Gabriele de Sousa Lins Mutti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6508343304332248
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Professora do quadro próprio do magistério do estado do Paraná. Graduada em Matemática, com especializações nas áreas de Matemática e Ensino. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui dezesseis anos de experiência docente em instituições de ensino públicas e particulares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriele de Sousa Lins Mutti
Nome em citações bibliográficas
MUTTI, Gabriele. S. L.;MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Ulysses Guimarães, Secretaria de Estado da Educação.
Rua Bartolomeu de Gusmão
Jd Panorama
85856290 - Foz do Iguacu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35251192


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática.
UNIOESTE/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA, UNIOESTE, Brasil.
Título: Práticas pedagógicas convergentes à Modelagem: considerações a partir dos discursos de professores da Educação Básica participantes de uma Formação Continuada em Modelagem Matemática,
Orientador: Tiago Emanuel Klüber.
2015 - 2016
Mestrado em Ensino.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Práticas pedagógicas de professores da Educação Básica num contexto de Formação Continuada de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Tiago Emanuel Klüber.
Palavras-chave: Ação docente; Tendência da Educação Matemática; Formação de Professores.
2013 - 2014
Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) e sua Relação com o Ensino da Matemática.
Orientador: Profª.Drª.Elizandra Sehn.
2013 - 2013
Especialização em Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 400h).
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Título: O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Orientador: Neiva Bottega Bertoncelli..
2003 - 2003
Especialização em Metodologia do Ensino e Matemática Aplicada. (Carga Horária: 390h).
Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais, FAPI, Brasil.
Título: Educação Matemática e a Informática:Aliadas no Processo de Ensino Aprendizagem da Matemática.
Orientador: José Osmar Carolino da Silva.
1999 - 2002
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Resolução de Problemas e Jogos Matemáticos.
Orientador: José Ricardo Souza.




