Emanuelle Justino dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3300287843174435
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009). Especialista em Educação Infantil (2011) . Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação da UFRN (2016). Atuou como tutora no curso de Formação Continuada em Gênero e Diversidade na Escola pela SEDIS-UFRN (2013-2014). Atuou como tutora no curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas pela SEDIS-UFRN (2014-2015). Atuou como professora pesquisadora externa no curso de Educação Física na modalidade à distância pela UFRN (2016). Atua como tutora do curso de Licenciatura em Educação Física, nas disciplinas Atividades Rítmicas e Expressivas e Metodologia da Dança da SEDIS/UFRN (2018). Professora de Educação Física da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. Professora dos cursos de Pedagogia (disciplinas Cont. Met. Prát. Ens. Ed. Física, Filosofia da Educação e Filosofia da Educação Brasileira) e Gestão de Segurança Privada (disciplina Condicionamento Físico) da Estácio de Natal. Também é orientadora de Iniciação Científica pela Fal Estácio, membro do Comitê Institucional PIBIC Fal Estácio e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Estácio de Natal/RN. Membro do Estesia: Grupo de pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento - UFRN. Tem interesse nos estudos sobre corpo, cultura, estética, educação física, educação e fenomenologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emanuelle Justino dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, E. J. dos.;SANTOS, EMANUELLE JUSTINO DOS


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A tradição do grupo Araruna: composições estéticas entre corpo, dança e Educação Física,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Rosie Marie Nascimento de Medeiros.
2010 - 2012
Especialização em Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 410h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Analisando os saberes da Educação Física na prática de uma professora de 0 A 3 anos de idade.
Orientador: Profª Drª Naire Jane Capistrano.
2005 - 2009
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A dança como conteúdo da educação física na infância.
Orientador: Profª Drª Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio.




Formação Complementar


2018 - 2018
Oficina de Karatê Do Tradicional. (Carga horária: 10h).
Estácio de Sá, FAL, Brasil.
2017 - 2017
Formação Continuada de Educação Física. (Carga horária: 60h).
Secretaria Municipal de Educação do Natal/RN, SME, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em A tríade brincar, cantar, contar em sala de aula. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Folclore. (Carga horária: 40h).
SESC, SESC RN, Brasil.
2016 - 2016
Seminário Corpo Natureza e Cultura. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
EAD - Ensino à Distância. (Carga horária: 6h).
Estácio de Sá (RN), FAL, Brasil.
2015 - 2015
SIA - Sistema de Informação Acadêmica. (Carga horária: 6h).
Estácio de Sá (RN), FAL, Brasil.
2013 - 2013
Seminário Avançado em movimento humano, cultura e educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Danças populares para professores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Dança e Pluralidade Cultural. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2010
Educação e Prática Docente na Educação Física. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Estácio de Sá, FAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professora Auxiliar I, Enquadramento Funcional: Professora do curso de Pedagogia e GSP, Carga horária: 12
Outras informações
Ministra uma disciplina denominada "Conteúdo, metodologia e prática de ensino de Educação Física" para estudantes do curso de pedagogia.


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da disciplina Metodologia da dança, Carga horária: 20
Outras informações
Atua na graduação EaD de Educação Física, na disciplina Metodologia da Dança da SEDIS/UFRN (2018).

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora (EaD-SEDIS-UFRN), Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora na SEDIS-UFRN, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como tutora à distância do curso de aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, SEDIS-UFRN, com 1720 h de atividades desenvolvidas.


Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão, EMJAF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20


E. M. Profa. Maria Dalva Gomes Bezerra, EMMDGB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 20


Escola Municipal Professora Joseane Coutinho Dias, EMJC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O corpo no cinema: uma cartografia do sensível nas várias nuances educativas da expressividade humana
Descrição: O estudo busca realizar uma cartografia do sensível através da reflexão de várias nuances educativas, fundamentadas na atitude fenomenológica de investigação, que busca ampliar os horizontes de ideias referentes às noções de saúde, sexualidade, expressividade, inclusão, cuidados corporais e práticas da cultura de movimento, tendo como corpus de análise de narrativas cinematográficas, que tragam em suas estéticas múltiplas significações para o corpo e a educação, ampliando nosso olhar sobre a expressividade humana no mundo de toda gente. Desse modo, objetivamos analisar a expressividade humana e suas nuances educativas existentes nos roteiros cinematográficos. De forma mais específica, temos o intuito de configurar uma cartografia sensível através das narrativas cinematográficas, bem como elencar as contribuições educativas que o cinema traz para os estudos do corpo, da pedagogia e áreas afins. Adotamos como metodologia de pesquisa a fenomenologia de Merleau-Ponty se baseia na experiência sensível, para realizar a reflexão, a interpretação, a imputação e a compreensão de sentidos existentes nas cenas cinematográficas, respondendo aos elementos constitutivos, bem como a estética e técnica cinematográficas, com o foco de extrair significações que dialoguem entre si e ampliem as noções de corpo e educação. Por fim, haverá abertura para o inédito e o instigante ofício de dar sentido, arrumar ideias, questionar o escrito, ponderar, arriscar e articular algumas partes para tracejar percursos interpretativos sobre o fenômeno investigado, migrando para novos entendimentos e compondo uma cartografia do sensível nas várias nuances educativas da expressividade humana. Esse exercício pode ser metaforizado ao ofício de uma bordadeira: engajada na elaboração de sua peça artesanal, ela se dispõe por inteira para tear seu bordado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Emanuelle Justino dos Santos - Coordenador / Francisco Júlio Santiago - Integrante / Rafaella Cristina de Lima - Integrante / Elisabete Pereira Lima - Integrante / Tâmysa Maria Melo Solino - Integrante.
2017 - 2018
Pedagogias do corpo: configurando proposições educativas para a expressividade das crianças nas escolas da cidade do Natal/RN
Descrição: O estudo objetiva refletir sobre os aspectos sociais e filosóficos existentes no movimento corporal das crianças, buscando dar um norte para a configuração de elementos educativos que mobilizem outros horizontes reflexivos e didáticos para se pensar a linguagem corporal da criança na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Emanuelle Justino dos Santos - Coordenador / Diago da Silva Melo - Integrante / José Victor Barbosa do Nascimento - Integrante / Francisco Júlio Santiago - Integrante.Financiador(es): Fal Estácio Natal/RN - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Membro de corpo editorial


