Fátima Aparecida da Silva Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3193468110954574
  • Última atualização do currículo em 24/11/2018


Pós-Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná, Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante e Anhanguera, na linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática com projetos de pesquisa na área de Formação Continuada, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologia de Ensino e Educação a Distância. Graduada em Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Pedagogia. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Docente no Ensino Superior na Fundação São Paulo e Pontifícia Universidade Católica - PUC no curso de Pós-graduação Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e no Centro Universitário - SENAC, Fundação São Paulo. Atuou como diretora do departamento de criação e produção de recursos didáticos e tecnológicos para implementação de cursos em educação a distância, gestora de projetos educacionais que utilizam as tecnologias digitais em sala de aula, como Aula Interativa, política pública no Estado de São Paulo, como formadora e coordenadora de tutores nas modalidades presencial e a distância para atuarem em ambientes virtuais de aprendizagem, em instituições como Fundação Padre Anchieta e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Coordenadora e líder de equipes em projetos educacionais na área pública e privada. Autora de material impresso e digital para utilização de professores e alunos para uso didático e pedagógico. Assessora pedagógica do Programa Inspira para alunos e professores. Gestora de cursos e projetos na modalidade presencial e a distância. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP de Cursos em EaD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fátima Aparecida da Silva Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, F. A. S.;DIAS, FÁTIMA APARECIDA DA SILVA


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante Anhanguera São Paulo, UNIAN, Brasil.
Título: INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DO PROJETO AULA INTERATIVA, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Nielce Meneguelo Lobo da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Inovações Curriculares; Educação; Formação Continuada de Professores de Matemática; Formação de Professores; Formação, Tecnologia; Interação Omline.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante do Brasil, UNIBAN, Brasil.
Título: Educação Online e Formação Continuada de Educadores: uma investigação sobre interação em curso para professores de matemática do Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Nielce Meneguelo Lobo da Costa.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Palavras-chave: Matemática; Interação Pedagógica; Inovações Curriculares; Interação Omline.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Especialização em Informática na Educação. (Carga Horária: 588h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Mediação em Ambientes de Aprendizagem: Internet e Projetos de Aprendizagem uma.
Orientador: Credine Silva de Meneze e Davidson Cury.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Utilização Inovadora das TICs. (Carga Horária: 180h).
Universidade de São Paulo e FCGV, USP E FCGV, Brasil.
Título: Integrando as Tecnologias de Informação e Comunicação nos Projetos de Aprendizagem nas Escolas Públicas do Estado de São Paulo: da Utopia à Nova Realidade. Ano de finalização: 2002.
Orientador: Klaus Schlunzen.
2000 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Educação de Osvado Cruz, FEOC, Brasil.
1989 - 1990
Graduação em Matemática.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
1987 - 1988
Graduação em Curso de Ciências Habilitação em Matemática.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Formação Complementar


2018
Àmbiente de Formação Continuada - Perfil Curso. (Carga horária: 90h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017
Extensão universitária em Laboratório de Línguas - Espanhol.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Capacitação de Docentes para Compor o Banco de Avaliadores do SINAES. (Carga horária: 90h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Explorando funções matemáticas com uso de tablets. (Carga horária: 12h).
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
2014 - 2014
Programa de Formação de Tutores - 2ª Edição - 2012. (Carga horária: 20h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2014 - 2014
Explorando Funções com Uso de Tablet. (Carga horária: 12h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas de Chefia e Liderança. (Carga horária: 16h).
Master Sapiens, MS, Brasil.
2010 - 2011
Proficiência em Francês.
Unicampus Multiplicando Poetencias, UMP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Programa Escola Ativa, Módulo V - Gestão Educacional do Campo. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Representações Semióticas. (Carga horária: 60h).
Universidade Bandeirante do Brasil, UNIBAN, Brasil.
2009 - 2009
A Rede Aprende com a Rede - Mediador Exclusivo - Matemática EF II. (Carga horária: 60h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2009 - 2009
Proficiência em Inglês.
Unicampus Multiplicando Potencias, UMP, Brasil.
2008 - 2008
Tecnologias empregadas pelo Ministério da Educação. (Carga horária: 12h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Internet na escola.
Fundação Telefônica, FT, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Letra e Vida. (Carga horária: 180h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Gestão Escolar e Tecnologia. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, Brasil.
2004 - 2005
Letra e Vida. (Carga horária: 180h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Software Livre Conceitos e Recursos. (Carga horária: 80h).
Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento, CDTC, Brasil.
2004 - 2004
Software Livre Conceitos e Recursos. (Carga horária: 80h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Formação em Ead de Multiplicadores do Eproinfo.. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2003 - 2003
Hardware, Redes e Sistemas Operacionais. (Carga horária: 80h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
1º Período - Informática Básica. (Carga horária: 72h).
Centro de Desenvolvimento à Informáticas, CDI, Brasil.
2002 - 2002
Softwares Educacionais - EM - Um X em questão. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2002 - 2002
Circuito Gestão Módulo IV - Gestão Educacional. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
Circuito Gestão Módulo II Gestão Pedagógica. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
Circuito Gestão - Módulo III Gestão de Pessoas. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
Circuito Gestão - Módulo IV Gestão Educacional e o Cotidiano Escolar. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
Softwares Educacionais - EM - Somos um universo dentro de nós mesmos. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
Desvendando a Natureza: Tudo o que você queria saber e não teve coragem.... (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
Circuito Gestão-Módulo I - Gestão de Pessoas: Liderança e Trabalho Coletivo. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2002 - 2002
Softwares Educacionais - EM - Investigações e simulações nas ciências com... (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2001 - 2001
Investigações e simulações nas ciências co o uso das tecnologias. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2001 - 2001
Construindo Cidades e edificando conhecimentos. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2001 - 2001
Softwares Educacionais - Ensino Médio. (Carga horária: 32h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2001 - 2001
Preparação dos ATPs /NRTE - Fase !. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2000 - 2000
Capacitação de Multiplicadores para o uso do software illuminatus. (Carga horária: 40h).
Educarede Informática, EI, Brasil.
1999 - 1999
Windows 95, Qord 7.0, Excel 7.0, Internet. (Carga horária: 72h).
Microlins Informática Centro de Formação Profissional, MI, Brasil.
1996 - 1996
Word 6.0 e Excel 5.0. (Carga horária: 72h).
Centro de Desenvolvimento à Informáticas, CDI, Brasil.
1995 - 1995
Planejamento e Gestão na administração escolar - Caixa de custeio. (Carga horária: 32h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
1995 - 1995
Operação e Programação em Microcomputadores. (Carga horária: 80h).
Centro de Desenvolvimento à Informáticas, CDI, Brasil.
1995 - 1995
Pensando o Ensino de Matemática de 5ª a 8ª série. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Pesquisador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Doutorado, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade, Universdiade Norte do Paraná.


