Andriele Ferreira Muri Leite

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  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Andriele Muri concluiu o doutorado em Educação pela PUC-Rio em 2017 e sua tese recebeu o Prêmio Capes de Teses 2018 da área de Educação. Fez doutorado sanduíche na Universidade Gakugei de Tóquio (8 meses) onde antes já havia sido bolsista MONBUSHO no Teacher Training Program (2007/2009). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É autora do livro "A Formação Científica no Brasil e o PISA" e suas pesquisas situam-se nos campos da Educação e do Ensino de Ciências, com ênfase em Avaliação de Sistemas e Programas Educacionais, Avaliação Internacional Comparada e Desigualdades Educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andriele Ferreira Muri Leite
Nome em citações bibliográficas
MURI, A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Educação do Campo- Rolim de Moura.
Av. Norte Sul, 7300
Nova Morada
76940000 - Rolim de Moura, RO - Brasil
Telefone: (069) 35415564
URL da Homepage: http://www.rolimdemoura.unir.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Tokyo gakugei University (Orientador: Masahiro Kamata).
Título: LETRAMENTO CIENTÍFICO NO BRASIL E NO JAPÃO A PARTIR DOS RESULTADOS DO PISA, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Alicia Maria Catalano de Bonamino.
Coorientador: Tufi Machado Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: DIF; PISA; Ênfases Curriculares; Japão; Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Formação Científica Brasileira e o PISA 2006,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maria Isabel Ramalho Ortigão.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Formação Científica; PISA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Especialização em Teacher´s Trainning Program.
Tokyo gakugei University, TGU, Japão.
Título: A new handmade and cheap elbow joint model for elementary and junior high school students..
Orientador: Masahiro kamata.
Bolsista do(a): Japanese Government Scholarship, MONBUSHO, Japão.
2000 - 2003
Graduação em Biologia.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Título: Conteúdo estomacal de Brachycephalus ephippium.
Orientador: Luiz Norberto Weber.




Formação Complementar


2013 - 2013
Introdução ao uso da TRI para a construção de indi. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ABAVE, Brasil.
2005 - 2005
Ecologia de Campo I. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-chefe do Dep. de Educação do Campo, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria 647/2018/GR/UNIR de 28/08/2018


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Semestres: 2012/2, 2013/1, 2013/2, 2014/1 e 2014/2

Atividades

11/2012 - 01/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
Seminários de Pesquisa
Tendencias Atuais do Ensino de Ciências

Tokyo gakugei University, TGU, Japão.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno do Programa de Treinamento para Profess, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Curso Flama Vestibulares LTDA, FLAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Regente de Ciências e Biologia, Carga horária: 20


Instituto Educacional Tamoio, TAMOIO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor regente de Ciências, Carga horária: 20


