José Carlos Rodrigues Pinto Filho

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  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


Mestrando em Comportamento do Consumidor (ESPM), com MBA em Gestão de Marketing Digital (ESPM), Pós-graduação em e-Business (UFRJ), Extensão em Gamification (PUC), Certificação Scrummaster (Agile Alliance) e graduação em Propaganda e Marketing (ESPM); tem mais de 20 anos de experiência no mercado digital / interativo, 7 dos quais como Diretor da Disney Interactive, na The Walt Disney Company, além de passagens pela Hewlett-Packard e por agências de publicidade como J. Walter Thompson (JWT), Euro HSCG (Havas), onde atendeu e gerenciou projetos para clientes como Ford, Intel, Samsung, Reckitt Benckiser, Bridgestone, entre outros. Também é professor de temas ligados à Marketing e Negócios Digitais na ESPM, Faculdade Casper Líbero e na Business School São Paulo (Laureate International). JC é especialista em marketing e negócios digitais, storytelling, impacto da tecnologia no comportamento humano e autor de 3 livros sobre negócios e comportamento humano no ambiente digital (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Carlos Rodrigues Pinto Filho
Nome em citações bibliográficas
PINTO FILHO, J. C. R.;RODRIGUES, JC;RODRIGUES, J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing São Paulo - SP.
Rua Joaquim Távora 1240
Vila Mariana
04015013 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50818200
URL da Homepage: http://www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Comportamento do Consumidor.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: O impacto da confiança na marca e do Technology Readiness Index (TRI 2.0) na disposição de uso de carros autônomos, Ano de Obtenção: .
Orientador: George Bedinelli Rossi.
Coorientador: Mateus Canniatti Ponchio.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Carros Autônomos; Confiança; Adoção de Inovações; Disposição de uso.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comportamento do Consumidor.
Setores de atividade: Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias; Publicidade e pesquisa de mercado; Transporte terrestre.
2011 - 2013
Especialização em Gestão de Marketing Digital. (Carga Horária: 405h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Projeto Empreendedor - Guru do Presente.
Orientador: BACCHIN, Thiago.
2000 - 2000
Especialização em e-Business. (Carga Horária: 300h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Autenticação Biométrica.
1996 - 1999
Graduação em Propaganda e Marketing.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Projeto para mercado de jogos eletrônicos para PC.
Orientador: Antônio Carlos Iñarra.




Formação Complementar


2017 - 2017
Cultura, Identidades e Consumo Midiático Transcultural. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Análise Crítica do Discurso. (Carga horária: 9h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Sensory & Consumer Marketing. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Análise de Conteúdo. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Gamification. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2016 - 2016
Estratégias de Investimento Avançadas. (Carga horária: 12h).
Fundação Getúlio Vargas (SP), FGV, Brasil.
2016 - 2016
Mídia Programática. (Carga horária: 16h).
São Paulo Digital School, SPDS, Brasil.
2015 - 2015
Certified ScrumMaster. (Carga horária: 20h).
Scrum Alliance, SCRUM, Estados Unidos.
2013 - 2013
Liderando equipes de alta performance. (Carga horária: 16h).
HSM Educação Executiva, HSM, Brasil.
2009 - 2009
Disney approach to people management. (Carga horária: 16h).
Disney Institute, DIS, Brasil.
2005 - 2005
Direito e Internet. (Carga horária: 15h).
Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, Brasil.
2003 - 2003
Data Mining. (Carga horária: 8h).
Euro RSCG 4D, EURO RSCG, Brasil.
2003 - 2003
Direito Digital. (Carga horária: 16h).
Faculdades de Informática e Administração Paulista, FIAP, Brasil.
2002 - 2002
Estratégias de e-commerce B2B na América Latina. (Carga horária: 40h).
Hewlett-Packard México, HP, México.
2002 - 2002
Gerenciamento de Projetos (PMI). (Carga horária: 40h).
IBC Academy, IBC, Brasil.
2000 - 2000
Broadvision Command Center. (Carga horária: 40h).
Hewlett-Packard Santa Clara, HP, Estados Unidos.
1999 - 1999
Estratégias de Mídia Eletrônica. (Carga horária: 8h).
Associação de Mídia Interativa, AMI, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor celetista para graduação em Propaganda e Marketing: 2004 -> 2014 Disciplinas: Arena Digital I e II Professor convidado para MBA e Pós-graduação: 2015->atual

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Mídias Sociais Aplicadas à Negócios, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor Digital
07/2018 - Atual
Ensino, Senior Marketing Management, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Liderança na era digital
06/2018 - Atual
Ensino, MBA em Gestão Estratética em UX Design, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Agile Marketing (Márketing Ágil)
02/2018 - Atual
Ensino, Pós-graduação em Comunicação e Design Digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
eCommerce
06/2017 - Atual
Ensino, Introdução ao PMI & Agile-Scrum para Projetos Publicitários, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Introdução ao PMI & Agile-Scrum para Projetos Publicitários
05/2017 - Atual
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais
03/2017 - Atual
Ensino, Como criar Equipes de Inovação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Como criar Equipes de Inovação
02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Propaganda e Marketing São Paulo - SP, .

