Thiago Ribeiro de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7433268948880341
  • Última atualização do currículo em 17/11/2017


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas (2007), mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010 e 2015). Atualmente é professor dos cursos de Pedagogia e de Sistemas de Informação do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e educação (FAI-MG) e participa como pesquisador no Núcleo de Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUC-SP, coordenado pela Profa. Dra. Mary Jane Spink). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Ribeiro de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, T. R.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Psicologia (Psicologia Social).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Entre a esperança de cura e a cautela perante os riscos: um estudo com voluntários de ensaios clínicos com células-tronco, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Mary Jane Paris Spink.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Práticas discursivas; Células-tronco; Controvérsias; Esperanças; Incertezas.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O uso de argumentos sobre verdade e esperança em campos científicos controversos: um estudo sobre a veiculação de pesquisas com células-tronco na mídia,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Mary Jane Paris Spink.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Práticas discursivas; Jornalismo científico; Células-tronco; Controvérsias; Biossegurança.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2007
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas, PUC-MG POÇOS, Brasil.
Título: Mentes sãs em corpos dóceis: a eugenia no Brasil no início do século XX.
Orientador: André Luis Masiero & Camila Alves Fior.




Formação Complementar


2017 - 2017
Introduction to Philosophy.
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
2010 - 2015
Grupo de Pesquisa em Práticas Discursivas e Produção de Sentido.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
FAPESP São Paulo School of Advanced Sciences. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Visita Técnica. (Carga horária: 32h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2011 - 2011
Sustentabilidade no dia a dia. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Sustentabilidade, um valor para a nova geração. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Org. curricular e planej. por rede temática na EJA. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2010
Grupo de Pesquisa em Práticas Discursivas e Produção de Sentidos.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2007
Grupo de pesquisa de Iniciação Científica.
Pontifícia Universidade Católica de minas Gerais - Campus Poços de Caldas, PUC MINAS, Brasil.
2005 - 2005
Análise Institucional: principais conceitos. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Poços de Caldas, PUC MINAS, Brasil.
2003 - 2003
A intervenção na cidade na performance de ritual. (Carga horária: 4h).
Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil.
2003 - 2003
Da construção dos campos aos sujeitos pesquisados. (Carga horária: 4h).
Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Brasileira de Psicologia Social, ABRAPSO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário do Núcleo Sul de Minas


FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 6

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Humanísticos
08/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II
Psicologia do desenvolvimento e da Aprrendizagem
02/2017 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Organizacional
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação - CPA - FAI, .

Cargo ou função
Vice-coordenador.
02/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - FAI, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - FAI.

Atividade realizada
Coordenador de Área (Bolsista CAPES).
02/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I
07/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem
Trabalho de Conclusão de Curso II
02/2016 - 12/2016
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Organizacional
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Cintífico
Psicologia Geral e da Educação
Trabalho de Conclusão de Curso I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I
Psicologia Geral
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cidadania
Metodologia do Ensino de Filosofia

Exsto Tecnologia, EXSTO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) / Projeto: ?Inovação Tecnológica - Mestres e Doutores na Empresa?


Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 14

Atividades

08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Psicologia Social e Comunitária
Psicologia Social e Comunitária I
Psicologia Social e Comunitária III


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Inovação na metodologia do ensino tecnológico
Descrição: O modelo educacional contemporâneo está atravessado por uma lógica linear e fragmentada que tem como foco a transferência e a memorização de conteúdos. A primazia desse modelo mecânico, desconexo e descontextualizado das experiências cotidianas dos estudantes os posiciona como pessoas desprovidas de autonomia. Desse modo, buscou-se nessa pesquisa por ferramentas que colaborassem com uma formação de estudantes capacitados a lidarem com atividades complexas na qual a resolução inventiva de problemas, a coordenação no centro de equipes e a gestão de relações humanas deveriam ocupar lugares mais privilegiados do que a tradicional formação que prepara pessoas a simplesmente executarem repetitivamente uma tarefa que lhes são atribuídas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Salvador, L. I.2017Salvador, L. I. ; FREITAS, T. R. . Os processos de nucleação em um bairro de zona rural: discussões globais, implicações locais. Revista Científica da FAI, v. 17, p. 18-27, 2017.

