Bernardo Kolling Limberger

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  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Professor de graduação e pós-graduação em Letras na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde atua com a linha de pesquisa Aquisição, variação e ensino. Doutor em Letras/Linguística pela PUCRS, com orientação do professor Augusto Buchweitz e pesquisa realizada no Instituto do Cérebro (InsCer). Possui graduação em Letras: Português-Alemão pela Unisinos e mestrado em Linguística pela PUCRS. Realizou estágio de doutorado (modalidade: sanduíche) na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha), com bolsa CAPES/DAAD. Atua principalmente com Psicolinguística em interface com a Psicologia e a Neurociência. Seus principais interesses são: ensino, aprendizagem e processamento de línguas minoritárias e adicionais, variação linguística, políticas linguísticas e processamento da leitura. Contato: limberger.bernardo@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bernardo Kolling Limberger
Nome em citações bibliográficas
LIMBERGER, Bernardo;LIMBERGER, B.;LIMBERGER, Bernardo Kolling;LIMBERGER, Bernardo K.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação, Centro de Letras e Comunicação (CLC).
Rua Gomes Carneiro, 1
Centro
96010610 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32843800
URL da Homepage: https://wp.ufpel.edu.br/clc/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
com período sanduíche em Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Orientador: Evelyn Christina Ferstl).
Título: Processamento da leitura multilíngue e suas bases neurais: um estudo sobre o hunsriqueano, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Augusto Buchweitz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Multilinguismo; Leitura; Bases neurais; Hunsriqueano; Alemão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolinguística.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurociência.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O desempenho de bilíngues e multilíngues em tarefas de controle inibitório e compreensão auditiva,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Augusto Buchweitz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bilinguismo; Multilinguismo; Controle inibitório; Compreensão auditiva; Hunsrückisch.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolinguística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2009
Aperfeiçoamento em Referendariat Lehrer für Deutsch als Fremdsprache. (Carga Horária: 1145h).
Zentralstelle für das Auslandsschulwesen e Colégio Visconde de Porto Seguro, ZFA, Alemanha.
Título: -. Ano de finalização: 2009.
Bolsista do(a): Zentralstelle für das Auslandsschulwesen, ZFA, Alemanha.
2005 - 2008
Graduação em Letras - Português e Alemão.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: A co-construção de narrativas entre mães e filhos falantes de alemão numa comunidade teuto-brasileira.
Orientador: Ana Maria Stahl Zilles.
Bolsista do(a): Instituto de Formação de Profesores de Língua Alemã, IFPLA, Brasil.
2001 - 2004
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico Profissionalizante em Magistério.
Instituto de Educação Ivoti, IEI*, Brasil.
Bolsista do(a): Instituto Superior de Educação IVOTI - Matriz, ISEI, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Plurilinguismo e Contatos Linguísticos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
DAAD-Stipendiatentreffen: Wissenschaftlicher Fortschritt.
Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf, UNI DÜSSELDORF, Alemanha.
2016 - 2016
Psycho- und neurolinguistisches Forschungsseminar. (Carga horária: 40h).
Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha.
2015 - 2015
Estatística Aplicada ao R para Linguistas. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2015 - 2015
Escola de Altos Estudos: Tópicos em Neurociências. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2015 - 2015
Neuropsychology of communication. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2014 - 2014
Neuroimagem funcional: uma abordagem hands-on. (Carga horária: 28h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2014 - 2014
Fundamentos cognitivos no discurso oral espontâneo. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2014
Fundamentos de Análise Estatística para Linguístic. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Interfaces entre psicologia cognitiva e neurociênc. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
Seminário de Pesquisa: Métodos em bilinguismo. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Estatística - o SPSS. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2012 - 2012
Como montar experimentos utilizando o E-Prime. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Fortbildungslehrgang für brasilianische Deutschlehrer im Bereich Deutsch.
Dialog Institut Kassel, DI, Alemanha.
2008 - 2008
Extensão universitária em Prática de Ensino em Nível Médio - Alemão. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Contribuição Alemã à História Brasileira e Cultura. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em História da Literatura Alemã. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Sprach- und Fortbildungskurs für Lehramtskandidaten. (Carga horária: 12h).
Herder Institut der Universität Leipzig, HI, Alemanha.
2007 - 2007
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Língua Alemã III. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2007 - 2007
Variation des Deutschen gestern und heute. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Teatro e Expressão Corporal. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Literatura e Civilização Alemã. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Didática e Metolodogia. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Cultura Alemã. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Princípios Básicos de Alemão Como Língua Estrangei. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Seminário de Reforço Em Língua Alemã II. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Seminário de Reforço Em Língua Alemã I. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Língua Alemã II. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Seminário de Aperfeiçoamento Em Língua Alemã I. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução à Didática da Literatura Alemã. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2018 - Atual
Serviços técnicos especializados , Unidades e Cursos de Graduação, Centro de Letras e Comunicação (CLC).

Serviço realizado
Editor da Revista Linguagem & Ensino.
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidades e Cursos de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador adjunto da área de Alemão Programa Idiomas Sem Fronteiras da UFPEL.
06/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidades e Cursos de Graduação, Centro de Letras e Comunicação (CLC).

06/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidades e Cursos de Graduação, Centro de Letras e Comunicação (CLC).

Cargo ou função
Representante do curso de Letras Português e Alemão na Comissão das Licenciaturas.
05/2018 - Atual
Ensino, Letras - Português e Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de observação - Língua Alemã
Fonética e Fonologia da Língua Alemã
Língua Alemã V
Língua Alemã VI
Língua Alemã VII
Língua Alemã VIII

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto do Cérebro, Instituto do Cérebro.

Atividade realizada
Grupos de estudo "Neuroimagem da cognição humana" e "Neuroeducação".
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto do Cérebro, .

Linhas de pesquisa
Neurociência Cognitiva
12/2012 - 01/2018
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, Faculdade de Letras.

Atividade realizada
Editor-júnior da Letrônica: Revista Digital do PPGL.
03/2012 - 01/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

04/2015 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Representante discente do Programa de Pós-Graduação em Letras.
09/2012 - 11/2012
Estágios , Faculdade de Letras, .

Estágio realizado
Estágio na disciplina Leitura e Produção Textual.

Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado sanduíche CAPES/DAAD
Outras informações
Estágio de doutorado sanduíche no Center for Cognitive Science (Institut für Informatik und Gesellschaft, Abteilung Kognitionswissenschaft - Albert-Ludwigs-Universität Freiburg). Orientação: Evelyn C. Ferstl

Atividades

06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Hermann Paul School of Linguistics, .

Linhas de pesquisa
Linguística
04/2016 - 01/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Center for Cognitive Science, .

Linhas de pesquisa
Ciências Cognitivas

Instituto de Educação Ivoti, IEI*, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como professor de (1) língua portuguesa no Ensino Fundamental e Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA); (2) língua portuguesa como reforço e aprovação por progressão parcial; (3) língua alemã no curso de idiomas ISEI Idiomas; e (4) língua alemã no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Atividades

02/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua alemã
Língua portuguesa

Colégio Visconde de Porto Seguro, CVPS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como professor de língua alemã nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio com supervisão integral de professores mentores.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsita, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20


Colégio Estadual Professor Pedro José Scher, CEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como professor de uma 3ª série



Linhas de pesquisa


1.
Teoria e Análise Linguística
2.
Neurociência Cognitiva
3.
Ciências Cognitivas
4.
Linguística
5.
Línguas em contato
6.
Aquisição, variação e ensino
7.
Psicolinguística


