Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9543165245266840
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Professora Adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), lotada no Instituto Ciberespacial (ICIBE) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP-UFPA). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (2017). É Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2004), Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2009) e Psicóloga pela Universidade Federal do Pará (2012) com Especialização em Gestão e Docência na Educação Superior, pela Universidade da Amazônia (2007) e Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, da Universidade Federal do Pará (2009). Tem experiência nas áreas de Educação Especial e Inclusiva, Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: interação familiar, intervenção com famílias de pessoas em condição de deficiência, atividades assistidas por animais, pesquisa qualitativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, H.;FREITAS, H. R. M.;FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.;ROSÁRIO, Hilda

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural da Amazônia, ICIBE - Instituto Ciberespacial.
Av. Presidente Tancredo Neves nº 2501
Montese
66077530 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32105244
URL da Homepage: http://www.ufra.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O "Ir à luta!" no exercício da parentalidade por pais de pessoas em condição de deficiência: um estudo em Grounded Theory, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Simone Souza da Costa Silva.
Palavras-chave: pessoas com deficiência; relação parental; adaptação psicológica; teoria fundamentada nos dados.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2007 - 2009
Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Estrutura e dinâmica de famílias com um filho com necessidades educacionais especiais,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Simone Souza da Costa Silva.
Palavras-chave: desenvolvimento; família; relação; ecologia do desenvolvimento; necessidades especiais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
2005 - 2007
Especialização em Gestão e Docência na Edudação Superior. (Carga Horária: 375h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: O professor de Direito e a construção de sua prática pedagógica.
Orientador: Prfa. M. Sc. Ana Célia Bahia Silva.
2004 - 2012
Graduação em Psicologia/ Formação de Psicólogo.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Metas de Socialização de mães de crianças surdas sobre seus filhos.
Orientador: Profa. Dra. Celina Maria Colino Magalhães.
2004 - 2009
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Estrutura e dinâmica familiar de uma criança com paralisia cerebral.
Orientador: Profa. Dra. Simone Souza da Costa Silva.
2001 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: A influência do modelo clínico no aspecto educacional do autista e a contribuição da pedagogia para uma ação educativa no contexto da inclusão..
Orientador: Profa. M. Sc. Rejane Assis.




Formação Complementar


2018 - 2018
Pesquisas Qualitativas usando Grounded Theory. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
2017 - 2017
Intervenções com pais de crianças em risco ou com problemas de saúde. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2016 - 2016
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. (Carga horária: 12h).
Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, CEAF, Brasil.
2015 - 2015
TEA na vida adulta. (Carga horária: 60h).
Instituto Superior de Formação Continuada, INFOCO EDUCAÇÃO, Brasil.
2015 - 2015
Atendimento e a prestação de serviços para pessoas. (Carga horária: 30h).
Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM, Brasil.
2015 - 2015
Jovens e adultos com deficiência intelectual. (Carga horária: 185h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2015 - 2015
Escala Wechsler de Inteligência para Crianças ? WI. (Carga horária: 8h).
Casa do Psicólogo Livraria e Editora, CPLE, Brasil.
2015 - 2015
Intervenção Precoce Centrada na Família. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, NEDETA, Brasil.
2015 - 2015
Curso Básico de Equoterapia. (Carga horária: 42h).
Associação Nacional de Equoterapia Ande Brasil, ANDE BRASIL, Brasil.
2014 - 2014
O papel da Psicologia com o aluno com deficiência. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
III Curso de Formação Continuada para Professores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2010 - 2010
Trabalhando o texto a partir da leitura do context. (Carga horária: 20h).
Faculdades Montenegro, FAEM, Brasil.
2010 - 2010
Produção Científica em Psicologia. (Carga horária: 15h).
Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, NTPC, Brasil.
2009 - 2009
Psicologia da Família: questões do desenv. psico.. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Família e escola: criando estratégias. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2003
Curso Avançado de Inglês. (Carga horária: 266h).
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrei a disciplina Políticas Públicas da Educação para o Curso de Graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, Campus Belém.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas na Graduação (Cursos de Licenciatura em Computação) pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Atividades

10/2018 - Atual
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
10/2018 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
10/2018 - Atual
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
08/2018 - Atual
Direção e administração, Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Letras Libras, .

Cargo ou função
Coordenadora Pró-Tempore.
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia, .

Cargo ou função
Membro da equipe de Terapia Assistida por Animais conforme Portaria nº 910 de 09 de abril de 2018.
01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia, .

05/2018 - 09/2018
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação de Surdos
Planejamento e Avaliação Educacional
05/2018 - 09/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
11/2017 - 03/2018
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e Planejamento Educacional
Psicologia da Educação
09/2013 - 02/2014
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e Planejamento Educacional
LIBRAS
04/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino, .

