Maria Ines Batista Barbosa Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4053303990377528
  • Última atualização do currículo em 29/08/2017


Possui graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Estácio de Sá (1982), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Desenvolvimento da Criança pela Universidade Técnica de Lisboa (2003). Atualmente é professora da Graduação e Pos Graduação do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e da Graduação da Universidade Veiga de Almeida. Fonoaudióloga do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, desenvolvimento, fonoaudiologia, educação inclusiva e educação especial e produção de material audiovisual. Uma das organizadoras do Livro Educação Especial e Inclusão Social pela editora WAK. Cursando doutorado no Núcleo de Tecnologia Educacional -Nutes/UFRJ com pesquisa vinculada ao laboratório de video Educativo -LVE (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Ines Batista Barbosa Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, M. I. B. B.;Maria Barbosa Ramos;Maria Inês Batista Barbosa Ramos;Ramo,M.I.B.B;RAMO, M. I. B. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Rua das Laranjeiras 232
Laranjeiras
22240001 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22857284
URL da Homepage: WWW.INES.GOV.BR


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho.
2010 - 2013
Mestrado em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Video Educativo em LIBRAS,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho.
2001 - 2003
Mestrado em Desenvolvimento da Criança.
Universidade Técnica de Lisboa, UTL, Portugal.
Título: Ainterferencia do brinquedo sonoro na atividade exploratoria da criança de 0 a 2 anos incompletos,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Antonio Prista.
Palavras-chave: Brinquedo Sonoro; Atividade Lúdica; Desenvolvimento.
1994 - 1996
Especialização em Fonoaudiologia. (Carga Horária: 500h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Comparação do compartamento motor entre crianças a terno e pre termo no segundo semesntre de vida.
Orientador: Marcia Pedromonico.
1984 - 1985
Especialização em PSICOMOTRICIDADE.
Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, IBMR, Brasil.
Título: A relação mãe bebê durante a amamentação.
1982 - 1983
Especialização em Fonoaudiologia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: A importancia do fonoaudiologo no desenvolvimento da criança surda.
Orientador: Stella Steling.
1978 - 1982
Graduação em FONOAUDIOLOGIA.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Aprendizado Colaborativo. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Hermínio da Silveira, UNI-IBMR, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Capacitação de Professores para EAD. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Veiga de Almeida, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudiologa, Carga horária: 30


Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, IBMR, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor


Moacyr Sreder Bastos, MSB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2009
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora



Projetos de extensão


2012 - 2013
Ouvindo Imagens
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Ines Batista Barbosa Ramos - Integrante / Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho - Coordenador / Alline Mendes Tavares da Silva - Integrante / Denise Pires de Andrade - Integrante / Dayane Calixto Cavalcante - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
Tradução do manual do aluno para Libras - Acessibilidade na Universidade
Descrição: O projeto tem por objetivo tornar acessível ao aluno surdo o manual do aluno. Neste manual encontram-se os direitos e deveres do estuando dentro da Universidade, alem de informações sobre a própria Universidade. O trabalho esta sendo feito por dois alunos de IC..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Ines Batista Barbosa Ramos - Coordenador / Caique Elias - Integrante / Mateus Delmar - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Espaço (Rio de Janeiro. 1990)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2010
Moção, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2007
Diploma de Honra ao mérito pelo trabalho" Acompanhamento de uma criança no primeiro ano de vida-uma proposta de avaliação sistemica do desenvolvimento cognitivo para atendimento primário., Sociedade Brasileira de psicomotricidade.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMO, M. I. B. B.2014RAMO, M. I. B. B.; REZENDE FILHO, L. A. C. . Vídeo em Libras: um estudo sobre produção e consumo de material audiovisual para a educação de surdos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 142-158, 2014.

2.
SILVA, E. J. C.2006SILVA, E. J. C. ; LLERENA JR, Juan Clinton ; RAMOS, M. I. B. B. . Diagnóstico e Intervenção Precoce na Surdez. Saúde, Sexo e Educação, v. 39, p. 55-59, 2006.

