Kátia Aparecida Marangon Barbosa

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  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, é graduada em Pedagogia com habilitação em deficiência auditiva, pelo Centro de Ensino Superior Unificado de Brasília, especialista em Processos do Desenvolvimento Humano pela Universidade de Brasília e especialista em Psicopedagogia Institucional, pela Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro. Em sua atuação profissional destacam-se as seguintes atividades: consultora especialista em assuntos pedagógicos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, consultora especialista na área educacional da Organização dos Estados Ibero-americanos/OEI, consultora especialista em assuntos educacionais para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, todas as consultorias vinculadas à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, onde desenvolveu atividades para acompanhamento e monitoramento de Programas Governamentais. Docência no Ensino Superior, no Ensino Médio e Ensino Fundamental, orientação educacional e supervisão escolar. Foi Coordenadora Geral de Desenvolvimento da Educação Especial e Coordenadora Geral de Planejamento e Gestão da Educação Especial, na Secretaria de Educação Especial/SEESP no Ministério da Educação, onde desenvolveu e coordenou trabalhos com ênfase nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, estatística da educação especial, elaboração e coordenação de projetos nacionais e internacionais relacionados à educação especial, elaboração e gestão de políticas públicas no campo da Educação Especial, coordenação de programas de formação continuada de professores. Desenvolveu atividades técnicas e representações no âmbito do Ministério da Educação como: Membro Titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), Membro do Cômite de Ajudas Técnicas, vinculado a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Membro da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação Básica, integrante do Grupo de Trabalho designado pelo Ministro da Educação para elaborar a Política Nacional de Educação Especial. Representante da Secretaria de Educação Especial nas Missões de Cooperação Técnica Internacional em Cabo Verde e Angola, onde elaborou e coordenou a implantação do Projeto "Escola de Todos". Atualmente é coordenadora do curso de Pedagogia e professora nos seguintes cursos de graduação do campus da Universidade Paulista - UNIP em Brasília: Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, pesquisadora do CNPQ no Grupo de Pesquisas em Psicologia e Educação (GRUPPE) e Consultora Especializada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kátia Aparecida Marangon Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, K. A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Ministério da Educação.
Ministério da Educação
Zona Cívico-Administrativa
70047900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (061) 20228240


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Representações sociais de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre a aprendizagem de estudantes com deficiência em escolas inclusivas,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Representações sociais; Estudantes com Deficiência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Especialização em Processos do Desenvolvimento Humano. (Carga Horária: 480h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Implicações do curso "Atendimento Educacional Especializado" na formação de um grupo de professores do Ensino Fundamental.
Orientador: Marisa Maria Brito da Justa Neves.
2003 - 2004
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: A influência da Psicopedagogia na educação de crianças surdas.
1999 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Centro de Ensino Superior Unificado de Brasília, CESUBRA, Brasil.
Título: O desenvolvimento cognitivo de crianças surdas das 2ª séries da Escola Classe 308 Sul.
Orientador: Rosana Cipriano.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Aperfeiçoamento do SIC à luz da Legislação de Acesso à Informação. (Carga horária: 16h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2003 - 2003
Intervenção e Diagnóstico Psicopedagógico Instituc. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Brasília, ABPP, Brasil.
1998 - 1998
Teacher Trainning Course. (Carga horária: 80h).
Instituto Britânico Independente, IBI, Brasil.
1993 - 1998
Basic, Intermediate, Advanced, Translation. (Carga horária: 700h).
Instituto Britânico Independente, IBI, Brasil.
1997 - 1997
English Communication Program - Advanced. (Carga horária: 120h).
Pacific Gateway International College, PGIC, Canadá.


