Naira da Costa Muylaert Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1202050697108469
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


É formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007); Mestre em Educação (2002) e Doutora em Ciências Humanas - Educação (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Realizou o Programa de Doutorado Sanduíche (2014) na L´Université de Génève. Trabalhou como analista de avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e atualmente é bolsista de PNPD - Programa Nacional de Pós Doutorado no departamento de educação da PUC-Rio. Desde 2010 atua como pesquisadora no Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) da PUC-Rio. Área de interesse voltada para os seguintes temas: políticas públicas em educação; implementação de políticas públicas; políticas de ação afirmativa; desigualdades educacionais; ensino médio profissionalizante e gestão escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Naira da Costa Muylaert Lima
Nome em citações bibliográficas
MUYLAERT, N.;LIMA, N.C.M.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas.
Rua Marquês de São Vicente, 255
Gávea
22451000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 38097
Telefone: (032) 40099300


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Université de Genéve (Orientador: Marcel Crahay).
Título: Escola pública, desigualdades sociais e desempenho escolar no estado do Espírito Santo, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Alicia Maria Catalano de Bonamino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Política Educacional; Desigualdade Educacional; Avaliação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Política Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Infraestrutura, Gestão Escolar e Desempenho em Leitura e Matemática: um estudo a partir do Projeto Geres,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Alicia Maria Catalano de Bonamino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Algumas propostas libertárias em educação.
Orientador: Angela Maria Souza Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Atuação Profissional



Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, CAED, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Avaliação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Nenhum
Outras informações
Membro do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) da PUC-Rio. Pesquisadora do Projeto As Inconsistências na Aprendizagem de Leitura e Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Observatório da Educação), financiado pela CAPES.

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .


Editora Record, RECORD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Relações Institucionais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista IC/UNIRIO, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, TJERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Elaboração e avaliação de cursos, Carga horária: 25



