Ana Cláudia Pereira de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6681929317742803
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Doutora em Letras pela UCPel (2015), interessa-se pelo uso de tecnologias no fazer escolar e nas repercussões que esse encontro traz ao manejo dos recursos da Língua Materna. Cursou mestrado em Lingüística aplicada também pela Universidade Católica de Pelotas (2009), especialização na área de Educação e graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (2002). Atualmente é professora titular no câmpus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Atua principalmente nos seguintes temas: gramática do português, objetos de aprendizagem, prática docente, teorias da complexidade e EaD. É líder do grupo de pesquisa em Linguística Aplicada do IFRS Câmpus Rio Grande no CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cláudia Pereira de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, A. C. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rio Grande.
Rua Eng. Alfredo Huch, 475
Centro
96200-000 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32338603
URL da Homepage: http://www.riogrande.ifrs.edu.br/site


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: DE BRÁS CUBAS À CURVA DE KOCH: produção textual com base nas teorias da Complexidade., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Vílson J. Leffa.
Palavras-chave: complexidade; tecnologias em sala de aula; telefone celular; mediação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Lingüística aplicada.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Formar e transformar: objetos digitais de aprendizagem para aulas de português,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Vilson José Leffa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: materiais didáticos; objetos de aprendizagem; produção de materiais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em Desenvolvimento da Criança. (Carga Horária: 390h).
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Título: A aquisição da língua como processo coadjuvante à compreensão do mundo.
Orientador: Maria Teresa Duarte Nogueira.
1999 - 2002
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Estágio - Projeto Redação e Compreensão de Textos.
Orientador: Profª Drª Marilei Resmini Grantham.




Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: professor formador, Enquadramento Funcional: bolsista - professor formador


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Líder do grupo de pesquisa em Linguística Aplicada do IFRS.

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Rio Grande, .

06/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: estudante de pós-graduação, Carga horária: 12

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Letras.


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: EaD - professor formador, Enquadramento Funcional: professor formador, Carga horária: 15
Outras informações
Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, disciplinas GÊNEROS TEXTUAIS e MATERIAL IMPRESSO.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

03/2006 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção textual - Letras Português Espanhol
Produção textual - Letras Português
03/2006 - 12/2006
Ensino, Artes visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção textual
03/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção textual
05/2005 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção textual - letras português
05/2005 - 12/2005
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua e Linguagem
Fundamentos da Comunicação Lingüística
05/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção textual
05/2005 - 12/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção textual
05/2005 - 12/2005
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção textual
10/2002 - 04/2003
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Departamento de Letras e Artes.

Estágio realizado
Monitora da disciplina Língua Portuguesa III, coordenada pela Profª Rosa Albernaz - 12 horas/semana.
09/2002 - 10/2002
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Departamento de Letras e Artes.

Estágio realizado
Estágio supervisionado do curso de Letras abordando conteúdos da Língua com foco no o Processo Seletivo da FURG sob orientação da Profª Drª Marilei Resmini Granthan.


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa em Linguística Aplicada

Objetivo: efetuar pesquisa nas áreas de Língua Materna e Línguas Estrangeiras, especificamente inglês e espanhol..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; ead; educação; ensino técnico; produção de materiais; tecnologias em sala de aula.
2.
Tecnologia e Aprendizagem de Línguas

