Flávia Almeida de Castro Leite

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3635667964603312
  • Última atualização do currículo em 16/10/2012


É graduada em Licenciatura / Espanhol pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora de língua espanhola no Instituto Cervantes de Belo Horizonte. É também aplicadora do DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) e tutora online de la plataforma AVE (Aula Virtual de Espanhol) atualmente acompanhando 210 alunos. Através do Instituto Cervantes participa de um projeto que pretende que cento e oitenta alunos de escolas públicas aprendam espanhol para a Copa do Mundo no Brasil de 2014, no PLUGMINAS. Para tanto, os alunos participam de um curso semipresencial no qual realizam atividades na plataforma AVE (Aula Virtual de Espanhol) e, uma vez por semana, participam de aulas presenciais com a professora no espaço do PLUGMINAS. Seus interesses profissionais estão voltados para o ensino e aprendizagem de língua espanhola através de novas tecnologias bem como metodologias aplicadas ao mesmo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Almeida de Castro Leite
Nome em citações bibliográficas
LEITE, F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Cervantes Belo Horizonte.
Praça Milton Campos 16 2º andar
Cruzeiro
30130-040 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 37891600
URL da Homepage: http://belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm


Formação acadêmica/titulação


2012
Especialização em andamento em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO). (Carga Horária: 360h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2006 - 2011
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Prezi. (Carga horária: 20h).
Instituto Unibanco.
2012 - 2012
Lousa Digital. (Carga horária: 20h).
Instituto Unibanco.
2012 - 2012
Competencia digital docente lenguas extranjeras. (Carga horária: 40h).
Instituto Cervantes.
2011 - 2011
Aplicador DELE A1. (Carga horária: 12h).
Instituto Cervantes Belo Horizonte.
2011 - 2011
Aplicador DELE A2. (Carga horária: 14h).
Instituto Cervantes Belo Horizonte.
2011 - 2011
Aplicador DELE C1. (Carga horária: 12h).
Instituto Cervantes Belo Horizonte.
2011 - 2011
Aplicador DELE C2. (Carga horária: 14h).
Instituto Cervantes Belo Horizonte.
2011 - 2011
Tutor online plataforma AVE. (Carga horária: 15h).
Instituto Cervantes Belo Horizonte.
2009 - 2009
WORD 2003 - Avançado. (Carga horária: 20h).
Pró-Informática.
2006 - 2007
Língua Inglesa. (Carga horária: 170h).
CENEX.


Atuação Profissional



Instituto Cervantes Belo Horizonte, IC BH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 20


Centro Acadêmico de Ciências Sociais - UFMG, CACS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora de Língua Espanhola, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 8


Fundação CEFET MINAS, FCM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 10


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de licenciatura em Espanhol, Carga horária: 3


COLTEC IDIOMAS, COLI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora de Língua Espanhola, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica de Língua Espanhola, Carga horária: 10

Atividades

02/2011 - 07/2011
Direção e administração, COLTEC IDIOMAS, .

Cargo ou função
Coordenadora pedagígica de Língua Espanhola.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: iniciante científica, Carga horária: 20


Inglês e CIA, IGLECIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de espanhol


All-Blossoms idiomas, ALL-BLO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de espanhol


Saber Mais Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de espanhol, português, literatura, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2007 - 2008
O mal-estar em Pedras de Calcutá de Caio Fernando Abreu
Descrição: O projeto tem como objetivo principal encontrar traços de engajamento em "Pedras de Calcutá", pois seu autor, Caio Fernando Abreu, geralmente não é analisado desde esse ponto de vista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
ESTUDO CONTRASTIVO DO USO DE ALOCUTIVOS EM ITALIANO PORTUGUÊS E ESPANHOL EUROPEUS E PORTUGUÊS BRASILEIRO
Descrição: Foi estudado a unidade informacional de alocutivo contrastando espanhol europeu (EE), português europeu (PE), italiano (I) e português brasileiro (PB), com base na Teoria da Língua em Ato. O estudo foi baseado na análise de 15 textos de fala espontânea para cada língua, exceto para o PE em que constam 30 textos (todos paritariamente divididos em monólogos, diálogos e conversações), que possuem em média 1500 palavras retirados de 4 corpora de fala espontânea comparáveis: o C-ORAL-ROM e o C-ORAL-BRASIL. Foram estudados a função e a frequência da unidade; suas características acústicas; sua distribuição; sua variação lexical; e as diferenças nas várias tipologias e no discurso reportado. Os resultados apontam para interessantes diferenças interlinguísticas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Flávia Almeida de Castro Leite - Integrante / Tommaso Raso - Coordenador.Financiador(es): Banco Santander Banespa - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos linguisticos baseados em corpora.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RASO, T.2010 RASO, T. ; LEITE, F. . Estudo contrastivo do uso de Alocutivos em italiano, português e espanhol europeus e português brasileiro. Domínios de Lingu@Gem, v. 1, p. 1-24, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
LEITE, F.; GOULART, L. . A Unidade Informacional de Alocutivo: uma análise comparativa do Português Brasileiro, Português Europeu, Espanhol e Italiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LEITE, F.; GOULART, L. . A Unidade Informacional de Alocutivo: uma análise comparativa do Português Brasileiro, Português Europeu, Espanhol e Italiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LEITE, F.; RASO, T. . Análise contrastiva da unidade informacional de alocutivo no corpus C-ORAL-BRASIL e nos corpora espanhol e português do C-ORAL-ROM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LEITE, F.; FOGLIA, G. A. . O mal-estar em Pedras de Calcutá de Caio Fernando Abreu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LEITE, F.; FOGLIA, G. A. . O mal-estar em Pedras de Calcutá de Caio Fernando Abreu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LEITE, F.. O mal-estar em Pedras de Calcutá de Cariio Fernando Abreu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LEITE, F.; FOGLIA, G. A. . O mal-estar em Pedras de Calcutá de Caio Fernando Abreu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Mariana de Oliveira ; PEREIRA, M. S. ; LEITE, F. . Vacas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2011 (Artigo).