Linhas de pesquisa
Comportamento do Consumidor
10/2016 - Atual
Ensino, MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Plataformas Digitais & Tecnologia
05/2016 - Atual
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Storytelling aplicado à gestão de marcas
01/2004 - 12/2014
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Web I
Web II
Arena Digital I
Arena Digital II

Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pós-graduação Lato sensu em Marketing e Comunicação Publicitária, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Digital

Business School São Paulo Ltda, BSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina 'Digital Branding' para Pós-graduação em Marketing e Branding

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Pós-graduação em Marketing e Branding, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Digital Branding

Neuremotion // Marketing, Ciência e Tecnologia, NEUREMOTION, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40
Outras informações
Fundador, sócio e consultor em temas ligados a marketing e negócios digitais


Springboard, SPBD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Mentor, Carga horária: 3

Atividades

12/2017 - Atual
Ensino, Digital Marketing Career Track, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Digital Marketing

The Walt Disney Company, TWDC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor da Disney Interactive Am. Latina, Carga horária: 60
Outras informações
Responsável geral pela operação de mundos virtuais e experiências de imersão para América Latina, gerenciando equipes de produção e relacionamento com clientes nos escritórios de São Paulo e Buenos Aires, incluindo desenvolvimento da marca, estratégias de marketing, produto, precificação, distribuição e suporte ao cliente. Responsável pela adaptação, localização e lançamento do Club Penguin na América Latina (versões em Português e Espanhol). A partir de 2011, assumiu a responsabilidade pela operação geral da Disney Interactive no Brasil, incluindo ações de Interactive Media (online destinations: websites e social media) e Interactive Games (Mobile, Social e Games para as plataformas XBox, Playstation e Nintendo). Foi responsável pela implementação da Disney Magic Shop no Brasil, a primeira operação de comércio eletrônico da empresa na América Latina.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 6
Outras informações
Professor em Cursos de Extensão (Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais; Business Canvas)

Atividades

05/2017 - 05/2018
Ensino, Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais

Interactive Advertising Bureau (IAB), IAB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor do curso Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais


JWT, JWT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Atendimento e Projetos On-line, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelo atendimento, gerenciamento de projetos e planejamento de ações de marketing digital da Ford do Brasil e suas subsidiárias. Trabalhou na implementação de campanhas on-line para lançamento do EcoSport, Fusion, Focus, Fiesta e Ka, além de ações para as unidades Ford Caminhões, Ford Credit e Ford Peças e Serviços. Gerenciou projeto interativo para Samsung, Hospital do Câncer, Reckitt-Benckiser e Unilever.


Euro RSCG 4D, EURO RSCG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelo gerenciamento de projetos da Intel América Latina e Sodexho Pass Brasil. Criou campanhas promocionais para divulgação de eventos e obtenção de cadastros. Planejou ferramenta de consultoria online baseado em inteligência artificial para compra de computadores (SeuPC). Planejou e gerenciou projeto para reestruturação dos websites ABC do PC, Intel Vida Digital e Next Generation Center. Gerenciou conteúdo do website corporativo da Intel. Foi responsável pelo programa e processos de e-mail marketing das áreas de consumer, business e canal da Intel. Gerenciou projeto para treinamento on-line para comunidade de revendas na América Latina, o Intel Chat. Criou campanha de divulgação para evento em parceria com Disney e site ABC do PC. Gerenciou projetos de clientes como StarOne, Nokia e BrBr.


Hewlett-Packard Brasil - Matriz, HP BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos de Internet, Carga horária: 40
Outras informações
Planejou e implementou em conjunto com equipe internacional padrões de identidade corporativa da empresa na Internet com a coordenação de 9 equipes no Brasil, Argentina e Chile. Gerenciou estratégias de Internet e Intranet da HP no Cone Sul. Foi responsável pelo desenvolvimento de novas funcionalidades no ambiente de e-commerce; implementou conceito de acessibilidade digital, disponibilizando o conteúdo web para pessoas com necessidades especiais. Trabalhou na implementação do canal de vendas eletrônicas B2B (hp VarDirect), hoje principal canal de distribuição da companhia no país, otimizando processo de cadastro de revendas no ambiente B2B com redução do tempo de trabalho necessário em 10 vezes. Estabeleceu processo para gerenciamento de conteúdo editorial de produtos e revendas no website corporativo otimizando tempo de publicação de dez para dois dias. Introduziu conceito e programa de Closed Loop Marketing na empresa, facilitando a mensuração de resultados de marketing e correta implementação de programa de geração e encaminhamento de oportunidades de venda. Recebeu prêmio TOP10 iBest 2000 para website corporativo; TOP3 iBest na categoria Eletro-Eletrônicos em 2001 e 2002; TOP5 na categoria Informática e TOP10 na categoria B2C para website de e-commerce em 2002.


