Helena Garcia dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


É Fisioterapeuta, Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista IPA (Porto Alegre/RS), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior na Anhanguera Educacional (Pelotas/RS) e Especialista em Cosmetologia e Estética na Universidade Católica de Pelotas (Pelotas/RS). Trabalhou em pesquisa na área de crianças com deficiência e participou de grupo de pesquisa sobre o brincar de crianças com deficiência visual e inclusão. Tem experiência na área de fisioterapia, com ênfase nos seguintes temas: percepção, desenvolvimento motor, inclusão, processo de ensino-aprendizagem, didática e metodologias de ensino, e fisioterapia dermatofuncional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helena Garcia dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, H. G.;SANTOS, Helena Garcia dos

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Católica de Pelotas, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Fisioterapia.
Avenida Fernando Osório, 1586
Três Vendas
96055030 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 21288510
URL da Homepage: www.ucpel.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Mestrado profissional em Reabilitação e Inclusão.
Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Título: O brincar de crianças com deficiência visual, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Atos Prinz Falkenbach.
Palavras-chave: Inclusão; Criança; Brincar.
2016 - 2018
Especialização em Cosmetologia e Estética.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Perfil dos usuários atendidos em Fisioterapia Dermatofuncional em um Serviço de Sistema Único de Saúde em Pelotas-RS.
Orientador: Maria Teresa Bicca Dode.
2011 - 2012
Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 440h).
Anhanguera Educacional - Pelotas, AE, Brasil.
Título: Estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem na percepção de discentes de fisioterapia.
Orientador: Tânia Madeira.
2003 - 2007
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com síndrome de down em relação à fisioterapia.
Orientador: Giane Braida.




Formação Complementar


2018 - 2018
Programa de treinamento no uso do portal de periódicos da CAPES. (Carga horária: 3h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Plasma: Beleza a Jato. (Carga horária: 8h).
Bioage RS, BIOAGE RS, Brasil.
2017 - 2017
Depilação a Laser e Luz Intensa Pulsada. (Carga horária: 10h).
Cursos Bergmann, CB, Brasil.
2017 - 2017
Cosmetologia básica e associação de protocolos. (Carga horária: 10h).
Cursos livres em estética, CLE, Brasil.
2016 - 2016
Hands On em Estética Corporal. (Carga horária: 18h).
Skin Cursos, SC, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Diversidade nas Organizações. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia da Pesquisa-conhecimento,saber e ciênc. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Pessoas - Motivação nas Organizações. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Elaboração prontuário estético corporal e facial. (Carga horária: 16h).
Bouna Vita, BV, Brasil.
2008 - 2008
Uso terapêutico da bola suiça. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Flexibilidade, alongamento e relaxamento. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
Ativ. física na defic.-da inclusão ao rendimento. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Bolsista CIEE - ambulatório de fisioterapia UCPel. (Carga horária: 544h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Bolsista CIEE - HUSFP. (Carga horária: 228h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1998 - 2000
Italiano Nível IV. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de Pós-Graduação

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária

Atividades

08/2018 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Cosmetologia e Estética - 3° edição.
08/2018 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado V
08/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Atividade realizada
Orientações de TCC II.
10/2018 - 11/2018
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Cosmetologia e Estética - 4° edição.
10/2018 - 10/2018
Ensino, Cosmetologia e Estética - 4ª edição, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Distúrbios Estéticos - 10h/aula
Introdução a Cosmetologia e Estética - 10h/aula
07/2018 - 07/2018
Ensino, Cosmetologia e Estética 3ª edição, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Drenagem linfática corpo e face - 20h/aula

Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Aluna / Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluna / Pesquisador
Outras informações
Faço parte do grupo de pesquisa em Reabilitação e Inclusão liderados pelo Prof. Dr. Atos Falkenbach e Prof. Dr. Luciane Wagner. Linhas de pesquisa: estudos em saúde coletiva, inclusão e deficiência e reabilitação e transtornos do desenvolvimento. Informação disponível em: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=58344090HS29JV


Bella Vita Centro Estético, BV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

Atividades

03/2009 - Atual
Serviços técnicos especializados , Bella Vita Centro Estético, .

