Ana Valéria Bisetto Bork Godke

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7730359117992986
  • Última atualização do currículo em 23/05/2018


Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005). É doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL, sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão. Participou como copesquisadora no projeto ILEES (Iniciativas de Ensino de Leitura e Escrita no Ensino Superior na América Latina), coordenado pelo Prof. Dr Charles Bazerman, EUA, da Universidade de Califórnia, em Santa Barbara. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1994. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Valéria Bisetto Bork Godke
Nome em citações bibliográficas
BORK, A. V. B.;GODKE, A. V. B. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Av. Sete de Setembro, 3165
Centro
80230-901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104545
Ramal: 4597
URL da Homepage: www.ct.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Produção escrita de gêneros profissionais em língua inglesa: vozes entrelaçadas no processo de escrita e reescrita textual., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Vera Lucia Lopes Cristovão.
Palavras-chave: Interação; Interacionismo Sociodiscursivo; Instrumentos mediadores; Gêneros profissionais; Escrita/reescrita textual em LI.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio: Um Estudo Empírico com a Técnica de Dramatização.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Marcia Helena Boechat Alves Fernandes.
1992 - 1993
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 405h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.




Formação Complementar


2013
Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação..
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2017 - 2017
SEI Usar. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2014 - 2014
Text, knowledge and action: theories and practices. (Carga horária: 15h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2014 - 2014
Analysing the production, circulation, and the use. (Carga horária: 15h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2014 - 2014
Textos, interação sociodiscursiva e gêneros textua. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2013 - 2013
Encontro do Interacionismo Sociodiscursivo no Bras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
I EALE - Encontro de Avaliação em Línguas Estrange. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2010 - 2010
12th BRAZ-TESOL National Convention. (Carga horária: 40h).
Escola Beit Yaacov, EBY, Brasil.
2008 - 2008
Web-Pages e Ambiente Moodle e Páginas Pessoais. (Carga horária: 37h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2007 - 2007
Advanced English. (Carga horária: 60h).
London Study Centre, LSC, Inglaterra.
2004 - 2004
Evaluating Student Writing.
Cultura Inglesa (Itajaí), SBCI, Brasil.
2004 - 2004
Conversação em Inglês Avançado.
Cultura Inglesa (Itajaí), SBCI, Brasil.
2004 - 2004
Motivating your teens to produce English.
DISAL, DISAL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em II ENcontro Nacional de Ensino de Línguas. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Atualização para Professores de Língua In.
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
1991 - 1991
Atualização em Língua Inglesa.
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
1990 - 1990
Atualização em Língua Inglesa.
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Ensino e Aquisição de Inglês como LE
Descrição: O foco desse projeto é gerar uma troca de experiências entre discentes e docentes nas áreas de aquisição e ensino de inglês como língua estrangeira. Diferentes abordagens são trabalhadas com os alunos participantes de forma a enriquecer a formação desses futuros professores de língua inglesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Valéria Bisetto Bork Godke - Integrante / Maristela Pugsley Werner - Integrante / Andressa Brawerman Albini - Coordenador / Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert - Integrante / Ana Maria dos S.G.F. Martins - Integrante / Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante.
2013 - 2016
Iniciativas de Leitura e Escrita no Ensino Superior ILEES
Descrição: O PROJETO INICIATIVAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR (ILEES) NO BRASIL IDENTIFICARÁ E DESCREVERÁ, EM UMA PRIMEIRA ETAPA, AS INICIATIVAS DE ENSINO E PESQUISA EM LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PRIMEIRA FASE DE NOSSA INVESTIGAÇÃO É CONHECER O ESTADO ATUAL DA ÁREA E DAR CONTA DAS REDES EXISTENTES NOS PAÍSES SELECIONADOS NESTA ETAPA. NUMA SEGUNDA ETAPA, ENTREVISTAS SERÃO CONDUZIDAS COM OS PESQUISADORES CITADOS RECORRENTEMENTE COMO REFERÊNCIAS E AQUELES CONSIDERADOS RESPONSÁVEIS POR NUCLEAÇÃO DE GRUPOS E/OU PROJETOS. ESTE PROJETO PODE BENEFICIAR A PRÓPRIA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DOS RESPONDENTES/PARTICIPANTES JÁ QUE A INFORMAÇÃO COMPILADA SERÁ DISPONIBILIZADA A TODOS OS PARTICIPANTES À MEDIDA QUE OS DADOS FOREM SENDO PROCESSADOS...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Valéria Bisetto Bork Godke - Coordenador / Vera Lucia Lopes Cristovão - Integrante / Isabela Rodrigues Vieira - Integrante / Charles Bazerman - Integrante.
2013 - Atual
(EDUC)AÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: TRABALHO E DESENVOLVIMENTO NA PRÁXIS DOCENTE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) .