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A competência leitora e o cérebro de bilíngues falantes de hunsriqueano: um estudo multidisciplinar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Augusto Buchweitz em 03/05/2018.
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar a competência leitora, a partir das habilidades de consciência fonêmica de leitura de palavras e de compreensão de frases em falantes de uma língua minoritária. A língua investigada é o hunsriqueano (Hunsrückisch), falada principalmente no sul do Brasil, como descrito por Altenhofen (1996). Essa variedade linguística se fundamenta num contínuo dialetal formado essencialmente pelos dialetos trazidos pelos imigrantes alemães a partir de 1824. Estes imigrantes em sua grande parte eram oriundos da região do Hunsrück, no sudoeste da Alemanha. O hunsriqueano foi declarado patrimônio histórico cultural do Estado do Rio Grande do Sul, em 2012 (Lei nº 14061). Essa língua é distinta do alemão-padrão por ser uma língua brasileira e possuir empréstimos do português; a sua característica marcante, de interesse deste projeto, é não possuir um padrão de escrita. Não há estudos de cunho empírico sobre a relação entre essas duas línguas e a influência do conhecimento de uma na aprendizagem da leitura, como por exemplo, em desempenho na competência leitora. O hunsriqueano é vinculado ao alemão-padrão historicamente e por semelhança. Devido às similaridades, o conhecimento do hunsriqueano pode fundamentar a aprendizagem do alemão-padrão e a aquisição da oralidade; entretanto, pergunta-se sobre o desenvolvimento de competências como a consciência da relação entre grafemas e fonemas e, portanto, a que ponto qualitativo e quantitativo uma língua que não possui uma escrita padronizada pode fomentar a aprendizagem e o processamento da leitura em alemão-padrão. Para atingirmos o objetivo supracitado, o método desta pesquisa consiste na aplicação de experimentos de leitura de palavras e frases antes e durante um exame de ressonância magnética funcional. Os resultados das tarefas de leitura e dos exames serão investigados a partir da comparação entre os grupos de falantes e não falantes de hunsriqueano. O estudo será feito a partir de investigação dos correlatos neurais que subjazem o processamento do alemão-padrão por estes falantes de hunsriqueano. Acreditamos que os falantes de hunsriqueano recrutarão uma rede neural menos estendida, ou seja, utilizarão menos recursos neurais para processar o alemão-padrão. Investiga-se a influência que o conhecimento dialetal do hunsriqueano pode exercer no processamento da leitura de uma língua semelhante. O estudo poderá fornecer um melhor entendimento da interação entre o processamento de uma língua apenas falada e de uma língua escrita e, ainda, implicações para o ensino de língua estrangeira no contexto multilíngue/de línguas imigração do sul do Brasil. Acreditamos que a neurociência possa demonstrar que a língua minoritária também desempenha um papel importante na leitura. O status de língua ?inferior?, com frequência atribuído a essas línguas não tem sentido quando se trata da representação e do processamento das línguas no cérebro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Processamento da leitura em línguas minoritárias e adicionais
Descrição: A leitura de textos em duas ou mais línguas é uma habilidade cada vez mais demandada na sociedade atual. No Brasil, essa necessidade tem relação com as iniciativas dos próprios falantes de língua minoritária (pomerano e hunsriqueano, por exemplo) de usarem textos escritos na sua língua materna, a fim de favorecerem a sua manutenção. Além disso, a habilidade da leitura corresponde à necessidade de aprendizes de línguas adicionais, como inglês, alemão, espanhol e francês, de usarem essas e outras línguas no âmbito corporativo e/ou acadêmico. Considerando essas populações, o objetivo geral deste projeto é investigar processos subjacentes ao processamento da leitura em línguas minoritárias e em línguas adicionais nos níveis lexical e sintático. Para tanto, serão construídos e aplicados experimentos com palavras escritas em língua minoritária e com sentenças em língua adicional. Esperamos que a pesquisa possa contribuir, de um lado, com as políticas linguísticas relacionadas à manutenção das línguas minoritárias, encontrando efeitos benéficos dessas línguas no processamento da leitura. A inclusão das línguas minoritárias nos estudos brasileiros de cunho psicolinguístico pode oferecer uma contribuição relevante para o entendimento de configurações do multilinguismo pouco investigadas no mundo. De outro lado, esperamos que a pesquisa sobre o processamento de línguas adicionais por multilíngues possa contribuir para o aperfeiçoamento de métodos de ensino relacionados às habilidades leitoras de aprendizes que possuem as configurações linguísticas investigadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bernardo Kolling Limberger - Coordenador / Ingrid Finger - Integrante.
2013 - 2017
ACERTA: Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Augusto Buchweitz em 09/10/2014.
Descrição: Projeto multi-cêntrico e longitudinal que almejou consolidar uma interface entre a neurociência e o ensino fundamental brasileiro para auxiliar na identificação precoce de transtornos de aprendizagem a partir de bases de dados de avaliação escolar padronizadas (INEP) e de índices neurobiológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Bernardo Kolling Limberger - Integrante / Aline Fay de Azevedo - Integrante / Mirna Wetters Portuguez - Integrante / Alexandre Rosa Franco - Integrante / Rossana Kramer - Integrante / Augusto Buchweitz - Coordenador / Mailce Borges Mota - Integrante / Jaderson Costa da Costa - Integrante / Sidarta Ribeiro - Integrante / Janaina Weissheimer - Integrante / Rudineia Toazza - Integrante / Ana Bassôa - Integrante / Adriana Costa - Integrante.
2012 - 2017
Linguagem e níveis de processamento

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Augusto Buchweitz em 25/09/2013.
Descrição: Este projeto de pesquisa teve como objetivo investigar a aprendizagem e compreensão textual com base em uma teoria sobre formação de memórias e níveis de processamento (Levels of Processing Theory; Craik e Lockhart, 1972)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bernardo Kolling Limberger - Integrante / Aline Fay de Azevedo - Integrante / Bernardo Portal - Integrante / Rita Stein - Integrante / Mirna Wetters Portuguez - Integrante / Alexandre Rosa Franco - Integrante / Paula Ribeiro Vieira - Integrante / Augusto Buchweitz - Coordenador.
2008 - 2011
A co-construção de narrativas na família e na escola
Descrição: O projeto focalizou a produção de narrativas na família e na escola, com os objetivos a seguir descritos. 1) Comparar práticas familiares e práticas escolares de produção de narrativas e SMH, tendo em vista que a orientação de letramento da família influencia no posterior sucesso escolar; 2) Acompanhar longitudinalmente, por no mínimo três anos, um grupo de 5 a 10 crianças; 3) Discutir possíveis variações no suporte dado pelas mães a seus filhos na contação de histórias, em termos de andaimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bernardo Kolling Limberger - Integrante / Ana Maria Stahl Zilles - Coordenador / Dorotea Frank Kersch - Integrante / Fernanda Knecht - Integrante / Tafarel Schmitt - Integrante / Jeferson Kern - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Diferenças socioculturais e lingüísticas na interação entre mães e filhos em idade pré-escolar: a co-construção de narrativas por falantes monolíngües e bilíngües
Descrição: Estudo das práticas conversacionais e narrativas de falantes monolíngües de português e de falantes bilíngües, a fim de verificar que estilos são empregados pelas mães ao conversarem (em português) com seus filhos de 3 e 5 anos sobre eventos passados ou ao narrarem uma história a partir de um livro de gravuras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Bernardo Kolling Limberger - Integrante / Ana Maria Stahl Zilles - Coordenador / Hires Héglan R. B. Batista - Integrante / Simone Closs Hoerlle - Integrante / Angélica Scherer Ávila - Integrante / Cristiane Ely - Integrante / Viviane Klein - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2005 - 2006
Dicionário morfossemântico da Língua Portuguesa
Descrição: Facilitar o estudo da morfologia da Língua Portuguesa e ampliar o Dicionário Morfológico da Língua Portuguesa (Heckler, Back, Massing 1984-1988) foram os objetivos principais deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Projeto Núcleo de Atividades para a Terceira Idade
Descrição: O NATI (Núcleo de Atividades para a Terceira Idade) visa minimizar as alterações naturais provocadas pelo processo de envelhecimento, melhorando e desenvolvendo as capacidades físicas dos idosos: força e resistência muscular, a capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, além da recuperação da coordenação motora, assim como a estimulação cognitiva de idosos. Tais atividades são desenvolvidas em um ambiente descontraído atendendo finalidades predeterminadas e planejadas, conforme a idade e as condições psicossociais dos idosos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Cursos de Línguas
Descrição: O projeto se apresenta como um conjunto de cursos na área de línguas estrangeiras e portuguesa. Os cursos oferecidos são divididos em níveis, que podem ser cursados em sequência a cada semestre letivo. Ao término de cada semestre, os alunos aprovados são certificados do nível de conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Bernardo Kolling Limberger - Integrante / Milena Hoffmann Kunrath - Integrante / Jefferson Fonseca de Souza - Integrante / Cleice Nora - Integrante / Mateus Klumb - Integrante / Aline Coelho - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Outra.
2018 - Atual
Ações de conscientização linguística
Descrição: Ações de conscientização linguística podem ser definidas, segundo García (2008), como a promoção do conhecimento explícito sobre línguas e da percepção consciente e sensível na aprendizagem e no uso das línguas. O objetivo do projeto é promover ações para conscientizar alunos e professores inseridos em contextos de línguas minoritárias (pomerano e hunsriqueano), de variedades linguísticas desprestigiadas e de aprendizagem de línguas adicionais (alemão, inglês, espanhol e francês) sobre o papel de diferentes línguas ou variedades linguísticas no seu cotidiano e no mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bernardo Kolling Limberger - Coordenador / Monique Araújo - Integrante / Aroldo Garcia dos Anjos - Integrante / Gisleia Blank - Integrante / Daniele Ebel - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - 2018
Conversação em alemão
Descrição: Este projeto foi criado para inserir os alunos do curso de Letras Alemão em situações autênticas de comunicação com falantes de alemão como L1..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Desenvolver a conversação sobre tópicos relacionados aos níveis A1 e A2. Aprimorar aspectos pragmáticos de conversação..
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Bernardo Kolling Limberger - Coordenador / Milena Hoffmann Kunrath - Integrante / Moritz Ostertag - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Contingentia (UFRGS)
2018 - Atual
Periódico: Linguagem & Ensino (UCPel)
2017 - Atual
Periódico: Percursos Linguísticos (UFES)
2013 - 2014
Periódico: Notícias FALE
2012 - Atual
Periódico: Letrônica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolinguística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Bilinguismo.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Alemã.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Outros
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Tese de doutorado aprovada com voto de louvor, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2018
Indicação ao prêmio ANPOLL 2018 Luiz Antônio Marcuschi, Programa de Pós-Graduação em Letras (PUCRS), ANPOLL.
2009
Grosses Sprachdiplom, Instituto Goethe.
2008
Trabalho de Conclusão aprovado com distinção, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
2008
Kleines Sprachdiplom, Instituto Goethe.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMBERGER, B.2018LIMBERGER, B.. Um léxico mental, duas (ou mais) línguas: implicações para o ensino de línguas estrangeiras. PROJEKT (CURITIBA), v. 56, p. 50-55, 2018.

