Andrea Amaro Quesada

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0731590957375373
  • Última atualização do currículo em 08/09/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005), Mestrado em Ciências do Comportamento (Neurociências e Cognição) pela Universidade de Brasília (2007), PhD em Neurociências pela Ruhr-Universität Bochum - Alemanha (2012) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência nas seguintes áreas: Estresse, Avaliação Neuropsicológica, Neuropsicofarmacologia com foco em crianças com epilepsia, e Neurodesenvolvimento de bebês de alto-risco. Faz parte do grupo de pesquisa do CNPq, "Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Neurocomportamental da Criança e Adolescente." (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Amaro Quesada
Nome em citações bibliográficas
QUESADA, A. A.;QUESADA, A.A.;QUESADA, ANDREA AMARO;QUESADA, ANDREA A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Fortaleza, Curso de Psicologia (CCS).
Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Edson Queiroz
60811905 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 34773369


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Ciências Médicas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Estresse e prematuridade: um risco para a memória e para o desenvolvimento emocional na infância, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Riccardo Pratesi.
Coorientador: Rosana Maria Tristão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2012
Doutorado em Neurociências.
Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
Título: Negative effects of stress in children, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Oliver T Wolf.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2007
Mestrado em Ciências do Comportamento.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Avaliação neuropsicológica verbal versus não-verbal de crianças com epilepsia,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dra. Rosana Maria Tristão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação Neuropsicológica; Funções Cognitivas; Epilepsia; Drogas Antiepilépticas.
Grande área: Ciências Humanas
2000 - 2006
Graduação em Psicologia- Bacharel.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2000 - 2005
Graduação em Psicologia-Psicólogo.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
CONTENT TEACHING IN ENGLISH. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018
CONTENT TEACHING IN ENGLISH. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2017. (Carga horária: 24h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2016 - Nautilus. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2016. (Carga horária: 18h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015
ENSINANDO E APRENDENDO: OS FUNDAMENTOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO. (Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2015. (Carga horária: 48h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015
ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014
OFICINA DE FORMAÇÃO IDEA. (Carga horária: 3h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014
Formação Docente em Pesquisa Quantitativa. (Carga horária: 100h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014
ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES 2014. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2014 - 2014
SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOCENTE - SID 2014.1. (Carga horária: 8h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2010 - 2010
Basic Scientific Presentation. (Carga horária: 24h).
Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
2009 - 2010
From Molecules to Cognition. (Carga horária: 250h).
Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
2009 - 2010
Techniques of psychoneuroendocrine stress research. (Carga horária: 33h).
Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
2009 - 2009
Promoting parenting, communication and wellbeing. (Carga horária: 10h).
Royal Society of Medicine, RSM, Inglaterra.
2007 - 2007
Formação de Multiplicadores em CIF. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Psicologia Hospitalar.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Preparação para Banca Examinadora do PQGF. (Carga horária: 40h).
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, PLANEJAMENTO, Brasil.
2005 - 2005
Mapeamento de Processos. (Carga horária: 18h).
Caixa Econômica Federal - Gerência de Soluções Empresariais, CEF- GESEM, Brasil.


Atuação Profissional



CAVIVER, CAVIVER, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


PROJETO SINAPSES, PSINAPSES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar N3, Carga horária: 40


Ruhr-Universität Bochum, RUB, Alemanha.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Estudante/Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

2009 - 2012
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia Cognitiva, .

Linhas de pesquisa
Estresse e Cognição

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante/Pesquisador/Estágiário

Atividades

2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Pediatria, .

2006 - 2007
Pesquisa e desenvolvimento , Serviço de Neurologia Infantil do Hospital Universitário de Brasília, .

Linhas de pesquisa
Epilepsia e Cognição
04/2005 - 12/2005
Estágios , Hospital Universitário de Brasília, .

Estágio realizado
Acompanhamento de gestantes e do desenvolvimento de bebês de alto-risco.. Fortalecimento do vínculo mãe-bebê.
03/2005 - 12/2005
Estágios , Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), .

Estágio realizado
Psicodiagnóstico, atendimento psicoterapêutico.