J.C. Rodrigues Comunicação ME, JC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2015
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Operações, Carga horária: 20
Outras informações
Consultor de negócios e treinamento nas áreas de marketing e negócios digitais, storytelling, mídias sociais e comportamento do consumidor no meio digital. Previamente responsável pelo atendimento, gerenciamento de projetos e planejamento de ações de marketing digital da Bridgestone, Costa do Sauípe, Vicunha e JVC. Realizou projeto interativo para Bayer Crop Science. Integrou ações de marketing on-line e CRM para Zoomp e Zapping, incluindo projetos para São Paulo Fashion Week. Gerenciou projeto de remodelação da comunicação interativa para canal de vendas da Bridgestone (Escuderia). Planejou ações de marketing digital para Banco Alfa, Troller, Bradesco e Eaton Components. Planejou e implementou metodologia de gerenciamento de projetos on-line, estabelecendo processos para definições de escopo, acompanhamento de projetos, análise de risco, retorno sobre investimento (ROI), especificações funcionais e formação de preço.



Linhas de pesquisa


1.
Comportamento do Consumidor


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Sociedade digital.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comportamento do Consumidor.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing Digital.


Idiomas


Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Professor Homenageado - MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
2011
Executivo do Ano do Mercado de Games, 7a Gameworld.
2010
Professor Homenageado - Turma 2010 Propaganda e Marketing, ESPM.
2009
Professor Homenageado - Turma 2009 Propaganda e Marketing, ESPM.
2006
Top 10 iBest - Categoria "Meios de Transporte" para website "Clube do Picapeiro" - Ford Motor Company, iBest.
2006
Top 3 iBest - Categoria "Meios de Transporte" para Ford Motor Company, iBest.
2004
Top 10 iBest - Categoria "Educação" para Next Generation Center - Intel Brasil, iBest.
2004
Top 10 iBest - Categoria "Tecnologia", para Intel Brasil, iBest.
2002
Top 10 - Projeto de website de e-commerce para Hewlett Packard, iBest.
2001
Top 3 - Projeto de Website - Hewlett Packard, iBest.
2000
Top 3 - Projeto de Website - Hewlett Packard, iBest.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINTO FILHO, J. C. R.2006PINTO FILHO, J. C. R.. Para quem ainda não entendeu links patrocinados. Revista da ESPM, v. Digita, p. 221106, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUES, JC. e-Commerce: Conceitos, processos, gestão e monetização. 1. ed. São Paulo: Amazon Kindle, 2018. v. 1. 131p .

2.
RODRIGUES, JC. Plataformas digitais para marketing e comunicação. 1. ed. São Paulo: Amazon Kindle, 2017. v. 1. 203p .

3.
RODRIGUES, JC. Brincando de deus: Criação de mundos virtuais e experiências de imersão digitais. 1. ed. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2016. v. 1. 80p .

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, J. C.; LOPES, E. . Price management on global digital subscription services using freemium business model. In: George Leal Jamil; Liliane Carvalho Jamil; Claudio Roberto Magalhães Pessoa; Werner Silveira. (Org.). Price management on global digital subscription services using freemium business model. 10ed.: IGI Global, 2018, v. , p. 1-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, JC. Publicidade 'tradicional' em mídias sociais é #fail. Brasil Econômico: Primeiro Caderno, São Paulo, p. 33 - 33, 02 jan. 2011.

2.
RODRIGUES, JC. Diga quem consomes e te direi quem és. EXPMAG #9, São Paulo, p. 8 - 9, 01 set. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, JC. A imprevisibilidade aceitável na direção autônoma: Porque a ausência de respostas éticas não deve impedir a adoção de carros autônomos. In: X CASI - X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2018, Petrópolis. Anais do X CASI - X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Recife (PE): Even3, 2018. v. 10.

2.
RODRIGUES, JC; FONTES, C. V. . Estudo de Caso ?Operação Serenata de Amor?: a análise de Big Data no combate à festa dos gastos públicos. In: XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 2018, San Jose (Costa Rica). Anais do XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. San Jose, 2018.

3.
RODRIGUES, JC. Autonomous cars, from 'ownership' to 'usage': how autonomous vehicles might corrupt automotive industry's business model. In: 26th Gerpisa International Colloquium 2018 - São Paulo : Who drives the change? New and traditional players in the global automotive sector, 2018, São Paulo. Anais do 26th Gerpisa International Colloquium 2018, 2018.

