Larissa Helena Zani Santos de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5987530413176863
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Docente do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC). Concluiu Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2015. Concluiu Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2012. Concluiu o curso de Licenciatura Plena em Psicologia pela Unesp de Bauru em 2008 e concluiu o curso de Formação de Psicólogos pela UNESP de Bauru em 2009. Atualmente está cursando Pedagogia na Universidade do Sagrado Coração. Trabalhou como psicóloga do Centro Especializado em Autismo e outras Patologias Associadas (CEAPA) da APAE de Bauru, na Associação dos Familiares, Pais e Amigos do Autista de Bauru (AFAPAB) e, como coordenadora do Grupo de Apoio ao Autista em São José dos Campos. Atualmente trabalha em clínica particular, realizando atendimento em análise do comportamento aplicada à pessoas com deficiência. Tem experiência em psicologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: clínica (terapeuta ABA) e educação especial. Tem experiência com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Psicologia das Habilidades Sociais, Comportamento Verbal e PECS; Também tem experiência na área da psicologia organizacional e do trabalho. É membro do Grupo de Intervenção e Avaliação em Análise do Comportamento (GIAAC). Realizou estágio em ABA para crianças com autismo na ASSERT na Universidade de Utah (EUA). É membro do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (coordenado pela professora Zilda Del Prette) e do Grupo de Estudo em Pesquisas em Análise do Comportamento da Linguagem (coordenado pela professora Ana Cláudia Almeida Verdu- LADS UNESP Bauru). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Helena Zani Santos de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.;SANTOS, L.H.Z.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Transtorno do Espectro Autista e Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS): Aquisição e Generalização de Operantes Verbais e Extensão para Habilidades Sociais, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Almir Del Prette.
Coorientador: Ana Cláudia Almeida Verdu.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
2010 - 2012
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Caracterização e Análise das Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Autismo,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Almir Del Prette.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Autismo, Avaliação, Habilidades Sociais, Problemas.
Grande área: Ciências Humanas
2016
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2004 - 2009
Graduação em Formação de Psicólogo.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Autismo e Síndrome de Asperger: Avaliação das Habilidades Sociais.
Orientador: Dagma Venturinni Marques Abramides.
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Capacitação para Terapeutas ABA (ASSERT Staff Training). (Carga horária: 10h).
Utah State University, USU, Estados Unidos.
2013 - 2013
Avaliação Comportamental ABA. (Carga horária: 40h).
Núcleo Paradigma, NÚCLEO PARADIGMA, Brasil.
2013 - 2013
Curso básico PECS. (Carga horária: 40h).
Pyramid Consultoria, PYRAMID, Brasil.
2013 - 2013
Estratégias na Intervenção Comportamental ABA. (Carga horária: 20h).
Núcleo Paradigma, NÚCLEO PARADIGMA, Brasil.
2012 - 2012
Formação na Abordagem Snoezelen/MSE. (Carga horária: 44h).
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
2011 - 2011
Intervenção Comp. com pessoas com des. atípico. (Carga horária: 24h).
Instituto de Terapia por Contingência de Reforçamento, ITCR, Brasil.
2010 - 2010
New Directions in the treatment of children with a. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2010 - 2010
A Terapia comportamental dos transtornos da infânc. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2010 - 2010
Risco autístico em bebês: possibilidades de avalia. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação de Desempenho. (Carga horária: 8h).
Moraes Cursos e Representações, MORAES, Brasil.
2009 - 2009
Psicologia Organizacional e do trabalho. Contribui. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Avanços recentes da pesquisa translacional comport. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Análise do Comportamento e Habilidades Sociais. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Uma proposta de análise da interação da criança co. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Habilidades sociais e transtornos psicológicos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Promoção do Desenvolvimento de crianças com necess. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Autismo: Definição e Estratégia de Intervenção. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Transtornos Globais do desenvolvimento-Autismo, Au. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Autismo. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Paralisia Cerebral: Uma visão multidisciplinar. (Carga horária: 8h).
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
2006 - 2006
Modelos Experimentais de Psicopatologia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Autismo: Uma visão multidisciplinar. (Carga horária: 4h).
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
2005 - 2005
Autismo e suas abordagens atuais. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração de Jesus, USC, Brasil.
2005 - 2005
Equoterapia. (Carga horária: 8h).
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
2005 - 2005
Comunicação suplementar e/ou Alternativa. (Carga horária: 8h).
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Voluntariado. (Carga horária: 8h).
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
2004 - 2004
Dimensões psicossociais do processo saúde-doença:. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Alguns dispositivos conceituais em Ezquizoanálise. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Ética e experimentação animal. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
O discurso pedagógico escolar: a leitura parafrást. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Psicologia e Deficiência; Bases Epistemológicas e Históricas da Psicologia I, Bases Epistemológicas e Históricas da Psicologia II, Supervisão e Orientação em Estágio Básico (desenvolvimento infantil/Psicomotricidade), Políticas Públicas, Psicologia do Trabalho, Metodologias de Avaliação e Intervenção em Psicologia do Trabalho, Supervisão e Orientação em Estágio de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Gestão de Pessoas. Coordenadora do Projeto de Extensão Psicologia e Deficiência.