Serviço realizado
Fisioterapeuta responsável pelo setor de fisioterapia Dermatofuncional.

Hospital Universitário São Francisco de Paula, HUSFP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista do CIEE, Enquadramento Funcional: Estagiária

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária

Atividades

12/2006 - 07/2007
Estágios , HUSFP, .

Estágio realizado
Realizou estágio remunerado pelo CIEE no setor de Fisioterapia do HUSFP no período de 3 meses, compreendendo 228 horas e também no setor de Fisioterapia do Ambulatório do Campus da Saúde do HUSFP no período de 8 meses, totalizando 544 horas..
07/2006 - 07/2006
Estágios , HUSFP, .

Estágio realizado
Realizou estágio extracurricular de observação no Ambulatório de Fisioterapia do Campus da Saúde do HUSFP, totalizando 18 horas..


Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Inclusão na educação física da escola: o que dizem os professores e alunos com necessidades especiais
Descrição: O presente projeto de pesquisa é oriundo das produções de pesquisa no tema da inclusão na escola e na educação física, investiga a compreensão dos professores da escola e de alunos com deficiência visual sobre o tema da inclusão e da acessibilidade na escola e nas aulas de educação física da escola comum. O estudo é continuidade dos projetos de pesquisa (do mesmo grupo de pesquisa) que investigam a ação e as experiências pedagógicas presente na educação física que inclui alunos com deficiência nas redes de ensino de Porto Alegre. O presente estudo interpreta a compreensão dos professores da escola e de alunos com deficiência visual sobre a inclusão e a acessibilidade na escola e nas aulas de educação física. Analisa e interpreta repercussões da inclusão nas aulas de educação física, na escola e no coletivo social de alunos com deficiência. O estudo de caráter qualitativo faz uso da modalidade estudo de casos no sentido de entender as repercussões da inclusão. Os instrumentos de coleta de informações são observações, entrevistas e diário de campo. O estudo deseja contribuir com a ação pedagógica da inclusão a partir de análises e interpretações das vivências de inclusão sob a ótica de alunos com deficiência visual e de professores na escola comum e nas aulas de educação física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Helena Garcia dos Santos - Integrante / Atos Prinz Falkenbach - Coordenador / Luciane Carniel Wagner - Integrante / Fleming Salvador Pedroso - Integrante.
2007 - 2010
O brincar de crianças com deficiência visual
Descrição: O interesse em pesquisar tal assunto justifica-se não só por possibilitar a identificação das características peculiares de crianças com deficiência visual e desta maneira permitir melhores condições de vida, mas também pela possibilidade de fornecer diretrizes aos profissionais multidisciplinares no seu cotidiano, facilitando a assistência a esta parcela da população. O objetivo deste projeto de pesquisa consiste em investigar o brincar realizado por crianças com deficiência visual nos momentos do recreio e das aulas de educação física em uma escola da rede estadual de Porto Alegre-RS. O referencial bibliográfico destaca conhecimentos sobre a deficiência visual e sua análise histórica (Amaral, 1996; Caiado, 2003), os processos compensatórios da deficiência (Vygotsky, 1997; Sacks, 2000; Falkenbach, 2003), e o jogo da criança com deficiência visual baseado na concepção de Vygotsky (1979, 1999), porém com a contribuição de diversos autores (Silveira et al, 2000; Silva, 2003, Hueara et al, 2006). Este projeto de pesquisa caracteriza-se como estudo de casos de cunho qualitativo. A definição da escola ocorreu por apresentar um número favorável de crianças com deficiência visual inclusas e pelo fácil acesso aos pais e professores responsáveis. Os instrumentos de coleta de informações são: observações e entrevistas semi-estruturadas. As perspectivas de contribuições do projeto são de coletar informações para possibilitar melhores compreensões de como são estabelecidas as comunicações das crianças com deficiência visual com seus pares videntes. Também de obter indicativos sobre a capacidade de crianças com deficiência visual em imitar e utilizar de modelos culturais em suas brincadeiras, bem como de desenvolver melhores compreensões acerca do conhecimento e as manifestações das representações mentais destas crianças por intermédio do jogo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Validade e confiabilidade da fotogrametria computadorizada para detecção precoce de escoliose idiopática adolescente
Descrição: Descrição: OBJETIVOS -Determinar validade da cinemática angular como exame diagnóstico e analítico para escoliose, comparado ao exame radiológico. -Estabelecer uma validação cruzada entre as medidas angulares pelo protocolo de superfície, através da cinemática angular, versus ângulo Cobb, na imagem radiológica. HIPÓTESES -Comparada ao exame radiológico convencional, a cinemática angular apresenta alta sensibilidade e especificidade. -Há uma correlação positiva e significante entre a análise cinemática angular de superfície e o ângulo de Cobb. Delineamento: Estudo transversal descritivo-analítico de base escolar com alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental das escolas da zona urbana de Pelotas, RS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Helena Garcia dos Santos - Integrante / Marcelo Baptista Döhnert - Coordenador / Elaine Tomasi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia dermatofuncional.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Inclusão de pessoas com necessidades especiais.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: multidisciplinar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Fisioterapeuta Homenageada - ATFI 18, Formandos do curso de Fisioterapia - UCPel.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Souza-Rabbo, M. P.2008 Souza-Rabbo, M. P. ; SIQUEIRA, R. ; SANTOS, H. G. ; GASPARY, S. ; RIBEIRO, J. L. ; DIAS, A. S. . O exercício físico como ferramenta não medicamentosa na reabilitação de pacientes com disfunção cardiovascular. Uma breve revisão.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. n.124, p. 1-8, 2008.