2012 - 2012
Periódico: A revista Cronos - Publicação Semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciê


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fal Estácio


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Mérito Acadêmico de Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, E. J. dos.2016 SANTOS, E. J. dos.; MEDEIROS, ROSIE MARIE NASCIMENTO DE . O DANÇAR DO ARARUNA: COMPONDO UMA ESTÉTICA DO CORPO NA CULTURA POTIGUAR. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 3, p. Holos, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, E. J. dos.; CHAVES, P. N. ; OLIVEIRA, I. P. B. ; SEBASTIAO, M. L. . Estesia: cinco anos de memórias e itinerários inscritos no corpo. In: NÓBREGA, T. P.. (Org.). Estesia: corpo e fenomenologia em movimento. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2018, v. 1, p. 7-243.

2.
SANTOS, E. J. dos.; MEDEIROS, ROSIE MARIE NASCIMENTO DE . Compondo reflexões estéticas e simbólicas sobre o grupo Araruna. In: VIEIRA, Marcílio de Souza; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da.. (Org.). Saberes do corpo: tradição na dança. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. , p. 2-192.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, E. J. dos.; MELO, D. S. . AS SIGNIFICAÇÕES SIMBÓLICAS DOS CORPOS INFANTINS NA ESCOLA. REVISTA ELETRÔNICA ESTÁCIO FATERN, Natal-RN, Brasil, p. 1 - 4, 04 abr. 2018.

2.
SANTOS, E. J. dos.; SANTIAGO, F. J. . CORPO, AFETIVIDADE E EXPRESSIVIDADE DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. REVISTA ELETRÔNICA ESTÁCIO FATERN, Natal/RN, Brasil, p. 1 - 4, 04 abr. 2018.

3.
SANTOS, E. J. dos.; NASCIMENTO, J. V. B. . O ESPAÇO DO CORPO E SUA EXPRESSIVIDADE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. REVISTA ELETRÔNICA ESTÁCIO FATERN, Natal/RN, Brasil, p. 1 - 4, 04 abr. 2018.

4.
SANTOS, E. J. dos.. REFLEXÕES SENSÍVEIS DA CONDIÇÃO DE SERMOS CARNE. Revista Cronos: Dossiê Ciências Sociais, Ensino e Sociedade, Natal/RN, Brasil, p. 121 - 124, 07 mar. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, EMANUELLE JUSTINO DOS. I BEM-ESTAR COM SEGURANÇA: O RELATO DA PRODUÇÃO DE OFICINAS ACADÊMICAS NA FACULDADE ESTÁCIO DE NATAL. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa/PB. Anais IV CONEDU. Campina Grande: Realize, 2017. v. 1. p. 1-11.

2.
SANTOS, E. J. dos.. ARARUNA: INTERFACES ENTRE CORPO, ESTÉTICA E TRADIÇÃO. In: XXVIII Encontro Nacional de Recreação e Lazer (ENAREL), I Encontro internacional de Políticas Públicas em Esporte e Lazer da Rede CEDES do RN - (ENIPPEL) e VI Congresso Nordeste de Ciência e Esporte (CONECE), 2016, Natal - RN. Lazer, práticas corporais, Estado e participação popular, 2016.

3.
CHAVES, P. N. ; SEBASTIAO, M. L. ; SANTOS, E. J. dos. ; OLIVEIRA, I. P. B. . O ESTESIA E SUAS CONFIGURAÇÕES EPISTÊMICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DO CORPO E CULTURA DO MOVIMENTO, 2015, Natal/RN. IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DO CORPO E CULTURA DO MOVIMENTO. Natal/RN: IFRN, 2015. v. 1. p. 1-516.