Integrantes: Ana Valéria Bisetto Bork Godke - Integrante / Vera Lucia Lopes Cristovão - Coordenador / Francini P. P. Correa - Integrante / Claudia Lopes Pontara - Integrante / Ana Claudia Cury - Integrante / Raquel Gamero - Integrante / Alessandra Augusta Pereira da Silva - Integrante / Eliane Segatti Rios-Registro - Integrante / Maria Izabel Tognato - Integrante / Cristina Mott Fernandes - Integrante / Amábile Piacentine Drogui - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista de Letras (Curitiba. 1996)
2017 - Atual
Periódico: Veredas - Revista de Estudos Linguísticos (UFJF)
2017 - Atual
Periódico: NONADA: Letras em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Professora Homenageada pelos Formandos do Curso de Letras, UTFPR - Campus Curitiba.
2007
Professora Homenageada pelos Formandos do Ensino Médio, UTFPR - Campus Curitiba.
2005
Professora Homenageada pelos Formandos do Ensino Médio, UTFPR - Campus Ponta Grossa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORK, A. V. B.2017BORK, A. V. B.. Trocas interacionais no estudo de gêneros: focalizando o gênero profissional resume. EUTOMIA, v. 1, p. 121-141, 2017.

2.
CRISTOVAO, V. L. L.2015CRISTOVAO, V. L. L. ; BORK, A. V. B. ; VIEIRA, I. R. . Mapeamento de grupos de pesquisa em torno de letramento (em língua materna): desdobramentos do Projeto ILEES no Brasil. Letras & Letras (Online), v. 31, p. 73-99, 2015.

3.
BORK, A. V. B.2014BORK, A. V. B.; BAZERMAN, C. ; CORREA, F. P. P. ; CRISTOVAO, V. L. L. . MAPEAMENTO DAS INICIATIVAS DE ESCRITA EM LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RESULTADOS PRELIMINARES. Prolíngua (João Pessoa), v. 9, p. 2-14, 2014.

4.
BORK, A. V. B.2010BORK, A. V. B.. A Técnica de Dramatização em Língua Estrangeira. Eletras (UTP), v. 20, p. 136-150, 2010.

5.
BORK, A. V. B.2006 BORK, A. V. B.. A Utilização da Técnica de Roleplay no Ensino Médio. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 1, p. 304-309, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
BORK, A. V. B.; CRISTOVAO, V. L. L. . Modelo Didático do Gênero Biodata: subsídio para a escrita acadêmica em língua inglesa.. In: SOBRAL, Adail; SOUZA, Sweder. (Org.). Gêneros, Entre o Texto e o Discurso - Questões Conceituais e Metodológicas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. , p. 243-262.

2.
BORK, A. V. B.; RETORTA, M. S. . Tecnologia Assistiva no Ensino de Língua Inglesa como Língua Adicional para Cegos. In: Beato-Canato, A. P. M.; Quevedo-Camargo; G.. (Org.). Linguagem e Educação: ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas: uma homenagem à Professora Vera Cristóvão. 1ed.Campinas: Pontes, 2015, v. , p. 209-233.. 1ed.Campinas:SP: Pontes Editores, 2015, v. , p. 209-233.

3.
BORK, A. V. B.; RETORTA, M. S. . O ensino da língua inglesa na formação de professores de um novo curso de licenciatura: desafios desde a concepção até a avaliação e reestruturação.. In: RETORTA, M. S.; MULIK, K. B.. (Org.). Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões.. 1ed.Campinas, SP: Pontes editores, 2014, v. 1, p. 151-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORK, A. V. B.; COSTA, I. B. . Estudo sobre as sequências textuais no gênero Biografia. In: ABRALIN, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011. Curitiba: UFPR, 2011. p. 285-296.