3.
RAMOS, M. I. B. B.2005 RAMOS, M. I. B. B.; SILVA, E.J.C. ; BRIARD,M.I. ; MARCELINO,T. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS. Temas sobre Desenvolvimento, v. 36, p. 57-62, 2005.

4.
RAMOS, M. I. B. B.2005 RAMOS, M. I. B. B.; PRISTA,P. ; SOALHEIRO,M. . A interferência do brinquedo sonoro na atividade exploratória de crianças na faixa etária de 1 a 2 anos?. Temas sobre Desenvolvimento, v. 14, p. 26-31, 2005.

5.
RAMOS, M. I. B. B.2004 RAMOS, M. I. B. B.; Manhães ; LLERENA JUNIOR, J. ; BARBOSA, M.C.M. ; ZLOT,R. ; PINTO,R.C.H.N. ; MAIA.R.C. . DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PRECOCE DA SURDEZ? avaliação de resultados preliminares em 198 surdos entre 0-3 anos ( Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES). Saúde, Sexo e Educação, v. 39, p. 55-59, 2004.

6.
RAMOS, M. I. B. B.2002 RAMOS, M. I. B. B.; Valle ; Manhães ; Viola ; CAMPELLO, M. ; Rude.T. . Desenvolvimento da Linguagem e da Audição. SÉRIE AUDIOLOGIA, v. 4, p. 28-43, 2002.

7.
RAMOS, M. I. B. B.1998 RAMOS, M. I. B. B.; Ednea ; Soares . A fonoaudiologia numa proposta bilingue. Espaço (INES), v. 10, p. 74-75, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAMOS, M. I. B. B.; MATTOS,C.A.F. (Org.) . PSICOMOTRICIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIAL. 2. ed. RIO DE JANEIRO: WAK, 2007. 286p .

Capítulos de livros publicados
1.
Maria Ines Barbosa Ramos ; Gomes, Anangelica ; RAMOS, M. I. B. B. . Prematuridade e surdez materna:uma proposta de intervenção para a construção do vínculo afetivo mãe-bebê. In: Denise Carvalho Barbosa; Érika Parlato-Oliveira. (Org.). Psicanálise e Clínica com bebês: Sintoma, tratamento e interdisciplina na Primeira Infância. 1,ed.São Paulo: Instituto Langage, 2010, v. 1, p. 170-180.

2.
RAMOS, M. I. B. B.; SILVA, E.J.C. . As marcas do diagnóstico e a importância da intervenção precoce. In: MARIA INÊS BARBOSA RAMOS; CARLOS ALBRTO FERREIRA DE MATTOS. (Org.). PSICOMOTRICIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIAL. 1ed.RIO DE JANEIRO: WAK, 2007, v. , p. 41-48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, M. I. B. B.. Produção de Midias: A linguagem Imagética na Educação. In: Forum, Permanente de Educação, Linguagem e Surdez, 2010, Rio de Janeiro. Fórum (Rio de Janeiro. 2000). Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2010. v. 22.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Maria Barbosa Ramos; Rezende, L. A.C. ; Wagner Gonçalves Bastos . Modes of Address for Health Education Video Produced for Deaf Education. In: XVII IOSTE SYMPOSIUM, 2016, Braga/Portugal. Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World. Braga/Portugal: universidade do Minho, 2016. p. 128.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Sá, M.B. ; Pereira, M.V.da Silva ; RAMOS, M. I. B. B. . Ensino de Ciencias em canais educativos do youtube. In: 5º Coloquio de Midia e Educação, 2016, Rio de Janeiro. LIVRO DE RESUMOS DO 5º Coloquio de Pesquisa de Midia e Educação, 2016. p. 13-13.

2.
Rezende, L. A.C. ; ARAUJO, J. C. ; ANDRADE, D. P. ; SILVA, A. M. T. ; RAMOS, M. I. B. B. ; CAVALCANTE, D. C. . Ouvindo Imagens:Produção e Recepção Audivisual em uma Proposta de Educação Inclusiva. In: 4ª Semana de Integração Academica da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. ANAIS DO 10º Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. p. 290-290.