Atividades

03/2015 - Atual
Ensino, ós em Educ. Especial na Formação de Professores na Ed. Infantil, Ens. Funda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DO DEFICIENTE INTELECTUAL NO SISTEMA DE ENSINO: Concepções sobre o atendimento especializado ao sujeito com necessidades especiais: deficiência intelectual. Fatores que dificultam a inclusão.
02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

08/2014 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Pessoas
08/2014 - Atual
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Recursos Humanos
08/2014 - Atual
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Psicologia e Deficiência.
08/2014 - Atual
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Psicologia e Deficiência.
03/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Epistemológicas e Históricas da Psicologia I
Metodologias de Avaliação e Intervenção em Psicologia do Trabalho
Políticas Públicas
Psicologia do Trabalho
Psicologia e Deficiência
Supervisão e Orientação em Estágio Básico (desenvolvimento infantil/Psicomotricidade)
Supervisão e Orientação em Estágio de Psicologia Organizacional e do Trabalho
03/2014 - Atual
Estágios , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Supervisão e Orientação em Estágio Básico (desenvolvimento infantil/Psicomotricidade).

Clínica Particular- GIAAC, CLÍNICA GIAAC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Psicóloga- Terapeuta ABA, Carga horária: 4


Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Estagiária de psicologia, Enquadramento Funcional: Estagiária de psicologia, Carga horária: 12
Outras informações
Participou de atividades em sala de aula de crianças e jovens com transtorno invasivo do desenvolvimento. Participou de sessões de hidroterapia com demais profissionais intervindo com crianças e jovens com transtorno invasivo do desenvolvimento. Participou de sessões de equoterapia com crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. Foi pesquisadora do projeto de pesquisa "Autismo e Síndrome de Asperger: Avaliação das Habilidades Sociais".

Atividades

04/2005 - 07/2008
Estágios , Associação de Pais e Amigos do Excepcional-Apae/Bauru, .

Estágio realizado
Análise Funcional de Crianças com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. Acompanhamento da rotina das crianças em sala de aula. Desenvolvimento de projetos de atividades de vida prática. Aplicação de "Comunicação Suplementar e/ou Alternativa". Traba.

Associação dos Familiares e Amigos do Autista de Bauru, AFAPAB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Psicóloga- Terapeuta ABA, Carga horária: 8


Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo, GAIA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora do centro infantil e Psicóloga, Carga horária: 12


MSU Indústria de Peças e Equipamentos Metalúrgicos, MSU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Recursos Humanos, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária de psicologia, Carga horária: 12
Outras informações
Participou de atividades de psicologia organizacional, tais como: diagnóstico organizacional, estruturação do processo seletivo, estruturação do programa de integração, organização de banco de dados, treinamento em habilidades sociais e estruturação da avaliação de desempenho.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora à distância do curso de aperfeiçoamento: "Práticas Educacionais Inclusivas Na Área da Deficiência Intelectual".

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 24
Outras informações
Realizou estágio curricular individual "Processos de Intervenção junto ao portador de deficiência"de março de 2008 a novembro de 2008. Realizou estágio curricular de modalidade grupal "Terapia Comportamental Grupal" de março de 2009 até o presente momento; realizou o estágio curricular modalidade institucional "Diagnóstico Organizacional e Intervenção Planejada I e II"de março de 2009 até o presente momento; realizou estágio extra-curricular "Triagem da Demanda Espontânea" de janeiro a fevereiro de 2009; realizou estágio extra-curricular "Processos de Intervenção junto ao portador de deficiência"de março de 2009 até o presente momento; participou de projeto de extensão "Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos pais"de abril de 2008 a abril de 2009.

Atividades

03/2008 - Atual
Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, .

Estágio realizado
Processo de Intervenção ao Portador de deficiência.
03/2008 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Ciências de Bauru, .

Atividade de extensão realizada
Acompanhamento do desenvolvimento de bebês no priemiro ano de vida.
03/2005 - 12/2007
Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, .