2.
FERSTL, EVELYN C.2018FERSTL, EVELYN C. ; LIMBERGER, Bernardo ; BUCHWEITZ, A. . Discourse processing: An interview with Professor Evelyn Ferstl. LETRÔNICA, v. 11, p. 210, 2018.

3.
LIMBERGER, B.2017LIMBERGER, B.. Resenha: Lexical Processing and Second Language Acquisition. CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 16, p. 274-780, 2017.

4.
TEIXEIRA, MARIANA TERRA2016TEIXEIRA, MARIANA TERRA ; LIMBERGER, Bernardo ; BUCHWEITZ, A. . O desempenho de crianças em fase de alfabetização em avaliações de leitura e escrita. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 45, p. 595-610, 2016.

5.
LIMBERGER, B.2016LIMBERGER, B.; RATTOVA, S. S. . O processamento de estruturas linguísticas recursivas: contribuições da interface entre Sintaxe Gerativa e Psicolinguística. Via Litterae, v. 8, p. 43-64, 2016.

6.
LIMBERGER, Bernardo Kolling2015 LIMBERGER, Bernardo Kolling; BARBOSA, VANESSA FONSECA . A abordagem dos gêneros do discurso em um livro didático de alemão como língua estrangeira para iniciantes. Pandaemonium Germanicum (Online), v. 18, p. 188-213, 2015.

7.
LIMBERGER, B.2014LIMBERGER, B.. Der Einfluss von Sprache(n) auf die kognitive Leistung: Je mehr Sprachen, desto besser?. Dafbrucke (Curitiba), v. 13, p. 46-49, 2014.

8.
KRUMMENAUER, H.2014KRUMMENAUER, H. ; LIMBERGER, B. . Intertextualidade nos quadrinhos da Turma da Mônica: uma proposta para o Ensino Fundamental. Entrelinhas (UNISINOS. Online), v. 8, p. 196-213, 2014.

9.
LIMBERGER, Bernardo Kolling2014 LIMBERGER, Bernardo Kolling; BUCHWEITZ, AUGUSTO . Os efeitos do bilinguismo e do multilinguismo nas funções executivas. Fórum Linguistico (Online), v. 11, p. 261-277, 2014.

10.
LIMBERGER, B.2013 LIMBERGER, B.; ZILLES, A. M. S. . Narrativas bilíngues de mães e filhos de três anos: estilo, papéis interacionais e uso das línguas. Fórum Linguistico (Online), v. 10, p. 29-47, 2013.

11.
LIMBERGER, B.2012LIMBERGER, B.; BOHLSEN, S. R. P. . DaF lernen in Brasilien: offene Unterrichtsformen, offene Perspektiven. Projekt (Curitiba), v. 1, p. 26-32, 2012.

12.
LIMBERGER, B.2012LIMBERGER, B.; BUCHWEITZ, A. . Estudos sobre a relação entre bilinguismo e cognição: o controle inibitório e a memória de trabalho. Letrônica, v. 5, p. 67-87, 2012.

13.
BATISTA, H. H. R. B.2007BATISTA, H. H. R. B. ; ZILLES, A. M. S. ; LIMBERGER, B. . A avaliação na co-construção de narrativas a partir de um livro de gravuras por mães e suas filhas de três anos. Desenredo (PPGL/UPF), v. 3, p. 93-105, 2007.

14.
LIMBERGER, B.2007LIMBERGER, B.. Narrativas com alternâncias de código em contexto escolar de uma comunidade multilíngüe. Contingentia (UFRGS), v. 2, p. 88-100, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DI FANTI, M. G. C. (Org.) ; THEOBALD, P. (Org.) ; MELLO, A. M. L. (Org.) ; LIMBERGER, B. (Org.) ; MINUZZI, L. P. (Org.) . Discurso, Memória, Alteridade. 11. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2018. v. 1. 214p .

2.
DI FANTI, M. G. C. (Org.) ; THEOBALD, P. (Org.) ; LIMBERGER, B. (Org.) ; GONÇALVES, T. M. (Org.) ; BARBOSA, V. F. (Org.) . Anais: Textos Completos (Dialogue under Occupation). 1. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2016. v. 1. 713p .

3.
BUCHWEITZ, A. (Org.) ; LIMBERGER, B. (Org.) ; KRAMER, R. (Org.) . Dossiê Psicolinguística - Revista Letrônica. 1. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014. v. 7. 347p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMBERGER, B.; BUCHWEITZ, A. . O cérebro bilíngue de línguas minoritárias. In: Mailce Borges Mota; Cristina Name. (Org.). Interface linguagem e cognição: contribuições da Psicolinguística. 1ed.Florianópolis: Copiart, 2019, v. , p. 183-200.

2.
LIMBERGER, B.. A aprendizagem da leitura em alemão como língua estrangeira por disléxicos. In: Ana Cristina Pelosi; Cristiane Lindemann; Ernesto Söhnle Jr; Jorge Arlei Cardoso; Rafael Eisinger Guimarães. (Org.). Literatura, linguagem e mídia: convergências e cenários. 1ed.São Paulo: Livronovo, 2016, v. , p. 423-433.