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Pesquisador, Carga horária: 10


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliador, Carga horária: 10


Consultoria em Educação e Tecnologias, CET, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: ., Enquadramento Funcional: ., Carga horária: 10
Outras informações
Consultoria em projetos de educação, educação a distância e tecnologias


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formador em cursos de EAD, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular em Sala, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação como professor de Ensino Médio e Ensino Fundamental

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Consultoria em Educação, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10
Outras informações
Produção de material

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 40
Outras informações
Diretor Técnico do Departamento de recursos didáticos, tecnológico e educação a distância.

Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gestor de Projetos Educacionais com uso de TI, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente no Ensino Superior, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação docente no SENAC

Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Tecnico Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como Tecnico da CENP


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Criação e Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua como Gestora do Projeto Aula Interativa implantado em escolas públicas da cidade de Hortolândia. Este projeto traz a implentação do currículo do estado de São Paulo por meio do uso das TIC e uma das ferramentas digitais é a ousa interativa.


EvoBooks, EvoBooks, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Assessor Didático Pedagógico, Enquadramento Funcional: Consultoria Pedagógica
Outras informações
Consultoria Pedagógica para formação de educadores, gestão de equipe para produção de conteúdo didático pedagógico


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 20
Outras informações
Contrata para ministrar curso de EAD para professores que participam do Curso de Ingressandes


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 5
Outras informações
Professor visitante do curso da Pos-Graduação Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Centro Unviesitário Senac - SP, Carga horária: 5
Outras informações
Professor da Pos-Graduação


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador em EAD, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador em EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como Formador em EAD


Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação Tutor e Coordenador em EaD

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 4
Outras informações
Tutor Docente


Projeto Gestão Escolar e Tecnologia, GET, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitor em EAD, Carga horária: 20


Fundação Carlos Alberto Vanzolinni, FCAV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Produção de Material, Carga horária: 2
Outras informações
Produção de Material Didático para a Secretaria de Estado


Universidade Bandeirante SP - Brasil, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
Outras informações
Apresentação e mediação em videoconferências.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino Linguagens e suas Tecnologias