2.
BORK, A. V. B.; RETORTA, M. S. ; BECKER, M. R. ; DIAZ, R. M. ; KREMER, R. L. . Participação dos Acadêmicos de Letras no Ensino de ESP para a Polícia Militar. In: I Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, 2011, Curitiba. I SEI, 2011.

3.
BORK, A. V. B.; BECKER, M. R. ; RETORTA, M. S. ; RODRIGUES, C. A. N. ; FIGUEIREDO, Mariana Galli ; QUEIROZ, V. S. ; SILVA, G. S. S. ; BREDA, S. T. ; VILELA, C. P. L. S. . O Desafio do Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas - PFOL - na UTFPR. In: I SEI, 2011, Curitiba. I SEI, 2011.

4.
BORK, A. V. B.; QUEIROZ, V. S. ; BECKER, M. R. ; SILVA, G. S. ; FIGUEREDO, M. G. . PFOL: Uma Trajetória de Ensino-Aprendizagem na UTFPR. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Lindrina: UEL, 2011.

5.
BORK, A. V. B.. A Importância do 'outro' como 'mediador' nas interações linguísticas no contexto de sala de aula. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá, PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: Editora da UEM, 2010.

6.
JACINSKI, E. ; BORK, A. V. B. ; GOMES, J. J. ; SAAB, M. A. L. ; STADLER, R. C. . A evasão nos cursos superiores de tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus ponta Grossa: um estudo de caso.. In: 2° Simpósio Nacional de Te Sociedade, 2007, Curitiba. Ciência, Tecnologia, Educação e Trabalho, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORK, A. V. B.. Processo interativo de construção textual na academia: alguns apontamentos.. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo, RS. 3 caderno de Resumos do Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo: UNISINOS, 2015. v. 1. p. 51-51.

2.
BORK, A. V. B.; CORREA, F. P. P. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; BAZERMAN, C. ; MOTTA-ROTH, D. ; HENDGES, G. ; CARLINO, P. ; AVILA, N. ; NARVAEZ-CARDONA, E. . Current trends in Latin American Writing Studies: challenges and opportunities. In: WRAB - Writin Research Across Borders III, 2014, Paris - Université Paris-Ouest. WRAB Résumés/Abstracts. Paris, França, 2014. p. 127-128.

3.
BORK, A. V. B.; CRISTOVAO, V. L. L. . Gêneros Textuais e a Formação Docente: apresentação de alguns estudos. In: CONELIN 2013, 2013, Cornélio Procópio. CONELIN 2013 Caderno de Resumos. Cornélio Procópio: UENP, 2013. p. 1-63.

4.
BORK, A. V. B.; CRISTOVAO, V. L. L. ; CORREA, F. P. P. . O Lugar dos Gêneros Textuais em Projetos Pedagógicos de Cursos de Letras. In: CONELIN 2013, 2013, Cornélio Procópio. CONELIN 2013 Caderno de Resumos. Cornélio Procópio: UENP, 2013. p. 1-63.

5.
BORK, A. V. B.. Da Produção Oral para o Texto Escrito: a construção de uma proposta pedagógica com o gênero textual resumé. In: XII SEDATA, 2013, Londrina. XII SEDATA Caderno de Resumos. Londrina, 2013. p. 1-68.

6.
BORK, A. V. B.. Gênero Textual Abstract: o trabalho de (re)escrita na formação dos futuros professores de língua inglesa. In: 19º InPLA/5º SIL, 2013, São Paulo. Anais do Congresso. São Paulo: IDP, 2013. p. 1-649.

7.
BORK, A. V. B.; RETORTA, M. S. . Avaliação de Processo e de Produto em um curso de Letras: buscando a excelência de uma política institucional na UTFPR. In: 19º InPLA/5º SIL, 2013, São Paulo. Anais do Congresso. São Paulo: IDP, 2013. p. 1-649.