Cargo ou função
Coordenadora Pró-tempore do Curso de Licenciatura em Letras LIBRAS conforme Portaria Nº 766/2013..
10/2012 - 09/2013
Direção e administração, Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Computação..
09/2012 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do PPC do curso Letras-LIBRAS, conforme Portaria Nº 1931/2012.
03/2012 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, ICIBE - Instituto Ciberespacial, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do PPC do Curso de Pedagogia conforme Portaria nº 538/2012..
09/2010 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado. Portaria Int. Nº 01/2010; Portaria Nº 482/2011 e Portaria Nº 130/2012..
04/2013 - 08/2013
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado Obrigatório I
Metodologia Científica
TCC II
11/2012 - 04/2013
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e Planejamento Educacional
Estágio Supervisionado Obrigatório III
LIBRAS
TCC II
07/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação Geral PARFOR UFRA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração dos instrumentos e documentos referentes a Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos do PARFOR da UFRA, conforme portaria Nº 005/2012 emitida pela PROEN..
11/2011 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia, Núcleo Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia.

Atividade realizada
Vice-Coordenadora do Núcleo Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia - ACESSAR. Portaria nº 2915 de 21 de novembro de 2011.
02/2012 - 11/2012
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado Obrigatório II
Prática Pedagógica II
TCC I
01/2012 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação Geral PARFOR UFRA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Estadual de Avaliação do PARFOR. Portaria nº1421/2012-SEDUC..
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e Planejamento Educacional
Estágio Supervisionado Obrigatório I
Estágio Supervisionado Obrigatório III
Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação
02/2011 - 06/2011
Ensino, Bacharelado em Informática Agrária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2011 - 06/2011
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado Obrigatório I
Estágio Supervisionado Obrigatório II
09/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado Obrigatório I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação

Faculdade Integrada Brasil Amazônia, FIBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora da Pós-Graduação

Atividades

03/2010 - 03/2010
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação Educacional
02/2010 - 02/2010
Ensino, Neuropsicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos Psicológicos do Processo Educacional
10/2009 - 10/2009
Ensino, Psicopedagogia: Ênfase Dificuldade de Aprendizagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica

Prefeitura Municipal de Ananindeua, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhou na Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental (1º a 4º série) assim como no desenvolvimento dos projetos de letramento, voltados para essas séries, propostos pela Secretaria Municipal de Ananindeua (SEMED)


Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30
Outras informações
Atua no acessoramento de alunos com necessidades educacionais especiais (surdez), família e professores.

Atividades

01/2010 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , UEES Prof. Astério de Campos, .

Serviço realizado
Coordenadora das Salas de Recursos e Ensino Itinerante.
11/2008 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , E.E.E.F.M. Jarbas Passarinho (Marco), .

Serviço realizado
Acessoramento Pedagógico na Sala de Recursos, mediando a interação entre professores e alunos surdos..

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado

Atividades

04/2018 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, escrita e apresentação de trabalho científico
02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, .

08/2007 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento

Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, EA-UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio em Psicologia Educacional e Escolar


Hospital Universitário João de Barros Barreto, HUJBB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio em Psicologia das Organizações com ênfase em Hospitalar