Formação Complementar


2017 - 2017
Encontro Paranaense de Educação Matemática. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2017 - 2017
Conferência Nacional de Modelagem na Educação Matemática. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2016 - 2016
SEMANA PEDAGOGICA - 1 SEMESTRE - 2016. (Carga horária: 24h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2016 - 2016
XII ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. (Carga horária: 40h).
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, Brasil.
2016 - 2016
FORMACAO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMATICA NA EDUCACAO MATEMATICA 201. (Carga horária: 40h).
UNIOESTE/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
VII EPMEM-Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. (Carga horária: 22h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2015 - 2015
XIII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCACAO MATEMATICA. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2015 - 2015
IX CONFERENCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCACAO MATEMATICA/MODELAGEM MA. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2015 - 2015
SEMANA PEDAGOGICA - FEVEREIRO/2015 - EDUCADORES. (Carga horária: 16h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2015 - 2015
GRUPO DE TRABALHO EM REDE - GTR 2014. (Carga horária: 64h).
COORDENACAO DE ARTICULACAO ACADEMICA, SEED, Brasil.
2015 - 2015
Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Mate. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
GRUPO DE TRABALHO EM REDE - GTR 2013. (Carga horária: 64h).
SEED/COORDENACAO DE PLANEJAMENTO E AVALIACAO, SEED, Brasil.
2014 - 2014
SEMANA PEDAGOGICA FEV/2014 - NRE FOZ DO IGUACU - 32H. (Carga horária: 32h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2014 - 2014
FORMACAO EM ACAO 2014 - NRE FOZ DO IGUACU. (Carga horária: 8h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2014 - 2014
SEMANA PEDAGOGICA JULHO/2014. (Carga horária: 16h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2014 - 2014
PROGRAMA FORMACAO EM ACAO 2 SEM/2014 - PROFESSORES E ESPECIALISTAS. (Carga horária: 8h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2013 - 2013
AVALIACAO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: POR UMA EDUC. (Carga horária: 24h).
SEED/COORDENACAO DE PLANEJAMENTO E AVALIACAO, SEED, Brasil.
2013 - 2013
PROJETO DE EXTENSAO/AS CONTRIBUICOES DO CURSO DE L. (Carga horária: 40h).
UNIOESTE/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA, UNIOESTE, Brasil.
2013 - 2013
GRUPO DE TRABALHO EM REDE - GTR 2012. (Carga horária: 64h).
SEED/PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, SEED, Brasil.
2013 - 2013
A PROVA BRASIL/SAEB, SAEP E O TRABALHO DOCENTE - P. (Carga horária: 8h).
SEED/DEPARTAMENTO DE EDUCACAO BASICA, SEED, Brasil.
2013 - 2013
FORMACAO EM ACAO 2013 - NRE FOZ DO IGUACU - POLO I - 1 SEM. (Carga horária: 8h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2013 - 2013
SP-JULHO/2013-FOZ DO IGUACU-COL. EST.ULYSSES GUIMARAES - FOZ DO IGUACU. (Carga horária: 16h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2013 - 2013
FORMACAO EM ACAO 2013. (Carga horária: 8h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2013 - 2013
ENCAMINHAMENTOS TEORICO-METODOLOGICOS PARA LEITURA E RESOLUCAO DE PROBLEMAS. (Carga horária: 8h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2012 - 2012
ESCOLA PUBLICA: UM ESPACO DE PROMOCAO DA APRENDIZA. (Carga horária: 32h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2012 - 2012
CURSO DE AVALIACAO INSTITUCIONAL: REFLEXOES SOBRE. (Carga horária: 60h).
SEED/COORDENACAO DE PLANEJAMENTO E AVALIACAO, SEED, Brasil.
2012 - 2012
FORMACAO EM ACAO - 2012 - POLO II - FOZ DO IGUACU. (Carga horária: 8h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2012 - 2012
ENCONTRO DE FORMACAO DAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES. (Carga horária: 60h).
COORDENACAO DA ED. DAS RELACOES E DIVERSIDADE, SEED, Brasil.
2012 - 2012
SEMANA PEDAGOGICA - JULHO/2012. (Carga horária: 16h).
Nucleo Regional de Foz do Iguacu, NRE-FOZ, Brasil.
2011 - 2011
O VALOR DA ESCOLA PUBLICA. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2011 - 2011
A ESCOLA PUBLICA COMO ESPACO DE PROMOCAO DA APREND. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2011 - 2011