Objetivo: Investigar os processos de ensino-aprendizagem em ambientes presenciais e virtuais. Aprofundar os estudos dos processos metodológicos, suas linguagens e tecnologias e a apropriação desses elementos no espaço escolar. Discutir o trabalho colaborativo; a dialogicidade; a avaliação processual e a investigação do potencial do uso pedagógico de ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, além de sua interação com as novas mídias e linguagens nas situações de ensino..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino; Tecnologias Digitais.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Mediação Compartilhada: Um Estudo sobre Linguagens e Tecnologias - Iniciação Cientifica
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar o modelo de mediação compartilhada desenvolvida em cursos do Programa de Formação oferecido aos profissionais que atuam na tutoria do Ensino Superior nas Universidades Unopar e Unian, identificando aspectos relevantes que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, bem como para a implementação de novas ações em Educação a distância. Esse projeto estará integrado aos Programas Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e Educação Matemática das respectivas universidades. O referencial teórico será constituído pelos estudos relativos a Educação a distância e suas possibilidades para promover diversas formas de ensinar e aprender, discutidos por Prado (2003), Alonso (2005) e Nunes (2009), a concepção de Mediação Pedagógica com base nos estudos de Masetto (2003) e Meyer e Garcia (2007), e por fim, a Formação Continuada e os conhecimentos de conteúdo, de tecnologia e pedagógico por Almeida (2002) e Koehler e Mishra (2006). A metodologia de cunho qualitativo e o caminho metodológico será organizado em etapas: i. levantamento e composição documental dos dados do Programa e do curso; seleção de registros disponibilizados no AVA; iii. criação e aplicação de instrumentos; iv. tratamento, interpretação e discussão dos dados. Nesse projeto participarão também, alunos de Iniciação Científica que auxiliarão na organização e tabulação dos dados quantitativos extraídos dos registros do AVA e dos questionários aplicados aos participantes da pesquisa, além de disso, esses alunos serão coautores na produção de trabalhos científicos e em eventos. Espera-se com esse projeto de pesquisa estimular os alunos da graduação a se tornarem jovens pesquisadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida da Silva Dias - Coordenador / Shtefany Quadros dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2018 - Atual
Mediação Compartilhada: Um Estudo sobre Linguagens e Tecnologia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Fátima Aparecida da Silva Dias - Coordenador / Maria Elisabette Brisola Brito Prado - Integrante / Nielce Meneguelo Lobo da Costa - Integrante / Samira Fayes Kfouri da Silva - Integrante / Diego Carvalho Fogaça - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2018 - Atual
Mediação pedagógica nas disciplinas blended learning na perspectiva do docente em um curso no ensino superior
Descrição: Este projeto terá como objetivo Identificar como os docentes desenvolvem as dimensões da mediação nas disciplinas blended learning. O referencial teórico relativos ao uso de tecnologias no ensino e as disciplinas blended será pautado por Horn e Staker (2015), Konrath (2009), Tarouco(2009), Behar(2009), Da Silva (2017) e Torres (2015), em relação a mediação pedagógica as bases são Vygotsky(2007), Machado(2009) e Massetto (2010). A metodologia de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos serão estruturados em etapas, a primeira será conhecer o referencial bibliográfico acerca do tema, na segunda, análise dos registros dos docentes participantes das reuniões pedagógicas; na terceira, elaboração e aplicação de uma entrevista semiestruturado aos professores de uma instituição de ensino superior, e por fim o tratamento dos dados. Ao final desta pesquisa pretendemos elencar as ações de mediação pedagógica, afetiva e operacional para os docentes de disciplinas no modelo blended..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida da Silva Dias - Coordenador / Priscilla Mota da Costa - Integrante.
2018 - Atual
Formação do Professor: o uso das tecnologias digitais e o Ensino a Distância
Descrição: Este projeto de pesquisa docente tem como objetivo geral identificar e analisar as possibilidades de a formação do professor favorecer a apropriação dos recursos tecnológicos e a ressignificação da prática docente no contexto do ensino de matemática. A pesquisa de natureza qualitativa envolverá essencialmente dois focos, sendo um deles de caráter documental, que se realizará por meio de um levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao tema, que aborda a formação do professor e o processo de apropriação das TDIC no ensino de matemática. Outro foco envolverá a participação de professores que atuam com as tecnologias digitais no contexto do ensino de matemática. Para a coleta de dados será utilizado os registros disponibilizados em ambiente virtuais de aprendizagem, questionários e entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico terá como base os pressupostos da formação reflexiva de Zeichner e Imbernón, o conhecimento profissional ancorado na perspectiva de Mishra e Khoehler sobre o TPACK que se expressa pela integração dos conhecimentos do conteúdo específico, do pedagógico e do tecnológico; e das ideias de Valente, Bacich e Moran em relação às metodologias ativas de aprendizagem no sentido de propiciar ao professor a desenvolver estratégias de ensino (presencial, hibrido ou a distância) que permita a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências e de atitudes autônomas de aprendizagem...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Um estudo sobre processos de inovação pedagógica no Ensino Superior utilizando tecnologias digitais e a metodologia da Sala de Aula Invertida
Descrição: Um estudo sobre processos de inovação pedagógica no Ensino Superior utilizando tecnologias digitais e a metodologia da Sala de Aula Invertida.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida da Silva Dias - Integrante / Nielce Meneguelo Lobo da Costa - Coordenador / Ruy César Pietropaolo - Integrante / Maria Elisabette Brisola Brito Prado - Integrante / Angélica Fontoura Garcia Silva - Integrante / Samira Fayes Kfouri da Silva - Integrante / Marlene Alves Dias - Integrante.
2016 - 2018
Mediação Compartilhada: Um Estudo sobre Linguagens e Tecnologias
Descrição: Este projeto tem por objetivo compreender o modelo de mediação pedagógica compartilhada desenvolvida em cursos do Programa de Formação oferecido aos profissionais que atuam como tutores no Ensino Superior na Universidade identificando aspectos relevantes que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, bem como para a implementação de novas ações em Educação a distância. Esse projeto estará articulado a linha de pesquisa Ensino de Linguagens e suas Tecnologias do programa de Pós-Graduação Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, que tem o propósito de investigar o processo de ensino e de aprendizagem nas modalidades presencial e a distância. O referencial teórico será constituído pelos estudos relativos a Educação a distância e suas possibilidades para promover diversas formas de ensinar e aprender, eixo no qual nos apoiaremos em Prado, Pretti, Valente e Almeida. A concepção de Mediação Pedagógica tratada por Pérez e mediação pedagógica online e presencial será discutido com base nos estudos de Masetto e, por fim, o papel do professor/tutor no ambiente virtual por Kenski e Pretti. A expectativa é a de que este projeto de pesquisa possa contribuir na indicação de fragilidades e potencialidades do modelo de mediação pedagógica compartilhada realizada por tutores online e presencial, além de identificar aspectos relevantes desse modelo. Espera-se que as ferramentas tecnológicas utilizadas viabilizem reflexões sobre os conteúdos específicos e favoreçam o compartilhamento das dificuldades encontradas pelos estudantes do Ensino Superior, bem como o aprendizado adquirido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida da Silva Dias - Coordenador / Samira Fayes Kfouri da Silva - Integrante / Dayane Virginia Batista Bessa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4
2016 - Atual
Mediação em EAD: contexto de um curso de Letramento Estatístico.
Descrição: Na investigação sobre a aprendizagem no contexto da EAD, o papel da mediação é um elemento central. Para este grupo de pesquisadores o desenvolvimento de uma investigação que busque a compreensão de quais fatores podem favorecer a reflexão e a ressignificação do processo interativo torna-se relevante. Nessa perspectiva é apresentado este projeto de pesquisa que tem como objetivo identificar quais características de um curso de extensão denominado Letramento Estatístico desenvolvido na modalidade semipresencial podem favorecer aos participantes profissionais (tutores e professores) que atuam na EAD a refletirem sobre as práticas da Mediação Pedagógica e ressignificarem o processo interativo no contexto online. Para tanto, será criado um curso de extensão voltado para os tutores e professores-mediadores sobre o letramento estatístico com carga horária de 120horas, para que os participantes possam vivenciar como estudantes um modo de aprender na modalidade virtual. A partir da vivência ? aprendendo letramento estatístico ? e interagindo no ambiente virtual do curso, os participantes poderão nos encontros presenciais compartilhar suas reflexões procurando identificar os aspectos que precisam ser debatidos e compreendidos a luz das teorias que fundamentam as práticas da Mediação Pedagógica na EAD. O referencial teórico que norteia tanto da concepção do curso como as análises de dados coletados se constitui inicialmente pelas pesquisas e estudos relacionados ao Letramento Estatístico e sobre a EAD especificamente em relação a Mediação Pedagógica. Desta forma, esperamos que as pesquisas vinculadas a este projeto possam trazer contribuições significativas para a EAD e para a academia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida da Silva Dias - Integrante / Nielce Meneguelo Lobo da Costa - Integrante / Ruy César Pietropaolo - Integrante / Maria Elisabette Brisola Brito Prado - Integrante / Angélica Fontoura Garcia Silva - Integrante / Helenara Regina Sampaio - Integrante / Samira Fayes Kfouri da Silva - Coordenador / Hélio Hiroshi Suguimoto - Integrante / Marlene Alves Dias - Integrante / Bruno Cezar Scaramuzza - Integrante / Melina Klaus - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2013 - Atual
Educação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio: Núcleo de Investigações sobre a Reconstrução da Prática Pedagógica
Descrição: O objetivo geral deste projeto de formação e pesquisa, na área de educação continuada, é o de desenvolver e analisar o processo de construção de um núcleo investigativo com e sobre o trabalho docente do professor de Matemática, com vistas à reconstrução da prática pedagógica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fátima Aparecida da Silva Dias - Integrante / Nielce Meneguelo Lobo da Costa - Coordenador / Ruy César Pietropaolo - Integrante / Maria Elisabette Brisola Brito Prado - Integrante / Angélica Fontoura Garcia Silva - Integrante / Marlene Alves Dias - Integrante / Aparecida Rodrigues Silva Duarte - Integrante / Tânia Maria Mendonça Campos - Integrante / Marinês Yole Poloni - Integrante / Rosana Jorge Magni - Integrante / Edite Resende Vieira - Integrante / Ana Karina de Oliveira Rocha - Integrante / Rosangela de Souza Jorge Ando - Integrante / Maria Elisa Esteves Lopes G - Integrante / Simone Cristina do Amaral Porto - Integrante / Junio Santana Santos - Integrante / Amarildo Ferreira Cardoso - Integrante / Maria das Graças Bezerra Barreto - Integrante / Fábio Rogério Porto - Integrante / Willian Rocha Padilha - Integrante / Denise Benino Dourado Ribeiro - Integrante / Albano Dias Pereira filho - Integrante / Vera Mônica Ribeiro - Integrante / Wendel de Oliveira Silva - Integrante / Willians Adriano de Oliveira - Integrante.
2008 - 2009
Proposta Curricular de Matemática para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio do Estado de São Paulo: um estudo sobre os processos de implementação no âmbito da formação continuada de professores.
Descrição: Esse projeto tem por finalidade analisar as ações de formação continuada de professores de Matemática que fazem parte do processo de implementação da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a divulgação desta Proposta prevê ações diversas e articuladas entre si como a divulgação de material de apoio e cursos para professores (Proposta Curricular, 2008, p.5). Essa investigação estudará, nas diversas instâncias de formação, o conhecimento profissional docente e as influências dos valores e concepções nos processos de mudança e, também, as representações coletivas construídas em interação com as condições materiais, culturais e ideológicas no contexto específico de implementação de tal documento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida da Silva Dias - Integrante / Ruy César Pietropaolo - Coordenador / Maria Elisabette Brisola Brito Prado - Integrante / Angélica Fontoura Garcia Silva - Integrante / Eduardo Gomes Vicentino - Integrante / Marcelo Kruppa Villani - Integrante / Elisa Miti Kawamura - Integrante / Paulo Jorge Magalhães Teixeira - Integrante / Roseneide Monteiro Rodrigues - Integrante / Wildes Gonçalves Dantas - Integrante / Éder Wilson Neves - Integrante / Wanderlei Aparecida Grenchi - Integrante / Nielce Meneguelo Lobo da Costa - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2013
Projeto Aula Interativa
Descrição: O Projeto Aula Interativa se constituiu em uma política pública implementada no âmbito das unidades escolares da Educação Básica de um município do interior do Estado de São Paulo, com duração de quatro anos. O Projeto foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos estruturantes: currículo integrado ao uso de tecnologias digitais, produção de conteúdos digitais integrados ao currículo; formação continuada de educadores; avaliação e monitoramento. A avaliação foi realizada pela UNESCO..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (99) .
Integrantes: Fátima Aparecida da Silva Dias - Coordenador / João Carlos Giampietro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6