Banco do Brasil - Direção Geral, BB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 30


Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Júnior, Carga horária: 30


Centro de Ensino Especial 02, CEE02, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações
Estágio realizado na Estimulação Precoce.



Linhas de pesquisa


1.
Estresse e Cognição
2.
Epilepsia e Cognição
3.
Prematuridade e estresse na infância


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EFEITOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS E SOCIAIS DA ARTETERAPIA EM CRIANÇAS EXPOSTAS A MAUS-TRATOS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Andrea Amaro Quesada - Coordenador.
2016 - Atual
EFEITOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS E SOCIAIS DA INTERVENÇÃO BASEADA EM ABA EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA,
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS QUE ACOMPANHAM OS CASOS DE EMBRIOPATIA POR ZIKA VÍRUS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - Atual
PROJETO SINAPSES
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neurociências e Cognição.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psiconeuroendocrinologia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Transtornos do Desenvolvimento.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Materno-Infantil.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicofarmacologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Jacobs Foundation International Travel Award (SRCD Biennial Meeting), Jacobs Foundation.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUESADA, ANDREA A.2014QUESADA, ANDREA A.; TRISTÃO, ROSANA M. ; PRATESI, RICCARDO ; WOLF, OLIVER T. . Hyper-responsiveness to acute stress, emotional problems and poorer memory in former preterm children. Stress (Luxembourg. Print), v. 17, p. 389-399, 2014.

2.
1QUESADA, A.A.2012 QUESADA, A.A.; WIEMERS, U.S. ; SCHOOFS, D. ; WOLF, O.T. . Psychosocial stress exposure impairs memory retrieval in children. Psychoneuroendocrinology, v. 37, p. 125-136, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. S. ; FILGUEIRAS, L. M. ; LIMA, R. C. ; ALMEIDA, S. B. C. ; QUESADA, A. A. . METODOLOGIAS ATIVAS E MÍDIAS DIGITAIS: UMA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM W FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

2.
RODRIGUES JUNIOR, J. A. ; QUESADA, A. A. . ALIVE INSIDE: POTENCIALIZANO A APRENDIZAGEM POR MEIO DA ANÁLISE DE UM DOCUMENTÁRIO. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

3.
SOUZA, M. B. ; QUESADA, A. A. . REDUÇÃO DO ESTRESSE E FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

4.
FILGUEIRAS, L. M. ; LIMA, R. C. ; ALMEIDA, S. B. C. ; OLIVEIRA, L. S. ; QUESADA, A. A. . ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

5.
COSTA, L. S. ; QUESADA, A. A. . BRINCAR, VIVENCIAR E ENVOLVER-SE: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, AFETO E LUDICIDADE EM SALA DE AULA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

6.
NASCIMENTO, I. M. B. ; SOUSA, S. R. T. ; QUESADA, A. A. . DEBATE COMPETITIVO COMO METODOLOGIA ATIVA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

7.
NASCIMENTO, I. M. B. ; SOUSA, S. R. T. ; QUESADA, A. A. . DEBATE COMPETITIVO COMO METODOLOGIA ATIVA: FACILITANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

8.
NASCIMENTO, C. J. C. ; QUESADA, A. A. . MONITORIA ACADÊMICA: ESPAÇO FOMENTADOR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA O MONITOR. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017, FORTALEZA. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2017 - XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

9.
NASCIMENTO, I. M. B. ; JACINTO JUNIOR, F. ; LEITE, A. B. L. V. F. ; BORGES, N. A. ; PONTE, S. G. C. B. ; QUESADA, A.A. . Transtorno do estresse pós-traumático: resquícios da ditadura militar em uma presa política. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.

10.
GOMES, D. C. ; ROCHA, A. P. Q. ; QUESADA, A.A. . SÍNDROME DE PRADER WILLI: UM ESTUDO DE CASO E A DESCONSTRUÇÃO DE PADRÕES COMPORTAMENTAIS. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2016. ENCONTTROS CIENTÍFICOS 2016 -XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.

11.
OLIVEIRA, B. M. ; QUEIROZ, C. M. ; LIMA, R. C. ; MEDEIROS, L. C. L. ; QUESADA, A.A. . Transtorno Bipolar: uma perspectiva neurocientífica e a importância do tratamento biopsicossocial. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.