O QUE UM EDUCADOR PRECISA SABER PARA SER UM BOM DI. (Carga horária: 70h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2011 - 2011
GRUPO DE TRABALHO EM REDE - GTR / 2010. (Carga horária: 64h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2011 - 2011
OFICINAS DISCIPLINARES DA EDUCACAO BASICA - POLO FOZ DO IGUACU. (Carga horária: 8h).
SEED/DEPARTAMENTO DE EDUCACAO BASICA, SEED, Brasil.
2010 - 2010
GRUPO DE TRABALHO EM REDE PDE 2009- EDUCACAO, TECN. (Carga horária: 64h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
TEMPO, ESPACO E AUTONOMIA DA ESCOLA: O PROJETO POL. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS DA REDE PARANA DIGIT. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
AS NECESSIDADES DA ESCOLA A PARTIR DE SEUS LIMITES E AVANCOS. (Carga horária: 24h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2009 - 2009
CURSO FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES/BUSCANDO NOVAS METODOLOGIAS PARA O. (Carga horária: 40h).
UNIOESTE/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA, UNIOESTE, Brasil.
2009 - 2009
ESTUDOS PARA DISCUSSAO SOBRE CONCEPCAO DE CURRICULO E ORGANIZACAO DA PRATIC. (Carga horária: 24h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2009 - 2009
DISSEMINACAO DA POLITICA CURRICULAR E DE GESTAO ESCOLAR DA SEED/PR. (Carga horária: 16h).
SEED/DEPARTAMENTO DE EDUCACAO BASICA, SEED, Brasil.
2009 - 2009
GRUPO DE ESTUDO AOS SABADOS - 2009. (Carga horária: 30h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2009 - 2009
ESTUDOS PARA DISCUSSAO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. (Carga horária: 16h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2008 - 2009
GRUPO DE TRABALHO EM REDE/2008 - EDUCACAO, TECNOLOGIA E ENSINO. (Carga horária: 64h).
SEED/PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, SEED, Brasil.
2008 - 2008
ESTUDOS PARA ORGANIZACAO E ELABORACAO DO PLANO DE ACAO DA ESCOLA. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2008 - 2008
GRUPO DE ESTUDO AOS SABADOS DE MATEMATICA - 2008. (Carga horária: 30h).
SEED/DEPARTAMENTO DE EDUCACAO BASICA, SEED, Brasil.
2008 - 2008
O CURRICULO FRENTE AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORANEOS. (Carga horária: 24h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2008 - 2008
DISSEMINACAO DA POLITICA CURRICULAR E DE GESTAO ESCOLAR DA SEED/PR. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2007 - 2008
GRUPO DE TRABALHO EM REDE - EDUCACAO, TECNOLOGIA E ENSINO. (Carga horária: 60h).
SEED/PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, SEED, Brasil.
2007 - 2007
INCLUSAO E DIVERSIDADE NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2007 - 2007
A ORGANIZACAO ESCOLAR E O PLANO DE TRABALHO DOCENTE. (Carga horária: 8h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2007 - 2007
GRUPO DE ESTUDO - EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 30h).
DEPARTAMENTO DE ENSINO PARA DIVERSIDADE, SEED, Brasil.
2007 - 2007
REFLEXOES PARA IMPLEMENTACAO DO PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO. (Carga horária: 24h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2006 - 2006
ESTUDOS PARA A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO DA ESCOLA. (Carga horária: 24h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2006 - 2006
II GRUPO DE ESTUDO AOS SABADOS - MATEMATICA - ENSINO MEDIO. (Carga horária: 28h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2006 - 2006
ESTUDOS PARA A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO DA ESCOLA. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2005 - 2005
CURSO DIRIGIDO DE DIRETRIZES PEDAGOGICAS E ADMINISTRATIVAS PARA A EDUCACAO. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2005 - 2005
GRUPO DE ESTUDO AOS SABADOS - MATEMATICA - ENSINO MEDIO. (Carga horária: 24h).
SUPERINTENDENCIA DA EDUCACAO, SEED, Brasil.
2005 - 2005
I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCACAO. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2002 - 2002
Organizações Escolares e Valores Contemporâneos. (Carga horária: 8h).
Sindicato das escolas particulares, SINEPE, Brasil.
1997 - 1997
Um salto para o futuro. (Carga horária: 60h).
SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
1997 - 1997
Semana da educação do Colégio Estadual Barão do Rio Branco. (Carga horária: 32h).
Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, SMEFI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


