Renata de Oliveira Souza Carmo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4329972745926849
  • Última atualização do currículo em 25/08/2018


Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2018). Especialista em Língua e Literatura Inglesas pela Universidade Ribeirão Preto (2007). Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade de Uberaba (2004). Atualmente é professora de língua portuguesa e língua inglesa, suas literaturas e sua metodologia de ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata de Oliveira Souza Carmo
Nome em citações bibliográficas
CARMO, R. O. S;DE OLIVEIRA SOUZA CARMO, RENATA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba.
Av. Rondon Pacheco, 2000
Lídice
38408-343 - Uberlandia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32925647
URL da Homepage: www.uniube.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários no ensinar a distância,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Aléxia de Pádua Franco.
2005 - 2007
Especialização em Língua e Literatura Inglesa.
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: Coesão e Coerência: uma contribuição para aleitura em segunda língua.
2000 - 2004
Graduação em Letras.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Formação de Professores - Elaboração de Videoaulas. (Carga horária: 3h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Professores - Elaboração de Questões. (Carga horária: 2h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2013 - 2013
A docência universitária: nossos desafios. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Crafting an Effective Writer: Tools of the Trade. (Carga horária: 25h).
Mt. San Jacinto College, MSJ, Estados Unidos.
2013 - 2013
Planejamento; plano de ensino; avaliação. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Tutores para Atuar na Educação a Distâ. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
Certificate in Advanced English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2007 - 2007
English Advanced Level 8/10.
Canadian As a Second Language Institute, CSLI, Canadá.
2006 - 2006
Formação de Formadores. (Carga horária: 68h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2001 - 2001
Inglês/ Grade 9.
Trinity University, TU, Inglaterra.
2000 - 2001
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 216h).
Welcome, WELCOME, Brasil.
2000 - 2000
Inglês/ FCE.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1999 - 1999
Inglês/ Grade 6.
Trinity University, TU, Inglaterra.
1997 - 1997
Inglês/ PET.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atualmente, ministra as disciplinas relacionadas ao estudo da língua inglesa, suas literaturas e metodologias de ensino no curso de Letras Português/ Inglês e leitura e produção de textos nas graduações de Pedagogia, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Engenharias.

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Membro da equipe de EAD/ Produção, Carga horária: 30
Outras informações
Membro da equipe de EAD/ Produção, responsável pela organização , revisão textual e tratamento didático pedagógico dos materiais para os cursos de graduação, na modalidade a distância.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Preceptora - modalidade a distãncia

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Cursos de graduação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
02/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Letras português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Semântico-discursivos da Obra Literária em Língua Portuguesa
02/2008 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão de Estágio
02/2008 - 12/2009
Estágios , Universidade de Uberaba, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado realizado em escolas regulares do sistema público ou privado na área de língua materna e estrangeira. Carga horária: 120h..
02/2008 - 12/2008
Estágios , Universidade de Uberaba, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado realizado em escolas regulares do sistema público ou privado na área de língua materna e estrangeira. Carga horária de 200h..
08/2007 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modos de Organização do Texto Literário
08/2007 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O texto literário: estrutura e funcionamento

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Atividades

8/2004 - 8/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
08/2004 - 08/2006
Ensino, Letras, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Inglês

Colégio Rousseau, COLÉGIO ROUSSEAU, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2003 - 07/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Welcome, WELCOME, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

09/2002 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Liberty English School, WISDOM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