Outros Projetos


2012 - 2013
Aula Interativa - Parceria Pública Privada (PPP)
Descrição: A PPP ? concessão administrativa ? do Programa Aula Interativa visa à contratação da prestação de serviços técnicos especializados de desenvolvimento e manutenção de conteúdos digitais interativos; formação de professores para uso dos conteúdos digitais interativos e demais recursos do Programa e de tecnologias educacionais; formação dos diretores, supervisores e dirigentes regionais de ensino para a implementação do Programa; adaptação física, instalação e manutenção de infraestrutura e equipamentos de tecnologia nas unidades escolares e de gestão do Programa; desenvolvimento, operação e manutenção de sistema integrado de gestão e operação do Programa..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
2008 - 2014
Projeto Aula Interativa
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Revista Acta Latinoamericana de Matemática Educativa Vol. 31
2018 - Atual
Periódico: REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
2018 - Atual
Periódico: Revista de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino Tecnológico
2018 - Atual
Periódico: Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores
2018 - Atual
Periódico: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - ReviSeM
2018 - Atual
Periódico: Revista Debates em Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PEDAGOGIA.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2PRADO, MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO2018PRADO, MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO ; DIAS, FÁTIMA APARECIDA DA SILVA ; PADILHA, WILLIAN ROCHA . O processo de apropriação das tecnologias digitais móveis: uma experiência na formação continuada do professor de matemática. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM, v. 21, p. 41, 2018.

2.
1DIAS, F. A. S.2018DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. ou COSTA, N.M.L. . Integração de tecnologias digitais na prática do professor de matemática da Educação Básica. REVISTA ACTA LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, v. 31, p. 1002-1009, 2018.

3.
3DIAS, F. A. S.;DIAS, FÁTIMA APARECIDA DA SILVA2015DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Formação Continuada: contribuições para a prática do professor de matemática da educação básica. REVISTA ACTA LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, v. 28, p. 1218-1225, 2015.

4.
4DIAS, F. A. S.;DIAS, FÁTIMA APARECIDA DA SILVA2013DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. ou COSTA, N.M.L. . Formação de Professores de Matemática: Temáticas Emergentes de Interações Online. Educação Matemática em Foco (UEPB), v. 2, p. 999-1000, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
DIAS, F. A. S.; BESSA, D. V. B. ; SILVA, S. F. K. . Um estudo acerca da mediação na tutoria a distância na educação superior. Um estudo acerca da mediação na tutoriad distância do Ensino Superior. Ved.Lisboa: Editor e Copyright: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018, v. , p. 816-829.

2.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. ou COSTA, N.M.L. ; PRADO, M. E. B. B. . Políticas Públicas e a integração de tecnologias digitais na educação básica brasileira. Políticas públicas e a integração de tecnologias digitais na educação básica brasileira. Ved.Lisboa: Editor e Copyright: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018, v. , p. 841-854.

3.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. ; PRADO, M. E. B. B. . Pesquisas sobre a inserção de tecnologias digitais na educação básica: uma revisão de literatura. In: Branca Jurema Ponce; Cleide Muñoz; Gerlane Romão Fonseca Perrier; Katia Alexandra de Godoi e Silva; Maria Eduarda Lima Menezes; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida; Marina Graziela Feldmann; Priscila Costa Santos; Roseli Zen Cerny; Silvana Donadio V. (Org.). v Seminário Web Currículo: [recurso eletrônico] educação e cultura digital.. 5ed.São Paulo: PUC SP, 2017, v. 5, p. 518-526.

4.
DIAS, F. A. S.; KUIN, S. ; CANO, S. ; COSTA, V. L. C. ; SILVA, N. A. P. . Formação como inovação: preparação de professores ingressantes na escola pública de São Paulo. In: Fernando José de Almeida; Vera Lucia Cabral Costa. (Org.). Quantidade é Qualidadade. 1ed.São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2011, v. 1, p. 6-127.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, F. A. S.; BAGE, I. B. ; BUSQUINI, J. A. . O currículo do estado de são paulo e a formação de professores de matemática: a experiência do Programa M@tmídias. In: CIET:ECIET EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento, 2018, São Carlos. Anais Aprendizagem e construção do conhecimento, 2018. v. 4.

2.
SILVA, A. F. G. ; DIAS, F. A. S. ; SAMPAIO, H. R. ; Suguimoto, H. H. ; PRADO, M. E. B. B. ; DIAS, M. A. ; LOBO DA COSTA, N. M. ou COSTA, N.M.L. ; PIETROPAOLO, R. C. ; SILVA, S. F. K. . Mediação pedagógica no contexto da educação a distância no ensino superior. In: 24° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - Experimentação em EAD, 2018, Florianópolis. Anais - 24° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - Experimentação em EAD, 2018. v. 24. p. 1-8.

3.
BAGE, I. B. ; DIAS, F. A. S. ; BUSQUINI, J. A. . Um olhar reflexivo para avaliação educacional. In: V Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas Qualitativas na Educação e nas Ciências em debate, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do V Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas Qualitativas: Pesquisa qualitativas nas ciências, 2018. v. 5.

4.
BESSA, DAYANE VERGINIA BATISTA ; DA SILVA, SAMIRA FAYES KFOURI ; DIAS, FÁTIMA APARECIDA DA SILVA . MEDIAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DOS TUTORES DA UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR. In: 23º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2017, Foz do Iguaçu. Apresentações Trabalhos Científicos, 2017. v. 23.

5.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Formação continuada: contribuições para a prática do professor de matemática da educação básica. In: XXVIII REUNIÓN LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA ? XXVIII RELME, 2014, Barranquilha. FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2014. v. 28. p. 1218-1225.

6.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Formação continuada de professores da Educação Básica do Estado de São Paulo e a integração de tecnologias digitais ao currículo de matemática. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevídeo. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA. Montevídeo, 2013. v. V.I. p. 5108 - 5115.

7.
DIAS, F. A. S.; BAGE, I. B. . O uso de tecnologias digitais contribuindo para a formação de professores de matemática da Educação Básica Brasileira. In: II Congresso Internacional TIC e Educação - Tic Educa, 2012, Porto. Anais do II Congresso Internacional TIC e Educação - Tic Educa. Porto, 2012. p. 2753-2758.

8.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Formacao Continuada a Distancia uma investigacao no contexto de um Curso para professores de Matematica da Educacao Basica.doc. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares, 2010, Porto. IX Colóquio sobre Questões Curriculares. Porto: http://www.fpce.up.pt/coloquio2010/programa.html, 2010.