Linhas de pesquisa


1.
Ecologia do Desenvolvimento de Educação Inclusiva
2.
Intervenções Assistidas por Animais


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Seleção e treinamento de cães abandonados para atuação em interações assistidas por animais.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernanda Martins Hatano em 30/09/2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Integrante / Martins-Hatano, Fernanda - Coordenador / Ana Cristina Manno - Integrante / Marcia Janete de F. M. de Figueiredo - Integrante / Louise Fonseca Lacerda - Integrante / Érica L. V. Menezes - Integrante / Cristhian Alves de Queiroz - Integrante / Fabíola Monteiro Carvalho - Integrante / Huanderley Johnson Melo da Silva - Integrante.
2017 - Atual
Seleção e treinamento de cães para atuação em interações assistidas por animais.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernanda Martins Hatano em 30/09/2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Integrante / Martins-Hatano, Fernanda - Coordenador / Ana Cristina Manno - Integrante / Érica L. V. Menezes - Integrante / Cristhian Alves de Queiroz - Integrante / Huanderley Johnson Melo da Silva - Integrante.
2013 - Atual
Saúde de famílias com crianças com paralisia cerebral: uma investigação da rede de apoio, do estresse familiar, resiliência e relações coparentais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Augusto Ramos Pontes em 04/04/2014.
Descrição: É consenso na literatura que a família constitui um contexto fundamental para o desenvolvimento humano. A trajetória percorrida pelas crianças com e sem deficiências é em parte influenciado pelas características do ambiente familiar. Todavia, o potencial da família como um contexto que oferece proteção, cuidado e afeto está relacionado com um conjunto de elementos que precisam ser considerados. Neste sentido, o estresse enfrentado por pais de crianças com deficiências, assim como suas características resilientes, a rede de apoio disponível e as relações coparentais constituem um complexo mosaico que repercute na saúde familiar e, por conseguinte no desenvolvimento infantil. O conhecimento sobre estes aspectos contribui com a geração de técnicas de intervenções promotoras da saúde na família e de desenvolvimento de crianças com deficiências. O presente projeto tem por objetivo geral investigar a saúde de famílias com crianças com paralisia cerebral sobre os parâmetros do estresse familiar, da resiliência, da rede de apoio e relações coparentais. Estes aspectos serão acessados através de instrumentos quantitativos. Além da investigação desses aspectos, será realizado uma intervenção no grupo de pais com o intuito de gerar redes de apoio e relações coparentais mais equilibradas. Na sequencia, estes componentes serão reavaliados a fim de se verificar o impacto gerado pela intervenção. Os dados quantitativos serão analisados de acordo com as estratégias pertinentes a cada instrumento e as informações qualitativas serão analisadas a partir da análise de conteúdo. Ao final, pretende-se estabelecer a interconexão entre os resultados obtidos com os diferentes instrumentos com vistas a construir um panorama que permita visualizar a interferência dos diferentes aspectos sobre a saúde da família e as relações estabelecidas entre estes. Por fim, os efeitos da intervenção serão analisados considerando seus aspectos positivos e negativos com vistas a gerar conhecimento prático e operacional expresso na forma de tecnologias de apoio as famílias com crianças com paralisia cerebral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Integrante / Simone Souza da Costa Silva - Integrante / Fernando Augusto Ramos Pontes - Coordenador / Priscilla Bellard Mendes dos Santos - Integrante / Katiane da Costa Cunha - Integrante / Tatiana Afonso - Integrante / Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Integrante.
2007 - 2009
Contextos de desenvolvimento da criança com necessidades educacionais diferenciadas: uma análise sistêmica das relações sociais na escola inclusiva e na família
Descrição: Estudos recentes acerca da educação inclusiva indicam a existência de concepções segregacionistas, de ações discriminatórias e de sentimentos negativos, tais como insegurança, medo e desespero, tanto por parte dos docentes e familiares quanto dos alunos portadores de deficiência. Um fator preocupante no cenário inclusivo refere-se à escassez de pesquisas nacionais enfocando as interações e relações sociais desses alunos com seus colegas, professores e com a família, sugerindo que as dimensões sociais e culturais são desconsideradas e até mesmo, ignoradas. Assim, o presente projeto, fundamentado no modelo bioecológico de Ürie Bronfenbrenner e na teoria das relações sociais de Robert Hinde propõe uma análise das interações e relações sociais de alunos com deficiência em dois contextos de desenvolvimento: a família e a escola inclusiva. A proposta é constituída por três pesquisas inter-relacionadas que visam, inicialmente, a uma compreensão básica da rede de relações desses alunos para, posteriormente, fornecer subsídios que possibilitem a construção de programas que implementem o enriquecimento de trocas interpessoais. O Subprojeto 1 tem como objetivo levantar o perfil da educação inclusiva em Belém (PA). Serão visitadas as 38 escolas que oferecem tal serviço. O Subprojeto 2 analisará a estrutura e dinâmica das relações familiares de crianças portadoras de necessidades educacionais diferenciadas; o Subprojeto 3 analisará as interações dessas crianças com seus pares e professores. As informações serão coletadas por meio de técnicas de observação do comportamento em situação natural, entrevistas e inventários. A análise dos resultados se dará com base na abordagem quantitativa e qualitativa e deverão dar início à composição de um banco de dados referentes ao processo inclusivo em Belém..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Integrante / Simone Souza da Costa Silva - Integrante / Fernando Augusto Ramos Pontes - Integrante / Marilice Fernandes Garotti - Coordenador / Priscilla Gomes Serfaty Guzzo - Integrante / Carla de Cássia Carvalho Casado - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Entrelaço - Grupo de Estudos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernanda Martins Hatano em 30/09/2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Integrante / Vânia Silva de Melo - Integrante / Viviam Rafaela Freire - Integrante / Martins-Hatano, Fernanda - Coordenador / Ana Cristina Manno - Integrante / Marcia Janete de F. M. de Figueiredo - Integrante / Ivi Camarão Ramos - Integrante / Deusa Priscila da Silva Resque - Integrante / Antonia Samira Rabelo Borges - Integrante / Bruno Viana Martins - Integrante / Josias Reis do Rosário - Integrante / Handrielly Sabrina Pereira da Silva - Integrante / Alexandre Rafael Chaves - Integrante.
2015 - Atual
COM.TATO: Ações multidisciplinares voltadas às pessoas com deficiência
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Integrante / Vânia Silva de Melo - Coordenador / Martins-Hatano, Fernanda - Integrante / Mário Lopes da Silva Júnior - Integrante.
2014 - Atual
Programa Entrelaço: atividades esportivas assistidas por animais para pessoas com deficiência