2.
SANTOS, H. G.;SANTOS, Helena Garcia dos2008 SANTOS, H. G.; FALKENBACH, A. P. . Aprendizagem e desenvolvimento da criança deficiente visual: os processos compensatórios de Vygotski. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. n. 122, p. 1-8, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, H. G.; FALKENBACH, A. P. . Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência visual: os processos compensatórios de Vygotski. In: Atos Prinz Falkenbach. (Org.). Inclusão - perspectivas para as áreas de Educação Física, Saúde e Educação. 1ªed.Jundiaí/SP: Editora Fontoura, 2010, v. 1, p. 111-123.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, H. G.; FALKENBACH, A. P. . O brincar de crianças com deficiência visual. In: XII Encontro de Pós-Graduação, 2010, Pelotas. Anais do XII Encontro de Pós-Graduação, 2010.

2.
BRAGA, H. A. A. ; SANTOS, H. G. ; GUIMARAES, M. R. V. . Aulas mistas: a construção da visão de alunos/as concluintes do Ensino Médio em uma escola privada. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010, Pelotas. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica / UFPel, 2010.

3.
BRAGA, H. A. A. ; SANTOS, H. G. ; GUIMARAES, M. R. V. . Aulas mistas: a construção da visão de alunos/as concluintes do Ensino Médio em uma escola privada. In: XXIX Simpósio Nacional de Educação Física, 2010. Anais do XXIX Simpósio Nacional de Educação Física, 2010.

4.
SANTOS, H. G.; DODE, M. T. B. ; BRAIDA, G. . Percepção de pais e cuidadores de pacientes de síndrome de down em relação à fisioterapia. In: I Congresso Nacional de Educação Física na Escola, 2008, Lajeado. Anais do I Congresso Nacional de Educação Física na Escola, 2008.

5.
SANTOS, H. G.; FALKENBACH, A. P. . O jogo de crianças com deficiência visual. In: I Congresso Nacional de Educação Física na Escola, 2008, Lajeado. Anais do I Congresso Nacional de Educação Física na Escola, 2008.

6.
SANTOS, H. G.; DODE, M. T. B. ; BRAIDA, G. . Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com síndrome de down em relação à fisioterapia. In: VIII Mercomovimento, 2007, Santa Maria - RS. Anais do VIII mercomovimento - sessão científica - ADUFSM. Santa Maria - RS: GRAFISUL, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTA, I. C. ; SANTOS, H. G. dos ; ROSCHILDT, L. L. . Comparação e aplicação de protocolos fisioterapêuticos para tratamento de úlceras vasculares. In: 10º Congresso de Extensão/17ª Mostra de Pós-Graduação/ 27º Congresso de Iniciação Científica/3ª Mostra de Trabalhos de Pesquisas produzidas por profissionais e a 3ª Mostra de Iniciação Científica e Extensão promovida para alunos das Escolas de Pelotas e, 2018, Pelotas. Anais do Salão Universitário 2018 - UCPel, 2018.

