Ricardo Ribeiro do Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7704136680001681
  • Última atualização do currículo em 24/03/2017


possui graduação em Licenciatura Plena em Fìsica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). É Especialista em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Mestre em Ensino das Ciências pela mesma instituição(2008). Atualmente é professor da Educação Básica, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. É aluno do doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência, roleplaying game, jogos pedagógicos, educação e conhecimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Ribeiro do Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, R. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Colégio de Aplicação.
R.
Cidade Universitária
50000000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268332
URL da Homepage: www.ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação Matemática e Tecnológica.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: RPG Digital no Ensino de Física,
Orientador: Patrícia Smith Cavalcante.
Palavras-chave: Física; Educação; jogos digitais; aprendizagem móbile.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Mestrado em Ensino das Ciências.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Implicações do Uso do RPG Pedagógico como ferramenta de ensino-aprendizagem de Física numa pespectiva interdisciplinar,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Heloisa Flora Bastos.
Palavras-chave: Roleplaying Game; Educação; Jogos; Ciência; Conhecimento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2003 - 2005
Especialização em Ensino das Ciências. (Carga Horária: 435h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: A Piscina como Ferramenta de Ensino.
Orientador: Josinalva Menezes.
1994 - 2000
Graduação em Licenciatura Plena em Fìsica.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: A Interdisciplinaridade no Ensino da Física.
Orientador: Ademir Amaral.




Formação Complementar


2008 - 2008
Motivação e Atividade no Ensino das Ciências. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outro (Aluno de Mestrado), Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Carga horária: 20


Secretaria Estadual de Educação - Esc. Prof. Jordão Emerenciano, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40

Atividades

02/2005 - 11/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1º e 2º graus, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .

04/2014 - Atual
Extensão universitária , Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas de Conceitos de Física.
01/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
11/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Colégio de Aplicação.

04/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas de Conceitos de Física.

Colégio Militar do Recife, CMR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Oficial Técnico Temporário, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2000 - 06/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física