Objetivo: desenvolver conhecimento e pesquisas nas áreas de Tecnologia e Aprendizagem de Línguas; o grupo de pesquisa é coordenado pelo Prof. Vílson José Leffa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: complexidade; ead; educação; formação continuada; mídias na educação; materiais didáticos.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CALL e REA: práticas de ensino em Linguística Aplicada
Descrição: O Projeto se ocupa de estudar acerca de práticas de ensino que incrementam não apenas o trabalho do professor, como também a formação do Licenciado em Letras. Em específico, detém-se em olhar para como as tecnologias mediam esses processos (CALL) e de que maneira os Recursos Educacionais Abertos podem participar nesses affordances na sala de aula.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Cláudia Pereira de Almeida - Coordenador / Sisney Darcy Vaz da Silva Júnior - Integrante / Carolina Velleda Gasparin - Integrante / Raquel Camargo Nunes - Integrante / Marianna Collares Soares Rego - Integrante / Hugo Gilvan dos Santos Anastácio - Integrante.
2016 - Atual
Tecnologias em Práticas de Ensino em Linguística Aplicada: investigação teórico-prática
Descrição: Quando se pretende colaborar com os processos de ensino não apenas pela investigação na sala de aula como também pela formação de professores, é preciso, entre outras iniciativas, criar ferramentas significativas que possam atuar nessa tarefa. Com base nessas necessidades, este projeto se ocupa de estudar formas como as tecnologias podem participar nesses processos e, em específico, de que maneira iniciativas de ensino de Línguas assistido por computadores (CALL) podem incrementar a eficiência do fazer escolar. Outro ponto de interesse está no uso de Recursos Educacionais Abertos (REA), em sua elaboração, organização, disponibilização em repositórios e atuação como facilitadores - ou extensão - do trabalho docente (LEFFA, 2006). Pretende-se, com essa investigação, não apenas estudar o fenômeno, mas propor formas de uso eficiente - porque significativo - dos dispositivos eletrônicos que inexoravelmente fazem parte dos contextos escolar e não escolares dos discentes. Em outras palavras, busca-se, pelo diálogo entre o que se faz dentro e fora da sala de aula, propor uma conciliação entre o que o professor precisa cumprir e o que o estudante precisa aprender (ALMEIDA, 2010). Destaque-se, por fim, que quando este projeto se debruça sobre a formação de professores, pretende se unir ao escopo de novos paradigmas de ensino, que entendem a colaboração entre professores, estudantes e tecnologias como elemento essencial para que se atendam às novas necessidades educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Cláudia Pereira de Almeida - Coordenador / Sisney Darcy Vaz da Silva Júnior - Integrante / Carolina Velleda Gasparin - Integrante / Raquel Camargo Nunes - Integrante / Marianna Collares Soares Rego - Integrante / Hugo Gilvan dos Santos Anastácio - Integrante.
2012 - 2013
Conectar sentidos e articular idéias via EaD
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Cláudia Pereira de Almeida - Coordenador / Sabrina Hax Duro Rosa - Integrante / Priscila de Pinho Valente - Integrante / Lívia Pinto Ayter - Integrante / Sisney Darcy Vaz da Silva Júnior - Integrante / Marly Jovita Lisboa Garcia - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Ler e escrever: uma questão de conectar sentidos
Descrição: curso de leitura de escrita on-line para estudantes concluintes de cursos técnicos de nível médio com o objetivo de aprimorar seus desempenhos na prova de redação do ENEM.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Cláudia Pereira de Almeida - Coordenador / Sabrina Hax Duro Rosa - Integrante / Eduardo Wenzel Brião - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Outra.
2011 - 2012
Ler e escrever em meio virtual: novas formas de decodificar e de se inscrever no mundo
Descrição: É fato que a leitura e a escrita representam, na sociedade, não apenas habilidades de decodificação dos símbolos cotidianos, mas principalmente a inclusão dos sujeitos no universo dos que opinam, decidem, discutem ? ou seja, aqueles que gozam de forma ampla sua condição de cidadãos. Nesse sentido, bem manejar as formas linguísticas e adequar as escolhas às diferentes situações comunicativas passa a denotar acesso a oportunidades e a diálogos com grupos sociais e profissionais mais abrangentes, uma vez que os sujeitos passam a dominar instrumentos que lhes permitem compreender falas diversas, diferentes daquelas de seus grupos de origem. Diante disso, considerar que o meio virtual tem se configurado como palco não só de comunicação informal, mas também como um espaço de interação formal visando à construção de conhecimentos, compreender de que maneira ocorrem a leitura e a escrita nesse espaço tão particular passa a ser uma necessidade dos que trabalham com Língua Portuguesa ? visto as características de sincronia/assincronia e às possibilidades de uso de diferentes gêneros textuais e hipertextuais que as plataformas e os objetos virtuais de aprendizagem representam. Nesse contexto, os sujeitos se representam ? através do código escrito ? visando ao grau de formalidade que as diferentes situações comunicativas exigem, da mesma forma como percebem, decodificam e se inscrevem no mundo de modo autônomo e consciente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Cláudia Pereira de Almeida - Coordenador / Sabrina Hax Duro Rosa - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Descrição: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, doravante PCNEM, é um programa nacional que tem como objetivo promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio da rede estadual de ensino. No programa, considera-se a diversidade na garantia da educação para todos, bem como suas articulações com os princípios e o desenho curricular das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e dos Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento para subsidiar a formação continuada do professor. De acordo com a Resolução/CD/FNDE nº 51, de 11 de dezembro de 2013, o PCNEM configura-se como um curso de 200h para os professores do Ensino Médio, organizado num regime de multiplicadores, cabendo às universidades encontros mensais de formação dos coordenadores pedagógicos, os quais replicam essa formação para os seus pares na escola, em encontros semanais, durante a hora atividade. No Rio Grande do Sul, o PCNEM foi pactuado entre as seis universidades federais (UFRGS, UFSM, UFF, UNIPAMPA, UFPel e FURG), cabendo à FURG a responsabilidade pela formação dos professores de três coordenadorias regionais de educação, sendo elas a 4ª CRE (Caxias do Sul), a 11ª CRE (Osório) e a 18ª CRE (Rio Grande), totalizando o número de 144 orientadores de estudos e 4 formadores regionais, que replicam a formação nas escolas para 2750 professores. ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: LinguaTec IFRS


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Revista Enlaces
2012 - Atual
Periódico: TEAR. Liturgia em Revista
2017 - Atual
Periódico: SCIENTIA PLENA
2018 - Atual
Periódico: REVISTA SCIENTIATEC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
1º lugar na 3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica - modalidade Pesquisa, IFRS Câmpus Rio Grande.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITE, M.2017LEITE, M. ; ALMEIDA, A. C. P. . PROCESSOS CRIATIVOS A PARTIR DA ARTE DA FOTOGRAFIA. REVISTA TRAMA INTERDISCIPLINAR, v. 8, p. 176-193, 2017.

2.
ALMEIDA, A. C. P.2016ALMEIDA, A. C. P.. Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio. LinguaTec, v. 1, p. 1-22, 2016.

3.
ALMEIDA, A. C. P.2015ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro . PRÁTICAS DE ESCRITA EM SALA DE AULA VIRTUAL: observações de um curso na modalidade a distância. Scientia Plena, v. 11, p. 1-10, 2015.

4.
ALMEIDA, A. C. P.2013ALMEIDA, A. C. P.. PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE USO PEDAGÓGICO DE CELULARES E CÂMERAS DIGITAIS. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 2, p. 1-13, 2013.

5.
ALMEIDA, A. C. P.2008ALMEIDA, A. C. P.. CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE O LINGÜISTA DEVE ADQUIRIR JÁ DE PARTIDA.. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 10, p. 555-559, 2008.

6.
ALMEIDA, A. C. P.2008ALMEIDA, A. C. P.. COM QUANTAS MÍDIAS SE ESTIMULA UM ESTUDANTE? ? OU POSSIBILIDADES DE USO DE MULTIMODALIDADES EM AULAS DE PORTUGUÊS.. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 11, p. 512-516, 2008.