Linhas de pesquisa


1.
Educação, Relações Sociais e Construção Democrática


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Desenvolvimento, Inter-relações e Distribuição Social da Aprendizagem da Leitura e da Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar: 1) inter-relações entre a aprendizagem de habilidades de leitura e de escrita; 2) características de escolas e salas de aula que maximizam a aprendizagem dos alunos e minimizam o impacto da sua origem social sobre o aprendizado dessas habilidades ao longo do ciclo de alfabetização, notadamente do 1º; 2º 3º anos do ensino fundamental. Mais especificamente, a pesquisa utilizará dados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo voltado para a alfabetização (PAEBES ALFA), para investigar como são geridas, pelas políticas escolares e educacionais, as desigualdades entre as escolas e dentro das escolas públicas do estado do Espírito Santo, até chegar ao nível micro da turma e da sala de aula. No PAEBES ALFA, o desenho longitudinal da coleta de dados e a incorporação da avaliação da escrita oferecem a oportunidade de buscar respostas para as seguintes questões de pesquisa: 1) Como se relaciona o desenvolvimento das habilidades de leitura com o desenvolvimento da escrita na alfabetização? 2) Quais práticas pedagógicas do professor contribuem mais para o progresso no aprendizado das diferentes habilidades de leitura e de escrita que necessitam ser construídas durante o processo de alfabetização? Os efeitos dessas práticas se diferenciam conforme o ano escolar frequentado pelos alunos? Como se relacionam essas práticas com o tema da desigualdade intra-escolar? 3) Quais práticas de gestão escolar estão associadas ao aumento da eficácia e à promoção da equidade dentro da escola? Quais práticas de gestão educacional estão associadas ao aumento da equidade entre as escolas? Em relação à primeira questão, os dados disponibilizados pela Prova ABC indiciam, inicialmente, que habilidades de decodificação tendem a ocorrer antes de habilidades de codificação. No entanto, o percurso não parece ser linear, o que reitera a necessidade de novos estudos a partir de dados longitudinais, como os disponibilizados pelo PAEBES ALFA. No caso das questões de pesquisa 2 e 3, que envolvem estudos sobre efeito professor e sobre eficácia e equidade escolar, faremos uso desses dados longitudinais, da abordagem de valor agregado e da modelagem multinível, por entender que são estes os modos adequados de levar em consideração as características dos alunos e das escolas na modelagem estatística dos dados. Como complemento às evidências estatísticas e à sua interpretação, a pesquisa também inclui a realização de quatro estudos de caso em escolas com turmas frequentadas por crianças semelhantes em termos socioeconômicos que apresentem diferenças contrastantes no progresso dos alunos em comparação com a média de proficiência em leitura e escrita na primeira avaliação. Uma vez selecionadas as escolas, a pesquisa irá investigar quais são as características escolares e de sala de aula que podem explicar o ganho de aprendizado dos alunos. A hipótese é que há ações pedagógicas e de gestão nas escolas que fazem com que seus alunos aprendam mais do que o esperado e isso faz com que as desigualdades entre as escolas aumentem. Da mesma forma, a alocação dos alunos e professores nas turmas e suas interações cotidianas na sala de aula também devem ser levadas em conta quando se trata de investigar a produção de desigualdades dentro das escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Naira da Costa Muylaert Lima - Integrante / Alicia Maria Catalano de Bonamino - Coordenador / Tufi Machado Soares - Integrante / ERISSON VIANA CORREA - Integrante / LUCIA HELENA GAZÓLIS DE OLIVEIRA - Integrante.
2011 - 2015
Aprendizagem de Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua Relação com as Práticas dos Professores em Sala de Aula
Descrição: A pesquisa GERES (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005), realizada em 303 escolas e cinco cidades brasileiras entre 2005 e 2008, fornece evidências claras de inconsistências nos processos de aprendizagem em leitura durante os primeiros anos do ensino fundamental. Por essas inconsistências, os alunos deixam de adquirir as habilidades esperadas ou deixam de adquirir estas habilidades no ritmo apropriado. As consequências desses padrões irregulares de aprendizagem são graves para o desenvolvimento futuro das habilidades dos alunos e há sinais que os prejuízos sofridos podem se tornar permanentes. A pesquisa ora proposta visa a investigar esses padrões de habilidades de leitura. Partimos de uma hipótese inicial que atribui parte das diferenças a políticas escolares e a práticas de ensino da leitura, que parecem facilitar, no caso da rede privada e das escolas federais, e dificultar, no caso das redes municipal e estadual, o acesso à aprendizagem de importantes habilidades de leitura. Propomos-nos a verificar essa hipótese por meio de abordagem quantitativa apropriada para o estudo do efeito-professor no conjunto das escolas GERES e também por meio de estudos qualitativos dos cadernos escolares de alunos que frequentaram escolas públicas do Rio de Janeiro nas que tiveram altos e baixos ganhos na proficiência de leitura ao longo dos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Naira da Costa Muylaert Lima - Integrante / Lúcia Helena Gazóllis de Oliveira - Integrante / Alicia Maria Catalano de Bonamino - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: META: AVALIAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração de Sistemas Educacionais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MUYLAERT, N.2018 MUYLAERT, N.; BONAMINO, A. M. C. ; PONTES, L. A. F. . A (DES)IGUALDADE DE CONHECIMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO*. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 29, p. 78, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
MUYLAERT, N.; CORREA, E. V. . As estratégias de enturmação dos alunos nas escolas e suas relações com a (re)produção de desigualdades educacionais. In: Bonamino, Alicia; Soares Machado, Tufi. (Org.). Estudos sobre a educação brasileira: múltiplos olhares. 1ed.Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Editora PUC, 2017, v. , p. 1-276.

2.
BONAMINO, A. M. C. ; MUYLAERT, N. ; MOTA, M. O. . Avaliação nacional da educação básica e sistemas de ensino: quais as relações?. In: Donaldo Bello de Souza; Marisa Ribeiro Teixeira Duarte; Rosimar de Fátima Oliveira (orgs.). (Org.). Sistemas educacionais: concepções, tensões, desafios. 1aed.São Paulo: Edições Loyola, 2015, v. , p. 105-119.

3.
BONAMINO, A. M. C. ; MUYLAERT, N. . Aspectos da gestão escolar e seus efeitos no desempenho dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Angela Maria Martins, Adolfo Ignacio Calderón, Pedro Ganzeli e Teise de Oliveira Guaranha Garcia. (Org.). Políticas e Gestão da Educação: desafios em tempos de mudanças. 1ed.Campinas: Editora Autores Associados Ltda, 2013, v. , p. 1-304.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MUYLAERT, N.. A evolução da (des)igualdade de conhecimento no ciclo de alfabetização de quatro escolas públicas do estado do Espírito Santo. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2017, São Luis. 38a Reunião Nacional ANPED, 2017.