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 8


Prefeitura Municipal de Magé, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Educador Ambiental, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Avaliação e Currículo de Matemática: um olhar sobre os resultados do PISA
Descrição: Este projeto de pesquisa visa a investigar os fatores escolares associados ao ensino e à aprendizagem da matemática na Educação Básica, a partir da análise dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA. Especificamente, pretende-se alcançar os seguintes objetivos específicos: (a) analisar o desempenho médio em Matemática dos estudantes brasileiros que participaram do PISA 2003 e do PISA 2012. (b) investigar características dos estudantes brasileiros que participaram do PISA 2012 e que possam estar associadas à repetência escolar, analisando de que modo essas características podem estar associadas à probabilidade de ocorrência desse fenômeno. (c) identificar itens da prova de Matemática do PISA 2012 que apresentam comportamento diferenciado (vieses) entre estudantes brasileiros e portugueses e comparar estes itens com os aplicados na avaliação de 2003, considerando os mesmos dois grupos de estudantes e verificando a permanência ou não de viés nessas duas edições do PISA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Andriele Ferreira Muri Leite - Integrante / Maria Isabel Ramalho Ortigão - Coordenador / Mercia Cabral - Integrante / Rafael de Lima - Integrante / António Fernando Zucula - Integrante / Carlos Augusto Aguilar Junior - Integrante / Maria José Costa dos Santos - Integrante / Guilherme Pereira - Integrante / Maria Beathris C. H. O. de Los Rios - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2011 - 2015
Observatório das Periferias Urbanas
Descrição: O Projeto Observatório das Periferias Urbanas tem dois focos principais. O primeiro visa a investigar os currículos de Matemática das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental. Em especial, pretende-se identificar características associadas às diferenças de rendimentos encontradas no desempenho em Matemática entre estudantes matriculados em escolas situadas nas capitais brasileiras e as situadas nas periferias urbanas. Neste foco de investigação pretende-se uma análise do funcionamento diferencial do item (DIF) a partir do teste de Matemática aplicados aos alunos do 5º e do 9º anos do EF na Prova Brasil 2009 e 2011 nas diferentes regiões geográficas brasileiras. A ideia é a de verificar se há itens da prova de Matemática que se mostram mais fáceis para um grupo de alunos em detrimento ao outro, por alguma razão que extrapola a dificuldade do item, bem como, buscar explicá-las. Especificamente, neste foco os seguintes objetivos pretendem ser alcançados:(a) verificar a existência de diferenças de competência cognitiva entre os alunos que freqüentam escolas situadas nas capitais e os que estudam em escolas de periferias urbanas; (b) identificar competências matemáticas que são exploradas diferentemente nos currículos dessas escolas; (c) identificar quais itens de prova de Matemática apresentaram DIF e a exiência de algum padrão nos mesmos; (d) verificar se os fatores que explicam o DIF permanecem nas duas avaliações nacionais (Prova Brasil 2009 e 2011). O segundo foco de investigação visa a compreender quais as repercussões dos resultados da Prova Brasil/IDEB que se configuram no espaço das escolas, focalizando de que forma os resultados são analisados, apropriados e utilizados tanto na reflexão sobre a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos na escola como na formação docente. Especificamente, neste foco situam-se as escolas de periferias urbanas (na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro) na busca de compreender como as mesmas apropriam-se d..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Andriele Ferreira Muri Leite - Integrante / Maria Isabel Ramalho Ortigão - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio CAPES de Tese 2018, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MURI, A. F.2017 MURI, A. F.; SOARES, T. M. ; BONAMINO, A. . Funcionamento Diferencial dos Itens de Ciências do PISA: Brasil e Japão. ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 28, p. 538-570, 2017.

2.
MURI, A. F.2017 MURI, A. F.; ORTIGAO, M. I. . The Brazilian Scientific Literacy in the PISA. REVISTA DE EDUCACION DE LAS CIENCIAS, v. 18, p. 80-84, 2017.

3.
MURI, A. F.2007MURI, A. F.; PIOVEZAN, U. ; LIMA, T. N. ; RIBEIRO, D.B. ; MARTINS, F. I. ; ORTIZ-MARTINEZ, T. . Piletas: água para o gado e para a fauna no Pantanal da Nhecolância. COMUNICADO TÉCNICO (EMBRAPA PANTANAL. ONLINE), v. 1, p. 1-5, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MURI, A. F.. A formação científica no Brasil e o PISA. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
MURI, A. F.. Letramento Científico no PISA. In: ORTIGÃO, M.I.R.. (Org.). Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o Pisa. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 3, p. 159-180.

2.
RIBEIRO, D.B. ; TERIBELE, R. ; MURI, A. F. ; FRISON, S. ; MILANO, M. Z. ; BLETTLER, M. . Influência das características do funil no sucesso de captura de larvas de formiga-leão (Neuroptera: Myrmeleontidae). In: Tatiane N. Lima; Paulo F. Dutra; Sergianne Frison; Andréa C. Araújo; Erich A. Fischer; Gustavo Graciolli; e Josué Raizer. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2005. Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. , p. 38-43.

3.
MURI, A. F.; FRISON, S. ; MILANO, M. Z. ; RIBEIRO, D.B. ; TERIBELE, R. ; BLETTLER, M. . Organismos associados a ninhos de duas espécies de aves da Fazenda Rio Negro, Pantanal da Nhecolândia. In: Tatiane N. Lima; Paulo F. Dutra; Sergianne Frison; Andréa C. Araújo; Erich A. Fischer; Gustavo Graciolli; e Josué Raizer. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2005. Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. , p. 59-61.