7.
ALMEIDA, A. C. P.2004 ALMEIDA, A. C. P.. A tecnologia educacional como ferramenta nas interações escolares. Revista do CCEI, v. 8, p. 104-110, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, A. C. P.; MARZARI, G. ; HEEMANN, C. ; TAGLIANI, D. ; FONTANA, M. ; FIALHO, V. ; SANTOS, C. ; GARCIA, S. C. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; PAIVA, V. M. O. E. ; BOHN, H. I. . Torno, solda, caneta e e-mail: nem só de circuitos integrados vive o estudante do curso técnico. In: Vetromille-Castro, Rafael; Fialho, Vanessa; Heemann, Christiane. (Org.). Aprendizagem de línguas - a presença na ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.Pelotas / RS: EDUCAT, 2012, v. 1, p. 31-53.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, A. C. P.. TORNO, SOLDA, CANETA E E-MAIL: nem só de transistores vive o estudante do curso técnico. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância, 2012, Rio Grande. Anais do I Seminário Diálogos em Educação a Distância e XI Encontro para ações em EaD na FURG, 2012. p. 531-537.

2.
ALMEIDA, A. C. P.. De aulas de gramática, quero distância!. In: CELSUL, 2008, Porto Alegre - RS. Anais do 8º Encontro do CELSUL. Pelotas - RS: EDUCAT, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, A. C. P.; GARCIA, M. J. L. ; COSTA, A. . DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE O TEMPO NA EaD. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância, 2012, Rio Grande. Anais do I Seminário Diálogos em Educação a Distância e XI Encontro para ações em EaD na FURG, 2012. p. 641-642.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, A. C. P.. QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA: RELATOS SOBRE O USO DE MÚSICA EM AULAS DE PORTUGUÊS. In: VI SENALE, 2010, Pelotas. Anais do VI SENALE. Pelotas: EDUCAT, 2010.

2.
ALMEIDA, A. C. P.. De aulas de gramática, quero distância!. In: CELSUL, 2008, Porto Alegre - RS. Encontro do CELSUL. Pelotas - RS: EDUCAT, 2008.

3.
ALMEIDA, A. C. P.. A CRIANÇA E A APROPRIAÇÃO DA PALAVRA: A AQUISIÇÃO DA ESCRITA COMO PROCESSO COADJUVANTE À COMPREENSÃO DO MUNDO.. In: VI Encontro Sobre Investigação na Escola, 2006, Rio Grande. Anais do VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
ALMEIDA, A. C. P.. NOVAS FAMÍLIAS, ESCOLA ANTIGA: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio. Revista LínguaTec, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, A. C. P.. Multimodalidade crítica no ensino de Línguas: experiências teórico-práticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALMEIDA, A. C. P.. Tecnologias e aulas de português: uma intersecção necessária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ALMEIDA, A. C. P.. Sobre o uso de metáforas para Ensinar a Ler e a Escrever como uma tarefa Crítica no Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALMEIDA, A. C. P.. APRENDIZAGEM COLABORATIVA E GÊNEROS TEXTUAIS: uma experiência de mediação em aulas de português no EM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALMEIDA, A. C. P.. PRODUÇÃO DE VÍDEOS E DE CIDADANIA NA AULA DE PORTUGUÊS: tecnologias e temas transversais na construção do estudante crítico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALMEIDA, A. C. P.. RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS COMO ESTRATÉGIA PARA IDENTIFICAR TEMAS DE REDAÇÃO: LEITURA E INSTRUMENTALIZAÇÃO DE SUJEITOS-ESTUDANTES PARA UMA TAREFA ESPECÍFICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALMEIDA, A. C. P.. Recursos Educacionais Abertos como objetos de mediação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALMEIDA, A. C. P.. PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA AULA DE PORTUGUÊS: uma estratégia para explorar saberes e habilidades individuais e coletivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, A. C. P.. FOTOGRAFO, LOGO, EXISTO: A SELFIE NA SALA DE AULA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ALMEIDA, A. C. P.. TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: desafios e propostas do/para o Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALMEIDA, A. C. P.. GÊNEROS MULTIMIDIÁTICOS NO ENSINO DE PORTUGUÊS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ALMEIDA, A. C. P.. LER E ESCREVER PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALMEIDA, A. C. P.. Telefone celular, Linguística Aplicada e ensino interdisciplinar de português. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALMEIDA, A. C. P.. ENSINO DE PORTUGUÊS MEDIADO POR TECNOLOGIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ALMEIDA, A. C. P.; LOUZADA, A. ; MARRONI, F. . Parâmetros importantes na preparação das questões e das provas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ALMEIDA, A. C. P.. FRACTALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: hipóteses e projeções. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALMEIDA, A. C. P.. CELULAR E ESCOLA, ISTO É, MEIO E LUGAR PARA A AGÊNCIA DISTRIBUÍDA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALMEIDA, A. C. P.. A INTERNET COMO MEIO PARA APRENDER A ESCREVER PARAFINALIDADES ESPECÍFICAS: EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO ONLINE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro . Práticas de escrita em sala de aula virtual: observações de um curso na modalidade a distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
ALMEIDA, A. C. P.. Os alunos não sabem ler ou o professor não sabe propor?: discussões e possibilidades de reconciliação metodológica em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ALMEIDA, A. C. P.. Meus alunos não sabem escrever por causa da internet: reflexões sobre os conceitos de leitura e escrita na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ALMEIDA, A. C. P.. PRODUÇÃO DE TEXTOS EM AULAS A DISTÂNCIA: OPORTUNIDADE DE REVER OS CONCEITOS DE LEITURA E DE ESCRITA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
ALMEIDA, A. C. P.. KOCH, ATIVIDADE E FRACTAIS: rabiscos de entrecruzamentos teóricos na produção de textos escolares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
ALMEIDA, A. C. P.. PRODUÇÃO DE TEXTOS EM AULAS A DISTÂNCIA: OPORTUNIDADE DE REVER OS CONCEITOS DE LEITURA E DE ESCRITA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro ; SILVA JUNIOR, S. D. V. . Parafernália eletrônica em sala de aula: proibir ou agregar?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro ; SILVA JUNIOR, S. D. V. . Em busca do desenvolvimento de aprendizes para sua formação plena: um projeto de aprendizagem de línguas a partir da teoria das inteligências múltiplas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro . Práticas de escrita em sala de aula virtual: observações de um curso na modalidade a distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro ; SILVA JUNIOR, S. D. V. . 'O ALUNO APRENDE, APESAR DO PROFESSOR?: sobre a autonomia na sala de aula.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
ALMEIDA, A. C. P.. NEM SÓ DE CIRCUITOS INTEGRADOS VIVE O ESTUDANTE DO CURSO TÉCNICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
ALMEIDA, A. C. P.. Aulas de português para quem gosta de pensar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
ALMEIDA, A. C. P.; GARCIA, M. J. . O OLHAR DE UM ESTUDANTE EM TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SOBRE UM CURSO DE REDAÇÃO ONLINE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
ALMEIDA, A. C. P.; COSTA, A. . PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA DE ESTUDANTES EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: mitos e experiências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
ALMEIDA, A. C. P.; GARCIA, M. J. . CONECTAR SENTIDOS E ARTICULAR IDEIAS VIA EaD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
ALMEIDA, A. C. P.. A IMPREVISIBILIDADE NO PLANO DE AULA: ferramentas multimodais na produção de textos orais e escritos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
ALMEIDA, A. C. P.. Aulas de português para quem gosta de pensar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
ALMEIDA, A. C. P.. ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: uma tarefa complexa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
ALMEIDA, A. C. P.. SALA DE AULA HI-TECH: um sistema sinérgico, complexo e humano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
ALMEIDA, A. C. P.. O MESMO DEDO QUE SE ERGUE É O QUE CLICA: possibilidades de construção na sala de aula virtual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
ALMEIDA, A. C. P.. A INTERNET DO ESTUDANTE E A INTERNET DO PROFESSOR: onde esses caminhos se cruzam?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
ALMEIDA, A. C. P.. Formação de professores e conectores interfrásticos: novas perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
ALMEIDA, A. C. P.. Consciência fonológica: um espaço de elaboração do sujeito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
ALMEIDA, A. C. P.; Leffa, V. . objeto de aprendizagem. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
CALAZANS, D. ; ALMEIDA, A. C. P. . ESTUDOS OCEANOGRÁFICOS: do prático ao instrumental. 2010.