3.
LIMBERGER, B.. A leitura feita por bilíngues e a memória de trabalho. In: Vera Wannmacher Pereira; Clarice Lehnen Wolff; Marília Marques; Stéphane Dias.. (Org.). Compreensão e processamento da leitura: estudos em perspectiva psicolinguística e interfaces. 1ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014, v. 1, p. 22-36.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMBERGER, B.. Ein kognitiver Vorteil der Mehrsprachigkeit in Südbrasilien. Info-ARPA, p. 7 - 7, 16 dez. 2014.

2.
LIMBERGER, B.. Weiterbildung in der Region Ost. Info-ARPA, p. 6 - 6, 01 dez. 2010.

3.
LIMBERGER, B.. CinIFPLA. IFPLA-Bla-Blatt, p. 12, 01 jul. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMBERGER, B.. O processamento da leitura em alemão-padrão por falantes de hunsriqueano. In: Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG), 2016, São Paulo. Anais do Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. São Paulo: ABEG, 2016. p. 418-427.

2.
LIMBERGER, B.. Linguística e Neurociência em diálogo: o processamento de múltiplas línguas no cérebro. In: Dialogue under Occupation VI, 2016, Porto Alegre. Anais: Textos Completos - 2016. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2016. v. 1. p. 58-67.

3.
LIMBERGER, B.. Zwei-/Mehrsprachigkeit und Kognition. In: 9ª Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2015, São Leopoldo. Anexos do Caderno de resumos do 9ª Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 230-240.

4.
LIMBERGER, B.. O impacto do bilinguismo e multilinguismo nas funções executivas: um estudo com falantes de Hunsrückisch. In: III Encontro Sul Letras, 2014, Guarapuava. Anais eletrônicos. Guarapuava: Editora UNICENTRO, 2014. v. 1. p. 584-599.

5.
LIMBERGER, B.. A supressão da interferência linguística por bilíngues e multilíngues falantes de Hunsrückisch. In: XI Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2014, Chapecó - SC. Anais do XI Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Chapecó: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2014. v. 1. p. 1-18.

6.
LIMBERGER, B.. Evidências para a (ausência da) vantagem bilíngue no processamento executivo. In: XIII Semana de Letras da PUCRS - #letrasnomundo, 2013, Porto Alegre. Anais da XIII Semana de Letras. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2013. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RINCÓN, J. J. C. ; LIMBERGER, B. . A construção de um experimento de processamento de orações relativas em alemão. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2018, Pelotas. Anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPEL, 2018. p. 1-4.

2.
KLUMB, M. ; LIMBERGER, B. . A importância do projeto Curso de Línguas na construção da identidade docente dos graduandos do curso de Letras da UFPEL. In: V Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2018, Pelotas. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 2018. v. 1. p. 235-238.

3.
SOUZA, J. ; LIMBERGER, B. . Transferência linguística de alunos iniciantes em língua alemã do Curso de Línguas. In: V Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2018, Pelotas. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 2018. v. 1. p. 46-49.

4.
FERREIRA, L. C. ; LIMBERGER, B. . Antecipação no ensino de orações complexas da língua alemã diante da necessidade comunicativa. In: V Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2018, Pelotas. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 2018. v. 1. p. 61-64.

5.
NORA, C. ; LIMBERGER, B. . A compreensão da Unterrichtssprache em sala de aula por alunos do nível A1.2. In: V Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2018, Pelotas. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 2018. v. 1. p. 56-59.

6.
LIMBERGER, B.. Mehrsprachigkeit und exekutive Funktionen: eine Studie mit Sprechern der Minderheitensprache Hunsrückisch in Brasilien. In: 10th International Conference on Multilingualism and Third Language Acquisition, 2016, Viena. Book of Abstracts. Viena: Universität Wien, 2016. v. 1. p. 97-98.

7.
LIMBERGER, B.. Bilinguismo na infância: uma análise sociointeracional de narrativas entre mães e filhos. In: XV Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos, 2014, Curitiba. Caderno de resumos do XV Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos. Curitiba: Quadrioffice Editora, 2014. v. 1. p. 257-257.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMBERGER, B.. Kognaten, cognatos, cognates: Verarbeitung und Auswirkungen auf den Deutschunterricht. In: 10º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2018, Curitiba. Caderno de resumos do 10° Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. p. 28-29.

2.
LIMBERGER, B.; BUCHWEITZ, A. . O cérebro multilíngue: contribuições de estudos com ressonância magnética funcional. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017, 2017, Porto Alegre. Resumos aprovados - 2017. Porto Alegre, 2017.

3.
LIMBERGER, B.. Contribuições da Dialetologia para a formulação de estímulos de experimentos psicolinguísticos. In: Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2016, Paris. Livret des Résumés. Paris: Université Paris-Sorbonne, 2016. v. 1. p. 65-65.

4.
LIMBERGER, B.. Paralelos entre o modelo interacional de leitura e achados de estudos com neuroimagem. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 2015, São Leopoldo. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 222-223.

5.
TEIXEIRA, M. T. ; LIMBERGER, B. . O desempenho de crianças em fase de alfabetização em avaliações de leitura. In: 63º Seminário do GEL, 2015, Campinas - SP. Programação do 63º seminário do GEL. Campinas: GEL, 2015. v. 1.

6.
LIMBERGER, B.. Zwei-/Mehrsprachigkeit und Kognition. In: 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2015, São Leopoldo. Caderno de resumos do Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 122-122.

7.
LIMBERGER, B.; ZILLES, A. M. S. . O tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de alemão como língua estrangeira. In: 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2015, São Leopoldo. Caderno de resumos do 9° Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 109-110.

8.
LIMBERGER, B.. A aprendizagem da leitura em alemão como língua estrangeira por disléxicos. In: VII Colóquio Nacional Leitura e Cognição, 2015, Santa Cruz do Sul. Caderno de resumos. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2015. v. 1. p. 116-117.

9.
LIMBERGER, B.. Linguística e neurociência em diálogo: o processamento de múltiplas línguas no cérebro. In: Dialogue unter occupation VII, 2015, Porto Alegre. Caderno de resumos. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. p. 54-55.

10.
LIMBERGER, B.. O processamento da leitura em alemão-padrão por falantes de hunsriqueano. In: I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: USP, 2015. p. 78-79.

11.
LIMBERGER, B.; TEIXEIRA, M. T. . Testes de leitura e escrita: crianças em risco de dislexia nos primeiros anos da alfabetização. In: 20º InPLA - As Múltiplas Faces da Linguagem, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos: 20º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada: As Múltiplas Faces da Linguagem. São Paulo, 2015. p. 348-349.

12.
LIMBERGER, B.. O impacto do bilinguismo e multilinguismo nas funções executivas: um estudo com falantes de Hunsrückisch. In: III Encontro Sul Letras, 2014, Guarapuava. Anais do Encontro Sul Letras. Guarapuava, 2014. v. 1. p. 39-39.

13.
LIMBERGER, B.. A supressão da interferência linguística por bilíngues e multilíngues falantes de Hunsrückisch. In: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2014, Chapecó. Cadernos de resumos, 2014. v. 1. p. 92-93.

14.
LIMBERGER, B.. Aprender a ler em segunda língua com dificuldades de leitura. In: XIII Fórum FAPA, 2014, Porto Alegre. Cadernos de resumos, 2014. v. 1. p. 61-61.

15.
LIMBERGER, B.. Efeitos do bilinguismo nas funções executivas: um estudo com bilíngues do sul do Brasil. In: XI FÓRUM FAPA, 2012, Porto Alegre. Caderno de resumos, 2012.

16.
LIMBERGER, B.. Narrativas com alternância de código em contexto escolar. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2008, São Leopoldo. Resumos, 2008.

17.
LIMBERGER, B.. A alternância de código em narrativas produzidas em contexto escolar de uma comunidade bilíngue. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2007, São Leopoldo. Caderno de resumos. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

18.
LIMBERGER, B.. Tipos de perguntas que mães de duas comunidades fazem a seus filhos de 5 anos durante a narração de um livro de gravuras. In: Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2007, Porto Alegre. Livro de resumos, 2007.