4.
RODRIGUES, JC. Exemplos de uso de Big Data e Sistemas de Informação Geográfica (GIS) em serviços públicos e privados. In: Congresso Internacional de Administração (ADM2018), 2018, Sucre. ANAIS do ADM 2018- Congresso Internacional de Administração. Sucre (Bolívia): Universidad San Francisco Xavier, 2018.

5.
NORONHA, M. E. ; MIRANDA, D. C. F. ; RODRIGUES, JC . Os personagens de Histórias em Quadrinhos e o consumo de tatuagens. In: XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 2018, San Jose (Costa Rica). Anais do XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 2018.

6.
RODRIGUES, JC. ?Não, Seu Carro Não Vai Ganhar Vida?: Reflexões Sobre a Influência Midiática e da Indústria do Entretenimento no Imaginário Popular sobre Inteligência Artificial e Carros Autônomos. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do 41o. Congresso Brasileiro de Ciências da Counicação. São Paulo: Intercom, 2018.

7.
RODRIGUES, J. C.. Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais: Estudo de Caso Banco Neon e Neon Pagamentos. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018, Curitiba (PR). Anais do XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018.

8.
RODRIGUES, J. C.; NORONHA, M. E. ; VALENTE, L. . Sustentabilidade 4.0. In: Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação (CIANTEC 2018), 2018, São Paulo. Anais do CIANTEC 2018 (Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação), 2018.

9.
NORONHA, M. E. ; MIRANDA, D. C. F. ; RODRIGUES, J. C. . Análise dos certificados de eficiência energética na União Européia (ENERG) e Brasil (PROCEL) para produtos eletroeletrônicos. In: 11th Latin American Retail Conference, 2018, São Paulo. Anais do 11o. Congresso Latino-Americano de Varejo (CLAV), 2018.

10.
RODRIGUES, J. C.. Exemplo de uso de sistemas de inteligência geográfica (GIS): Proposta de expansão do serviço de car-on-deman Turbi na cidade de São Paulo. In: EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração, 2018, São Paulo. Anais do EMPRAD - Encontro dos Mestrados profissionais em Administração, 2018.

11.
RODRIGUES, J. C.; LOPES, E. . Gestão de preço em serviços digitais globais que usam modelo de negócios freemium. In: 11th Latin American Retail Conference, 2018, São Paulo. Anais do 11o. Congresso Latino-Americano de Varejo (CLAV), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, JC. A tríade do Storytelling. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, JC. Usando o storytelling para gerar empatia entre alunos e professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
RODRIGUES, JC. 4a. Revolução Industrial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
RODRIGUES, JC. Autonomous cars, from 'ownership' to 'usage': how autonomous vehicles might corrupt automotive industry's business model. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RODRIGUES, JC. A tríade do Storytelling. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RODRIGUES, JC. Os desafios na adoção dos carros autônomos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
RODRIGUES, JC. Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RODRIGUES, JC. A tríade do Storytelling. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RODRIGUES, JC. Consumer Centric Strategies. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RODRIGUES, JC. ?Não, Seu Carro Não Vai Ganhar Vida?: Reflexões Sobre a Influência Midiática e da Indústria do Entretenimento no Imaginário Popular sobre Inteligência Artificial e Carros Autônomos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RODRIGUES, JC. Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RODRIGUES, JC. Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RODRIGUES, JC. Uso das emoções no Storytelling. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
RODRIGUES, JC. Emoções & Storytelling (Festival Internacional de Gramado). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
RODRIGUES, JC. Plugcitários no Ar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
RODRIGUES, JC. Semana da comunicação - Unicesumar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PINTO FILHO, J. C. R.. Forum de Internet Corporativa (Abradi-RS). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PINTO FILHO, J. C. R.. IV Multicon. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
PINTO FILHO, J. C. R.. eTail 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PINTO FILHO, J. C. R.. Intercon Digital Forum. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
PINTO FILHO, J. C. R.. Narrativas Transmídia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PINTO FILHO, J. C. R.. Loyalty World Latin America. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PINTO FILHO, J. C. R.. Games for non-gamers (Inatel). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PINTO FILHO, J. C. R.. Sap Forum. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
PINTO FILHO, J. C. R.. Intercon iMasters. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
PINTO FILHO, J. C. R.. Gameworld. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PINTO FILHO, J. C. R.. Social Media Week. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
PINTO FILHO, J. C. R.. HSM Management. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
PINTO FILHO, J. C. R.. Kid & Power Conference 2009. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES, JC. A quebra da quarta parede na comunicação publicitária. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

2.
RODRIGUES, JC. Sim, Mestre das Trevas: Uso de RPGs para ensino do Storytelling. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

3.
RODRIGUES, JC. A digitalização da morte, uma oportunidade de negócio para Deathtechs. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