2.
ALMEIDA, A. C. P.. website do programa de pós-graduação em Lingüística e Ensino de Português. 2007.

3.
ALMEIDA, A. C. P.. website do Programa de pós-graduação em Letras da FURG. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, A. C. P.; SCHWANKE, C. . Periódico ScientiaTec. 2018. (avaliadora ad hoc do Periódico ScientiaTec (ISNN 2318-9584)).

2.
ALMEIDA, A. C. P.. Gêneros textuais na sala de aula e o prazer de ensinar português no Ensino Médio. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALMEIDA, A. C. P.. Que tipo de leitores/escritores nós, professoras, estamos formando?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALMEIDA, A. C. P.. Fala e escrita. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - objeto digital de aprendizagem).

5.
ALMEIDA, A. C. P.. Dificuldades ortográficas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - objeto digital de aprendizagem).

6.
ALMEIDA, A. C. P.. Estratégias para evitar repetição de palavras. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - objeto digital de aprendizagem).

7.
ALMEIDA, A. C. P.. Só se aprende a fazer fazendo o que se viu como se faz: materiais, exercícios e aulas de português.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - caderno de exercícios).

8.
GRANTHAM, M. R. ; ALMEIDA, A. C. P. ; BRISOLARA, O. L. ; TEIXEIRA, M. C. F. . DA LEITURA À PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
TEIXEIRA, M. C. F. ; ALMEIDA, A. C. P. ; BRISOLARA, O. L. ; GRANTHAM, M. R. . Redação e Compreensão de Textos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ALMEIDA, A. C. P.. Gramática na prática: não quero o queijo, quero a fome.. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - caderno de exercícios).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, A. C. P.; SCHEIFER, C. L.; RECUERO, R. C.. Participação em banca de NATÁLIA GIUSTI RADTKE. ?SEJE MENAS?: UM ESTUDO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO FACEBOOK. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
ALMEIDA, A. C. P.; SANTOS, C.. Participação em banca de Amália Josiane Weber Rodrigues. O ensino de LP por meio da tecnologia Webquest no ensino regular. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa.