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernanda Martins Hatano em 30/09/2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Integrante / Vânia Silva de Melo - Integrante / Martins-Hatano, Fernanda - Coordenador.
2012 - 2012
ACESSAR: Programa de Inovações Tecnológicas para inclusão das Pessoas com Deficiência
Descrição: A inclusão da diversidade humana na sociedade já é uma realidade em nosso país. Diferentes instituições e diferentes grupos minoritários tradicionalmente excluídos solicitam cada vez mais a presença de profissionais que favoreçam o processo de inclusão. A exclusão, sobretudo das pessoas com deficiência, muitas vezes é condicionada pelo desconhecimento de adaptações, estratégias e alternativas, na maioria das vezes simples e baratas, que possibilitam o acesso irrestrito permitindo a realização de tarefas que poderiam parecer difíceis ou impossíveis de serem realizadas devido a limitações físicas, intelectuais ou funcionais. Diante deste cenário a UFRA apresenta o programa ACESSAR que objetiva promover ações multidisciplinares que possibilitem o processo de inclusão social da pessoa com deficiência por meio do desenvolvimento tecnologias com acessibilidade; cursos de informática para pessoas com deficiência; capacitação profissional em Atendimento Educacional Especializado , Acessibilidade Digital e Práticas Pedagógicas e Tecnológicas em Educação Inclusiva . Para disseminar os conhecimentos adquiridos e dar suporte às ações do programa ACESSAR será desenvolvido um portal totalmente baseado nos critérios e recomendações de acessibilidade e usabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Integrante / Tatiana do Socorro Correa Pacheco - Integrante / Decíola Souza Fernandes - Integrante / Andréa da Silva Miranda - Coordenador / Licinius Sá Alcantara - Integrante / Janae Gonçalves - Integrante / Alex Zissou - Integrante / Héden Clazyo Dias - Integrante / Rafael Oliveira Chaves - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRA
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Integrante / Tatiana do Socorro Correa Pacheco - Integrante / Decíola Souza Fernandes - Integrante / Aleksandra do Socorro da Silva - Integrante / Silvana Rossy de Brito - Integrante / Fábio de Lima Bezerra - Integrante / Larissa Sato Elisiário - Coordenador.
2012 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Este projeto representa uma das ações que compõem o PIBID 2012/UFRA, para ser desenvolvido com alunos do curso de licenciatura em computação da UFRA, em Belém. O foco foi proporcionar aos licenciados, o contato com alunos surdos matriculados em uma Unidade Educacional Especializada da rede Estadual de Ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Coordenador / Alessandra Batista Santos - Integrante / Aline Costa Ferreira - Integrante / Alix Ribeiro da Silva - Integrante / Jorge Baima Pereira de Souza - Integrante / Kelly Cristina Silva Braga - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Terapia Assistida por Animais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Educação de Surdos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Relações Interpessoais.


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Espanhol
, Lê Bem.
Libras
Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:0
Hilda Rosa Moraes de Freitas  Data: 22/10/2012

Outras
Total de trabalhos:6
Total de citações:4
Google Scholar Citations -- h-index: 1 / i10-index: 0 -- Freitas, H.  Data: 28/03/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMOS, E. M. L. S.2018RAMOS, E. M. L. S. ; BARROS, V. R. ; COSTA, G. S. ; CARVALHO JUNIOR, J. G. ; ALMEIDA, S. S. ; ARAUJO, A. R. ; ROSÁRIO, Hilda ; NASCIMENTO, R. G. . Chacacteristics of bullying acts in students of the Brazilian Amazon. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 08, p. 24210-24214-24214, 2018.

2.
ROSÁRIO, Hilda2016 ROSÁRIO, Hilda; SILVA, SIMONE . Strategies adopted by parents in the schooling experience of their young and adult children with disabilities. Referência (Coimbra), v. IV Série, p. 51-59, 2016.

3.
FREITAS, H. R. M.2013FREITAS, H. R. M.; MAGALHÃES, C. M. C. . Metas e estratégias de socialização que mães de crianças surdas valorizam para seus filhos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, p. 545-562, 2013.

4.
FREITAS, H. R. M.2012 FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . Percepção de conflito em uma família recasada constituída por um filho com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, p. 155-172, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. . Relações de irmãos em uma família com um filho surdo. In: PONTES, F. A. R.; SILVA, S. S. C.; MAGALHÃES, C. M. C.; CAVALCANTE, L. I. C.; CORRÊA, L. S.. (Org.). Contextos ecológicos do desenvolvimento humano II. 1ed.Belém: Paka-Tatu, 2012, v. 2, p. 49-73.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, P. D. S. ; FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M. ; MAGALHÃES, C. M. C. . Criança em acolhimento institucional: percepções de estrutura e dinâmica familiar. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, Belém. Anais do X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015.

2.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. . Características e necessidades de suporte de cuidadores de jovens com necessidades educacionais especiais. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, Belém. Anais do X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015.

3.
FREITAS, H.; SILVA, S. S. da C. . Estudos empíricos sobre intervenção precoce com família: uma caracterização geral. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014. v. 1.

4.
FREITAS, H.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . Práticas de intervenção precoce com famílias: uma revisão sistemática. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014. v. 1.

5.
DIAS, H. C. ; FREITAS, H. R. M. ; GONÇALVES, J. ; PACHECO, T. S. C. . A plataforma moodle na utilização dos 20% a distância em cursos de Licenciatura do PARFOR. In: 18º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2012, São Luís. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2012.

6.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . A estrutura familiar a partir da surdez de um filho. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento e Direitos Humanos. Rio de Janeiro, 2009. p. 1-641.

7.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . Estrutura e dinâmica familiar de uma criança com dificuldade de aprendizagem incluída em classe regular de ensino. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, São Carlos. III Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos/ SP: Cubo Multimídia, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.; MELO, V. S. ; LOPES, G. L. P. ; FREIRE, V. R. ; SILVA, L. ; CHAVES, B. ; SILVA, L. ; GOMES, E. ; Martins-Hatano, F. . Terapia Assistida por Animais na Reabilitação de uma Adolescente com Síndrome de Rasmussen: Estudo de Caso. In: V Forum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016, Belém. Anais do V Forum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016. p. 001-539.