4.
RODRIGUES, JC. A partícula fundamental das histórias. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

5.
RODRIGUES, JC. Sujo, mas com estilo. Barueri: Update or Die, 2018 (Artigo).

6.
RODRIGUES, JC. Falcon Heavy: um sucesso de engenharia (e de pop culture). Barueri: Update or Die, 2018 (Artigo).

7.
RODRIGUES, JC. Empatia Robótica. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

8.
RODRIGUES, JC. O ?mmm-hmmm? do Google Duplex. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

9.
RODRIGUES, JC. ?Você invadiu meu espaço pessoal?: a distância interpessoal confortável. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

10.
RODRIGUES, JC. #Neymarchallenge vs. um pedido de desculpas patrocinado. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

11.
RODRIGUES, JC. A inteligência artificial distribuída. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

12.
RODRIGUES, JC. Mais que um atendimento 'moderninho'. Um texto sobre Fintechs e como ganhar dinheiro COM o cliente, não DO cliente.. São Paulo: Update or Die, 2018 (Artigo).

13.
RODRIGUES, JC. Muito além da quarta parede. São Paulo: Update Or Die, 2017 (Artigo).

14.
RODRIGUES, JC. O som que o preço tem. São Paulo: Update or Die, 2017 (Artigo).

15.
RODRIGUES, JC. Diga-me como clicas e te direi o que irás comer. São Paulo: Webinsider, 2017 (Artigo).

16.
RODRIGUES, JC. Internet & Conectividade: Uso Versus Utilidade. São Paulo: Update Or Die, 2017 (Artigo).

17.
RODRIGUES, JC. A influência do nível de fofura no consumo hedonista. São Paulo: Update Or Die, 2017 (Artigo).

18.
RODRIGUES, JC. Novas estradas para os veículos autônomos. São Paulo: Update Or Die, 2017 (Artigo).

19.
RODRIGUES, JC. Mensurando os valores culturais (o modelo Hofstede). São Paulo: Update Or Die, 2017 (Artigo).

20.
RODRIGUES, JC. A defesa do grupo muito além da racionalidade. São Paulo: Update or Die, 2017 (Artigo).

21.
RODRIGUES, JC. Os 5 níveis de autonomia em carros autônomos. São Paulo: Update Or Die, 2017 (Artigo).

22.
RODRIGUES, JC. Porque eu não terei um carro autônomo. São Paulo: Update Or Die, 2017 (Artigo).

23.
RODRIGUES, JC. Os fashion-setters e sua difusão de 'inovações'. São Paulo: Update Or Die, 2017 (Artigo).

24.
RODRIGUES, JC. Se você dá um nome, você se afeiçoa. São Paulo: Update or Die, 2017 (Artigo).

25.
RODRIGUES, JC. Mulheres que têm filhos e/ou expõem o corpo. Quem tem mais likes?. São Paulo: Update or Die, 2017 (Artigo).

26.
RODRIGUES, JC. Esperando a chegada do e-commerce programático. São Paulo: Update or Die, 2017 (Artigo).

27.
RODRIGUES, JC. O belo e o funcional no transhumanismo. São Paulo: Update or Die, 2017 (Artigo).

28.
RODRIGUES, JC. O sentido da vida é termos problemas. A diferença está em que os cria. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

29.
RODRIGUES, JC. Um mundo cada vez mais perfeito para os introvertidos (e porque isso é bom para todos). São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

30.
RODRIGUES, JC. Chega de ?o mundo mudou?. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

31.
RODRIGUES, JC. Manda emoji que eu te escuto. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

32.
RODRIGUES, JC. Você conhece este modelo para classificação de embaixadores de marca?. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

33.
RODRIGUES, JC. Eu te amo, sua coisa!. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

34.
RODRIGUES, JC. ?Manhê, meu brinquedo não faz nada!?. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

35.
RODRIGUES, JC. Amores Assíncronos. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

36.
RODRIGUES, JC. 5 razões pelas quais escrever hoje em dia é diferente. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

37.
RODRIGUES, JC. Realidade virtual e seus 360 pontos de vista. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

38.
RODRIGUES, JC. Os games, enfim, vão ensinar Hollywood a fazer storytelling transmídia. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

39.
RODRIGUES, JC. Entre a efemeridade e a eternidade. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

40.
RODRIGUES, JC. Porque a Força só tem dois lados. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

41.
RODRIGUES, JC. Internet das coisas é sobre inteligência, não conectividade. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

42.
RODRIGUES, JC. Pokemon Go agrada todos os tipos de jogadores imersivos. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

43.
RODRIGUES, JC. Sem sofrência não tem história. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

44.
RODRIGUES, JC. Qual valor do seu passado digital?. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

45.
RODRIGUES, JC. Realidade aumentada, eu escolho você!. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

46.
RODRIGUES, JC. A vida vivida e a vida compartilhada. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

47.
RODRIGUES, JC. Show me the Money! Disrupção nos serviços financeiros. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