Estágio realizado
Prática de Ensino I, II, III, IV, V..

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estagiária- Bolsista IC, Enquadramento Funcional: estagiária de psicologia, Carga horária: 12
Outras informações
Acompanhamento de supervisão do estágio integrado de linguagem; utilização de procedimentos de avaliação (inventários, testes cognitivos, escalas de desenvolvimento e de comportamento, observação e entrevista) de crianças com comprometimento neurológico e/ou atraso global de desenvolvimento (inclusive casos de transtornos invasivos do desenvolvimento), estudo e discussão para análise dos procedimentos do psicodiagnóstico e da orientação a grupo de familiares. Participação na coleta de dados da pesquisa: Habilidades Sociais de crianças com distúrbio de linguagem; aplicando o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para crianças em 24 crianças e seus respectivos professores.

Atividades

08/2006 - Atual
Estágios , Faculdade de Odontologia de Bauru, .

Estágio realizado
Participação nas discussões sobre diagnóstico de crianças com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento.Participação no Projeto de Avaliação das Habilidades Sociais em crianças com Distúrbio de Linguagem. Aplicação de testes como: IMHSC, WISC, RAVEN, SP.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: discente, Enquadramento Funcional: discente da Psicologia

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: discente do mestrado em educação especial


Centro de Atividades, Desenvolvimento e Estudos- SJC, CADEPSI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor- Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou aula sobre Behaviorismo Radical


Curso de Estudos em Neuropediatria e Motricidade- UFSCar, NENEM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor- Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou aula sobre Autismo e Habilidades Sociais


Curso de Extensão em Neuroeducação- Bauru, URSO DE EXTENSÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor- Pós-Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou aula sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ?TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENT, CURSO DE PÓS-GRA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor- Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou aula sobre autismo e Habilidades Sociais