Teses de doutorado
1.
ALMEIDA, A. C. P.; Leffa, V.; VETROMILLE-CASTRO, R.; SANTOS, C.; MARRONI, F.. Participação em banca de Lucía Silveira Alda. Metodologias (cri)ativas na escola: as múltiplas vantagens da aprendizagem de LI baseada em projetos. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Qualificações de Doutorado
1.
LEFFA, V. J.; VETROMILLE-CASTRO, R.; ALMEIDA, A. C. P.. Participação em banca de Lucía Silveira Alda. Metodologias (cri)ativas na escola: as múltiplas vantagens da aprendizagem de LI baseada em projetos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MACHADO, A.; ALMEIDA, A. C. P.. Participação em banca de Rosângela Cappeletto Forest. A UTILIZAÇÃO DA MÍDIA INFORMÁTICA E INTERNET NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
MACHADO, A.; ALMEIDA, A. C. P.. Participação em banca de Michele Magrini. O FACEBOOK POTENCIALIZANDO O ENSINAR E O APRENDER DE BIOLOGIA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
MACHADO, A.; ALMEIDA, A. C. P.. Participação em banca de Thaise Silva da Rosa. MÍDIA INFORMÁTICA: O BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA AOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
ALMEIDA, A. C. P.; TEIXEIRA, M. C. F.; GRANTHAM, M. R.. Participação em banca de Lisângela Caurio Lobato. A PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DA LINGUAGEM FÍLMICA: relato de uma experiência sob a luz da semiótica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino de Português) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
ALMEIDA, A. C. P.; TAGLIANI, D. C.; GIBBON, Adriana. Participação em banca de CARLA ROSANE DA SILVA DOS SANTOS. A LINGUAGEM NO GÊNERO E-MAIL. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino de Português) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
ALMEIDA, A. C. P.; BETITO, Robert. Participação em banca de Eliane Gonçalves Lopes Tomelin. BLOG DA UNIDADE ESCOLAR: criando um ambiente informativo e interativo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
ALMEIDA, A. C. P.; BARWALD, R.. Participação em banca de Ana Sílvia de Souza Farias. EVOLUÇÃO DAS TICs: perspectivas para renovação da escola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

8.
ALMEIDA, A. C. P.. Participação em banca de Eliane Corrêa Gutierrez. O PAPEL DAS MÍDIAS INFORMÁTICA E MATERIAL IMPRESSO NA PRÁTICA EDUCATIVA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

9.
ALMEIDA, A. C. P.. Participação em banca de Gisele Ramos Lima. A PRODUÇÃO DE LIVRO SIGNIFICANDO A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

10.
ALMEIDA, A. C. P.; BARWALD, R.. Participação em banca de Fabíola Mattos Pereira. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR EM ANÁLISE: avaliação das mídias utilizadas e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem em um curso superior de tecnologia. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

11.
ALMEIDA, A. C. P.; TAGLIANI, D. C.; SILVA, E. N.. Participação em banca de CAROLINA GOMES PONTES. A RELEVÂNCIA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO NA SALA DE AULA: uma proposta de análise visual. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino de Português) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
ALMEIDA, A. C. P.; TAGLIANI, D. C.; CAETANO, V.. Participação em banca de RITA DE CÁSSIA ANDRADE LOUZADA. PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: os PCNs, o livro didático e o ENEM. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino de Português) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ALMEIDA, A. C. P.; BATISTA, A. D.; KNECHT, F.; ROSA, Sabrina Hax Duro. revisão de questões de concurso para professor efetivo - área de linguagens. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Concurso público
1.
ALMEIDA, A. C. P.. Concurso de Redação. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
ALMEIDA, A. C. P.; BATISTA, A. D.; KNECHT, F.. seleção de professor substituto - inglês - IFRS. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro; Tasso, Rossana; BATISTA, A. D.. IFRS: banca de elaboração de questões para processo seletivo 2013/2. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro; Tasso, Rossana; BATISTA, A. D.. seleção de professor substituto - port / inglês. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
ALMEIDA, A. C. P.; CARDOSO, A.; VALENTE, P. P.. PRONATEC - seleção de professor. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
ALMEIDA, A. C. P.. Concurso Docentes - Edital 11/2013. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

7.
ALMEIDA, A. C. P.; Tasso, Rossana; MACHADO, Edda. IFRS: seleção de professor temporário - Língua Portuguesa / Língua Espanhola. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

8.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro; Tasso, Rossana. IFRS: banca de seleção de professor de língua portuguesa/espanhola. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

9.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro; Tasso, Rossana; MACHADO, Edda. IFRS: banca de elaboração de questões para processo seletivo 2013. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

10.
ALMEIDA, A. C. P.; Tasso, Rossana; MACHADO, Edda. IFRS: seleção de professor substituto de Línguas Portuguesa e Espanhola. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

11.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro; Tasso, Rossana; MACHADO, Edda. IFRS: processo seletivo 2012 - elaboração das provas de Língua Portuguesa. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

12.
ALMEIDA, A. C. P.; CARDOSO, A.; Tasso, Rossana. IFRS: Processo seletivo 2012 - PROEJA. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

13.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro; Tasso, Rossana; MACHADO, Edda. IFRS: Processo Seletivo 2011 - Elaboração das provas de Língua portuguesa. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

14.
ALMEIDA, A. C. P.; Tasso, Rossana; ROSA, Sabrina Hax Duro; PEDROSO, M.; CARDOSO, A.. IFRS: Processo seletivo 2011 - PROEJA. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

15.
ALBERNAZ, R. M.; PIRES, M.; ALMEIDA, A. C. P.. FURG: Processo Seletivo. 2004. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
ALMEIDA, A. C. P.; SANTOS, D. B.; ALDA, L. S.. seleção de professor substituto. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
ALMEIDA, A. C. P.; SOUSA, A.; SOUSA, K.. Avaliação de RSC de Lauro de Moura Filho. 2016. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

3.
ALMEIDA, A. C. P.; JOTA, R. L.; SOUZA, D. F.. Avaliação de RSC de Judson Alves. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

4.
ALMEIDA, A. C. P.. Avaliação de RSC de Aquino Queiroz. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

5.
ALMEIDA, A. C. P.. Avaliação de RSC de Sueli Rodrigues da Rocha. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

6.
ALMEIDA, A. C. P.; LIMA, J.; PAIVA, K.. Avaliação de RSC de Paulo Henrique Moura Lopes. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro; BATISTA, A. D.. seleção de professor substituto - port / espanhol. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

8.
ALMEIDA, A. C. P.; CARDOSO, A.; ROSA, Sabrina Hax Duro; VALENTE, P. P.. seleção de professor PRONATEC. 2014.

9.
ALMEIDA, A. C. P.; BATISTA, A. D.; Tasso, Rossana; ROSA, Sabrina Hax Duro. correção de redações - processo seletivo IFRS 2013/2. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

10.
ALMEIDA, A. C. P.; CARDOSO, A.; VALENTE, P. P.. seleção de professor PRONATEC. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

11.
ALMEIDA, A. C. P.; BETITO, R.; ANDRE, C.. II MOSTRA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO CÂMPUS RIO GRANDE ? II MPCT. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Colóquio de Estudos Literários: Interpretações do Brasil.APRENDIZAGEM COLABORATIVA E GÊNEROS TEXTUAIS: uma experiência de mediação em aulas de português no EM. 2018. (Encontro).

