José Pereira de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 28/08/2017


Doutorando em Educação, na área de Inovação Pedagógica, pela Universidade da Madeira (Portugal). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2007). MBA em Gestão e Planejamento Educacional (UCB), Especialista em Informática pela UFC (1998) e em Engenharia de Produção pelo CENTEC/CE em convênio com a UFPb (2005). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Fortaleza (1992), graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992). Atuo há 20 anos nas áreas de Gestão Administrativa, Financeira, Acadêmica, TI, RH e Operações, em empresas como Hospital Santa Casa de Maringá (desde 03/2016), Unicesumar ? Centro Universitário de Maringá, Colégio Objetivo ? Maringá/PR, Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, Colégio Salesiano Nossa Senhora de Vitória/ES, Organização Educacional Farias Brito ? Fortaleza/CE, Organização Educacional Evolutivo ? Fortaleza/CE e de 14 anos nas áreas de Engenharia e TI na Companhia Hidroelétrica de São Francisco nas cidades de Fortaleza/CE e Sobradinho/BA, sendo responsável pelo controle do planejamento financeiro (forecast, budget e reporting), gestão de RH (criação e implantação do RH e seus subsistemas, planos de cargos e salários, negociações de acordos sindicais, relacionamento com agentes financeiros, coordenação/acompanhamento de processos trabalhistas e civis, gerenciamento de todo processo da folha de pagamento), TI (fortes conhecimentos na gestão de contratos e implantação de projetos), cobrança, suprimentos, transporte, secretarias, serviços gerais, manutenção, engenharia, segurança, assessoria jurídica, marketing, patrimônio, administração de contratos de todas as áreas das empresas e outros segmentos pertinentes às áreas Administrativa e Financeira. Trafego com facilidade entre o administrativo, o financeiro e o operacional, principalmente no estabelecimento de novas estratégias com excelentes resultados em todas as áreas. Foco na maximização dos resultados. Experiência e eficácia na liderança de equipes multidisciplinares, assim como no estabelecimento de indicadores e com forte atuação na definição de estratégias de acionamento, planejamento e desenvolvimento de controles operacionais (KPI's). Diretor Administrativo da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá e do Colégio Objetivo. Fui membro do Conselho de Educação do Estado do Espírito Santo atuando como Especialista na área de autorização/credenciamento de cursos técnicos. Fui o representante do SINEPE/ES na Coordenação Institucional do PNAIC -Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Larga experiência em credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos de graduação. Experiência da montagem e criação de cursos de Pós-Graduação. Experiência na coordenação do PROUNI e FIES e como pesquisador institucional. Desenvolveu a função de coordenador de CPA e coordenador de Estágio Supervisionado em Administração. Ministrou disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação para os cursos de Administração, Turismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia de Produção, atuando principalmente nas disciplinas: comportamento organizacional, gestão da tecnologia, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, metodologia da pesquisa científica, competências profissionais, administração estratégica, administração de sistemas de informação e estágio supervisionado, tendo sido também orientador e examinador de monografias nos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente sou gestor administrativo/financeiro da Santa Casa de Maringá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Pereira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, J. P.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Ensino Superior de Maringá, Diretor Administrativo.
Cesumar - Centro Universitário de Maringá
Zona 08
87050900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30276360
Ramal: 1105
URL da Homepage: www.unicesumar.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade da Madeira, UMA, Portugal.
Título: Uso de lousas digitais interativas: possibilidades de criação de práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula.,
Orientador: Zuleide Fernandes de Queiroz.
Palavras-chave: Inovação Pedagógica; Tecnologias de Informação e Comunicação; Sala de aula; Lousas digitais interativas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO C IVIL NECESSÁRIAS PARA ATUAR NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO: Estudo focado no subsetor de edificações,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Maria do Socorro Márcia Lopes Souto.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Competências do Engenheiro Civil; Indústria da Construção Civil.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Construção Civil; Educação.
2012
Especialização em andamento em Gestão e Planejamento Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: Gestão Educacional em Escolas Católicas - estudo foco nas escolas da ISJB.
2003 - 2005
Especialização em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
Título: ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ENGENHEIRO CIVIL.
Orientador: MARIA DO SOCORRO MÁRCIA LOPES SOUTO.
1994 - 1997
Especialização em INFORMÁTICA.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
1987 - 1992
Graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1982 - 1992
Graduação em LETRAS.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.