Linhas de pesquisa


1.
Transtorno do Espectro Autista e Comportamento Verbal


Projetos de pesquisa


2012 - 2015
Transtorno do Espectro Autista e Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS): Aquisição e Generalização de Operantes Verbais e Extensão para Habilidades Sociais
Descrição: A disfunção neurofisiológica e dificuldades na comunicação nos quadros de Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem acarretar em déficits em habilidades sociais. O Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) é um programa que adota análise de comportamento verbal de Skinner e que auxilia na aquisição de comunicação funcional, favorecendo interações sociais e reduzindo problemas de comportamento. Estudos apontam para a importância de desenvolver habilidades sociais em indivíduos com TEA, inclusive nos quadros mais graves. Nesse sentido, vale a discussão entre a relação entre o treino de operantes verbais para o aprimoramento do repertório de habilidades sociais. O objetivo dessa pesquisa será implementar e avaliar um programa de treino de operantes verbais em uma criança com TEA grave utilizando PECS e verificar possíveis efeitos sobre o repertório de habilidades sociais dessa criança em diferentes contextos. Para tanto será utilizado um delineamento de bases múltiplas entre ambientes (clínica, casa e escola), participará uma criança com TEA grave, sua mãe e professora. Para caracterização do repertório verbal será utlizada a Verbal Behavior Milestones Assessmentand Placement Program (VB - MAPP) e para avaliação de preferência será utilizado a Multiple-Stimulus Without Replacement (MSWR). Em seguida serão realizadas filmagens da criança para definir operacionalmente as classes de operantes verbais, habilidades sociais e problemas de comportamento, das quais serão computadas as frequências durante e após a intervenção. A intervenção será realizada com as fases do treinamento do PECS. Após o término da intervenção com PECS, serão analisadas se houve generalização para outras habilidades sociais bem como para a redução de problemas de comportamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Larissa Helena Zani Santos de Carvalho - Coordenador / Almir Del Prette - Integrante / Ana Cláudia Almeida Verdu - Integrante.
2010 - 2012
Caracterização e Análise das Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Autismo
Descrição: O autismo é uma síndrome comportamental que compromete múltiplas áreas do desenvolvimento, dentre essas alterações cabe ressaltar os déficits em habilidades sociais e os problemas de comportamento. A produção nacional na área do autismo tem avançado nos últimos anos, entretanto ainda existe uma carência de trabalhos na área das habilidades sociais com essa população. Na literatura dos outros países é possível encontrar muitas publicações nessa temática, contudo muitos estudos são referentes ao treinamento de habilidades sociais, sem especificação dos procedimentos adequados de avaliação dos déficits em habilidades sociais e dos problemas de comportamento na síndrome. Os estudos referentes ao estado da arte dessas produções, mostram a necessidade de realizar trabalhos com autistas com maior comprometimento utilizando avaliação multimodal. Sendo assim o objetivo desse trabalho foi de caracterizar o repertório de Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de crianças com autismo grave, por meio de uma avaliação multimodal, e realizar análise funcional dos déficits em habilidades sociais e problemas de comportamento das mesmas. Participaram deste estudo 6 crianças, 3 do sexo masculino e 3 do feminino, com diagnóstico de autismo grave, matriculadas em uma escola de educação especial de uma cidade do interior de São Paulo. As mães e professora das crianças responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) e uma entrevista referente às habilidades sociais e problemas de comportamento das crianças. Também foram realizadas 30 filmagens de uma das crianças em 10 ambientes diferentes na escola. Os resultados obtidos por meio do SSRS-BR respondido pelas mães e professora prevaleceram o nível baixo de habilidades sociais e nível alto de problemas de comportamento. Os resultados obtidos pelas entrevistas mostraram que apesar dessas crianças apresentarem déficits em habilidades sociais, quando comparado com a amostra normativa, aind.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Larissa Helena Zani Santos de Carvalho - Coordenador / Almir Del Prette - Integrante.Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
2009 - 2009
Escolares com malformação de orelha externa e/ou média: avaliação do desempenho escolar e dos comportamentos sociais 
Descrição: A pesquisa tem como objetivo caracterizar o desempenho social e escolar de crianças com malformações congênitas das orelhas para a promoção de interações sociais satisfatórias junto a esta população. Foram selecionados 7 crianças, de ambos os sexos, com malformações congênitas uni e/ou bilaterais das orelhas, com perdas auditivas de grau leve a moderada, bilateral, regularmente matriculados na rede estadual, municipal e particular de ensino fundamental de Bauru e região e que realizam tratamento na Divisão de Saúde Auditiva. O projeto contará também com pais e professores. Foram aplicados os seguintes instrumentos:: Inventario Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças ? IMHSC (DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2006); Teste de Desempenho Escolar (TDE); Raven, Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por) junto aos pais e professores, registros de observações do comportamento das crianças em sala de aula e intervalo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
?AUTISMO E SÍNDROME DE ASPERGER: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS?
Descrição: Autismo e Síndrome de Asperger fazem parte dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID). Tais desordens englobam múltiplas áreas do desenvolvimento, dentre elas, as habilidades sociais, o desenvolvimento da linguagem e o repertório comportamental. O entendimento da interação social dentro dos transtornos invasivos do desenvolvimento é uma área de preocupação de vários profissionais da saúde, porém, há relativa falta de informações sobre as habilidades sociais de crianças e jovens com TID. Além disso, existem poucos programas de treinamento de habilidades sociais projetados especificamente para indivíduos do espectro autístico. Considerando o exposto, o presente projeto implica em um conjunto de procedimentos com o objetivo central de avaliar as Habilidades Sociais de alunos com TID da escola de educação especial da APAE de Bauru..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
"Habilidades Sociais de crianças com distúrbio de linguagem"
Descrição: Com o objetivo de caracterizar as habilidades sociais de crianças com distúrbio de linguagem (DL), 24 crianças com DL e seus respectivos professores foram avaliados através do Inventário Multimídia de Habilidades Sociais (IMHSC-Del Prette)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Psicologia e Deficiência
Descrição: Orientação e supervisão dos alunos da graduação de psicologia da Universidade do Sagrado Coração no atendimento de pessoas com deficiência na clínica de psicologia da universidade e na Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Larissa Helena Zani Santos de Carvalho - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Bolsoni-Silva, A.T.2016Bolsoni-Silva, A.T. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Nogueira, S. C. . Efeitos de uma Intervenção Analítico-comportamental com Casal de Namorados. INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 18, p. 263-276, 2016.

2.
Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues2014Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Carlino, F.C. . Intervenção em Habilidades Sociais com uma criança com Síndrome de Down. Revista Educação Especial (Online), v. 27, p. 95, 2014.

3.
MARTONE, M. C.2012MARTONE, M. C. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . Uma Revisão dos Artigos Publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) sobre Comportamento Verbal e Autismo entre 2008 e 2012. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 03, p. 073-086, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
Bolsoni-Silva, A.T. ; Nogueira, S. C. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . O papel da interação terapêutica na intervenção com casal de namorados na prevenção de problemas conjugais: um estudo de caso. In: Sheila Giardini Murta; Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke; Glaucia Ribeiro Starling Diniz.. (Org.). Violência no namoro. Estudos, prevenção e psicoterapia.. 1ed.Curitiba: Appris, 2015, v. , p. 283-308.