9.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Interação online e Formação a distância de Professores de Matemática.. In: II Seminário Web Currículo da PUCSP: Integração de tecnologias na prática pedagógica e no currículo,, 2010, São Paulo. II Seminário Web Currículo da PUCSP: Integração de tecnologias na prática pedagógica e no currículo,. São Paulo, 2010.

10.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Mediação Online e Formação Continuada: Uma Investigação No Contexto Do Curso A Rede Aprende Com A Rede Para Professores De Matemática. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.

11.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Um estudo sobre mediação no curso ?A Rede Aprende com a Rede? para Professores Coordenadores de Matemática do Ensino Médio. In: XIII EBRAPEM, 2009, Goiânia, Goias. GT 02: Filosofia, Epistemologia e Educação Matemática, 2009.

12.
DIAS, F. A. S.; SCHLUNZEM JUNIOR, K. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SILVA, F. S. ; GONÇALVES, M. C. ; SANTANA, M.C.B. . Prática na Criação de Ambientes de Colaboração para Cursos em EaD. In: XV SEMANA DA PEDAGOGIA, 2004., 2004, Presidente Prudente. XV SEMANA DA PEDAGOGIA, 2004., 2004.

13.
DIAS, F. A. S.; SCHLUNZEM JUNIOR, K. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SILVA, F. S. ; SANTANA, M.C.B. ; GONÇALVES, M. C. . Um Ambiente Virtual Para A Criação De Cursos Em Ead Segundo A Abordagem Do Estar Junto Virtual.. In: Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia: Teoria Histórico-Cultural e a Produção do Conhecimento & II Encontro de Crianças e Adolescentes com a Cidade, 2004, MARÍLIA. Marília. Anais da III Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia, 2004., 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOBO DA COSTA, N. M. ; PIETROPAOLO, R. C. ; SILVA, S. F. K. ; PRADO, M. E. B. B. ; SILVA, A. F. G. ; DIAS, M. A. ; SAMPAIO, H. R. ; FERNANDES, R. K. ; DIAS, F. A. S. . Uma proposta de mediação no contexto de um curso de letramento estatístico. In: Encontro de Atividades Científicas - EAC, 2017, Online. Encontro de Atividades Científicas - EAC, 2017. v. 20.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, F. A. S.; SILVA, S. F. K. . Mediação Pedagógica: um estudo sobre a atuação de tutores em Educação a Distância. In: IV SELITEC, Simpósio de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias,, 2017, Londrina. Simpósio de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias,. v. 4.

2.
DIAS, F. A. S.; KUIN, S. ; SILVA, N. A. P. . Aula Interativa: Uma Inovação Curricular na Educação Básica do Ensino Público Estadual de São Paulo/Brasil. In: I Encontro Internacional Tic e Educação, 2010, Lisboa. Tic Educação 2010, 2010.

3.
DIAS, F. A. S.; KUIN, S. ; SILVA, N. A. P. . A formação do professor reflexivo para inovações curriculares apoiadas nas TIC. In: I Encontro Internacional Tic e Educação, 2010, Lisboa. Tic Educação 2010, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
DIAS, FÁTIMA APARECIDA DA SILVA; LOBO DA COSTA, N. M. ; PRADO, M. E. B. B. . Integração de tecnologias digitais na prática do professor de Matemática da Educação Básica. ACTA LATINOAMERICANA DE MATEMATICA EDUCATIVA, 2018.

2.
DIAS, FÁTIMA APARECIDA DA SILVA; LOBO DA COSTA, N. M. . O processo de apropriação das tecnologias digitais movéis: uma experiência na formação continuada do professor de Matemática. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM (ONLINE), 2018.

3.
DIAS, F. A. S.; BAGE, I. B. ; BUSQUINI, J. A. . Formação continuada com o uso de tecnologias: possíveis contribuições para a prática de docentes. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. ou COSTA, N.M.L. ; PRADO, M. E. B. B. . Políticas públicas e a integração de tecnologias digitais na educação básica brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, A. F. G. ; DIAS, F. A. S. ; SAMPAIO, H. R. ; Suguimoto, H. H. ; PRADO, M. E. B. B. ; DIAS, M. A. ; LOBO DA COSTA, N. M. ou COSTA, N.M.L. ; SILVA, S. F. K. ; PIETROPAOLO, R. C. . Mediação pedagógica no contexto da educação a distância no Ensino superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MACEDO, A. E. ; DIAS, F. A. S. ; PEDROCHI JUNIOR, O. . Uma análise dos periódicos especializados na área de educação a distância no Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
DIAS, F. A. S.; SILVA, S. F. K. . Mediação pedagógica em Educação a distância desenvolvida em um contexto matemático. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DIAS, F. A. S.; BAGE, I. B. ; BUSQUINI, J. A. . O currículo do estado de são paulo e a formação de professores de matemática: a experiência do Programa M@tmídias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BAGE, I. B. ; DIAS, F. A. S. ; BUSQUINI, J. A. . Um olhar reflexivo para avaliação educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BESSA, D. V. B. ; DIAS, F. A. S. ; SILVA, S. F. K. . Um estudo acerca da mediação na tutoria a distância do Ensino superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. ; PRADO, M. E. B. B. . Pesquisas sobre a inserção de tecnologias digitais na educação básica: uma revisão de literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BESSA, D. V. B. ; SILVA, S. F. K. ; DIAS, F. A. S. . Mediação: um olhar sobre a atuação dos tutores da Universidade Pitágoras Unopar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DIAS, F. A. S.; SILVA, S. F. K. . Mediação Pedagógica: um estudo sobre a atuação de tutores em Educação a Distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Formação Continuada de professores da educação básica do Estado De São Paulo e a Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DIAS, F. A. S.; KUIN, S. ; BAGE, I. B. . O uso de tecnologias nas aulas de lingua portuguesa e em escolas de matemática públicas brasileiras: como um serviço de TDIC avanços significativos aprendizagem dos alunos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
KUIN, S. ; DIAS, F. A. S. ; SILVA, N. A. P. ; COSTA, V. L. C. ; CANO, S. . A formação como inovação: uma experiência de preparação de professores ingressantes na escola pública de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Interação online e Formação a Distância de Professores de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Formação Continuada a Distância: uma investigação no contexto de um Curso para professores de Matemática da Educação Básica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Mediação online e Formação Continuada: uma investigação no contexto do curso ?A Rede Aprende com a Rede? para professores de matemática.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DIAS, F. A. S.; SILVA, N. A. P. ; KUIN, S. . Aula interativa: Uma inovação curricular na Educação Básico do Ensino Públcio de São paulo/Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DIAS, F. A. S.; SILVA, N. A. P. . A Formação do Professor reflexivo para Inovações curriculares apoiadas nas Tecnologia de Informação e Comnunicação.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DIAS, F. A. S.. Projeto Aula Interativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
DIAS, F. A. S.. Informática Educativa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DIAS, F. A. S.. Programa Digital Inspira: Língua Portuguesa. 2016.