Formação Complementar


2013
Gestão Empresarial com ERP. (Carga horária: 40h).
TI Educacional, TOTVS, Brasil.
2012
MBA em Gestão e Planejamento Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2012
Programa de Desenvolvimento Executivos e Empresas. (Carga horária: 160h).
Hoper Educação, HOPER, Brasil.
2011
Balance Scorecard. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Congresso de Gestão de Saude. (Carga horária: 16h).
Federação Brasleira de Administradores Hospitalares, FBAH, Brasil.
2016 - 2016
Congresso de Gestão Finnaceira e Custos. (Carga horária: 16h).
Federação Brasleira de Administradores Hospitalares, FBAH, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em ISO 9001 e Formação de Auditores Internos. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em MS Project 2007 e as boas práticas do PMI. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2008 - 2008
CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE CONSULTORES. (Carga horária: 16h).
PORTAL CONSULTORES, CONSULTORES, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1999 - 1999
CHEFIA E LIDERANÇA. (Carga horária: 40h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
1997 - 1997
NETWARE NOVELL 4.11 - ADMINISTRAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 40h).
AUTSYS - AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS, AUTSYS, Brasil.
1997 - 1997
DESENVOLVIMENTO EM ORACLE. (Carga horária: 32h).
AUTSYS - AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS, AUTSYS, Brasil.
1997 - 1997
INTRODUÇÃO AO BANCO DE DADOS ORACLE. (Carga horária: 30h).
AUTSYS - AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS, AUTSYS, Brasil.
1995 - 1997
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE FACILITADORES DE RH. (Carga horária: 320h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1996 - 1996
CÍRCULO DE CONTROLE DE QUALIDADE. (Carga horária: 40h).
Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
1994 - 1994
PROGRAMA 5S. (Carga horária: 40h).
Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
1993 - 1993
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. (Carga horária: 40h).
Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
1993 - 1993
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. (Carga horária: 40h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
1993 - 1993
DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. (Carga horária: 40h).
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, CHESF, Brasil.
1993 - 1993
SEMINÁRIO PROGRAMA BRASILEIRO DE PRODUTIVIDADE. (Carga horária: 24h).
SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.
1991 - 1991
FORMAÇÃO DE ANÁLISE DE SISTEMAS. (Carga horária: 320h).
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA, ITECI, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Ateneu, FATE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Operações, Carga horária: 44


Santa Casa de Misericórdia de Maringá, SANTA CASA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo/Financeiro, Carga horária: 44
Outras informações
Principais atividades desenvolvidas: ? Estabelecer processos e rotinas eficazes para o processamento de faturamento das contas hospitalares, SUS, Convênios e Particulares; ? Gestão das glosas e contratos de credenciamento dos serviços oferecidos pela Santa Casa e Convênios de Saúde, bem como da contratualização estabelecida junto ao gestor público e o Plano Operativo Anual ? POA para o atendimento aos pacientes SUS; ? Gestão das auditorias de processos e rotinas internas, viabilizando melhorias, dinamismo, segurança e otimização de recursos; ? Gestão dos Serviços de Diagnóstico por Imagens e Laboratorial, Recepção e Atendimento do Hospital, Centro Médico II, Centro de Especialidades Médicas, Ouvidoria, Telefonia, Hotelaria, SAME, Higienização, Limpeza, Nutrição e Dietética; ? Implementar a gestão de orçamento por centro de custos e estabelecer mecanismos de gestão para assegurar o equilíbrio financeiro da Instituição; ? Gestão da área de TI, atentando para os avanços tecnológicos que permeiam o setor de TI e, promover as atualizações de software e hardware para o bom andamento das atividades na Instituição; ? Gestão da Operadora de Planos de Saúde em todos seus aspectos; ? Gestão das equipes de engenharia, manutenção, reformas e manutenção do patrimônio; ? Acompanhar e avaliar o portfólio de serviços existentes e apresentar propostas de melhorias para os mesmos; ? Estabelecer e acompanhar tempestivamente o Plano de ROI e/ou Plano de Metas com seus subordinados; ? Atentar para os avanços tecnológicos no tocante às áreas de engenharia, energias renováveis, novos sistemas construtivos e outros que possibilitem redução dos custos operacionais e melhorias na preservação e sustentabilidade ambiental; ? Responsável pela elaboração e acompanhamento da execução do Planejamento Econômico-Financeiro; ? Gestão dos contratos de estágio dos alunos de Medicina, Enfermagem e Biomedicina com a Unicesumar.


Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades desenvolvidas: ? Responsável por planejar, organizar, dirigir e supervisionar os trabalhos administrativos desenvolvidos pelos serviços da Instituição (equipe atual de 462 colaboradores); ? Elaboração e implantação de políticas, normas e procedimentos nas áreas de Suprimentos, Engenharia, Segurança, Manutenção, Portaria, Hospital Universitário, Restaurante Universitário, Jardinagem, Correspondências, Transporte, Almoxarifado, Meio Ambiente, Zeladoria, Serviços de Reprografia, Lavanderia e Telefonia; ? Responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento das novas construções, reformas e manutenções na Instituição; ? Prover infraestrutura e serviços administrativos e apoio de qualidade, inerentes às operações da empresa; ? Planejamento e Coordenação das atividades administrativas e obras civis da Fazenda Biotec; ? Estabelecer e manter políticas e práticas inerentes às modernas técnicas de gestão, colaborando para a consolidação de ambiente harmônico para a empresa e para seus funcionários; ? Assegurar a aplicação das práticas mais adequadas aos processos de compras e licitações, formalização/administração de contratos com clientes e fornecedores, orientando a elaboração e acompanhamento de sua execução orçamentária e financeira. de forma a dotar a UNICESUMAR de agilidade na aquisição de bens e serviços, mediante fiel cumprimento das normas locais e dos requisitos legais; ? Responsável pela manutenção do patrimônio, instalações e mobiliário da Instituição; ? Gerenciamento do sistema de informação da área administrativa; ? Relacionar-se e desenvolver parcerias com empresas públicas e privadas; Coordenação dos projetos de novos empreendimentos e de reformas na área de construção civil. ? Responsável pelo Projeto de Energias Renováveis na Unicesumar e pelo Projeto de Eficiência Energética na Copel ? investimento de R$ 2.400.000,00.