2.
Martins-Hatano, F. ; FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M. ; MELO, V. S. ; CHAVES, B. ; ALVES, T. ; LEAO, C. . Terapia Assistida por Animais (TAA) Na Visão de Estudantes Universitários. In: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016, Belém. Anais do V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016. p. 001-539.

3.
FREIRE, V. R. ; FREITAS, H. R. M. ; MELO, V. S. ; LOPES, G. L. P. ; FEITOSA, R. F. ; LEAO, C. ; GOMES, E. ; Martins-Hatano, F. . Equoterapia sem Montaria: Relato de Experiência. In: V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016, Belém. Anais do V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, 2016. p. 001-539.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Matos, L. A. ; FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M. ; SILVA, S. S. da C. . Sobreviver: Gênero, Pobreza e Resiliência Familiar.. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017, Aracaju. Anais do XI CBPD ? Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 21 a 24 de novembro, 2017, Aracaju, SE, Brasil., 2017. p. 137-138.

2.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. . TER um filho com deficiência: condicionantes e consequências da confirmação do diagnóstico.. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017, Aracaju. Anais do XI CBPD ? Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 21 a 24 de novembro, 2017, Aracaju, SE, Brasil., 2017. p. 189-189.

3.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . Estrutura e Dinâmica Familiar de uma criança com paralisia cerebral. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009.

4.
LOBATO, M. B. G. ; FREITAS, H. R. M. ; SOUZA, A. M. D. R. de . A família sob a percepção de crianças surdas. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009.

5.
FREITAS, H. R. M.; PONTES, F. A. R. ; SILVA, S. S. da C. . Family System Test e famílias de crianças com necessidades educacionais especiais. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009.

6.
FREITAS, H. R. M.; SANTOS, P. B. M. ; GAROTTI, M. F. ; PONTES, F. A. R. . Family System Test: um instrumento de análise da dinâmica familiar. In: 11º Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará, 2008, Belém. 11º Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental:, 2008. p. 1-100.

7.
VALOIS, R. N. R. ; GURJAO, R. P. ; FREITAS, H. R. M. ; KHOURY, H. T. T. . Sexualidade e o aumento do HIV: percepções de idosos. In: 11º Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará, 2008, Belém. 11º Semana Cienífica do Laboratório de Psicologia Experimental:, 2008. p. 1-100.

8.
FREITAS, H. R. M.; VALOIS, R. N. R. ; GURJAO, R. P. ; KHOURY, H. T. T. . Sexualidade e o aumento do HIV: perceções de idosos. In: I Semana Científica de Psicologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, 2007, Belém. I Semana Científica de Psicologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, 2007.

9.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . Características sócio-demográficas de famílias de crianças que se encontram em turmas de inclusão na rede pública do Pará. In: X Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental, 2007, Belém. X Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental: Histórias e Perspectivas do Estudo do Comportamento, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
Matos, L. A. ; FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M. ; SILVA, SIMONE . Sobreviver: Gênero, Pobreza e Resiliência Familiar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.; SILVA, SIMONE . TER um filho com deficiência: condicionantes e consequências da confirmação do diagnóstico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.. Experiências em Inclusão no Ensino Superior - UFRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. . Características e Necessidades de Suporte de cuidadores de Jovens com Necessidades Educacionais Especiais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, A. C. ; SILVA, A. R. ; BRAGA, K. C. S. ; FREITAS, H. R. M. . O uso da informática na educação especial do aluno surdo em uma escola pública de Belém. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FREITAS, H. R. M.. A informática na educação de surdos: uma experiência do PIBID-UFRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERREIRA, A. C. ; SILVA, A. R. ; BRAGA, K. C. S. ; FREITAS, H. R. M. ; ELISIARIO, L. S. . TIC´s para inclusão: uma experiência de iniciação à docência com alunos de licenciatura em computação - UFRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . Estrutura e dinâmica familiar de uma criança com paralisia cerebral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOBATO, M. B. G. ; FREITAS, H. R. M. ; CASTRO, P. L. de ; SOUZA, A. M. D. R. de . A família sob a percepção de crianças surdas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FREITAS, H. R. M.; PONTES, F. A. R. ; SILVA, S. S. da C. . Family System Test e famílias de crianças com necessidades educacionais especiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . A estrutura familiar a partir da surdez de um filho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . Estrutura e dinâmica familiar de uma criança surda inserida em classe regular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
FREITAS, H. R. M.; SANTOS, P. B. M. ; GAROTTI, M. F. ; PONTES, F. A. R. . Family System Test: um instrumento de análise da dinâmica familiar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . Estrutura e Dinâmica familiar de uma criança com dificuldade de aprendizagem incluída em classe regular de ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FREITAS, H. R. M.; VALOIS, R. N. R. ; GURJAO, R. P. ; KHOURY, H. T. T. . Sexualidade e o aumento do HIV: percepções de idosos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. ; PONTES, F. A. R. . Características sócio-demográficas de famílias de crianças que se encontram em turmas de inclusão na rede pública do pará. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, H. R. M.; MAGALHÃES, C. M. C. . Metas de Socialização de Mães de Crianças Surdas sobre seus Filhos 2011 (Trabalho de Conclusão de Curso em Formação de Psicólogo).