Linhas de pesquisa


1.
Role Playing Game

Objetivo: Desenvolver técnicas e métodos para uso do RPG na Educação; Verificar a eficácia do uso do RPG no ensino de Física.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Atividades Colaborativas; Conhecimento; Lúdico no Ensino de Ciências; Roleplaying Game.
2.
Jogos na Educação
3.
Aprendizagem mobile
4.
Jogos digitais na Educação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
RPG Digital no Ensino de Física
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo Ribeiro do Amaral - Coordenador / Patrícia Smith Cavalcante - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2012
Feira Ciências Recife
Descrição: O projeto procura, fundamentalmente, dar vazão à curiosidade, em suas dimensões científicas, históricas, sociais e culturais tratando o jovem com suas descobertas como agentes capazes de propor transformações que beneficiem a coletividade, fazendo com que todos possam usufruir dos bens que as grandes descobertas podem causar. Assim, este projeto se mostra condizente com os espaços de aprendizagem que são as feiras de Ciências que será realizada em âmbito municipal. As feiras de ciências são espaços em que os alunos podem desenvolver as suas potencialidades, construindo as suas respostas para a vontade de aprender e de encontrar soluções que ajudem os outros e não só si mesmos. Ainda estimulam uma troca de informações e de conhecimentos entre os outros alunos/participantes, professores e os visitantes da feira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ricardo Ribeiro do Amaral - Integrante / Soênia Maria Pacheco - Integrante / Kátia Aquino - Coordenador / Helena Sandra Gouveia - Integrante / Moacir da Hora Espar - Integrante / Alfredo Moura - Integrante / Marlon Freire Melo - Integrante / Marcos Melo - Integrante / Erinaldo Carmo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
RPG na Escola: Experimentação Pedagógica
Descrição: Promoção de atividades envolvendo o Roleplaying Game no Colégio de Aplicação, a fim de experimentar aplicações de conteúdos pedagógicos de diversas disciplinas a partir de um contexto interdisciplinar. CH semestral - 40 horas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Contribuições do uso do RPG pedagógico no ensino de física
Descrição: Utilização do Role Playing Game (RPG) como ferramenta de ensino de física no ensino médio do CAp - UFPE, verificando os progressos atingidos pelos alunos participantes do projeto, no âmbito da disciplina e dos conhecimentos referente à ética e cidadania..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Oficina de Conceitos de Fìsica
Descrição: Oficinas para alunos da rede pública com carga horária de 4 horas. A oficina desenvolve atividades com o uso do RPG Pedagógico ou a partir dos experimentos no Parque de Ciências da CECINE - UFPE. CH semestral - 80 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ricardo Ribeiro do Amaral - Coordenador / Fernando Martins Costa Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
Oficina de Conceitos de Física
Descrição: Oficinas para alunos da rede pública com carga horária de 4 horas. A oficina desenvolve atividades com o uso do RPG Pedagógico ou a partir dos experimentos no Parque de Ciências da CECINE - UFPE. CH semestral - 80 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ricardo Ribeiro do Amaral - Coordenador / Fernando Martins Costa Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Oficina de Conceitos de Física
Descrição: Oficinas para alunos da rede pública com carga horária de 4 horas. A oficina desenvolve atividades com o uso do RPG Pedagógico ou a partir dos experimentos no Parque de Ciências da CECINE - UFPE. CH semestral - 80 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ricardo Ribeiro do Amaral - Coordenador / Fernando Martins Costa Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Clube de RPG: o lúdico na formação de valores
Descrição: O Clube de RPG é um espaço para a prática de atividades cooperativas, no qual seus participantes utilizam-se a todo o instante de valores como ética, respeito mútuo, saber ouvir e saber falar. Também funciona como espaço dentro da universidade para testes de jogos lúdicos pertencentes às mais diversas pesquisas acadêmicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Ciência Recife: o jovem como agente de transformações
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ricardo Ribeiro do Amaral - Integrante / Soênia Maria Pacheco - Integrante / Kátia Aquino - Coordenador / Helena Sandra Gouveia - Integrante / Moacir da Hora Espar - Integrante / Alfredo Moura - Integrante / Marlon Freire Melo - Integrante / Marcos Melo - Integrante / Erinaldo Carmo - Integrante / Rodrigo Silva Pereira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2014
1º colocado - Feira Científico-cultural da UFPE e Colégio de Aplicação, ano 2013 - Categoria Desenvolvimento Pedagógico, UFPE.
2014
3º Colocado - Feira Científico-Cultural da UFPE e Colégio de Aplicação, ano 2013 - Categoria Desenvolvimento Científico, UFPE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, M.2016DIAS, M. ; LOBO, A. ; BARBOZA, A.J. ; OLIVEIRA, A.B. ; GLASNER, C. ; AMARAL, R. R. . A Física em cena: estudo sobre conceitos físicos presentes (ou não) em filmes consagrados. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, v. 2, p. 303-314, 2016.

2.
AMARAL, R. R.2011 AMARAL, R. R.; BASTOS, H.F.B. . O Roleplaying Game na sala de aula: uma maneira de desenvolver atividades diferentes simultaneamente. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, p. 103-122, 2011.

3.
AMARAL, R. R.2006AMARAL, R. R.. O Despertar do Conhecimento Científico. arscientia, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMARAL, R. R.. RPG na escola: aventuras pedagógicas. 1ª. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. v. 1. 159p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMARAL, R. R.; PACHECO, S. M. . Roleplaying Game e excursões didáticas: extrapolando os muros da escola. In: Adriana Rosa; Natália Barros. (Org.). Ensino e pesquisa na educação básica: abordagens teóricas e metodológicas. 1ªed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. 34, p. 241-250.

2.
A. Kátia ; MOURA, A. ; CARMO, E. ; GOUVEIA, H.S. ; MELO, M. ; MELO, M.F. ; ESPAR, M. H. ; AMARAL, R. R. ; PACHECO, S. M. ; PEREIRA, R.S. . A importância pedagógica de feiras de ciências: ações na feira Ciência-Recife. In: Laêda Bezerra Machado; Maria Lúcia de Figueirêdo Barbosa. (Org.). Práticas de Extensão no Centro de Educação: um resgate de sentidos e experiências. 1ed.Recife: Editora Universitária, 2012, v. , p. 113-131.

