Carlos Sérgio de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 31/05/2018


Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS (Campo Grande,2015). Pós-Graduação em Docência Superior pela Universidade Gama Filho. Graduação em Matemática pela Universidade de Rio Verde (2005) e Pedagogia pela UNIUBE (2013). Professor da Rede Municipal do 4º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Professor da Universidade de Rio Verde - UniRV no curso de Pedagogia, nas disciplinas: Estágio Supervisionado, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos metodológicos I, II e III, Sociologia da Educação, Supervisão Escolar II e Fundamentos da Educação Infantil II. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores GEPEEC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Sérgio de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
NENHUMA;Oliveira, C. S.

Endereço


Endereço Profissional
SECRETARIA MUNICIPAL DE DUCAÇÃO.
RUA JOAQUIM FONSECA
ODÍLIA
75908730 - Rio Verde, GO - Brasil
Telefone: (64) 84340240


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em educação.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Campo Grande, UEMS, Brasil.
Título: Pró-Letramento em Ação: A Formação Continuada de Professores para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Rio Verde-GO,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Vilma Miranda de Brito.
Palavras-chave: Formação docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2018
Especialização em andamento em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. (Carga Horária: 400h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2006 - 2007
Especialização em DOCÊNCIA SUPERIOR. (Carga Horária: 420h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR.
Orientador: DENISE WERNECK DE PAIVA.
2012 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: Reflexão da Avaliação no Ensino Superior - Da classificação ao diagnóstico.
Orientador: Patrícia Wand Del Rey de Oliveira Amaral.
2001 - 2005
Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Título: PASTA DE ESTÁGIO.
Orientador: ARIOVALDO RESENDE.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso de Formação de Gestores: Gestão Democrática. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde - GO, SMEEL, Brasil.
2011 - 2011
Competências Básicas. (Carga horária: 40h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2009 - 2010
Pró-Letramento. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2009
PRÓ-LETRAMENTO. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Metodologia de Educação Sexual na Infância. (Carga horária: 8h).
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Multiplicadores do Projeto Educar.... (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde - GO, SMEEL, Brasil.
2008 - 2008
Interdisciplinaridade e Planejamento Integrado. (Carga horária: 40h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
Construindo Possibilidades. (Carga horária: 60h).
Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde - GO, SMEEL, Brasil.
2006 - 2006
A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA. (Carga horária: 300h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2006 - 2006
As palavras e suas classes: nomes. (Carga horária: 50h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2006 - 2006
As palavras e suas classes: verbo. (Carga horária: 50h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2006 - 2006
O Trabalho em grupos diversificados. (Carga horária: 300h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


EMEF Maria Brígida da Fonseca, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PIV, Carga horária: 30


ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO GOMES DE LIMA, AGL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PIV, Carga horária: 60


Faculdade Almeida Rodrigues, FAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Docente do curso de Pedagogia trabalhando as seguintes disciplinas: Matemática - Conteúdo e Metodologia I Matemática - Conteúdo e Metodologia II

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR PIV, Carga horária: 40


EMEF Nusa Machado, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40


EMEF - Rosalina Borges, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 30


EMEF Dona Josefina, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 30


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Voluntário

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Formador do programa de formação continuada - PNAIC.


Universidade de Rio Verde - UniRV, UNIRV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Assessor pedagógico, Carga horária: 20


Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Grupo de estudo, pesquisa e extensão em ensino de ciências e formação de professores - GEPEEC
Descrição: Pretende-se com a criação do GEPEEC seja constituído uma rede de diálogos e produção nessa área do conhecimento com a participação de pesquisadores que trabalham em vários domínios do campo da Pesquisa em Educação em Ciências, como por exemplo: a) docentes de áreas específicas do Departamento de Educação Biólogos, Físicos e Químicos; b) pesquisadores e professores que tenham formação básica em Física, Química e Biologia e atuem na Educação Básica e na Educação Superior com Ensino de Ciências; c) Sociólogos, Psicólogos, Filosófos, Pedagogos dentre outros profissionais que direta e indiretamente trabalhem com interdisciplinaridade, e na compreensão das diversas relações sociais, tecnológicas, psicológicas, etc. envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes escolares e não escolares; d) Comunidade geral que se aproxime da temática. Objetivos Fomentar e desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão destinadas ao Ensino de Ciências; Promover ações com pesquisa ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
EU TÔ VOLTANDO PRÁ CASA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, INICIANTES NA DOCÊNCIA.
Descrição: Descrição: O presente projeto origina-se da sistematização de estudos dos pesquisadores envolvidos e de preocupações voltadas à qualificação da prática docente de professores que se iniciam na docência, aos desafios e dilemas mais frequentes que esses professores enfrentam no aprender a articular seus saberes disciplinares à realidade do cotidiano, a gestão da sala de aula, a refletir sobre sua prática e outras questões que ficam no entorno da ação docente institucional. Mais do que preocupações, este tem sido o foco de um grupo de pesquisadores oriundos de experiências anteriores de investigação/formação, dentre elas o projeto intitulado, Diálogos e acompanhamento: itinerários para a formação de professores iniciantes no Estado de Mato Grosso do Sul, desenvolvido no período de 2011 a 2013, com financiamento da FUNDECT. Este projeto de pesquisa anuncia em seu título um movimento de retorno, isso porque pretende trabalhar com alunos egressos do curso de Pedagogia com o objetivo de construir diálogos que articulem teoria e prática na formação inicial e no exercício inicial da profissão docente, por meio de acompanhamento pedagógico e pretende investigar a docência na educação básica, ou seja, o professor que atua na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em dois vieses: a formação inicial, tendo como sujeitos os acadêmicos, aqui denominados residentes, e professores iniciantes egressos dos Cursos de Pedagogia das IES: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Os egressos devem atuar preferencialmente, na rede pública municipal, já que esta rede estabeleceu parcerias anteriores com o grupo de pesquisadores e já se mostrou interessada em dar continuidade, por meio deste projeto. O intuito é de compreender os processos de aprendizagem da profissão, ou seja, a articulação que se realiza entre a formação inicial e o desenvolvimento profissional desse egresso. A intencionalidade política do objeto proposto deve ser entendida na perspectiva social de sua totalidade, dada a sua importância alçada no âmbito das políticas públicas educacionais, tratada como direito social, ao mesmo tempo em que busca superar o estágio das iniciativas individuais para o aperfeiçoamento próprio entre teoria e prática no espaço coletivo. Além de direito social dos iniciantes na profissão docente, as instituições públicas também enfrentam situações difíceis no momento das chamadas dos concursos, já que muitos docentes iniciantes pedem exoneração assim que surgem os primeiros desafios na sala de aula, por sentirem-se solitários e despreparados no enfrentamento da complexidade exigida pela ação docente. Na América e Europa, vários países buscam a solução para esse problema e já adotaram políticas públicas de acompanhamento aos professores iniciantes, fato este comprovado por ocasião do III Congresso Internacional sobre professorado principiante e inserción profisional a la docência, realizado em Santiago do Chile, no período de 29 a 02 de março de 2012. A participação nesse congresso nos permitiu, além de socializar nossas produções teóricas, resultantes de pesquisa, conhecer as pesquisas, os avanços e dificuldades das propostas em andamento nos diferentes países. Esses estudos nos incentivaram a criar esta proposta de pesquisa, que visa no Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente no município de Campo Grande, uma ação investigativa que apresente condições de discutir a realidade do professor iniciante, o contexto de sua formação e os desafios encontrados no exercício da docência...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (6) .
Integrantes: Carlos Sérgio de Oliveira - Integrante / Eliane Greice Davanço Nogueira - Coordenador / Ana Paula Gaspar Melim - Integrante / Ordália Alves de Almeida - Integrante / Guilherme do Val Toledo Prado - Integrante / Leny Rodrigues Martins teixeira - Integrante / Celi Corrêa Neres - Integrante / Flavinês Rebolo - Integrante / Marta Regina Brostolin - Integrante / Gisela de Moura Bluma Marques - Integrante / Vima Miranda de Brito - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
NENHUMA. Pró-Letramento em ação: A formação continuada de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do esnino fundamental de Rio Verde-GO. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NENHUMA. Pró-Letramento: O que pensam as professoras cursistas sobre o programa?. In: EDUCERE 2016, 2015, Curitiba. Pró-Letramento: O que pensam as professoras cursistas sobre o programa?, 2015.

2.
NENHUMA. Pró-letramento: o que pensam as professoras cursistas sobre as contribuições do programa?. In: EDUCERE 2015, 2015, Curitiba. Pró-letramento: o que pensam as professoras cursistas sobre as contribuições do programa?, 2015.

3.
Oliveira, C. S.. O IMPACTO DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO. In: VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2013, Uberlândia - MG. O IMPACTO DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO.

4.
NENHUMA. Pró-Letramento em ação: um novo olhar do ensino da matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental através do lúdico. In: I encontro de educação em ciências e matemática, 2012, Uberlândia. Pró-Letramento em ação: um novo olhar do ensino da matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental através do lúdico, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira, C. S.. PRÓ-LETRAMENTO EM AÇÃO: UM NOVO OLHAR DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO LÚDICO. In: I Encontro de Educação em Ciências e Matemática, 2012, Uberlândia. I Encontro de Educação em Ciências e Matemática, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
NENHUMA. Pró-Letramento em ação: a formação continuada de professores nos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de matemática a partir de narrativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Oliveira, C. S.. Formação de professores: Um novo olhar do ensino de matemática através do lúdico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NENHUMA. 2º Encontro do PIBID. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
NENHUMA. O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. 2018. .