Atividades

12/2013 - Atual
Direção e administração, Diretor Administrativo, .

Cargo ou função
Diretor Administrativo.

Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, FCSES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo/Financeiro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades desenvolvidas: ? Responsável por planejar, organizar, dirigir e supervisionar os trabalhos administrativos desenvolvidos pelos serviços da Instituição; ? Implantação e correta aplicação do Plano de Cargos e Remuneração, zelando pelo cumprimento das normas internas, assim como pelos dispositivos legais vigentes; ? Responsável pela administração dos contratos de TI (Microsoft, TOTVS, Trend, Gennera, Sapiens e outros), Telecomunicações (GVT e Vivo) e Internet Banda Larga (Embratel, GVT e Vivo); ? Responsável pelas autorizações de aquisições de equipamentos e serviços na área de TI (hardware e software) e telecomunicações; ? Elaboração e implantação de políticas e procedimentos que agilizem as tarefas administrativas para apoiar os processos educativos e evangelizadores da Instituição; ? Experiência na coordenação de cursos de Engenharia de Produção. Captação/retenção de alunos. Planejamento e desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no curso. Acompanhamento do processo seletivo de alunos. Acompanhamento e supervisão das atividades dos docentes do curso. ? Responsável pela elaboração e acompanhamento da execução do Planejamento Econômico-Financeiro; ? Responsável pela emissão, fidedignidade, legalidade e distribuição dos documentos que compõem as contas a receber e a pagar e tesouraria e gerenciamento do fluxo de caixa; ? Responsável pelo controle das posições de faturamento e cobrança; ? Responsável pelo controle das inadimplências, desenvolvendo políticas e acompanhando a redução das mesmas, através das equipes internas e externas; ? Responsável pela emissão das autorizações de pagamento e pela fidedignidade, legalidade e distribuição dos processos e documentos; ? Realização de aplicações/resgates e captações financeiras no mercado.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação como docente nos cursos de Graduação - Administração (Gestão de Pessoas, Metodologia da Pesquisa Científica, TCC I) e Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade, Comportamento Organizacional) e Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Projetos, Gestão em Logística, Gestão em Marketing e Gestão em Finanças e Controladoria.


Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo, CEE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Técnico Especialista em Avaliação de Cursos


ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO LTDA, EVOLUTIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PROFESSOR DAS DISCIPLINAS: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES, GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INFORMÁTICA APLICADA, ESTÁGIO SUPERVIONADO PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL II, ORIENTADOR DE MONOGRAFIAS, ESTATÍSTICA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA, GESTÃO ESTRATÉGICA.

Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo/Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
MEMBRO INTEGRANTE DA EQUIPE DE CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, COMUNICAÇÃO SOCIAL E TURISMO DESDE A SUA CRIAÇÃO EM ABRIL/99; IMPLANTAÇÃO E COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO (SUPERVISIONADO E EXTRA-CURRICULAR); PRESIDENTE DA COMISSÃO DO FIES; COORDENADOR GERAL DO PROUNI; MONTAGEM E COORDENAÇÃO DAS AQUISIÇÕES E INFORMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA; MONTAGEM E COORDENAÇÃO DAS AQUISIÇÕES DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E DOS LABORATÓRIOS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL; COORDENADOR DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO (ADMINISTRATIVO ? FINANCEIRO E PEDAGÓGICO DE TODA A ORGANIZAÇÃO); COORDENADOR DA COMISSÃO DOS PROCESSOS SELETIVOS; COORDENADOR DO PROCESSO DE MATRÍCULA DE ALUNOS NOVATOS E VETERANOS; GERENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO (ENVOLVENDO OS SETORES DE COMPRA, CONTRATAÇÃO E ADMISSÃO, CPD, COBRANÇA, SERVIÇOS GERAIS, AUXILIARES DE LABORATÓRIO, REPROGRAFIA, BIBLIOTECA, RECEPÇÃO/TELEFONIA/PORTARIA/SEGURANÇA, BIBLIOTECA, COORDENAÇÕES DE CURSOS E PROFESSORES); RESPONSÁVEL POR TODAS AS NEGOCIAÇÕES/AUTORIZAÇÕES DE PAGAMENTOS DOS ALUNOS; RESPONSÁVEL PELA AQUISIÇÃO DE TODOS OS BENS PATRIMONIAIS E REFORMAS; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONVÊNIO COM EMPRESAS PARA DESCONTOS NAS MATRÍCULAS E MENSALIDADES DE SEUS FUNCIONÁRIOS/DEPENDENTES NOS CURSOS DA FACE; REPRESENTANTE DA FACE JUNTO DECON/PROCON; TRIBUNAIS DE PEQUENAS CAUSAS; MINISTÉRIO PÚBLICO; REUNIÕES DE NEGOCIAÇÕES E ACORDOS COM ALUNOS; RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS DE AUTORIZAÇÃO/RECONHECIMENTO DOS CURSOS NO SAPIENS/INEP/MEC; RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO CENSO ANUAL; COORDENADOR DA CPA ? COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO; MEMBRO DO CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor e professor de informática, Carga horária: 44
Outras informações
SUPERVISOR DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA; RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE INFORMÁTICA; AQUISIÇÃO DE SOFTWARE/HARDWARE; ESTUDO E VIABILIDADE DA IMPLENTAÇÃO DA TI NA ORGANIZAÇÃO; SUPERVISÃO DE TODO PARQUE TECNOLÓGICO DA ORGANIZAÇÃO (11 LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E MAIS 10 SEDES, TODAS INTERLIGADAS ENTRE SI E COM ACESSO À INTERNET); ANÁLISE E ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SOFTWARES (EDUCATIVOS, ADMINISTRATIVOS, FINANCEIROS E PEDAGÓGICOS).