2.
BRAGA, H. A. A. ; SANTOS, H. G. ; GUIMARAES, M. R. V. . Aulas mistas: a construção da visão de alunos/as concluintes do ensino médio em uma escola privada. In: XIXX Simpósio Nacional de Educação Física, 2010, Pelotas/RS. Anais do XIXX Simpósio Nacional de Educação Física, 2010.

3.
FALKENBACH, A. P. ; PEDROSO, F. S. ; SANTOS, H. G. ; HESSEL, A. M. ; MACHADO, G. ; ORDOBAS, A. C. M. . Inclusão na Educação Física da escola: o que dizem os professores e alunos com necessidades especiais. In: X MEEP - X Mostra de Extensão e Pesquisa da UNIVATES, 2008, Lajeado. Anais do X MEEP, 2008.

4.
SANTOS, H. G.; FALKENBACH, A. P. . O brincar de crianças com deficiência visual. In: X MEEP - X Mostra de Extensão e Pesquisa da UNIVATES, 2008, Lajeado. Anais do X MEEP - UNIVATES, 2008.

5.
SANTOS, H. G.; DODE, M. T. B. . Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com síndrome de down. In: I Mostra Nacional de Experiências Ensino, Serviço e Comunidade do XVI Encontro Nacional de Fisioterapia da ABENFISIO, 2007, Canela - RS. Anais da I Mostra Nacional de Experiências Ensino, Serviço e Comunidade, 2007.

6.
MADEIRA, M. C. ; SANTOS, H. G. ; GOULART. N. O. ; SEELIG, J. F. . A experiência da atividade em grupos com portadores de diabetes na cidade de Pelotas/RS. In: I mostra nacional de experiências ensino, serviço e comunidade, 2007. Anais da I Mostra Nacional de Experiências Ensino, Serviço e Comunidade, 2007.

7.
DODE, M. T. B. ; SANTOS, H. G. ; MACHADO, R. F. ; NOGUEIRA, J. P. ; NEVES, F. B. . Percepção de crianças carentes sobre educação em saúde e educação ambiental. In: XV congresso de iniciação científica da UCPel, 2006, Pelotas. CD XV Congresso de iniciação científica da UCPel, 2006.

8.
SANTOS, H. G.; GOULART. N. O. . Avaliação de dados do projeto SIAMA relacionado ao Aleitamento Materno realizado com as Puérperas do Hospital Santa casa de misericórdia de São Lourenço do Sul. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, 2005, Pelotas. CD Congresso de Iniciação Científica da UCPel, 2005.

9.
SANTOS, H. G.; GOULART. N. O. . Avaliação de dados do Projeto SIAMA relacionado ao aleitamento materno realizado com as puérperas do Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. In: I Encontro de Produção Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FURG: Enfermagem/Saúde, 2005, Rio Grande-RS. Anais do I Encontro de Produção Acadêmica do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FURG: Enfermagem/Saúde, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, H. G.; FALKENBACH, A. P. . O brincar de crianças com deficiência visual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, H. G.; FALKENBACH, A. P. . O jogo de crianças com deficiência visual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FALKENBACH, A. P. ; PEDROSO, F. S. ; SANTOS, H. G. ; HESSEL, A. M. ; ORDOBAS, A. C. M. . Inclusão na Educação Física da escola: o que dizem os professores e alunos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, H. G.; FALKENBACH, A. P. . O brincar de crianças com deficiência visual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, H. G.; DODE, M. T. B. ; BRAIDA, G. . Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com Síndrome de Dowm em relação à fisioterapia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, H. G.; FALKENBACH, A. P. . O jogo de crianças com deficiência visual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, H. G.; DODE, M. T. B. ; BRAIDA, G. . Percepção de pais e cuidadores de pacientes de Síndrome de Down em relação à fisioterapia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, H. G.. Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com Síndrome de Down em relação à fisioterapia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, H. G.; DODE, M. T. B. ; BRAIDA, G. . Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com Síndrome de Down em relação a fisioterapia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, H. G.; DODE, M. T. B. ; BRAIDA, G. . Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com Síndrome de Dowm em relação à fisioterapia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, H. G.; DODE, M. T. B. . Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com Síndrome de Down. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MADEIRA, M. C. ; SANTOS, H. G. ; GOULART. N. O. ; SEELIG, J. F. . A experiência da atividade em grupos com portadores de diabetes na cidade de Pelotas/RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, H. G.; GOULART. N. O. . Avaliação de dados do projeto SIAMA relacionado ao aleitamento materno realizado com as puérperas do Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, H. G.; GOULART. N. O. . Avaliação de dados do projeto SIAMA relacionado ao aleitamento materno realizado com as puérperas do Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, H. G.. Drenagem linfática corpo e face. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ppt didático).