4.
ESPINOLA, L. A. ; GARCIA, L. C. G. ; MURI, A. F. ; MARTINS, F. I. ; FARIA, R. R. F. . Quironomidos bentónicos de la zona limnética y litoral de una baía de la estancia Rio Negro, Aquidauana-MS. In: Tatiane N. Lima; Paulo F. Dutra; Sergianne Frison; Andréa C. Araújo; Erich A. Fischer; Gustavo Graciolli; e Josué Raizer. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2005. Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. , p. 90-93.

5.
GARCIA, L. C. G. ; ESPINOLA, L. A. ; MURI, A. F. ; MARTINS, F. I. ; FARIA, R. R. F. . Taxa de infestação de pirênios de Attalea phalerata (Palmae) por Bruchidae (Coleoptera): estar no campo diminui a infestação?. In: Tatiane N. Lima; Paulo F. Dutra; Sergianne Frison; Andréa C. Araújo; Erich A. Fischer; Gustavo Graciolli; e Josué Raizer. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2005. Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. , p. 109-114.

6.
MARTINS, F. I. ; RIBEIRO, D.B. ; MURI, A. F. ; LIMA, T. N. ; ORTIZ-MARTINEZ, T. . Efeito do fogo sobre a integridade de sementes de Attalea phalerata (Mart.) Burt, (Arecacea) no Pantanal da Nhecolândia. In: Tatiane N. Lima; Paulo F. Dutra; Sergianne Frison; Andréa C. Araújo; Erich A. Fischer; Gustavo Graciolli; e Josué Raizer. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2005. Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. , p. 144-146.

7.
BERNARDO, C. T. S. ; MURI, A. F. ; GIRALDELLI, G. R. ; MARTINS, F. I. ; BIANCHI, R. C. . Composição da ictiofauna em uma baía do Pantanal do Miranda - Abobral, MS. In: Tatiane N. Lima; Paulo F. Dutra; Sergianne Frison; Andréa C. Araújo; Erich A. Fischer; Gustavo Graciolli; e Josué Raizer. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2005. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. , p. 165-169.

8.
MURI, A. F.; BERNARDO, C. T. S. ; GIRALDELLI, G. R. ; MARTINS, F. I. ; BIANCHI, R. C. . Sucessão Ecológica e Composição da vegetação ao longo de três diques marginais no Rio Miranda, Pantanal, MS.. In: Tatiane N. Lima; Paulo F. Dutra; Sergianne Frison; Andréa C. Araújo; Erich A. Fischer; Gustavo Graciolli; e Josué Raizer. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2005. Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. , p. 185-190.

9.
MURI, A. F.. Dieta de Trachycephalus venulosus (Laurenti 1768) (amphibia : anura : hylidae) em uma região do Pantanal Miranda/Abobral-MS. In: Tatiane N. Lima; Paulo F. Dutra; Sergianne Frison; Andréa C. Araújo; Erich A. Fischer; Gustavo Graciolli; e Josué Raizer. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2005. Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. , p. 199-204.

10.
TERIBELE, R. ; MURI, A. F. ; RIBEIRO, D.B. ; FRISON, S. ; MILANO, M. Z. ; BLETTLER, M. . Espécies e guildas tróficas de aves na borda e interior de cordilheiras da Fazenda de Rio Negro (Pantanal, MS). In: Tatiane N. Lima; Paulo F. Dutra; Sergianne Frison; Andréa C. Araújo; Erich A. Fischer; Gustavo Graciolli; e Josué Raizer.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2005. Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. , p. 19-23.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MURI, A. F.; ORTIGAO, M. I. . A Alfabetização Científica Brasileira: um estudo a partir dos dados do PISA 2006*. In: VII Reunião da ABAVE Avaliação e Currículo: um diálogo necessário, 2013, BRASÍLIA. VII Reunião da ABAVE Avaliação e Currículo: um diálogo necessário ANAIS, 2013. v. 1. p. 385-400.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MURI, A. F.; RUDOLF, D. ; LIMA, I. P. ; ANTONINI, R. D. ; SILVA-FILHO, R. ; ALVES-SILVA, R. ; VONMATTER, S. ; PIRATELLI, A. . DETERMINAÇÃO DA DISTÂNCIA DE FUGA DE ALGUMAS AVES NA ILHA DA MARAMBAIA. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