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de RH, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA AUTOMATIZADO DE FREQUÊNCIA; REESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE PESSOAL; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PARA REDUÇÃO DE HORAS EXTRAS; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DE SAÍDAS DURANTE O EXPEDIENTE DE FUNCIONÁRIOS; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS E GERENTES; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE SELEÇÃO E ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE LINHAS DE CRÉDITO PARA FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA (ZELADORES, PORTEIROS, VIGILANTES, TELEFONISTAS E AUXILIARES).

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Organização Educacional Farias Brito Ltda, OEFB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A GERÊNCIA COMPREENDE OS SETORES DE RH, SETOR DE PESSOAL, PATRIMÔNIO, TRANSPORTE, SEGURANÇA E ADMINISTRAÇÃO DE SEDES DE TODO A ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL FARIAS BRITO. RESPONSÁVEL PELOS SETORES DE RECEPÇÃO, CONTÍNUOS E MALOTE DO NÚCLEO DE APOIO GERENCIAL. RESPONSÁVEL PELAS NEGOCIAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE CONTRATOS COM CANTINAS, RESTAURANTES CREDENCIADOS, EMPRESAS PARCEIRAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS, COMO DETETIZAÇÃO, ALUGUEL DE CARROS, MANUTENÇÃO DE JARDINS, PRIMEIROS SOCORROS, DENTRE OUTRAS.


Faculdade Farias Brito, FFB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Administrativo e Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PRESIDENTE DA COMISSÃO DO FIES; COORDENADOR GERAL DO PROUNI; MEMBRO DA COMISSÃO DOS PROCESSOS SELETIVOS; COORDENADOR DO PROCESSO DE MATRÍCULA DE ALUNOS NOVATOS E VETERANOS; GERENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO (ENVOLVENDO OS SETORES DE COMPRA, CONTRATAÇÃO E ADMISSÃO, SECRETÁRIA, COBRANÇA, SERVIÇOS GERAIS, AUXILIARES DE LABORATÓRIO, REPROGRAFIA, BIBLIOTECA, RECEPÇÃO/TELEFONIA/PORTARIA/SEGURANÇA, COORDENAÇÕES DE CURSOS E PROFESSORES); RESPONSÁVEL PELAS NEGOCIAÇÕES/AUTORIZAÇÕES DE PAGAMENTOS DOS ALUNOS; PARTICIPOU DA RENOVAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DE PROFESSORES; CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONVÊNIO COM EMPRESAS PARA DESCONTOS NAS MATRÍCULAS E MENSALIDADES DE SEUS FUNCIONÁRIOS/DEPENDENTES NOS CURSOS DA FFB.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PROFESSOR DAS DISCIPLINAS: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES, GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INFORMÁTICA APLICADA, ESTÁGIO SUPERVIONADO PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, ORIENTADOR DE MONOGRAFIAS, ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA, TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO I.


Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, CHESF, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE SISTEMA, Carga horária: 40
Outras informações
CAPACITAÇÃO/TREINAMENTO; DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES; AQUISIÇÃO DE SOFTWARE/HARDWARE; MANUTENÇÃO NOS SISTEMAS; IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE MELHORIAS OPERACIONAIS; IMPLANTAÇÃO/COORDENAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DOS TREINAMENTOS DE INFORMÁTICA BÁSICA NAS REGIONAIS DO CEARÁ E SOBRADINHO/BA; COORDENADOR E FACILITADOR DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE FACILITADORES DE RECURSOS HUMANOS NA REGIONAL DE SOBRADINHO/BA E CEARÁ;

Vínculo institucional

1984 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ENGENHARIA, Carga horária: 40
Outras informações
MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE USINAS, SUBESTAÇÃO DE 13,8KV, 69 KV E 230 KV; MANUTENÇÃO DE SERVIÇOS AUXILIARES; RECEPÇÃO/COMISSIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS; COMISSIONAMENTO E REALIZAÇÃO DE ENSAIOS DO COMPENSADOR ESTÁTICO DA CHESF - FORTALEZA/CE; CAPACITAÇÃO/TREINAMENTO DE TÉCNICOS, MECÂNICOS, ELETRICISTAS E OPERADORES; COORDENADOR DO PROGRAMA 5S E DAS FERRAMENTAS DE QUALIDADES DAS INSTALAÇÃOES DE USINAS E SUBESTAÇÕES; IMPLANTAÇÃO/COORDENAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA 5S NA REGIONAL NORTE; INSTRUTOR DO PROGRAMA DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NAS REGIONAIS DO CEARÁ, PIAUÍ E SOBRADINHO/BA.


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Representante do SINEPE
Outras informações
Membro da Coordenação Institucional do PNAIC - Representante do SINEPE/ES



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2000
MENÇÃO HONROSA, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.
2000
MENÇÃO HONROSA, ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO.
1999
MENÇÃO HONROSA, ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL EVOLUTIVO.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:4
Total de citações:4
OLIVEIRA, J. P.  Data: 25/11/2008

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. P.; SOUTO, M. S. M. L. . COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO CIVIL NECESSÁRIAS PARA ATUAR NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. In: International Conference on Engineering and Technology Education - INTERTECH'2008, 2008, SANTOS. International Conference on Engineering and Technology Education - INTERTECH'2008, 2008.

2.
OLIVEIRA, J. P.; SOUTO, M. S. M. L. . A PREDOMINÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS DE GESTÃO FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS PROFISSIONAIS DO ENGENHEIRO CIVIL: O CASO DAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO CEARÁ. In: XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2007, CURITIBA. XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2007.

3.
OLIVEIRA, J. P.; SOUTO, M. S. M. L. . COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA E OS CURRÍCULOS IMPLANTADOS PELAS UNIVERSIDADES DO CEARÁ. In: XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2005, CAMPINA GRANDE/PB. XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2005.

4.
OLIVEIRA, J. P.; SOUTO, M. S. M. L. . COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA E OS CURRÍCULOS IMPLANTADOS PELAS UNIVERSIDADES DO CEARÁ. In: XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA., 2005, CAMPINA GRANDE. XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA., 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. P.; SOUTO, M. S. M. L. . COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA E OS CURRÍCULOS IMPLANTADOS PELAS UNIVERSIDADES DO CEARÁ. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, J. P.. ESCOLHA PROFISSIONAL. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, J. P.. OS VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, J. P.; RAIMUNDO ROBERTO NOBRE PINHO; SÉRGIO JOSÉ BARBOSA ELIAS. Participação em banca de MICHELLE ALINE MORAIS QUEIROZ.DIFERENCIAÇÃO ESTRATÉGICA DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE NIVEL SUPERIOR DE FORTALEZA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Farias Brito.

2.
OLIVEIRA, J. P.; SÉRGIO JOSÉ BARBOSA ELIAS; ROCHA, R. E. V.. Participação em banca de THIAGO DE OLIVEIRA LIMA.A MELHORIA DO PROCESSO DE CONTAS A RECEBER EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE CEARENSE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Farias Brito.

3.
OLIVEIRA, J. P.; LÍDIA VALESCA BOMFIM PIMENTEL; CATUNDA, ELISABETH L.. Participação em banca de FERNANDA RIBEIRO DE LIMA.PROCESSO DE SUCESSÃO NA EMPRESA FAMILIAR ? ESTUDO DE CASO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Farias Brito.

4.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de ALINE KELLY DIAS MORAIS.A LOGÍSTICA NO SISTEMA DE TRANSPORTE DE CARGAS COMO ELEMENTO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA INTERCARGAS ENCOMENDAS E CARGAS LTDA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

5.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de ARUCÉLIO DE ALMEIDA LIMA.MARKETING DE RELACIONAMENTO: ATENDIMENTO A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES - UM ESTUDO DE CASO NO SINE-IDT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

6.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de MOACIR COSTA DA SILVA.A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO AOS SUPER E HIPERMERCADOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DO CEARÁ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

7.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de GERARDO LUCAS CASSIANO RIOS.MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS EMPRESAS FORTALEZENSES NO SEGMENTO DE AUTOPEÇAS E SERVIÇOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

8.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de FRANCISCO VITOR DE OLIVEIRA PERES.GESTÃO DE PROJETOS: AS VANTAGENS DE SE ULTILIZAR O PMBOK COMO METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