19.
BATISTA, H. H. R. B. ; LIMBERGER, B. . A avaliação na co-construção de narrativas a partir de um livro de gravuras por mães e suas filhas de três anos. In: I Fórum Internacional da Diversidade Linguística, 2007, Porto Alegre. Livro de resumos e programação comentada. Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 2007. p. 113-113.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMBERGER, B.; VON MÜHLEN, F. . Variação linguística e alemão como língua estrangeira: contribuições a partir da análise de dois livros didáticos. Pandaemonium Germanicum (Online), 2019.

2.
LIMBERGER, B.; BIASIBETTI, A. P. C. . Questões metodológicas envolvidas no design de experimentos de processamento de leitura com o uso do software PsychoPy. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMBERGER, B.. Neurociência cognitiva e algumas contribuições para o ensino de línguas adicionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMBERGER, B.. Os benefícios do bilinguismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMBERGER, B.. Kognaten, Cognatos, Cognates: Verarbeitung und Auswirkungen auf den Deutschunterricht. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMBERGER, B.. Neurociências e Linguagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMBERGER, B.. Línguas e cultura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMBERGER, B.; BUCHWEITZ, A. . O cérebro multilíngue: contribuições de estudos com ressonância magnética funcional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMBERGER, B.. (Socio)linguística, suas interfaces e possíveis relações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMBERGER, B.. Acesso lexical no multilinguismo: efeitos do hunsriqueano no processamento da leitura em alemão standard. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMBERGER, B.; BRAGAGNOLO, Laís . Carreira Acadêmica Internacional: Compartilhando Experiências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMBERGER, B.. Dialeto, leitura, cognição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMBERGER, B.. Efeitos de facilitação no processamento da leitura: a influência da língua minoritária hunsriqueano no processamento do alemão standard. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMBERGER, B.. Hunsrückisch in Brasilien: Können Zwei- und Mehrsprachigkeit zum 'kognitiven Vorteil' führen?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LIMBERGER, B.. Worterkennung in der Mehrsprachigkeit: eine Studie mit Sprechern der Minderheitensprache Hunsrückisch. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LIMBERGER, B.. Mehrsprachigkeit und exekutive Funktionen: eine Studie mit Sprechern der Minderheitensprache Hunsrückisch in Brasilien. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMBERGER, B.. Contribuições da Dialetologia para a formulação de estímulos de experimentos psicolinguísticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIMBERGER, B.. Linguística, suas interfaces e possibilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LIMBERGER, B.. Paralelos entre o modelo interacional de leitura e achados de estudos com neuroimagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LIMBERGER, B.; TEIXEIRA, M. T. . O desempenho de crianças em fase de alfabetização em avaliações de leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIMBERGER, B.; ZILLES, A. M. S. . O tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de alemão como língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
LIMBERGER, B.. Zwei-/Mehrsprachigkeit und Kognition. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMBERGER, B.. A aprendizagem da leitura em alemão como língua estrangeira por disléxicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LIMBERGER, B.. Linguística e Neurociência em diálogo: o processamento de múltiplas línguas no cérebro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LIMBERGER, B.. O processamento da leitura em alemão-padrão por falantes de hunsriqueano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LIMBERGER, B.; TEIXEIRA, M. T. . Testes de leitura e escrita: crianças em risco de dislexia nos primeiros anos da alfabetização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LIMBERGER, B.. Processos neurais subjacentes à aprendizagem da leitura: um estudo com falantes de uma língua ágrafa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LIMBERGER, B.; FAY, A. . Dislexia e Bilinguismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LIMBERGER, Bernardo. Bilinguismo na infância: uma análise sociointeracional de narrativas entre mães e filhos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
LIMBERGER, B.. O impacto do bilinguismo e multilinguismo nas funções executivas: um estudo com falantes de Hunsrückisch. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
LIMBERGER, B.. A supressão da interferência linguística por bilíngues e multilíngues falantes de Hunsrückisch. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
LIMBERGER, B.. Aprender a ler em segunda língua com dificuldades de leitura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
LIMBERGER, B.. Efeitos do bilinguismo na cognição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
LIMBERGER, B.. O desempenho de bilíngues e multilíngues falantes de Hunsrückisch em tarefas de controle inibitório e compreensão auditiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LIMBERGER, B.. Evidências para a (ausência da) vantagem bilíngue no processamento executivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
LIMBERGER, B.. O desempenho de bilíngues do sul do Brasil em tarefas que envolvem funções executivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
LIMBERGER, B.. Efeitos do bilinguismo nas funções executivas: um estudo com bilíngues do sul do Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
LIMBERGER, B.. Narrativas com alternância de código em contexto escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
LIMBERGER, B.. A alternância de código em narrativas produzidas em contexto escolar de uma comunidade bilíngüe. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
BATISTA, H. H. R. B. ; LIMBERGER, B. . A avaliação na co-construção de narrativas a partir de um livro de gravuras por mães e suas filhas de três anos. In: I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
LIMBERGER, B.. Tipo de perguntas que mães de duas comunidades fazem a seus filhos de 5 anos durante a narração de um livro de gravuras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
ANSCHAU, F. ; LIMBERGER, B. . Dicionário Morfossemântico da Língua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
LIMBERGER, B.; ANSCHAU, F. . Dicionário Morfossemântico da Língua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BUCHWEITZ, A. ; LIMBERGER, B. . Comentário da questão 23 do Enade Letras 2014. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017 (Comentário).

2.
LIMBERGER, B.. The Psycolinguistics of Bilingualism (François Grosjean & Ping Li), Revista e-scrita. Belford Roxo: UNIABEU, 2014 (Resenha).

3.
LIMBERGER, B.. Pro dia nascer feliz: uma proposta de projeto de ensino de argumentação. Porto Alegre: Revista Bem Legal, 2014 (Projeto de ensino).

4.
BUCHWEITZ, A. ; LIMBERGER, B. ; KRAMER, R. . Letrônica. Porto Alegre, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
LIMBERGER, B.. Newsletter FALE Nº 1. Porto Alegre: PUCRS, 2013 (Newsletter).

6.
LIMBERGER, B.. Newsletter FALE Nº 2. Porto Alegre: PUCRS, 2013 (Newsletter).

7.
LIMBERGER, B.. Dual Language Development Disorders: A Handbook on Bilingualism & Second Language Learning (Johanne Paradis, Fred Genesse & Marta Crago), Revista Domínios da Linguagem: EdUFU. Uberlândia - MG: EdUFU, 2013 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Polifonia (ISSN: 22376844). 2018.

2.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Dominios da Lingu@gem (ISSN: 1980-5799). 2018.

3.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Letrônica (e-ISSN: 1984-4301). 2018.

4.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Travessias (ISSN 1982-5935). 2018.

5.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Linguagem & Ensino (ISSN: 1983-2400). 2018.

6.
LIMBERGER, B.. Revisão de trabalhos do XI Congresso Internacional da ABRALIN - ABRALIN50. 2018.

7.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Educação Unisinos (ISSN 2177-6210). 2017.

8.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Entrelinhas (ISSN: 1806-9509). 2016.

9.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista PerCursos Linguísticos (ISSN: 2236-2592). 2016.

10.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista LínguaTec (e-ISSN 2525-3425). 2016.

11.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista PerCursos Linguísticos (ISSN: 2236-2592). 2015.

12.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Entrelinhas (ISSN: 1806-9509). 2015.

13.
LIMBERGER, B.. Sessão de comunicação do VIII Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa (debatedor). 2015.

14.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista PERCursos Linguísticos (ISSN: 2236-2592). 2014.

15.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Entrelinhas (ISSN: 1806-9509). 2014.

16.
BUCHWEITZ, A. ; LIMBERGER, B. ; KRAMER, R. . Revisão técnica - Dossiê Psicolinguística (Revista Letrônica). 2014.

17.
LIMBERGER, B.. Parecer para artigo submetido à Revista Fórum Linguístico (ISSNe 1984-8412). 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMBERGER, B.. InsCer + Experiências! #4 - Depoimento sobre doutorado sanduíche. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
LIMBERGER, B.; HOLLOWAY, P. ; HÜLSENDEGER, M. ; MACHADO, R. L. ; CHAVES, G. ; LANGER, D. ; SCHÜTZ, F. D. ; VANIN, M. J. . Diálogo entre as áreas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMBERGER, B.. Academia - independent.academia.edu/BernardoLimberger. 2016; Tema: Rede social acadêmica. (Rede social).