8.
BORK, A. V. B.; RETORTA, M. S. . Sequências narrativas e descritivas na produção escrita dos acadêmicos do curso de Letras da UTFPR: reflexões sobre práticas textuais em nível básico. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis, SC. Programação e Caderno de Resumos, 2012.

9.
BORK, A. V. B.; DIAZ, R. M. ; KREMER, R. L. . Ensino de ESP para a Polícia Militar do PR: relatos de uma experiência. In: LINFE 2012 - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012, Sâo Paulo. Caderno de Resumos, 2012.

10.
BORK, A. V. B.; BECKER, M. R. . Material Didático no Ensino de PFOL na UTFPR. In: CONSIPLE 2011, 2011, Assunção. CONSIPLE 2011: o português como língua de diálogo e integração na América Latina. Londrina: UEL, 2011.

11.
BORK, A. V. B.. A competência linguística do futuro professor de língua estrangeira: uma análise dos alunos do curso de Letras da UTFPR sobre a disciplina de Língua Inglesa. In: 9º Encontro do CELSUL, 2010, Palhoça, SC. CELSUL - Caderno de Programação e Resumos. Palhoça: Editora Unisul, 2010. p. 65-65.

12.
BORK, A. V. B.. A Técnica de Dramatização em Língua Estrangeira. In: Revista Eletrônica Eletras, 2010, Curitiba. Revista Eletrônica Eletras. Curitiba: UTP, 2010.

13.
BORK, A. V. B.. O Uso do Gênero "Biografias" como Ferramenta em Atividades de Leitura e Produção Escrita. In: 17 COLE, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp, 2009. p. 1-652.

14.
BORK, A. V. B.. Group Work+Interaction=Collaborative Learning. In: XI Convenção de professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2009, Florianópolis. Novas tendências no ensino e aprendizagem de inglês, 2009.

15.
BORK, A. V. B.. O uso de biografias no ensino de línguas estrangeiras. In: XVI EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras, 2008, Ponta Grossa. Caderno de Resumos, 2008.

16.
BORK, A. V. B.. Orientações Práticas para Seleção de Livro Didático em Língua Estrangeira. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Caderno de resumos e programação. Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 105.

17.
BORK, A. V. B.. Seleçãode Livro Didático em Língua Estrangeira: algumas orientações práticas. In: 7º Encontro do CELSUL, 2006, Pelotas, RS. Programação e Resunos. Pelotas: UCEPEL, 2006. p. 135.

18.
BORK, A. V. B.. A Utilização da Técnica de Roleplay no Ensino Médio. In: GEL, 2005, São Carlos. 53 Seminário do GEL, 2005.