2.
Bolsoni-Silva, A.T. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Nogueira, S. C. . Terapia Comportamental de Casais e Parentalidade: Importância das Habilidades Sociais. In: Ligia Ebner Melchiori; Olga Maria Pianzentim Rolim Rodrigues e Ana Cláudia Bortolozzi Maia. (Org.). Família e Crianças: Reflexões Teórico-Práticas sobre os Cuidados com as Crianças. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2012, v. , p. 223-242.

3.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Canêo, L.C. . Treinamento em Habilidades Sociais. In: Edward Goulart Junior, Luiz Carlos Canêo, Maria Cristina Frollini Lunardelli. (Org.). Experiências em gestão de pessoas nas organizações de trabalho. Bauru: Joarte, 2010, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Universo Particular- de altamente dependentes a donos de talentos especiais, como vivem os portadores de autismo. Segredos da Mente, Bauru, p. 27 - 29, 01 abr. 2015.

2.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Percepções Únicas- Autismo. Ler e Saber Autismo, Bauru, p. 8 - 11.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; DEL PRETTE, A. ; VERDU, A. C. A. . Efeitos do treino com PECS no repertório de Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de criança com autismo. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, UFSCar. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

2.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; LUCCHESI, F. M. ; DEL PRETTE, A. ; VERDU, A. C. A. . Treinamento de Habilidades Sociais e Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

3.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues . Análise da Significância Clínica e Mudança Confiável de uma Intervenção em Habilidades Sociais com uma Criança com Síndrome de Down. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010. p. 2098-2116.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Avaliação dos comportamentos problemáticos nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento por mães e professoras. In: I Jornada de Análise do Comportamento - UNESP/ Bauru, 2009, Bauru. I Jornada de Análise do Comportamento - UNESP/ Bauru, 2009.

2.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Canêo, L.C. . CONTRIBUIÇÕES DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA O PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGOGIA ORGANIZACIONAL NUMA EMPRESA DO RAMO METALÚRGICO. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009, São José do Rio Preto. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009.

3.
Ana Letícia San Juan ; Rita Melissa Lepre ; Juliana Ferreira da Rocha ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . DISCIPLINA NA ESCOLA E REGRAS SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA A PARTIR DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. In: II Congresso de Psicologia XV Semana de Psicologia Práticas do Psicólogo nas Instituições, 2008, Bauru. II Congresso de Psicologia XV Semana de Psicologia Práticas do Psicólogo nas Instituições, 2008.

4.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues ; Denize Campos Ribeiro . Estudo de caso: Avaliação das Áreas de Atraso no Desenvolvimento para o Planejamento de Intervenção com uma criança com Síndrome de Down. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, São Carlos. Livro de Programa e de Resumos, 2008.

5.
Denize Campos Ribeiro ; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . Estudo de caso: Avaliação e Intervenção com criança Síndrome de Dow. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, São Carlos. Livro de Programa e de Resumos, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; VERDU, A. C. A. ; DEL PRETTE, A. . Efeitos do treino com o Sistema de Comunicação por troca de Figura (PECS) sobre o Repertório de Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento em uma Criança com Transtorno do Espectro Autista Grave de acordo com relato da mãe e professora.. In: 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. Anais do 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014.

2.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; VERDU, A. C. A. ; DEL PRETTE, A. . Treino de Operantes Verbais em uma criança com Espectro Autista Grave utilizando o Sistema de Comunicação por troca de Figuras (PECS).. In: 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. Anais do 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014.

3.
Bolsoni-Silva, A.T. ; Loureiro, S.R. ; Juliana Ferreira da Rocha ; Mazo, R. ; Nogueira, S. C. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Matubaro, K.A. . Habilidades sociais e sua relação com a fobia social para universitários. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, UNESP/FCLAR - CAMPUS ARARAQUA. CD-IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009.

4.
Bolsoni-Silva, A.T. ; Loureiro, S.R. ; Juliana Ferreira da Rocha ; Nogueira, S. C. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Matubaro, K.A. ; Mazo, R. . Habilidades Sociais e sua relação com a fobia social para universitários.. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara. IV Encontro Iberoamericano de Educação. v. 1.

5.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: Caracterização Comportamental. In: I Jornada de Análise do Comportamento - UNESP/ Bauru, 2009, Bauru. I Jornada de Análise do Comportamento - UNESP/ Bauru, 2009.

6.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Diferenças na avaliação de mães e professoras nos problemas de comportamento de crianças com autismo. In: III Congresso de Psicologia e XVI Semana de Psicologia - UNESP Bauru., 2009, Bauru. III Congresso de Psicologia e XVI Semana de Psicologia - UNESP Bauru., 2009.