4.
SANTOS, E. J. dos.. A performance do corpo que dança: uma análise estética do Grupo Araruna. In: Premier Symposium International Franco-Brésilien, 2014, Montpellier. Premier Symposium International Franco-Brésilien, 2014.

5.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . O dragão chinês: composições da dança na educação física. In: III Colóquio internacional corpo e cultura de movimento, 2012, Natal - RN. III Colóquio internacional corpo e cultura de movimento. Natal - RN: UFRN, 2012.

6.
SANTOS, E. J. dos.. O DRAGÃO CHINÊS: COMPOSIÇÕES DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL CORPO E CULTURA DE MOVIMENTO . I JORNADA INTERNACIONAL DE BIOSSISTÊMICA, 2012, Natal/RN. EU CORPOEXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO. Natal/RN: UFRN, 2012. v. 1. p. 1-360.

7.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . O OLHAR COREOLÓGICO SOBRE AS COREOGRAFIAS DE DANÇA DE ESCOLARES POTIGUARES. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2010, Salvador/BA. Formação em Educação Física e Ciências do Esporte: políticas e cotidiano, 2010.

8.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . O olhar coreológico sobre as coreografias de dança de escolares potiguares. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009, Salvador - BA. XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009. p. 1-11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, E. J. dos.; CAVALCANTI JUNIOR, Lourival Dias. . A copa nas aulas educação física: um estudo sobre o futebol na escola. In: XVI Seminário de pesquisa do CCSA, 2010, Natal/RN. XVI Seminário de pesquisa do CCSA, 2010.

2.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O CENÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA INFANTIL. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal/RN. Livro eletrônico - anais/resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. Natal/RN: UFRN, 2010.

3.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . TRAJETOS DE PESQUISA DO GRUPO PARAFOLCLÓRICO DA UFRN: A CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO 'DE BAIXO DO BARRO DO CHÃO'. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal/RN. 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

4.
SANTOS, E. J. dos.; MELO, José Pereira de. . O ENSINO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. 62ª Reunião Anual da SBPC. Natal: SBPC, 2010. v. 1. p. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, EMANUELLE JUSTINO DOS; MEDEIROS, ROSIE MARIE NASCIMENTO DE . O DANÇAR DO ARARUNA: COMPONDO UMA ESTÉTICA DO CORPO NA CULTURA POTIGUAR. Holos (Natal. Online), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, E. J. dos.. I BEM-ESTAR COM SEGURANÇA: O RELATO DA PRODUÇÃO DE OFICINAS ACADÊMICAS NA FACULDADE ESTÁCIO DE NATAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, E. J. dos.. Práticas integrativas para a conscientização corporal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTIAGO, F. J. ; SANTOS, E. J. dos. . Corpo e afetividade: significações tecidas na expressividade das crianças na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MELO, D. S. ; SANTOS, E. J. dos. . Simbolismo do corpo na escola: as significações tecidas na expressividade das crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
NASCIMENTO, J. V. B. ; SANTOS, E. J. dos. . O espaço do corpo na escola: as significações tecidas na expressividade infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTOS, E. J. dos.. A performance do corpo que dança: uma análise estética do grupo Araruna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, E. J. dos.; CAPISTRANO, N. J. ; MELO, José Pereira de. . Relações entre Corpo, Infância e Educação Física: análise de uma experiência docente no berçário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, E. J. dos.. A performance do corpo que dança: uma análise estética do grupo Araruna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SANTOS, E. J. dos.; MELO, José Pereira de. ; CAPISTRANO, N. J. . Relações entre corpo, infância e Educação Física: análise de uma experiência docente no berçário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SANTOS, E. J. dos.. Corpo, Cultura e Estética das Canções do Grupo Araruna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, E. J. dos.. O corpo que dança no grupo Araruna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . O dragão chinês: composições da dança na educação física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . Trajetos de pesquisa do grupo parafolclórico da UFRN: a criação do espetáculo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . A dança na educação física: o cenário do estágio supervisionado na escola infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, E. J. dos.; MELO, José Pereira de. . O ensino do esporte nas aulas de educação física no ensino fundamental: uma experiência pedagógica na estágio supervisionado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, E. J. dos.; CAVALCANTI JUNIOR, Lourival Dias. . A copa nas aulas de educação física: um estudo sobre o futebol na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, E. J. dos.. Trajetos de pesquisa dos processos de criação em dança: uma experiência com o grupo Parafolclórico da UFRN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . O olhar coreológico sobre as coreografias de dança de escolares potiguares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . Construindo um Plano de Ensino para a Educação Física no Ensino Médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, E. J. dos.. Mulheres no Futebol: refletindo sobre a Educação Física neste cenário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANTOS, E. J. dos.; BEZERRA, R. S. ; SILVA, K. S. B. P. . A educação física proporcionando a inclusão escolar de alunos surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . A análise coreológica do espetáculo 'Paisagem do Interior': perspectivas para o ensino de dança na educação física. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . Educação física e lazer: analisando o estilo de vida de escolares do ensino médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, E. J. dos.. Expressões e conhecimentos das danças tradicionais chinesas nas aulas de educação física na ensino infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . Interfaces entre a coreologia e as coreografias de dança dos escolares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS, E. J. dos.; VIEIRA, M. S. . Experiências excitosas da educação física no ensino médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SANTOS, E. J. dos.; VIEIRA, M. S. . Ensino infantil: experiências e desafios para a educação física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SANTOS, E. J. dos.; NÓBREGA, T. P. . A linguagem do corpo na escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, E. J. dos.. A TRADIÇÃO DO GRUPO ARARUNA: COMPONDO PROPOSIÇÕES ESTÉTICAS SOBRE O CORPO, A DANÇA E A EDUCAÇÃO FÍSICA. Natal: UFRN, 2016 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, EMANUELLE JUSTINO DOS. Especialista dá dicas para ocupar as crianças nas férias. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTOS, E. J. dos.. Educadora ensina a produzir brinquedos educativos com materiais reutilizados. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS, E. J. dos.; DANTAS, I. F. . Atividades lúdicas no ensino. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, E. J. dos.. Disciplina CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA. 2016. (Elaboração de 11 questões acadêmicas).