19.
BORK, A. V. B.. Prática e Produção Oral de Língua Estrangeira por meio da Técnica de Dramatização: apresentação de um estudo empírico. In: III Ciclo de Eventos em Lingüística, 2005, Ponta Grossa. III Ciclo de Eventos em Lingüística, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
GODKE, A. V. B. B.; SANTOS, M. L. ; RETORTA, M. S. . ACREDITAÇÃO DO DOCENTE: O EPPLE COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE DE QUALIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAUJO, J. L. S. ; GODKE, A. V. B. B. . Sequência didática do gênero conto: literatura em aulas de L2. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GODKE, A. V. B. B.. Produção escrita de gêneros profissionais: focalizando o gênero cover letter. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GODKE, A. V. B. B.. Escrita Acadêmica na América Latina: o Projeto ILEES em foco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BORK, A. V. B.. Processo interativo de construção textual na academia: alguns apontamentos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BORK, A. V. B.. GÊNEROS PROFISSIONAIS EM LE: VOZES ENTRELAÇADAS NO PROCESSO DE ESCRITA E REESCRITA DE BIODATA,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BORK, A. V. B.. Gêneros profissionais em LE: vozes entrelaçadas no processo de escrita/reescrita textual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
VIEIRA, I.R. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; BORK, A. V. B. . Mapeamentos de Grupos de Pesquisa em Torno de Letramento (em língua materna): desdobramentos do Projeto ILEES no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BORK, A. V. B.. Biodatas, Cover Letters e Résumés: a construção de modelos didáticos de gêneros profissionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BORK, A. V. B.. Os recursos argumentativos em uma reportagem sobre biografias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BORK, A. V. B.. Gênero Textual Resumé: a construção de uma proposta pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BORK, A. V. B.. Da Produção Oral para o Texto Escrito: a construção de uma proposta pedagógica com o gênero textual resumé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
BORK, A. V. B.. Gênero Textual Abstract: o trabalho de (re)escrita na formação dos futuros professores de língua inglesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BORK, A. V. B.; RETORTA, M. S. . Avaliação de Processo e de Produto em um curso de Letras: buscando a excelência de uma política institucional na UTFPR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BORK, A. V. B.; CRISTOVAO, V. L. L. ; CORREA, F. P. P. . O Lugar dos Gêneros Textuais em Projetos Pedagógicos de Cursos de Letras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BORK, A. V. B.; RETORTA, M. S. . Sequências narrativas e descritivas na produção escrita dos acadêmicos do curso de Letras da UTFPR: reflexões sobre práticas textuais em nível básico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BORK, A. V. B.; DIAZ, R. M. . Ensino de ESP para a Polícia Militar do Paraná: relatos de uma experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BORK, A. V. B.; COSTA, I. B. . Estudos sobre as Sequências Textuais no Gênero Biografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BORK, A. V. B.; BECKER, M. R. . O ensino de Português para falantes de outras Línguas na UTFPR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BORK, A. V. B.. Material Didático no Ensino de PFOL na UTFPR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BORK, A. V. B.. Material Didático no Ensino de PFOL: uma trajetória de ensino aprendizagem na UTFPR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
BORK, A. V. B.; BECKER, M. R. ; DIAZ, R. M. ; KREMER, R. L. . Participação do Acadêmicos de Letras no Ensino de ESP para a Polícia Militar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
BORK, A. V. B.; BECKER, M. R. ; FIGUEIREDO, Mariana Galli ; SILVA, G. S. ; QUEIROZ, V. S. . O Desafio do Ensino de PFOL na UTFPR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
BORK, A. V. B.. A importância do 'outro' como 'mediador' nas interações linguísticas no contexto de sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
BORK, A. V. B.. A competência linguística do futuro professor de língua estrangeira: uma análise dos alunos de Letras da UTFPR sobre a disciplina de Língua Inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BORK, A. V. B.. O Uso do Gênero "Biografias" como Ferramenta em Atividades de Leitura e Produção Escrita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BORK, A. V. B.. Group Work+Interaction=Collaborative Learning. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BORK, A. V. B.. O uso de biografias no ensino de línguas estrangeiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BORK, A. V. B.. Orientações práticas para seleção de livro didático em língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BORK, A. V. B.; JACINSKI, E. ; SAAB, M. A. L. ; GOMES, J. J. ; STADLER, R. C. . A Evasão nos Cursos Superiores de Tecnologia da UTFPR-Campus Ponta Grossa: um estudoi de caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
BORK, A. V. B.. Oficina de Atividades Práticas de produção Oral e Escrita no Ensino de Língua Inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
BORK, A. V. B.. A técnica de dramatização em aulas de língua inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BORK, A. V. B.. Seleção de livro didático em língua estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BORK, A. V. B.. Roleplay in the English Class. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
BORK, A. V. B.. Prática e produção oral de língua estrangeira por meio da técnica de dramatização: apresentação de um estudo empírico.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BORK, A. V. B.. A Utilização da Técnica de Roleplay no Ensino Médio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GODKE, A. V. B. B.; SANTOS, M. L. ; RETORTA, M. S. . ACREDITAÇÃO DO DOCENTE: O EPPLE COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE DE QUALIDADE 2018 (Memorial descritivo).

2.
PONTARA, C. L. ; BORK, A. V. B. . Ações para a (trans)formação de professores.. Londrina: SEMINA: Ciências Sociais e Humanas. v. 35, n. 1, jan./jun. 2014, p. 129-132, 2014 (Resenha).

3.
BORK, A. V. B.; RETORTA, M. S. . Resenha livro Experiências de formação de professores de línguas e o PIBID: contornos, cores e matizes. Campinas: Pontes, 2013. Londrina: UEL, 2014 (Resenha).