12.
LOPES, H. M. ; ANDRADE, P. C. A. ; ARAUJO, J. C. ; QUESADA, A.A. . Equoterapia e desenvolvimento humano: implicações nas dimensões social, cognitiva e motora. In: XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2016.

13.
SOUZA, M. B. ; VIEIRA, P. P. M. ; LIMA, E. E. N. ; QUESADA, A.A. . DISTÚRBIOS DO SONO E A RELAÇÃO COM A PSICOLOGIA CLÍNICA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016.

14.
PEIXOTO, C. R. ; RODRIGUES, M. R. ; QUESADA, A.A. . A RELAÇÃO DO SOCIAL COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DE 4 ANOS NA ESCOLA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.

15.
AGUIAR, L. M. A. G. ; QUESADA, A.A. . Neurofeedback: tratamento e prevenção da depressão. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.

16.
RODRIGUES JUNIOR, J. A. ; GOMES, N. A. S. ; RAMOS, M. S. ; SANTOS, A. A. ; QUESADA, A.A. . O amor não conta cromossomos: um estudo acerca da neuroeducação na Síndrome de Down. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.

17.
BARBOSA, I. C. ; SANTOS, G. B. ; SERRA, I. O. ; QUESADA, A.A. . BURNOUT E NEUROCIÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.

18.
RAMOS, I. W. S. ; LIMA, R. C. ; QUESADA, A.A. . AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO FAVORECIMENTO DO PROCESSO. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2016.

19.
LIMA, R. C. ; RAMOS, I. W. S. ; QUESADA, A.A. . TRÍADE PROFESSOR-MONITOR-ALUNO: INOVANDO A APRENDIZAGEM COM A CRIAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR.

20.
CUNHA, M. F. ; MARTINS, D. G. ; ROCHA, S. V. A. L. ; QUESADA, A.A. . GRUPO DE ESTUDOS E AULAS DE REVISÃO COMO METODOLOGIAS ATIVAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR.

21.
SANTOS, F. S. ; QUESADA, A.A. . EDUCAR PELA PESQUISA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM NEUROCIÊNCIAS E PSICOLOGIA. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR.

22.
QUESADA, A.A.; LIMA, R. C. ; RAMOS, I. W. S. ; GADELHA, C. S. ; SANTOS, F. S. . PROJETO SINAPSES: INOVANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - VIII ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - VIII ENCONTRO DE PRATICAS DOCENTES DA UNIFOR.

23.
FERREIRA, M. N. B. ; QUESADA, A. A. . Aprendizagem mediada: aplicação dos conceitos de andaime e zona de desenvolvimento proximal. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016. XVI Encontro de Iniciação à Docência.

24.
PIMENTEL, I. R. ; LOPES, V. R. A. ; LIMA, R. C. ; OLIVEIRA, G. F. M. ; CARNAUBA, T. S. ; QUESADA, A.A. . Análise dos déficits cognitivos e sociais da epilepsia tônico-clônica generalizada. In: ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR, 2016. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2016 - XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á PESQUISA DA UNIFOR.

25.
SILVA, A. B. ; MARQUES, M. B. ; HOLANDA, J. R. G. ; CARVALHO, S. F. ; BARROS, E. R. ; QUESADA, A.A. . Atividade física reduz nível de estress. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR 2015, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015.

26.
RAMOS, I. W. S. ; LIMA, R. C. ; GOUVEIA, A. O. ; RIBEIRO, G. S. ; OLIVEIRA, L. S. ; QUESADA, A.A. . Doença de Alzheimer: uma perspectiva histórica e biopsicossocial. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.

27.
AQUINO, J. S. ; SILVA, G. B. E. ; GUITER, F. Y. ; PAULA, D. M. C. ; ALMEIDA, L. M. M. ; QUESADA, A.A. . Síndrome de Burnout, quando o trabalho adoece: um estudo com profissionais do sexo. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.

28.
ANDRADE, A. C. B. ; MORALES, L. G. M. ; RABELO, R. M. ; COSTA, F. S. ; QUESADA, A.A. . A influência da religiosidade na ansiedade e depressão. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.