2.
6º SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SENALLP).Produção de vídeos e de cidadania na aula de português: tecnologias e temas transversais na construção do estudante crítico.. 2017. (Seminário).

3.
VII JETAL.Sobre o uso de metáforas para Ensinar a Ler e a Escrever como uma tarefa Crítica no EM. 2017. (Encontro).

4.
I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Arte (SENI).: RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS COMO ESTRATÉGIA PARA IDENTIFICAR TEMAS DE REDAÇÃO: leitura e instrumentalização de sujeitos-estudantes para uma tarefa específica. 2016. (Seminário).

5.
Diálogos Interdisciplinares em Linguística Aplicada: Vozes do Sul.ENSINO DE PORTUGUÊS MEDIADO POR TECNOLOGIAS. 2015. (Seminário).

6.
II CONEXIÓN ESPAÑOL.TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: desafios e propostas do/para o Ensino Médio. 2015. (Seminário).

7.
Salão Universitário - Salão de Pós-Graduação.Telefone celular, Linguística Aplicada e ensino interdisciplinar de português. 2015. (Outra).

8.
V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - V JETAL.FOTOGRAFO, LOGO, EXISTO: A SELFIE NA SALA DE AULA. 2015. (Encontro).

9.
V SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - V SENALLP.GÊNEROS MULTIMIDIÁTICOS NO ENSINO DE PORTUGUÊS. 2015. (Seminário).

10.
29º Encontro estadual das Comissões de Vestibular do RS - 20º Encontro dede Redação de Vestibular do RS.Parâmetros importantes na preparação das questões e das provas. 2014. (Encontro).

11.
3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica.Práticas de escrita em sala de aula virtual: observações de um curso na modalidade a distância. 2013. (Outra).

12.
3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica.Práticas de escrita em sala de aula virtual: observações de um curso na modalidade a distância. 2013. (Outra).

13.
II Encontro Sul Letras.Meus alunos não sabem escrever por causa da internet: reflexões sobre os conceitos de leitura e escrita na escola. 2013. (Encontro).

14.
III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (III JETAL).KOCH, ATIVIDADE E FRACTAIS: rabiscos de entrecruzamentos teóricos na produção de textos escolares. 2013. (Outra).

15.
IV SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SENALLP) e I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SILLP).Os alunos não sabem ler ou o professor não sabe propor?: discussões e possibilidades de reconciliação metodológica em sala de aula. 2013. (Seminário).

16.
Salão Universitário 2013.PRODUÇÃO DE TEXTOS EM AULAS A DISTÂNCIA: OPORTUNIDADE DE REVER OS CONCEITOS DE LEITURA E DE ESCRITA.. 2013. (Outra).

17.
VII seminário encontros com Paulo Freire."O ALUNO APRENDE, APESAR DO PROFESSOR?: sobre a autonomia na sala de aula.. 2013. (Outra).

18.
CELSUL.Nem só de circuitos integrados vive o estudante do curso técnico. 2012. (Encontro).

19.
CENOTEC. 2012. (Outra).

20.
II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.A IMPREVISIBILIDADE NO PLANO DE AULA: ferramentas multimodais na produção de textos orais e escritos. 2012. (Outra).

21.
I SEDEAD.DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE O TEMPO NA EaD. 2012. (Seminário).

22.
I SEDEAD.TORNO, SOLDA, CANETA E E-MAIL: nem só de transistores vive o estudante do curso técnico. 2012. (Seminário).

23.
I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - I SICT.O OLHAR DE UM ESTUDANTE EM TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SOBRE UM CURSO DE REDAÇÃO ONLINE. 2012. (Seminário).

24.
I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - I SICT.PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA DE ESTUDANTES EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: mitos e experiências. 2012. (Seminário).

25.
VII SENALE.FERMENTAR IDEIAS E ARGUMENTOS ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: APRENDER EM ANDAIMES VIA EAD. 2012. (Seminário).

26.
1ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.COMUNIDADES VIRTUAIS: o Fórum como ferramenta de interação de ideias e de saberes. 2011. (Simpósio).

27.
Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. 2011. (Congresso).

28.
I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración en el Conosur.SALA DE AULA HI-TECH: UM SISTEMA SINÉRGICO, COMPLEXO E HUMANO. 2011. (Encontro).

29.
III Seminário Nacional de Linguagem e Língua Portuguesa.CONECTAR SENTIDOS E ARTICULAR IDEIAS VIA EaD. 2011. (Seminário).

30.
IX CELSUL.O MESMO DEDO QUE SE ERGUE É O QUE CLICA: possibilidades de construção na sala de aula virtual. 2010. (Encontro).

31.
SENALCE.A INTERNET DO ESTUDANTE E A INTERNET DO PROFESSOR: onde esses caminhos se cruzam?. 2010. (Seminário).

32.
SENALP. 2010. (Seminário).

33.
VI SENALE.QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA: RELATOS SOBRE O USO DE MÚSICA EM AULAS DE PORTUGUÊS. 2010. (Seminário).