Atuação Profissional



Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Consultoria Especializada, Enquadramento Funcional: Consultora Especializada
Outras informações
Consultoria especializada para elaborar estudos sobre as potencialidades e fragilidades do programa INLCUIR com o intuito de subsidiar a SESu no fortalecimento de políticas públicas o acesso pleno de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Consultoria Especializada, Enquadramento Funcional: Consultora Especializada
Outras informações
Consultoria Especializada para a realização de estudos subsidiários ao processo de fortalecimento de políticas públicas para o acesso pleno da população preta, parda, indígena e com deficiência às instituições federais de ensino superior.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Consultoria Especializada, Enquadramento Funcional: Consultoria Especializada
Outras informações
Consultoria Técnica Especializada para o desenvolvimento de estudos sobre a expansão qualificada da oferta de vagas no ensino superior público federal, com ênfase nas inovações acadêmicas e projetos especiais em implementação nas universidades federais.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Consultoria Especializada, Enquadramento Funcional: Consultora Especializada
Outras informações
Consultoria Especializada para realização de estudos, pesquisas e análises que permitam o acompanhamento da implementação do Programa Viver sem Limite, com a finalidade de subsidiar as universidades federais e a Secretaria de Educação Superior/SESu - MEC na avaliação das dificuldades com o procersso de implantação e identificação das potencilaidades dessa política.


UNiversidade Paulista - Câmpus Brasilia, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Serviço Social e Psicologia.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Pedagogia, Carga horária: 18
Outras informações
Coordenadora do curso de Pedagogia no câmpus da UNIP em Brasília.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultoria Técnica, Enquadramento Funcional: Consultoria Técnica Especializada em Educação
Outras informações
Consultoria técnica especializada para formular métodos, técnicas e indicadores para análise e diagnóstico das políticas, ações e dos programas de Educação Superior no Brasil voltados a expansão do acesso, a qualidade da educação, a inclusão e ao desenvolvimento regional sustentado e a distribuição regional equitativa de sua oferta. Realizada no âmbito do Projeto OEI/BRA/10/002 - Atualização dos Processos de Gestão e Avaliação de Políticas e Programas de Educação Superior no Brasil.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Consultoria especializada OEI, Enquadramento Funcional: Consultora para assuntos pedagógicos - OEI
Outras informações
Consultora do Programa OEI/BRA/10/002 - Atualização dos Processos de Gestão e Avaliação de Políticas e Programas de Educação Superior no Brasil

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Consultora PNUD, Enquadramento Funcional: Consultora especialista em estudo pedagógico
Outras informações
Consultoria técnica especializada em estudos pedagógicos, para acompanhamento do desenvolvimento acadêmico das Instiuições Federais de Educação Superior/IFES no âmbito do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Responsável por acompanhar, realizar visitas técnicas e de monitoramento e elaborar o ?Documento Técnico relativo à consonância entre a proposta apresentada no projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI e as ações implementadas no âmbito da Universidade de Brasília ? UNB, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ? UFFRJ, e a Universidade Federal de Grande Dourados ? UFGD, Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG, da Universidade Federal de Pernambuco ? UFPE, da Universidade Federal de Viçosa ? UFV, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Universidade Federal Rural da Amazônia ? UFRA, Universidade Federal de Itajubá ? UNIFEI, Universidade Federal do Pará ? UFPA, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ? UFMS, Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM e Universidade Federal de Sergipe ? UFS, nos aspectos relativos à flexibilidade acadêmica, mobilidade estudantil e no aspecto relativo à ampliação da oferta de vagas, em conformidade com o TOR 007/2009- 02? previsto no Contrato de Honorários Nº 2009/000510 celebrado em Parceria com PNUD no âmbito do Projeto BRA06/007.

Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Coordenadora Geral - DAS 04, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral Educação Especial - DAS 04
Outras informações
Coordenadora Geral de Planejamento da Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação - DAS 04 - Cargo Comissionado Coordenadora Geral de Desenvolvimento da Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação - DAS 04 - Cargo Comissionado

Atividades

08/2003 - Atual
Direção e administração, Secretaria de Educação Especial - SEESP, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral de Planejamento da Educação Especial.

Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cul, OEI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Consultoria Técnica, Enquadramento Funcional: Consultoria
Outras informações
Consultoria especializada para desenvolvimento de estudos propositivos e analíticos acerca das inovações acadêmicas das Universidades Federais em relação aos Bacharelados Interdisciplinares e, em relação as ações de implementação e acompanhamento dos aspectos relacionados a expansão do acesso à educação superior no Brasil.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Consultoria técnica, Enquadramento Funcional: Consultoria
Outras informações
Consultoria especializada para elaboração de estudos analíticos e propositivos sobre experiências que concorram para o sucesso das metas de Expansão e Reestruturação da Educação Superior Federal, no eixo referente às práticas de inovação acadêmica que propiciem novos itinerários formativos. Projeto MEC - Assistência Técnica 2012 - Programa de Assistência Técnica da OEI ao MEC.