29.
ABREU, K. L. S. ; LEITAO, M. L. S. ; QUESADA, A.A. . Transtorno alimentar: como sentimos, percebemos e lidamos com a bulimia e a anorexia nervosa?. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.

30.
OLIVEIRA, V. B. F. ; CHAGAS, C. S. ; BEZERRA, M. R. ; GIRAO, I. B. S. ; NEVES, S. D. A. ; QUESADA, A.A. . A ideação suicida entre estudantes de Psicologia de uma universidade particular. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR.

31.
BARBOSA, L. M. ; QUESADA, A. A. . A monitoria acadêmica e o uso das neurociências para a promoção da aprendizagem. In: XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015.

32.
LIMA, R. C. ; QUESADA, A. A. . O processo de aprendizagem no ensino superior e o uso do seminário como ferramenta avaliativa formativa. In: XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.

33.
SILVA, A. C. ; QUESADA, A. A. . O uso de ferramentas tecnológicas e metodologias ativas na promoção da aprendizagem significativa. In: XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.

34.
SANTOS, F. S. ; QUESADA, A.A. . Educar pela Pesquisa: um relato de experiência em Neurociências e Psicologia. In: XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2015. ENCONTROS CIENTÍFICOS 2015 - XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.

35.
SANTOS, F. S. ; SAINTRAIN, M. M. V. L. ; QUESADA, A.A. . Um olhar sobre os aspectos neuropsicossociais da dependência química. In: Encontros Científicos 2014, 2014, Fortaleza - CE. Mundo UNIFOR - Encontros Científicos 2014, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
QUESADA, ANDREA AMARO; TRISTÃO, ROSANA M. ; VIANNA, FERNANDA B. ; BARBOSA, LUCAS B.D. ; CARNEIRO, IGOR C. ; MINCHILLO, CAROLINE N. ; PRATESI, RICCARDO ; WOLF, OLIVER T. . Hyperresponse to acute stress and poorer memory in former preterm children. In: 42nd Annual ISPNE Conference, 2012, New York. Abstracts from the 42nd Annual Conference: Effects of Traumatic Stress - Molecular and Hormonal Mechanisms, 2012. v. 3. p. 55.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRISTAO, R. M. ; GARCIA, N. ; AMARAL, B. C. R. ; JESUS, J. A. L. ; QUESADA, A.A. . Modulation to Pain in Infants and Maternal Stress. In: 16th IASP World Congress on Pain, 2016, Yokohama. 16th IASP World Congress on Pain, 2016.

2.
OLIVEIRA, B. M. ; QUEIROZ, C. M. ; MEDEIROS, L. C. L. ; LIMA, R. C. ; QUESADA, A.A. . TRANSTORNO BIPOLAR: UMA PERSPECTIVA BIOPSICOSSOCIAL E NEUROCIENTÍFICA. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA, 2016. XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA.

3.
LIMA, R. C. ; NASCIMENTO, I. M. B. ; CUNHA, M. F. ; SILVA, I. W. ; SILVA, S. P. ; LUSTOSA, F. L. ; QUESADA, A.A. . ALTA PREVALÊNCIA DE ESTRESSE GLOBAL, HIPERATIVIDADE E DIFICULDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS COM AUTISMO. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA, 2016. XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA.

4.
RAMOS, I. W. S. ; LIMA, R. C. ; QUESADA, A.A. . ESTRESSE E PREDOMÍNIO DE SINTOMAS PSICOLÓGICOS EM MÃES DE BEBÊS COM MICROCEFALIA. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA, 2016. XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA.

5.
QUESADA, A.A.; WIEMERS, U.S. ; SCHOOFS, D. ; WOLF, O.T. . Psychosocial stress exposure imapirs memory retrieval in children. In: 41st Annual ISPNE Conference, 2011, Berlim. Abstracts from the 41st Annual ISPNE Conference: Circadian Rhytms, 2011.

6.
QUESADA, A. A.; TRISTAO, R. M. ; Bomfim, D. ; Vieira, P.A.C . Cognitive implications of epilepsy, ADHD and dyslexia: a comparative study. In: 7th FENS - Forum of European Neuroscience, 2010, Amsterdã - Holanda. FENS Abstracts, 2010. v. 5.