2.
SANTOS, E. J. dos.. Disciplina CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA. 2016. (Elaboração de 9 questões acadêmicas).

3.
SANTOS, E. J. dos.. Disciplina CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA. 2015. (Elaboração de 14 questões acadêmicas).

4.
SANTOS, E. J. dos.. Disciplina FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. 2015. (Elaboração de 7 questões acadêmicas).

5.
SANTOS, E. J. dos.. Disciplina CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA. 2015. (Elaboração de 8 questões acadêmicas).

6.
SANTOS, E. J. dos.. Gênero e suas relações com as práticas corporais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SANTOS, E. J. dos.. Oficina de danças populares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . Trajetos de pesquisa dos processos de criação em dança: uma experiência com o Grupo Parafolclórico da UFRN. 2009. (Relatório de pesquisa).

9.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . Interfaces entre a coreologia e as coreografias de dança dos escolares. 2008. (Relatório de pesquisa).

10.
SANTOS, E. J. dos.; NÓBREGA, T. P. . A linguagem do corpo na escola. 2006. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, E. J. dos.. Cultura de Movimento e Dança do Dragão. 2008. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, E. J. dos.. Participação em banca de Gabrielle Isiane de Lima Barros.O brincar como parte integrante da rotina na série inicial do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN).

2.
SANTOS, E. J. dos.. Participação em banca de Elilde da Silva Tavares.Brincadeira como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN).

3.
SANTOS, E. J. dos.; BEZERRA, V. M. L.. Participação em banca de Aline Coelho da Silva.Por uma rotina reflexiva e prazerosa na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN).

4.
SANTOS, E. J. dos.; BEZERRA, V. M. L.. Participação em banca de Soraya Raiza de Silva Lopes.A influência do espaço no processo de aprendizagem na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN).

5.
SANTOS, E. J. dos.; BEZERRA, V. M. L.. Participação em banca de Ivanise Pereira da Silva Santos.A presença da música na Educação Infantil: contando também se aprende. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN).

6.
SANTOS, E. J. dos.; BEZERRA, V. M. L.. Participação em banca de Luciana Kelly da Silva Souto.Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil: elemento facilitador no processo de aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN).

7.
SANTOS, E. J. dos.; BEZERRA, V. M. L.. Participação em banca de Gislene Justino da Trindade Soares.A rotina como planejamento e prática na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN).

8.
SANTOS, R. M.; SANTOS, E. J. dos.; COSTA NETO, F. L.. Participação em banca de Francisca Sulany Ferreira de Brito.A Educação Física Escolar: promoção da saúde e qualidade de vida de crianças e jovens da cidade de Caraúbas/RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
SANTOS, R. M.; SANTOS, E. J. dos.; COSTA NETO, F. L.. Participação em banca de Fabiana Maria Praxedes Diniz.Inclusão dos alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física: relato de experiência vivenciado na Escola Municipal José de Oliveira, em Caraúbas/RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
LIMA, J. F. A.; SANTOS, E. J. dos.; COUTO, A. F. S.. Participação em banca de Tatiany Cristine Tavernard Araújo Brasil.A importância da dança nas aulas de Educação Física para a formação de jovens e adultos no Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
LIMA, J. F. A.; SANTOS, E. J. dos.; COUTO, A. F. S.. Participação em banca de Ivana Bernadete Rodrigues de Souza.A participação das alunas do Ensino Médio nas aulas práticas de Educação Física da Escola Estadual Desembargador Silvério Soares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

12.
SANTOS, E. J. dos.. Participação em banca de Marilda Emídio da Silva.A importância do brincar na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Estácio de Sá.

13.
SANTOS, E. J. dos.. Participação em banca de Rosélia da Cunha Lobato.Brinquedoteca: um elemento facilitador no processo de aprendizagem na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Estácio de Sá.