Faculdade Anhanguera de Brasília, ANHANGUERA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professora do Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior, Carga horária: 11
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia, ministrando as seguintes disciplinas: Didática, Formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Práticas de Docência e Gestão, História da Educação, Fundamentos da Educação Infantil.


Lumine Editora, LUMINE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Consultoria Especializada, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva


Organização dos Estados Ibero Americanos para a Educação, a Ciência e a Cul, OEI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Consultoria Especializada, Enquadramento Funcional: Consultora técnica especializada
Outras informações
Consultoria Técnica Especializada para o desenvolvimento de estudos subsidiários à atualização e ao aperfeiçoamento de instrumentos para a orientação do público-alvo dos processos seletivos do Programa Universidade para Todos - PROUNI e do Sistema de Seleção Unificada - SISU, junto à Coordenação do Projeto OEI/BRA/14/001 - Desenvolvimento de Metodologias Institucionais destinadas à Consolidação da Educação Superior como Fator de Desenvolvimento Sustentável do Brasil.



Membro de corpo editorial


2005 - 2008
Periódico: Inclusão - Revista da Educação Especial


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, K. A. M.; AZEVEDO, K. R. . O papel da subjetividade na formação de professores para uma escola inclusiva. In: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira. (Org.). Transdisciplinaridade e Subjetividae:saberes e perspectivas docentes. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 01, p. 192-192.

2.
BARBOSA, K. A. M.; CERQUEIRA, T. C. S. . Representações Sociais na Formação Docente para a Educação Inclusiva. In: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira. (Org.). Representações sociais e subjetividade: inter-relações em educação. 1ed.Brasilia: Thesaurus, 2012, v. 1, p. 19-44.

3.
CERQUEIRA, T. C. S. ; BARBOSA, K. A. M. ; SILVA, D. B. . Representacoes Sociais e Gestao Escolar. In: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira. (Org.). Representacoes Sociais e subjetividade. inter-relações em educação. 1ed.Brasilia: Thesaurus, 2012, v. 1, p. 45-75.

4.
TECNICAS, B. C. C. A. ; BARBOSA, K. A. M. . Uso de Recursos e Equipamentos de Tecnologia Assistiva na Educação Municipal, Estadual e Federal Tecnológica. In: Brasil. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência. Cômite de Ajudas Técnicas. (Org.). Tecnologia Assistiva. 1ªed.Brasilia: CORDE, 2009, v. , p. 41-58.

5.
BARBOSA, K. A. M.; ALVES, D. O. . Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva - problematizações conceituais. In: Secretaria de Educação Especial. (Org.). Ensaios Pedagógicos - Programa Educação Inclusiva:direito à diversidade. 01ed.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007, v. , p. 23-28.

6.
BARBOSA, K. A. M.; ALVES, D. O. . Experiências Educacionais Inclusivas: refletindo sobre o cotidiano escolar. In: Brasil. MEC. Secretaria de Educação Especial. (Org.). Experiências Educacionais Inclusivas. 1ªed.Brasília: MEC/SEESP, 2006, v. , p. 15-23.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, K. A. M.. Educação para o Trânsito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARBOSA, K. A. M.; ALVES, D. O. . Políticas Públicas de Inclusão e Sistemas de Ensino Inclusivos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BARBOSA, K. A. M.. Perspectivas das Licenciaturas Interdisciplinares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARBOSA, K. A. M.. Situação Atual dos Bacharelados Interdisciplinares nas universidades brasileiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARBOSA, K. A. M.; AZEVEDO, K. R. ; CERQUEIRA, T. C. S. . Sala de recursos e sala de aula comum: espaços de compartilhamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BARBOSA, K. A. M.. Da inclusão escolar à participação social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Ministério da Educação de Angola ; Secretaria de Eduacação Básica, Ministério da Educação ; BARBOSA, K. A. M. . Currículo e Educação Especial - Reformulação da PROPOSTA CURRICULAR DE ANGOLA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Ministério da Educação de Angola ; BARBOSA, K. A. M. . Reflexões sobre o currículo - Currículo e Educação Especial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BARBOSA, K. A. M.. PROLIBRAS - Proficiência em Libras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação ; BARBOSA, K. A. M. . Oficina de Formação de Multiplicadores do Projeto Educar na Diversidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BARBOSA, K. A. M.. Políticas de Inclusão Educacional como Instrumento para a Conquista de Direitos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BARBOSA, K. A. M.. Evolução da Educação Especial no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARBOSA, K. A. M.. Indicadores da Educação Especial no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARBOSA, K. A. M.; ALVES, D. O. . Assessoria Técnia para implementação da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Educação de Franca/SP. 2012.