7.
QUESADA, A. A.; TRISTAO, R. M. ; Bomfim, D. . Avaliação neuropsicológica e neurológica em crianças com epilepsia. In: 3 Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil e 12 Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, 2007, São Paulo. Diagnóstico e Tratamento em Neurologia Infantil, 2007.

8.
QUESADA, A. A.; TRISTAO, R. M. ; Bomfim, D. . Neurological and neuropsychological assessment of the epilepsy. In: II Simpósio do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, 2007, Natal. II Simpósio do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, 2007.

9.
QUESADA, A. A.; TRISTAO, R. M. ; Bomfim, D. . Lidando com os estigmas da epilepsia: uma descoberta da avaliação neuropsicológica. In: 11 Encontro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, 2006. Diagnóstico e Tratamento em Neurologia Infantil, 2006.

10.
OLIVEIRA, P. R. ; TRISTAO, R. M. ; QUESADA, A. A. . Habituação e dor em neonatos pré-termo em UTI-neonatal. In: 11 Encontro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, 2006. Diagnóstico e Tratamento em Neurologia Infantil, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
QUESADA, A.A.. JORNADA DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LEITE, RD ; QUESADA, A.A. ; RIBEIRO, E. M. ; CRISTINO, V. . MICROCEFALIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROSENO, R. ; NUNES, M. ; QUESADA, A.A. . E SE... VOCÊ PUDESSE PENSAR UMA NOVA EDUCAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
QUESADA, A. A.; TRISTAO, R. M. ; PRATESI, R. ; WOLF, O. T. . Stress physiology and memory in children (Hyperresponse to acute stress, emotional problems and poorer memory in former preterm children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
QUESADA, A.A.. Avaliação Neuropsicológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LEMOS, M. L. ; QUESADA, A.A. ; Oliveira, Petter Ricardo de ; LEAO, Carolina Coutinho Garcia ; TRISTÃO, ROSANA M. . Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: 9-12 meses 2005 (Cartilha para distribuição gratuita às gestantes, puérperas e mães do HUB).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
QUESADA, A. A.; LIMA, R. C. ; SILVA, I. W. ; GADELHA, C. S. . PROJETO SINAPSES. 2016; Tema: Neurociências. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
QUESADA, ANDREA A.. Elaboração de questões do IDEA - Teste de Progresso da UNIFOR. 2014. (Elaboração de questões).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRITO, F. O.; LUSTOSA, I. B. S.; QUESADA, A.A.. Participação em banca de NINA GRUSKA BENEVIDES FIGUEIREDO.A NUTRIÇÃO DAS CRIANÇAS SUL-AFRICANAS DA COMUNIDADE DE IMIZAMO YETHU. 2016.

2.
FURLANI, D.; QUESADA, A.A.; TAUNAY, T.. Participação em banca de MARIA JORDANA SOUSA RODRIGUES.UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE NA QUALIDADE DE VIDA DOS USUÁRIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

3.
MENEZES, C. N. B.; QUESADA, A.A.; VIEIRA, H. A. C.. Participação em banca de LIGIA L . LIMA ANDRADE.A UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS PARA CRIANÇAS AUTISTAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

4.
BENFATTI, X. D.; QUESADA, A.A.; TAUNAY, T.. Participação em banca de ROSE HELEN DE ALMEIDA SOUSA.As interfaces entre Psicologia positiva e TDAH: o mindfulness no contexto da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

5.
PARAGUASSU, R. L. M. D.; QUESADA, A. A.. Participação em banca de LORENA LEANDRO DE SOUSA LIMA.NEGLIGÊNCIA FAMILIAR E O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE PSICÓTICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

6.
BEZERRA, C. N. M.; QUESADA, A.A.. Participação em banca de GUILHERMINA DOS SANTOS FERNANDES.HUMOR E AFETO: CONCEPÇÕES SOBRE A POTENCIALIDADE DE MEMÓRIA NA VELHICE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

7.
BEZERRA, C. N.; QUESADA, A.A.. Participação em banca de LOUISE MAIA.SAUDE MENTAL E A ROTINA DE TRABALHO DOS POLICIAIS MILITARES DE FORTALEZA. 2016.