COLEGIO VICENTINO SÃO JOSÉ, CVSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ENSINO MEDIO E PRÉ-VESTIBULAR, Carga horária: 12


DINÂMICA XODÒ LTDA, COLÉGIO DINÂMICA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 15


CENTRO DE EDUCAÇÃO MONJOLO, COLÉGIO MONJOLO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ENSINO MÉDIO, Carga horária: 16


SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO PARANÁ, SEED-PR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40


ESCOLA BETTA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL LTDA, COLÉGIO BETTA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 16


SOCIEDADE EDUCACIONAL CAMPOS DO IGUAÇU, COLÉGIO IGUAÇU, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, Carga horária: 16


SERVIÇO SOCIAL AUTONÔMO, PARANAEDUCÂO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo, Carga horária: 20


ASSOC.DIRET.ESC.PUB.EDUC.JOV.E.ADULTOS, ADEJA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo, Carga horária: 20


UNIOESTE/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: discente, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa FOPECIM
Outras informações
Temática da Investigação: Didáticas, metodologias e recursos no ensino de Ciências e Matemática. Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação. Linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática.

Atividades

10/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, .

10/2015 - Atual
Extensão universitária , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, .

Atividade de extensão realizada
Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática.

Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú, CESUFOZ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3



Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores; Modelagem Matemática


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tiago Emanuel Klüber em 04/04/2017.
Descrição: O projeto de Extensão Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática aprovado em 28/10/2015 sob o parecer 087/2015-CCET pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná se desenvolve nos Núcleos Regionais de Educação de Foz Assis Chateubrian (Municípios de Assis Chateubriand e Tupãnsi), de Francisco Beltrão (município de Francisco Beltrão) e de Foz do Iguaçu (Município de Foz do Iguaçu). O modelo de formação é um modelo misto (GARCIA, 1999) e se propõe a inserir os professores em um ambiente de pesquisa, compartilhamento de experiências, reflexão sobre a ação e negociação de seus constructos pessoais e suas teorias implícitas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriele de Sousa Lins Mutti - Integrante / Marcio Virginio da Silva - Integrante / Tiago Emanuel Klüber - Coordenador / Elhane Fatima Fritsch Cararo - Integrante / Silvio Rogerio Martins - Integrante / Carla Melli Tambarussi - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, S. R.2018MARTINS, S. R. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; CARVALHO, F. J. R. ; KLÜBER, Tiago. E. . GRUPOS DE ESTUDOS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA: O SENTIDO ATRIBUÍDO POR PROFESSORES A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 33, p. 417, 2018.

2.
MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS2018MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS; MARÇAL, Cleonice ; MACHADO, MARIA LAURA DE OLIVEIRA . Interculturalidade e a formação de professores: reflexões a partir dos documentos que orientam as políticas públicas de ensino para a formação de professores da Educação Básica. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 18, p. 113, 2018.

3.
MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS2018MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS; KLÜBER, TIAGO EMANUEL . Aspectos que constituem práticas pedagógicas e a formação de professores em modelagem matemática. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 85-107, 2018.

4.
MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS2018MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS; MATIOLI, CRISTIANE ELISE REICH ; KLÜBER, TIAGO EMANUEL . MODELAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Dynamis, v. 24, p. 21, 2018.

5.
MUTTI, Gabriele. S. L.2015 MUTTI, Gabriele. S. L.; MARTINS, S. R. ; CARARO, E. F. F. . MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS A PARTIR DOS CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE. DYNAMIS (FURB. ONLINE), v. 21, p. 69, 2015.

6.
KLÜBER, TIAGO EMANUEL2015 KLÜBER, TIAGO EMANUEL ; MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS ; SILVA, MARCIO VIRGINIO DA . Modelagem matemática (MM) na educação de jovens e adultos (EJA): contribuições a partir de um metaestudo. Percursos (Florianópolis. Online), v. 16, p. 83-117, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MUTTI, Gabriele. S. L.; KLÜBER, Tiago. E. . FORMATO MULTIPAPER NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIROS DAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO: UM PANORAMA. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em Debate, 2018. v. V.

2.
MUTTI, Gabriele. S. L.; KLÜBER, Tiago. E. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.

3.
MUTTI, Gabriele. S. L.; Matioli, Cristiane E. R. ; MARTINS, S. R. ; KLÜBER, Tiago. E. . DE PROFESSORES FORMANDOS A FORMADORES: DISCUSSÕES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS FORMAÇÕES DE AÇÕES DESCENTRALIZADAS. In: VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2018, Cascavel-PR. A Modelagem e a Sala de aula, 2018.

4.
MUTTI, Gabriele. S. L.; MARTINS, S. R. ; KLÜBER, Tiago. E. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: GRUPO FOZ DO IGUAÇU. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas, 2017. v. XIV.