9.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de JOSÉ GILMAR BENTO JUNIOR.FATORES COMPORTAMENTAIS QUE INFLUENCIAM GASTOS EXCESSIVOS EM UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

10.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de JOÃO BAPTISTA DE CARVALHO JUNIOR.ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DO HOTEL SAINT MARTIN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

11.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de JOSÉ AUGUSTO FELIX.A IMPRTÂNCIA DA ANÁLISE DE CRÉDITO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

12.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de FRANCISCO JOSÉ DA SILVA BENTO.MARCAS PRÓPRIAS DE SUPERMERCADOS: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE SUPERMERCADOS DE FORTALEZA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

13.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de ELSA SHIRLENE SILVA COSTA DO NASCIMENTO.MARKETING DE RELACIONAMENTO VOLTADO PARA FACTORING. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

14.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de LARA LOBO MEIRELES.LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL EM FORTALEZA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

15.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de MARKUINERES SAMPAIO DE SOUZA.PLANO DE NEGOCIOS: LABORATÓRIO OFTÁLMICO MARKLAB. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

16.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de PAULO HENRIQUE FRANCO DE OLIVEIRA.ESTÁGIO NA VIDA DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS NA PRÁTICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

17.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de ANTÔNIA ALEXANDRA DE MENEZES MARQUES.RESPONSABILIDADE SOCIAL - A PERCEPÇÃO DO VOLUNTÁRIO NA PRÁTICA DAS AÇÕES SOCIAIS EM UMA ONG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

18.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de FLAVIO SABINO DOS SANTOS JUNIOR.PLANO DE NEGÓCIOS: GRANJA FLAVIO SABINO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

19.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de JOSÉ WILDERLAN LIMA DA SILVA.A IMPORTÂNCIA DOS MANUAIS NA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

20.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de ANA CAROLINE MENDONÇA VASCONCELOS.ESTUDO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DA AVENIDA MONSENHOR TABOSA - FORTALEZA/CE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

21.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de ADRIANA RODRIGUES DA ROCHA.PRÁTICAS DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO:ESTUDO DE CASO DE MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA CNR PROMOTORA DE VENDAS LTDA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

22.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de MARIA JULIANA RODRIGUES PINHEIRO FERREIRA.A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO RELACIONAMENTO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

23.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de JÓRIO LÚCIO SANTOS SALES.TERCERIZAÇÃO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA INTERTEK DO BRASIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

24.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de THEREZA KARLA FERNANDES DE OLIVEIRA.A SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO: OS ATRIBUTOS MAIS IMPORTANTES NA VISÃO DOS GESTORES DE RECURSOS HUMANOS NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

25.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de FAUZIER FROTA ALVES LOPES.A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS PESSOAIS NA MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA: UM ESTUDO DE CASO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

26.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de SANDRA ELIS BEZERRA RIBEIRO LIMA.SERVIÇOS BANCÁRIOS PARA UNIVERSITÁRIOS: COMPARATIVO DE SATISFAÇÃO ENTRE UM BANCO PÚBLICO E UM BANCO PRIVADO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

27.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de AFRÂNIO DE PAULA BATISTA SOBRINHO.PLANO DE NEGÓCIO DA EMPRESA DE PUBLICIDADE ON-LINE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

28.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de LUIZ ROBERTO DA SILVA.TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O COMÉRIO ELETRÔNICO: GRAU DE UTILIZAÇÃO DESTA FERRAMENTA POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

29.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de MAX NEY OLIVEIRA PASCOAL.SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO X ENGENHARIA SOCIAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

30.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de JOSÉ DELANES DE MORAIS MOURA.GESTÃO DA QUALIDADE: ANÁLISE E PROPOSTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE ATENDIMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE REBOQUE, SOCORRO MECÂNICO E ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL ? ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA EMPRESA DO CEARÁ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

31.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de SAMYA PAULO HOLANDA.SÃO UNO PINK NÃO VENDE. POR QUE O INSUCESSO DAS VENDAS?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

32.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de LUSIANE BATISTA DE ALMENDRAS.FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES A UM HOSPITAL INFANTIL: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL INFANTIL EM FORTALEZA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

33.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de RICARDO PINHEIRO.RESISTÊNCIA PRA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: ESTUDO DE CASO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

34.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de FRANCISCA MARIA DA SILVA.POLÍTICA DE ANÁLISE DO RISCO DE CRÉDITO COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR RESULTADO: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE CD´S NO NORDESTE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

35.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de JEOVERANIA LOPES ABREU VERAS.ACIDENTES DE TRABALHO EM EMPRESAS DO SETOR DIVREIRO: ESTUDO DE CASO NA VIDRAÇARIA X ? FORTALEZA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

36.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de MANOEL MIRTON ALVES.A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA EM UMA EMPRESA DE ALIMENTOS: ESTUDO DE CAOS DA CARAMURU ALIMENTOS S/A. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

