Laisse Costa Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6968129731924403
  • Última atualização do currículo em 10/11/2014


Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Pará(2010) e mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará(2013). Atuando principalmente nos seguintes temas:Gravimetria, Inversão linear 3D, Inversão não linear 3d, Inversão linear. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Laisse Costa Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, L. C.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em Geofísica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: PROCEDIMENTOS LINEARES DE INVERSÃO GRAVIMÉTRICA PARA ESTIMAR O RELEVO 3D DO EMBASAMENTO DE BACIAS SEDIMENTARES,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: CRISTIANO MENDEL MARTINS.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Gravimetria; Inversão linear 3D; Inversão não linear 3d; Inversão linear.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica / Especialidade: Gravimetria.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2005 - 2010
Graduação em Física.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Núcleo de Astronomia da UFPA: Um Pólo de Difusão e Popularização da Astronomia no Pará..
Orientador: LUIS CARLOS BASSALO CRISPINO.
Bolsista do(a): Pro-Reitoria de Extensão da UFPA.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2005 - 2009
O Núcleo de Astronomia da UFPA
Descrição: O Núcleo de Astronomia (Nastro) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é um centro de ensino situado nas dependências da UFPA, onde são utilizadas metodologias interativas e muitas das vezes lúdicas como ferramentas de ensino-aprendizagem, por meio da experimentação e observação astronômica. O Nastro foi criado inicialmente com o intuito de suprir a curiosidade e sede de conhecimento de um pequeno grupo de estudantes de graduação do curso de Física da UFPA, mas como a Astronomia é uma ciência que fascina a todos, este grupo agregado a novos alunos e professores da Faculdade de Física da UFPA, cresceu e deu lugar a este Núcleo, cujo objetivo é a popularização e difusão da Astronomia no Pará. A Astronomia é tida como a ciência mais antiga de todas as ciências, sendo certo que, em sua luta pela sobrevivência, o mais primitivo ser humano se preocupou em observar os fenômenos que ocorriam a sua volta, bem como, na medida de sua capacidade intelectual, em tentar compreendê-los. Inicialmente sua atenção deve ter sido atraída para os fenômenos que mais afetavam sua vida cotidiana (Faria e Alarsa, 1985:13). Com o passar do tempo, o homem aprendeu a lidar com os fenômenos que ocorriam a sua volta, e passou a utilizá-los como instrumento de sobrevivência. Atualmente, devido aos avanços tecnológicos e científicos, a Astronomia já não é a principal fonte norteadora para a sobrevivência humana, uma vez que existem ramos expecíficos da ciência voltados para isso. Nesse contexto, o Nastro busca mostrar para a sociedade paraense a importância da Astronomia e de suas práticas ao longo da evolução científica e tecnológica. ... a Astronomia teve uma importância capital para cada uma das épocas, e foram várias as suas motivações: desde fatores econômicos (navegação e agricultura), religiosos e supersticiosos (astrologia), até a observação aliada à curiosidade. Estes fatores foram propulsores para o desenvolvimento de teorias e modelos para o homem se localizar no universo ( Langhi, 2004: 15). O Nastro também promove e participa de eventos de caráter regional e nacional, desenvolvendo atividades práticas por meio de experimentação, seminários, mini-cursos, e aulas de Astronomia e Astronáutica. Para realização de suas atividades o Nastro conta com um acervo de experimentos industrializados e de baixo custo, telescópios e recursos multimídia. Para por em prática tais atividades, os monitores do Nastro são capacitados de forma que possam construir e/ou reformar, manusear e explicar os conceitos envolvidos em cada experimento. A utilização destes recursos possibilita ao aluno a oportunidade de visualizar e participar da simulação dos fenômenos astronômicos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Labotatório de Demonstraçõ da UFPA
Descrição: O projeto Laboratório de Demonstrações tem como objetivo ser um primeiro passo na implementação de um Centro Interativo de Ciências na cidade de Belém. O projeto consistirá inicialmente na reunião de experimentos ilustrativos ligados às áreas de Física e Matemática. Tais experimentos serão, em sua grande maioria, elaborados e construídos pelos integrantes do projeto, utilizando, sempre que possível, materiais de baixo custo. Os experimentos serão interativos, elaborados de forma que se mostrem ricos em estímulos diversos, de modo a atrair pela diversidade dos temas apresentados e pela beleza plástica, além de acompanhados de painéis explicativos à luz dos conceitos científicos básicos, com textos curtos e com ilustrações, de modo a torná-los acessíveis ao público em geral. Também deverão ter, de um modo geral, caráter itinerante, possibilitando o fácil transporte dos mesmos, permitindo o intercâmbio com outras instituições. Cada experimento montado durante o projeto terá um guia de montagem cuidadosamente escrito, contendo uma descrição do procedimento experimental e das etapas de construção dos mesmos, utilizando ilustrações e esquemas. Ao final do período do projeto, um manual de montagem de todos os experimentos construídos no projeto Laboratório de Demonstrações será disponibilizado para professores do ensino fundamental e médio que serão encorajados a reproduzir os experimentos em suas escolas. Assim que o projeto Laboratório de Demonstrações tiver, ao longo de sua execução, reunido um número mínimo de experimentos, estes já serão postos em contato com o público em exposições interativas. Tal contato deve ocorrer dentro da UFPA e fora dela, como, por exemplo, em escolas, parques, museus, etc....
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.



Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, L. C.; MARTINS, C. M. ; CORREA, P. D. J. B. . PROCEDIMENTOS LINEARES DE INVERSÃO GRAVIMÉTRICA PARA ESTIMAR O RELEVO 3D DO EMBASAMENTO DE BACIAS SEDIMENTARES. In: 13th International Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2013, Rio de Janeiro. 13th International Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, C. M. ; FRANCA, E. T. ; BARBOSA, V. C. F. ; RAMOS, L. C. . Análise numérica de sensibilidade e resolução de inversão. In: 12th International Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2011, Rio de Janeiro. 12th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. Rio de Janeiro: RBGF, 2011. v. 3005. p. 1-16.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, L. C.; COSTA, F. C. ; CRISPINO, L. C. B. ; SILVA, L. A. ; SOUZA, R. G. . CONCEPÇÕES DE ASTRONOMIA NA 3º E 4º SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
RAMOS, L. C.; MARTINS, C. M. ; MARTINS, C. M. . ESTIMATIVA EM 3D DO RELEVO DO EMBASAMENTO DE BACIAS SDIMENTARES. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12º International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEFet. 2011. (Outra).

2.
AMAZONIAN SCHOOL ON QUANTUM THEORY AND APPLICATIONS. 2008. (Outra).

3.
AMAZONIAN SIMPOSIUM ON PHISICS. 2008. (Outra).

4.
I JORNADA DE FÍSICA NO PARÁ -UFPA. 2008. (Outra).

5.
Semana do Calouro de Física 2008.OFICINA DE EXPERIMENTOS DO LABORATÓRIO DE DEMONSTRAÇÕES. 2008. (Oficina).

6.
10º JORNADA DE EXTENSÃO NA UFPA. STANDE DE FÍSICA: LABORATÓRIO DE DEMONSTRAÇÕES E NÚCLEO DE ASTRONOMIA. 2007. (Exposição).

7.
59º EUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA -SBPC. EXPOSIÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA E ASTRONOMIA. 2007. (Feira).

8.
I ESCOLA DE ASTRONOMIA, ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA. 2007. (Outra).

9.
II SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA DA UFPA. 2007. (Seminário).

10.
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física -SNEF: O Ensino de Física e Sustentabilidade.UM PASSEIO PELO CÉU. 2007. (Outra).

11.
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física -SNEF: O Ensino de Física e Sustentabilidade.ABORDAGEM CTS PARA APRENDIZAGEM DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL. 2007. (Outra).

12.
"ETNOASTRONOMIA - A VISÃO DO CÉU NOTURNO A PARTIR DA REALIDADE SÓCIO-CULTURAL DE UMA TRIBO INDÍGENA AMAZÔNIDA". 2006. (Seminário).

13.
1º Ciência na Ilha.Física na ilha, mostra de atividades do Núcleo de Astronomia da UFPA.. 2006. (Outra).

14.
FEIRA METROPOLITANA DE CIÊNCIAS.ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DO NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA. 2006. (Outra).

15.
I JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS GRUPOS PET DO ESTADO DO PARÁ -UFPA.ETNOASTRONOMIA - A VISÃO DO CÉU NOTURNO A PARTIR DA REALIDADE SÓCIO-CULTURAL DE UMA TRIBO INDÍGENA AMAZONIDA. 2006. (Outra).

16.
IX Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Monitoria de Astronomia. 2006. (Olimpíada).

17.
NONA JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - TEMA "SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA".NÚCLEO DE ASTRONOMIA. 2006. (Outra).

18.
SEMANA NACONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Criatividade & Inovação.ASTRONOMIA. 2006. (Outra).

19.
I ENCONTRO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UFPA.MONTAGEM DE EXPERIMENTOS SIMPLES, INTERATIVOS E DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2005. (Oficina).

20.
I ENCONTRO DE ESTUDANTES DO CURSO DE MATEMÁTICA MODALIDADE A DISTANCIA DA UFPA.FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA. 2005. (Oficina).

21.
IV SEMANA DE FÍSICA DA UFPA.DIFRAÇÃO DE RAIO-X e INRTODUÇÃO À COSMOLOGIA. 2005. (Seminário).

22.
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.ASTRONOMIA. 2005. (Outra).

23.
VIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.CONTROLE DE QUALIDADE EM RADIOLOGIA ORAL. 2005. (Seminário).

24.
VIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM RADIOAGNOSTICOS. 2005. (Seminário).

25.
VIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.LABORATÓRIO DE DEMOSTRAÇÕES. 2005. (Outra).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
RAMOS, L. C.; MARTINS, C. M. ; MARTINS, C. M. . ESTIMATIVA EM 3D DO RELEVO DO EMBASAMENTO DE BACIAS SDIMENTARES. 2012.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, L. C.; COSTA, F. C. ; CRISPINO, L. C. B. ; SILVA, L. A. ; SOUZA, R. G. . CONCEPÇÕES DE ASTRONOMIA NA 3º E 4º SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
RAMOS, L. C.; MARTINS, C. M. ; MARTINS, C. M. . ESTIMATIVA EM 3D DO RELEVO DO EMBASAMENTO DE BACIAS SDIMENTARES. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:33:00