7.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Avaliação das habilidades sociais em indivíduos com transtorno invasivo do desenvolvimento por mães e professoras. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

8.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Avaliação das habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças e adolescentes com autismo. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

9.
Bolsoni-Silva, A.T. ; Mazo, R. ; Nogueira, S. C. ; Matubaro, K.A. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Loureiro, S.R. . Habilidades Sociais e variáveis contextuais em universitários com dificuldades interpessoais e/ou fobia social. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

10.
Andréia Souza Leão Paleari ; Danilo Alvarez Lomba De Bortoli ; Isabel Cristina Gonçalves Bernardes ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Luiz Henrique Sampaio Junior ; Priscila de Paula Ferreira ; Canêo, L.C. . Psicopapo Contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho para os indivíduos e organizações. In: 5º Congresso de Extensão Universitária, 2009, Águas de Lindóia. Anais do 5º Congresso de Extensão Universitária, 2009.

11.
Uliana, M.C. ; Tireli, R.A. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Oliveira, M.C.F.A ; Denize Campos Ribeiro ; Balbinot, R. ; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues . Acompanhamento de bebês de risco: avaliação do desenvolvimento. In: 4ºCongresso de Extensão Universitária - UNESP, 2008, Bauru. Anais do 4ºCongresso de Extensão Universitária - UNESP, 2008.

12.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Katsumasa,H.(Hoshino Katsumasa) . Alta emissão de Comportamentos Repetitivos no Endeless Maze e Susceptibilidade as corridas de pânico em ratos. In: XVII Congresso de Inicição Científica, 2005, Bauru. Cd do XVII Congresso de iniciação científica da UNESP, 2005.