14.
SANTOS, E. J. dos.; SOUZA, F. E. S.; REGO, J. T. P.. Participação em banca de Fábio Henrique Araújo de Azevedo.A estrutura escolar disponível para as aulas de Educação Física sob a ótica dos professores da Rede Municipal de Natal - RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, E. J. dos.. Comissão de Avaliação do IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. Realize Eventos científicos e editora.

2.
SANTOS, E. J. dos.. Comissão Científica do IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. Realize Eventos científicos e editora.

3.
SANTOS, E. J. dos.. Comissão Científica do III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Seminário Educação e Leitura: Formar leitores, formando-sese.A LINGUAGEM DA DANÇA E SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Seminário).

2.
I Encontro de Práticas Educativas Digitais.Produção de vídeos sobre a cultura de movimento dos estudantes de graduação em Pedagogia da Estácio. 2018. (Encontro).

3.
I Workshop de Iniciação Científica.Pedagogias do corpo: configurando proposições educativas para a expressividade das crianças nas escolas da cidade do Natal/RN. 2018. (Outra).

4.
SEMINÁRIO REGIONAL PARALÍMPICO ESCOLAR. 2018. (Seminário).

5.
V Colóquio Internacional Corpo e Cultura de Movimento.CORPO, A DANÇA E A EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPONDO PROPOSIÇÕES ESTÉTICAS SOBRE A TRADIÇÃO DO GRUPO ARARUNA. 2018. (Outra).

6.
V Colóquio Internacional Corpo e Cultura de Movimento.AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: SIGNIFICAÇÕES DA EXPRESSIVIDADE CORPORAL DE CRIANÇAS POTIGUARES. 2018. (Outra).

7.
V Congresso Nacional de Educação. EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA POPULAR: CONFIGURANDO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2018. (Congresso).

8.
V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. O USO DO SISTEMA SCALA COMO FORMA METODOLÓGICA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA. 2018. (Congresso).

9.
V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO DE BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS. 2018. (Congresso).

10.
X Seminário de Pesquisa da Estácio.CORPO E AFETIVIDADE: SIGNIFICAÇÕES TECIDAS NA EXPRESSIVIDADE DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE NATAL/RN. 2018. (Seminário).

11.
XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil.BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS E INFÂNCIA: INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE NATAL/RN. 2018. (Encontro).

12.
Fórum Anual de Docentes Estácio 2017.O esporte como prática de lazer em aulas de Educação Física no Ensino Superior. 2017. (Outra).

13.
II Encontro nacional de grupos de pesquisa em educação física escolar: Possibilidades pedagógicas na educação física escolar. 2017. (Encontro).

14.
II Simpósio de Iniciação Científica Estácio Natal - Ciência e Tecnologia: permanências e rupturas.Grupo de trabalho 2 - comunicação oral. 2017. (Simpósio).

15.
IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Avaliadora do GT 11 - INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE. 2017. (Congresso).

16.
IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. Avaliadora do GT 06 - EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2017. (Congresso).

17.
Mostra de Experiências dos Professores de Educação Física.O RELATO DOCENTE SOBRE O ENSINO DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Outra).

18.
Palestra Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos. 2017. (Outra).

19.
Seminário de Leitura de Merleau-Ponty - Ano II. 2017. (Seminário).

20.
28º Encontro Nacional de Recreação e Lazer: lazer, práticas corporais, Estado e participação popularrtici.Araruna: interfaces entre corpo, estética e tradição. 2016. (Encontro).

21.
Biblioteca de Ideias da Educação Física - exposição sobre o autor "Wagner W. Moreira". 2016. (Outra).

22.
Discussão do filme "Monsieur Lazhar" - CINESTESIA: CORPO, MOVIMENTO E PERCEPÇÃO NO CINEMA. 2016. (Outra).

23.
II Colóquio Internacional Estética e Existência: filosofia e loucura.OS CORPOS BRINCANTES DO ARARUNA: COMPONDO REFLEXÕES ESTÉTICAS PARA A DANÇA E A EDUCAÇÃO FÍSICA. 2016. (Outra).

24.
III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Avaliadora do Grupo de Trabalho EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Congresso).

25.
III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2016. (Congresso).

26.
III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Avaliadora do Grupo de Trabalho EDUCAÇÃO E ARTE. 2016. (Congresso).

27.
III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Coordenadora do Grupo de Trabalho ENSINO DE CIÊNCIAS. 2016. (Congresso).

28.
III Seminário de Pesquisa do Estesia.Compondo uma educação estética do corpo através da tradição, das danças e dos símbolos do Grupo Araruna. 2016. (Seminário).

29.
Seminário de Emersiologia, Filosofia do Corpo e Ecologia Corporal. 2016. (Seminário).

30.
IV Colóquio Internacional Corpo e Cultura de Movimento.O ESTESIA E SUAS CONFIGURAÇÕES EPISTÊMICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA. 2015. (Simpósio).