4.
BORK, A. V. B.; FONTANELLA, F. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, C. R . Elias e o Counter-ego. Campinas: UNICAMP, 2000. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORK, A. V. B.. THINKING AND PRACTICING THE PROCESS OF ENGLISH TEACHING: Possible ways of correcting written texts. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BORK, A. V. B.. Curso de Inglês Básico I e II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BORK, A. V. B.. Curso de Inglês Avançado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BORK, A. V. B.. Curso de Ingles Avançado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BORK, A. V. B.. Oficina de Língua Estrangeira Moderna - LEM, no ENCONTRO DE ÁREA I. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RETORTA, M. S.; BORK, A. V. B.; BECKER, M. R.. Participação em banca de Joelza A. V. de Andrade.O ensino e aprendizagem de PFOL: uma pesquisa abordando as crenças de docentes e discentes na UTFPR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
RETORTA, M. S.; BORK, A. V. B.; BECKER, M. R.. Participação em banca de Caroline da Silva dos Santos; Meryellen A. Fermino.Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental: um estudo de crenças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
RETORTA, M. S.; BORK, A. V. B.; WERNER, M. P.. Participação em banca de Gisele dos Santos da Silva.Percepções de Estrangeiros sobre a Cultura Brasileira durante o Curso de Português para Falantes de Outras Línguas da UTFPR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BORK, A. V. B.; BARSOTTI, C.; FERNANDES, A. C.. Concurso Público para Professor de Ensino Superior no Campus Curitiba. 2012. UTFPR.

2.
BORK, A. V. B.; WERNER, M. P.; CORREIA, A.. Concurso Publico para Professor de Ensino Basico, Tecnico e Tecnologico. 2010. UTFPR.

Outras participações
1.
WERNER, M. P.; BORK, A. V. B.; CORREIA, A.. Processo Seletivo para professor de Ensino Basico, Tecnico e Tecnologico Campus Curitiba. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MARTINS, C.B.M.J.; BORK, A. V. B.; SANTOS, W.T.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa aos alunos de Doutorado dos Programas de Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR e outras IFES.. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
CABREIRA, R. H. U.; BORK, A. V. B.; OLIVEIRA, E. R. C.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa para os alunos de Doutorado dos Programas de Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR.. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
BORK, A. V. B.; KULCHETSKI. S. S.; PENTEADO, A. L.. Exame de Suficiência das Disciplinas Língua Estrangeira Moderna da 3a série (Inglês III) do Ensino Médio e Unidades Curriculares Língua Estrangeira Moderna de 1ª e 2ª séries (Inglês I e Inglês II). 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
BORK, A. V. B.; MARTINS, C.B.M.J.; WERNER, M. P.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa aos alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR.. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Evento Falando de Extensão. 2017. (Outra).

2.
IX SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Produção escrita de Gêneros Profissionais: focalizando o gênero cover letter. 2017. (Simpósio).

3.
O uso de mapas conceituais na aquisição e ensino de línguas. 2017. (Oficina).

4.
Palestra Publicando Histórias em Quadrinhos no Exterior. 2017. (Outra).

5.
3º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Biodatas, Cover Letters e Résumés: a construção de modelos didáticos de gêneros profissionais. 2014. (Congresso).

6.
Washing without water and other stories of innovation: accelerating research into societal innovation. 2014. (Outra).

7.
XIII SEDATA (Seminário de Dissertações e Teses em Andamento). 2014. (Seminário).

8.
19º INPLA ? Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada e 5º SIL - Seminário Internacional de Linguística. GÊNERO TEXTUAL ABSTRACT: O TRABALHO DE (RE)ESCRITA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. 2013. (Congresso).

9.
19º INPLA ? Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada e 5º SIL - Seminário Internacional de Linguística. AVALIAÇÃO DE PROCESSO E DE PRODUTO EM UM CURSO DE LETRAS: BUSCANDO A EXCELÊNCIA DENTRO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL NA UTFPR. 2013. (Congresso).

10.
Challenges of Teaching English in Public Schools (PIBID-English ). 2013. (Encontro).

11.
CONELIN 2013- Congresso de Estudos da Linguagem. O LUGAR DOS GÊNEROS TEXTUAIS EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LETRAS. 2013. (Congresso).