13.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; HOSHINO,K. . ALTA EMISSÃO DE COMPORTAMENTOS REPETITIVOS NO ENDLESS MAZE E SUSCEPTIBILIDADE ÀS CORRIDAS DE PÂNICO EM RATOS. In: XVII Congresso de Iniciação Científica - Unesp, 2005, Bauru. Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica - Unesp, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; LUCCHESI, F. M. ; DEL PRETTE, A. ; VERDU, A. C. A. . ANÁLISE DA AQUISIÇÃO E GENERALIZAÇÃO DE OPERANTES VERBAIS EM UMA CRIANÇA COM ESPECTRO DO AUTISMO SEVERO POR MEIO DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR TROCA DE FIGURAS (PECS). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Atendimento Multidisciplinar no Transtorno do Espectro Autista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Manejo Comportamental no Autismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BENEDICTO, C. B. ; PEREIRA, E. F. D. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . COMPARATIVO ENTRE CRÍTERIOS DE AVALIAÇÃO OBJETIVO E SUBJETIVO DE CADIDATOS EM UM PROCESSO SELETIVO: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PRADO, A. P. ; GARBULHO, I. G. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NA TERCEIRA IDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
QUINALHA, A. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . ELABORAÇÃO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO VOLTADA PARA A AREA GASTRONÔMICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; DEL PRETTE, A. ; VERDU, A. C. A. . Treino de Operantes Verbais em uma criança com Espectro Autista Grave utilizando o Sistema de Comunicação por troca de Figura (PECS). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; LUCCHESI, F. M. ; DEL PRETTE, A. ; VERDU, A. C. A. . Treinamento de Habilidades Sociais e Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; DEL PRETTE, A. ; VERDU, A. C. A. . Efeitos do Treino com PECS no repertório de habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de uma criança com Autismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; DEL PRETTE, A. . Characterization and analysis of social skills and behavior problems of children with autism. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Deficiências Múltiplas e Habilidades Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Autismo e Habilidades Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Educação Profissional de Pessoas com Deficiência e Habilidades Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PRETTE, Z. A. P. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . Autismo e Habilidades Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Bolsoni-Silva, A.T. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Nogueira, S. C. . Treinamento de Habilidades Sociais com um Casal de Namorados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Carlino, F.C. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Costa, M.P.R. . Repertório de Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento em crianças com Desvio Fonológico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues ; Carlino, F.C. . Intervenção em Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Desempenho Acadêmico com uma criança com Síndrome de Down. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; DEL PRETTE, A. . Caracterização das Habiliddaes Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Autismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. A importância do suporte familiar ´para famílias de pacientes com deficiência adquirida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Avaliação multimodal de habilidades sociais em crianças do espectro autístico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Bolsoni-Silva, A.T. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Nogueira, S. C. . Generalização dos efeitos da terapia comportamental de casais nas habilidades sociais e problemas de comportamento de seus filhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues . Análise da Significância clínica e mudança confiável de uma intervenção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: Caracterização Comportamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Avaliação dos comportamentos problemáticos nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento por mães e professoras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Avaliação das habilidades sociais em indivíduos com transtorno invasivo do desenvolvimento por mães e professoras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
Bolsoni-Silva, A.T. ; Mazo, R. ; Nogueira, S. C. ; Matubaro, K.A. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Loureiro, S.R. . Habilidades Sociais e variáveis contextuais em universitários com dificuldades interpessoais e/ou fobia social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Avaliação das habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças e adolescentes com autismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Diferenças na avaliação de mães e professoras nos problemas de comportamento de crianças com autismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Canêo, L.C. . CONTRIBUIÇÕES DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA O PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGOGIA ORGANIZACIONAL NUMA EMPRESA DO RAMO METALÚRGICO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. A importância das Habilidades Sociais no ambiente de trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. A importância das Habilidades Sociais no ambiente de trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. A importância das Habilidades Sociais no ambiente de trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. A importância das Habilidades Sociais no ambiente de trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
Andréia Souza Leão Paleari ; Danilo Alvarez Lomba De Bortoli ; Isabel Cristina Gonçalves Bernardes ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Leila Dias Franco ; Luiz Henrique Sampaio Junior ; Priscila de Paula Ferreira ; Canêo, L.C. . Psicopapo ? Contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho para os indivíduos e organizações.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. A importância das Habilidades Sociais no ambiente de trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues ; Denize Campos Ribeiro . ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DE ATRASO NO DESENVOLVIMENTO PARA O PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO COM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
Denize Campos Ribeiro ; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO COM CRIANÇA SINDROME DE DOWN.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues ; Uliana, M.C. ; Tireli, R.A. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; Oliveira, M.C.F.A ; Denize Campos Ribeiro ; Balbinot, R. . Acompanhamento de bebês de risco: avaliação do desenvolvimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
Ana Letícia San Juan ; Rita Melissa Lepre ; Juliana Ferreira da Rocha ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . DISCIPLINA NA ESCOLA E REGRAS SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA A PARTIR DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
Lamônica D.A.C ; Silva G.K ; Gejão, M. M ; Ferreira A.T ; Abramides, Dagma VM ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . Perfil comunicativo em irmãos com Transtorno Global do Desenvolvimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; HOSHINO,K. . ALTA EMISSÃO DE COMPORTAMENTOS REPETITIVOS NO ENDLESS MAZE E SUSCEPTIBILIDADE ÀS CORRIDAS DE PÂNICO EM RATOS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Abramides, D.V.M. . Autismo e Síndrome de Asperger. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Atendimento Multidisciplinar no Transtorno do Espectro Autista. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Treino de Manejo Comportamental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; GUERRA, B. T. . Análise do Comportamento Aplicada, Avaliação de Preferência de Estímulos, Avaliação Comportamental e Funcional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; GUERRA, B. T. . Abordagens educacionais para o TEA: Tratamento e Educação para crianças com Autismo e outros atrasos na comunicação (TEACCH), Ensino por tentativas discretas e Ensino incidental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; GUERRA, B. T. . Programas de ensino em comportamento verbal: Ensino de requisitos para aquisição de repertório de ouvinte e falante, comunicação alternativa e ampliada, habilidades sociais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Manejo Comportamental no Autismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. Autismo: Avaliação e Intervenções Comportamentais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; GUERRA, B. T. . Caracterização e Avaliação dos Transtornos do Espectro Autista. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Silva, N.C.B. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. . Programas de intervenção precoce centrados na família: como oferecer, o que avaliar e quando modificar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE).Manejo Comportamental no Autismo. 2015. (Simpósio).

2.
I Simpósio Internacional de Ensino de Linguagem.Análise da Aquisição e Generalização de Operantes Verbais em uma criança com Espectro do Autismo Severo por meio do Sistema de Comunicação por troca de Figuras (PECS). 2015. (Seminário).

3.
44 Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia. Treino de Operantes Verbais em uma criança com Espectro Autista Grave utilizando o Sistema de Comunicação por troca de Figuras (PECS).. 2014. (Congresso).

4.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Treino de Operantes Verbais em uma criança com Espectro Autista Grave utilizando o Sistema de Comunicação por troca de Figuras (PECS).. 2014. (Congresso).

5.
I Semana Acadêmica da FSP.Desenvolvimento de Habilidades Sociais em Autistas. 2013. (Outra).

6.
VIII Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI: Experimental and Applied Behavior Analysis of Complex Behaviors.. 2013. (Seminário).