34.
CELSUL.De aulas de gramática, quero distância!. 2008. (Encontro).

35.
IV Mostra de Movimentos Pedagógicos.O quereres de Caetano e de Bakthin. 2008. (Outra).

36.
VI Semana Acadêmica de Letras.Internet, pra que te quero? - o uso de multimídias em aulas de gramática.. 2008. (Outra).

37.
I Seminário do curso de pós-graduação em Lingüística e Ensino de Português - FURG.Materiais para aulas de gramática: prazer em elaborar, prazer em estudar.. 2007. (Seminário).

38.
V Semana Acadêmica de Letras.SÓ SE APRENDE A FAZER FAZENDO O QUE SE VIU COMO SE FAZ: materiais, exercícios e aulas de português.. 2007. (Oficina).

39.
V SENALE.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONECTORES INTERFRÁSTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS. 2007. (Seminário).

40.
Ciclo de palestras em Artes Visuais.Gramática na prática. 2006. (Oficina).

41.
IV Semana Acadêmica de Letras.Escrevo o mundo que compreendo. 2006. (Oficina).

42.
IV Semana Acadêmica de Letras.Gramática na prática: não quero o queijo, quero a fome. 2006. (Outra).

43.
Semana acadêmica da Matemática.Gramática na prática. 2006. (Oficina).

44.
VI Encontro Sobre Investigação na Escola.A CRIANÇA E A APROPRIAÇÃO DA PALAVRA: A AQUISIÇÃO DA ESCRITA COMO PROCESSO COADJUVANTE À COMPREENSÃO DO MUNDO.. 2006. (Encontro).

45.
IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2005. (Seminário).

46.
IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Leffa, V. ; FIALHO, V. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; FONTANA, M. ; ALMEIDA, A. C. P. . VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL. 2017. (Outro).

2.
ALMEIDA, A. C. P.; DUARTE, I. C. . Concurso de Redação: ?O Brasil e os Jogos Olímpicos?. 2016. (Concurso).

3.
Leffa, V. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; FIALHO, V. ; FONTANA, M. ; ALMEIDA, A. C. P. . VI JETAL. 2016. (Outro).

4.
ALBUQUERQUE, M. G. ; ALMEIDA, A. C. P. ; KWECKO, V. . 4ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica / 3ª SEMEX. 2014. (Outro).

5.
VETROMILLE-CASTRO, R. ; Leffa, V. ; FIALHO, V. ; FONTANA, M. ; ALMEIDA, A. C. P. . IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas ? JETAL. 2014. (Outro).

6.
Leffa, V. ; FIALHO, V. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; FONTANA, M. ; ALMEIDA, A. C. P. . III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (III JETAL). 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Michelle Leite. PROCESSOS CRIATIVOS A PARTIR DA ARTE DA FOTOGRAFIA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em mídias na educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

2.
Franklin Peña Mujica. O USO DE SOFTWARES DE AUTORIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em mídias na educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

3.
Thaíse Pires Silva. Desmistificando o uso do Software Livre na sala de aula. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em mídias na educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

4.
Vanessa Cristina Müller. Webnovela. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em mídias na educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

5.
John Ferreira Araújo. Tablet uma ferramenta para o Aprendizado. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em mídias na educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

6.
Eliane Becker. A INFLUÊNCIA DA CULTURA MIDIÁTICA NO BRINCAR DAS CRIANÇAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em mídias na educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

7.
Eliane Becker. O Brincar das Crianças na Escola: o Uso das Mídias e a Cultura Corporal. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em mídias na educação) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCIELE FERNANDES PINTOS. A EaD e a formação de professores de espanhol como língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

2.
Ana Paula Soares Fogaça. FORMAÇÃO DOCENTE COMO TEMA NORTEADOR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

3.
CAMILA AGUIAR DOS SANTOS. MEMÓRIAS E REFLEXÕES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

4.
Eliziane Magagnim Martins. Tecnologia no ensino de Língua Estrangeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

5.
JANAÍNA DA ROSA BORGES. MEMORIAL DESCRITIVO: a formação de uma docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

6.
JULIANA SCHUCH LOPES. FORMAÇÃO DOCENTE, UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

7.
Eveline Caren Genesini Pereira. Estágio Superviosionado em Letras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

8.
Taíse Neves Possani. Estágio Superviosionado em Letras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

9.
Livia Pinto Ayter. Estágio Superviosionado em Letras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

10.
Vanessa Trugilo Rodrigues. Estágio Superviosionado em Letras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

11.
Priscila Caroline Matos. Estágio Superviosionado em Letras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

12.
Vivian Fonseca Tedy. Estágio Superviosionado em Letras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

13.
Verônica Katiuscia Kucharski Porto. Estágio Superviosionado em Letras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

Iniciação científica
1.
Alice Costa. Ler e escrever em meio virtual: novas formas de decodificar e de se inscrever no mundo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

Orientações de outra natureza
1.
Marianna Collares Soares Rego. O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NA PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: um estudo de caso. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

2.
Hugo Gilvan Anastácio. EFICIÊNCIA DE DESCRITORES DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE LIBRAS EM REPOSITÓRIOS PÚBLICOS. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

3.
Marianna Collares Soares Rego. ANÁLISE QUALITATIVA DE REPOSITÓRIOS PÚBLICOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

4.
Raquel Camargo Nunes. A INTERFACE COMO AUXILIAR NO PROCESSO DO ENSINO DE LÍNGUAS. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

5.
Marly Jovita Lisboa Garcia. Conectar sentidos e articular ideias via EaD. 2012. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Federal do Rio Grande, fomento interno. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

6.
Marly Jovita Lisboa Garcia. O olhar de um estudante em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas sobre um curso de redação online. 2012. Orientação de outra natureza. (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, fomento interno. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

7.
Jéssica Ferreira de Freitas. Ler e escrever: uma questão de conectar sentidos. 2011. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Federal do Rio Grande, IFRS - Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.