8.
QUESADA, A. A.; TAUNAY, T.; VILAS BOAS, D. L. O.. Participação em banca de BEATRIZ PORTO PETTER.A RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIO FÍSICO E O BEM-ESTAR PSICOLÓGICO. 2016 - Universidade de Fortaleza.

9.
QUESADA, A. A.; TAUNAY, T.; HOLANDA, T. C. M.. Participação em banca de JULIA FLORENCIO DO AMARAL.VIVENDO NO LIMITE: ATUAÇÃO E DESAFIOS DO NEUROPSICÓLOGO. 2016 - Universidade de Fortaleza.

10.
Benfatti, X.; QUESADA, A. A.; CHAVES, H. V.. Participação em banca de Domingos Sávio Rocha Tavares.Vivendo com HIV/AIDS: uma pesquisa envolvendo a teoria das representações sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
QUESADA, A.A.. XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIFOR - CIÊNCIAS DA VIDA. 2015. Universidade de Fortaleza.

2.
QUESADA, ANDREA A.. XIV Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR - Avaliação de sessão oral. 2014. Universidade de Fortaleza.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JORNADA DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR.JORNADA DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. 2017. (Outra).

2.
16th IASP World Congress on Pain. Modulation to Pain in Infants and Maternal Stress. 2016. (Congresso).

3.
UM CAMINHO PARA JUNG. 2016. (Outra).

4.
MUNDO UNIFOR 2015: PALESTRA COM AUGUSTO CURY. 2015. (Outra).

5.
MUNDO UNIFOR 2015: PALESTRA COM FRITJOF CAPRA. 2015. (Outra).

6.
MUNDO UNIFOR 2015: PALESTRA COM JOSÉ LUIS BOLZAN. 2015. (Outra).

7.
TESSITURAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA.O PAPEL DAS EMOÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA VISÃO NEUROCIENTÍFICA. 2015. (Encontro).

8.
Sofrimento Psíquico em Estudantes Universitários. 2014. (Encontro).

9.
2013 SRCD Biennial Meeting.Hyperresponse to acute stress, emotional problems and poorer memory in former preterm children. 2013. (Encontro).

10.
42nd Annual ISPNE Conference. Hyperresponse to acute stress and poorer memory in former preterm children. 2012. (Congresso).

11.
41st Annual ISPNE Conference. Psychosocial stress exposure imapirs memory retrieval in children. 2011. (Congresso).

12.
II Jornada de Neurologia Infantil e Neurogenética do Distrito Federal.Avaliação neuropsicológica. 2011. (Outra).

13.
I Simpósio Científico - Interfaces da Medicina Translacional : Da Ciência Básica para a Clínica. 2011. (Simpósio).

14.
Pré-Jornada "Avaliação de Tecnologias em Saúde". 2011. (Encontro).

15.
XIV Jornada Científica do HUB, VI Jornada da Faculdade de Medicina, VI Jornada da Faculdade de Ciências da Saúde e I Jornada do Campus da Ceilândia. 2011. (Outra).

16.
7th FENS - Forum of European Neuroscience.Cognitive implications of epilepsy, ADHD and dyslexia: a comparative study. 2010. (Outra).

17.
Neurovisionen 6 Congress. 2010. (Congresso).

18.
Philosophy Meets - Cognitive Science. 2010. (Encontro).

19.
VIII Encontro Verde das Américas. 2008. (Encontro).

20.
3 Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil e 12 Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil. Avaliação Neuropsicológica e Neurológica em Crianças com Epilepsia. 2007. (Congresso).

21.
II Simpósio do Instituto Internacional de Neurociências de Natal.Neurological and neuropsychological of the epilepsy. 2007. (Simpósio).

22.
XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia. 2007. (Congresso).

23.
11 Encontro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.Habituação e Dor em Neonatos Pré-termo em UTI-Neonatal. 2006. (Encontro).

24.
11 Encontro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.Lidando com os Estigmas da Epilepsia: Uma Descoberta da Avaliação Neuropsicológica. 2006. (Encontro).