7.
São Paulo School for Advanced Science (ESPCA): Advances in Research and Treatment of Autistic Behavior. Characterization and analysis of social skills and behavior problems of children with autism. 2012. (Congresso).

8.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Avaliação das Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Autismo utilizando o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) versão mães e professora.. 2012. (Congresso).

9.
III Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Avaliação das Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crainças com Distúrbios de Comunicação Utilizando o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). 2011. (Seminário).

10.
As Causas e Prevenções da deficiência.As Causas e Prevenções da Deficiência. 2010. (Outra).

11.
III Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2010. (Seminário).

12.
II Simpósio Anhanguera do Interior Paulista: a bioética e a multidisciplinaridade acadêmico-profissional.A importância do Suporte Familiar para a família do paciente com deficiência adquirida. 2010. (Simpósio).

13.
I Seminário Internacional de Pesquisa LAHMIEI. 2010. (Seminário).

14.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Análise da Significância clínica e mudança confiável de uma intervenção/ Programas de intervenção precoce centrados na família: como oferecr, o que avaliar e quando modificar. 2010. (Congresso).

15.
XIX da ABPMC. Generalização dos efeitos da terapia comportamental de casais nas habilidades sociais e problemas de comportamento de seus filhos. 2010. (Congresso).

16.
XIX Encontro da ABPMC. Avaliação multimodal de habilidades sociais em crianças do espectro autístico. 2010. (Congresso).

17.
Discussão de casos clínicos sob a perspectiva da Análise do Comportamento. 2009. (Outra).

18.
III Congresso de Psicologia e XVI Semana de Psicologia Unesp Bauru- Psicologia e suas interfaces. Transtornos Invasivos do desenvolvimento: Caracterização Comportamental. 2009. (Congresso).

19.
I Jornada da Análise do Comportamento.Avaliação das Habilidades Sociais e problemas de comportamento de crianças e adolescentes com autismo. 2009. (Outra).

20.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Avaliação das Habilidades Sociais em indivíduos com transtorno Invasivo do Desenvolvimento. 2009. (Congresso).

21.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DE ATRASO NO DESENVOLVIMENTO PARA O PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO COM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN./ ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO COM CRIANÇA SINDROME DE DOWN.. 2008. (Congresso).

22.
XV Semana e II Congresso de Psicologia - 'Práticas do Psicólogo nas Instituições. DISCIPLINA NA ESCOLA E REGRAS SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA A PARTIR DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. 2008. (Congresso).

23.
XIV Semana da Psicologia-Unesp-Bauru. 2007. (Outra).

24.
1º Congresso de Psicologia e XIII Semana da Psicologia-UNESP-Bauru. 2006. (Outra).

25.
Congresso de Iniciação científica. ALTA EMISSÃO DE COMPORTAMENTOS REPETITIVOS NO ENDLESS MAZE E SUSCEPTIBILIDADE ÀS CORRIDAS DE PÂNICO EM RATOS. 2005. (Congresso).

26.
XII Semana de Psicologia Unesp-Bauru. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.; Salete Afonso . Vamos falar sobre autismo. 2015. (Outro).

2.
AMANDA, ; BIANCONE, E. ; FERRONI, G. ; SANTOS-CARVALHO, L.H.Z. ; NUNES, P. T. M. . As causas e prevenções da deficiência. 2010. (Exposição).

3.
SANTOS-CARVALHO, L.H.Z.. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Marina Pasian. O USO DA VIDEOMODELAGEM NO ENSINO DE PECS PARA PROFESSORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

2.
Ana Carolina Merlin. Aquisição de Operantes Verbais em uma criança com Transtorno do Espectro Autista Severo utilizando o Sistema de Comunicação por troca de Figura (PECS).. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

3.
Bruna Cazzoli. Generalização de Operantes Verbais entre ambientes em uma criança com Transtorno do Espectro Autista Severo utilizando o Sistema de Comunicação por troca de Figura (PECS).. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

4.
Maria Fernanda Grassi. A CONCEPÇÃO DO CUIDADOR ACERCA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DO SEU PAPEL NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SYLVIA VENÂNCIO RIBEIRO LEITE DE CARVALHO. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: COMO É VISTA PELO RH E PELOS COLABORADORES DA EMPRESA X E DE QUE FORMA ELA INFLUENCIA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Larissa Helena Zani Santos de Carvalho.

2.
CARACTERIZAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE COLABORADORES DE U. CARACTERIZAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA DE TERCEIRO SETOR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Larissa Helena Zani Santos de Carvalho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 11:44:45