31.
III Colóquio Corpo, Cultura e Sociedade: o corpo como espelho da cidade e a cidade como espelho do corpoeçh.Corpo, Cultura e Estética das Canções do Grupo Araruna. 2014. (Outra).

32.
III Seminário de Pesquisa do Mestrado em Educação Física da UFRN.O corpo que dança no grupo Araruna. 2014. (Seminário).

33.
I Simpósio Internacional Franco-Brasileiro: Corpo e Cultura de Movimento.A performance do corpo que dança: uma análise estética do grupo Araruna. 2014. (Simpósio).

34.
I Simpósio Internacional Franco-Brasileiro: Corpo e Cultura de Movimento.Relações entre corpo, infância e Educação Física: análise de uma experiência docente no berçário. 2014. (Simpósio).

35.
XX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.Avaliadora de banners na área de Arte e Cultura. 2014. (Outra).

36.
As emoções que curam: da disfunção individual a regulação interativa - UFRN. 2013. (Oficina).

37.
I Encontro da Biossistêmica - Palestra: Corpo, criatividade e prazer - UFRN. 2013. (Encontro).

38.
III Seminário de Arte e Cultura - UFRN. 2013. (Seminário).

39.
Seminário de Formação de Tutores do Curso em Gênero e Diversidade na Escola - UFRN. 2013. (Seminário).

40.
XII Circuito Recreativo Fátima Medeiros - Secretaria muncipal de educação - SME. 2013. (Outra).

41.
XIV MARCO - Mostra de Arte, ciência, cultura e conhecimento das unidades de ensino da rede municipal de educação. Dançar... Viva a Luiz Gonzaga. 2013. (Exposição).

42.
10º Seminário nacional de políticas públicas de esporte e lazer. 2012. (Seminário).

43.
Dança e expressão - III Colóquio internacional corpo e cultura de movimento; I jornada de biossistêmica. 2012. (Oficina).

44.
III Colóquio Internacional Corpo e Cultura de Movimento; I Jornada Internacional de Biossistêmica.O dragão chinês: composições da dança na educação física. 2012. (Outra).

45.
Monitoramento e avaliação de programas de políticas públicas de esporte e lazer - 10º Seminário nacional de políticas públicas de esporte e lazer. 2012. (Oficina).

46.
Oficina 2: Resenha - Departamento de Letras/UFRN. 2012. (Oficina).

47.
10º Campeonato estadual de kung fu - UERN. 2011. (Outra).

48.
2ª Reunião da sociedade brasileira de fenomenologia - Linguagem e verdade. 2011. (Outra).

49.
X Circuito recreativo Fátima Medeiros - Secretaria muncipal de educação - SME. 2011. (Outra).

50.
XII Jornada de Educação das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Natal - a leitura e a escrita na formação de pesquisadores. 2011. (Outra).

51.
62ª Reunião Anual da SBPC.O ensino do esporte nas aulas de educação física no ensino fundamental: uma experiência pedagógica no estágio supervisionado. 2010. (Outra).

52.
62ª Reunião Anual da SBPC.Trajetos de pesquisa do grupo parafolclórico da UFRN: a criação do espetáculo "De baixo do barro do chão". 2010. (Outra).

53.
62ª Reunião Anual da SBPC.A dança na educação física: o cenário do estágio supervisionado na escola infantil. 2010. (Outra).

54.
II Colóquio internacional corpo e cultura de movimento. 2010. (Outra).

55.
II Encontro internacional de educação infantil do RN. 2010. (Encontro).

56.
II Encontro internacional de educação infantil do RN; 1ª Reunião técnica educação infantil do campo região nordeste. 2010. (Encontro).

57.
Jornada pedagógica de francês - Aliança Francesa. 2010. (Outra).

58.
Música, som, expressão e movimento - XVI Seminário de pesquisa do CCSA. 2010. (Oficina).

59.
O brincar em contextos educativos com crianças - II Encontro internacional de educação infantil do RN; 1ª Reunião técnica educação infantil do campo região nordeste. 2010. (Oficina).

60.
Stop motion - Núcleo de tecnologia educacional de Natal - SME. 2010. (Oficina).

61.
XVI Seminário de pesquisa do CCSA - UFRN.A copa nas aulas de educação física: um estudo sobre o futebol na escola. 2010. (Seminário).

62.
I Fórum de educação física da UFRN; IV Encontro norte-riograndense de ciências do esporte - CBCE/RN. 2009. (Encontro).

63.
I Seminário em direitos humanos da UFRN. 2009. (Seminário).

64.
XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. O olhar coreológico sobre as coreografias de dança de escolares potiguares. 2009. (Congresso).

65.
XX Congresso de iniciação científica da UFRN. Trajetos de pesquisa dos processos de criação em dança: uma experiência com o grupo Parafolclórico da UFRN. 2009. (Congresso).

66.
Colóquio "Narradores do Sensível Merleau-Ponty e Lévi-Strauss - 100 Anos". 2008. (Outra).

67.
Identidade profissional e formação continuada - IV Encontro nacional de ensino de arte e educação física; I Encontro nacional de formação de professores. 2008. (Oficina).