12.
II Mesa-redonda sobre Educação e Pessoas com Necessidades Específicas: O que é Deficiência?. 2013. (Encontro).

13.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. GÊNERO TEXTUAL RESUMÉ: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2013. (Congresso).

14.
Palestra Varieties of textual analysis - Professor Charles Bazerman (UCSB). 2013. (Oficina).

15.
XII SEDATA (Seminário de Dissertações e Teses em Andamento).DA PRODUÇÃO ORAL PARA O TEXTO ESCRITO: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O GÊNERO TEXTUAL RESUMÉ. 2013. (Seminário).

16.
Curso "Aspectos da Etimologia da Língua Inglesa". 2012. (Outra).

17.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. 2012. (Congresso).

18.
Palestra "Inglês como Língua Franca: o Desafio de Ensinar um Idioma Desterritorializado". 2012. (Outra).

19.
V Semana de Formação Docente. 2012. (Encontro).

20.
9th Southern Cone TESOL Convention. 2011. (Congresso).

21.
III Semana de Formação Docente. 2011. (Outra).

22.
IV Semana de Formação Docente. 2011. (Outra).

23.
Minicurso: A política linguística e sua importância na atualidade. VII Congresso Internacional ABRALIN. 2011. (Congresso).

24.
12th BRAZ-TESOL National Convention "The Art of Teaching". 2010. (Congresso).

25.
Desafios no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação continuada de professores. 2010. (Seminário).

26.
Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento: uma perspectiva Pós-Vygotskiana - uma posição ativista e transformadora. 2010. (Encontro).

27.
I Encontro dos CALEM (s) e do II Forum de Estágios Supervisionados. 2010. (Seminário).

28.
II Semana Acadêmica de Letras. 2010. (Congresso).

29.
II Semana de Formação Docente. 2010. (Outra).

30.
O Professor e seu Contexto Profissional. 2010. (Outra).

31.
Palestra "Desafio do Século XXI:Enfrentamento da Violência contra Infância e Adolescência. 2010. (Outra).

32.
Cambridge Day 2009. 2009. (Encontro).

33.
Encontro Didático realizadopela DISAL. 2009. (Encontro).

34.
I Fórum de Estágio Supervisionado. 2009. (Outra).

35.
I Semana Academica de Letras da UTFPR. 2009. (Congresso).

36.
Cambridge ELT Seminar. 2008. (Encontro).

37.
One Day Event: A FLOW OF IDEAS: SHARING WAYS OF TEACHING:. 2008. (Encontro).

38.
A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2007. (Oficina).

39.
Curso de Extensão do NAP. 2007. (Outra).

40.
Workshop: A Internet como Ferramenta no Ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2007. (Outra).

41.
XV EPLE- Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná.Tema Línguas: Cultura, Diversidade, Integração. 2007. (Encontro).

42.
30th Longman Teacher Development Course (Pearson Longman). 2006. (Outra).

43.
Cambridge Day: different students, different styles, different levels. 2006. (Outra).

44.
I JORNADA ACADEMICA INTEGRADA SECAL.A técnica de dramatização em aulas de lìngua inglesa. 2006. (Oficina).

45.
IV CIEL Ciclo de Estudos em Linguagem. 2006. (Outra).

46.
III CIEL - Ciclo de Eventos em Linguistica. 2005. (Congresso).

47.
IV SENALE. 2005. (Seminário).

48.
IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. 2005. (Outra).

49.
Minicurso "Professor, uma Identidade Herdada ou Construída". 2005. (Outra).

50.
"An Afternoon with Oxford!". 2004. (Encontro).

51.
Formação de Professores e Multiplicadores de ESP para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico. 2004. (Outra).

52.
II CIEL - Ciclo de Eventos em Linguistica. 2004. (Encontro).

53.
"Quem mexeu na minha avaliação?" (UFPR). 2003. (Encontro).

54.
II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XVII Semana de Letras. 2003. (Encontro).

55.
Inglês no Ensino Fundamental. 2003. (Seminário).

56.
Viagens pelo Mundo Eslavo II: revisitando a produção cultural da Polônia, Rússia e Ucrânia. 2003. (Encontro).

57.
1° Fórum Nacional de Ensino de Empreendedorismo (CEFET). 2002. (Outra).