3.
AMARAL, R. R.; Silveira, T. A. . Produção de vídeo e roleplaying game (RPG) como recursos colaborativos no ensino das Ciências. In: Maria Marly de Oliveira. (Org.). Formação e Práticas Pedagógicas: Múltiplos olhares no Ensino das Ciências. 1ed.Recife: Edições Bagaço, 2008, v. 1, p. 113-152.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMARAL, R. R.. O RPG como instrumento pedagógico. arscientia.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, R. R.. O RPG como método de ensino das Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMARAL, R. R.. RPG enquanto método de Ensino das Ciências: Matemática, Física, Química e Bioloigia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AMARAL, R. R.. O RPG como método de ensino das Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMARAL, R. R.. O RPG como método de ensino I: Aspectos teóricos e práticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
AMARAL, R. R.. O RPG como método de ensino II: vivenciando uma aventura pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AMARAL, R. R.. RPG na Escola: vivenciando uma aventura pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMARAL, R. R.. Projetos de Pesquisa: a participação ativa do aluno em seu processo de aprendizagem de conceitos físicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AMARAL, R. R.; CAVALCANTE, P. S. . RPG Digital para o Ensino de Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
XIMENES, L. M. ; AMARAL, R. R. ; BRANDAO, M. M. T. . Clube do RPG - o lúdico na formação de valores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AMARAL, R. R.; PACHECO, S. M. . Experimentando o RPG Pedagógico: A interdisciplinaridade na sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMARAL, R. R.. Meu professor é o cara. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, R. R.. Design de jogos: Uma proposta de ensino baseada na interação social do sujeito a partir do suporte lúdico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, S. B. ; MEDEIROS, A. ; SANTOS, E. R. ; VIRAES, M. ; AMARAL, R. R. . The Machine. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Pedagógico).

3.
SANTOS, E. R. ; AMARAL, R. R. . Nanotech. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Pedagógico).

4.
AMARAL, R. R.. Discutindo Ciências no Ensino Fundamental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
AMARAL, R. R.. Participação em banca de Pâmela Maciel Sobral. ROLE PLAYING GAME (RPG) como método avaliativo no processo de ensino e aprendizagem de saberes matemáticos de forma lúdica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Lucas; SILVA, Cláudio; AMARAL, R. R.; ARRUDA, Ana. Participação em banca de Raíza Gomes de Melo.Prática docente e RPG: as semelhanças entre o professor e o "RPGista". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
ALMEIDA, M. A. V.; AMARAL, R. R.; AMARAL, E. M. R.; LIMA, A. A.. Participação em banca de Alexsandro Alberto da Silva.A superação do flogistico: uma aventura de RPG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BIBIANO, M.; AMARAL, R. R.; HOLANDA, G.. Seleção simplificada para professor substituto de Física do Colégio de Aplicação. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.

Outras participações
1.
AMARAL, R. R.. Feira Científico-Cultural da UFPE e Colégio de Aplicação. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.RPG Digital no Ensino de Física. 2015. (Simpósio).

2.
IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - SICEA.Projetos de Pesquisa: a participação ativa do aluno em seu processo de aprendizagem de conceitos físicos. 2015. (Seminário).

3.
I Oficina de Trabalho sobre o "Uso de Tecnologias Educacionais na Aprendizagem de Ciências. 2014. (Oficina).

4.
XI Colóquio sobre Questões Curriculares.Clube do RPG - o lúdico na formação de valores. 2014. (Outra).

5.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011. 2011. (Congresso).

6.
SICEA.Udo do Roleplaying Game (RPG) na sala de aula. 2011. (Seminário).

7.
SICEA.Roleplaying Game e excursões didáticas: extrapolando os muros da escola. 2011. (Simpósio).

8.
Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Experimentando o RPG Pedagógico: A interdisciplinaridade na sala de aula. 2010. (Congresso).

9.
Feira Científico-Cultural da UFPE e Colégio de Aplicação. No rolar dos dados: RPG como recurso pedagógico. 2009. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOUVEIA, H.S. ; AMARAL, R. R. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015: socializando experiências. 2015. (Exposição).