2.
FREITAS, T. R.2016FREITAS, T. R.; NORA, S. R. S. . A otimização da vida por meio de fármacos controlados: um estudo sobre as controvérsias da Ritalina na mídia. Revista Inicia, v. 16, p. 19-28, 2016.

3.
OLIVEIRA, M. C. C.2012OLIVEIRA, M. C. C. ; COSTA, M. C. ; FREITAS, T. R. ; SILVA, V. S. P. . O USO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO BRASIL: UM ESTUDO NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES.. Revista INICIA, v. 12, p. 8-17, 2012.

4.
BONATTO, F. R. O.2007BONATTO, F. R. O. ; RIBEIRO, D. C. ; SALLES, J. C. ; STOPPA, L. M. ; FREITAS, T. R. . Dar e receber esmolas e processo de subjetivação. Psicologia em Revista, v. 13, p. 339-362, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, C. C. Q. ; SPINK, M. J. ; FREITAS, T. R. . A paricipação das associações de pacientes na construção do conhecimento sobre saúde.. In: GUANAES, C. (et al). (Org.). Psicologia Social e Saúde: da dimensão cultural à político-institucional. 1ed.Florianópolis: Abrapso Editora, 2015, v. 2, p. 1-450.

2.
COERDEIRO, M. P. ; FREITAS, T. R. ; CONEJO, S. P. ; LUIZ, G. M. . Como pensamos Ética em Pesquisa. In: Mary Jane Paris Spink; Jacqueline Isaac Machado Brigagão; Vanda Lúcia Vitoriano do Nascimento; Mariana Prioli Cordeiro. (Org.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. 1ed.Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014, v. , p. 7-339.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, T. R.; ADRIANO, J. D. ; SILVA, V. S. P. . Feiras de projetos: possíveis contribuições para o ensino de tecnologia. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE): formação continuada e internacionalização, 2011, Blumenal. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE): formação continuada e internacionalização, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, T. R.; SPINK, M. J. . Turismo de saúde e a admirável promessa dos tratamentos com células-tronco. In: Fourth International Conference on Health, Wellness and Society - IV Congresso Internacional de Humanidades Médicas, 2014, Vancouver. Fourth International Conference on Health, Wellness & Society, 2014.

2.
FREITAS, T. R.; PEREIRA, C. C. Q. ; SPINK, M. J. . Esperanças, riscos imponderáveis e controvérsias: querelas sobre a utilização de células-tronco em pessoas. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis - SC. Anais do XVII Encontro, 2013.

3.
PEREIRA, C. C. Q. ; SPINK, M. J. ; FREITAS, T. R. . participação das associações de pacientes na construção do conhecimento sobre Saúde. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis - SC. Anais do XVII Encontro, 2013.

4.
FREITAS, T. R.. Uso de argumentos sobre verdade e esperança na veiculação de pesquisas com células-tronco pela mídia: o episódio Hwang.. In: VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2013, Rio de Janeiro - RJ. Livro dos Anais do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2013. p. 215-215.

5.
FREITAS, T. R.; ADRIANO, J. D. ; SILVA, V. S. P. . O professor de engenharias e de cursos técnicos: um estudo sobre a formação pedagógica presente na pós-graduação stricto sensu. In: III Congresso Brasileiro de Educação - Formação de professores: compromissos e desafios da Educação Pública, 2011, Bauru. ANAIS - III Congresso Brasileiro de Educação - Formação de professores: compromissos e desafios da Educação Pública, 2011. p. 161-161.

6.
FREITAS, T. R.. A utilização de argumentos sobre verdade e esperança em terrenos científicos controversos: a mediação de pesquisas com células-tronco na mídia. In: III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA & PROFISSÃO, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e Profissão, 2010.