58.
25th Teacher Development Course (Longman TDC). 2001. (Congresso).

59.
Developing Teacher Creativity. 2001. (Outra).

60.
Workshop: Foundations of Cooperative Learning. 2001. (Outra).

61.
Workshop: Teaching Language and Culture Through Music. 2001. (Outra).

62.
APIIRS, APLISC & APLIEPAR Convention 2000 - EFL Teaching in Brazil: Past, Present and Future. 2000. (Congresso).

63.
História, Cultura e Patrimônio da cidade do Porto. 2000. (Outra).

64.
The Future of English. 2000. (Outra).

65.
Longman Event (SENAI). 1999. (Encontro).

66.
Reflexões sobre a Educação no Terceiro Milênio: Fundamentos da Interdisciplinaridade. 1999. (Outra).

67.
Theoretical Principles and Practical Activities in Foreign Language Teaching and Learning. 1998. (Encontro).

68.
Qualidade x Produtividade ligada à Avaliação do Desempenho Docente (CEFET). 1995. (Outra).

69.
Compreendendo a Adolecência (CEFET). 1994. (Outra).

70.
IV CELLIP (UEPG). 1990. (Seminário).

71.
The Language and Culture of Britain (Cultura Inglesa). 1990. (Oficina).

72.
Semana da Cultura Artística (UEPG). 1989. (Encontro).

73.
Teacher Training Centre (Longman). 1989. (Congresso).

74.
2ª semana da Cultura (UEPG). 1987. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORK, A. V. B.. III Semana Acadêmica de Letras. 2011. (Outro).

2.
BORK, A. V. B.. II Semana de Letras da UTFPR. 2010. (Congresso).

3.
BORK, A. V. B.. Presidente da Comissão da I Semana de Letras da UTFPR - Campus Curitiba. 2009. (Outro).

4.
BORK, A. V. B.. Comissão do 1º UTFEST. 2006. (Festival).

5.
BORK, A. V. B.. Comissão Semana do Ensino Médio. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Gabriel Lopes Fontanelli Gonçalves. Orientação de estágio obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ana Valéria Bisetto Bork Godke.

2.
Maria Eduarda Oliveira Almeida. Orientação de estágio obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ana Valéria Bisetto Bork Godke.

3.
Erich Martins Zimmermann. Orientação de estágio obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ana Valéria Bisetto Bork Godke.

4.
Renata Costa Pachiel. Orientação de estágio obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ana Valéria Bisetto Bork Godke.

5.
CAMPOS, Marlon Sergio Felippe; OLIVEIRA, Karoline Schulze. Aprendizagem de Língua Inglesa através de Jogos não Didáticos. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ana Valéria Bisetto Bork Godke.

6.
Aline de Souza. Orientação de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ana Valéria Bisetto Bork Godke.

7.
Valéria Schmid Queiroz. Orientação de Estágio Supervisionado. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ana Valéria Bisetto Bork Godke.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BORK, A. V. B.; RETORTA, M. S. . O ensino da língua inglesa na formação de professores de um novo curso de licenciatura: desafios desde a concepção até a avaliação e reestruturação.. In: RETORTA, M. S.; MULIK, K. B.. (Org.). Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões.. 1ed.Campinas, SP: Pontes editores, 2014, v. 1, p. 151-172.



Outras informações relevantes


Professora de Língua Inglesa do Curso de Licenciatura em Letras-Inglês e do Centro de Línguas.
Atualmente é Professora Assistente da Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras-Inglês. 
Membro titular do Colegiado de Letras 
Membro 
Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras - Campus Curitiba (2008) e sua reformulação em 2011.

Professora substituta da Coordenação do Ensino Médio no Cefet Ponta Grossa (2002).
Participação no Conselho Pedagógico do Ensino Médio no Cefet Ponta Grossa (2005/2007).

Certificados Internacionais:
FCE - First Certificate in English. University of Cambridge (1990).
CAE - Certificate in Advanced English. University of Cambridge (1993) 
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras do Campus Curitiba UTFPR
Membro do Conselho Departamental do DALEM (Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas) da UTFPR Campus Curitiba



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:51:18