2.
SANTOS, H. G. dos. Introdução a Cosmetologia e Estética - .ppt. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

3.
SANTOS, H. G. dos. Distúrbios Estéticos. 2018. (Desenvolvimento de material didático e instrucional - .ppt).

4.
SANTOS, H. G.. Inclusão do deficiente visual no ensino regular. 2011. (Palestra).

5.
SANTOS, H. G.. A importância do brincar no desenvolvimento da criança com deficiência. 2008. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, H. G.. Participação em banca de Amanda Hardtke Kaster Nunes. O microagulhamento no tratamento da alopécia androgenética. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Cosmetologia e Estética) - Universidade Católica de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DODE, M. T. B.; SANTOS, H. G.; BLOIS, C. R.. Participação em banca de Ebtssam Abdalla Mustafa e Victória Nunes Caileo.Efeitos da Kinesio Taping no fibro edema gelóide graus III e IV (projeto). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
DODE, M. T. B.; SANTOS, H. G.; MOREIRA, F.. Participação em banca de Ana Laura Hernandes Carriconde e Roanna Stark Stigger.Efeitos do método pump up na aparência da região glútea (projeto). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, H. G. dos. 10º Congresso de Extensão/17ª Mostra de Pós-Graduação/ 27º Congresso de Iniciação Científica/3ª Mostra de Trabalhos de Pesquisas produzidas por profissionais e a 3ª Mostra de Iniciação Científica e Extensão promovida para alunos das Escolas de Pelotas e da Região Sul. 2018. Universidade Católica de Pelotas.

2.
SANTOS, H. G. dos. 10º Congresso de Extensão/17ª Mostra de Pós-Graduação/ 27º Congresso de Iniciação Científica/3ª Mostra de Trabalhos de Pesquisas produzidas por profissionais e a 3ª Mostra de Iniciação Científica e Extensão promovida para alunos das Escolas de Pelotas e da Região Sul. 2018. Universidade Católica de Pelotas.

3.
SANTOS, H. G. dos. II Congresso Regional do NIF (Núcleo Interdisciplinar de Fisioterapia). 2017. Universidade Católica de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 Congresso Internacional Científico Multidisciplinar em Estética - Estética in SP. 2018. (Congresso).

2.
6 Simpósio científico de estética e cosmetologia. 2018. (Simpósio).

3.
Mitos e verdades sobre drenagem linfática manual: as diversas técnicas e suas diferenças. 2018. (Encontro).

4.
5 Simpósio científico multidisciplinar de estética e cosmetologia cosmobeauty. 2017. (Simpósio).

5.
Capacitação em prescrição de fitoterápicos e suplementos para a saúde do homem e da mulher. 2017. (Encontro).

6.
Cosmetologia básica e associação de protocolos. 2017. (Encontro).

7.
Simpósio Extratos da Terra. 2017. (Simpósio).

8.
II Jornada Acadêmica de Fisioterapia.Inclusão do deficiente visual no ensino regular. 2011. (Outra).

9.
VI Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo nesse campo?. 2010. (Encontro).

10.
XII Encontro de Pós-Graduação ENPOS / UFPel.O brincar de crianças com deficiência visual. 2010. (Encontro).

11.
XIX Congresso de Iniciação Científica / UFPel. Aulas mistas: a construção da visão de alunos/as concluintes do Ensino Médio em uma escola privada. 2010. (Congresso).