04/2000 - 08/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês


Revisor de periódico


2007 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês - etapa IV - volume 02
2007 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês: atividades avaliação a distância - etapa IV v. 2
2007 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês - etapa IV volume 03
2007 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês: atividades avaliação a distância - etapa IV v. 3
2007 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês- etapa IV v. 4
2007 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês: atividades avaliação a distância - etapa IV v. 4
2008 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês - etapa V v. 2
2008 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês: atividades avaliação a distância - etapa V v. 2
2008 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês - etapa V volume 3
2008 - 2011
Periódico: Letras Português Inglês: atividades avaliação a distância - etapa V v. 3
2006 - 2011
Periódico: História Licenciatura
2007 - 2011
Periódico: História 2ª imp.: atividade de avaliação a distância, etapa I v 1
2006 - 2011
Periódico: Matemática Licenciatura: etapa II v 2 tomo 2
2008 - 2011
Periódico: Geografia Licenciatura: etapa IV v1
2008 - 2011
Periódico: Geografia: atividades avaliação a distância, etapa IV v1
2007 - 2007
Periódico: Série Administração - Guia do aluno 2ª edição
2007 - 2007
Periódico: Série Licenciatura - Guia do aluno. 2ª edição, 2ª impressão
2006 - 2006
Periódico: Série Gestão: Tecnologia Gestão de Agronegócios- etapa 1 volume 1
2008 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental etapa IV v. 2
2008 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Atividades etapa IV v.2
2008 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambental etapa IV v. 3
2008 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Atividades etapa IV v. 3
2008 - 2011
Periódico: Geografia eEducação Ambiental etapa IV v. 4
2008 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental etapa IVv. 4
2008 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental etapa IV v. 4
2008 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Atividades etapa IV v. 4
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura etapa V v. 1
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura Atividades etapa V v. 1
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura etapa V v. 2
2009 - 2011
Periódico: Geografia e EducaçãoAmbiental Série Licenciatura Atividades etapa V v. 2
2009 - Atual
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura etapa V v. 3
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura Atividades etapa V v. 3
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura etapa VI v. 1
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura Atividades etapa VI v. 1
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura etapa VI v. 2
2009 - Atual
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura Atividades etapa VI v. 2
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura etapa VI v. 3
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura Atividades etapa VI v. 3
2009 - 2011
Periódico: Geografia e Educação Ambiental Série Licenciatura etapa V v. 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literaturas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Teoria Literária.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Carlos Roberto Souza Carmo2017Carlos Roberto Souza Carmo ; DE OLIVEIRA SOUZA CARMO, RENATA . O MÉTODO CIENTÍFICO COMO CAMINHO PARA O CONHECIMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DE SUA ELIMINAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BRASILEIROS. FUCAMP Cadernos, v. 16, p. 166-178, 2017.

2.
Carlos Roberto Souza Carmo2016Carlos Roberto Souza Carmo ; CARMO, R. O. S . Casos para estudo: uma proposta didático-pedagógica aplicada ao ensino do conteúdo das normas de formatação de trabalhos científicos. FUCAMP Cadernos, v. 15, p. 108-128, 2016.

3.
SILVANO BATISTA, GUSTAVO2016SILVANO BATISTA, GUSTAVO ; ALVES GOUVEIA, ROBERTA ; DE OLIVEIRA SOUZA CARMO, RENATA . A epistemologia da praÂ-tica profissional docente: observacÂ-oÂ-es acerca de alguns desafios atuais. Ensino em Revista, v. 23, p. 49-69, 2016.

4.
Carlos Roberto Souza Carmo2016Carlos Roberto Souza Carmo ; CARMO, R. O. S . Ambiente Virtual de Aprendizagem: acesso, utilização e aproveitamento acadêmico analisados na educação a distância. FUCAMP Cadernos, v. 15, p. 53-74, 2016.

5.
Carlos Roberto Souza Carmo2015Carlos Roberto Souza Carmo ; CARMO, R. O. S . Ensino Presencial x A Distância: um estudo sobre motivação discente para a aprendizagem e seus direcionadores no curso de bacharelado em Ciências Contábeis. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 20, p. 64-79, 2015.

6.
Carlos Roberto Souza Carmo2015Carlos Roberto Souza Carmo ; FRANCA, M. J. M. ; CARMO, R. O. S . Normas Técnicas da ABNT aplicadas a trabalhos acadêmicos: um estudo sobre tendências de erros na elaboração de projetos de pesquisa. Revista Científica Linkania Master, v. 5, p. 126-148, 2015.

7.
Carlos Roberto Souza Carmo2015Carlos Roberto Souza Carmo ; CARMO, R. O. S . Inclusão social de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo comparativo acerca do seu aproveitamento no ensino superior. FUCAMP Cadernos, v. 14, p. 50-69, 2015.

8.
Carlos Roberto Souza Carmo2015Carlos Roberto Souza Carmo ; CARMO, R. O. S ; FRANCA, M. J. M. ; XAVIER, L. V. . Normalização de Trabalhos de Trabalhos Acadêmicos: um estudo de caso real baseado em métodos quantitativos aplicados. Cadernos da FUCAMP, v. 14, p. 54-73, 2015.

9.
Carlos Roberto Souza Carmo2014Carlos Roberto Souza Carmo ; CARMO, R. O. S . Motivação para aprendizagem no ensino superior: um estudo envolvendo o estágio curricular, alunos da modalidade presencial e alunos do curso a distância. Cadernos da FUCAMP, v. 13, p. 70-90, 2014.

10.
Carlos Roberto Souza Carmo2012Carlos Roberto Souza Carmo ; MIRANDA, G. J. ; BIFI, C. R. ; CARMO, R. O. S . Inclusão social: um estudo comparativo entre políticas e práticas em instituições de ensino superior. Cadernos da FUCAMP - v. eletrônica, v. 11, p. 1-11, 2012.