2.
LIMBERGER, B.. Researchgate - www.researchgate.net/profile/Bernardo_Limberger. 2015; Tema: Rede social acadêmica. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMBERGER, B.; BIASIBETTI, A. P. C. . Workshop - Design de experimentos psicolinguísticos usando o PsychoPy (PPG em Letras, UFRGS, Linha Psicolinguística). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BIASIBETTI, A. P. C. ; LIMBERGER, B. . Oficina - Como criar experimentos utilizando o PsychoPy (PPGL PUCRS). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMBERGER, B.. Oficina - Língua alemã: Variedades e escrita (UNATI/UFPEL). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMBERGER, B.. Neurociências e Linguagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
LIMBERGER, B.; KLUMB, M. . Oficina: Variedades da língua alemão no Brasil e na Europa (Semana de Letras/UFPEL). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DI FANTI, M. G. C. ; LIMBERGER, B. ; MINUZZI, L. P. ; THEOBALD, P. ; MELLO, A. M. L. . Editoração da seção temática Discurso, memória, alteridade, número especial em comemoração aos 10 anos da Revista Letrônica. 2018. (Editoração/Periódico).

7.
LIMBERGER, B.; RIBEIRO, H. J. C. . Editoração: Revista Linguagem & Ensino. 2018. (Editoração/Periódico).

8.
LIMBERGER, B.. Oficina - Conscientização sobre bilinguismo e outros fenômenos linguísticos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
LIMBERGER, B.. Oficina - Multilinguismo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LIMBERGER, B.. Oficina - Citações e referências: Gerenciamento no Mendeley e normas da ABNT. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
LIMBERGER, B.; OLIVEIRA, A. ; BENCKE, D. B. ; SCHNEIDER, F. ; VALENTE, P. M. . Oficina - Experiências de estágio doutoral (sanduíche). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BILHARVA-DA-SILVA, F. ; BIASIBETTI, A. P. C. ; DAMÉ, V. ; LIMBERGER, B. ; GOMES, L. ; GONÇALVES, T. M. ; SCHNEIDER, F. . Editoração da seção temática Sociolinguística - Revista Letrônica. 2017. (Editoração/Periódico).

13.
SCHNEIDER, F. ; LIMBERGER, B. ; DAMÉ, V. ; GOMES, L. ; BILHARVA-DA-SILVA, F. ; GONÇALVES, T. M. . Editoração da seção temática Aquisição e processamento (a)típico da linguagem (L1 e L2). 2017. (Editoração/Periódico).

14.
LIMBERGER, B.. Relatório final de bolsista de doutorado sanduíche (Processo: número 99999.000015/2016-04). 2017. (Relatório de pesquisa).

15.
BARBOSA, V. F. ; LIMBERGER, B. ; BIASIBETTI, A. P. C. ; BARROS, B. M. ; BILHARVA-DA-SILVA, F. ; SCHNEIDER, F. ; DA CRUZ, G. F. A. ; MINUZZI, L. P. ; GONÇALVES, T. M. ; ZUCCHI, V. . Editoração do número especial Diálogos - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2016. (Editoração/Periódico).

16.
DA CRUZ, G. F. A. ; LIMBERGER, B. ; BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M. ; BILHARVA-DA-SILVA, F. ; SCHNEIDER, F. ; BIASIBETTI, A. P. C. . Editoração da seção temática: Estudos do Significado - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2016. (Editoração/Periódico).

17.
GONÇALVES, T. M. ; LIMBERGER, B. ; BARBOSA, V. F. ; BILHARVA-DA-SILVA, F. ; SCHNEIDER, F. ; BIASIBETTI, A. P. C. ; MILESKI, I. . Editoração da seção temática: Tecnologias no aprendizado e no ensino da leitura e da escrita - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2016. (Editoração/Periódico).

18.
LIMBERGER, B.. Oficina - Gerenciador de referências Mendeley. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
LIMBERGER, B.; STREY, C. ; BIASIBETTI, A. P. C. ; JERÔNIMO, G. ; MILESKI, I. ; RIBEIRO, K. ; BARBOSA, V. F. . Editoração da seção temática: Pragmática e suas interfaces - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2015. (Editoração/Periódico).

20.
LIMBERGER, B.; BIASIBETTI, A. P. C. ; RIBEIRO, K. ; JERÔNIMO, G. ; BARBOSA, V. F. ; STREY, C. ; MILESKI, I. . Editoração da seção temática: Sintaxe e suas interfaces - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2015. (Editoração/Periódico).

21.
DI FANTI, M. G. C. ; THEOBALD, P. ; LIMBERGER, B. ; DIAS, S. ; GONÇALVES, T. M. ; HOLLOWAY, P. ; BARBOSA, V. F. . Caderno de Resumos: DUO VII - Dialogue Under Occupation - PPGL em Diálogo - 45 anos. 2015. (Editoração/Anais).

22.
LIMBERGER, B.. Curso Estatística aplicada ao R para linguistas. 2015. (Monitoria).

23.
LIMBERGER, B.. Evento Dialogue under occupation VII. 2015. (Monitoria).

24.
LIMBERGER, B.; MILESKI, I. ; RIBEIRO, K. ; JERÔNIMO, G. ; STREY, C. ; BARBOSA, V. F. ; BIASIBETTI, A. P. C. . Editoração do dossiê: Fonologia e variação fonético-fonológica - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2014. (Editoração/Periódico).

25.
LIMBERGER, B.; BIASIBETTI, A. P. C. ; JERÔNIMO, G. ; STREY, C. ; RIBEIRO, K. ; BARBOSA, V. F. ; MILESKI, I. . Editoração do dossiê: Psicolinguística - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2014. (Editoração/Periódico).

26.
LIMBERGER, B.; BEZ, A. ; NUNES, E. ; JERÔNIMO, G. ; MILESKI, I. ; STREY, C. ; RIBEIRO, K. . Editoração do dossiê: Variação Sociolinguística - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2013. (Editoração/Periódico).

27.
LIMBERGER, B.; NUNES, E. ; RIBEIRO, K. ; JERÔNIMO, G. ; STREY, C. ; BEZ, A. ; MILESKI, I. . Editoração do dossiê: Teorias da Enunciação e Ensino - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2013. (Editoração/Periódico).

28.
LIMBERGER, B.; JERÔNIMO, G. ; BEZ, A. ; NUNES, E. ; RIBEIRO, K. . Editoração do dossiê: Linguagem e cognição: interfaces entre Psicolinguística e Neurolinguística - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2012. (Editoração/Periódico).

29.
LIMBERGER, B.. Curso de português para estudantes alemães. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
LIMBERGER, B.. Curso Intensivo de Língua Alemã. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
LIMBERGER, B.. Relatório de Iniciação Científica (nº de processo: 06504012). 2007. (Relatório de pesquisa).