68.
I Encontro da rede de políticas públicas: cidade, política e atores. 2008. (Encontro).

69.
II Encontro científico de educadores do RN.Expressões e conhecimentos das danças tradicionais chinesas nas aulas de educação física no ensino infantil. 2008. (Encontro).

70.
III Seminário nacional sobre educação e inclusão social de pessoas com necessidades especiais.A educação física proporcionando a inclusão escolar de alunos surdos. 2008. (Seminário).

71.
IV Encontro nacional de ensino de arte e educação física; I Encontro nacional de formação de professores.Construindo um Plano de Ensino para a Educação Física no Ensino Médio. 2008. (Encontro).

72.
IV Encontro nacional de ensino de arte e educação física; I Encontro nacional de formação de professores.Experiências excitosas da educação física no ensino médio. 2008. (Encontro).

73.
Lembrar, esquecer, fazer crer - XVI Semana de humanidades. 2008. (Oficina).

74.
Massagem: equilibrando suas emoções - XIII Fórum de lazer e qualidade de vida; II Congresso nordeste de ciências do esporte. 2008. (Oficina).

75.
O ensino de arte e educação física na infância - Jornada pedagógica "O ensino de arte e educação física na escola". 2008. (Oficina).

76.
Semana de cultura popular: patrimônio e políticas públicas.A análise coreológica do espetáculo "De baixo do barro do chão". 2008. (Outra).

77.
XIII Fórum de lazer e qualidade de vida; II Congresso nordeste de ciências do esporte. Educação física e lazer: analisando o estilo de vida de escolares no ensino médio. 2008. (Congresso).

78.
XIII Fórum de lazer e qualidade de vida; II Congresso nordeste de ciências do esporte. Mulheres no futebol: refletindo sobre a educação física neste cenário. 2008. (Congresso).

79.
XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Interfaces entre a coreologia e as coreografias de dança dos escolares. 2008. (Congresso).

80.
XVI Semana de humanidades.Interfaces entre a coreologia e as coreografias de dança dos escolares. 2008. (Outra).

81.
Danças circulares da paz universal - XIII Seminário de pesquisa do CCSA. 2007. (Oficina).

82.
IV Fórum regional de educação física e desporto escolar. 2007. (Outra).

83.
Paraolímpicos do futuro - Seminário de treinamento para professores de educação física. 2007. (Seminário).

84.
Seminário "Esporte Paraolímpico: introdução e novas perspectivas". 2007. (Seminário).

85.
VII Seminário nacional de políticas públicas em esporte e lazer. 2007. (Seminário).

86.
XIII Seminário de pesquisa do CCSA.Ensino infantil: experiências e desafios para a educação física. 2007. (Seminário).

87.
XV Congresso brasileiro de ciências do esporte. 2007. (Congresso).

88.
XVI Congresso brasileiro de educação infantil; I Encontro internacional de educação infantil da UFRN. Ensino infantil: experiências e desafios para a educação física. 2007. (Congresso).

89.
4º Congresso científico latino-americano de educação física; 2º Congresso latino-americano de motricidade humana; 5º Simpósio internacional de dança em cadeiras de rodas. A linguagem do corpo na escola. 2006. (Congresso).

90.
III Encontro nacional de ensino de arte e educação física. 2006. (Encontro).

91.
III Fórum norteriograndense de educação física e desporto escolar. 2006. (Outra).

92.
Jogos cooperativos e danças circulares - X Fórum do curso superior de lazer e qualidade de vida. 2006. (Oficina).

93.
Saberes do corpo na educação inclusiva - III Encontro nacional de arte e educação física. 2006. (Oficina).

94.
X Fórum do curso superior de lazer e qualidade de vida. 2006. (Outra).

95.
XVII Congresso de iniciação científica da UFRN. A linguagem do corpo na escola. 2006. (Congresso).

96.
II Encontro nacional de ensino de arte e educação física. 2005. (Encontro).

97.
O corpo é sexuado - II Encontro nacional de arte e educação física. 2005. (Oficina).

98.
XIV Congresso brasileiro de ciências do esporte; I Congresso internacional de ciências do esporte. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, E. J. dos.. III Bem-estar da Estácio. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, E. J. dos.. 5ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, E. J. dos.. I Bem-estar com Segurança. 2017. (Outro).

4.
SANTOS, E. J. dos.. IV Colóquio Internacional Corpo e Cultura de Movimento. 2016. (Congresso).

5.
SANTOS, E. J. dos.. III Congresso Nacional de Educação. 2016. (Congresso).

6.
SANTOS, E. J. dos.. I Mostra Estácio de Profissões. 2016. (Exposição).

7.
SANTOS, E. J. dos.. III SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RN. 2015. (Outro).

8.
MELO, José Pereira de. ; NÓBREGA, T. P. ; SANTOS, E. J. dos. . IV Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Rafaella Cristina de Lima. Corpo e cinema: os cuidados corporais e a noção de saúde na educação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN). (Orientador).