2.
BARBOSA, K. A. M.. Membro da Comissão Técnica de Seleção do Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior, publicado pela Portaria Nº 1.132 de 19 de agosto de 2010.. 2010.

3.
BRASIL, Coordenadoria Nacional Pessoa com Deiciência ; BARBOSA, K. A. M. . Câmara Técnica " Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência". 2006.

4.
BRASIL, Coordenadoria Nacional Pessoa com Deiciência ; BARBOSA, K. A. M. . Câmara Técnica "Década das pessoas com deficiência 2006-2016". 2006.

Produtos tecnológicos
1.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo diagnóstico situacional das políticas públicas para acesso pleno da população preta, parda, indígena e com deficiência ao ensino superior público federal , no âmbito das universidades federais das região Norte. 2018.

2.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo diagnóstico situacional das políticas públicas para acesso pleno da população preta, parda, indígena e com deficiência ao ensino superior público federal , no âmbito das universidades federais da região Nordeste. 2018.

3.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo diagnóstico situacional das políticas públicas para acesso pleno da população preta, parda, indígena e com deficiência ao ensino superior público federal , no âmbito das universidades federais da região Sudeste. 2018.

4.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo diagnóstico situacional das políticas públicas para acesso pleno da população preta, parda, indígena e com deficiência ao ensino superior público federal , no âmbito das universidades federais da região Sul. 2018.

5.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo estudo analítico acerca das alterações normativas no PROUNI no último biênio, com avaliação dos impactos dessas mudanças nas sistemáticas administrativas e operacionais do programa. 2017.

6.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo estudo analítico acerca das alterações normativas no SISU no último biênio, com avaliação dos impactos dessas mudanças nas sistemáticas administrativas e operacionais do programa. 2017.

7.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo estudo analítico acerca dos critérios de divulgação da legislação e procedimentos dos processos seletivos dos programas em questão pela Central de atendimentos da SESu/MEC, incluindo proposta de conteúdo acerca das referidas legislações e procedimentos como subsídio ao treinamento dos atendentes da Central de Atendimentos da SESu/MEC. 2017.

8.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo diagnóstico situacional das políticas públicas para acesso pleno da população preta, parda, indígena e com deficiência ao ensino superior público federal , no âmbito das universidades federais da região centro-oeste. 2017.

9.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo proposta de instrumentos,indicadores e metodologia de coleta de dados com vistas a subsidiar a análise dos aspectos socioeconômicos das mesorregiões dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.. 2014.

10.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo proposta de instrumentos, indicadores e metodologia de coleta de dados referentes ao monitormanteo do Programa Viver sem Limite. 2014.

11.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo estudo analítico sobre a implantaçãodos cursos de Licenciatura em Letras/Libras e Pedagogia Bilíngue. 2014.

12.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técncio contendo estudo comparativos dos projetos pedagógicos dos cursos de Licencaitura Letras/Libras no Âmbito do Programa Viver sem Limite. 2014.

13.
BARBOSA, K. A. M.; MEC/SESu . Documento Técnico contendo Referencial Teórico para a estruturação acadêmico curricular dos Bacharelados Interdisciplinares. 2013.

14.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnio contendo o estudo analítico dos cursos de Bacharelado Interdisicplinar em implementação nas IFES, com vistas a subsidiar o fomento de práticas de inovação que propiciem novos itinerários formativos. 2012.

15.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo o estudo analítico das diretrizes legais dos Bacharelados Interdisicplinares e proposta de ação para consolidação desses cursos de graduação. 2012.

16.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo a sistemática para levantamento de boas práticas nas Universidades Federais. 2012.

17.
BARBOSA, K. A. M.. Documento técnico contendo proposta da sistemática e metodologia para coleta e mapeamento dos dados relativos a programas e ações que combatam a retenção e/ou evasão escolar de alunos nos cursos de graduação presencial nas IFES. 2011.