48.
RODRIGUES, JC. Digitalizando os pilares da sociedade. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

49.
RODRIGUES, JC. Os pobres reféns do crachá. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

50.
RODRIGUES, JC. Internet limitada. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

51.
RODRIGUES, JC. E se a publicidade fosse mais direta?. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

52.
RODRIGUES, JC. O desafio de escrever conteúdo de qualidade. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

53.
RODRIGUES, JC. Enfia a publicidade goela abaixo!. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

54.
RODRIGUES, JC. Facebook Reactions: influenciando os sentimentos humanos. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

55.
RODRIGUES, JC. O conteúdo é fluido. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

56.
RODRIGUES, JC. A fantástica fábrica de protocolos. São Paulo: Webinsider, 2016 (Artigo).

57.
RODRIGUES, JC. Tudo que o Bar Quitandinha fez de errado, além do óbvio. São Paulo: Webinsider, 2016 (Artigo).

58.
RODRIGUES, JC. Os três níveis de interação homem-máquina. São Paulo: Update or Die, 2016 (Artigo).

59.
RODRIGUES, JC. Afinal, o que é realidade?. São Paulo: Update Or Die, 2016 (Artigo).

60.
RODRIGUES, JC. A necessidade do inexplicável em mundos virtuais. São Paulo: WebInsider, 2016 (Artigo).

61.
RODRIGUES, JC. Uma reflexão sobre a lavagem de dinheiro no ambiente digital. São Paulo: Webinsider, 2016 (Artigo).

62.
RODRIGUES, JC. A difusão da inovação. São Paulo: Webinsider, 2015 (Artigo).

63.
RODRIGUES, JC. Meus heróis morreram de overselfie. São Paulo: Webinsider, 2015 (Artigo).

64.
RODRIGUES, JC. iPad Pro ou Macbook mini?. São Paulo: Webinsider, 2015 (Artigo).

65.
RODRIGUES, JC. Quem quer aumentar os impostos dos meus jogos?. São Paulo: Webinsider, 2015 (Artigo).

66.
RODRIGUES, JC. Sobre o Uber, Netflix e o que é a internet de verdade. São Paulo: Webinsider, 2015 (Artigo).

67.
RODRIGUES, JC. Por que a internet das coisas é inevitável?. São Paulo: Webinsider, 2015 (Artigo).

68.
RODRIGUES, JC. A era dos preços flexíveis. São Paulo: Webinsider, 2015 (Artigo).

69.
RODRIGUES, JC. Você já ouviu falar da E3, a maior feira de games do mundo?. São Paulo: Disney Babble, 2014 (Artigo).

70.
RODRIGUES, JC. Senta que lá vem história: fundamentos do Storytelling na publicidade. São Paulo: Webinsider, 2014 (Artigo).