37.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de GLAUBA RAPHAELA TAVARES MOURA.EXPECTATIVAS E SATISFAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS QUANTO AO MERCADO DE TRABALHO: ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DO 8º. DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA FACE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

38.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de CONCEICÃO DE MARIA XAVIER NOBRE.VIABILIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA X. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

39.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de MAIRLA GURGEL BASTOS.ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA INTERFACA E USABILIDADE DE SOFTWARE OPERACIONAL, SOB A ÓTICA DE CLIENTES DE UMA SEGURADORA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

40.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de ROSIANE DE SOUSA BEZERRA.MARKETING PESSOAL PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

41.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de CARLOS JOSÉ SAMPAIO DE ARAÚJO.SISTEMAS DE GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA METALÚRGICA DO ESTADO DO CEARÁ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

42.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de CLEIA ANTONIA REBOUÇAS PESSOA.A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UNIVERSIDADE CORPORATIVA DE UMA EMPRESA DO TERCEIRO SETOR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

43.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de FLORISVALDO BATISTA DE MELO FILHO.IDENTIFICANDO O NIVEL DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO COMO FATOR DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES ? ESTUDO DE CASO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

44.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de FRANCISCA ALINE TAVARES.A IMPORTANCIA DA MOTIVAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

45.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de FRANCISCA MARLENE LINHARES DE SOUSA.MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO BASE ESTRATÉGICA DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: ESTUDO DE CASO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

46.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de JONAS LINNE.PLANO DE NEGÓCIO DE UMA EMPRESA DE COMERCIO E INSTALAÇÃO DE VOIP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

47.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de JURANDIR MOREIRA DE MATOS.INFLUÊNCIA DE UM PROCESO DE REENGENHARIA NOS NÍVEIS DE SATISFAÇAO E MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA SEFAZ-CE.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

48.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de MARIA DECY VERÍSSIMO.A IMPORTANCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NA GESTÃO COMPETITIVA: O CASO DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ ? SEFAZ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

49.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de TARCIA DE LIMA MENEZES.LOGISTICA NA INDUSTRIA TEXTIL CEARENSE: UM ESTUDO DE CASO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO.

50.
OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de IOLÁ REIS DE SOUSA.MARKETING NA HOTELARIA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - FACULDADE EVOLUTIVO.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONGRESSO DAS IUS - INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS. 2013. (Congresso).

2.
IV ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DA REDE SALESIANA DE ENSINO. 2013. (Encontro).

3.
SEMINÁRIO SOBRE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS GERADOS PELA COPA 2014 E OLIMPÍADAS 2016. 2013. (Seminário).

4.
19a. EDUCAR - FEIRA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2012. (Congresso).

5.
Congresso de Gestores da Educação. 2012. (Congresso).

6.
Congresso Expomanagment. 2012. (Congresso).

7.
III Encontro Nacional de Gestores da Rede Salesiana. 2012. (Encontro).

8.
Congresso Expomanagment. 2011. (Congresso).

9.
CONGRESSO EXPOMANAGMENT. 2009. (Congresso).

10.
ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS DO MEC. 2009. (Encontro).

11.
CONGRESSO EXPO MANAGMENT. 2008. (Congresso).

12.
ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS DO MEC. 2008. (Encontro).

13.
CONGRESSO EXPO MANAGMENT. 2007. (Congresso).

14.
XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA. ? A PREDOMINÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS DE GESTÃO FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS PROFISSIONAIS DO ENGENHEIRO CIVIL: O CASO DAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO CEARÁ. 2007. (Congresso).

15.
CONGRESSO EXPO MANAGMENT. 2005. (Congresso).

16.
ENCONTRO DE ADMINISTRADORES, DIRIGENTES E PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO. 2005. (Encontro).

17.
I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. 2005. (Seminário).

18.
XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA. ? COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA E OS CURRÍCULOS IMPLANTADOS PELAS UNIVERSIDADES DO CEARÁ. 2005. (Congresso).

19.
ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS DO MEC. 2004. (Encontro).

20.
XXI ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DO NORDESTE. 2004. (Encontro).

21.
10o. EDUCADOR - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2003. (Congresso).

22.
1o. CONGRESSO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2003. (Congresso).

23.
CONGRESSO EXPO MANAGMENT. 2003. (Congresso).

24.
5o. ENCONTRO NACIONAL DE ESTÁGIO. 2002. (Encontro).

25.
I CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE DIREITO EDUCACIONAL. 2002. (Congresso).

26.
8o. EDUCADOR - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2001. (Congresso).

27.
CONGRESSO EXPO MANAGMENT. 2001. (Congresso).

28.
IV JORNADA EVOLUTIVO DE EDUCAÇÃO. 2001. (Congresso).

29.
JORNADA EVOLUTIVO.ESCOLHA PROFISSIONAL. 2001. (Encontro).

30.
JOVEM 2001. 2001. (Encontro).

31.
4o. INFOEDUCAR. 1999. (Encontro).

32.
6o. EDUCADOR - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 1999. (Congresso).