7.
HEGG, D. ; FREITAS, T. R. ; SPINK, M. J. . Informação sobre riscos associados ao fumo e acesso a programas de apoio à cessação do uso de tabaco: a perspectiva de funcionários terceirizados de uma instituição de ensino superior. In: III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA & PROFISSÃO, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e Profissão, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, T. R.. AI: ciborgues, bioética e produção de novas subjetividades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FREITAS, T. R.. Entre a verdade e a esperança: controvérsias na utilização de células-­‐tronco em terapias experimentais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FREITAS, T. R.. Turismo de Saúde e a admirável promessa dos tratamentos com células-tronco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FREITAS, T. R.; SPINK, M. J. . Riscos imponderáveis e desafios de segurança nos tratamentos experimentais com células-tronco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FREITAS, T. R.; SPINK, M. J. . Da bancada de laboratório à aplicação clínica: entendendo o campo dos estudos experimentais com células-tronco.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FREITAS, T. R.; PEREIRA, C. C. Q. ; SPINK, M. J. . Esperanças, riscos imponderáveis e controvérsias: querelas sobre a utilização de células-tronco em pessoas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FREITAS, T. R.. Uso de argumentos sobre verdade e esperança na veiculação de pesquisas com células-tronco pela mídia: o episódio Hwang.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEREIRA, C. C. Q. ; SPINK, M. J. ; FREITAS, T. R. . A participação das associações de pacientes na construção do conhecimento sobre Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FREITAS, T. R.. Psicologia in process: a primazia do cérebro na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FREITAS, T. R.; ADRIANO, J. D. ; SILVA, V. S. P. . Feiras de tecnologias: possíveis contribuições para a aprendizagem do empreendedorismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FREITAS, T. R.; ADRIANO, J. D. ; SILVA, V. S. P. . O professor de engenharias e de cursos técnicos: um estudo sobre a formação pedagógica presente na pós-graduação stricto sensu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FREITAS, T. R.. A utilização de argumentos sobre verdade e esperança em terrenos científicos controversos: a mediação de pesquisas com células-tronco na mídia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
HEGG, D. ; FREITAS, T. R. ; SPINK, M. J. . Informação sobre riscos associados ao fumo e acesso a programas de apoio à cessação do uso de tabaco: a perspectiva de funcionários terceirizados de uma instituição de ensino superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, T. R.. O uso de argumentos sobre verdade e esperança em campos científicos controversos: um estudo sobre a veiculação de pesquisas com células-tronco na mídia. SP: PUCSP, 2010 (Dissertação de Mestrado).

2.
FREITAS, T. R.. Mentes sãs em corpos dóceis: a eugenia no Brasil no início do século XX. Poços de Caldas, MG: PUC MINAS, 2007 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, T. R.. Seleção de Projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica BICT/ FUNCAP 2016-2017. 2016. (Avaliador (ad hoc) externo de projetos de pesquisa).

2.
FREITAS, T. R.. Da subjetividade ao 'self neuroquímico' - práticas em psicologia perante a primazia do cérebro na contemporaneidade.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SPINK, M. J.; VICENTIN, M. C. G.; COERDEIRO, M. P.; FREITAS, T. R.; MUNOZ, Y. G. G.. Participação em banca de Rafael Nogueira Furtado. Controvérsias sobre edição genética humana: da crise do humanismo aos impasses da modificação do DNA. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Hack Town - SRS.AI: ciborgues, bioética e produção de novas subjetividades. 2017. (Simpósio).

2.
IV International Conference on Health, Wellness and Society - IV Congresso Internacional de Humanidades Médicas. Turismo de Saúde e a admirável promessa dos tratamentos com células-tronco. 2014. (Congresso).

3.
Primer encuentro de la Red Chilena de Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS-­Chile).Entre a verdade e a esperança: controvérsias na utilização de células-­‐tronco em terapias experimentais. 2014. (Encontro).

4.
VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. USO DE ARGUMENTOS SOBRE VERDADE E ESPERANÇA NA VEICULAÇÃO DE PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO PELA MÍDIA: O EPISÓDIO HWANG.. 2013. (Congresso).

5.
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. A participação das associações de pacientes na construção do conhecimento sobre Saúde. 2013. (Congresso).

6.
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. Esperanças, riscos imponderáveis e controvérsias: querelas sobre a utilização de células-tronco em pessoas. 2013. (Congresso).

7.
III Congresso Brasileiro de Educação. O professor de engenharias e de cursos técnicos: um estudo sobre a formação pedagógica presente na pós-graduação stricto sensu. 2011. (Congresso).