11.
CARMO, R. O. S;DE OLIVEIRA SOUZA CARMO, RENATA2011CARMO, R. O. S; Carlos Roberto Souza Carmo . Tutor em EAD: uma análise das concepções e práticas pedagógicas no ensino superior. Revista Triângulo, v. 4, p. 1-12, 2011.

12.
Carlos Roberto Souza Carmo2010Carlos Roberto Souza Carmo ; CARMO, R. O. S . Formação docente no ensino superior: teoria e prática analisadas no contexto de uma universidade pública federal. Cadernos da FUCAMP - v. eletrônica, v. 11, p. 1-12, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCIA, N. G. ; CARMO, R. O. S . Modos de organização textual em língua inglesa, volume 2. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2012. v. 2. 128p .

2.
GARCIA, N. G. ; CARMO, R. O. S . Inglês técnico para hotelaria. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2012. v. 1. 220p .

3.
CARMO, R. O. S; GARCIA, N. G. ; PUCCI, B. R. F. ; MAXWELL, L. J. . Estudos Semântico-discursivos da Língua Inglesa; Estudos Semântico-discursivos da Obra Literária em Língua Inglesa, volume 1. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011. v. 1. 208p .

4.
CARMO, R. O. S; GARCIA, N. G. . A língua inglesa no contexto mundial, volume 2. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. v. 1. 134p .

5.
CARMO, R. O. S; GARCIA, N. G. . Modos de organização textual em língua inglesa, volume 1. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. v. 2. 162p .

6.
CARMO, R. O. S; GARCIA, N. G. . A língua inglesa no contexto mundial, volume 1. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. v. 1. 129p .

Capítulos de livros publicados
1.
BATISTA, G. S. ; GOUVEIA, R. A. ; CARMO, R. O. S . A epistemologia da prática profissional docente: observações acerca de alguns desafios atuais. In: Silvana Malusá; Guilherme Saramago. (Org.). Docência universitária: dimensões teóricas e pressupostos da prática. 1ed.Monte Carmelo; Uberlândia: FUCAMP; Navegando, 2017, v. , p. 71-91.

2.
CARMO, R. O. S; GARCIA, N. G. . Uso das artes no ensino de literatura de língua inglesa. In: Beatriz Ribeiro Ferreira Pucci; Leila Janice Maxwell; Ivanilda Barbosa; Ângela Maria de Oliveira Lignani; Renata de Oliveira Souza Carmo; Newton Gonçalves Garcia; Ana Carolina Sanches Borges. (Org.). Ensino-aprendizagem de língua e literatura na sala de aula. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 69-107.

3.
CARMO, R. O. S. Eça de Queirós e os novos rumos da literatura portuguesa. In: Giovanni de Paula Oliveira; Helena Borges Ferreira; Ivanilda Barbosa; Renata de Oliveira; Susana Ramos Ventura. (Org.). Modos de organização do texto literário, volume 2. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. 2, p. 153-202.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Carlos Roberto Souza Carmo ; CARMO, R. O. S . Formação docente no ensino superior: teoria e prática analisadas no contexto de uma universidade pública federal. In: VI Simpósio Internacional 'O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente' II Seminário Internacional de Educação do Pontal do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia. VI Simpósio Internacional "O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente". Uberlândia-MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARMO, R. O. S; SILVA, A. A. F. ; SILVA, M. R. . A prática docente de professores ingressantes no ensino superior à luz dos paradigmas educacionais. In: IV Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2012, Uberlândia. IV Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. v. 1. p. 76-76.

2.
CARMO, R. O. S; Carlos Roberto Souza Carmo . Tutor em EAD: uma análise das concepções e práticas pedagógicas no ensino superior. In: III Seminário de Formação de Professores, 2011, Uberaba. III Seminário de Formação de Professores. Uberaba: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2011. p. 46-46.

3.
Carlos Roberto Souza Carmo ; BIFI, C. R. ; MIRANDA, G. J. ; CARMO, R. O. S . Inclusão social: um estudo comparativo entre políticas e práticas nas instituições de ensino superior ofertantes de cursos de Ciências Contábeis. In: III Seminário de Formação de Professores, 2011, Uberaba. III Seminário de Formação de Professores. Uberaba: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2011. p. 66-66.