18.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo o instrumento de coleta de dados que será aplicado nas universidades federais para conhecer informações relativas aos programas e ações em andamento que combatam à retenção e/ou evasão de alunos nos cursos de graduação presencial. 2011.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, K. A. M.; CERQUEIRA, T. C. S.; VALADAO, E. B.; RODRIGUES, M. A. M.. Participação em banca de Jessyca Karoline Nascimento de Freitas.Representações Sociais dos professores sobre a Educação Inclusiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

2.
BARBOSA, K. A. M.. Participação em banca de Adriana Lucia da Conceição.O professor e a Educação Inclusiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

3.
BARBOSA, K. A. M.. Participação em banca de Antonio Maria.O "deficiente" como fenômeno de representação social entre discentes de Pedagogia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

4.
BARBOSA, K. A. M.. Participação em banca de Daiana José de Oliveira Santos.A inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva: uma análise do processo de alfabetização de surdos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

5.
BARBOSA, K. A. M.. Participação em banca de Delayne da Silva Soares.A importância da afetividade para o aprendizado da criança na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

6.
BARBOSA, K. A. M.. Participação em banca de Francisca Ednete Pereira da Silva.A importância da brincadeira para crianças de 04 anos - Educação Infantil : implicações nas relações interativas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

7.
BARBOSA, K. A. M.. Participação em banca de Nayara Vieira Reis.Inclusão sob a perspectiva do docente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, K. A. M.. Banca Examinadora da Prova de Desempenho Didático de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2013. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas na Educação Superior.INCLUIR - Núcleos de Acessibilidade. 2018. (Seminário).

2.
Seminário Internacional e IV Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares. 2018. (Seminário).

3.
Seminário Internacional Educação Profissional e Inserção de Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação no Mundo do Trabalho: Legislação, Políticas e Práticas.Inserção de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho. 2015. (Seminário).

4.
III Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares. 2014. (Seminário).

5.
11ª Conferência Internacional de Representações Sociais e II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representaçãoes Sociais e. RS de professores do ennsino fundamental sobre a aprendizagem de estudantes com deficiência. 2012. (Congresso).

6.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Sala de Recursos e sala de aula comum: espaços de compartilhamento. 2012. (Congresso).

7.
VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Representações Sociais de professores do ensino fundamental sobre a aprendizagem de estudantes com deficiência. 2012. (Simpósio).

8.
VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Educação e Inclusão Social. 2012. (Outra).

9.
Cerimônia de Encerramento e Formatura do Curso de Capacitação para a Elaboração da Proposta Curricular de Angola.Coordenação do Caderno Reflexões sobre o currículo - Currículo e Educação Especial. 2010. (Outra).

10.
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade.Políticas Públicas - Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2010. (Oficina).

11.
CURSO PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE ANGOLA.Reflexões sobre o currículo - Currículo e Educação Especial. 2009. (Oficina).

12.
A construção de práticas educacionaos para alunos com altas habilidades/superdotação.Implantação de Núcleos de Atividades de altas habilidades/superdotação. 2007. (Oficina).

13.
Encontro dos Dirigentes Estaduais de Educaçao Especial.Acessibilidade ao currículo para alunos com surdez. 2007. (Encontro).

14.
Missão de Cooperação Técnica Brasil - Cabo Verde.Avaliação do Projeto de Cooperação Técnica "Escola de Todos". 2007. (Outra).

15.
Sociedade Inclusiva: uma meta para Alagoas.Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2007. (Seminário).

16.
VII Seminário do Grêmio Estudantil do INES.PROLIBRAS - Proficiência em LIBRAS. 2007. (Seminário).

17.
V Semana de Biologia das Faculdades JK.Políticas de Educação Inclusiva. 2007. (Seminário).

18.
Câmara Técnica - Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.Proposta do Brasil ao Texto Final. 2006. (Oficina).

19.
Câmara Técnica - Década das Pessoas com Deficiência 2006 -2016.Políticas Públicas de Educação. 2006. (Oficina).

20.
I Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente.Inclusão Social da Pessoa com defciência. 2006. (Simpósio).

21.
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva.A inclusão de alunos com deficiência auditiva. 2006. (Seminário).

