Domiciliar: Políticas e Práticas. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

2.
ROCHA, L. V. ; MASCARO, C. A. A. ; PINHEIRO, V. C. S. . Laboratório de Aprendizagens: Uma proposta para viabilizar a inclusão escolar. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

3.
PINHEIRO, V. C. S.; ROCHA, L. V. ; MASCARO, C. A. A. . Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica Inclusão: concepções e práticas no desenvolvimento de ações para a construção de uma rede ensino inclusiva. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

4.
PINHEIRO, V. C. S.; VIEIRA, S. V. S. ; PACHECO, M.C. . Atendimento Pedagógico Domiciliar e Formação Docente: Desafios e Perspectivas. In: VIII Seminário Educação Inclusiva em Contextos, 2014, Rio de Janeiro. VIII Seminário Educação Inclusiva em Contextos, 2014.

5.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. ; SIQUEIRA, C. F. ; SANTOS, A. C. A. . Ensino Colaborativo: Possibilidades para inclusão escolar no Ensino Fundamental. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e participação 3, 2013, Rio de Janeiro. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e participação 3, 2013. v. 1. p. 118-118.

Apresentações de Trabalho
1.
REDIG, A. ; MASCARO, C. A. A. ; PINHEIRO, V. C. S. ; NASCIMENTO, V. L. . PROFISSIONALIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO VII CBEE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PINHEIRO, V. C. S.. Autismo e Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PINHEIRO, V. C. S.. O Ensino Colaborativo sob o viés da Bidocência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PINHEIRO, V. C. S.. Teoria e Prática na construção de uma Nova Escola: Desafios da Educação Especial e Inclusiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
UHR, F. R. B. ; PINHEIRO, V. C. S. ; MASCARO, C. A. A. . Ações para a inclusão escolar: Discutindo o Ensino colaborativo por meio da prática da bidocencia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PINHEIRO, V. C. S.. A Escolarização de alunos com autismo: Políticas e Práticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. . A Bidocência como uma proposta inclusiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. . Assessoria para inclusão na formação profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PINHEIRO, V. C. S.. Ensino Colaborativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PINHEIRO, V. C. S.. Autismo e Inclusão Escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PINHEIRO, V. C. S.. O Ensino colaborativo sobre o viéis da bidocencia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PINHEIRO, V. C. S.. Autismo e Inclusão Escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. . Inclusão Escolar de alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental sob o viés da bidocência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. ; CARVALHO, A. C. . Atendimento Educacional Especilaizado: Implantação de Salas de Recursos em uma Fundação de Apoio à Escola Técnca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PINHEIRO, V. C. S.; CARDOZO, D. M. C. M. . A Educação Especial como pressuposta para a inclusão: O caso do Município de Mesquita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PINHEIRO, V. C. S.. Caminhos do Atendimento Educacional Especializado no Município de Mesquita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
PINHEIRO, V. C. S.. Educação Inclusiva e Adaptações Curriculares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINHEIRO, V. C. S.. Atendimento Educacional Especializado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PINHEIRO, V. C. S.. Atendimento Educacional Especializado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Congresso Brasileiro de Educação Especial. PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2018. (Congresso).

2.
V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.PERSPECTIVAS PARA A VIDA ADULTA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO COTIDIANO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. 2018. (Outra).

3.
8th Inclusive and Supportive Education Congress Equity and Inclusion in Education. A BIDOCÊNCIA COMO UMA PROPOSTA INCLUSIVA. 2015. (Congresso).

4.
I Encontro sobre Neurociencias na Educação Inclusiva. 2014. (Encontro).

5.
VIII Seminário Educação Inclusiva em Contextos.Atendimento Pedagógico Domiciliar e Formação Docente: Desafios e Perspectivas. 2014. (Seminário).

6.
VIII Seminário Educação Inclusiva em Contextos. 2014. (Seminário).

7.
I Fórum de Integração Curricular da Rede FAETEC. 2013. (Outra).

8.
II Workshop Redes Sociais e Autonomia Profissional: Novos Rumos para Formmação continuada a distancia de professores de AEEa. 2013. (Outra).

9.
Seminário Internacional Inclusão em Educação. 2013. (Seminário).

10.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e participação 3.Ensino Colaborativo: Possibilidades para inclusão escolar no Ensino Fundamental. 2013. (Seminário).

11.
XVII Semana da Educação.Inclusão Escolar de alunos com Deficiencia Intelectual no Ensino Fundamental sob o viés da bidocencia. 2013. (Outra).