Apresentações de Trabalho
1.
CARMO, R. O. S; FRANCO, A. P. . 'Reflexões sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como espaço para práticas educativas multiculturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARMO, R. O. S. Coesão e Coerência: uma contribuição para a leitura em língua inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARMO, R. O. S. Coesão e Coerência: uma contibuição para a leitura em língua inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARMO, R. O. S. Coesão e Coerência: uma contribuição para a leitura em lingua inglesa.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARMO, R. O. S. Diálogos entre textos: interfaces e contrastes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARMO, R. O. S. Análise da sintaxe nos livros didáticos de 8ª série. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARMO, R. O. S. Como escolher livros didáticos de língua portuguesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CARMO, R. O. S. Análise da sintaxe nos livros didáticos de 8ª série. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CARMO, R. O. S. Geografia e educação ambiental: etapa V volume 1. Série Licenciatura.. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009 (Material didático para graduação na modalidade a distância).

2.
CARMO, R. O. S. Geografia e educação ambiental: etapa V volume 2. Série Licenciatura.. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009 (Material didático para graduação na modalidade a distância).

3.
CARMO, R. O. S. Geografia e educação ambiental: etapa V volume 3. Série Licenciatura.. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009 (Material didático para graduação na modalidade a distância).

4.
CARMO, R. O. S. Geografia e educação ambiental: etapa VI volume 1. Série Licenciatura. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009 (Material didático para graduação na modalidade a distância).

5.
CARMO, R. O. S. Geografia e educação ambiental: etapa VI volume 2. Série Licenciatura.. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009 (Material didático para graduação na modalidade a distância).

6.
CARMO, R. O. S. Geografia e educação ambiental: etapa VI volume 3. Série Licenciatura.. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009 (Material didático para graduação na modalidade a distância).

7.
CARMO, R. O. S. Geografia e educação ambiental: etapa IV volume 1. Série Licenciatura. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008 (Material didático para graduação na modalidade a distância).

8.
CARMO, R. O. S. Geografia e educação ambiental: etapa IV volume 2. Série Licenciatura.. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008 (Material didático para graduação na modalidade a distância).

9.
CARMO, R. O. S. Eça de Queirós e os novos rumos da literatura portuguesa. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008 (Material didático para graduação na modalidade a distância).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARMO, R. O. S. English Language 2. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

2.
CARMO, R. O. S. English Language 3. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

3.
CARMO, R. O. S. Introdução à semântica I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

4.
CARMO, R. O. S. Introdução à semântica II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

5.
CARMO, R. O. S. Introdução à semântica III. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

6.
CARMO, R. O. S. Literatura de língua inglesa: períodos anglo-saxônico, medieval e elisabetano - parte I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

7.
CARMO, R. O. S. Literatura de língua inglesa: períodos anglo-saxônico, medieval e elisabetano - parte II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

8.
CARMO, R. O. S. Literatura de língua inglesa: escritores europeus modernos e pós-modernos e quadro geral dos escritores norte-americanos - parte I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

9.
GARCIA, N. G. ; CARMO, R. O. S . Literatura de língua inglesa: escritores europeus modernos e pós-modernos e quadro geral dos escritores norte-americanos - parte II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

10.
CARMO, R. O. S. Literatura de língua inglesa: período clássico, romântico e vitoriano - parte I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

11.
CARMO, R. O. S. Literatura de língua inglesa: período clássico, romântico e vitoriano - parte II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

12.
CARMO, R. O. S. Sintaxe II: ampliando o conhecimento das relações entre as palavras e as frases. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

13.
CARMO, R. O. S. Inglês Instrumental: Técnicas de Leitura para Compreensão de Textos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CARMO, R. O. S. Inglês instrumental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CARMO, R. O. S. O desenvolvimento da leitura e escrita por meio da utilização de gêneros textuais em sala de aula nos ensinos fundamental e médio. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
CARMO, R. O. S. Oficina: A prática de leitura e o regime de ciclos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CARMO, R. O. S. Curso de Formação de Formadores/ Programa de Educação a Distância da Universidade de Uberaba. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARMO, R. O. S; NUNES, I. R.; DIAS, S. M. Q.. Participação em banca de Iandra Flávia de Bessa.Sabedoria e educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba.

2.
CARMO, R. O. S; NUNES, I. R.; DIAS, S. M. Q.. Participação em banca de Marília da Conceição Cunha.Memórias de Emília no Reino das Letras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba.

3.
CARMO, R. O. S; NUNES, I. R.; DIAS, S. M. Q.. Participação em banca de Lúcia Maria Alves de Faria.Mulheres e literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba.

4.
CARMO, R. O. S; NUNES, I. R.; DIAS, S. M. Q.. Participação em banca de Clerismar Souto Siqueira.Educação em cordel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba.