33.
I CONGRESSO ESTADUAL DE SECRETARIADO. OS VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO. 1999. (Congresso).

34.
JORNADA EVOLUTIVO.OS VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO. 1999. (Encontro).

35.
5o. EDUCADOR - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Italo Cavalcante Almeida. A percepção dos clientes quanto à utilização dos canais alternativos de uma agência bancária. - Estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

2.
EVELINY CASTELO BRANCO. IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA EMPRESA HOTELEIRA DE PEQUENO PORTE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

3.
DANIELE PEREIRA CASTRO. QUALIDADE DE ATENDIMENTO COMO FORMA DE DIFELIZAÇÃO DE CLIENTES: ESTUDO DE CASO FOCADO NO SETOR DE SAÚDE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

4.
ANA CÉLIA DE SOUZA LIMA. SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CONSUMO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

5.
MIRLENE CONRADO AGUIAR. MARKETING DE RELACINAMENTO COMO INSTRUMENTO D RETENÇÃO DE CLIENTES: ESTUDO DE CASO DA CDL FORTALEZA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

6.
CÍCERO DAVI ARRAIS PINHEIRO. ESTUDO DA REESTRUTURAÇÃO DA PRKOTORA DE CRÉDITO ASM PARA MELHOR ATENDIMENTO E DIFERNCIAÇÃO NO MERCADO DE FORTALEZA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

7.
ANDERSON SOARES ARAÚJO. COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ADMINISTRADOR NA VISÃO DOS ALUNOS DAS FACULDADES PARTICULARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE FORTALEZA/CE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

8.
DANYEL CAVALCANTE DE ARAÚJO. SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR DE GLP DA ÁREA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA DANTE GÁS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

9.
HENRIQUE SÉRGIO ALVES SIMPLÍCIO. AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS QUE ATUA COMO RECRUTADOR E SELECIONADOR DE PESSOAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

10.
FRANCISCO RÔMULO COSTA MESQUISTA. GERENCIAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE: UM ESTDUO DE CASO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

11.
JOSÉ COLARES FEITOSA NETO. ANÁLISE DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES E A QUALIDADE DOS PRODUTOS DA HIDROFLEX COMÉRCIO SERVIÇOS ? ESTUDO DE CASO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

12.
NAJARA DE LIMA HOLANDA MORAIS. INSATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM FUNÇÃO DO TEMPO EXCESSIVO GASTO NAS FILAS: ESTUDO DE CASO EM UM BANCO PRIVADO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

13.
ROSEMARY OLIVEIRA DE LIMA. EMPORWERMENT: UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE EVENTOS NA CIDADE DE FORTALEZA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

14.
FRANCISCO WELLINGTON PEREIRA DA SILVA. VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO ALTERNATIVO A FIM DE OTIMIZAR O ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

15.
ANNA KAROLINE FERREIRA LIMA. TERCEIRIZAÇÃO ? VANTAGENS E DESVANTAGENS NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO FOCADO NO CENTRO DE SAÚDE MEIRELES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

16.
JOCERLAN G. DA SILVA JÚNIOR. ROTATIVIDADE: ESTUDO DE CASO FOCADO NO SETOR OPERACIONAL DE UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS ? FORTALEZA/CE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

17.
MÁRCIA MARIA DA SILVA MACIEL. AS CONTRIBUIÇÕES PROVENIENTES DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA FACULDADE EVOLUTIVO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

18.
ELIZIARIA TARGINO DA SILVA. ANALISE DAS AMEAÇAS E OPORTUNIDADES DE PRIVATIZAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA PÚBLICA: ESTUDO DE CASO DO BEC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

19.
FRANCISCO JOSÉ PARENTE. ESTRESSE NO TRABALHO DO PROFESSOR: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO. UM ESTUDO DE CASO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA FACE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

20.
ANTONIO GLADSON ARAGÃO ALVES. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING: ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE BEBIDAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

21.
JÚLIA GARDÊNIA MAGALHÃES. ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS PARA ATUAR EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NA ÁREA DE SAÚDE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

22.
MARCUS AURÉLIO CIDRÃO C. MOTA. AVALIANDO O CLIMA ORGANIZAÇÃO DA ELETRÔNICA AMOR LTDA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

23.
ANA PAULA LOPES DA SILVA. SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: CRIANDO VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

24.
ANÍZIO CARLOS. COMÉRCIO ELETRÔNICO: UMA PERSPECTIVA DE SUCESSO PARA AS ORGANIZAÇÕES NA ERA DIGITAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

25.
ARISTÓTELES TEIXEIRA JUNIOR. AMPLIAÇÃO DE MERCADO: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA PHOENIX EQUIPAMENTOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.

26.
FABIOLA DA PENHA FREIRE. A TI APLICADA NA EMPRESA COMO FORMA DE SE OBTER VANTAGEM COMPETITIVA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE EVOLUTIVO. Orientador: José Pereira de Oliveira.




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