71.
RODRIGUES, JC. Linear ou não-linear, eis a questão. São Paulo: Webinsider, 2014 (Artigo).

72.
RODRIGUES, JC. O rádio no ambiente .com. São Paulo: Webinsider, 2014 (Artigo).

73.
RODRIGUES, JC. Como o digital pode reduzir a pirataria. São Paulo: Webinsider, 2014 (Artigo).

74.
RODRIGUES, JC. CpME, o Custo por Minuto de Entretenimento. São Paulo: Webinsider, 2013 (Artigo).

75.
RODRIGUES, JC. Se tudo é digital, todos devem ser digitais. São Paulo: Webinsider, 2012 (Artigo).

76.
RODRIGUES, JC. Conteúdo está virando serviço. São Paulo: Webinsider, 2011 (Artigo).

77.
RODRIGUES, JC. Preconceito com clubes de compra, você já passou por isso.. São Paulo: Webinsider, 2011 (Artigo).

78.
RODRIGUES, JC. O poder de uma má experiência compartilhada. São Paulo: Webinsider, 2011 (Artigo).

79.
RODRIGUES, JC. Google dá +1 passo para uma busca contextual. São Paulo: Webinsider, 2011 (Artigo).

80.
RODRIGUES, JC. Onde fica a fronteira entre o público e o privado?. São Paulo: Webinsider, 2011 (Artigo).

81.
RODRIGUES, JC. O Orkut será superado pelo Facebook no Brasil?. São Paulo: Webinsider, 2010 (Artigo).

82.
RODRIGUES, JC. Diga quem consomes e te direi quem és. São Paulo: Webinsider, 2009 (Artigo).

83.
RODRIGUES, JC. O ranking de conteúdo baseado em relevância (Lei de Zipf). São Paulo: Webinsider, 2008 (Artigo).

84.
RODRIGUES, JC. Eu e meu concorrente no Google Analytics. São Paulo: Webinsider, 2008 (Artigo).

85.
RODRIGUES, JC. O ambiente digital mudou o processo de aprendizagem. São Paulo: Webinsider, 2008 (Artigo).

86.
RODRIGUES, JC. Links patrocinados: vale comprar marcas dos outros?. São Paulo: Webinsider, 2008 (Artigo).

87.
RODRIGUES, JC. A TV digital coloca a propaganda em um dilema. São Paulo: Webinsider, 2008 (Artigo).

88.
RODRIGUES, JC. O controle de qualidade em projetos web. São Paulo: Webinsider, 2007 (Artigo).

89.
RODRIGUES, JC. Na hora de atender clientes, não contrate o Outlook. São Paulo: Webinsider, 2007 (Artigo).

90.
RODRIGUES, JC. O incrível mundos dos cronogramas online. São Paulo: Webinsider, 2007 (Artigo).

91.
PINTO FILHO, J. C. R.. Gerenciamento de Projetos de Internet 2005 (Metodologia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PINTO FILHO, J. C. R.. Metodologia para gerenciamento de projetos de internet. 2005.

Programas de computador sem registro
1.
PINTO FILHO, J. C. R.. Script IRC. 1996.

Processos ou técnicas
1.
PINTO FILHO, J. C. R.. Metologia para gerenciamento de projetos web. 2005.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, J. C.. FORMAKERS - Episódio 7: Mobilidade | Meio&Mensagem. 2018.

2.
RODRIGUES, JC. Marcas apostam na criação de conexão com consumidores. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
RODRIGUES, JC. Games para Non-Gamers. 2014.

4.
RODRIGUES, JC. Desafio Google de Marketing Digital. 2014.

5.
RODRIGUES, JC. Diretor da Disney participou da 4ª Edição do Multicom na Universidade Estadual de Maringá. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
RODRIGUES, JC. El entretenimiento seguro es la base de todo lo que hacemos en Club Penguin. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
RODRIGUES, JC. Conheça os planos da Disney para o Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
RODRIGUES, JC. 'Conhecer a essência da marca ajuda a criar um vínculo afetivo com o consumidor', diz diretor da Disney Interactive. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
RODRIGUES, JC. Entrevista com JC Rodrigues, Diretor da Disney Interactive, The Walt Disney Company. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
RODRIGUES, JC. Lançamentos ExpoDisney 2012. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
RODRIGUES, JC. WebCast João Kepler no InterCon 2012 Bate-papo com JC Rodrigues da Disney. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
RODRIGUES, JC. Pinguins da Disney ganham a TV, as bancas e as redes. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
RODRIGUES, JC. Cobertura Brasil Game Show 2012 - Parte 2. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
RODRIGUES, JC. Entrevista a Jose Carlos Rodrigues, Vocero de Club Penguin para Latinoamérica. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
RODRIGUES, JC. Lanzamiento Club Penguin en Peru. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
RODRIGUES, JC. Depois do dinheiro de plástico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, J. C.. Transformação Digital na Indústria Farmacêutica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRIGUES, JC. Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais. 2017. .

3.
RODRIGUES, JC. Emoções & Storytelling. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RODRIGUES, JC. Storytelling aplicado à gestão publicitária. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RODRIGUES, JC. Branding Digital & Performance. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RODRIGUES, JC. Plataformas Digitais para Profissionais de Marketing e Comunicação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - e-book).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11th Latin American Retail Conference. Análise dos certificados de eficiência energética na União Européia (ENERG) e Brasil (PROCEL) para produtos eletroeletrônicos. 2018. (Congresso).

2.
11th Latin American Retail Conference. Gestão de preço em serviços digitais globais que usam modelo de negócios freemium. 2018. (Congresso).

3.
26th Gerpisa International Colloquium 2018 - São Paulo : Who drives the change? New and traditional players in the global automotive sector. Autonomous cars, from "ownership" to "usage": how autonomous vehicles might corrupt automotive industry's business model. 2018. (Congresso).

4.
41o. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). ?Não, Seu Carro Não Vai Ganhar Vida?: Reflexões Sobre a Influência Midiática e da Indústria do Entretenimento no Imaginário Popular sobre Inteligência Artificial e Carros Autônomos. 2018. (Congresso).

5.
Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação (CIANTEC 2018). Sustentabilidade 4.0. 2018. (Congresso).

6.
Digital Summit.Os desafios na adoção dos carros autônomos. 2018. (Seminário).

7.
EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração. Exemplo de uso de Sistemas de Inteligência Geográfica (GIS): Proposta de expansão do serviço de car-on-demand Turbi na cidade de São Paulo. 2018. (Congresso).

8.
Marketing empresarial (B2B) na era digital.4a Revolução Industrial. 2018. (Outra).

9.
Rede Temática ESPM.A tríade do Storytelling. 2018. (Encontro).

10.
Retreat anual de PR do grupo JCPM.Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais. 2018. (Encontro).

11.
XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018. Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais: Estudo de Caso Banco Neon e Neon Pagamentos. 2018. (Congresso).