5.
CARMO, R. O. S; NUNES, I. R.; DIAS, S. M. Q.. Participação em banca de Ariane de Souza Costa.TCCendo e Educando. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARMO, R. O. S. Membro titular da banca examinadora no processo seletivo para o cargo de instrutor de 2º grau - Telecurso, da disciplina de língua inglesa. 2005. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Diálogos.com "A profissão docente na atualidade: desafios e perspectivas". 2016. (Outra).

2.
Diálogos.com "Dimensões do Cotidiano Escolar no Brasil: Livro Didático e Processos de Ensino-aprendizagem". 2016. (Outra).

3.
Diálogos.com "Ser e Fazer-se Professora: A História de Nevinha Santos". 2016. (Outra).

4.
III Colóquio de Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2016. (Outra).

5.
Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016. (Simpósio).

6.
V Colóquio de Estudos Discursivos Foucaultianos - Discurso, Sujeito e Autor(ia). 2016. (Outra).

7.
IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2013. (Simpósio).

8.
XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística. 2013. (Simpósio).

9.
IV Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior.A prática docente de professores ingressantes no ensino superior à luz dos paradigmas educacionais. 2012. (Encontro).

10.
IV Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior.IV Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior. 2012. (Encontro).

11.
III Seminário de Formação de Professores.Tutor em EAD: uma análise das concepções e práticas pedagógicas no ensino superior. 2011. (Seminário).

12.
III Seminário de Formação de Professores. 2011. (Seminário).

13.
III Seminário de Formação de Professores.Inclusão social: um estudo comparativo entre políticas e práticas nas instituições de ensino superior ofertantes de cursos de Ciências Contábeis. 2011. (Seminário).

14.
VI Simpósio Internacional: o Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.Formação docente no ensino superior: teoria e prática analisadas no contexto de uma universidade pública federal. 2011. (Simpósio).

15.
Capacitação Pedagógica para atuação no ensino superior. 2008. (Oficina).

16.
II Encontro das Licenciaturas da Universidade de Uberaba.Diálogos entre textos: interfaces e contrastes. 2007. (Encontro).

17.
I SEEL - Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários.Coesão e Coerência: uma contribuição para a leitura em língua inglesa. 2007. (Seminário).

18.
IV Fórum de Discussão sobre a Formação Comum das Licenciaturas. 2007. (Outra).

19.
Planejamento de aula versus gerenciamento de tempo: bases para o sucesso de uma língua estrangeira. 2007. (Simpósio).

20.
XII Encontro Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2006. (Encontro).

21.
3ª Jornada Científica da FAZU.Análise da sintaxe nos livros didáticos de 8ª série. 2004. (Outra).

22.
Abordagens Metodológicas e Didáticas no Ensino de Línguas Estrangeiras e Vernácula. 2004. (Outra).

23.
Ensinando valores por meio da língua inglesa para crianças de 1ª a 4ª série. 2004. (Seminário).

24.
I Congresso Regional de Educadores: Pensar a Educação, Recriar a Escola. 2004. (Congresso).

25.
III Jornada Científica da FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba.Análise da sintaxe nos livros didáticos de 8ª série. 2004. (Outra).

26.
Teachers of English as a Foreing Language. 2004. (Seminário).

27.
X Encontro Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro.Como escolher livros didáticos de língua portuguesa. 2004. (Encontro).

28.
X Encontro Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro: ser professor: saberes e desafios do século XXI. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marília da Conceição Cunha. Memórias de Emília no Reino das Letras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba. Orientador: Renata de Oliveira Souza Carmo.

2.
Lúcia Maria Alves de Faria. Mulheres e literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba. Orientador: Renata de Oliveira Souza Carmo.

3.
Clerismar Souto Siqueira. Educação em cordel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba. Orientador: Renata de Oliveira Souza Carmo.

4.
Ariane de Souza Costa. TCCendo e Educando. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba. Orientador: Renata de Oliveira Souza Carmo.

5.
Iandra Flávia de Bessa. Sabedoria e educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras português/Inglês) - Universidade de Uberaba. Orientador: Renata de Oliveira Souza Carmo.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GARCIA, N. G. ; CARMO, R. O. S . Modos de organização textual em língua inglesa, volume 2. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2012. v. 2. 128p .



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público

Professor efetivo de 1º e 2º graus na disciplina de lingua inglesa/CEFET/MG, conforme edital nº 013, de 19/10/2007.

Técnico em assuntos educacionais da UFTM, conforme edital nº 10, de 03/05/2006.

Professor de Educação Básica para a disciplina de Língua Portuguesa, cnforme edial SEE nº 01/2005.

Professor substituto de 1º e 2º graus na disciplina de Língua Inglesa na Central de Idiomas Modernos da UFTM, 2004.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 5:36:50