2.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. . Estrutura e dinâmica de famílias com um filho com necessidades educacionais especiais 2009 (Dissertação de Mestrado).

3.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. . Estrutura e dinâmica familiar de uma criança com paralisia cerebral 2008 (Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Psicologia).

4.
FREITAS, H. R. M.; SILVA, A. C. B. . O professor de Direito e a construção de sua prática pedagógica 2007 (Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Latu Sensu Gestão e Docência na Educação Superior).

5.
BONA, A. C. C. ; FREITAS, H. R. M. ; FURTADO, J. S. ; ASSIS, R. . A influência do modelo clínico no aspecto educacional do autista e a contribuição da pedagogia para uma ação educativa no contexto da inclusão 2005 (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.. Comissão Científica do III SEMINÁRIO NACIONAL DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA E I FÓRUM PERMANENTE DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORTE. 2018.

2.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.. XV Seminário Anual de Iniciação Científica. 2017.

3.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.. IV Congresso Paraense de Educação Especial. 2017.

4.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.. Membro da Comissão Avaliadora de Trabalhos Científicos do X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2015.

5.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.. Parecerista de trabalhos submetidos para o II Congresso Paraense de Educação Especial. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HATANO, F. M. ; FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M. . Projeto Entrelaço seleciona cães co-terapeutas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Martins-Hatano, F. ; FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M. . Projeto na UFRA está com inscrições abertas para seleção de novos cães. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, H. R. M.; NASCIMENTO, F. M. . Introdução à LIBRAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PACHECO, T. S. C. ; FREITAS, H. R. M. ; MIRANDA, A. da S. . Atendimento Educacional Especializado-AEE e Práticas Pedagógicas e Tecnológicas em Educação Inclusiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
MAGALHÃES, C. M. C.; SILVA, S. S. da C.; BAHIA, C. C. S.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Paula Danielle Souza Monteiro. A família na percepção de crianças em acolhimento institucional. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Guedes, A. C.; ZISSOU, A.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Joana Chaves de Almeida. A importância da motivação para a produtividade do servidor público da UFRA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
COSTA, T. D.; SOUSA, R. F.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Érika de Nazaré O. Matos. Mapeamento de competências no setor de diárias e passagens da UFRA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
MATTOS, C. A. C.; COSTA, M. B. R.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Merabe Carvalho Ferreira da Gama. Biblioteca universitária: uma avaliação da qualidade em serviços. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
ZISSOU, A.; COSTA, M. B. R.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Deuzalina Coelho dos Santos. Avaliação do curso de Licenciatura em Computação da UFRA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

5.
ZISSOU, A.; COSTA, M. B. R.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Deuzalina Coelho dos Santos. Avaliação do curso de Licenciatura em Computação da UFRA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

6.
Guedes, A. C.; ZISSOU, A.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Leonardo Hirokazu de Souza Hamada. Progresso na implantação de Sistemas de ?informação e Prospecto com a gestão por competências na UFRA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

7.
CARDOSO, C. M.; FREITAS, H. R. M.; COSTA, M. B. R.. Participação em banca de Renato Oliveira da Silva. O idoso com diabetes melitos tipo II no Programa de Assistência Domiciliar no HUJBB. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

8.
ZISSOU, A.; COSTA, M. B. R.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Hébera da Silva Ferreira. Levantamento das causas de evasão entre os alunos do Curso de Graduação em Biotecnologia na UFPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

9.
Guedes, A. C.; COSTA, M. B. R.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Denise Ramos. Feira do vestibular - troca de experiência para conquistar o espaço: o caso da UFPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

10.
COSTA, T. D.; CARDOSO, C. M.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Salomy Corrêa Lobato. Identificando competências técnicas e gerenciais necessárias à Diretoria de Programas e Projetos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

11.
MATTOS, C. A. C.; PINTO, W. S.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Maria Creuza Nunes Carvalho. Vantagens e desafios da gestão por competências: uma abordagem teórica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Ênfase em Gestão por Competências) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

12.
BENTES, R. N. S.; BENTES, J. A. O.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Maria do Socorro Oliveira da Silva. Práticas de Letramento na Educação de Surdos: contribuições da família à escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letramento e Formação de Professores) - Universidade do Estado do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HATANO, F. M.; FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.; MANNO, M. C.. Participação em banca de Leonam Nascimento Silva.Bem-estar animal nos Centros de Equoterapia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
CRUZ, E. J. S.; SILVA, S. S. da C.; FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.. Participação em banca de Matheus dos Santos da Silveira.Intervenção psicoeducativa para o TDAH: uma descrição de procedimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia/ Formação de Psicólogo) - Universidade Federal do Pará.