2.
MURI, A. F.; RUDOLF, D. ; LIMA, I. P. ; ANTONINI, R. D. ; SILVA-FILHO, R. ; ALVES-SILVA, R. ; VONMATTER, S. ; PIRATELLI, A. . Resposta a estimulos sonoros por aves na ilha da marambaia, itacuruçá, RJ. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

3.
MURI, A. F.; WEBER, L. N. . Conteúdo Estomacal de Brachycephalus ephippium. In: XIV Encontro de Zoologia do Nordeste, 2003, Maceió. Livro de Resumos do XIV Encontro de Zoologia do Nordeste, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
MURI, A. F.. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MURI, A. F.. O ensino e a aprendizagem de ciências: diálogos entre Brasil e Japão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MURI, A. F.; ORTIGAO, M. I. . Letramento em Ciências no PISA 2006: um estudo comparativo entre Brasil e Japão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MURI, A. F.; RUDOLF, D. ; LIMA, I. P. ; ANTONINI, R. D. ; SILVA-FILHO, R. ; ALVES-SILVA, R. ; VONMATTER, S. ; PIRATELLI, A. . Resposta a estimúlos sonoros por aves na ilha da Marambaia, Itacuruçá - RJ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MURI, A. F.; RUDOLF, D. ; Isaac Passos de Lima ; ANTONINI, R. D. ; SILVA-FILHO, R. ; ALVES-SILVA, R. ; VONMATTER, S. ; PIRATELLI, A. . Determinação da distancia de fuga de algumas aves na ilha da marambaia, RJ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MURI, A. F.; WEBER, L. N. . Conteúdo estomacal de Brachycephalus ephippium. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MURI, A. F.; WEBER, L. N. . Conteúdo Estomacal de Brachycephalus ephippium. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MURI, A. F.; ORTIGAO, M. I.. Participação em banca de Paula Ramos Ferreira.O Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro: qualidade, ranking e o modelo de mercado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MURI, A. F.; ORTIGAO, M. I.. Participação em banca de Priscilla Soares da Cunha.A Avaliação Educacional segundo Ravitch e Werle. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LAGE, D. A.; MURI, A. F.; CAR, G. S.. Concurso Público para professor de Ensino Básico Técnico e Técnológico de Biologia. 2014. Instituto Nacional de Educação de Surdos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Reunião Temática da Abave: Pisa em debate. 2014. (Seminário).

2.
VII Reunião da ABAVE. A Alfabetização Científica Brasileira: um estudo a partir dos dados do PISA 2006. 2013. (Congresso).

3.
V SIMPOSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.V SIPEM. 2012. (Seminário).

4.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões.Letramento em Ciências no PISA-2006: um estudo comparativo entre Brasil e Japão. 2011. (Encontro).

5.
XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Resposta a estímulos sonoros por aves na ilha da marambaia, itacuruçá, RJ. 2006. (Congresso).

6.
XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Determinação da distância de fuga de algumas aves na ilha da marambaia, RJ. 2006. (Congresso).

7.
II Congresso Brasileiro de Herpetologia. 2005. (Congresso).

8.
I Simpósio de anfíbios da UFRRJ. 2004. (Simpósio).

9.
VII Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro. 2003. (Encontro).

10.
XIV Encontro de Zoologia do Nordeste.Conteúdo Estomacal de Brachycephalus ephippium. 2003. (Encontro).

11.
I Congresso Ecogênese e Ecodesenvolvimento da Região dos Lagos. 2002. (Congresso).

12.
Encontro de Educadores Ambientais da Baixada Fluminense. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MURI, A. F.. V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2012. (Outro).

2.
MURI, A. F.. IV SEMINÁRIO PERIFERIAS URBANAS - INVADINDO A ACADEMIA. 2011. (Outro).

3.
MURI, A. F.. I Fórum de Pós-Graduação da UFRRJ. 2006. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MURI, A. F.2017 MURI, A. F.; ORTIGAO, M. I. . The Brazilian Scientific Literacy in the PISA. REVISTA DE EDUCACION DE LAS CIENCIAS, v. 18, p. 80-84, 2017.


Livros e capítulos
1.
MURI, A. F.. A formação científica no Brasil e o PISA. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 125p .

1.
MURI, A. F.. Letramento Científico no PISA. In: ORTIGÃO, M.I.R.. (Org.). Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o Pisa. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 3, p. 159-180.


Apresentações de Trabalho
1.
MURI, A. F.. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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