3.
RAMOS, M. I. B. B.; Gomes, Anangelica . Acompanhamento de uma criança no primeiro ano de vida-uma proposta de avaliação sistêmica do desenvolvimento cognitivo para atendimento primário. In: 10º Congresso Brasileiro de Psicomotricidade, 2007, Fortaleza. " Interfaces da Psicomotricidade", 2007. v. 1. p. 466-468.

Apresentações de Trabalho
1.
Pereira, M.V.da Silva ; Sá, M.B. ; RAMOS, M. I. B. B. . Ensino de Ciências em Canais de Videos Educativos do YOUTUBE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Maria Barbosa Ramos. Por onde andam os alunos formados pelo NUTES e da area de Ciencias e Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RAMOS, M. I. B. B.; Gomes, Anangelica . Prematuridade e surdez materna - construção do vinculo afetivo -uma proposta de intervenção primária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RAMOS, M. I. B. B.. Como detectar sinais de sofrimento no 1º ano de vida -ponto de vista da clinica fonoaudiologica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RAMOS, M. I. B. B.. Criando laço na diferença. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RAMOS, M. I. B. B.. O envelhecer:ontem,hoje e amanhã. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RAMOS, M. I. B. B.. Oralidade o que é esperado e psicopatologias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RAMOS, M. I. B. B.. A surdez associada a outros comprometimentos:um desafio para a educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Gomes, Anangelica ; RAMOS, M. I. B. B. . Acompanhamento de uma criança no primeiro ano de vida-uma proposta de avaliação sistemica do desenvolvimento cognitivo para atendimento primario. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RAMOS, M. I. B. B.. Diagnostico e Intervenção Precoce na Surdez. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RAMOS, M. I. B. B.. Integração entre os Cursos de Graduação e Pós-Graduação do UNI IBMR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RAMOS, M. I. B. B.. Mesa redonda ?A Criança com Necessidades Especiais, Inclusão Escolar e Social?, com o tema ?Deficiência Auditiva?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
RAMOS, M. I. B. B.. Estudos Clínicos e Epidemiológicos em 133 Alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RAMOS, M. I. B. B.. Surdez ? Um Estudo Clinico e Epidemiológico numa Escola Inclusiva no Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
RAMOS, M. I. B. B.. Interferência do Brinquedo Sonoro na Atividade Exploratória de Crianças na Faixa Etária de 1 a 2 Anos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
RAMOS, M. I. B. B.. Intervenção Precoce. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
RAMOS, M. I. B. B.. Diagnostico e Intervenção na Deficiência Auditiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
RAMOS, M. I. B. B.. Atendimento do bebê no ambulatório de segmento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
RAMOS, M. I. B. B.. Células Tronco ? Aplicações atuais e futuras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
RAMOS, M. I. B. B.. Mesa de Conferencia Internacional ? Conseqüências da Privação Auditiva no Processo Evolutivo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
RAMOS, M. I. B. B.. Pôster -Estudo Clinico e Epidemiológico da Surdez em um Centro de Referência Nacional (INES-RJ). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
RAMOS, M. I. B. B.. A Pesquisa no IBMR: Estudo Clínico Epidemiológico da Deficiência Auditiva em alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
RAMOS, M. I. B. B.. Psicomotricidade e Educação Especial. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
RAMOS, M. I. B. B.. Psicopedagogia e Psicomotricidade na Educação Especial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
RAMOS, M. I. B. B.. Interface no Atendimento do PC. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
RAMOS, M. I. B. B.. A Fonoaudiologia na Assistência Materno-Infantil ? Pesquisa em Campo Grande. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
RAMOS, M. I. B. B.. Triagem Auditiva Neonatal ? Projeto Piloto com Equipe Multidisciplinar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
RAMOS, M. I. B. B.. Importância do Pediatra na Eficácia de um programa de Triagem Auditiva Neonatal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
RAMOS, M. I. B. B.. Prevenção da surdez neonatal-projeto piloto de diagnóstico precoce. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
RAMOS, M. I. B. B.. Psicomotricidade na Educação Especial. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
RAMOS, M. I. B. B.. A fonoaudiologia aplicada à assistência multidisciplinar da saúde materno-infantil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
RAMOS, M. I. B. B.. Alterações da motricidade oral em crianças surdas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
RAMOS, M. I. B. B.. Orientação do trabalho ? Abertura do mercado de trabalho na Zona Oeste. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
RAMOS, M. I. B. B.. Assistência Técnica na área de fonoaudiologia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
RAMOS, M. I. B. B.. Orientação do trabalho ? A visão da população da Zona Oeste ao profissional. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
RAMOS, M. I. B. B.. A Avaliação do Desenvolvimento no Primeiro Ano de Vida. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RAMOS, M. I. B. B.. Revista Forum. Rj: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2010 (Editorial).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Instituto nacional de Educação de Surdos ; ROCHA, S. M. ; RAMOS, M. I. B. B. ; PINTO, R. N. ; NOBREGA, V. . TV INES. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
RAMOS, M. I. B. B.; TAVEIRA, C. ; ROSADO, A. . Da História impressa ao Vídeo:A produção de materiais didáticos na area da surdez. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Patricia Maria da Motta Vianna ; Marcia Mendes D'Avila ; RAMOS, M. I. B. B. . Processo ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais: o aluno com deficiencia auditiva. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a Distancia).