3.
Guedes, A. C.; FREITAS, H. R. M.; Pighin, C.. Participação em banca de Alix Ribeiro da Silva.Mídias e educação: uma abordagem do uso das novas tecnologias na Universidade Federal Rural da Amazônia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
PACHECO, T. S. C.; GONÇALVES, J.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Gilson Wagner Moraes Nogueira.O laboratório de informática utilizado como ferramenta pedagógica pelos professores que atuam no 1º ciclo do ensino médio na escola estadual Raymundo Martins Vianna Belém-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

5.
PACHECO, T. S. C.; GONÇALVES, J.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Eliana Rita Farias Mendes.A utilização de software educacional na educação infantil: contribuições da informática na educação aos processos de leitura e escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

6.
FERNANDES, D. S.; FREITAS, H. R. M.; GONÇALVES, J.. Participação em banca de Alex da Costa Pereira.Infocentro: inclusão digital ou exclusão social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

7.
SILVA, S. S. da C.; CARVALHO, A. E. V.; FREITAS, H. R. M.. Participação em banca de Caroline de Cássia Sousa Castelo.Crenças de saúde de mães de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo de casos múltiplos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia/ Formação de Psicólogo) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, H. R. M.; PACHECO, T. S. C.; SILVA, A. S.. Concurso Público para Professor Substituto. 2012. Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
CARVALHO, P. R.; FREITAS, H. R. M.; CAMPOS, P.S.S.. Concurso Público para Professor Temporário. 2011. Universidade Federal Rural da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra La Atención Temprana en España. 2017. (Outra).

2.
XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. TER um filho com deficiência: condicionantes e consequências da confirmação do diagnóstico. 2017. (Congresso).

3.
IV Coloquio da Faculdade de Serviço Social.Experiências em Inclusão no Ensino Superior - UFRA. 2016. (Seminário).

4.
Cuidando do Cuidador: refletindo sobre a Depressão. 2015. (Outra).

5.
V Seminário Internacional de Habilidades Sociais. 2015. (Seminário).

6.
X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2015. (Congresso).

7.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Práticas de Intervenção Precoce com Família: uma revisão sistemática. 2014. (Congresso).

8.
I Seminário de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública co.Avaliadora dos trabalhos resultado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. 2013. (Seminário).

9.
Workshop Cross-cultural Development Psychology. 2013. (Oficina).

10.
II Ciclo de Palestras sobre Acessibilidade Inclusão e Tecnologia.Possibilidades e Propostas de Inclusão no Ensino Superior. 2012. (Outra).

11.
I Seminário de estudos sobre currículo e formação de professores na perspectiva da inclusão.A educação inclusiva no contexto amazônico. 2012. (Seminário).

12.
I Seminário Linguagens, tecnologias e práticas docentes. 2012. (Seminário).

13.
I Seminário sobre Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia. 2012. (Seminário).

14.
41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2011. (Congresso).

15.
I Feira Paraense de Tecnologia Assistiva Acessibilidade Inclusão Social das Pessoas com Deficiência. 2011. (Outra).

16.
III Encontro Brasileiro Institutos Filippo Smaldone. 2011. (Encontro).

17.
IV Feira de Ciência e Tecnologia. 2011. (Outra).

18.
Seminário Nacional de Elaboração dos Referenciais da Educação Especial Inclusiva para a Educação Profissional e Tecnológica. 2011. (Seminário).

19.
I Ciclo de Palestras de Licenciatura em Ciência da Computação. 2010. (Encontro).

20.
I Encontro de Educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado - AEE.Políticas Públicas do AEE. 2010. (Encontro).

21.
I Seminário sobre educação escolar e cultura(s). 2010. (Seminário).

22.
I Seminário sobre Educação Escolar e Cultura(s): Construindo a escola para a diversidade. 2010. (Seminário).

23.
I Seminário UFRA/PARFOR: Perspectivas e ações para a formação docente. 2010. (Seminário).

24.
6º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. A família sob a percepção de crianças surdas. 2009. (Congresso).

25.
6º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Family System Test e famílias de crianças com necessidades educacionais especiais. 2009. (Congresso).

26.
6º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Estrutura e dinâmica familiar de uma criança com paralisia cerebral. 2009. (Congresso).

27.
Ciclo de Palestra "Demandas no luto". 2009. (Outra).

28.
Ciclo de Palestra "O pesar do luto nas atividades ocupacionais: uma compreensão biopsicossocial". 2009. (Outra).

29.
O Pesar do Luto nas Atividades Ocupacionais: uma compreensão biopsicossocial. 2009. (Outra).

30.
Uma Compreensão Fenomenológica Existencial da Morte e do Morrer. 2009. (Outra).

31.
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. A estrutura familiar a partir da surdez de um filho. 2009. (Congresso).

32.
XII Seminário Temático: Diversidade e Cidadania no Contexto da Vivência na Prática Educativa.Estrutura e Dinâmica familiar de uma criança com paralisia cerebral. 2009. (Seminário).

33.
11º Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará.Family System Test: um instrumento de análise da dinâmica familiar. 2008. (Outra).

34.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Estrutura e Dinâmica familiar de uma criança com dificuldade de aprendizagem incluída em classe regular de ensino. 2008. (Congresso).

35.
XXIII Congresso Nacional das Apaes. Estrutura e dinâmica familiar de uma criança surda inserida em classe regular. 2008. (Congresso).

36.
59° Reunião Anual da SBPC ? Minicurso Fundamentos do Comportamento e Princípios da Aprendizagem Humana. 2007. (Congresso).

37.
I Semana Científica de Psicologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.Sexualidade e o aumento do HIV: percepções de idosos.. 2007. (Seminário).