25.
V Jornada sobre Psicopatologia e Linguagem : "Sofrimento Psíquico do Bebê, da Criança e da Família". 2006. (Outra).

26.
XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI), XV Congresso da Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência, Família e Profissões Afins (FLAPIA). 2005. (Congresso).

27.
3o Congresso de Iniciação Científica da UnB. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITE, RD ; RIBEIRO, E. M. ; QUESADA, ANDREA A. ; CRISTINO, V. . MICROCEFALIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR. 2016. (Outro).

2.
QUESADA, A.A.; LIMA, R. C. ; RAMOS, I.W ; GADELHA, C. ; SANTOS, F. S. . SEMANA DO CÉREBRO. 2016. (Outro).

3.
SOUZA, F.G.M ; NOGUEIRA, S. O. ; ALVES, J. ; QUESADA, A.A. . TRANSTORNO BIPOLAR: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR. 2016. (Outro).

4.
NASCIMENTO, P. ; QUESADA, A.A. . NEUROFEEDBACK E SUAS APLICAÇÕES. 2016. (Outro).

5.
QUESADA, A. A.; GADELHA, C. S. ; RAMOS, I. W. S. ; LIMA, R. C. . AUTISM: FROM MICE TO MEN_NOVAS DESCOBERTAS SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2016. (Outro).

6.
QUESADA, A.A.; LIMA, R. C. ; RAMOS, I.W ; GADELHA, C. S. . II SEMANA DO CÉREBRO. 2016. (Outro).

7.
QUESADA, A.A.; LIMA, R. C. ; RAMOS, I.W ; GADELHA, C. S. . CONCURSO DE NEUROCIÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS. 2016. (Concurso).

8.
QUESADA, A. A.; VERCOSA, I. M. C. ; RIBEIRO, E. M. . CRIANÇAS AFETADAS PELA SÍNDROME DA ZIKA CONGÊNITA. 2016. (Outro).

9.
QUESADA, A.A.. MINDFULNESS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS ADOLESCENTES. 2016. (Outro).

10.
TAUNAY, T. ; QUESADA, A.A. . DESMISTIFICANDO O TDAH. 2015. (Outro).

11.
TAUNAY, T. ; QUESADA, A. A. . DIÁLOGOS ENTRE RELIGIÃO E A PSICOLOGIA: O EXORCISMO E A PSIQUÊ. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raquel Emiko Furtado Pinheiro. Prevalência de Estresse, Traços de Ansiedade e Depressão em Pacientes com Insuficiência Renal Crônica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.

2.
Sarah Rebeca Teixeira de Sousa. Os Efeitos mnemônicos da música em idosos com Alzheimer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.

3.
Lana Sobral de Oliveira. Desafios e Facilitadores na Promoção do Desenvolvimento Neuropsicossocial de Crianças com Doenças Raras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.

4.
Iara Gabriella de Oliveira Nogueira. A Influência do desenhar no desenvolvimento emocional e comportamental de crianças na educação infantil: o olhar do educador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.

5.
Carla Janie Carneiro do Nascimento. O estresse em crianças hospitalizadas devido a procedimentos invasivos: pode o Psicólogo dirimir esse estresse?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.

6.
Amanda Regadas Araújo. Panorama de medidas preventivas e interventivas relacionadas ao suicídio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.

7.
OTHON ALBUQUERQUE PONTES DE OLIVEIRA. Nomofobia: um estudo descritivo com estudantes do ensino superior da cidade de Fortaleza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.

8.
Igor Weyber da Silva Ramos. Desenvolvimento de bebês com síndrome congênita do Zika vírus: um estudo longitudinal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Andrea Amaro Quesada.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1QUESADA, A.A.2012 QUESADA, A.A.; WIEMERS, U.S. ; SCHOOFS, D. ; WOLF, O.T. . Psychosocial stress exposure impairs memory retrieval in children. Psychoneuroendocrinology, v. 37, p. 125-136, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
QUESADA, A. A.; TRISTAO, R. M. ; PRATESI, R. ; WOLF, O. T. . Stress physiology and memory in children (Hyperresponse to acute stress, emotional problems and poorer memory in former preterm children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:48:33