3.
Patricia Maria da Motta Vianna ; RAMOS, M. I. B. B. ; Marcia Mendes D'Avila . Psicologia do Desenvolvimento e da Linguagem do Deficiente Auditivo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a Distancia).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS, M. E. P. ; RAMOS, M. I. B. B. ; LONKHUIJZEN, D. M. V. ; FAVORITO, W. . Forum de Educação Linguagem e Surdez. 2013 (Produção e Pós Produção).

Demais trabalhos
1.
Marianna Barbosa Ramos ; Rezende, L. A.C. ; Pastor, A. A. ; RAMOS, M. I. B. B. . Modos de endereçamento e leitura preferencial de dois videos de psicologia médica. 2010 (Poster) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Karla Anacleto Vasconcelos; Rita Leniza Oliveira da Rocha; Susi Mari Oliveira da Rocha; RAMO, M. I. B. B.. Participação em banca de Karla Anacleto de Vasconcelos.Os beneficios da reabilitação vestibular em pacientes idosos com vertigem posicional paroxísta benigna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

2.
Ramo,M.I.B.B; Karla Anacleto Vasconcelos; Rita Leniza Oliveira da Rocha; Susi Mari Oliveira da Rocha. Participação em banca de Elaine Coutinho Duarte.Biossegurança Fonoaudiologia Hospitalar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

3.
Ramo,M.I.B.B; Susi Mari Oliveira da Rocha; Karla Anacleto Vasconcelos; Rita Leniza Oliveira da Rocha. Participação em banca de Karla Andresa Farias da Silva Fernandes.Perda Auditiva como fator de risco para Demência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

4.
Karla Anacleto Vasconcelos; Maria Inês Batista Barbosa Ramos; Rita Leniza Oliveira da Rocha; Susi Mari Oliveira da Rocha. Participação em banca de Taís Cristine Fernandes.Avaliação do Equilibrio de Idosos após um programa de reabilitação vestibular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

5.
Karla Anacleto Vasconcelos; Maria Inês Batista Barbosa Ramos; Rita Leniza Oliveira da Rocha; Susi Mari Oliveira da Rocha. Participação em banca de Isabela Rodrigues Cabral.Reabilitação Vestibular como ferramenta na mudança de equilíbrio em idosos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

6.
MISSAGIA, M.; WINAGRASSI, E.; RAMOS, M. I. B. B.. Participação em banca de Livia Christina de Oliveira.Uma análise da dificuldade de aprendizagem do surdo usando a Fonoaudiologia como ferramenta de aporte para a inclusão de surdo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Bilingue de Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

7.
DUARTE, F. A. R. L.; Solange Iglesias de Lima; Cristina Maria de Carvalho Dias; Ramo,M.I.B.B. Participação em banca de Rafaela dos Santos Oliveira.Atuação Fonoaudiologica junto às Familias de Crianças Surdas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