38.
Semana do Psicólogo - Seminário de Psicologia Jurídica. 2007. (Seminário).

39.
X Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental.Características Sócio-demográficas de famílias de crianças que se encontram em turmas de inclusão na rede pública do Pará. 2007. (Seminário).

40.
I Seminário ?Experiências de inclusão educacional e social às pessoas com necessidades especiais no Estado do Pará?. 2004. (Seminário).

41.
Fórum Mundial de Educação ? Educação e Transformação. 2003. (Congresso).

42.
I Fórum Amazônico de Educação: O pensamento brasileiro em currículo. 2003. (Seminário).

43.
Tecnologia: Estratégia na Educação Especial. 2003. (Oficina).

44.
22° Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).

45.
Ciclo de Palestras do Curso de Pedagogia. 2002. (Seminário).

46.
I Seminário Acadêmico ? A Identidade do Pedagogo: Passado, Presente e Desafios. 2002. (Seminário).

47.
VII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação. 2002. (Outra).

48.
Programa do Núcleo de Estudos Avançados NAEA. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, A. da S. ; GONÇALVES, J. ; ANDRADE, E. ; PACHECO, T. S. C. ; ZISSOU, A. ; FERNANDES, D. S. ; HATANO, F. M. ; FREITAS, H. R. M. . I Seminário Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia: Estudos e Práticas Multidisciplinares para a Promoção da Inclusão da Pessoa com Deficiência.. 2012. (Outro).

2.
ALCANTARA, L. S. ; MIRANDA, A. da S. ; FREITAS, H. R. M. ; PACHECO, T. S. C. ; HATANO, F. M. ; GONÇALVES, J. ; FERNANDES, D. S. ; ZISSOU, A. ; DIAS, H. C. ; ANDRADE, E. ; BONA, A. C. C. ; CHAVES, R. O. . II Ciclo de Palestras sobre Acessibilidade Inclusão e Tecnologia. 2012. (Outro).

3.
MIRANDA, A. da S. ; PACHECO, T. S. C. ; FREITAS, H. R. M. ; FERNANDES, D. S. ; ALCANTARA, L. S. ; HATANO, F. M. ; GONÇALVES, J. ; ZISSOU, A. ; DIAS, H. C. ; BONA, A. C. C. ; CHAVES, R. O. ; ANDRADE, E. . I Ciclo de Palestras sobre Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Patrícia Moraes Costa Dias. Á definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Marilze Ribeiro Bitar. À definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Larissa Araújo Matos. A definir. Início: 2017. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ronaldo Castro Neves. A definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Inessa Cristhiane Campos Sousa. Jogos Cooperativos e o Relacionamento Interpessoal entre os alunos de 3ª e 4ª série. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Ênfase em Dificuldade de Aprendizag) - Faculdade Brasil Amazônia. Orientador: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Lucia Furtado Tomkewitz. A informática aplicada à educação especial como ferramenta auxiliar no processo educacional e inclusivo de pessoas com deficiência visual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário.

2.
Aline Costa Ferreira e Kelly Cristina Silva Braga. Cartilha de informática para auxílio pedagógico e inclusão do aluno surdo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário.

3.
Jorge Baima Pereira de Souza. Um olhar sobre a informática educativa e o software livre na educação de surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário.

4.
Alessandra Batista Santos. EaD na educação de surdos: estudo do AVA do curso Letras LIBRAS na modalidade a distância. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, A. C. ; SILVA, A. R. ; BRAGA, K. C. S. ; FREITAS, H. R. M. . O uso da informática na educação especial do aluno surdo em uma escola pública de Belém. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FREITAS, H. R. M.. A informática na educação de surdos: uma experiência do PIBID-UFRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, A. C. ; SILVA, A. R. ; BRAGA, K. C. S. ; FREITAS, H. R. M. ; ELISIARIO, L. S. . TIC´s para inclusão: uma experiência de iniciação à docência com alunos de licenciatura em computação - UFRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREITAS-ROSÁRIO, H. R. M.; SILVA, S. S. da C. . Características e Necessidades de Suporte de cuidadores de Jovens com Necessidades Educacionais Especiais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, A. da S. ; GONÇALVES, J. ; ANDRADE, E. ; PACHECO, T. S. C. ; ZISSOU, A. ; FERNANDES, D. S. ; HATANO, F. M. ; FREITAS, H. R. M. . I Seminário Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia: Estudos e Práticas Multidisciplinares para a Promoção da Inclusão da Pessoa com Deficiência.. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso Público Nº001/2005 para o cargo de Técnico em Educação, no Município de Ananindeua, conforme homologação no Dário Oficial de 01 a 31 de março de 2006, pelo Decreto Nº 5.531/06.

Aprovada no Concurso Público C-125 para o cargo de Técnico em Educação, pela Secretaria Estadual de Educação, nomeada pelo Decreto de 22/10/2008, com publicação no Diário Oficial Nº31284 de 28/10/2008.

Aprovada no Concurso Público, Edital nº09/2010, da Universidade Federal Rural da Amazônia, para o cargo de Professor de 3º Grau, Área: Educação Especial, homologado através do Edital nº19/2010, publicado no DOU nº97, de 24/05/2010, seção 3, página 49.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 17:01:30