2.
Oliveira, C. S.. Formação Docente dos Anos Iniciais. 2014. .

3.
NENHUMA. O ensino de matemática na perspectiva do letramento.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Oliveira, C. S.. Oficinas de Matemática: Jogos em sala de aula. 2012. .

5.
Oliveira, C. S.. Prova Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Oliveira, C. S.. Matemática Lúdica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Oliveira, C. S.. Como trabalhar matemática do 1º ao 5º ano. 2011. .

8.
NENHUMA; OLIVEIRA, C. S. . Resolução de Problemas na Educação Infantil. 2011. (Palestra).

9.
Oliveira, C. S.. Prova Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. L. S. E.; SILVA, F. C. F.; NENHUMA. Participação em banca de Dulcivane Aparecida T. G. Nogueira..A avaliação na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

2.
NENHUMA; SANTANA, F. P.; SILVA, F. C. F.. Participação em banca de Schirle Aparecida Arantes Carvalho.A importância da intervenção do coordenador pedagógico para o bom andamento das atividades escolares que visam o desenvolvimento integral e crítico do aluno.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

3.
NENHUMA; BORGES, M. S.; SILVA, F. C. F.. Participação em banca de Luana Amaral Santos.A importância da literatura na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

4.
NENHUMA; FAGUNDES, F.; CERQUEIRA, C. P.. Participação em banca de Tirza Mariene Ferreira da Silva.A importância do professor de educação infantil e sua identidade.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

5.
NENHUMA; SANTANA, F. P.; SILVA, F. C. F.. Participação em banca de Dayane Ribeiro Oliveira.Brinquedo e brincadeiras na educação infantil: algumas aproximações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO. 2017. (Congresso).

2.
29º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO. A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA. 2017. (Congresso).

3.
29º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO. CONTEXTUALIZANDO O LIVRO LITERÁRIO NA ALFABETIZAÇÃO. 2017. (Congresso).

4.
1º encontro do Prodocência: palestra Caçador de mim e oficinas da UniRV. 2015. (Encontro).

5.
Educere 2015. Pró-Letramento: O que pensam as professoras cursistas sobre o programa?. 2015. (Congresso).

6.
Educere 2015. 2015. (Congresso).

7.
Encontro pedagógico da Universidade de Rio Verde. 2015. (Encontro).

8.
Encontro Pedagógico de formação de professores. 2015. (Encontro).

9.
VI Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores. 2015. (Encontro).

10.
36ª Reunião Nacional da ANPEd. 2013. (Congresso).. 2013. (Congresso).

11.
V Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e I Seminnário ANPAE - MS.PRÓ-LETRAMENTO EM AÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS. 2013. (Encontro).

12.
VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políitcas Educacionais no Tempo Presente.O IMPACTO DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO. 2013. (Simpósio).

13.
1º Encontro das Licenciaturas e 1º Encontro do PIBID do Susdoeste Goiano. 2012. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorrana Soares. A influência dos jogos nas aulas de matemática na Educação Infantil. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edna Nascimento Silva. / Lucilene Vieira de Moura. A importância da psicomotricidade na Educação Infantil.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Gestão Escolar) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Carlos Sérgio de Oliveira.

2.
Katiucia Machado Ferreira/ Tatiane de Aquino Pinto.. A ludicidade no processo de alfabetização e letramento.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Gestão Escolar) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Carlos Sérgio de Oliveira.

3.
Magali Aparecida de Almeida Sousa/ Nilva Aparecida dos Reis. A criança autista no contexto do processo de aprendizagem.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Gestão Escolar) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Carlos Sérgio de Oliveira.

4.
Luciane Gomes Coelho/ Magda Mara Mendonça.. O uso do laboratório de informática e os professores no processo de ensino aprendizagem.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Gestão Escolar) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Carlos Sérgio de Oliveira.

5.
Josely Mendes de Oliveira. A Importância do Brinquedo e do Lúdico no Ensino da mtemática na Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Carlos Sérgio de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorrana Soares Gomes Freitas. A influência dos jogos nas aulas de matemática na educação infantil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues. Orientador: Carlos Sérgio de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NENHUMA. Pró-Letramento em ação: a formação continuada de professores nos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de matemática a partir de narrativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Oliveira, C. S.. Formação Docente dos Anos Iniciais. 2014. .

2.
NENHUMA. O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. 2018. .




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