2.
MUYLAERT, N.; SILVA, W. . A (re)produção da desigualdade de conhecimento em quatro escolas públicas do estado do Espírito Santo. In: VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2016, Recife. Currículo, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Avaliação, 2016.

3.
MUYLAERT, N.; TOMAZ, A. S. L. . Desigualdade de aprendizagem: uma análise dos dados da Avaliação Nacional da Alfabetização. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, 2016.

4.
MUYLAERT, N.. Gestão Escolar e Desempenho em Leitura e Matemática: um estudo a partir de dados longitudinais. In: III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, 2012, Zaragoza. Gestão Escolar e Política Educacional: desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores, 2012.

5.
MUYLAERT, N.. Gestão Pedagógica e Desempenho em Leitura e Matemática: um estudo a partir de dados longitudinais. In: VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste, 2012, Campinas. Gestão Pedagógica e Desempenho em Leitura e Matemática: um estudo a partir de dados longitudinais, 2012.

6.
CANEDO, M. L. ; MUYLAERT, N. ; RESINENTTI, P. M. . Relacionamento do gestor com o corpo docente: o olhar do diretor. In: II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Políticas Públicas e Gestão da Educação - Construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas. Niterói: ANPAE, 2011. v. 25. p. 1-14.

7.
MUYLAERT, N.; RESINENTTI, P.M. . Os gestores e suas relações com os processos de avaliação em larga escala. In: 10o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2011. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MUYLAERT, N.; SILVA, W. . A influência da escola sobre o desempenho em Língua Portuguesa: um estudo exploratório com dados educacionais do Ceará. In: IX Reunião ABAVE: PNE e a Avaliação Educacional, 2017, Salvador. PNE e a Avaliação Educacional, 2017.

2.
MUYLAERT, N.. Universidade Popular. In: 6ª Jornada de Iniciação Científica, 2007, Rio de Janeiro. 6ª Jornada de Iniciação Científica, 2007.

3.
MUYLAERT, N.. A importância da educação anarquista na conscientização da classe operária. In: 5ª Jornada de Iniciação Científica, 2006, Rio de Janeiro. 5ª Jornada de Iniciação Científica, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MUYLAERT, N.; MOTA, M. O. . As avaliações educacionais e os desafios da desigualdade escolar brasileira. In: XXII COLÓQUIO AFIRSE, 2015, Lisboa. Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação: contributos da investigação, 2015.

2.
MOTA, M. O. ; MUYLAERT, N. . A Reforma do Estado e suas repercussões nas atuais políticas de avaliações educacionais brasileiras. In: XXII COLÓQUIO AFIRSE, 2015, Lisboa. Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação: contributos da investigação, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MUYLAERT, N.. Base Nacional Comum Curricular: tensões e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MUYLAERT, N.; SILVA, W. . A influência da escola sobre o desempenho em Língua Portuguesa: um estudo exploratório com dados educacionais do Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CASELA, A. L. M. ; MUYLAERT, N. ; RODRIGUES, L. C. ; RIBEIRO, L. V. F. ; REZENDE, W. . Vinhetas de Ancoragem: porque utilizá-las na construção de indicadores escolares?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MUYLAERT, N.. A evolução da (des)igualdade de conhecimento no ciclo de alfabetização de quatro escolas públicas do estado do Espírito Santo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MUYLAERT, N.; SILVA, W. . A (re)produção da desigualdade de conhecimento em quatro escolas públicas do estado do Espírito Santo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MUYLAERT, N.; TOMAZ, A. S. L. . Desigualdade de aprendizagem: uma análise dos dados da Avaliação Nacional da Alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MUYLAERT, N.; AGUIAR, G. S. ; REIS, K. ; BONAMINO, A. M. C. . Argentina, Brasil, Chile e México: O ensino de ciências e o PISA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MUYLAERT, N.. Gestão Pedagógica e Desempenho em Leitura e Matemática: um estudo a partir de dados longitudinais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MUYLAERT, N.. Gestão Escolar e Desempenho em Leitura e Matemática: um estudo a partir de dados longitudinais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MUYLAERT, N.; RESINENTTI, P.M. . Os gestores e suas relações com os processos de avaliação em larga escala. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CANEDO, M. L. ; MUYLAERT, N. ; RESINENTTI, P. M. . Relacionamento do gestor com o corpo docente: o olhar do diretor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MUYLAERT, N.. Universidade Popular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MUYLAERT, N.. A importância da educação anarquista na conscientização da classe operária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MUYLAERT, N.. Universidade Popular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MUYLAERT, N.. PROJETO 914 BRZ 1147. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
MUYLAERT, N.. 13a Reunião Científica Regional da ANPEd-Sudeste. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
RESINENTTI, P.M. ; MUYLAERT, N. . Pisa 2006 - Relevância, potencial e limites para a análise do ensino de ciências no Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
BONAMINO, A. M. C.; GESTOSO, J. I. C.; CARVALHO, C. P.; KOSLINSKI, M. C.; SILVA, E. R.; MUYLAERT, N.. Participação em banca de Erisson Viana Correa. Accountability na Educação: impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino no Ceará. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
BONAMINO, A. M. C.; MICARELLO, H. A. L. S.; EISENBERG, Z. W.; MUYLAERT, N.. Participação em banca de Maria Elizabete Neves Ramos. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Rio de Janeiro: formulação e implementação da política. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
SOARES, T. M.; MUYLAERT, N.. Participação em banca de Patricia de Lima Paula. A influência da elaboração de itens na eficácia das avaliações em larga escala. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BONAMINO, A. M. C.; MUYLAERT, N.; PENA, A.; STOBAUS, L.; SOARES, J.; MESQUITA, S.. Comissão de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Brasileiro sobre Implementação de Políticas Públicas. 2018. (Seminário).