32.
LIMBERGER, B.. Relatório final do bolsista de iniciação científica (PIBIC/Unisinos). 2006. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LIMBERGER, Bernardo. Peter, der Träumer. 2010. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FINGER, I.; ALVES, U. K.; LIMBERGER, B.; BRISOLARA, L.. Participação em banca de Graciela Natalia Nuevo. Efeitos da experiência multilíngue no processamento de orações relativas ambíguas em espanhol L3 e português L1. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
ALTENHOFEN, C.; LIMBERGER, B.; KERSCH, D. F.. Participação em banca de Angélica Prediger. Topodinâmica do alemão falado em comunidades de imigração boêmia no Rio Grande do Sul. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
FINGER, I.; LIMBERGER, B.. Participação em banca de Paola Davi Nolasco Rodrigues Merode. A fala bilíngue: o que diferencia code-switching de interferência?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
ZILLES, A. M. S.; LIMBERGER, B.; CACERES, G.; MIRA, C.. Participação em banca de Fernanda von Mühlen. Políticas linguísticas de manutenção da variedade Hunsrückisch/Hunsrück/hunsriqueano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOPP DA SILVA, T.; LIMBERGER, B.; WITTKE, C. I.. Participação em banca de Bianca Tavares Klasen.A importância da experiência profissional ao revisor de textos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Redação e Revisão de Textos) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
BUCHWEITZ, A.; LIMBERGER, B.; FAY, A.. Participação em banca de Camila Ramos de Mello.The Influence of Age of Acquisition in Syntactic Processes in a Second Language: Behavioral and Brain-related Differences. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
FAY, A.; LIMBERGER, B.; BUCHWEITZ, A.. Participação em banca de Andressa Cardoso Rufino.Brain and Emotions: How emotions interfere in second language learning. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
BUCHWEITZ, A.; LIMBERGER, B.; FAY, A.. Participação em banca de Elisabeth Araujo de Abreu.Bilingualism e executive functions: an analysis of studies with speakers of Hunsrückisch and other minority languages. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LIMBERGER, B.. Avaliador na IV Mostra de Iniciação Científica do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms. 2018. Centro de Ensino Médio Pastor Dohms.

2.
LIMBERGER, B.. Avaliador no XX Encontro de Pós-Graduação da UFPEL. 2018. Universidade Federal de Pelotas.

3.
LIMBERGER, B.. Avaliador no XXVII Congresso de Iniciação Científica da UFPEL. 2018. Universidade Federal de Pelotas.

4.
LIMBERGER, B.. Avaliador no Espaço Jovem Cientista 2017. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
LIMBERGER, B.. Avaliador na III Mostra de Iniciação Científica do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms. 2017. Centro de Ensino Médio Pastor Dohms.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Kognaten, cognatos, cognates: Verarbeitung und Auswirkungen auf den Deutschunterricht. 2018. (Congresso).

2.
III Encontro de Falantes do Hunsrückisch. 2018. (Encontro).

3.
Seminário de preparação para examinadores das provas de proficiência de língua alemã A1-B1 do Goethe-Institut. 2018. (Seminário).

4.
Aula inaugural (Gilvan Müller de Oliveira): Política Linguística e Políticas Linguísticas no Brasil.. 2017. (Outra).

5.
Colóquio de Estudos da Disciplina de Plurilinguismo e Contatos Linguísticos (PPG-Letras / UFRGS): Estado da Arte e Recortes de Pesquisa?.Acesso lexical no multilinguismo: efeitos do hunsriqueano no processamento da leitura em alemão standard. 2017. (Seminário).

6.
Defesa da tese de Rossana Kramer: O efeito de priming sintático na compreensão leitoa de bons e maus leitores dos 5º e 6º anos do ensino fundamental. 2017. (Outra).

7.
Defesa da tese de Vanessa Fonseca Barbosa: Uma voz apagada? Análise da atividade de revisão de textos acadêmicos sob as perspectivas bakhtiniana e ergológica. 2017. (Outra).

8.
Palestra (Patrícia Dias): Como o cérebro processa a linguagem em duas modalidades: bilíngues bimodais surdos e ouvintes. 2017. (Outra).

9.
Seminário dos pós-graduandos do PPGL: Semana do Bonde Andando.Dialeto, leitura, cognição. 2017. (Seminário).

10.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017. O cérebro multilíngue: contribuições de estudos com ressonância magnética funcional. 2017. (Congresso).

11.
10th International Conference on Multilingualism and Third Language Acquisition. Mehrsprachigkeit und exekutive Funktionen: eine Studie mit Sprechern der Minderheitensprache Hunsrückisch in Brasilien. 2016. (Congresso).

12.
Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. Contribuições da Dialetologia para a formulação de estímulos de experimentos psicolinguísticos. 2016. (Congresso).

13.
Defesa da dissertação de Andreza Mariane Batista Teichmann: Um olhar bakhtiniano sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos. 2016. (Outra).

14.
Defesa da dissertação de Mariana Terra Teixeira: O efeito de priming sintático no processamento de sentenças ativas e passivas do português brasileiro. 2016. (Outra).

15.
Defesa da tese de Gislaine Machado Jerônimo: Produção de narrativas orais no envelhecimento sadio, no Comprometimento Cognitivo Leve e na doença de Alzheimer e sua relação com construtos cognitivos e escolaridade. 2016. (Outra).

16.
Kognitive Kategorien in Sprachwandel und ?variation. 2016. (Oficina).

17.
63º Seminário do GEL.O desempenho de crianças em fase de alfabetização em avaliações de leitura. 2015. (Seminário).

18.
9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Zwei-/Mehrsprachigkeit und Kognition. 2015. (Congresso).

19.
Aula inaugural (Sirio Possenti) - Ainda a questão da gramática na escola. 2015. (Outra).

20.
Colloquium (Evelyn Ferstl) - From word to discourse: Neuroscientific studies on language comprehension. 2015. (Outra).

21.
Colloquium (Loraine Obler) - Is it possible to lose the first language?. 2015. (Outra).

22.
Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. Paralelos entre o modelo interacional de leitura e achados de estudos com neuroimagem. 2015. (Congresso).

23.
Defesa da dissertação de Francieli Kramer Piper: A influência do método de ensino para a aprendizagem de leitura. 2015. (Outra).

24.
Defesa da dissertação de Paula Vieira: Investigação sobre fatores preditores do desempenho em decisão lexical em segunda língua. 2015. (Outra).

25.
Defesa da tese de Adriana Riess Karnal: Estratégias de leitura com o uso do Google tradutor. 2015. (Outra).

26.
Defesa da tese de Clarice Lehnen Wolff: Descobrindo as rimas em poemas - estudo sobre os efeitos das rimas na consciência linguística durante o processo de alfabetização. 2015. (Outra).

27.
Dialogue unter occupation VII. Linguística e neurociência em diálogo: o processamento de múltiplas línguas no cérebro. 2015. (Congresso).

28.
I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). O processamento da leitura em alemão-padrão por falantes de hunsriqueano. 2015. (Congresso).

29.
Oficina: Normas da ABNT. 2015. (Oficina).

30.
Oficina: Plataforma Lattes. 2015. (Oficina).

31.
VIII Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa. Processos neurais subjacentes à aprendizagem da leitura: um estudo com falantes de uma língua ágrafa. 2015. (Congresso).

32.
Colloquium (Loraine Obler) - Bilingual Brains. 2014. (Outra).

33.
Colloquium (Vilson Leffa) - A produção de materiais didáticos sob a perspectiva da agência distribuída. 2014. (Outra).

34.
Colloquium - Compreensão de textos escritos. 2014. (Exposição).

35.
Defesa da dissertação de Rita de Cássia Glaeser Stein: Cross-Linguistic Interaction in L3 Production: Portuguese as a Third Language in a Bilingual Context. 2014. (Outra).

36.
Defesa da tese de Bárbara de Lavra Pinto Aleixo: Consciência fonológica e habilidades de escrita em indivíduos com síndrome de Down: um estudo longitudinal. 2014. (Outra).

37.
Defesa da tese de César Costa Vitorino: Provérbios Cabinda em tampas de panelas: uma análise a partir da Psicolinguística da Leitura e da Teoria dos Espaços Mentais. 2014. (Outra).

38.
Defesa da tese de Cristhiane Ferreguett: Relações dialógicas em revista infantil: o processo de adultização de meninas. 2014. (Outra).

39.
Fórum da Interdisciplinaridade da PUCRS - Promoção da Interdisciplinaridade na PUCRS: trajetórias e caminhos. 2014. (Outra).

40.
II Conferência Linguagem e Neurociências. 2014. (Congresso).

41.
III Encontro Sul Letras.O impacto do bilinguismo e multilinguismo nas funções executivas: um estudo com falantes de Hunsrückisch. 2014. (Encontro).