5.
MUTTI, Gabriele. S. L.; KLÜBER, Tiago. E. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas, 2017. v. XIV.

6.
MUTTI, Gabriele. S. L.; SOMAVILLA, Adriana Stefanello . Postura fenomenológica de investigação: relatando experiências de pesquisa no contexto da Educação Matemática. In: II Semana Acadêmica da Matemática, 2017, Foz do Iguaçu. II Semana Acadêmica da Matemática. v. II.

7.
MUTTI, Gabriele. S. L.; MARTINS, S. R. ; Matioli, Cristiane E. R. ; KLÜBER, Tiago. E. . ÁRVORES ORDENADAS: UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, 2017, Maringá-PR. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções, 2017.

8.
CARVALHO, F. J. R. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; MARTINS, S. R. . EMBALAGEM ECONÔMICA OU ARMADILHA DO VAREJO? RELATANDO UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, 2017, Maringa. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções, 2017. p. 1-11.

9.
KLÜBER, Tiago. E. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; TAMBARUSSI, C. M. ; MARTINS, S. R. . PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTIGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016. v. XII. p. 1-12.

10.
MUTTI, Gabriele. S. L.; Bellei, Patrick ; KLÜBER, Tiago. E. . SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ (SAEP) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016. v. XII. p. 1-12.

11.
CARARO, E. F. F. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; KLÜBER, Tiago. E. . Modelagem Matemática e Origami: Um olhar. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015, São Carlos. Modelagem Matemática na Educação Matemática: pluralidades e debates. São Carlos: UFSCar, 2015. v. 1. p. 1-14.

12.
CARARO, E. F. F. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; KLÜBER, Tiago. E. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ: UM OLHAR A PARTIR DE EVENTOS OFERTADOS PELA SEED. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e Pesquisas no campo da Educação Matemática, 2015. p. 1-15.

13.
MUTTI, Gabriele. S. L.; SILVA, Marcio. V. ; KLÜBER, Tiago. E. . A Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos-EJA: Um olhar a partir da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015, São Carlos-SP. Modelagem Matemática na Educação Matemática: Pluralidades e debates. São Carlos: UFScar, 2015. v. 1. p. 1-15.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KLÜBER, Tiago. E. ; TAMBARUSSI, C. M. ; CARARO, E. F. F. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; SILVA, Marcio. V. ; MARTINS, S. R. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PANORAMA E PESQUISA. In: Seminário de Extensão da Unioeste, 2017, Cascavel. Seminário de Extensão Unioeste, 2017.

2.
KLÜBER, Tiago. E. ; TAMBARUSSI, C. M. ; CARARO, E. F. F. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; SILVA, Marcio. V. ; MARTINS, S. R. . CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETO DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: Seminário de Extensão da Unioeste, 2016, Francisco Beltrão. Unioeste e Comunidade: Extensão para quem?, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MUTTI, Gabriele. S. L.; SOMAVILLA, Adriana Stefanello . Postura fenomenológica de investigação: relatando experiências de pesquisa no contexto da Educação Matemática. In: II Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática, 2017, Foz do Iguaçu. II Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Painel de abertura-Modelagem e a Sala de Aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MUTTI, Gabriele. S. L.; Bellei, Patrick ; KLÜBER, Tiago. E. . SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ (SAEP) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KLÜBER, Tiago. E. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; TAMBARUSSI, C. M. ; MARTINS, S. R. . PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTIGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MUTTI, Gabriele. S. L.; SILVA, Marcio. V. ; KLÜBER, Tiago. E. . A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA: UM OLHAR A PARTIR DA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARARO, E. F. F. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; KLÜBER, Tiago. E. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ: UM OLHAR A PARTIR DE EVENTOS OFERTADOS PELA SEED. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARARO, E. F. F. ; MUTTI, Gabriele. S. L. ; KLÜBER, Tiago. E. . Modelagem Matemática e o origami: um olhar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MUTTI, Gabriele. S. L.. ENCAMINHAMENTOS TEORICO-METODOLOGICOS PARA LEITURA E RESOLUCAO DE PROBLEMAS A PARTIR DO SAEP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MUTTI, Gabriele. S. L.. FORMACAO EM ACAO 2013 - NRE FOZ DO IGUACU - 2 SEMESTRE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Formação de ação Disciplinar. 2018. .