2.
IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2018. (Congresso).

3.
IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da EDucação. Justiça na educação: uma análise da política de cotas no IFRJ. 2018. (Congresso).

4.
VIII Reunião da REIPPE. 2018. (Outra).

5.
38a Reunião Nacional ANPED. A evolução da (des)igualdade de conhecimento no ciclo de alfabetização de quatro escolas públicas do estado do Espírito Santo. 2017. (Congresso).

6.
IX Reunião ABAVE: PNE e a Avaliação Educacional. A influência da escola sobre o desempenho em Língua Portuguesa: um estudo exploratório com dados educacionais do Ceará. 2017. (Congresso).

7.
IX Reunião ABAVE: PNE e a Avaliação Educacional. Vinhetas de Ancoragem: porque utilizá-las na construção de indicadores escolares?. 2017. (Congresso).

8.
IX SEMINÁRIO NACIONAL 2017: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: TENSÕES E DESAFIOS.O Ensino Fundamental I na BNCC. 2017. (Seminário).

9.
Pesquisas em Sociologia da Educação.Educação e Desigualdades Sociais: suas relações no estado do Espírito Santo. 2017. (Outra).

10.
II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.A (re)produção da desigualdade de conhecimento em quatro escolas públicas do estado do Espírito Santo. 2016. (Outra).

11.
II Seminário de Gestão e Avaliação da Educação.A desigualdade de oportunidades na educação infantil. 2016. (Seminário).

12.
VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo.A (re)produção da desigualdade de conhecimento em quatro escolas públicas do estado do Espírito Santo. 2016. (Outra).

13.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares.A (re)produção da desigualdade de conhecimento em quatro escolas públicas do estado do Espírito Santo. 2016. (Outra).

14.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Desigualdade da aprendizagem: uma análise dos dados da avaliação nacional da alfabetização. 2016. (Encontro).

15.
XV Comparative Education Word Congress. Argentina, Brasil, Chile e México: o ensino de Ciências e o PISA. 2013. (Congresso).

16.
III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação. Gestão escolar e desempenho em Leitura e Matemática: um estudo a partir de dados longitudinais. 2012. (Congresso).

17.
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia.Qualidade do Ensino de Ciências entre os Países Latino-Americanos no PISA (2006): quais são os paralelos possíveis?. 2012. (Encontro).

18.
VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste.Gestão Pedagógica e Desempenho em Leitura e Matemática: um estudo a partir de dados longitudinais. 2012. (Encontro).

19.
10o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Os gestores e suas relações com os processos de avaliação em larga escala. 2011. (Encontro).

20.
25o Simpósio Brasileiro.Relacionamento do gestor com o corpo docente: o olhar do diretor. 2011. (Simpósio).

21.
2o Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Relacionamento do gestor com o corpo docente: o olhar do diretor. 2011. (Congresso).

22.
Seminário Internacional de Avaliação em Leitura e Escrita: pesquisa e ação educacional. 2011. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 7:58:24