12.
7a. Aula Magna de Referência Interprogramas - Política e Método em Comunicação. 2017. (Seminário).

13.
ReunIão Comitê de Social Media IAB Brasil.Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais. 2017. (Seminário).

14.
Social Media Week. Gerando empatia em ambientes EAD. 2017. (Congresso).

15.
Social Media Week.Desafios éticos para carros autônomos. 2017. (Seminário).

16.
V Executive Week ESPM - O Caso Watson da IBM. 2017. (Seminário).

17.
X CASI - X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. A imprevisibilidade aceitável na direção autônoma: Porque a ausência de respostas éticas não deve impedir a adoção de carros autônomos. 2017. (Congresso).

18.
Semana da Comunicação (SECOM) FURB.Storytelling na publicidade. 2016. (Seminário).

19.
Share Gump 2016.Transmitindo emoções pelos canais digitais. 2016. (Seminário).

20.
Social Media Week. 2016. (Simpósio).

21.
20o. Festival Internacional de Publicidade de Gramado.Storytelling na publicidade. 2015. (Seminário).

22.
ExpoDisney 2015.Mães na Internet. 2015. (Seminário).

23.
Plugcitários no Ar - Edição Rio de Janeiro.Transmitindo emoções pelos canais digitais. 2015. (Seminário).

24.
eTail Brazil.Como usar as mídias sociais para envolver, interagir e conquistar clientes. 2014. (Seminário).

25.
Fórum de Internet Corporativa (FIC) 2014.Engajamento - Causa e experiência estabelecendo conexões entre marcas e pessoas. 2014. (Seminário).

26.
Geiatech - Games, Inovação e tecnologia.Engajando consumidores no meio digital. 2014. (Seminário).

27.
Geração Digital 2014.Storytelling na publicidade. 2014. (Seminário).

28.
III ExpressoCom UniCesumar (Semana de Comunicação).Marcas mágicas. 2014. (Seminário).

29.
Intercon 2014.Transmitindo emoções pelas canais digitais. 2014. (Seminário).

30.
IV Multicom (UEM).Por que algumas marcas são mais mágicas que outras?. 2014. (Seminário).

31.
IV Multicom (UEM).Storytelling na publicidade. 2014. (Oficina).

32.
Webinar FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).Como a internet e as mídias sociais eliminaram a fronteira entre o público e o privado. 2014. (Seminário).

33.
HSM ExpoManagement.O real e o virtual como partes da mesma história. 2013. (Seminário).

34.
Latin CMO Summit.Why some brands are more magical than others?. 2013. (Seminário).

35.
Loyalty World Brasil.Conectando marcas e consumidores através da tecnologia. 2013. (Seminário).

36.
Palestra aos estudantes de Publicidade e Propaganda ESAMC.DNA de marca - como atribuir valores emocionais a marcas e criar relações com consumidores e não consumidores. 2013. (Seminário).

37.
II Painel de Tendências em Marketing ESPM.II Painel de Tendências em Marketing ESPM. 2012. (Simpósio).

38.
Intercon 2012.Mundos virtuais infantis (Club Penguin). 2012. (Seminário).

39.
SAP Forum.O real e o virtual como partes da mesma história. 2012. (Seminário).

40.
Gameworld 2011.Narrativas transmidiáticas (caso Club Penguin). 2011. (Seminário).

41.
Social Media Brasil.Narrativas Transmidiáticas (caso Club Penguin). 2011. (Seminário).

42.
Maratona Jurídica. 2005. (Congresso).

43.
New rules for marketing strategies with Kevin Keller. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ariane Aboissa. Planejamento de Marketing e Comunicação para Google Brasil. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: José Carlos Rodrigues Pinto Filho.

2.
Marilia de Vaz Gonzalez. Planejamento de Marketing on-line para Le Postiche. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: José Carlos Rodrigues Pinto Filho.

3.
Grace Assine. Planejamento de Marketing on-line para Tok & Stok. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: José Carlos Rodrigues Pinto Filho.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, JC. Diga quem consomes e te direi quem és. EXPMAG #9, São Paulo, p. 8 - 9, 01 set. 2009.


Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, JC. Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, JC. Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
RODRIGUES, JC. Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais. 2017. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
RODRIGUES, JC. Plataformas Digitais para Profissionais de Marketing e Comunicação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - e-book).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, JC. Depois do dinheiro de plástico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Experiência em:

? Planejamento e Gestão de negócios digitais;
? Vendas consultivas de soluções digitais e interativas;
? Planejamento de estratégias de marketing digital e comunicação integrada;
? Desenvolvimento de modelos de negócios e monetização no ambiente digital;
? Desenho e gerenciamento de processos e projetos de marketing;
? Gerenciamento da presença de marca em canais interativos;
? Modelagem das necessidades de negócios para ambientes interativos;
? Gamificação, e-commerce, Social media, CRM e ações de ativação.



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