2.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MUTTI, Gabriele. S. L.; SOMAVILLA, Adriana Stefanello . Postura fenomenológica de investigação: relatando experiências de pesquisa no contexto da Educação Matemática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MUTTI, Gabriele. S. L.; MARTINS, S. R. ; Matioli, Cristiane E. R. ; Bellei, Patrick . Formação de professores em Modelagem Matemática. 2017. .

5.
MUTTI, Gabriele. S. L.. FORMACAO EM ACAO DISCIPLINAR - MATEMATICA - NRE FOZ DO IGUACU. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS. Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MUTTI, Gabriele. S. L.; MARTINS, S. R. . Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MUTTI, Gabriele. S. L.. ENCAMINHAMENTOS TEORICO-METODOLOGICOS PARA LEITURA E RESOLUCAO DE PROBLEMAS A PARTIR DO SAEP. 2013. .

11.
MUTTI, Gabriele. S. L.. FORMACAO EM ACAO 2013 - NRE FOZ DO IGUACU - 2 SEMESTRE. 2013. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KLÜBER, Tiago. E.; MUTTI, Gabriele. S. L.; CHRISTOFOLETTI, J. F.. Participação em banca de Angélica de Quadros Olimpio. Formação Continuada na escola para professores de Ciências dos anos iniciais do ensino Fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática) - UNIOESTE/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KLÜBER, Tiago. E.; MUTTI, Gabriele. S. L.; TAMBARUSSI, C. M.. Participação em banca de Sara Taís Theobald.Modelagem Matemática na formação inicial de professores de Matemática: experiência e reflexões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - UNIOESTE/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA.

2.
MUTTI, Gabriele. S. L.; TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, Tiago. E.. Participação em banca de Ana Cristina Dellabetta Guerrero.Tarefas de Modelagem na Educação Matemática publicadas nas edições IX e X da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - UNIOESTE/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Participação como Banca Técnica para prova de desempenho didático para o cargo de Professor no concurso público Concurso Público do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná - SEAP.. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática.Postura fenomenológica de Investigação: relatando experiências de pesquisa no contexto da Educação Matemática. 2017. (Oficina).

2.
Encontro Nacional de Educação Matemática.Prática Pedagógica em artigos sobre formação de professores em Modelagem Matemática: algumas considerações. 2016. (Encontro).

3.
Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. A Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos-EJA: Um olhar a partir da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2015. (Congresso).

4.
Encontro Paranaense de Educação Matemática.FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ: UM OLHAR A PARTIR DE EVENTOS OFERTADOS PELA SEED. 2015. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS. Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2018. (Outro).

2.
MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS. Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MUTTI, Gabriele. S. L.. ENCAMINHAMENTOS TEORICO-METODOLOGICOS PARA LEITURA E RESOLUCAO DE PROBLEMAS A PARTIR DO SAEP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MUTTI, Gabriele. S. L.. FORMACAO EM ACAO 2013 - NRE FOZ DO IGUACU - 2 SEMESTRE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MUTTI, Gabriele. S. L.. ENCAMINHAMENTOS TEORICO-METODOLOGICOS PARA LEITURA E RESOLUCAO DE PROBLEMAS A PARTIR DO SAEP. 2013. .

2.
MUTTI, Gabriele. S. L.. FORMACAO EM ACAO 2013 - NRE FOZ DO IGUACU - 2 SEMESTRE. 2013. .

3.
MUTTI, Gabriele. S. L.. FORMACAO EM ACAO DISCIPLINAR - MATEMATICA - NRE FOZ DO IGUACU. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Formação de ação Disciplinar. 2018. .

5.
MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS. Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MUTTI, Gabriele. S. L.. Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:19:21