2.
Arthur Felipe Lima Freitas. Gênero, dança e educação: a expressividade do corpo em Billy Elliot. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN). (Orientador).

3.
Tâmysa Maria Melo Solino. Corpo, cinema e educação: a expressividade corporal da Língua Brasileira de Sinais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN). (Orientador).

4.
Elisabete Pereira Lima. Corpo, educação e cultura: a expressividade da dança de salão no cinema. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN). (Orientador).

5.
Francisco Júlio Santiago. Corpo e cinema: a sexualidade e a desconstrução de seus tabus na educação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN). (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LIDINEIDE SANTOS DA CRUZ. A DANÇA NA ESCOLA: REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR​ DE ARTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Estácio de Sá. Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

2.
JOELMA MARIA AVELINO. BRINCADEIRAS POPULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Estácio de Sá. Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

3.
Simone Gomes de Miranda. TECENDO REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO ESPORTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

4.
Vanuzia Gardênia de Oliveira. O ESPAÇO FÍSICO PARA AS PRÁTICAS CORPORAIS DAS CRIANÇAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O CASO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE SERRINHA DOS PINTOS/RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

5.
Ricardo Tadeu Ferreira da Silva. O XADREZ COMO CONTEÚDO DE ENSINO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

6.
Renata Jácome Fonsêca. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: REFLETINDO SOBRE O ENSINO DO ATLETISMO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

7.
Regina Maria de Paiva. REFLETINDO SOBRE O ENSINO DA GINÁSTICA LABORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

8.
IZAURA SILVA PONTES. BRINCADEIRAS CANTADAS: REFLETINDO SOBRE O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Estácio de Sá. Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

9.
Raissa Karinny da S. Barbosa. Corpo e psicomotricidade: perspectivas metodológicas para o ensino do movimento na educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Estácio de Sá (RN). Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

10.
Lucinete Evangelista do Nascimento Bran. Pedagogia do movimento: uma revisão bibliográfica sobre o ensino do futebol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Estácio de Sá (RN). Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

Iniciação científica
1.
Diago da Silva Melo. Simbolismo do corpo na escola: as significações tecidas na expressividade das crianças. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fal Estácio Natal/RN. Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

2.
Jose Victor Barbosa do Nascimento. O espaço do corpo na escola: as significações tecidas na expressividade infantil. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN). Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.

3.
Francisco Júlio Santiago. Corpo e afetividade: significações tecidas na expressividade das crianças na escola. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Estácio de Natal (RN). Orientador: Emanuelle Justino dos Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, E. J. dos.2016 SANTOS, E. J. dos.; MEDEIROS, ROSIE MARIE NASCIMENTO DE . O DANÇAR DO ARARUNA: COMPONDO UMA ESTÉTICA DO CORPO NA CULTURA POTIGUAR. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 3, p. Holos, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . O olhar coreológico sobre as coreografias de dança de escolares potiguares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . Trajetos de pesquisa do grupo parafolclórico da UFRN: a criação do espetáculo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . A dança na educação física: o cenário do estágio supervisionado na escola infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, E. J. dos.; TIBÚRCIO, L. K. de O. M. . O dragão chinês: composições da dança na educação física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, E. J. dos.. A performance do corpo que dança: uma análise estética do grupo Araruna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTOS, E. J. dos.; MELO, José Pereira de. ; CAPISTRANO, N. J. . Relações entre corpo, infância e Educação Física: análise de uma experiência docente no berçário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, E. J. dos.. Corpo, Cultura e Estética das Canções do Grupo Araruna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTOS, E. J. dos.. O corpo que dança no grupo Araruna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SANTOS, E. J. dos.. I BEM-ESTAR COM SEGURANÇA: O RELATO DA PRODUÇÃO DE OFICINAS ACADÊMICAS NA FACULDADE ESTÁCIO DE NATAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, E. J. dos.. Práticas integrativas para a conscientização corporal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTIAGO, F. J. ; SANTOS, E. J. dos. . Corpo e afetividade: significações tecidas na expressividade das crianças na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MELO, D. S. ; SANTOS, E. J. dos. . Simbolismo do corpo na escola: as significações tecidas na expressividade das crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
NASCIMENTO, J. V. B. ; SANTOS, E. J. dos. . O espaço do corpo na escola: as significações tecidas na expressividade infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, E. J. dos.. Gênero e suas relações com as práticas corporais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, E. J. dos.. Oficina de danças populares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, E. J. dos.. Educadora ensina a produzir brinquedos educativos com materiais reutilizados. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Durante a graduação, atuou como membro do grupo de pesquisa Corpo e Cultura de Movimento ? GEPEC, na condição de aluna de iniciação científica das professoras Terezinha Petrúcia da Nóbrega (2006) e Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio (2007-2009). Também foi bolsista de extensão dos projetos: Grupo de Dança Parafolclórico da UFRN (2007) e Segundo Tempo (2008), sob a respectiva coordenação dos professores Rita Luzia dos Santos e José Pereira de Melo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:39:28