8.
Cristina Maria de Carvalho Dias; Fabricia Antelo Ramos Lois Duarte; Solange Iglesias de Lima; Ramo,M.I.B.B. Participação em banca de Amanda Rita Penha da Silva.Atuação do Fonoaudiologo Educacional na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

9.
Fabricia Antelo Ramos Lois Duarte; Cristina Maria de Carvalho Dias; Ramo,M.I.B.B; Solange Iglesias de Lima. Participação em banca de Marilene Lopes Teixeira.O desenvolvimento da linguagem em crianças com transtorno do espectro autista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

10.
Fabricia Antelo Ramos Lois Duarte; Cristina Maria de Carvalho Dias; RAMOS, M. I. B. B.; Solange Iglesias de Lima. Participação em banca de Fernanda Sampaio Pereira dos Anjos.Orientações Fonoaudiologicas para Professores do Primeiro e Segundo Ano do Ensino Fundamental Sobre Escolares de Risco para a Dislexia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

11.
Fabricia Antelo Ramos Lois Duarte; Cristina Maria de Carvalho Dias; RAMOS, M. I. B. B.; Solange Iglesias de Lima. Participação em banca de Fernanda Gonçalves de Oliveira.O desenvolvimento da Linguagem Oral em Crianças Bilingues. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RAMOS, M. I. B. B.. Professor especializado. 2003. Instituto Benjamin Constant.

Outras participações
1.
RAMOS, M. I. B. B.; José Francisco; Marilia Cerqueira. Professor da Disciplina de Otorrinolaringologia e Anatomia de Cabeça e Pescoço. 2011. IBMR/LAUREATE.

2.
Lucia Nogueira; RAMOS, M. I. B. B.; Fátima Palmieri. Professor de Linguistica. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I TEIAS. 2017. (Simpósio).

2.
I TEIAS.Mesa redonda Educação Especial e pluralidade cultural. 2017. (Simpósio).

3.
XI ENPEC.Educação Ambiental e Endereçamento de Desenhos Animados : Uma Analise das Questões Ambientais no Programa Peixonauta. 2017. (Encontro).

4.
5º Coloquio de Pesquisas em Educação e Midias.Ensino de Ciências em Canais de Videos do YOUTUBE. 2016. (Outra).

5.
O INES de Portas Abertas. Acessibilidade na Universidade " O manual do aluno em Libras". 2016. (Congresso).

6.
Projeto "Esquenta Criativo". 2016. (Encontro).

7.
Transversalizando disciplinas: propostas de uma educação crítico -reflexiva para sala de aula. 2016. (Encontro).

8.
XVII IOSTE SYMPOSIUM.Modes of Address for Health Education Video Produced for Deaf Education. 2016. (Simpósio).

9.
XVII IOSTE SYMPOSIUM. 2016. (Simpósio).

10.
Semana Cientifica e Cultural.Comunicação pelo Idioma em Sinais - Libras. 2014. (Outra).

11.
VIII Encontro Saúde e Educação e Cidadania.Avaliação de Trabalhos Acadêmicos. 2013. (Encontro).

12.
VIII Encontro Saúde e Educação para Cidadania. 2013. (Encontro).

13.
V JORNADA DE PÓS GRADUAÇÃO DO NUTES/UFRJ.Por onde andam os alunos formados pelo NUTES e da área de Ensino de Ciências. 2013. (Outra).

14.
9º Curso de ´Capacitação e em Saúde Mental para Intervenções Precoces.Interlocução entre diversos saberes que "lêem" os corpos da 1ª infância. 2012. (Outra).

15.
9º Curso de Capacitação em Saúde Mental para Intervenções Precoces.Aula Inaugural - Os Corpos na 1ª infância (0 a 3 anos). 2012. (Outra).

16.
Oficina Teórico Prática de Leitura de Imagem. 2012. (Oficina).

17.
1º Seminario sobre Educação e Surdez.Fonoaudiologia e Surdez. 2011. (Seminário).

18.
8º Curso de Capacitação em Saúde Mental para Intervenções Precoces. 2011. (Outra).