22.
III Jornadas de Cooperácion Educativa Con Iberoamérica sobre Educácion Especial e Inclusión Educativa.Políticas Educacionais Inclusivas no Brasil. 2006. (Oficina).

23.
VIII Seminário Brasileiro de Educação de Deficientes Visuais.Políticas de Inclusão Educacional como instrumento para a conquisa de direitos. 2006. (Seminário).

24.
1ª Reunión de Trabajo Del Comité Ad Hoc - SENDDD AMERICA/OCDE.1ª Reunión de Trabajo del Comité As Hoc - SENDDD AMERICA/OCDE. 2005. (Encontro).

25.
Fórum Estadual da Inclusão Educacional."Educação Inclusiva: educação como direito de todos. 2005. (Encontro).

26.
V Seminário de Educação Especial: Educando para a diversidade.Educação Inclusiva: Direito à diversidade. 2005. (Seminário).

27.
1º Fórum Brasileiro sobre Deficiência Múltipla e Surdocegueira.1º Fórum Brasileiro sobre Deficiência Múltipla e Surdocegueira. 2004. (Seminário).

28.
Jornadas de Cooperácion Educativa con Iberoamérica sobre Educácion Especial.Indicadores da Educação Especial no Brasil. 2004. (Seminário).

29.
SENDDD-AMERICA/OCDE.SENDDD-AMERICA/OCDE. 2004. (Seminário).

30.
Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.Políticas de Edcação Inclusiva. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEC/SESu ; BARBOSA, K. A. M. . Seminário "A função dos Colégios de Aplicação/CAP nas Universidades Federais". 2012. (Outro).

2.
MEC/SESu ; BARBOSA, K. A. M. . Universidades Federais: Consolidação e expansão - 2010-2020. Subsídios para o Plano Nacional de Educação. 2010. (Outro).

3.
BARBOSA, K. A. M.. VI Seminário Nacional do REUNI - "Autonomia Universitária". 2009. (Outro).

4.
BARBOSA, K. A. M.. V Seminário Nacional do REUNI - "Demanda de Inovação na Formação em Saúde". 2008. (Outro).

5.
BARBOSA, K. A. M.. IV Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva: direito a diversidade. 2007. (Outro).

6.
Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação ; BARBOSA, K. A. M. . IV Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva:direito a diversidade. 2007. (Outro).

7.
Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação ; BARBOSA, K. A. M. . A constrção de práticas educaionais para alunos co altas habilidades/superdotação. 2007. (Outro).

8.
Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação ; BARBOSA, K. A. M. . III Seminário Nacional de Formção de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2006. (Outro).

9.
Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação ; BARBOSA, K. A. M. . Expansão dos municípios pólo do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2005. (Outro).

10.
Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação ; BARBOSA, K. A. M. . II Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2005. (Outro).



Inovação



Produto tecnológico
1.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnio contendo o estudo analítico dos cursos de Bacharelado Interdisicplinar em implementação nas IFES, com vistas a subsidiar o fomento de práticas de inovação que propiciem novos itinerários formativos. 2012.

2.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo o estudo analítico das diretrizes legais dos Bacharelados Interdisicplinares e proposta de ação para consolidação desses cursos de graduação. 2012.

3.
BARBOSA, K. A. M.. Documento técnico contendo proposta da sistemática e metodologia para coleta e mapeamento dos dados relativos a programas e ações que combatam a retenção e/ou evasão escolar de alunos nos cursos de graduação presencial nas IFES. 2011.

4.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo o instrumento de coleta de dados que será aplicado nas universidades federais para conhecer informações relativas aos programas e ações em andamento que combatam à retenção e/ou evasão de alunos nos cursos de graduação presencial. 2011.

5.
BARBOSA, K. A. M.. Documento Técnico contendo a sistemática para levantamento de boas práticas nas Universidades Federais. 2012.

6.
BARBOSA, K. A. M.; MEC/SESu . Documento Técnico contendo Referencial Teórico para a estruturação acadêmico curricular dos Bacharelados Interdisciplinares. 2013.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, K. A. M.. Políticas de Inclusão Educacional como Instrumento para a Conquista de Direitos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARBOSA, K. A. M.. PROLIBRAS - Proficiência em Libras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação ; BARBOSA, K. A. M. . Oficina de Formação de Multiplicadores do Projeto Educar na Diversidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).




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