2.
GOUVEIA, H.S. ; ESPAR, M. H. ; PACHECO, S. M. ; MEDEIROS, E. ; ALVES, J. ; AMARAL, R. R. . Feira Científico Cultural do CAp - UFPE. 2013. .

3.
GOUVEIA, H.S. ; A. Kátia ; ESPAR, M. H. ; AMARAL, R. R. ; PACHECO, S. M. ; ALVES, J. . Feira Científico Cultural do CAp - UFPE. 2012. .

4.
A. Kátia ; AMARAL, R. R. ; CARMO, E. ; ESPAR, M. H. ; GOUVEIA, H.S. ; MELO, M. ; MELO, M.F. ; MOURA, A. ; PACHECO, S. M. . Ciência Recife: O jovem como agente de transformações. 2011. (Exposição).

5.
A. Kátia ; AMARAL, R. R. ; CARMO, E. ; ESPAR, M. H. ; GOUVEIA, H.S. ; MELO, M. ; MELO, M.F. ; MOURA, A. ; PACHECO, S. M. . Feira Científico-Cultural da UFPE e Colégio de Aplicação 2011: O jovem na aventura do Conhecimento. 2011. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alexsandro Alberto da Silva. A superação do flogistico: uma aventura de RPG. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

Iniciação científica
1.
Fernando Martins Costa Oliveira. Oficina de Conceitos de Física. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

2.
Fernando Martins Costa Oliveira. Oficina de Conceitos de Física. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

3.
Fernando Martins Costa Oliveira. Oficina de Conceitos de Física. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

Orientações de outra natureza
1.
Thais Feliciano Silva. Estágio Curricular de Regência. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

2.
Olavo Alberto Gonçalves. Estágio Curricular de regência. 2015. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

3.
Danilo Vasconcelos de Freitas. Teoria do Caos e Dimensão Fractal: uma perspectiva metodológica para o ensino médio. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio - Colégio de Aplicação / Centro de Ed) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

4.
Eduardo Roque Santos. Física de partículas numa perspectiva lúdica. 2013. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Colégio de Aplicação da UFPE. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

5.
Emerson José Freitas da Silva. Estágio Institucional - Prática de Ensino II. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

6.
Aldo Mendonça do Nascimento júnior. Estágio Institucional - Prática de Ensino II. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.

7.
Wesllen Morais Aleixo Barbosa. Estudo dos hábitos sobre o consumo de energia elétrica e suas consequências no meio ambiente. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Colégio de Aplicação da UFPE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Ribeiro do Amaral.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
AMARAL, R. R.. RPG na escola: aventuras pedagógicas. 1ª. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. v. 1. 159p .

1.
A. Kátia ; MOURA, A. ; CARMO, E. ; GOUVEIA, H.S. ; MELO, M. ; MELO, M.F. ; ESPAR, M. H. ; AMARAL, R. R. ; PACHECO, S. M. ; PEREIRA, R.S. . A importância pedagógica de feiras de ciências: ações na feira Ciência-Recife. In: Laêda Bezerra Machado; Maria Lúcia de Figueirêdo Barbosa. (Org.). Práticas de Extensão no Centro de Educação: um resgate de sentidos e experiências. 1ed.Recife: Editora Universitária, 2012, v. , p. 113-131.

2.
AMARAL, R. R.; PACHECO, S. M. . Roleplaying Game e excursões didáticas: extrapolando os muros da escola. In: Adriana Rosa; Natália Barros. (Org.). Ensino e pesquisa na educação básica: abordagens teóricas e metodológicas. 1ªed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. 34, p. 241-250.


Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, R. R.. Projetos de Pesquisa: a participação ativa do aluno em seu processo de aprendizagem de conceitos físicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOUVEIA, H.S. ; A. Kátia ; ESPAR, M. H. ; AMARAL, R. R. ; PACHECO, S. M. ; ALVES, J. . Feira Científico Cultural do CAp - UFPE. 2012. .

2.
GOUVEIA, H.S. ; ESPAR, M. H. ; PACHECO, S. M. ; MEDEIROS, E. ; ALVES, J. ; AMARAL, R. R. . Feira Científico Cultural do CAp - UFPE. 2013. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 10:14:52