2.
LEITE, F.. Maria Antonia - mito y representación. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2011 (Artigo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Instantes extraordinários: Conhecimento e vida.. 2012. (Outra).

2.
A profissão do tradutor. 2011. (Outra).

3.
Como organizar el programa de contenidos en la enseñanza de ELE: claves para seleccionar textos literários.. 2011. (Oficina).

4.
COMPROFES - CONGRESO MUNDIAL DE PROFESORES DE ESPAÑOL. 2011. (Congresso).

5.
El aprendizaje constructivista aplicado a la evaluación de lenguas. 2011. (Oficina).

6.
El Flamenco en clase de ELE. 2011. (Oficina).

7.
Escritura colaborativa en el aula de Español como Lengua Extranjera.. 2011. (Oficina).

8.
Español para el turismo. 2011. (Oficina).

9.
Expresión escrita y creación de blog en el aula de Español como Lengua Extranjera.. 2011. (Oficina).

10.
La poesia como recurso lingüístico y sociocultural em niveles A1-B1.. 2011. (Oficina).

11.
IV Congreso Internacional de Letras - Transformaciones culturales: debates de la teoría, la crítica y la linguística en el Bicentenario. 2010. (Congresso).

12.
IX Encontro de Linguística de Corpus.A Unidade Informacional de Alocutivo: uma análise comparativa do Português Brasileiro, Português Europeu, Espanhol e Italiano. 2010. (Encontro).

13.
3º Festival de Verão da UFMG. 2009. (Oficina).

14.
Aprender español para comunicarse? Mucho mejor: comunicarse para aprender español. Sugerencias para aprender en el aula realizando tareas de comprensión, expresión e interacción. Instituto Cervantes Belo Horizonte. 2009. (Oficina).

15.
Sugerencias para una clase de ELE en los colegios brasileños. Técnicas y estrategias para trabajar con niños y adolescentes. Instituto Cervantes Belo Horizonte. 2009. (Oficina).

16.
VI Encuentro de Profesionales del Español de Minas Gerais/ I Seminário APEMG. 2009. (Seminário).

17.
XVIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.Análise contrastiva da unidade informacional de alocutivo no corpus C-ORAL-BRASIL e nos corpora espanhol e português do C-ORAL-ROM. 2009. (Outra).

18.
Ciclo de Seminários sobre Educação Superior na América Latina.. 2008. (Seminário).

19.
Da nova Babel: interatividade e caos e do conhecimento. 2008. (Outra).

20.
II Jornada Didática da Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais: Del Youtube al aula de Español: El buen uso de los vídeos em clase. 2008. (Oficina).

21.
Jornadas NELAM/NELAP do Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas."O mal-estar em Pedras de Calcutá de Caio Fernando Abreu. 2008. (Outra).

22.
V Congresso Brasileiro de Hispanistas e do I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. 2008. (Congresso).

23.
VII Ciclo de Talleres de Español Descomplicando la gramática: procedimiento, refuerzo y perfeccionamiento de contenidos.. 2008. (Outra).

24.
VIII SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS (SEVFALE).O mal-estar em Pedras de Calcutá de Caio Fernando Abreu. 2008. (Seminário).

25.
Colóquio Homero Reviatado. 2007. (Outra).

26.
III Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras. 2007. (Encontro).

27.
III Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras. 2007. (Encontro).

28.
Palestra - Freud e a Literatura Prof.Dra. Lúcia Grossi. 2007. (Seminário).

29.
Evento Bologna - Belo Horizonte Topograficas da cultura: representação, espaço e memória. 2006. (Outra).

30.
II Seminário do Programa de Vocação Científica do Coltec. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITE, F.. V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da ABH. 2008. (Congresso).



Outras informações relevantes


Realizou intercâmbio acadêmico com a Universidad de Buenos Aires durante o segundo semestre de 2010, financiado pelo grupo AUGM: Asociación de Universidades del Grupo de Montevideu.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 2:01:46