19.
Seminario Educação em Saúde nas Escolas. 2011. (Seminário).

20.
2º Encontro Interdisciplinar de Práticas e Saberes do Método Mãe Canguru 10anos de Método Canguru. 2010. (Encontro).

21.
7º Curso de Capacitação em Saúde Mental para Intervenções Precoces.Surdez materna e intervenção fonoaudiologica. 2010. (Outra).

22.
Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referencia. 2010. (Outra).

23.
Forum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez.Produção de Mídias: A Linguagem Imagética na Educação. 2010. (Outra).

24.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez. 2010. (Outra).

25.
II Encontro Interdisciplinar de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. 2010. (Encontro).

26.
30 anos do Metodo Mãe Canguru. 2009. (Congresso).

27.
6º Curso de Capacitação em Saúde Mental para Intervenções Precoces.coordenação. 2009. (Outra).

28.
Forum permanente de Educação Linguagem e Surdez.Contribuições da neurociencia para os processos de ensino aprendizagem. 2009. (Outra).

29.
Seminario de Pesquisa e Extensão NUTES EEAN/UFRJ. 2009. (Seminário).

30.
V Encontro de Pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Encontro).

31.
VI forum de debates sobre paternidade. 2009. (Outra).

32.
XXV Simposio de psicomotricidade.Psicomotricidade na Educação Especial, estimulação essencial e nas ações sociais. 2009. (Simpósio).

33.
Curso de Redação Tecnica. 2008. (Outra).

34.
Encontro Artistico e Cultural de Psicologia.Psicanalise e Debate. 2008. (Encontro).

35.
Os bebês: e suas interações e linguagem.Os bebês: e suas interações e linguagem. 2008. (Encontro).

36.
Por que psicopatologias nas clinicas dos primordios. 2008. (Encontro).

37.
VII Congresso Internacional e XII Seminario Nacional. O adolescente surdo no começo do seculo XXI - seus projetos e temores.. 2008. (Congresso).

38.
XXXVI Semana de Atualização Docente do UNI IBMR.Como Lidar com a Diversidade no Ensino Superior. 2008. (Outra).

39.
10º Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. 2007. (Congresso).

40.
Clinica Interdisciplinar dos Transtornos do Desenvolvimento Infantil. 2007. (Outra).

41.
III Encontro de Pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro.A familia e o processor escolar. 2007. (Encontro).

42.
I Simposio Internacional de Atenção à Saúde Materno- Infantil. 2007. (Simpósio).

43.
VI Congresso Internacional e XII Seminario Nacional. Sudez e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. 2007. (Congresso).

44.
XXXIII SemanaCientifica Cultural &XXIX Encontro de Ex alunos do Uni IBMR.Pessoas com Necessidades Especiais e aInclusão Social. 2007. (Outra).

45.
 XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI). 2005. (Congresso).

46.
I Congresso de Pediatria da UFRJ. 2005. (Congresso).

47.
Aula inaugural do 3º Curso de Capacitação em Saúde Mental. 2004. (Encontro).

48.
I Seminário Nacional do Método Mãe Canguru. 2003. (Seminário).

49.
Curso- Acompanhamento de prematuros após a alta da UTI. 2001. (Outra).

50.
Curso de Acompanhamento de Prematuros Após Alta da UTI. 2001. (Outra).

51.
VI Jornada de Follo-up do Recém-nascido de Risco. 2001. (Outra).

52.
Curso: Psicologia Perinatal: depressão materna e desenvolvimento da linguagem. 2000. (Outra).

53.
Curso de Windows. 2000. (Outra).

54.
Curso de Word. 2000. (Outra).

55.
Disciplina Isolada ? Crescimento e Desenvolvimento da Criança e Adolescente IFF. 2000. (Outra).

56.
Disciplina Isolada ? Epistemologia e Saúde IFF. 2000. (Outra).

57.
Disciplina Isolada ? Genética Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher -IFF. 2000. (Outra).

58.
Curso: Guia Portage de Desenvolvimento Infantil. 1999. (Outra).

59.
Aprendizado e Plasticidade Neuronal: Fundamentos. 1998. (Congresso).

60.
Curso Básico de Linguagem Brasileira de Sinais. 1998. (Outra).

61.
Neurologia do Desenvolvimento. 1998. (Congresso).

62.
II Jornada de Desenvolvimento Neuropsicomotor. 1996. (Outra).

63.
Fonoaudiologia Neonatal. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Instituto nacional de Educação de Surdos ; RAMOS, M. I. B. B. . XIII Congresso Internacional e XIV Seminário nacional de Educação de Surdos. 2014. (Congresso).