8.
Marly Jovita Lisboa Garcia. Ler e escrever: uma questão de conectar sentidos. 2011. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Federal do Rio Grande, IFRS - Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação. Orientador: Ana Cláudia Pereira de Almeida.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALMEIDA, A. C. P.2013ALMEIDA, A. C. P.. PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE USO PEDAGÓGICO DE CELULARES E CÂMERAS DIGITAIS. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 2, p. 1-13, 2013.

2.
ALMEIDA, A. C. P.2015ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro . PRÁTICAS DE ESCRITA EM SALA DE AULA VIRTUAL: observações de um curso na modalidade a distância. Scientia Plena, v. 11, p. 1-10, 2015.

3.
LEITE, M.2017LEITE, M. ; ALMEIDA, A. C. P. . PROCESSOS CRIATIVOS A PARTIR DA ARTE DA FOTOGRAFIA. REVISTA TRAMA INTERDISCIPLINAR, v. 8, p. 176-193, 2017.

4.
ALMEIDA, A. C. P.2016ALMEIDA, A. C. P.. Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio. LinguaTec, v. 1, p. 1-22, 2016.


Livros e capítulos
1.
ALMEIDA, A. C. P.; MARZARI, G. ; HEEMANN, C. ; TAGLIANI, D. ; FONTANA, M. ; FIALHO, V. ; SANTOS, C. ; GARCIA, S. C. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; PAIVA, V. M. O. E. ; BOHN, H. I. . Torno, solda, caneta e e-mail: nem só de circuitos integrados vive o estudante do curso técnico. In: Vetromille-Castro, Rafael; Fialho, Vanessa; Heemann, Christiane. (Org.). Aprendizagem de línguas - a presença na ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.Pelotas / RS: EDUCAT, 2012, v. 1, p. 31-53.


Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, A. C. P.. NEM SÓ DE CIRCUITOS INTEGRADOS VIVE O ESTUDANTE DO CURSO TÉCNICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ALMEIDA, A. C. P.; GARCIA, M. J. . O OLHAR DE UM ESTUDANTE EM TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SOBRE UM CURSO DE REDAÇÃO ONLINE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, A. C. P.; COSTA, A. . PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA DE ESTUDANTES EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: mitos e experiências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, A. C. P.; GARCIA, M. J. . CONECTAR SENTIDOS E ARTICULAR IDEIAS VIA EaD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALMEIDA, A. C. P.. Aulas de português para quem gosta de pensar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro . Práticas de escrita em sala de aula virtual: observações de um curso na modalidade a distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALMEIDA, A. C. P.. Os alunos não sabem ler ou o professor não sabe propor?: discussões e possibilidades de reconciliação metodológica em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ALMEIDA, A. C. P.. PRODUÇÃO DE TEXTOS EM AULAS A DISTÂNCIA: OPORTUNIDADE DE REVER OS CONCEITOS DE LEITURA E DE ESCRITA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro ; SILVA JUNIOR, S. D. V. . Parafernália eletrônica em sala de aula: proibir ou agregar?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro ; SILVA JUNIOR, S. D. V. . Em busca do desenvolvimento de aprendizes para sua formação plena: um projeto de aprendizagem de línguas a partir da teoria das inteligências múltiplas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALMEIDA, A. C. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro . Práticas de escrita em sala de aula virtual: observações de um curso na modalidade a distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALMEIDA, A. C. P.; LOUZADA, A. ; MARRONI, F. . Parâmetros importantes na preparação das questões e das provas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ALMEIDA, A. C. P.. FRACTALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: hipóteses e projeções. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALMEIDA, A. C. P.. CELULAR E ESCOLA, ISTO É, MEIO E LUGAR PARA A AGÊNCIA DISTRIBUÍDA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALMEIDA, A. C. P.. A INTERNET COMO MEIO PARA APRENDER A ESCREVER PARAFINALIDADES ESPECÍFICAS: EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO ONLINE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, A. C. P.. TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: desafios e propostas do/para o Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ALMEIDA, A. C. P.. LER E ESCREVER PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALMEIDA, A. C. P.. ENSINO DE PORTUGUÊS MEDIADO POR TECNOLOGIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ALMEIDA, A. C. P.. RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS COMO ESTRATÉGIA PARA IDENTIFICAR TEMAS DE REDAÇÃO: LEITURA E INSTRUMENTALIZAÇÃO DE SUJEITOS-ESTUDANTES PARA UMA TAREFA ESPECÍFICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALMEIDA, A. C. P.. PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA AULA DE PORTUGUÊS: uma estratégia para explorar saberes e habilidades individuais e coletivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALMEIDA, A. C. P.. PRODUÇÃO DE VÍDEOS E DE CIDADANIA NA AULA DE PORTUGUÊS: tecnologias e temas transversais na construção do estudante crítico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALMEIDA, A. C. P.. Multimodalidade crítica no ensino de Línguas: experiências teórico-práticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ALMEIDA, A. C. P.. Tecnologias e aulas de português: uma intersecção necessária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
ALMEIDA, A. C. P.. Sobre o uso de metáforas para Ensinar a Ler e a Escrever como uma tarefa Crítica no Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ALMEIDA, A. C. P.. Gêneros textuais na sala de aula e o prazer de ensinar português no Ensino Médio. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


A pesquisadora é líder do grupo de pesquisa em Linguística Aplicada do IFRS.

https://sites.google.com/a/riogrande.ifrs.edu.br/ifrs-pesquisa-em-la/



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 22:29:57