12.
XVII Semana da Educação: Educação e Contemporaneidade. 2013. (Seminário).

13.
Ciclo de Palestras - dia mundial de conscientização do autismo. 2011. (Encontro).

14.
Inclusão Laboral de Pessoas com DEficiencia. 2011. (Seminário).

15.
I Seminário de Autismo. 2011. (Seminário).

16.
Tecendo Saberes. A constituçâo de Salas de Recursos na Fundação de Apoio à Escola Técnca.. 2011. (Congresso).

17.
Tecnologias Assisitvas: Melhorando a vida das pessoas com deficiências. 2011. (Seminário).

18.
II Seminário Autismo em Debate. 2010. (Seminário).

19.
A Educação Especial no PROPED - 30 anos de Pesquisa e Formação. 2009. (Outra).

20.
Conferência Intermunicipal de Educação. 2009. (Outra).

21.
I Encontro de Formação de Monitores para o Programa Mais Educação de Mesquita.Alfabetização no contexto do Letramento. 2009. (Encontro).

22.
I Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado de Mesquita.Caminhos do Atendimento Educacional no Municipio de Mesquita. 2009. (Oficina).

23.
I Fórum Internacional de Inclusão: Discutindo autismo e Deficiencia Mental. 2009. (Congresso).

24.
I Jornada SWS de Educação Continuada: Em tempos de mudança, a emoção e o desafio de ser educador. 2009. (Seminário).

25.
I Seminário de Pesquisa em Educação Especial e Inclusão Escolar.A Educação Especial como pressuposto para a inclusão: o caso do Municipio de Mesquita. 2009. (Seminário).

26.
3a Coletânea do Projeto Causos da EJA.Colaboração na Apresentação e Autoria de Textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos do Municipio de Nilopolis. 2008. (Simpósio).

27.
I Encontro de Educação do Colégio Gonçalves Dias. 2008. (Encontro).

28.
II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiencia. 2008. (Outra).

29.
Semana da Normalista.Educação Inclusiva e Adaptações Curriculares. 2008. (Seminário).

30.
V Jornada Pedagógica de Nilópolis. 2008. (Outra).

31.
Fórum de Pedagogos. 2007. (Encontro).

32.
I Ciclo de Debates Contemporâneos - SME Mesquita. 2007. (Seminário).

33.
III jornada de Educação Inclusiva do municipio de Belford Rlxo. 2007. (Seminário).

34.
I Jornada Pedagógica de São João de Meriti. 2007. (Seminário).

35.
I Seminário Leitura, Escrita e Educação: Perspectivas da leitura na Educação Básica. 2007. (Seminário).

36.
I Seminário sobre Educação e Surdez na Baixada Fluminese. 2007. (Seminário).

37.
V Congresso Internacional de Educação: Uma escola para todos. 2007. (Congresso).

38.
A Diversidade na prática Pedagógica da Sala de Aula. 2006. (Oficina).

39.
II Seminário Municipal de Politicas para a Pessoa com Deficiencia. 2006. (Seminário).

40.
O Ensino da Matemática nas Series Iniciais: Estratégias para a Contextualização. 2006. (Outra).

41.
Seminário Municipal Ciclos: Diálogos com Diferentes Saberes. 2006. (Seminário).

42.
I Congresso Estadual de Educação. 2002. (Congresso).

43.
IV Seminário de Psicopedagia. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. ; ROCHA, L. V. . VIII Seminário Educação Inclusiva em Contextos. 2014. (Outro).

2.
PINHEIRO, V. C. S.. Ensino Médio Integrado: Desafios e Perspectivas. 2013. (Outro).

3.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. . Encontro dialógico: As contribuições da Neuropsicologia para aprendizagem. 2013. (Outro).

4.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. . Encontro Dialógico: Ensino Médio Integrado, desafios e perspectivas. 2013. (Outro).

5.
PINHEIRO, V. C. S.; MASCARO, C. A. A. . Encontro Dialógico; Transtornos de Aprendizagem: Implicações no cotidiano Escolar. 2013. (Outro).

6.
PINHEIRO, V. C. S.. I Seminário de Pesquisa em Educação Especial e Inclusão Escolar. 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA2016PINHEIRO, VANESSA CABRAL DA SILVA; MASCARO, CRISTINA ANGÉLICA DE AQUINO CARVALH . A BIDOCÊNCIA COMO UMA PROPOSTA INCLUSIVA. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 37-40, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:14:27