2.
RAMOS, M. I. B. B.. VIII Congresso Internacional e XIII Seminario Nacional do INES. 2009. (Congresso).

3.
RAMOS, M. I. B. B.. V Encontro de Pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Outro).

4.
RAMOS, M. I. B. B.. VII Congresso Internacional e XIII Seminario Nacional do INES. 2008. (Congresso).

5.
RAMOS, M. I. B. B.. IV Encontro de Pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Outro).

6.
RAMOS, M. I. B. B.. VII Congresso Internacional e XII Congresso Nacional do INES. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lara Conceição de Lima Carvalho de Oliveira. Onde está o corpo na primeira infancia? Um olhar psicomotor. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em psicmotricidade) - Centro Universitário Hermínio da Silveira. (Orientador).

2.
Roberta Sartunino Saboia. A importância da Psicmotricidade na Escola. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em psicmotricidade) - Centro Universitário Hermínio da Silveira. (Orientador).

3.
Ana Carolina da Silva França Gomes. Imagem e Esquema Corporal em Pacientes Pós Traumatismo Cranio Encefalico:A Psicmotricidade como facilitador da fisioterapia. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em psicmotricidade) - Centro Universitário Hermínio da Silveira. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cassia Maria da Silva de Amaral. Relato de Experiencia de uma estudante surda falante de portugues como L1 em classe regular de ensino profissionalizante.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pedagogia Bilingue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.

2.
Veiga, L.B. de M.. O papel do do fonoaudiologo no aleitamento materno de recém-nascido a termo. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR) - Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.

3.
Paniza, A.R. P.. Sifilis Congenita : Fator de risco para a surdez. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR) - Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.

4.
Moura, C.I.O.V.. Atuação fonoaudiologica em pacientes disfagicos portadores de Alzeheimer Institucionalizados no Centro Grontologico Mercedes Miranda. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR) - Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.

5.
Carvalho, E.R.J.B.. O Método Mãe-Canguru beneficiando a alta precoce de bebês prematuros. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR) - Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.

6.
Guarany, F.A.. Atuação da Fonoaudiologia com sistema sensorio-motor-oral do prematuro. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR) - Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.

7.
Tassara, L.F.. A contribuição do fonoaudiologoem curso para gestante durante a assistencia pré-natal em maternidade. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR) - Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabiana de Mattos Santos Claro. Educação Bilingue:Novos caminhos para a Fonoaudiologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.

2.
Renata Gay. A importancia do Psicomotricidade para crianças com TDH. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicomotricidade) - Centro Universitário Hermínio da Silveira. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.

Orientações de outra natureza
1.
Julianne Camilo de Araujo. Estudo de recepção de video com alunos da Fonoaudiologia. 2013. Orientação de outra natureza. (Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Ines Batista Barbosa Ramos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RAMO, M. I. B. B.2014RAMO, M. I. B. B.; REZENDE FILHO, L. A. C. . Vídeo em Libras: um estudo sobre produção e consumo de material audiovisual para a educação de surdos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 142-158, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
Pereira, M.V.da Silva ; Sá, M.B. ; RAMOS, M. I. B. B. . Ensino de Ciências em Canais de Videos Educativos do YOUTUBE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
RAMOS, M. I. B. B.; TAVEIRA, C. ; ROSADO, A. . Da História impressa ao Vídeo:A produção de materiais didáticos na area da surdez. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Instituto nacional de Educação de Surdos ; RAMOS, M. I. B. B. . XIII Congresso Internacional e XIV Seminário nacional de Educação de Surdos. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:18:20