2.
DIAS, F. A. S.. Programa Digital Inspira: História. 2016.

3.
DIAS, F. A. S.. Programa Digital Inspira: Geografia. 2016.

4.
DIAS, F. A. S.. Programa Digital Inspira: Ciências Naturais. 2016.

5.
DIAS, F. A. S.. Programa Digital Inspira: Língua Portuguesa - 6ano. 2016.

6.
DIAS, F. A. S.. Programa Inspira Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2015.

7.
DIAS, F. A. S.. Guia de Orientações Didáticas para o Porfessor. 2014.

8.
DIAS, F. A. S.. Livro do Futuro Cientista. 2013.

Programas de computador sem registro
1.
DIAS, F. A. S.; BARBOSA, M. V. ; BONOMO, L. A. ; BUENO, R. M. ; CORREIA, L. M. ; SILVA, N. A. P. ; SILVA, R. O. ; SOUZA, E. M. ; STIGLIANI, C. R. ; FREITAS, L. M. T. . Números em Ação - Avançado. 2005.

2.
DIAS, F. A. S.; BARBOSA, M. V. ; BONOMO, L. A. ; BUENO, R. M. ; STIGLIANI, C. R. ; CORREIA, L. M. ; DORIVAL, B. ; FREITAS, L. M. T. ; SILVA, H. C. L. ; SILVA, N. A. P. ; SILVA, R. O. ; STIGLIANI, C. R. . Números em Ação - Básico. 2004.

3.
DIAS, F. A. S.; BARBOSA, M. V. ; BONOMO, L. A. ; BUENO, R. M. ; CORREIA, L. M. ; FREITAS, L. M. T. ; SILVA, N. A. P. ; SILVA, R. O. ; SOUZA, E. M. ; STIGLIANI, C. R. . Números em Ação - Intemediário. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
DIAS, F. A. S.. Projeto Aula Interativa. 2010.

2.
DIAS, F. A. S.; FREITAS, L. M. T. ; BARBOSA, M. V. ; BONOMO, L. A. ; BUENO, R. M. ; CORREIA, L. M. ; SILVA, N. A. P. ; SILVA, R. O. ; SOUZA, E. M. ; STIGLIANI, C. R. . Números em Ação - Fase II. 2005.

3.
DIAS, F. A. S.; BARBOSA, M. V. ; BONOMO, L. A. ; BUENO, R. M. ; CORREIA, L. M. ; DORIVAL, B. ; FREITAS, L. M. T. ; SILVA, H. C. L. ; SILVA, N. A. P. ; SILVA, R. O. ; STIGLIANI, C. R. . Números em Ação - Fase I. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
FOGAÇA, D. C. ; DIAS, F. A. S. ; PEDROCHI JUNIOR, O. ; SILVA, S. F. K. . Ler, interpretar e conhecer: gráficos na mídia e mercado de trabalho. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DIAS, F. A. S.; SILVA, S. F. K. . Mediação Pedagógica Compartilhada: Um estudo sobre Linguagens e Tecnológicas. 2018. (Relatório de pesquisa).

3.
DIAS, F. A. S.. Mediação: significado, aspectos e dimensões. 2018. (Disciplina).

4.
DIAS, F. A. S.. Livro do Futuro Cientista. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

5.
DIAS, F. A. S.. Guia do Professor - ICJ. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

6.
DIAS, F. A. S.. Encontro Presencial de Educadores: Aplicativos Digitais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
DIAS, F. A. S.. Guia do Professor. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia do Professor).

8.
DIAS, F. A. S.. Curso de Formação para Ingressantes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DIAS, F. A. S.; PRADO, M. E. B. B. ; SIDERICOUDES, O. ; ALMEIDA, M. E. B . Curso 1 - Uso das TIC na Aula Interativa - Gestores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
DIAS, F. A. S.; PRADO, M. E. B. B. ; ALMEIDA, M. E. B ; SIDERICOUDES, O. . Curso 2 - TIC no cotidiano do aluno e nas estratégias didáticas- Gestores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
DIAS, F. A. S.; ALMEIDA, M. E. B ; SIDERICOUDES, O. . Curso 2 - TIC no cotidiano do aluno e nas estratégias didáticas- Gestores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
DIAS, F. A. S.; ALMEIDA, M. E. B ; SIDERICOUDES, O. . Curso 1 - Uso das TIC na Aula Interativa - Professores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
DIAS, F. A. S.. Projeto Aula Interativa. 2010. (Projetos Educacionais).

14.
DIAS, F. A. S.. A Rede Aprende com a Rede - Mediador Exclusivo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
DIAS, F. A. S.; SCHLUNZEN, E. T. M. . Tecnologias Assistivas, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão de Deficientes. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
DIAS, F. A. S.. Prática Pedagógicas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação pré-escolar e fundamental).

17.
DIAS, F. A. S.; SCHLUNZEM JUNIOR, K. . Aprendizagem Organizacional e Gestão de Conhecimento. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
DIAS, F. A. S.; SILVA, N. A. P. ; CORREIA, L. M. ; SILVA, R. O. ; BONOMO, L. A. ; SOUZA, E. M. ; STIGLIANI, C. R. ; DORIVAL, B. ; FREITAS, L. M. T. ; SILVA, H. C. L. ; BARBOSA, M. V. ; BUENO, R. M. . Números em Ação - Fase 1. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação pré-escolar e fundamental).

19.
DIAS, F. A. S.; SILVA, N. A. P. ; CORREIA, L. M. ; BONOMO, L. A. ; BUENO, R. M. ; SILVA, R. O. ; SOUZA, E. M. ; STIGLIANI, C. R. ; FREITAS, L. M. T. ; BARBOSA, M. V. . Números em Ação - Fase 2. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação pré-escolar e fundamental).

20.
DIAS, F. A. S.. Conhecimentos Básicos em Infomático. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
DIAS, F. A. S.. Um X em Questão. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
DIAS, F. A. S.. Conhecimentos Básicos em Informática. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
DIAS, F. A. S.; DORIVAL, B. ; STIGLIANI, C. R. ; BAGE, I. B. ; CORREIA, L. M. ; SILVA, N. A. P. . Onde está a Matemática?. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GuiadoProfessor).