8.
V Workshop EmpreendeSUR. Feiras de tecnologia: possíveis contribuições para a aprendizagem do empreendedorismo. 2011. (Congresso).

9.
III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA & PROFISSÃO. A utilização de argumentos sobre verdade e esperança em terrenos científicos controversos: a mediação de pesquisas com células-tronco na mídia. 2010. (Congresso).

10.
III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA & PROFISSÃO. Informação sobre riscos associados ao fumo e acesso a programas de apoio à cessação do uso de tabaco: a perspectiva de funcionários terceirizados de uma instituição de ensino superior. 2010. (Congresso).

11.
IV JORNADA DE ESTUDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA - PUC Minas (Poços de Caldas). 2006. (Congresso).

12.
III JORNADA DE ESTUDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA - PUC Minas (Poços de Caldas). 2005. (Congresso).

13.
I Encontro de Psicologia da Amar. 2003. (Simpósio).

14.
II Congresso de Psicologia da Unifenas - "Psicologia e Diversidade: Outras Faces". 2003. (Congresso).

15.
III Fórum de Extensão Universitária - Unifenas.Leitura na escola. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAUDURO, C. R. S. ; FREITAS, T. R. . II Congresso de Psicologia da Unifenas - "Psicologia e Diversidade: Outras Faces". 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Samanta Roberta da Silva Nora. A ambivalência entre os benefícios e as incertezas no tratamento de crianças com metilfenidato: um estudo sobre as controvérsias presentes nas decisões de pais sobre medicar seus filhos.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Eduarda Aparecida Domingos. A promoção dos Direitos Humanos por meio de ações afirmativas: desafios e perspectivas para o município de Santa Rita do Sapucaí (MG).. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CARNEIRO, L; COSTA, M; MAGALHÃES, R; PACHECO, V. M; SILVA, P. A pedagogia empresarial no município de Santa Rita do Sapucaí ? MG: um estudo sobre o papel do pedagogo e os seus espaços de atuação.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.

2.
ESTRAZZERI, V; RIBEIRO, J. C. M; RODRIGUES, M. C; SOUZA, A;. Discutir morte e luto no contexto escolar: os tabus e a construção de sentidos entre os professores das escolas locais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.

3.
FERREIRA, L. M; OLIVEIRA, M. O. M; SOUZA, V. S; TEODORO, V. A educação domiciliar no Brasil: um estudo sobre os argumentos e as controvérsias que circulam na mídia.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.

4.
NOGUEIRA; P. A. M; REIS, D. F. M; SOARES, M. A indisciplina na escola ou a escola da disciplina: um estudo sobre os sentidos construídos pelos professores das escolas locais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.

5.
REIS, M. C; REZENDE, J; RODRIGUES, B; SILVÉRIO, R; VIANA, J. A educação fiscal no contexto escolar de Santa Rita do Sapucaí (MG). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.

Iniciação científica
1.
Samanta Roberta da Silva Nora. A medicalização dos comportamentos "inadequados" em escolas interioranas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.

2.
Aline Maria Rodrigues Abreu. Da obrigatoriedade da filosofia nos currículos do ensino médio às controvérsias suscitadas por sua implantação na escola: levantamentos, problematizações, discussões locais.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.

3.
Samanta Roberta da Silva Nora. A universidade contemporânea frente a otimização da vida por meio de fármacos controlados.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.

4.
Daniela Pereira da Silva. A utilização de tecnologia digital na descrição de atividades de cuidado na creche: um estudo sobre a aplicação do software E-mother.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.

5.
Marcília de Cássia Costa Oliveira. Repensando a lógica tradicional da educação: uma revisão bibliográfica de teses e dissertações brasileiras que versam sobre a pedagogia de projetos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - FAI - Centro de Ensino Superior em Getão, Tecnologia e Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Thiago Ribeiro de Freitas.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Salvador, L. I.2017Salvador, L. I. ; FREITAS, T. R. . Os processos de nucleação em um bairro de zona rural: discussões globais, implicações locais. Revista Científica da FAI, v. 17, p. 18-27, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, T. R.. AI: ciborgues, bioética e produção de novas subjetividades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:43:30