42.
II Jornada Sul-brasileira de Neuropsicologia. 2014. (Congresso).

43.
II World Dyslexia Forum. 2014. (Congresso).

44.
Participação como ouvinte em bancas de mestrado e doutorado do PPGL da PUCRS. 2014. (Outra).

45.
Passeando pelos circuitos da linguagem no cérebro. 2014. (Oficina).

46.
Projeto O que é? Gêneros do discurso. 2014. (Exposição).

47.
VII Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa. 2014. (Outra).

48.
VIII ENELLE - Línguas e literaturas em diálogo.Dislexia e Bilinguismo. 2014. (Encontro).

49.
Workshop - Dyslexia assessment and intervention in different transparent ortographies. 2014. (Oficina).

50.
XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.A supressão da interferência linguística por bilíngues e multilíngues falantes de Hunsrückisch. 2014. (Encontro).

51.
XV Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos. Bilinguismo na infância: uma análise sociointeracional de narrativas entre mães e filhos. 2014. (Congresso).

52.
XXXVIII Seminário de Aperfeiçoamento para Professores de Alemão. 2014. (Seminário).

53.
Aula inaugural (Diana Luz P. de Barros) - Discurso, preconceito e intolerância. 2013. (Outra).

54.
Colloquium - Linguagem "corporificada" em processos sensório-motores e "situada" em contextos e situações específicas. 2013. (Outra).

55.
Colloquium - Noções de desenvolvimento a fala conforme Luria e Vygotski: aprendizagens de defasagens. 2013. (Outra).

56.
Colloquium - O silêncio e o sentido. 2013. (Outra).

57.
Colloquium - Português brasileiro e o português europeu: dois dialetos de uma língua só. 2013. (Outra).

58.
Oficina de Preenchimento e Atualização de Currículo na Plataforma Lattes. 2013. (Oficina).

59.
VI Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa.O desempenho de bilíngues e multilíngues falantes de Hunsrückisch em tarefas de controle inibitório e compreensão auditiva. 2013. (Outra).

60.
VII EnELLE.Efeitos do bilinguismo na cognição. 2013. (Encontro).

61.
Workshop - How to Write for and Get Published in Scientific Journals. 2013. (Oficina).

62.
XIII Semana de Letras #LETRASNOMUNDO.Evidências para a (ausência da) vantagem bilíngue no processamento executivo. 2013. (Encontro).

63.
Ciclo de Discussões Linguísticas e Pedagógicas: Alfabetização. 2012. (Outra).

64.
I Encontro Nacional de LIBRAS no RS. 2012. (Encontro).

65.
Neurociência, gestão e sociedade. 2012. (Outra).

66.
Palestra (Edwiges Morato) - O compromisso interdisciplinar dos estudos da linguagem e da cognição. 2012. (Outra).

67.
Palestra (Tony Sardinha) - Questões atuais da Linguística de Corpus. 2012. (Outra).

68.
Seminário com Teun van Dijk - Cérebro Discursivo: o encontro da Teoria do Contexto com a Neuropsicologia (). 2012. (Seminário).

69.
V Colóquio de Linguística e Literatura.O desempenho de bilíngues do sul do Brasil em tarefas que envolvem funções executivas. 2012. (Outra).

70.
Formação continuada para professores de língua alemã. 2010. (Outra).

71.
Seminário - Prüfungen DSD. 2010. (Seminário).

72.
XI Festival de Teatro e Música em Língua Alemã. 2010. (Outra).

73.
XXXIV Seminário de Aperfeiçoamento para Professores de Alemão. 2010. (Seminário).

74.
Zentrale Deutschprüfungen ZDP. 2010. (Seminário).

75.
Seminário - Arbeit mit Lehrwerken im DaF-Unterricht. 2009. (Seminário).

76.
Seminário - Lernautonomie und Lernstrategien. 2009. (Seminário).

77.
Seminário - Szenisches Spiel im DaF-Unterricht. 2009. (Seminário).

78.
Workshop - Phonetik im Unterricht. 2009. (Oficina).

79.
Mostra UNISINOS de Iniciação Científica.Narrativas com alternância de código em contexto escolar. 2008. (Outra).

80.
I Fórum Internacional da Diversidade Linguìstica. A avaliação na co-construção de narrativas a partir de um livro de gravuras por mães e suas filhas de três anos. 2007. (Congresso).

81.
Mostra UNISINOS de Iniciação Científica.A alternância de código em narrativas produzidas em contexto escolar de uma comunidade bilíngüe. 2007. (Outra).

82.
Mostra Unisinos de Iniciação Científica - Coordenação de Sessão. 2007. (Outra).

83.
XIX Salão de Iniciação Científica.Tipo de perguntas que mães de duas comunidades fazem a seus filhos de 5 anos durante a narração de um livro de gravuras. 2007. (Outra).

84.
Mostra UNISINOS de Iniciação Científica.Dicionário Morfossemântico da Língua Portuguesa. 2006. (Outra).

85.
XI Semana Acadêmica de Letras. 2006. (Outra).

86.
Seminário Erico Verissimo: Vida, Obra e Atualidade. 2005. (Seminário).

87.
V Fórum de Línguas Estrangeiras. 2005. (Outra).

88.
X Semana Acadêmica de Letras: A Formação do Leitor. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DI FANTI, M. G. C. ; LIMBERGER, B. ; SIDERY, C. ; HOLLOWAY, P. ; DIAS, S. ; GONÇALVES, T. M. ; MELLO, A. M. L. ; BERLIN, L. N. ; HÜBNER, L. C. ; PASSOS, M.H. P. ; ANGELINI, P. R. K. ; THEOBALD, P. . Dialogue Under Occupation VII. 2015. (Congresso).

2.
LIMBERGER, B.. Oficina: Normas da ABNT, Gerenciador de referências Mendeley, Escrita acadêmica (Linguística/Literatura) e Plataforma Lattes. 2015. (Outro).

3.
BUCHWEITZ, A. ; LIMBERGER, B. . Curso Neuropsychology of communication (Evelyn Ferstl). 2015. (Outro).

4.
LIMBERGER, B.; BALDI, C. ; CECCHINI, G. ; DIAS, S. ; PEREIRA, M. V. ; PIMENTEL, D. S. . VII Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Jorge Jason de la Cruz Rincón. Projeto: A competência leitora e o cérebro de bilíngues falantes de hunsriqueano: um estudo multidisciplinar. Início: 2019. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Alemão) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Cleice Dalla Nora. Curso de Alemão - Nível básico II. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

2.
Jefferson Fonseca de Souza. Curso de Alemão - Nível básico I. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Bernardo Casagrande. Projeto: A competência leitora e o cérebro de bilíngues falantes de hunsriqueano: um estudo multidisciplinar. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Alemão) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Bernardo Kolling Limberger.

2.
Jorge Jason de la Cruz Rincon. A construção de um experimento de processamento de orações relativas em alemão. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Alemão) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Bernardo Kolling Limberger.

Orientações de outra natureza
1.
Mateus Klumb. Curso de Alemão - Nível pré-intermediário. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Bernardo Kolling Limberger.

2.
Larissa Caroline Ferreira. Curso de Alemão - Nível básico III. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Bernardo Kolling Limberger.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMBERGER, B.. Ein kognitiver Vorteil der Mehrsprachigkeit in Südbrasilien. Info-ARPA, p. 7 - 7, 16 dez. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
LIMBERGER, B.. Os benefícios do bilinguismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMBERGER, B.. Línguas e cultura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LIMBERGER, B.. Oficina - Conscientização sobre bilinguismo e outros fenômenos linguísticos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMBERGER, B.. Oficina - Língua alemã: Variedades e escrita (UNATI/UFPEL). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMBERGER, B.. InsCer + Experiências! #4 - Depoimento sobre doutorado sanduíche. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).



Outras informações relevantes


Membro das seguintes associações: (1) Associação Brasileira de Professores de Alemão (ABRAPA); (2) Associação Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e (3) Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq: Neuroeducação (coordenação: Dr. Augusto Buchweitz), Neuroimagem da Cognição Humana (coordenação: Dr. Augusto Buchweitz) e Línguas em contato (coordenação: Dra. Isabella Mozillo).



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