24.
DIAS, F. A. S.; BAGE, I. B. ; STIGLIANI, C. R. ; DORIVAL, B. ; CORREIA, L. M. ; SILVA, N. A. P. . Supermáticas. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GuiadoProfessor).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROLIM, A. T.; SILVA, A. V. B.; DIAS, F. A. S.. Participação em banca de Edmarcos Carrara de Souza. O uso de jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica: análise do jogo Minecraft.. 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

2.
SAMPAIO, H. R.; LOBO DA COSTA, N. M.; DIAS, F. A. S.. Participação em banca de Nelson Antonio da Silva. Níveis de letramento estatístico em um curso de formação continuada. 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

3.
SILVA, S. F. K.; SAMPAIO, H. R.; DIAS, F. A. S.. Participação em banca de Inês Aparecida Ferreira. Análise do processo de planejamento e gestão estratégica na educação a distância. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
PRADO, M. E. B. B.; DIAS, F. A. S.; PIETROPAOLO, R. C.; SILVA, A. F. G.; TAVARES, E. S.. Participação em banca de Michel Costa. Letramento Estatístico no contexto de uma formação continuada na modalidade EaD. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
NANTES, E. A. S.; DIAS, F. A. S.; BARROS, E. M. D.. Participação em banca de Tatiane Caldeira dos Santos Bernardo. Inserção da tecnologia na formação de tradutores, por meio da utilização da ferramenta de apoio à tradução Wordfast. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

2.
SAMPAIO, H. R.; DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. ou COSTA, N.M.L.. Participação em banca de Nelson Antonio da Silva. Níveis de letramento estatístico em um curso EaD de formação continuada. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

3.
SILVA, F. L.; DIAS, F. A. S.; SILVA, R. J.. Participação em banca de Cristiane Evaristo da Silva Domingues. Competência leitora de alunos do 5º ano de uma escola da rede municipal de ensino da zona norte do município de Londrina. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

4.
DIAS, F. A. S.; SAMPAIO, H. R.; SILVA, S. F. K.. Participação em banca de Inês Aparecida Ferreira. Análise do processo de planejamento e gestão estratégica na educação a distância. 2017 - Universidade Norte do Paraná.

5.
SILVA, S. F. K.; PRADO, M. E. B. B.; SAMPAIO, H. R.; DIAS, F. A. S.. Participação em banca de DAYANE VERGINIA BATISTA BESSA. A Importância da Mediação ao Pensar um Novo Modelo de Tutoria. 2017.

6.
ROLIM, A. T.; DIAS, F. A. S.; SILVA, A. V. B.. Participação em banca de Edmarcos Carrara de Souza. O ensino através dos jogos: o caso Minecraft. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DIAS, F. A. S.; SANTOS, S. Q.; PEREIRA, C. V. A.; FOGAÇA, D. C.. Mediação no contexto de ensino e aprendizagem: um estudo das fontes bibliográficas citadas nas dissertações do mestrado em ensino para metodologias de linguagens e suas tecnologias. 2018. Universidade Norte do Paraná.

2.
PEREIRA, C. V. A.; SANTOS, S. Q.; FOGAÇA, D. C.; DIAS, F. A. S.. Tecnologias digitais no contexto educacional: um inventário das obras citadas nas dissertações defendidas entre 2015-2018-1 no programa em metodologias para o ensino de linguagens e suas tecnologias da Universidade Pitagoras Unopar. 2018. Universidade Norte do Paraná.

3.
DIAS, F. A. S.. Processo de Escolha de Gestores das Unidades Escolares Públicas Municipais. 2017. Prefeitura Municipal de Londrina.

4.
DIAS, F. A. S.. Statups - Aplicativos Digitais. 2016. Bett Brasil Educar.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância Experimentação em EAD. 2018. (Congresso).

2.
24° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância Experimentação em EAD. 2018. (Congresso).

3.
32 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (Relme). 2018. (Outra).

4.
IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares: CLABQC .... 2018. (Outra).

5.
JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância.Ler, interpretar e conhecer: gráficos na mídia e mercado de trabalho. 2018. (Outra).

6.
PosDoc e Estágio Doutoral. 2018. (Seminário).

7.
V Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2018. 2018. (Congresso).

8.
V Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2018. 2018. (Congresso).

9.
23° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância Metodologias Ativas. 2017. (Congresso).

10.
31 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (Relme). 2017. (Encontro).

11.
IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias - Selitc. 2017. (Seminário).

12.
V Seminário Web Currículo - Educação e Cultura- 2017. 2017. (Seminário).

13.
V Seminário Web Currículo - Educação e Cultura- 2017. 2017. (Seminário).

14.
Bett Brasil Educar. Avaliação de Trabalhados desenvolvidos por startups. 2016. (Feira).

15.
Bett Brasil Educar. 2015. (Feira).

16.
VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemáticaica. 2015. (Seminário).

17.
Bett Brasil Educar. 2014. (Feira).

18.
II Seminário Integrado Observatório da Educação UNIAN: Parcerias que promovem aprendizagem. 2014. (Seminário).

19.
Seminário Centralizado Melhor Gestão, Melhor Ensino - Gestores.Palestra. 2013. (Seminário).

20.
Seminário Centralizado Melhor Gestão, Melhor Ensino - Professores.Formação de Formadores. 2013. (Seminário).

21.
34 Seminário de Educação Matemática Pré PME.Organizador. 2010. (Seminário).

22.
Encontro de Formadores do curso Educação Digital. 2010. (Encontro).

23.
Encontro do Projeto Escola Ativa. 2010. (Encontro).

24.
I Encontro Internacional TIC e Educação Inovação curricular com TIC.Aula interativa: Uma inovação curricular na Educação Básico do Ensino Públcio de São paulo/Brasil.. 2010. (Encontro).

25.
II Seminário Web Currículo PUC - SP.II Seminário Web Currículo PUC - SP. 2010. (Seminário).

26.
II Seminário Web Currículo PUC - SP.Interação online e Formação a Distância de Professores de Matemática. 2010. (Seminário).

27.
VI Encontro de Formação do Programa Escola Ativa. 2010. (Encontro).

28.
VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemáticaica. 2010. (Seminário).

29.
V Seminário Web Currículo da PUCSP: Integração de tecnologias na prática pedagógica e no currículo,.Pesquisas sobre a Inserção de Tecnologias Digitais na Educação Básica: uma Revisão de Literatura. 2010. (Seminário).

30.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

31.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

32.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.MEDIAÇÃO ONLINE E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DO CURSO ?A REDE APRENDE COM A REDE? PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA.. 2010. (Encontro).

33.
IPrimary/Secondary Education Platinum Advisory Council. Projeto Aula Interativa. 2009. (Congresso).

34.
Uso da Internet para Promover Cognição Socialmente Emergente. 2009. (Outra).

35.
Workshop de Férias. 2009. (Oficina).

36.
Capacitação de Tutores a Distancia.Tecnologia Assistivas, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão de deficientes. 2008. (Encontro).

37.
I Siemat - Seminário Internacional em Educação Matemática. 2008. (Seminário).

38.
Workshop de Pesquisa em Educação Matemática. 2008. (Outra).

39.
III Congresso Ibero-Americano Educarede. 2006. (Congresso).

40.
III Congresso Ibero-Americano Educarede. 2006. (Congresso).

41.
VII Reunião de Didática da Matemática Cone Sul. 2006. (Congresso).

42.
VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. 2006. (Congresso).

43.
Congresso Internacional sobre Projetos. 2004. (Congresso).

44.
I Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2004. (Congresso).

45.
II Congresso Internacional de Educação - A Educação que queremos. 2004. (Congresso).

46.
II Congresso Internacional sobre Projetos. 2004. (Congresso).

47.
1º Encontro de Professores Multiplicadores - Educação para o Futuro. 2003. (Encontro).

48.
3º Seminário Internacional - Desenvolvimento de Competência, Pedagogia de Projetos e Organização do. 2003. (Seminário).