12.
XXIX Simpósio Nacional de Educação Física.Aulas mistas: a construção da visão de alunos/as concluintes do Ensino Médio em uma escola privada. 2010. (Simpósio).

13.
Simpósio de elaboração de prontuários estéticos corporais. 2009. (Simpósio).

14.
Simpósio de elaboração de prontuários estéticos faciais. 2009. (Simpósio).

15.
Simpósio de Eletroterapia CK - Aplicada em estética facial e corporal. 2009. (Simpósio).

16.
I Congresso Nacional de Educação Física na Escola. O jogo de crianças com deficiência visual. 2008. (Congresso).

17.
II Jornada Integrada de Iniciação Científica - SENAC Pelotas.Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com síndrome de dowm em relação à fisioterapia. 2008. (Outra).

18.
IX Mercomovimento. 2008. (Congresso).

19.
Seminário: ações afirmativas e suas consequências nas universidades brasileiras. 2008. (Seminário).

20.
X MEEP - X Mostra de Extensão e Pesquisa da UNIVATES.O brincar de crianças com deficiência visual. 2008. (Outra).

21.
III Jornada de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas. 2007. (Outra).

22.
I Mostra Nacional de Experiências Ensino, Serviço e Comunidade do XVI Encontro Nacional de Fisioterapia da ABENFISIO.Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com síndrome de down. 2007. (Encontro).

23.
VIII Mercomovimento. Percepção de pais e cuidadores de pacientes institucionalizados com síndrome de down em relação à fisioterapia. 2007. (Congresso).

24.
XVI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia da ABENFISIO. 2007. (Encontro).

25.
I Jornada de Qualidade em Saúde. 2006. (Outra).

26.
I Simpósio Gaúcho de DST. 2006. (Simpósio).

27.
2ª jornada de Fisioterapia da Universidade Caólica de Pelotas. 2005. (Outra).

28.
Curso de Reeducação das Funções Respiratórias. 2005. (Oficina).

29.
I Encontro de Produção Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FURG: Enfermagem/Saúde.Avaliação de dados do projeto SIAMA relacionado ao aleitamento materno realizado com as puérperas do Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. 2005. (Encontro).

30.
XIV Congresso de Iniciação Científica. Avaliação de dados do projeto SIAMA relacionado ao aleitamento materno realizado com as puérperas do Hospital Santa Cada de Misericórdia de São Lourenço do Sul. 2005. (Congresso).

31.
1ª Semana Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas. 2004. (Outra).

32.
Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, XI Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia, V Encontro Nacional de coordenadores de Curso, II Congresso Norte-riograndense de Fisioterapia. 2004. (Congresso).

33.
I Encontro de Fisioterapia Esportiva da Fronteira Oeste. 2004. (Encontro).

34.
I Encontro Multidisciplinar de Educação em Saúde do Sul do Brasil. 2004. (Encontro).

35.
II congresso Norte-Riograndense de fisioterapia e do Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia. 2004. (Congresso).

36.
8ª Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. 2003. (Outra).

37.
Congresso Sul Riograndense de Biociências. 2003. (Congresso).

38.
II Simpósio Ciência e Deus no mundo atual: uma abordgem inter e transdisciplinar. 2003. (Simpósio).

39.
I Jornada sobre acidente vascular cerebral da escola de medicina da Universidade Católica de Pelotas. 2003. (Outra).

40.
Primeira Jornada de Fisioterapia da UCPel. 2003. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Laura Hernandes Carriconde e Roanna Stark Stigger. Efeitos do método pump up na aparência da região glútea. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pelotas. (Orientador).

2.
Victoria Nunes Caileo. Efeitos da Kinesio Taping no fibro edema gelóide graus III e IV. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pelotas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Henrique Azevedo Amaral Braga. Aulas mistas: a construção da visão de alunos/as concluintes do ensino médio em uma escola privada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Anhanguera Educacional - Pelotas. Orientador: Helena Garcia dos Santos.



Outras informações relevantes


Proficiente na Língua Inglesa - IPA/2008



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