49.
Capacitação para o uso de Softwares Educacionais dos PEB II das Escolas Públicas com SAI.. 2003. (Oficina).

50.
VII Congeresso de Educação de Presidente Prudente. 2003. (Congresso).

51.
VIII Congresso de Educação - Educação (Re) Descobrindo Caminhos. 2003. (Congresso).

52.
4º Encontro de Informática na Educação. 2002. (Encontro).

53.
Capacitação para o Uso de Softwares Educacionais. 2002. (Oficina).

54.
Relato de Experiência: Como é o trabalho no NRTE - PEC Informática. 2002. (Outra).

55.
VI Congresso e Feira de Educação - educar para viver, viver para Educar: as muitas faces do professor.. 2002. (Congresso).

56.
I Congressode Internacional de Telemática na educação e VII Encontro Nacional do Proinfo.Oficina Um X em Questão. 2001. (Oficina).

57.
V Congresso de Educação Saber 2001- Da Teoria à prática: a sala de aula transformada. 2001. (Congresso).

58.
Informática e Novas Tecnologias na Educação: Transformando o Aprendizado nas Escolas Britâncias.. 2000. (Encontro).

59.
Inteligências Mulltiplas. 2000. (Outra).

60.
IV Congresso e Feira da Educação Saber 2000. 2000. (Congresso).

61.
Jornada de Educação do Interior Paulista. 2000. (Outra).

62.
Projetos Interdisciplinares e Inteligência Corporal com Atividade Recreativa. 2000. (Oficina).

63.
Pensando o Ensino da Matemática de 5ª a 8ª Séries. 1995. (Oficina).

64.
Pensando o Ensino da Matemática de 5ª a 8ª Séries. 1995. (Oficina).

65.
Primeira Semana da Matemática. 1988. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, F. A. S.; SILVA, S. F. K. . 1º WorkshopPIC EAD - Módulo I. 2017. (Outro).

2.
DIAS, F. A. S.; SILVA, S. F. K. . 2º Workshop PIC EAD - Módulo II. 2017. (Outro).

3.
DIAS, F. A. S.; SILVA, S. F. K. ; Suguimoto, H. H. . 3º WorkshopPIC EAD - Módulo III. 2017. (Outro).

4.
DIAS, F. A. S.; BAGE, I. B. ; SILVA, N. A. P. . Melhor Gestão, Melhor Ensino. 2013. (Outro).

5.
DIAS, F. A. S.; Basso, M. A. . Formação de Tutores para EaD. 2013. (Outro).

6.
DIAS, F. A. S.; Basso, M. A. . Formação de Coordenadores para EAD. 2013. (Outro).

7.
DIAS, F. A. S.. Projteo Aula interativa. 2012. (Outro).

8.
DIAS, F. A. S.; Basso, M. A. . Formação de Coordenadores para EAD. 2012. (Outro).

9.
DIAS, F. A. S.; Basso, M. A. . Formação de Tutores para EAD. 2012. (Outro).

10.
DIAS, F. A. S.; GIAMPIETRO, J. C. . Concurso do Projeto Aula Interativa - "Destaque Aula Interativa". 2012. (Concurso).

11.
DIAS, F. A. S.. Projeto Aula Interativa. 2011. (Outro).

12.
DIAS, F. A. S.; GIAMPIETRO, J. C. . Concurso do Projeto Aula Interativa - "Destaque Aula Interativa".. 2011. (Concurso).

13.
DIAS, F. A. S.; BAGE, I. B. . Projeto M@atmídias. 2011. (Outro).

14.
DIAS, F. A. S.. Projeto Aula Interativa. 2010. (Outro).

15.
DIAS, F. A. S.; GIAMPIETRO, J. C. . Concurso do Projeto Aula Interativa - "Destaque Aula Interativa".. 2010. (Concurso).

16.
DIAS, F. A. S.. Projeto Aula Interativa. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Anderson Macedo. Objetos de aprendizagem como recursos para o ensino de programação. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Priscilla Mota. Mediação pedagógica nas disciplinas blended learning na perspectiva do docente em um curso no ensino superior. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

3.
Ananda Rocha. A contribuição da Biblioteca Digital no ensino superior. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Osmar Pedrochi Junior. Início: 2018. Universidade Norte do Paraná.

Iniciação científica
1.
Sthefany Quadros dos Santos. Mediação Pedagógica Compartilhada: Um estudo sobre Linguagens e Tecnológicas - IC. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DAYANE VERGINIA BATISTA BESSA. A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO AO PENSAR UM NOVO MODELO DE TUTORIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, . Coorientador: Fátima Aparecida da Silva Dias.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
DIAS, F. A. S.; KUIN, S. ; CANO, S. ; COSTA, V. L. C. ; SILVA, N. A. P. . Formação como inovação: preparação de professores ingressantes na escola pública de São Paulo. In: Fernando José de Almeida; Vera Lucia Cabral Costa. (Org.). Quantidade é Qualidadade. 1ed.São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2011, v. 1, p. 6-127.


Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. . Formação Continuada de professores da educação básica do Estado De São Paulo e a Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DIAS, F. A. S.; LOBO DA COSTA, N. M. ; PRADO, M. E. B. B. . Pesquisas sobre a inserção de tecnologias digitais na educação básica: uma revisão de literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DIAS, F. A. S.; SILVA, S. F. K. . Mediação Pedagógica: um estudo sobre a atuação de tutores em Educação a Distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DIAS, F. A. S.. Encontro Presencial de Educadores: Aplicativos Digitais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
DIAS, F. A. S.. Guia do Professor. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia do Professor).

2.
DIAS, F. A. S.. Livro do Futuro Cientista. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

3.
DIAS, F. A. S.. Guia do Professor - ICJ. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).



Outras informações relevantes


Gestora e líder de equipes em projetos de formação de educadores para o uso de tecnologias digitais na educação e metodologias de ensino. Autora de material didático instrucional para professores e alunos para uso de Aplicativos Digitais Educacionais. Participação em pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Tecnologia Digital na Educação, Metodologias de Educação a Distância. Experiência docente na educação básica nas áreas de ciências físicas biológicas e matemática e na Pós-Graduação em pedagogia, metodologia do ensino, metodologia do ensino de matemática, matemática e tecnologia educacional. Participação na implantação e implementação da Escola de Formação de Professores e na coordenando de cursos em educação a distância e presencial para a formação continuada de todos os profissionais (professores, gestores e alunos estagiários) da educação básica no Estado de São Paulo. Atuei na apresentação e mediação de videoconferências para orientação e formação de tutores. Participei da equipe que idealizou o Projeto Aula Interativa, inédito em termos de sua abrangência (todas as escolas, alunos, professores e gestores da rede estadual paulista de Ensino Fundamental II e Ensino Médio); lógica de estruturação (foco na política educacional); lógica de contratação do parceiro privado (PPP - prestação de serviços integrados) e prazo. Esse Projeto teve por objetivo o desenvolvimento de conteúdos e formação de professores tendo as TIC como viabilizadoras do processo de transformação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:43:35